Observatório Alviverde

09/03/2014

KLEINA CEDE ÀS PRESSÕES E, PERIGOSAMENTE, POUPA JOGADORES EM HORA DECISIVA DO PAULISTÃO!

 

Kleina, vassalo e fraco, movido por questões de política de boa vizinhança e convivência com o elenco, resolveu poupar quatro jogadores para o jogo de hoje contra o Paulista: Wendel, Juninho, Wesley e Alan Kardec. A estes juntam-se Leandro, Lúcio e Valdívia, totalizando sete ausências.

Kleina, como a água, consegue -como sempre- assumir o formato do recipiente, isto é, do ambiente que o envolve!

Assim, vai tocando, administrando o elenco na maciota, de forma a nunca dizer não, e, jamais dizer que dois mais dois são quatro para não desagradar o um e o três. Conduta de um autêntico e completo vaselina!

Essa forma de administrar, agindo, -sempre-, politicamente,  num primeiro momento pode parecer a ideal, pois mantém a paz e a harmonia no grupo!

Convém dizer, porém, que com o passar do tempo provoca desgastes, desavenças e revoltas!

Por que?

Em face de desse tipo de relação treinador/elenco ter como arrimo e sustentação um certo artificialismo, uma certa fantasia e um certo fingimento, que geram a falta de confiança, a indefinição, e a falta da necessária estratificação grupal. 

Em resumo, se a vitória e os bons resultados não acontecerem, vira uma incontrolável "Casa-de-mãe Joana", ou, se quiserem, uma zona!

São as consequências naturais e letais dessa modalidade de administração, de muitos sorrisos, elogios e palavras bonitas e pouca ou nenhuma exigência ou cobrança. Já dizia Buffon, o estilo é a -própria- pessoa! Fazer o que? Assim é Kleina!

Sou objetivo: o Palmeiras -ao menos entendo assim- não deveria estar brincando neste Paulistão, mesmo em um jogo contra o lanterna, posto que é um time carente de títulos, que não vence o Campeonato Paulista há seis anos!

Quanto à atitude de Kleina eu já esperava, porque eu sei -quem não sabe?- que ele é um grande "fazedor de média"! Isso preocupa-me, bastante!

Outro dia eu e tantos cobrávamos dele um padrão de jogo, isto é, um modelo, uma forma de atuar que possa passar à torcida a tranquilidade de saber que o time que a representa em campo, não é u'a massa informe de jogadores aglomerada e encastelada na defesa, conforme temos visto -sempre- depois que o Palmeiras estabelece qualquer vantagem, contra qualquer clube, por menor e mais insignificante que ele seja, e, em vez de atacar, recua e se retranca para segurar resultados "magérrimos".

Aí eu pergunto: como estabelecer um padrão de jogo se o técnico tem medo de se definir e relação ao elenco e fica encontrando motivos -nem sempre plausíveis- para tirar jogadores que estão no banco -na maioria absoluta das vezes inferiores aos titulares- e colocá-los no time?

Sei que o Paulista de Jundiaí -tradicionalíssimo e competente time da hinterlândia paulista- está, hoje, representado pelo pior time de sua história, o que não significa, entretanto, que ele não possa endurecer o jogo contra o Palmeiras!

O Galo pode, perfeitamente,  causar um estrago de enormes proporções nos planos palmeirenses de virar a fase de classificação em primeiro lugar. Além de sua imensa tradição, quem desconhece que "o jogo é jogado ou não se chamaria jogo"!


Kleina, ao tirar do jogo, praticamente, um time inteiro, deixa, nas entrelinhas, um recado claro de que não acredita no tricolor da terra da uva e o Paulista -virtualmente rebaixado à segundona- certamente fará o jogo da forma como melhor lhe convir, na qualidade de livre atirador.

Não gosto do que vejo e conquanto tantos possam discordar de meu ponto de vista, creio que Kleina está se arriscando demais e de forma desnecessária, apenas e tão somente para "fazer média" com o elenco, partindo do velho e surrado princípio de dividir para poder reinar.

Sei que o jogo de hoje, mais em função da campanha ridícula do adversário, pode ser considerado teoricamente, teoricamente, -só teoricamente- fácil propício a bobagens como essa de poupar jogadores.

Fosse poupar Valdívia, aí se entendia, em função do histórico de contusões do chileno! Como justificar porém o poupar de Wendel, o melhor preparo físico do elenco tendo decorrido, a rigor, menos de dois meses de temporada? 

E por que poupar Kardec que tanto precisa fazer gols -seu repertório encolheu demais ultimamente- com a agravante de que ele é um centro-avante selecionável, que luta para impressionar Scolari e ir para a Copa, pois -por enquanto- tem, apenas, status de reserva do centro avante reserva?

É óbvio que a ausência de Lúcio não pode ser censurada. Tendo em vista as leis disciplinares vigentes, ele forçou e recebeu, -inteligentemente-, o terceiro amarelo e cumpre a suspensão automática em um jogo tido e havido como mais fácil, embora, no frigir dos ovos, possa não ser, exatamente, assim!.

Leandro, da mesma forma, está fora por contusão!


Mas em relação a Juninho e Wesley, qual o motivo plausível desses dois atletas estarem fora do jogo?

Se Kleina disser que é porque estão em vias de contrair problemas musculares, vamos, i.m.e.d.i.a.t.a.m.e.n.t.e demitir o preparador físico, porque algo está errado nessa área! 

É claro que falamos em tom de blague e ironia, haja vista que o Palmeiras anda muito bem fisicamente.

Concede-se, então, reconhecimento, aos fisicultores e preparadores alviverdes, não apenas por isso,-obrigação- mas, também, por trabalhos extras importantíssimos, um pouco fora da rotina como no largo, lento e longo processo de recuperação de Valdívia ainda em andamento. Amplos e inquestionáveis méritos da equipe física de Kleina.

Isso tudo, porém, só reforça o que estamos colocando, da imperiosa necessidade de não poupar ninguém além do obrigatório e do estritamente necessário.

O time não pode perder aquilo que será fundamental na fase decisiva do Paulistão, isto é, o padrão de jogo com dominância e o envolvimento ao adversário! Só assim um time chega ao título!

Mas isso, porém, apenas se pode conseguir, mantendo -sempre- um único time e mexendo nas peças apenas em última instância. Só assim se pode chegar a um bom nível de entrosamento! Time bom ou ideal é só aquele que a torcida sabe recitar de cor! Não existe outro caminho!

Acresça-se a tudo isso outros fatores importantíssimos, o ritmo de jogo e a autoconfiança. Um jogador não escalado, ou, sacado e tirado com frequência, perde o ritmo de jogo e, pior, a autoconfiança, sentindo-se um rejeitado. Aí, quando se precisa dele, é um desastre.

Não venham me ensinar que no futebol de hoje são 22 titulares que se alternam e se revezam, em razão da necessidade de todos darem o máximo, das exigências do futebol de hoje e de outros aspectos sempre citados mas que não são mais importantes do que a essência do futebol, isto é, um time forte, que, na medida do possível se repete sem tantas modificações, jogando sempre junto em busca do entrosamento.

Como se sabe, o futebol é "association", isto é, coletivo e exige que uma equipe saiba tocar a bola com mestria em busca da feitura de gols, sem invencionices e esquisitices. 

Por tudo isso, espero, siiinceeerameeeente, e torço, honestaaameeente, para que Kleina esteja muito consciente da atitude que está tomando e acertando em cheio em suas apostas! 

Que os convocados para o jogo -muito mais fracos, tecnicamente, do que os titulares- correspondam, amplamente, às expectativas e que o Palmeiras possa vencer com folga o Paulista de Jundiaí, mostrando um excelente futebol e conseguindo o melhor resultado possível para as suas intenções de se colocar como o primeiro do Paulistão nesta fase classificatória.

COMENTE COMENTE COMENTE.

10 Comentários:

  • Às 9 de março de 2014 às 10:54 , Anonymous Anônimo disse...

    Alcides, com todo respeito que tenho e por acompanhar há tempo o observatório.
    Não creio que Kleina tomou a decisão de poupar jogadores tendo em vista o adversário ou pelo fato de já estar classificado antecipadamente.
    Me parece, lendo em vários locais que o motivo seria as distâncias impostas ao Palmeiras em apenas três jogos.Pois hoje jogamos contra o Paulista em Ribeirão Preto(jogo que era para ter acontecido em Jundiaí), logo após o Palmeiras enfrente o Vilhena em Rondônia.
    Por fim no sábado pega a Ponte Preta às 16 horas, um horário absurdo na minha opinião.
    Acho que o fato de poupar alguns jogadores nesta hipótese é de grande valia para se ter um time inteiro ao final desta maratona que o Palmeiras fará.
    Claro que se o jogo contra o Paulista tivesse sido mantido em Jundiai também não concordaria em poupar jogadores, somente em casos extremos,mas diante das circunstâncias não vejo escolha.

     
  • Às 9 de março de 2014 às 11:11 , Anonymous VICTOR TREDENSKI disse...

    O PALMEIRAS PRECISA FAZER GOLS

    O PALMEIRAS PRECISA MELHORAR O SALDO DE GOLS

    O SANTOS ESTA A NOSSA FRENTE POR CAUSA DO SALDO DE GOLS

    ISSO FAZ DIFERENÇA LA NA FRENTE, NOS MATA-MATAS

    MAS O PARLAPATÃO (CREDITOS A ALGUÉM QUE ESCREVEU ISSO AQUI, NÃO ME LEMBRO QUEM FOI)

    ME POUPA ALAN KARDEC

    QUE COMO DISSE O ALCIDES

    PRECISA DE GOLS E TAL

    O PALMEIRAS PEGARÁ UM ADVERSARIO REBAIXADO, SEM MOTIVAÇÃO ALGUMA NA COMPETIÇÃO

    VISTO QUE NÃO VENCEU UM PRÉLIO ATÉ AGORA

    É A CHANCE DE QUEM SABE, EU DISSE QUEM SABE, GOLEAR

    MELHORAR O SALDO

    MAS NAO, O PARLAPATÃO POUPA JOGADORES ESSENCIAIS

    ABRA O OLHO TREINADOR, ENQUANTO GANHAMOS PARTIDAS DE 1 A 0, O SANTOS GANHA DE 4, 5

     
  • Às 9 de março de 2014 às 11:27 , Anonymous Marco disse...

    Caso o Palmeiras tivesse feito mais saldo de gols durante o campeonato, não usasse a tática de administrar jogos fáceis, enquanto seu concorrente optava por dar goleadas, poupar jogadores no jogo de hoje seria um grande erro.
    Como a diferença no saldo se tornou muito grande e o Santos joga na mesma rodada com o Oeste em casa, a partida contra o Paulista não mudará tanto o saldo.
    O erro de desconhecimento do regulamento teve influência em todo este turno e não apenas neste jogo.

    =========

    Existe um tipo de alegação feita em relação aos jogos fora da capital que são do mais absoluto provincianismo.
    A partida de hoje acontece na cidade de São José do Rio Preto, cuja distância da capital paulista e o tempo de voo são os mesmos de São Paulo ao Rio de Janeiro.
    Segundo matérias publicadas hoje, o Palmeiras viajou de avião neste sábado e se foi de avião, voltará de avião. Nunca li ou ouvi qualquer argumentação contrária alegando dificuldades, desgastes quando se joga no Rio e se vai de ponte aérea. Para alguns setores da sociedade paulistana, o Estado de SP deve estar no século XIX.

     
  • Às 9 de março de 2014 às 11:57 , Anonymous Marco disse...

    Em relação a não entender regulamentos, não coloco tudo na conta do Kleina e também na atual diretoria.
    Trata-se de um problema cultural histórico do clube.
    Por soberba, o Palmeiras se acostumou a menosprezar os fatores externos que possam influenciar no destino dos jogos e das competições.
    O clube se especializou em ignorar a influencia negativa dos meios de comunicação, os problemas com arbitragem, bastidores e as condições dos campeonatos.
    Julga que pode, a todo jogo, superar os obstáculos, não interessando o que faz seus adversários.
    Em 2013, caímos fora da Libertadores e perdemos alguns milhões de arrecadação por jogar em Lima contra o Sporting Cristal como se fosse um amistoso e não era. Tratava-se do jogo que definiria a sequência da competição.
    Antes de só criticar diretoria e treinador, é preciso lembrar que dentro da torcida palmeirense não é pequena a parcela de torcedores que abomina e neutraliza qualquer tipo de reclamação sobre fatores extra campo, julgando que devemos apenas apontar os erros do time. Kleina é apenas mais um que incorporou a mentalidade histórica palmeirense de auto suficiência.

     
  • Às 9 de março de 2014 às 12:54 , Anonymous VICTOR TREDENSKI disse...

    TALVEZ NÃO MELHORE MESMO, MARCO

    MAS HOJE NÃO ERA PARA POUPAR 5 TITULARES

    É A CHANCE DE GOLEAR UM TIME QUE JA ESTÁ REBAIXADO E NÃO GANHOU UMA ATÉ AGORA

    A CHANCE DE AMENIZAR A DIFERENÇA

    E PENSAR QUE TEMOS UMA CONFRONTO DIRETO CONTRA O SANTOS NA ULTIMA RODADA

    ENFIM, A CONFERIR............

     
  • Às 9 de março de 2014 às 16:11 , Anonymous Anônimo disse...

    Não Vamos criar tempestade num copo de água o Gilson K. Tá fazendo o que Outros treinadores fariam.
    Outra coisa!... não Haveria motivo para Pânico se os reservas fossem realmente a altura dos titulares.

    As. J.J

     
  • Às 9 de março de 2014 às 16:24 , Anonymous Anônimo disse...

    De todo o elenco da pra separar 11 jogadores que serão titulares com certeza o que sobrar será que da pra pelo menos ter um banco a altura dos titulares!...
    O Que Gilson k. Precisa realmente é um banco a altura dos titulares.

    As.J.J

     
  • Às 9 de março de 2014 às 16:43 , Anonymous Marcelo Palestra disse...

    O que mais me preocupa é o esquema de jogo do Palmeiras!!

    Infelizmente o time não tem um padrão tático definido!

    Os jogadores parecem não entender sua real posição no time.

    Falta treinamento para fundamentos. Nossos jogadores erram demais( chutes ao gol, passes, cruzamentos).

    Temos medo de fazer gols! Kleina recua demais o time ao estar na frente do placar!

    Fazem mais de 05 jogos em que Prass é destaque positivo, nós salvando de derrotas certas!

    Isso não é bom sinal!! Começamos bem o campeonato, porém, após o grande jogo realizado contra os bambis( poderíamos ter goleado os malditos tranquilamente, mas preferimos "tocar a bola de lado", e eles, contra nós, aproveitam todos as oportunidades para nos arrebentar e golear), o time alterna partidas regulares com ruins( apesar de nossa classificação antecipada).

    Também não vejo o elenco vibrando! Parecem aborrecidos! Jogador que não comemora um gol com vibração, é muito estranho, e Kardec, Valdívia, Leandro, Wesley, estão especialistas neste quesito ultimamente.

    Temos time para ganhar este paulistão!! E TEMOS QUE GANHAR!!

    Kleina teve uma base, está a mais de 01 ano a frente do comando técnico, e recebeu este ano, bons jogadores para a formação do elenco!

    TEM OBRIGAÇÃO EM GANHAR ESTE TÍTULO, caso não ocorra os costumeiros assaltos da juizada contra nós!

    O prazo de validade dele é o término deste campeonato, e qualquer resultado que não seja o título( se não formos roubados), significa RUA para ele!

    Continuar com ele mesmo perdendo este título, é suicídio!!

     
  • Às 9 de março de 2014 às 23:21 , Anonymous Anônimo disse...

    O Foco é ganhar o Paulistão caso não ocorra por motivo adverso(Apito Inimigo) tenho certeza que o Paulo Nobre não vai demitir o Gilson K.
    O Aproveitamento do Gilson K. tá muito bom diante de um elenco que só tem 11 jogadores realmente bons>

    As.J.J

     
  • Às 9 de março de 2014 às 23:49 , Anonymous Anônimo disse...

    Péssimo jogo. Dificultou uma partida que seria tranquila, mesmo com os reservas.

    Achei estranho a declaração do Prass no final. Ele disse que o resultado foi bom pelo time que não tinha treinado. Ora, o que mais faz o banco do Palmeiras é treinar.

    Tá certo que não é o mesmo que jogo, mas vários desses do banco não chegaram ontem e vários já tiveram 3, 5 ou mais chances. Queria ver o banco lugar pra mostrar serviço, "eu estou aqui", mas notei clara falta de vontade hoje.

    Ao contrário de alguns times, nossos jogos dessa fase final não foram adversários fáceis, na prática nem o Etti Jundiaí. Antes de se preocupar com saldo de gols, temos outro adversário médio, a Ponte. É fazer a lição de casa pra ter chance de brigar pelo 1o no geral.

    Sobre saldo de gols, as goleadas são bom para o ego. Espero que o Palmeiras fisgue o peixe justamente nesse ponto. Podem botar 10 de saldo a mais que nós, que na última rodada podemos baixar esse topete. Será jogo importantíssimo, pois da metade pra cá do campeonato, o Verdão está apenas dando pro gasto.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial