Observatório Alviverde

29/03/2014

FALANDO COM FRIEZA ACERCA DE PALMEIRAS X ITUANO




Agora é o Ituano, a pedra na chuteira dos jogadores do Palmeiras na dura batalha rumo ao título do Paulistão, neste ano festivo e especial do centenário alviverde.

Reconheça-se que, antes de tudo, o Ituano é um adversário forte com capacidade suficiente para surpreender o Palmeiras em pleno Pacaembu, da mesma forma como o fez com o Botafogo em Ribeirão Preto, o único entre os pequenos que derrotou o Palmeiras até agora.

Afirmar-se que o Ituano é perigoso tanto quanto foi o Bragantino é desnecessário ou, simplesmente, chover no molhado. Por isto, permito-me criar o verbo "superlativar" e "superlativando" o perigo, p-e-r-i-g-o-s-í-s-s-i-m-o! 

Quem não pode "superlativar" nada é o time do Palmeiras, que tem de encarar o Ituano de uma forma natural, com respeito, é claro, mas sabedor e consciente de sua própria superioridade!

Se isso é verdade, (e é) também é verdade que a discrepância dos números obtidos por Palmeiras e Ituano neste campeonato -se comparados-,  credenciam-nos a apontar o alviverde como favorito espontâneo à vitória e a consequente transposição de fase.

Os dois clubes jogaram 15 vezes neste Paulistão e chegaram às semifinais respaldados por estes números: 

O Ituano, foi 2º colocado do Grupo B e somou 29 pontos em 16 jogos. 

Obteve 8 vitórias, 5 empates e 3 derrotas, computando-se a partida das quartas de finais contra o Botafogo em Ribeirão, que terminou em 0x0 ensejando ao Ituano a classificação nos penais (5 x 4).

O time de Itu assinalou 16 gols e sofreu 10, apresentando um saldo de 6 gols

O Palmeiras, 1º colocado do Grupo D, somou 38 pontos em 16 jogos.

Foram 12 vitórias, 2 empates e 2 derrotas - computando-se no pacote a vitória do Verdão sobre o Bragantino por 2 x 0, já nas quartas de final.

O Palmeiras, até agora, marcou 27 gols e sofreu 13, apresentando um saldo de 14 gols.

Os números, irrefutáveis, obrigam-nos a apontar o Palmeiras como favorito natural à vitória! Não há com ser diferente!

Embutido no pacote das expectativas do jogo, há fatores que estarão, como uma espada de Dâmocles, ameaçando a equipe interiorana: campo, torcida, ambiente, tradição e etc! 

Além de tudo isso, há que se ressaltar, principalmente, o fato de o Palmeiras ter um time e um elenco muito melhores!

Isso tudo, porém, não pode ser levado ao pé da letra ou colocado como aquele ditado que diz que "onde está a força maior, liquidada está a força menor" porque o futebol é um jogo e no jogo e na vida tudo é possível e tudo pode acontecer.

De um ponto de vista prático -tenho os meus números e você, certamente, também tem os seus- atribuo, -percentualmente- 85 % de chances de vitória do Palmeiras, 10% para um empate e 5% (talvez menos) de um triunfo do Ituano.

Wendel, contundido é a baixa palmeirense para amanhã (hoje)! 

Uma perda e tanto, considerando-se que o Palmeiras não tem reposição à altura para a posição e, novamente, terá de improvisar.

Não gosto do anúncio de Tiago Alves para a posição por algumas razões: 

primeira, ele não é um velocista. 

segunda está acostumado a marcar em faixa de terreno diferente, embora cubra Juninho  na mesma faixa, mas pelo outro lado.

terceira (principal), porque Kleina, além de ter de reajustar o time com o fraquíssimo Eguren, obriga-se, outra vez, a recuar Marcelo Oliveira para a zaga, perdendo importante referência e apoio no setor da meia cancha.

De qualquer forma, como se trata de situação emergencial não há o que se criticar no que respeita a qualquer decisão ou opção do treinador e e esperar que a formação, alterada, atenda às demandas do jogo e às nossas expectativas.

Olhemos, então, consideremos e analisemos a relação dos 20 convocados para verificar se há alternativas melhores para a escolha de Kleina do que a improvisação de Tiago Alves:

Goleiros: Fernando Prass e Bruno
Laterais: Juninho e William Matheus
Zagueiros: Lúcio, Tiago Alves e Wellington
Volantes: Josimar, Eguren, Marcelo Oliveira e Wesley
Meias: Mazinho, Bruno César, Marquinhos Gabriel, Valdivia, Mendieta e Patrick Vieira
Atacantes: Leandro, Vinicius e Alan Kardec


Pelo que vi e percebi, parece ser essa, mesmo, a alternativa menos ruim para Kleina, haja vista que, entre os relacionados, não existe um lateral especialista nem ninguém capacitado a exercer a função em consonância com as necessidades e exigências da equipe!

A provável escalação do Palmeiras para pegar o Ituano:

Fernando Prass; Tiago Alves, Lúcio, Marcelo Oliveira e Juninho; Eguren, Wesley e Valdivia; Bruno César, Leandro e Alan Kardec.

Um problema paralelo que poderá interferir bastante no rendimento do time do Palmeiras amanhã (hoje), é o elevado número de jogadores com cartões amarelos: Wendel, Wellington, Eguren, Marcelo Oliveira, Valdivia, Mendieta e Bruno César. 

Um total de sete, entre os quais só Wendel está fora do jogo. Com isso, ele adia o problema dele para a próxima rodada caso o Palmeiras derrote o Ituano.

Marcelo, Valdívia, Bruno César, -titulares absolutos- e Eguren que, excepcionalmente, deve começar jogando contra o Ituano, estarão em campo sob a ameaça do terceiro cartão!

Isso pode interferir no rendimento desses atletas, sobretudo aqueles que exercem, precipuamente, funções de marcação!

Como todos estão de olho nas finais -está aí um defeitinho entre as tantas virtudes da contratação por produtividade-  poderão se omitir e abster-se de cometer certas faltas, às vezes necessárias, a fim de não levar o cartão. Ninguém quer ficar fora das finais!

Os homens de banco Wellington e Mendieta, se entrarem em campo, também passarão pelo mesmo processo.

Entre todos, Marcelo Oliveira e Valdívia são os que me preocupam, posto que os reservas disponíveis para ambos, estão muito longe da qualidade e da importância tática, técnica e individual que ambos representam no time do Palmeiras.

A minha preocupação maior -não poderia nunca deixar de ser- é Valdívia, que não consegue, em função da predisposição dos árbitros em "amarelá-lo", virar nenhum jogo sem cartão. 

Por isso, creio, dificilmente passará incólume pelo processo e, certamente, ficará fora de uma das duas partidas das finais, repito, caso o Palmeiras venha a se classificar.

Se Kleina ainda não trabalhou o psicológico desses atletas pendurados é melhor que o faça de agora até a hora do jogo, liberando-os e orientando-os para que atuem à vontade, autorizando-os a cometer qualquer falta necessária, ainda que sujeita à punição com o cartão, a fim de evitar quaisquer perspectivas de gol do adversário.

Essa regra, entretanto, tem de ter duas exceções: Marcelo Oliveira, e, principalmente Valdívia! 

Se jogarem na maciota e, p-r-i-n-c-i-p-a-l-m-e-n-t-e, sem reclamar da arbitragem, talvez possam evitar as punições e se resguardar para as finais. É difícil, mas não é impossível! Só depende deles!

Marcelo, taticamente o jogador mais importante, é vital na estruturação da equipe e Valdívia é, simplesmente, o craque do Palmeiras.

Com os dois em campo, o título fica mais perto!

EM SEU ENTENDIMENTO SERIA ESTA A NOSSA MELHOR FORMAÇÃO?

O PALMEIRAS É O FAVORITO?

COMENTE COMENTE COMENTE

15 Comentários:

  • Às 29 de março de 2014 às 21:41 , Anonymous Anônimo disse...

    Espero que o Kleina não faça isso, senão vai destruir o esquema. Deixa zagueiro zaqueirar, volante volantar.

    Um tempo atrás disse que o M. Oliveira vai bem em ambas as funções. Porém, tenho notado que ele está entrando em parafuso com esse vai e volta.

    Sobre o Ituano, dizem que tem a melhor defesa, tem só 3 derrotas, me parece um time com alguma qualidade na retranca.

    Só não quero ver o GK tendo que gastar substituição porque foi conservador demais no início.

     
  • Às 29 de março de 2014 às 22:16 , Anonymous Marcelo Palestra disse...

    Se formos desclassificados pelo Ituano, fechem a portas e o ultimo a sair apague a luz!!

    Não admito nada mais nada menos do que uma vitória nem que seja pela contagem minina!

    Não existe mais espaços para zebras neste momento vivido pelo Palmeiras!

    Temos um elenco infinitamente superior,camisa, história e torcida.

    Jogando com seriedade e inteligência( essa é a responsabilidade do Sr. Kleina), ganhamos o jogo. Pode não ser fácil, mas ganhamos!

    Chega de zebras!! O palmeirense não aguenta mais isso!!

    Uma coisa é você ir para uma final, e eventualmente perder para os sardinhas, mas não para o Ituano.

    TEMOS A OBRIGAÇÃO EM GANHAR DELES AMANHÃ,(e sem cobranças de penalidades)

     
  • Às 30 de março de 2014 às 09:07 , Anonymous Doente(verdao) disse...

    Depois de passar o jogo do Palestra nas quartas para quita-feira, privilegiando o Sao Paulo na TV aberta, agora o Palestra joga as semis as 18:30hs enquanto o Santos vai as 16:00hs fazer o joga da TV! E a Globo continua a sua campanha para acabar com a SEP! Mesmo depois de na rodada passada o Palmeiras ter colocado 25.000 no Pacaembu, contra 16.000 no Morumbi e 10.000 na Vila. Globo vai tomar no cu!

     
  • Às 30 de março de 2014 às 13:09 , Anonymous Anônimo disse...

    Espero que o Juiz não seja cobra Mandada!...
    Não me esqueço do último jogo na vila contra o Santos,o juiz fez vista grossa nas faltas cometidas pelos Santistas por isso perdemos>

    As.J.J

     
  • Às 30 de março de 2014 às 14:01 , Anonymous Marcelo I disse...

    Observando os disponíveis, por que não colocar o Wesley na lateral direita e o Mendieta como segundo volante?
    O Wesley já jogou improvisado, não muda muito o esquema e dá um upgrade na qualidade.
    Tiago na Zaga,Marcelo O. no meio e vamos para a vitória.

     
  • Às 30 de março de 2014 às 19:38 , Anonymous Nei Verde disse...

    Terminou o primeiro tempo;

    E agora..? vai depender do conjunto, sem Valdivia e A. Kardec....

    Contrata,,,contrata, e não tem um lateral direito, improvisa Zagueiro, e não tem um atacante para ser reserva do Alan, sem falar de L. Esquerdo....

    Agora vem o mão de alface..., é muita falta de organização...
    Esse é o palmeiras...

     
  • Às 30 de março de 2014 às 20:00 , Anonymous Nei Verde disse...

    22 minutos,,,,o q ele esta esperando para tirar o zagueiro da lateral direita e colocar mais um meia...
    Cade o conjunto, que o time precisa...,

     
  • Às 30 de março de 2014 às 20:03 , Anonymous Nei Verde disse...

    Olha vai tirar o Mendieta..., vai ser Burro na puta q Pariu....

    Tira o Vinicius e poe um CONE no lugar dele...!Burro...

     
  • Às 30 de março de 2014 às 20:32 , Anonymous Nei Verde disse...


    Sem surpresas...
    Normal..., Normal.., eu disse aqui..., continua a mesma merda..

    Somente no Palmeiras que joga Juninho, Vinicius, Wendel e Mão de alface..., contratou um monte, e continua essa merda desse Vinicius, e esse juninho sendo escalado..,
    Eh Vinicius..., vai Vinicius,,, corre Vinicius,,,chuta Vinicius,, sai da frente Vinicius,,Vai tomar no C.. Vinicius..., agora é o Juninho,, vai Juninho,,faz cagada Juninho.., Ituano chutou do meio do campo,,,pula o mão ade alface....,,vai tomar no UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU...
    Todas essas merdas orientado por outra merda...Gilson Merda Kleina....
    Para caçamba..já.. Merda Kleina, Juninho Bosta,, Mão de Alface, Viadonicius,,,

    Mas meus amigos, tem o lado positivo,,, se fosse para final, iria levar o mair vareio dos Sardinhas.....

     
  • Às 30 de março de 2014 às 20:48 , Anonymous Marcelo Palestra disse...

    Que vergonha!! Não merecemos isso!

    Todos sabem que Kleina é fraco e desprovido de personalidade!

    Os jogadores mandam nele! Por isso ele tem o apoio de todos! é um grande paizão!!

    Com o time que tem em mãos, jogar com Vinicius como titular é ofender nossa inteligência!

    Montou o time pessimamente, sem organização, sem vontade, uma coisa horrorosa, varzea!

    Mais um vexame!! A imprensinha como sempre, vai esquecer a eliminação dos Bambis e gambás e só vão focar na gente!

    Graças a Deus que o jogo não foi transmitido ao vivo em rede aberta, pelo menos o vexame fica mais restrito!

    Será que os malditos da Globo tem razão?

    E agora "nobre" presidente?

    Vai manter Kleina para a sequência do ano? Vai insitir no erro absurdo que cometeu?

    Onde está o tal planejamento? Cade os reservas a altura?

    Se fossemos para a final, quem iria substituir Alan Kardec e Prass?

    Cade seu trabalho nos bastidores?

    O jogador do Ituano, o tal de Alemão, arrebentou com o Kardec e nem amarelo tomou!! Eles bateram o jogo inteiro e não foram amarelados! O goleiro deles fez cera o jogo inteiro e conseguiu paralisar a partida em várias situações e sequer foi advertido pelo juiz, e no final o vagabundo deu apenas 04 minutos de acrescímo( apesar de que poderia dar até 10 que não conseguiríamos empatar)

    Nossos jogadores estavam sem gana, assustados, nervosos, o time errou passes em demasia.

    Isso é falta de treinamento, fundamentos, tática, falta o trabalho do técnico, coisa que Kleina não sabe fazer!

    A muito tempo o Palmeiras vem jogando mal! Os jogadores estão displicentes, sem vontade!

    VERGONHA!!! MAIS UMA VEZ!!

    FORA KLEINA!!!!!!!!

    SEJA HOMEM, NOBRE!! TENHA COLHÕES!!

     
  • Às 30 de março de 2014 às 20:56 , Anonymous Marcelo Palestra disse...

    Parabéns ao Doriva!!

    Com um time limitado, montou uma estrutura tática de dar inveja a técnicos renomados!

    O time é focado, raçudo, jogam com gana, muito bem distribuido, com os jogadores certos para cada função!

    Isso é trabalho bem feito de um técnico!! O time tem fundamentos, tem postura tática, organização!

    Isso é ter o time nas mãos!

    Eles não davam espaço, com uma marcação fortíssima e incansável!!

    E pasmem, um dos jogadores do elenco é uma tal de Cristian( péssimo jogador), que jogou por aqui em 2006 e 2007!

    APRENDA COM O DORIVA, SEU KLEINA!!

     
  • Às 30 de março de 2014 às 21:01 , Anonymous Marcelo Palestra disse...

    Tomei uma decisão!!

    Enquanto Kleina for treinador do Palmeiras, e enquanto o "nobre" presidente não tomar atitudes fortes para reorganizar o departamento de futebol do clube, renovando a comissão técnica, livrando-se de Brunoro e do tal outro gerente de futebol que nem sequer lembro o nome, e trabalhar forte nos bastidores das federações e da mídia( impresinha e rede globo) para sermos no minimo respeitados como time grande, vou me conceder o direito de não mais acompanhar os jogos do PALMEIRAS!!

    SOCORRO, QUERO MEU PALMEIRAS DE VOLTA!!

    RESSUCITA DELFINO FACHINA!!

     
  • Às 30 de março de 2014 às 21:04 , Anonymous Marcelo Palestra disse...

    Sem Valdívia o Palmeiras é um time sem criatividade.

    Sem Kardec, um time impotente.

    Sem Prass, um time inseguro.

    Sem um treinador que fosse capaz de fazer o time jogar como grande, um time sem respeito pelo adversário.

    Sem elenco para lidar com os imprevistos do futebol o Palmeiras jogou de forma comum e perdeu pro Ituano num Pacaembu lotado de apaixonados palmeirenses.

    Agora durma-se com um barulho destes.

    Que sirva de reflexão aos que comandam o Palmeiras.

     
  • Às 30 de março de 2014 às 21:10 , Anonymous Edson disse...

    Tanto o Ney quanto o Marcelo estão cobertos de razão.
    Foi pífio.
    Ney, a sua cornetada foi espetacular, ri muito.

     
  • Às 30 de março de 2014 às 21:50 , Anonymous Nei Verde disse...

    Agora vamos falar serio:

    O Palmeiras é o único time que contrata, contrata, mas quem joga é as merdas antigas...
    Vou dar um exemplo: Qdo contrata uma jovem promessa Um lateral direito, tem que se obrigatoriedade mandar embora a velha mala (Wendel), para o jovem ficar a vontade, do contrario tem pressão para o veterano jogar...
    ai chega num jogo como hoje tem que improvisar um zagueiro por lá..
    Outra coisa: reserva não joga igual ao titular, ate por isso é reserva, mas quando tiver que entrar, esse reserva tem q ter função definida, o que não acontece com o Palmeiras...
    Perde um jogador titular, ai meche muito no time, Volante vai para zaga, zaga vai para lateral, meia vira centro avante.., não tem critérios, o time não é treinado.., veja vocês, no Sardinha não faz diferença, reserva q entra joga bem.., Porque???? porque o time é treinado...
    Ha muito tempo estou falando aqui que o time do Palmeiras esta enganando.., fez uma boa campanha porque o campeonato é muito fraco, e as peças A.Kardec, Valdivia, Wesley,resolveram muitos jogos com suas habilidades..., Mas qdo pegou um time que jogou um pouquinho, Botafogo, Santos e Ituano, ficou perdido..
    Esse tal de Vinicius, ate meu filho de 10 anos já sabe que ele não tem condições, já provou que não serve assim como o Juninho,,, pergunto, cade o patrik Vieira, Serginho, M. Gabriel, Diogo, Rodolfo, Miguel,, fica teimando com esse Vinicius que já provou que não serve...
    Pergunto??? Alguem confia nesse goleiro Bruno??? fica ai fazendo sombra impedindo oportunidades dos outros goleiros..
    Sem falar nos bastidores, contra o Palmeiras pode tudo, o pau come, ninguem protesta, bateram um monte no Valdivia e ficou por isso mesmo,Quebraram o A. Kardec, ninguem, nem os jogadores foram cercar o Juiz,,,
    Esse técnico é tão cagão que hoje ele escalou Prass machucado e colocou Valdivia sem condições no banco.., Porque?? porque não tem confiança no trabalho dele, sabe q sem as estrelas o time não tem recurso...
    Eu tinha certeza que iria acontecer isso, somente não achava que era hoje contra o Ituano, imagina que a vergonha ia ser contra o Santos na final...,
    E não é somente eu q sabia disso não, muita gente previa, mas ficam jogando confete em incompetentes e e pernas de pau...
    Quando terminou a serie B tinha que ter contratado o Mancine, mas foram na onda dos boleiros,,,
    O palmeiras para mim não mudou em nada, continua o mesmo amadorismo...
    Agora deve vender o Valdivia o Wesley e manter os craques Wendel, Juninho e Vinicius..
    Mas para que acha normal empatar com a EMA de Rondonia ta bom demais...

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial