Observatório Alviverde

26/03/2014

A MANCHA É UMA MANCHA NA VIDA DO PALMEIRAS! (Milton Peruzzi)



Eu vou exceder a palavra do mestre Peruzzi, para afirmar que 

"a Mancha é um borrão na vida do Palmeiras" (AD)


    O borrão                     A borrada!


Do jeito que a coisa anda, se Nobre não se dispuser a tomar as providências cabíveis, daqui a pouco o borrão vai virar uma borrada sobre toda a comunidade alviverde!

O epíteto "porco", imbecilmente assimilado por alguns e que não reverbera a imagem do Palmeiras e dos palmeirenses e deveria ser aplicado, restritamente, à Mancha.

Os finórios intelectualóides que dirigem a facção -certamente em próprio benefício- trataram de adotar e assimilar o apelido que tanto orna e combina com eles próprios e, por isso, tanto lhes convém!

Só asnos poderiam assimilar semelhante aleivosia cu-rintiana. Como são burros, como são estúpidos! Como são poooorcooos! Com todos os pes, todos os os, todos os erres -e- todos os esses!


O pior da história, é que, enceguecidos, perdidos na violência desmesurada e na agressividade incontrolável, os manchados jamais tiveram inventividade suficiente para, sequer, no campo das idéias, rebater a antonomásia depreciante -olho por olho, dente por dente- por outra,  de maior poder ofensivo do que a fraquíssima expressão Gambá.

Foi preciso que o cu-rintiano Vampeta bolasse, cunhasse e, provocativamente, divulgasse a esculhambante expressão "bambi" para que a resposta ao outro bullying, o tricolor,  pudesse ser dada à altura das agressões que recebíamos de nosso inimigo, o SP, cujo objetivo foi, é, e sempre será aquele de ocupar o nosso lugar no cenário esportivo brasileiro.

Da mesma forma que o Porco inibiu o crescimento de nossa torcida, o Bambi foi desvastador para o SPFC. Antes, nenhum garoto queria ser um porco, mas, hoje, menos ainda, ser um bambi. 

Em razão disso, nossa torcida voltou a crescer, mas não pensem que tem crescido mais do que a torcida do Santos que, ao menos por enquanto, está imune às citações e xingamentos desmoralizantes ou, em outra expressão, mais técnica e definidora, ao antimarketing!

A muitos que me leem abordando temas tão banais,  posso estar surpreendendo negativamente, passando a imagem de um bloguista imaturo por entrar em um assunto -aparentemente- de somenos importância, expediente exclusivo de gente baixa e de torcedores do mais baixo-coturno, da laia dos manchados.  

A esses respondo que o assunto -por incrível que pareça- se reveste de uma importância de marketing transcendental. 

Arrisco-me a dizer que não fosse a maldita expressão -repito, adotada pelos verdadeiros porcos da Mancha- o Palmeiras  estaria muito perto da "cu-rintianada", em matéria de tamanho de torcida, brigando pela liderança.

Há algum tempo "o burocrata da mídia", Juca Kfoury fez uma revelação pela ESPN, segundo a qual, nas décadas de 60 e 70, pesquisas da revista Placar -ele era o editor da revista- revelavam que o Palmeiras estava muito perto de alcançar o Cu-ríntia em número absoluto de torcedores em São Paulo. 

Ele só não disse que -e porquê- essas pesquisas foram omitidas, desprezadas e, jamais, divulgadas! 

O episódio mostra que Juca, confessou-se, mesmo sem perceber,  um profissional tendencioso -o peixe morre pela boca- por não divulgar as pesquisas e ab-rogou um direito moral legítimo do Palmeiras, acredito, por mero interesse clubístico! 

Interessante é que, ainda assim, ele acha-se no direito de ser "um crítico de moral" (royalties para João Saldanha) da classe jornalística, do futebol e de todos os esportes. O Brasil é, mesmo, surreal! 

Hei, Rui, -seu sobrenome é forte, Barbosa- permito-me repetí-lo, mas de forma bem econômica e abreviada, com, apenas, uma frase de seu inolvidável estro: "De tanto ver triunfar as nulidades... HAHAHAHAHAHAHAHA!!!

Perdão pela digressão! Talvez, neste momento, eu esteja "pagando língua" pelas tantas críticas que fiz, faço e farei aos narradores  de TV -imitadores de Galvão- que vivem empulhando e enganando o público, parando de narrar constantemente o jogo e de identificar quem está com a bola, para bostejar em assuntos aleatórios e tomar o lugar do comentarista! 

Esclareço-lhes, porém, que eu não podia perder essa chance de criticar o "puto", que pariu a devastante Lei Pelé, maldito fruto do vosso (dele) ventre, que arrebentou os clubes -os grandes e os pequenos- pulverizou a crônica esportiva do interior do Brasil e centuplicou as fortunas de empresários, a maioria inescrupulosos! 

Tudo isso saiu da barriga, digo, da cabeça do festejado "burocrata da mídia", que os ingênuos e desavisados colegas de imprensa do interior e das capitais menos importantes -coitados- não conseguem enxergar! Mas como fazer cegos enxergar? Simplesmente, eles não conseguem!

Nossos bem-intencionados colegas do interior e das capitais de menor expressão, sem compreender o mal causado por esse indivíduo e sua trupe, continuam estendendo-lhe o tapete vermelho, quando ele os visita, tratando-o, -talvez por trabalhar em veículos fortes- como se fosse, ele, uma sumidade da mídia, uma autoridade em futebol, um superdotado em administração esportiva e uma referência profissional e midiática! Ledo engano!

Os danos causados por ele, através de suas furadíssimas teses e teorias na esfera do esporte estão aí, com consequências cada dia mais funestas para o semidestruido futebol brasileiro.  

Como eu poderia perder a chance de desmitificar e colocar na capa certas pessoas públicas como Juca, da forma como elas são e não pela imagem artificial que projetam ou aquelas que -elas próprias- gostam ou gostariam de ostentar... 

Quem tem olhos para ver, veja, quem tem massa encefálica para entender, entenda, quem tem argúcia para perceber, perceba, porque o único perfeito da civilização ocidental foi crucificado há dois mil anos...

Mas eu falava que os porcos da mancha se identificaram com o Porco e trataram de adotá-lo. Ocorreu, rigorosamente, assim!

A mancha, hoje, é um organismo, a rigor, paramilitar, como o são, também,  as organizadas dos rivais, a gigantesca Gaviões, a terrível Independente, a indomável Sangue Santista e até a minúscula Leões da Fabulosa.

Essa gente, agindo em grupo em nome de um pretenso amor aos clubes pelos quais torce, é capaz de tudo neste mundo, em termos de violência e muito mais!

A Mancha, dissensão da TUP, foi criada, prioritariamente, para, além de incentivar o time,  se opor a agressão covarde a torcedores palmeirenses na porta dos estádios!

Inicialmente as agressões eram perpretradas pela Gaviões da Fiel, a torcida pioneira da onda de violência que tomou conta dos estádios brasileiros (A mídia sabe disso mas não tem culhões para divulgar) 

"Pra não dizer que não falei de flores", (Geraldo Vandré) a Mancha, apesar da rivalidade explícita com mamãe TUP a quem, reconheça-se, conseguiu superar em todos os aspectos, começou muito bem a sua saga, ajudando demaaaaiiisss o time, 

Porém, com o passar do tempo, foram aflorando os interesses pessoais e político-clubísticos  de seus líderes e em pouco tempo a Mancha já não era mais a mesma associação ingênua, cândida e pura de torcedores que dava retaguarda e suporte ao Verdão!

A instituição foi se degradando a olhos vistos, até o ponto em que se encontra agora, de querer se imiscuir em tudo, no futebol, no elenco, no controle da venda de ingressos, na política interna do clube e, pode-se dizer, sem erro, hoje, muito mais, prejudica do que ajuda o Palmeiras.

À covarde, injusta, indesculpável e injustificável agressão a Valdívia no aeroporto de Buenos Aires -a polícia portenha teria de ter sido rigorosa e prendido os marginais que a promoveram- ainda bem, despertou a reação de Nobre, que parou de dar respaldo e financiar os abomináveis "marginais das Perdizes".

As recentes reações -cada vez mais violentas- da horda, fazem-me imaginar que os hunos estão sem dinheiro, em decorrência de Nobre ter-lhes cortado o oxigênio e impedido-os de respirar, parando qualquer ajuda e deixando de financiá-los! 

Interessante é que a própria torcida comum os rejeitou e os colocou em estado de isolamento, acompanhado de críticas e de outras reações de rejeição, mas aquelas próprias dos homens civilizados, que não fazem uso da covarde força de grupo para se impor ao legítimo e à ordem, mediante a violência.

O selvagem ataque à sede da Avanti e a covarde agressão à Conrado, brilhante escriba do site Verdazzo, a eles atribuídos, coloca em evidência que a falta de dinheiro dos manchados é crônica!

Ele sabem que a perspectiva de crescimento da Avanti, torcida ligada legalmente ao clube, os coloca em situação de completo desespero, pois significaria, senão o fim, mas uma irreversível  diminuição do poder, da influência, e, sobretudo da arrecadação das ditas organizadas!(As outras, também, passarão por igual processo!)

É isso o que os faz perder o equilíbrio -se é que algum deles o tem- e ir à insanidade que os leva, desesperadamente, a agir da única forma e na única linguagem que conhecem em face de qualquer situação ou conflito, o uso da violência!

Nobre tem de se inspirar e repetir o presidente Gilvan Tavares , do Cruzeiro, que considerou as uniformizadas concorrentes do clube, enfrentando-as, submetendo-as e, até, judicialmente, as impediu de fazer uso do nome ou das imagens do clube mineiro. 

Como a maior uniformizada do Palmeiras está radicalizando, incentivando a baderna, promovendo a violência, e incrementando a campanha contra jogadores que não rezam pela mesma "bíblia"  desses oportunistas, se faz mister que Nobre aja com dureza e com firmeza.

O Palmeiras não precisa de muitas torcidas, mas, exclusivamente de uma, que seja una consistente e solidária! 

O Verdão precisa, sim, de uma LEAL torcida, termo que eu criei em contraponto à fiel, com a Mancha ou sem a Mancha!

 Eu, honestamente, sinceramente, preferia, apesar de tudo que fosse com ela, juntos e unidos, sob quaisquer circunstâncias! Assim, tenho certeza e estou convicto de que chegaríamos lá! Havemos de chegar!

Já chega de cismas, cisões e paralelismos, que só servem para dividir o segmento mais importante de qualquer time de futebol, a torcida! 

COMENTE COMENTE COMENTE    

PS - As críticas diretas ao profissional Juca Kfoury são restritas exclusivamente a sua atuação como jornalista, exercendo este cronista-bloguista, simplesmente o seu direito ao contraditório! 

30 Comentários:

  • Às 26 de março de 2014 às 08:51 , Anonymous Anônimo disse...

    Acho que o Clube que deveria ter a maior torcida deste País seria o Santos ganhou muito na era Pelé e tem ganho muito nas ultimas décadas
    E não tem apelido sarcástico como:Flamengo,São Paulo,Palmeiras e
    Cúrintia.
    O Santos tem ganho tudo e a torcida não cresce, os Bambi que Se Gabam Tanto que São "tri mundial" "tri Libertadores" blá blá blá etc empatam com o Palmeiras que não ganha nada relevante a tempos.

    As. J.J

     
  • Às 26 de março de 2014 às 09:11 , Anonymous Anônimo disse...

    Santos com Pelé e sem Pelé ganhou muito os Bambe roubando muito ganharam muito más eles não tem a maior torcida deste País.
    A mídia durante 10 anos ou mais enaltece o São Paulo o Santos a mais de dez anos vem ganhando no entanto nenhum dos dois efetivamente, comprovadamente, honestamente, imparcialmente supera o Palmeiras que não tem ganho nada a muito tempo.

    As. J.J

     
  • Às 26 de março de 2014 às 09:18 , Anonymous Anônimo disse...

    Independente do apelido "porco" o Palmeiras com algumas conquistas relevantes de Campeonatos,trabalho de Marketing, inserções na Mídia televisiva e agora com a Nova Arena tem tudo Pra atropelar de Vez os Bambi em número de torcedores o que pra mim num primeiro momento já é suficiente.

    As.J.J

     
  • Às 26 de março de 2014 às 09:25 , Anonymous Anônimo disse...

    Vendo pesquisas Parciais sobre torcidas dois pontos Pra mais,Dois pontos Pra menos neste Ponto o Palmeiras tem Empatado com os Bambi sendo assim considero O Palmeiras a Terceira Maior torcida deste País.
    Aquilo que disse pesquisas PARCIAIS.

    As. J.J

     
  • Às 26 de março de 2014 às 09:50 , Anonymous Marcel disse...

    Se número de torcida ganhasse alguma coisa a China seria campeã mundial... Não vejo problema nenhum no Porco como mascote e meu filho de 3 anos tem prazer em gritar Porco, aliás, qdo ele vê o simbolo do Palmeiras e diz "Papai, olha o porco" todo orgulhoso!!! e estou de acordo q as organizadas estão acabando com o futebol brasileiro, mas isso é um problema social e não de um clube específico.

     
  • Às 26 de março de 2014 às 10:22 , Anonymous Doente(verdão) disse...

    Concordo com você Marcel, também não credito ao apelido de "Porco" tamanha importância! Não deixamos de crescer pelo apelido, mas por incompetencia e principalmente pelaa campanha que a mídia paulistana faz para depreciar o Palestra, independente do apelido, essa sim, é muito mais nociva! Meus dois filhos também gritam "da-lhe porco, da-lhe porco" com o maior orgulho! Sempre ironizo os São Paulinos dizendo que o apelido só pegou porque eles se importam e ficam irritados. Lembra na escola, quando tentavam lhe colocar um apelido, se ficasse nervosinho, pronto, pegou!

     
  • Às 26 de março de 2014 às 10:39 , Anonymous Alcides Drummond, o Editor disse...

    Marcel

    Com seu comentário foi irado porém educado, vou responder.

    Sua comparação com a China, lamento dizer, é descabida.

    O Cu-ríntia (vc deve ser jovem e não acompanhou o processo)esteve prestes a ser alcançado e ultrapassado pelo Palmeiras em número de torcedores, mas a MÍDIA interveio e o Marketing deles criou a ridícula figura do porco a qual os palmeirenses não tiveram inventividade para responder.

    Você não viveu o tempo em que os ônibus de curintianus passavam perto dos palmeirenses, paravam o veículo e ficavam gritando porco, porco, porco, incessantemente!

    Pois é, você dá a entender que ter torcida mais numerosa não é vantajoso, mas veja quantos jogos do Cu-rintia a TV aberta transmite por ano em rede nacional e quantos do Palmeiras são transmitidos.

    Por que os bambis você acha que os bambis trataram de passar -artificialmente- para o segundo lugar?

    Fico feliz que seu filho tenha gostado do mascote, haja vista que Walt Disney humanizou o porco em suas obras infantis.

    Digo-lhe porém que com a adoção do epíteto, a TV Globo -para citar um só exemplo- filma chiqueiros com porcos chafurdando na lama e diz que são os palmeirenses!

    Seu filho tenho certeza, não vai gostar disso. Quem haveria de gostar?

    Você tem razão quando afirma que as organizadas estão acabando com o futebol. Diz, também, que é um problema social e não de um clube específico.

    Qualquer manifestação grupal, sobretudo as de violência, representam problemas sociais.

    Quanto a não ser de um clube específico, deixei claro e até citei, nominalmente, as hordas.

    O problema é que as vossas - não vou dizer nossas -organizadas estão
    arrebentando o Palmeiras, como você pode constatar no dia a dia através das notícias lamentáveis de
    violência e vandalismo.

    Vou continuar a minha quixotesca batalha contra tudo o que é nocivo ao Palmeiras, independentemente de apoiamentos ou contestações como a sua que eu sempre lerei e considerarei. Um abraço (AD)

    PS- não tenho pretensões a ser o dono da verdade dos outros!

     
  • Às 26 de março de 2014 às 10:49 , Anonymous Anônimo disse...

    Pra pivetadinha, o porco nem é algo assim tão depreciativo. Tem vários desenhos com porcos legais. Cito alguns de cabeça: Piggley Winks, Peppa, porquinho verde do Angry Birds.

    Acho que o Vampeta criou um apelido bem feio pros bambis. Esse sim queima o filme.

    Não sei se há história oficial, mas o que dizem na internet é que 2 atletas do curinta morreram de acidente de carro em 69, o Palmeiras fez valer o regulamento, o presidente gambá chamou o Facchina de porco. No jogo seguinte, quando se enfrentaram, os gambás sujos soltaram um porco no gramado. Em 86, o Palmeiras fez 5 x 1 nos fedôs, então assumiu a alcunha.

     
  • Às 26 de março de 2014 às 11:39 , Anonymous Anônimo disse...

    Pesquisas dão conta que a pele do porco e outras partes deste animal servem de implante nos seres humanos sem contar que a carne e uma delícia
    e o Brasil é grande exportador dessa carne gerando divisas pro País.
    Pra fazer uma reportagem em uma fazenda que cria porcos para o abate aqui no Brasil o veículo da reportagem mais o reporte tiveram que serem desinfetados 3 vezes antes de entrar no local.

    As.J.J

     
  • Às 26 de março de 2014 às 11:49 , Anonymous Anônimo disse...

    Que tal então o Palmeiras deixar o Porco de lado e ficar só com o Grito de guerra (da-lhe porco) focar no mascote oficial que é o periquito.
    Fica apenas com o grito de guerra tipo Da-lhe porco!da-lhe porco! e
    usando no Marketing a Imagem do Periquito.
    Isso chama-se marketing!

    As.j.j

     
  • Às 26 de março de 2014 às 11:57 , Anonymous Anônimo disse...

    O Flamengo no rio de Janeiro é URUBU o apelido pegou e a torcida cresceu com o apoio da mídia Claro!

    Crescimento de torcida tem haver com uma boa mídia independente do mascote no caso do Palmeiras a mídia só nos ferra e ainda assim somos gigante imaginem se a mídia fosse imparcial.

    As.J.J

     
  • Às 26 de março de 2014 às 12:02 , Anonymous Anônimo disse...

    Falando sério agora! Não pude ver o Programa VERDAZZO apresentado pelo Conrado C. Fiquei chateado com o Ocorrido!

    Tanto o verdazzo como Famíglia Palestra eu assisto.

    As.J.J

     
  • Às 26 de março de 2014 às 12:57 , Anonymous VICTOR TREDENSKI disse...

    ESSE APELIDO DE PORCO NÃO ME ASSUSTA

    APESAR DE NÃO GOSTAR NENHUM POUCO DISTO

    MASCOTE DO PALMEIRAS É PERIQUITO PORRA

    O QUE ME ASSUSTA E ME PREOCUPA É ESSA REAPROXIMAÇÃO DOS BAMBIS COM A CARTOLAGEM DA CBF/FPF

    OS CARAS ESTAVAM BRIGADOS E AGORA PARECE QUE VOLTARAM A SER ''AMIGOS''!!!!

    E O PALMEIRAS HEIN?????

    COMO ANDA NOS BASTIDORES???

    ACORDARAM PRA VIDA JÁ A PSEUDO-ITALIANADA????

     
  • Às 26 de março de 2014 às 14:36 , Anonymous Marco disse...

    O debate sobre tamanho de torcida, influência na imprensa, imagem do clube, não pode ficar restrito às opiniões emocionais.
    O ataque ao Palmeiras por serviçais da imprensa não é apenas motivado por preferência “clubísica” desse ou daquele jornalista. Essa preferência existe, não deveria ser exercida por um profissional, mas não é o fator principal.
    Está em jogo e sempre esteve, o forte mercado de consumo palmeirense, tanto pelo número de torcedores, quanto pelo potencial de compra desse mercado.
    Hoje, cotas de TV, patrocínios, exposição de marcas são definidos em função do tamanho do mercado de cada clube.
    A China não será campeã mundial por causa do tamanho da sua população, mas seu mercado de consumo é cobiçado pelos clubes europeus para tirar vantagens financeiras de suas marcas.
    Nossos rivais aqui no Brasil se utilizam de todos os recursos para valorizar seu nome e, podendo denegrir o do concorrente, farão isso sem a menor dúvida.
    A busca do público infantil, torcedores e consumidores do futuro, é decisiva para o busca de mais mercado hoje e em curto espaço de tempo.
    O Palmeiras (clube e torcida) parou no tempo, não se deu conta de quem enfrentou inimigos fortes e foi sendo minado aos poucos, resultando na formação de uma mentalidade ingênua que julga a colocação de situações como essa simples divagação sem sentido. Em resumo, Palmeiras, clube e torcida, ao longo desses anos se tornaram muito arrogantes, prepotentes ao ignorar rivais, inimigos, concorrentes e transformaram a instituição em alvo fácil para rasteiras dentro e fora de campo.

     
  • Às 26 de março de 2014 às 15:02 , Anonymous Marco disse...

    Depois que eles detonaram os campeonatos estaduais, acabaram com o mercado de trabalho, acabaram com os clubes, acabaram com a revelação de jogadores, tudo para atender os interesses da Globo de ter um campeonato brasileiro longo e cansativo, que privilegia dois ou três clubes, vem falar que o futebol brasileiro caiu de produção, que não é rentável!!! Foi a classe jornalística das duas maiores capitais do país que acabou com o futebol brasileiro e agora vem com discurso hipócrita sobre os estaduais não serem rentáveis. Essas competições foram sabotadas para atender aos interesses globais e quando estão na UTI passam a ser apontadas como fracas, inexpressivas e que devem ser extintas.
    Na prática, essa proposta do MAU SENSO para transformar os estaduais em copas de um mês é o golpe final para a extinção.
    Enquanto isso a classe jornalística do interior, os clubes do interior e autoridades não conseguem enxergar um palmo à frente do nariz e entram no discurso de que o futebol brasileiro acabou fora os times do brasileirão.
    Voltem os estaduais no primeiro semestre, o brasileiro no segundo, as Copas em meio de semana e coloquem critérios técnicos para uma competição dar vaga para outras que o mercado ressurge, a revelação e preparação de jogadores voltará a se espalhar pelo país com times de melhor nível. O mercado de trabalho para todas as categorias ligadas ao futebol se fortalecerá e ficará distribuído. Com isso, o custo de contratações para os grandes times diminui e os grandes do Brasil voltam a ser grandes e não trampolim para os times do exterior como são hoje.
    O grande problema dessa proposta é que ela contraria os interesses globais onde apenas a grade de programação interessa e também dificulta o trabalho de reduzir os clubes grandes que ganham títulos apenas a dois ou três. Com estaduais fortes, o número de times grandes se mantém e as cotas de TV continuam altas para eles. Melhor então, para a TV, é reduzir a dois ou três grandes e transformar os demais em coadjuvantes, recebendo bem menos.

    Ainda sobre os estaduais, outro fator financeiro para os clubes é que as viagens pelo país diminuem, reduzindo os custos, considerando que viagens dentro do Estado são mais baratas. Quem não gosta disso é a classe jornalística das grandes capitais que prefere viajar para “trabalhar” em Fortaleza, Salvador, Recife, Natal, Rio, Florianópolis do que ter que ir de carro para Itápolis, Uberaba, Maringá, Lins, Penápolis, Campos, Juiz de Fora e outras.

     
  • Às 26 de março de 2014 às 16:21 , Anonymous Alcides Drummond, o Editor disse...

    Marco

    Clap, clap, clap, clap, clap

    Estou em pé para aplaudir o seu comentário que vale por um post.

    Parabéns, sobretudo pelo que você frisou na última frase.

    É a mais pura expressão da verdade!

    Abs (AD)

     
  • Às 26 de março de 2014 às 16:46 , Anonymous Alcides Drummond, o Editor disse...

    Outro detalhe

    Interessante que você publica que o epíteto de porco prejudicou demais a vida do Palmeiras e muitos não conseguem entender ou alcançar porquê!

    Na dimensão do tempo - eu vivi esse tempo - os garotinhos eram humilhados na escola e chamados de porcos.

    Em qualquer lugar onde havia um palmeirense isolado, vestindo a camisa, surgiam como que por encanto cinco, seis, dez curintiânus que o rodeavam gritando porco, porco, porco.

    Vi vários palmeirenses chorando por conta disso e foi revoltante.

    Quando os curintiânus soltaram o porco lambuzado no morumbi (eles sempre entraram em campo com o que quiseram nas mãos, até com armas) foi revoltante e repugnante.

    Quando viola imitou Porco (o Palmeiras imbecilmente o contratou tempos depois, mostrando que sempre foi uma instituição inocente) a TV deu ampla cobertura e humilhou a nossa coletividade.

    Diante disso e muitas outras ações antimarketings do gênero, como é que eu posso admitir que sou um porco?

    Mas sempre tem aqueles que defendem essas coisas e acham que a torcida não diminuiu por isso. Como não diminuiu?

    Os caras não viveram a época e querem argumentar sobre aquilo que desconhecem.

    Tempo houve, coincidindo com os nossos fracassos em campo, em que as pessoas -fique claro, nunca foi o meu caso- tinham vergonha de afirmar que eram palmeirenses.

    O Palmeiras sempre baixou a cabeça para todas as humilhações!

    Certo dia, em Santos, tive o desprazer de ouvir da boca do falecido ex-presidente Nelson Duque(extraordinária figura humana) que "o Palmeiras não era o CU-rintia e que quem tinha a responsabilidade de montar e manter bons times era não o Palmeiras, mas o adversário".

    Ora, se havia esse pensamento em relação ao futebol do clube, por que o Palmeiras iria pensar nessas situações extracampo que até hoje, decorridos 30 anos, ainda nos atrapalham?

    Fiquem todos cientes que o Palmeiras só saiu dessa porque Vampeta consagrou a expressão Bambi e arredondou a discussão entre os garotos nas peladas e nos colégios. (AD)

     
  • Às 26 de março de 2014 às 17:20 , Anonymous Marcel disse...

    Drummond, sempre serei educado em meus comentários até com Cu-rinthiano, imagina com Palmeirense.

    Minha comparação com a China significa que nem sempre quantidade é qualidade, ou seja, os jogos do Palmeiras vão para o Payper view porque a torcida paga por isso, a dos outros não... nossa torcida é rentável sim, basta a Diretoria virar a mesa e numa estratégia de marketing começar a mostrar ao "Patrocinadores" a recompensa que é investir em qualidade e não na quantidade... vc já viu alguma pesquisa sobre poder aquisitivo da torcida Palmeirense, hábitos de compra, etc, etc... isso motivaria os patrocinadores, mostrar a Lealdade do Palmeirense.

    Me considero jovem, tenho 40 anos e lembro dos Porcos pintados de verde que os rivais jogavam no campo durante o jogo... um baita trabalho para tirá-lo... depois que assumimos o Porco, isso mudou.

    No meu ponto de vista, o Palmeiras é tão grande que conseguiu transformar um animal imundo, charqueado na lama, em uma fera poderosa e respeitada. Ou vc pensa que os adversários não tremem qdo a torcida grita "Chiqueiro... festa no chiqueiro", o Porco tbm é filho de Deus, rsrsrsrs.

    A Globo, ou os "inimigos" mostrar porcos na lama e chamar de Palmeirense não me incomoda, isso é questão de caráter... a mesma coisa de brigar na escola porque o amigo xingou a sua mãe de puta... vc descobre que não faz sentido (se ela realmente não for,rsrsrs)

    Meu filho vai se basear no caráter que eu passar para ele, na educação que eu der para ele... e isso inclui saber filtrar e se comportar diante de uma mídia de massa como a poderosa Globo, que escolheu o Cu-rinthias pelo perfil de fácil manipulação da sua torcida. Eu não gostaria de ver um Neto e Cia fazendo o que faz em nome do Palmeiras... eu tenho orgulho dos Betins (Joelmir e Mauro) que representam o palmeiras com honra, honestos, mesmo com os adversários.

    Não faço parte de organizada e sou socio Avanti, mesmo morando no interior e ter mínimas chances de utilizá-lo, mas é como posso ajudar meu time, além de comprar produtos oficiais do clube.

    Acho que a atitude das organizadas são simplesmente o reflexo do que acontece fora dos campos na vida social de cada um, de um país jogado as corrupções, onde a única forma de extravasar isso é formando grupos... válvula de escape... uma discussão um pouco mais profunda.

    Eu te apoio na sua quixotesca batalha contra tudo o que é nocivo ao Palmeiras, aliás todos os palmeirenses tem um pouco de Dom Quixote. Minhas contestações podem ter sido mal interpretadas, ou muito direta, mas acredite, meu alvo é o mesmo que o seu, porém penso que sempre podemos transformar o que é ruim em algo bom, e acho que o Porco é um exemplo disso!

    Um abraço

     
  • Às 26 de março de 2014 às 17:42 , Anonymous Marcel disse...

    Aliás, mais um comentário... a torcida não deixou de crescer por causa do Porco... foi por causa de 17 anos na fila!!! Eu me considero um Palmeirense de verdade porque nasci em 74 e mesmo na fila mantive a minha paixão.

     
  • Às 26 de março de 2014 às 18:03 , Anonymous Doente(verdao) disse...

    Correto Marcel, deixamos de crescer pelos 16 anos de fila, pelas duas series B, pela venda precoce de pontenciais ídolos, pelas derrotas para pequenos como Inter de Limeira e Bragantino... O Porco nos assamos e comemos com farofa e macarrão! Mas respeito como sempre quem acredita que o culpado e' o porco!

    Também sou contra a proposta do "bom senso" ela acabara com o futebol do interior, será o golpe de misericórdia!

     
  • Às 26 de março de 2014 às 18:57 , Anonymous Alcides Drummond, o Editor disse...

    Marcel e Doente

    Vocês enriqueceram o debate. Continuemos debatendo, sempre, em alto nível! Da discussão nasce a luz.

    Marcel, no ano em que você nasceu, 74 eu transmiti PELO RÁDIO a decisão Palmeiras 2 x 0 Fedôs.

    O porco começou a partir daí em um jornal pra ralé denominado Notícias Populares, cujos redatores, a exemplo do que ocorre hoje, já perseguiam o Verdão.

    O porco no Morumbi e o episódio Viola, ocorreram apenas vários anos depois, já como consequencia do trabalho da Mídia que os nossos italianos de gabinete, de muita conversa e nenhuma ação, não ousaram combater, submetendo-nos a tratamento ridículo por parte da mídia! (AD)

     
  • Às 26 de março de 2014 às 19:10 , Anonymous Anônimo disse...

    E o caso Wesley!...o prazo tá terminando quero ver se ele tem aquilo roxo pra dizer EU FICO!
    Outros abriram mão e ficaram esses tem o respeito da torcida em geral.

    As. J.J

     
  • Às 26 de março de 2014 às 19:11 , Anonymous Anônimo disse...

    Tenho 35 anos. Não sabia que o negócio do porco era tão cruel assim. Sim, é um apelido forte, tentaram ignorar por 17 anos, então talvez não tenha funcionado.

    Tem palmeirense que se vergonha dessa história de 1969. Particularmente, eu sinto vergonha pelos gambás.

    Pode ser ingenuidade minha, porém mais do que ser chamado de porco, essa ação covarde de jogar o porquinho no gramado, isso sim é atitude vergonhosa, deplorável. Shame on you, gambazada.

     
  • Às 26 de março de 2014 às 19:18 , Anonymous Anônimo disse...

    Gente neste 100 anos que se aproxima o Palmeiras comeu o Pão que o Diabo Amassou e ta firme e cada vez mais forte e não é um porquinho que vai nós diminuir!... Pode crer!
    Se o marketing pegar forte o Periquito e o porco podem nos dar dividendos é na adversidade que surgem novas oportunidades!.


    As.J.J

     
  • Às 26 de março de 2014 às 19:29 , Anonymous Anônimo disse...

    Gente! A História do Palmeiras é muito linda e moldada no trabalho honesto é um clube que trabalhou, suou a camisa enfrentou inúmeras dificuldades e até preconceitos por ser de origem ITALIANA.
    Tai um detalhe, origem ITALIANA!
    Essa ligação tão forte com A Itália em anos anteriores tão notória não seria a causa da inibição do crescimento da torcida do Palmeiras.

    As.J.J

     
  • Às 26 de março de 2014 às 19:40 , Anonymous Anônimo disse...

    Eu acredito que um fator de inibição
    que impediu um crescimento maior da
    torcida do Palmeiras é essa ligação Fortíssima com a Itália.
    O Palmeiras não deve esquecer suas origens! E focar mais nas coisas do Brasil se tornar como diz o nosso Hino um Clube Que Sabe Ser Brasileiro.

    As.J.J

     
  • Às 26 de março de 2014 às 19:50 , Anonymous Anônimo disse...

    Pra quem ta de fora a origem do Palmeiras soa como SNOBE ou sei lá oque!Tipo Clube Europeu No Brasil, isso pro POVÃO!
    O Palmeiras tem que ser o que Diz NO
    Hino (Que Sabe Ser Brasileiro) pegar forte nestes quesitos e esquecer ou deixar pra dias festivos sua Pátria MÃE.

    As.J.J

     
  • Às 26 de março de 2014 às 19:59 , Anonymous Anônimo disse...

    Caras! sou Pernambucano cheguei a São Paulo com 12 anos de idade(década de 70) já naquela época eu tinha nojo do Cúrintia a mídia era forte a favor dos Gambás más me
    apaixonei pelo PALMEIRAS, Já disse pra Família quando morrer quero a bandeira do Palmeiras sobre meu caixão.

    As.J.J

     
  • Às 26 de março de 2014 às 20:15 , Anonymous Marco disse...

    O apelido porco pegou, não há como negar e, infelizmente, não há como voltar atrás.
    Nesse sentido, o comentário do Marcel é correto e devemos transformar essa situação em positiva.
    Entretanto, devemos considerar tudo o que o Alcides retratou, pois foi a pura realidade. Esse apelido foi colocado de forma pejorativa para denegrir o Palmeiras e os palmeirenses.
    Foi uma manifestação de preconceitos contra os italianos, que simbolizavam o Palmeiras. Em época onde se fala muito de preconceito, alguns deles são incentivados, pois mesmo a torcida tendo assumido o “mascote”, as outras quando se referem ao Palmeiras como porco o fazem com menosprezo.
    Lembro que quando os apelidos surgiram (“Porco”, “gambá” e “bambi”), a imprensa explorava com ironia e de forma ofensiva o “porco” e fingia que não existiam os termos “gambá” e bambi”. O Vampeta apenas tornou público o que todo mundo sabia, usava, mas que os meios de comunicação censuravam.

     
  • Às 26 de março de 2014 às 22:20 , Anonymous Alcides Drummond, o Editor disse...

    Bom que o assunto rendeu.

    Revendo as cornetadas só agora eu noto o fora que cometi ao falar sobre a decisão de 74.

    O Palmeiras ganhou de 1 x 0, -não de 2 x 0, como escrevi errado, gol de Ronaldo, que havia sido contratado pelo Palmeiras junto ao Galo Mineiro.

    Aliás, nessa noite, estive, por incrível que pareça, no apartamento do Ronaldo, a convite dele, em companhia do saudoso repórter da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte Alair Rodrigues, falecido no ano passado.

    Como esquecer? (AD)

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial