Observatório Alviverde

11/03/2014

KLEINA CAI NA REAL E O PALMEIRAS, ENFIM, TERÁ FORÇA MÁXIMA, AMANHÃ, EM VILHENA!



 
Foi preciso uma esfrega, domingo passado,  contra o lanterna Paulista, para que Kleina caísse na real.

O Palmeiras, amanhã, na longínqua cidade de Vilhena, em Rondônia, colocará em campo -já não era sem tempo- a sua melhor formação para enfrentar o Vilhena.

Como disse Alan Kardec, -o outro, o codificador, xará e inspirador do nome de nosso centroavante-, em sua principal obra, -O Evangelho Segundo o Espiritismo- o homem, em sua breve passagem por este mundo, aprende de duas maneiras: pelo amor, isto é, pelo bom senso, pela boa escolha, ou pela dor. Kleina, apesar da prerrogativa da escolha, optou pela segunda alternativa domingo passado em Rio Preto!

O Palmeiras não precisava passar por semelhante sufoco diante de um time tão fraco e tão ruim, decuplicando o desgaste físico e as dificuldades, em um jogo técnica, prática e relativamente fácil! Em outras palavras, por que procurar chifres em cabeça de cavalo? Serviu como lição!

Amanhã. Kleina terá todos os titulares à disposição, -promete escalá-los- para por em campo o que tem de melhor, visando a simplificar a sua tarefa na Copa do Brasil. 

Para que ocorra a chamada classificação antecipada, o Palmeiras terá de derrotar o time de Vilhena por dois gols -ou mais- de diferença. Pelo que (des)conheço do futebol rondoniano, não será uma tarefa tão difícil!

Se atingir o objetivo previsto, - é o mínimo que se espera- o Palmeiras elimina, por conseguinte, o jogo número dois, previsto para São Paulo, conforme o regulamento vigente da Copa do Brasil.

Custava a Kleina ter agido rotineiramente domingo passado? Por que e para que complicou uma situação, até então, sob controle absoluto?

Não teria sido tudo muito mais fácil se ele agisse com naturalidade e sem invencionices, seguindo a rotina e o óbvio, -muito mais fácil- escalando os titulares, de acordo com os ditames da lógica e dos procedimentos mais adequados, recomendados pelo bom-senso? 

Antes tarde do que nunca, o time, amanhã, em Vilhena, terá um facies, isto é, uma fisionomia diferente em relação àquele, completamente desfigurado, que jogou em Rio Preto. Jogou?

Não creio, entretanto que, apesar da possível fragilidade do adversário, Kleina vai alterar a sua maneira de jogar. 

Taticamente o time continuará num 4-4-2 de atacantes afunilados (Leandro e Kardec) porém cambiante e variável para um 5-4-1 (com o recuo de Leandro para ajudar na marcação) se o adversário estiver atacando com constância, impondo o domínio territorial ou detendo a posse de bola. 

Isso, porém, pode se transformar -no lapso de um átimo- em um extravagante 3-1-6 quando o Palmeiras recupera a bola, ataca, ou, -principalmente- contra-ataca em bloco, com os avanços simultâneos de Wendel e Juninho.  

Essa velocidade de transição, essa metamorfose rapida que tem o time do Palmeiras, saindo, quase que instantaneamente, da baixa para a mais alta rotação, é a marca registrada que Kleina impôs ao time e, por conseguinte, o seu grande mérito. Seria perfeita a alternativa fossem Leandro e Kardec, velocistas! Ainda assim o esquema é ótimo!

Teoricamente, o adversário de amanhã -presume-se- não exigirá tanto do Palmeiras e o Verdão poderá dar-se ao luxo de não se preocupar tanto com tática ou com o modo de jogar.  Dependendo do andamento do jogo, o time poderá se exibir e dar espetáculo!

Detalhe: a melhor forma de exibição e de dar espetáculo, quando se trata de adversário humilde e "tiete", é jogar com eficiência, aplicar -se e, -se possível- uma sonora goleada! Se for possível, repito, que o Palmeiras não abra mão disso. É muito importante para o prestígio da equipe. O atual e o futuro!
 
O Palmeiras -presume-se- não tentará desbravar o desconhecido e deverá estudar o adversário no início do jogo. Figurativamente, -como dita o bom-senso- colocará o termómetro a fim de sentir as temperaturas do ambiente, do adversário e do próprio jogo. 

É óbvio que o Palmeiras pressionará -obrigação do time de maior porte, estofo e tradição- e tomará as iniciativas nesse sentido, sem, porém,  descuidar da porta da cozinha, ao menos enquanto o jogo estiver igual. 

Ainda assim, sou convicto de que, com toda a fragilidade do Vilhena, se fizer o primeiro gol, o Palmeias recuará e vai procurar contra-atacar pois está condicionado a atuar assim

Foi este o time escalado no domingo passado:

Fernando Prass; Bruno Oliveira, Tiago Alves, Marcelo Oliveira e William Matheus; Eguren (Miguel), França, Mendieta e Bruno César (Victor Luis); Vinícius (Mazinho e Patrick Vieira

Será este, possivelmente, o time para amanhã em Vilhena, completamente diferente:

Fernando Prass, Wendel, Lúcio, Marcelo Oliveira e Juninho. Eguren (França) e França (Renato), Valdívia e Mazinho. Leandro e Alan Kardec

Acredito que, em razão da contusão de Wesley, -fora do jogo- e da péssima performance de Eguren domingo em Rio Preto, Renatinho volte ao time e entre, logo de cara, formando a dupla de volantes de contenção com França!

Não creio, porém, que Vinicius e Patrick Vieira comecem jogando, mas bem que eles merecem, ainda que fosse nos lugares de Mazinho e de Leandro. E merecem, m-e-s-m-o!

O PALMEIRAS TERÁ VIDA FÁCIL AMANHÃ EM VILHENA? 

QUAL VOCÊ CONSIDERA A FORMAÇÃO IDEAL PARA ENFRENTAR O TIME RONDONIANO? 

COMENTE COMENTE COMENTE

14 Comentários:

  • Às 11 de março de 2014 às 11:13 , Anonymous Anônimo disse...

    Seu idiota.... Sabe apenas criticar.... Eu nunca critico posts em blogs, porque acredito que o blog é o espaço do blogueiro mas você é um idiota mesmo. Tenho certeza que se o Valdivia tivesse se machucado ontem, ou o Wesley mesmo, que poderia ter se lesionado no jogo ao invés do treino, você estaria criticando o Kleina também. Seu cu-rintianus tumultuador.

     
  • Às 11 de março de 2014 às 13:20 , Anonymous Palmeirense Brabo disse...


    Alcides tira daí esse idiota que não entendeu nada do que vc falou e tá te chingando.Ranca ele fora.O cara que chinga é porque ele não tem argumento pra discutir e esse babaquinha acha que este blogue começou ontem e que é blogue para nenes ficar se ofendendo.Gente madura não se manifesta do jeito que ele manifestou. Sobre o jogo viu que Ricardo Oliveira vai de volante. Bom para o Parmera. Meu time Prass wendel,lucio,tiago, juninho marcelo frança valdivia vinicius leandro e Alan.

     
  • Às 11 de março de 2014 às 14:14 , Anonymous Marco disse...

    Bruno, Fábio, Wendel, Bruno Oliveira, Welligton, Thiago Martins, Vitor Luís, Renato, Patrick Vieira, Miguel, Vinícius.
    Onze jogadores da base do Palmeiras no elenco de profissionais.

     
  • Às 11 de março de 2014 às 14:16 , Anonymous Marco disse...

    Jogador - Clube - Fim do empréstimo

    Alemão (goleiro) Marília-SP 31/12/2014
    Ayrton (lateral) Vitória-BA 31/12/2014
    Borges (goleiro) Uberlândia-MG 30/04/2014
    Bruno Dybal (meia) Oeste-SP 30/11/2014
    Caio Mancha (atacante) Portuguesa-SP 15/12/2014
    Chico (atacante) Santo André-SP 30/04/2014
    Deola (goleiro) Atlético Sorocaba-SP 10/04/2014
    Didi (volante) Audax-SP 30/04/2014
    Diego Souza (meia) Grêmio Barueri-SP 30/11/2014
    Edilson (meia) Penapolense-SP 30/04/2014
    Emerson (atacante) Oeste-SP 31/12/2014
    Fernando (zagueiro) Rio Claro-SP 15/04/2014
    Gerley (lateral)* Náutico-PE 31/07/2014
    Giovanni (goleiro) Ivinhema-MS 10/04/2014
    João Denoni (volante) Oeste-SP 31/12/2014
    Julio Cesar (atacante) Marília-SP 31/12/2014
    Luan (atacante) Cruzeiro-MG 31/12/2014
    Luiz Gustavo (zagueiro) Vitória-BA 31/12/2014
    Maikon Leite (atacante) Atlas-MEX 30/06/2014
    Marcos Vinicius (zagueiro) Rio Claro-SP 15/04/2014
    Marcos V. Bento (zagueiro)* Grêmio Barueri-SP 09/12/2014
    Tiago Real (meia) Goiás-GO 31/12/2014
    Tutinha (atacante) Paulista-SP 30/04/2014
    Patrik (meia) Rio Claro-SP 02/04/2014
    Pegorari (goleiro) Bragantino-SP 30/04/2014
    Rafael Litholdo (volante) Ivinhema-MS 31/05/2014
    Ramos (meia) Rio Claro-SP 30/04/2014
    Tafarel (meia) Uberlândia-MG 30/04/2014
    Tinga (meia) Avaí-SC 31/12/2014
    Weldinho (lateral) Sporting-POR 30/06/2014

    *Jogadores que terão o vínculo com o Palmeiras expirado ao fim do empréstimo

     
  • Às 11 de março de 2014 às 14:57 , Anonymous Anônimo disse...

    O jovem aí de cima deu um leve piti. Olha que isso é coisa de bambi, rapaz.

    Eu iria de mistão mesmo. Deixa o titular pra pegar a Ponte.

     
  • Às 11 de março de 2014 às 16:41 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    Tem que ir de titular e acabar com o jogo de volta.

    Saudações.

     
  • Às 11 de março de 2014 às 17:24 , Anonymous Marcelo Palestra disse...


    Solicito ao sujeito que efetuou o grosseiro comentário( 1º) que aqui, neste tão estimado blog, é um espaço democrático e só para pessoas inteligentes e que tenham discernimento para entender um texto.

    O Alcides não tem rabo preso com ninguém, e analisa os fatos como devem ser feitos, sem paixão, e com racionalidade, doa a quem doer!

    Se quer confetes, oba oba e puxa saquismo, busque os blogs e sites da mídia palestrina chapa branca! Tem vários!

    Alias, tenha educação!!

    Quem parece Corintiano ou Bambi e o senhor, e não o Alcides!!

    Ou talvez o senhor seja leitor assíduo dos tais blogs chapa branca que são amigos do rei, e não gostou do que leu( e não deve ter entendido também)

     
  • Às 11 de março de 2014 às 18:42 , Anonymous Alcides Drummond, o Editor disse...

    Meus amigos

    Retornando a minha casa agora à tarde, deparei-me com a grosseria de alguém, que não deve acompanhar o blog com assiduidade, dirigiu-me.

    Não vou deletar o comentário pois todos têm o direito de se manifestar, na proporção exata da educação que recebeu.

    Eu gostaria que o amigo (anônimo) me apontasse um único parágrafo em que eu tenha criticado Kleina hoje.

    Se ele se detiver a ler no sentido de interpretar e compreender o texto, verá que, na realidade, até elogiei Kleina.

    Leiam este parágrafo (SIC)

    "Essa velocidade de transição, essa metamorfose rápida que tem o time do Palmeiras, saindo, quase que instantaneamente, da baixa para a mais alta rotação, é a marca registrada que Kleina impôs ao time e, por conseguinte, o seu grande mérito. Seria perfeita a alternativa fossem Leandro e Kardec, velocistas! Ainda assim o esquema é ótimo!

    Aliás, eu não fiz as críticas a Kleina pelo estúpido poupar jogadores depois do jogo, mas, pelo contrário, antes do jogo.

    E farei todas as vezes que sentir que a observação seja necessária para o aprimoramento do time.

    Nunca disse -volto a repetir- que eu sou o dono da verdade, mas a minha opinião(este blog é independente)será emitida com total independência, doa a quem doer!

    Espero que as pessoas leiam sempre tudo o que escrevemos e não pincem frases isoladas para emitir opiniões que não coincidem com a verdade e, pior, agressões imerecidas. (AD)

     
  • Às 11 de março de 2014 às 18:57 , Anonymous Marco disse...

    Tanto o editor quanto os participantes tradicionais deste blog têm uma linha de comentários e na avaliação geral se mantém coerentes com as posições que defendem.
    Todos que acompanham esse blog sabem muito bem o que pensa e como analisam as situações que envolvem o Palmeiras, o editor e os participantes.
    Quem se precipita nas análises apenas mostra ignorância. Não merece resposta, deve ser reduzido a sua insignificância.

     
  • Às 11 de março de 2014 às 22:16 , Anonymous Marco disse...

    Ainda bem que isso acontece só lá pela Bahia

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/bahia/noticia/2014/03/bahia-divulga-dados-do-caso-jaba-e-mgf-rebate-virou-uma-quitanda.html

    Mais de R$ 800 mil gastos em sete anos com passagens aéreas, publicidade em programas esportivos de rádios de Salvador e benefícios para radialistas, parentes e amigos do ex-presidente Marcelo Guimarães Filho. Nesta terça-feira, o Bahia disponibilizou para os sócios do clube a documentação acerca do ‘caso jabá’, que engloba notas fiscais e outros atestados que comprovam os benefícios financeiros pagos com o dinheiro do clube para profissionais da imprensa baiana e também o financiamento de episódios que pouco têm relação com o universo do futebol.

     
  • Às 11 de março de 2014 às 22:35 , Anonymous Anônimo disse...

    Sobre o "O Rapaz" lá de cima num primeiro momento deixa pra lá Alcides!...Todos nós temos um dia de fúria nessa vida.Eu já tive o meu e a vergonha só vem depois (Pros que tem alguma).
    Repito gosto muito de ler seus textos embora discorde em alguns tópicos.

    As.J.J

     
  • Às 11 de março de 2014 às 22:42 , Anonymous Anônimo disse...

    O Palmeiras é mesmo um gigante em muitos aspectos em poucos meses de lançamento da TV PALMEIRAS já atropelamos o Santos único brasileiro na frente do Palmeiras no cenário Mundial desse tipo de mídia.
    Agora vamos colar no CHEELCE que tá em terceiro no cenário Mundial.

    As. J.J

     
  • Às 11 de março de 2014 às 22:50 , Anonymous Anônimo disse...

    Apos atropelar o Santos único do Brasil na nossa frente a TV PALMEIRAS com mais de 200 mil assinantes busca o terceiro lugar no cenário mundial que é do CHELSEA.

    As. J.J

     
  • Às 11 de março de 2014 às 23:19 , Anonymous Anônimo disse...

    Conheci esse blog durante a série B. Gosto porque não é tão badalado ou cheio dos tranqueiras.

    Acho legal o Alcides deixar o Anônimo se manifestar. Sei que alguns podem pensar que é um jeito de usar máscara, mas quero ter a liberdade de me expressar COM RESPONSABILIDADE. Parece incoerente, mas isso é a internet que muitos usam de forma errada (como xingar o dono do blog furtivamente).

    Não sou aquele Anônimo do 1º comentário, só quero defender o anonimato. Dá trabalho, mas serve de esperança para que a galera mais sem noção um dia aprenda a se comportar e pare de trolar.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial