Observatório Alviverde

05/03/2014

QUE KLEINA NÃO FAÇA DO PALMEIRAS A PRÓXIMA VÍTIMA!


A propósito da irremediável ausência de Valdívia -que serve, com amplos méritos, a Seleção do Chile- parece que vai ocorrer, no time do Palmeiras,  a substituição mais lógica que se poderia esperar, para o clássico de amanhã contra a Portuguesa. 

Kleina optará pela presença simples do paraguaio Mendieta no lugar do chileno, procurando manter intacta a estrutura tática  da equipe.

 



  




Mendieta! 

Agindo assim, o técnico palmeirense visa, não apenas, a ter um time apto para tentar vencer o jogo em si, mas, principalmente, manter vivo o entrosamento da equipe para a fase que -realmente- vai decidir o Paulistão.

Ontem eu ilustrei o meu pensamento acerca daquela que eu, com franqueza, antecipei e entendia como a mais produtiva mudança individual de que Kleina poderia lançar mão, Mendieta no lugar de Valdívia! 

Afirmei que o procedimento seria comparável à colocação de uma peça plástica ou de material congênere substituindo a outra, metálica, na engrenagem dessa máquina sempre semi construida e em constante manutenção, denominada S.E. Palmeiras.

Kleina, se mantiver e, principalmente, materializar o pensamento,  estará agindo com lógica, racionalidade e inteligência, colocando, simplesmente,  a peça certa no lugar certo, sem partir para as suicidas improvisações.... 

A propósito ele tem feito isto algumas vezes, -em caso ou não de necessidade-, mas teria de evitá-lo, sempre que pudesse, a fim de manter intacta e incentivar a filosofia tática do time, até atingir o colimado entrosamento que, outro dia, eu chamava aqui no blog de décimo terceiro jogador!. 

Em suma, é assim que deve ser, que tem de ser, e, que carece ser ajustado.

Não, não e não, aquele negócio estúpido de colocar um jogador improvisado aqui, para o que precisa puxar outro de lá, adiantar ou recuar outro, acolá, em mixórdia tática altamente danosa e prejudicial ao time para o presente e para o futuro! 

Trocar uma peça por outra, simplesmente, não exige alterações drásticas no modo de jogar, tornando tudo muito mais fácil para o treinador e para o entendimento dos jogadores!

O certo é que o jovem treinador palmeirense -acertadamente- está  simplesmente, colocando Mendieta no time sem invencionices ou empirismos, resguardando e prestigiando os seus titulares.

Kleina procura, na medida do possível, manter -repetidamente, insistentemente- os mesmos jogadores que, em sua cabeça e escolha, são os melhores encaixando quem entra, paulatinamente!
É assim que o time deve funcionar, sempre que possível!

Sei que falar é fácil e que fazer é que são elas, estas coisas! 

Sobretudo quando se trata de um clube ímpar, -complicadíssimo- das características de bastidores do Palmeiras, em que o técnico vive em constante e absoluto estado de extrema pressão.

A isso acrescente-se o chamado contrato por produtividade! Quem o conhece profundamente? Eu, confesso, não!

Ao que tudo indica, ninguém quer ficar fora do time, visando a ganhar mais, sobrando para o técnico a obrigação de, administrar, também, mais essa intragável, indeglutível e apimentada salada de pepino, acompanhada de abacaxi e jiló!

Vencer e se classificar, por si só, não bastam, porque a torcida exige que, além disso, o time dê espetáculo, esmerilhe em campo, e que vença todos os jogos e títulos que disputa.

Cá entre nós, com a equipe, apenas, de regular para boa que temos, isto é, tudo isso é -extremamente- difícil, de ser conseguido e, em muitos casos, improvável e impossível!

Mesmo assim recaem sobre o treinador palmeirense intermináveis cobranças e pressões da diretoria, do grupo de jogadores, da mídia -quase sempre destrutiva em se tratando do Palmeiras-, e, principalmente, das torcidas, seja ela aquela que ajuda ou aquela que atrapalha. Infelizmente, no Palmeiras ainda existem essas coisas! 

Apesar de tudo, Kleina tem de fazer, exatamente, aquilo que pensa, calcado -claro- no bom-senso, nas observações de sua comissão técnica, e, principalmente, em suas próprias e particulares observações e conclusões pessoais a respeito do elenco, de sua potencialidade e de todas as suas individualidades!

É óbvio e natural que Kleina detenha  a palavra final acerca das diretrizes táticas e administrativas do elenco, muitas das quais -é evidente- ele não revela nem para os seus auxiliares mais próximos. Tem de ser assim!

Pelo que posso detectar, Kleina tem por objetivo formar, entrosar e apresentar, primeiro, um time-base  definido e forte. Apesar dos bons resultados, ainda está, apenas,  a caminho desse objetivo!

A partir daí, Kleina deseja ter, também, um segundo time de jogadores muito competentes, que façam sombra aos titulares escolhidos. 

Embora esses atletas do time número dois não iniciem os jogos, devem e têm de estar sempre em boa forma, preparados e aptos a entrar no time principal na hora necessária, isto é, a qualquer hora. 

Em razão disso e do contrato de produtividade, os jogadores do time número dois, por questões de conveniência têm de ser chamados de titulares complementares, sobretudo para que tenham moral, motivação e para que sejam -devidamente- valorizados. A modernidade e as exigências físicas do futebol de hoje, impõem isso!

Por tudo o que foi colocado parabenizo, antecipadamente, Kleina pelo bom senso e visão da escolha de Mendieta para começar o clássico, esperando que nosso técnico não se arrependa da medida e mude tudo a última hora, conforme já fez, -intempestivamente-,  tantas vezes!

Da mesma forma, volto a advertir que o Palmeiras não deve poupar jogadores nesta reta final da fase classificatória -creio que vamos garantir a classificação matemática ainda nesta rodada- porque se trata de uma atitude ilógica, irracional, sem nexo e incoerente, altamente deletéria para um time que ainda não se entrosou s nem obteve a confirmação da classificação por melhor campanha.

Além de ter o obrigação de procurar vencer todos os jogos, o Palmeiras precisa tentar chegar em primeiro lugar nesta fase, para usufruir das poucas vantagens proporcionadas pelo regulamento, ainda que seja apenas a simples vantagem do mando do jogo

Mas, seria tão simples e tão pouca essa "pequena vantagem" de jogar os clássicos decisivos com a exclusiva plenitude de nossa torcida lotando o Pacaembu!

Que Kleina, que hoje recebe os parabéns pela escolha de Mendieta para o lugar de Valdívia,  pense em tudo o que ponderamos e escrevemos, sem repetir essa bobagem de poupar jogadores, que -nunca é demasiado repetir- já levou milhares de equipes à ruína! 

Que Kleina não faça do Palmeiras a próxima vítima!

COMENTE COMENTE COMENTE


9 Comentários:

  • Às 5 de março de 2014 às 13:04 , Anonymous Anônimo disse...

    Voltando a Pauta anterior sobre o Ronaldinho Gayucho(Brincadeira)!...
    No Momento já temos uns caras +ou- à altura Bruno Cesar e Mendieta que vieram acredito eu, aceitando contrato por produtividade e já estão entrosados no elenco o Ronaldinho Gayucho seria como um estranho no ninho caras que vem pra ganhar mais que os demais do grupo não da certo!... a COISA DESANDA no elenco lembra do caso do Vagner love quando Voltou!...

    AS. J.J

     
  • Às 5 de março de 2014 às 13:22 , Anonymous Anônimo disse...

    Minha opinião!... Ronaldinho Gayucho na conquista da libertadores pelo Atlético Mineiro foi apenas mais um! não acrescentou! Essa conquista do galo eu credito ao goleiro e a alguns refugos de outros times como Jô,Pierre e outros o time todo tava focado e com pegada pra levantar a taça isso sim!
    Ronaldinho ainda é um craque não viria pro Palmeiras pra trabalhar nos esquema dos demais.

    As, J.J




     
  • Às 5 de março de 2014 às 13:32 , Anonymous Anônimo disse...

    Nas eliminatórias do mundial com Ronaldinho em campo o Atlético Mineiro foi eliminado certo!

    Na final do Mundial em 2005 entre Inter de Porto Alegre e o Super Barcelona de Ronaldinho Gayucho o Inter foi Campeão com um Gol sabe de quem um Tal de GABIRU vou ser Incisivo GABIRU GABIRU GABIRU eu vi esse jogo foi a partida mais incrível que já vi na vida.

    As.J.J

     
  • Às 5 de março de 2014 às 13:50 , Anonymous Anônimo disse...

    Em 2005 lembro como se fosse hoje,todos os " COMENTARISTAS RENOMADOS EM FUTEBOL" não foram poucos!... diziam o Super Barcelona de Ronaldinho gaúcho vai atropelar o Inter de Porto Alegre na final, e olha que naquele ano o Ronaldinho tava voando baixo!
    Resultados mais prováveis:Barcelona 3 a zero, Barcelona 4 a zero, Barcelona 5 a zero,Barcelona 8 a zero. Eu tava até acreditando!...
    De todas as finais de futebol essa eu não me esqueço jamais, foi Épico. Inter de Porto Alegre 1 Barcelona 0 Gol de um Tal Gabiru.

    As. J.J

     
  • Às 5 de março de 2014 às 15:52 , Anonymous Alcides Drummond, o Editor disse...

    Alcides Drummond, o Editor disse...

    Ao amigo JJ

    Não estou querendo que Ronaldinho venha para o Palmeiras, mas se fosse na época em que ele foi para o Flamengo, sim.

    Ronaldinho, faz tempo, já passou do ponto e não vale mais o alto salário que exige.

    Além disso não jogaria jamais com contrato de produtividade como exige o Palmeiras.

    Porém, por mais que vc possa não gostar do Gaúcho, ele é um jogador excepcional, cracaço e muito acima da média geral.

    Isso não significa, entretanto que ele, sozinho seja capaz de ganhar todos os jogos e os títulos que disputa.

    Nem ele, nem Zé Roberto, nem Ganso(este longe de ser um craque),nem Neymar, Cristano Ronaldo, nem Messi, nem Pelé e nem ninguém.

    O Futebol é imagem projetada pela mídia que escolhe meia dúzia para elogiar e diz que o resto ou é mais ou menos ou não presta.

    Ainda esta semana eu fiz um post discorrendo sobre um time do Palmeiras -bom e barato- que ganhou, sem ter nenhuma estrela, a Copa dos Campeões.

    Se craque, SOZINHO, não ganha jogo, ninguém pode dizer, porém, que ter esse tipo de jogador no time não ajuda!

    O que eu quis dizer na postagem é que, atualmente, no elenco do Palmeiras não existe nenhum jogador a altura de substituir o Mago, mas só de ocupar-lhe o lugar. Aí citei a imagem da peça de plástico e da peça de metal.

    Da mesma forma, nem no futebol do Brasil, há um jogador que possa, hoje, substituir Valdívia, exceção feita a Gaúcho.

    Individualmente, só o Gaúcho pode ser comparado a Valdívia, mais ninguém.

    Outra coisa: "o tal do Gabiru" como você diz depreciativamente, jogava muita bola, embora estivesse longe de ser um craque!

    Por causa do nome -que significa anão, aquele que não cresceu ou baixinho- virou gozação dos torcedores do Inter contra o Grêmio que torciam pela derrota do Colorado e pela vitória de seu ex-atleta Ronaldinho Gaúcho!

    Ponha o Barcelona para disputar o Campeonato Brasileiro e veja se ele vai ganhar todas e dar espetáculo sempre? Duvido! Os times europeus jogam muito mais na boca dos cronistas da ESPN e do Sportv do que propriamente dentro de campo. Verdade verdadeira!

    Abraço e continue participando do OAV (AD)

     
  • Às 5 de março de 2014 às 16:00 , Anonymous Anônimo disse...

    Alcides! Gosto muito do que você escreve sobre futebol vejo que você conhece muito do assunto e creio que de outros assuntos também.

    É muito bom compartilhar esse espaço com pessoas como você Alcides e os demais que estão no O.A.V postando.

    Deus te Abençoe Cara!

    As.J.J

     
  • Às 5 de março de 2014 às 21:36 , Anonymous Marco disse...

    ESPN - câncer do futebol brasileiro - canal de intelctualóides que ajudaram, tanto quanto a Globo e Sportv, a acabar com a essência do futebol nacional para facilitar a sua grade de programação.
    Jornalistas que nunca jogaram bola na vida, nunca administraram nada e se colocam acima do bem e do mal como "otoridades" do esporte.

     
  • Às 6 de março de 2014 às 00:05 , Anonymous Anônimo disse...

    Acabei de ver os 15min. que o Mago jogou contra a Alemanha. No geral foi bem, deu 3 assistências, perdeu umas 2 bolas, recuperou outras 2.

    O que me surpreendeu foi a imponência com que o Chile jogou na M-Benz Arena. Pressionou muito o super time, base do Bayern, como se fosse time pequeno.

    Outra coisa, sou daqueles que não gosta do futebol da Espanha\Barcelona. Parece anti-jogo, é coisa de outro esporte. Então que criem um showbol deles, só pra ficarem nessa punhetagem.

     
  • Às 6 de março de 2014 às 11:42 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    Enquanto uns brincam de enganar...

    Outros treinam pra valer...

    Espanha joga um teste de verdade contra Itália e vence de 1x0.

    Alemanha ganha de 1x0 na bacia das almas contra o surpreendente Chile.

    França bate a sempre regular Holanda por 2x0.

    E Inglaterra bate a Dinamarca por apenas 1x0. Jogo duro.

    Não vejo a hora dessa farsa acabar.

    Se a Dilma não comprar o título, e o futebol for dentro de campo, jamé, jamé título.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial