Observatório Alviverde

04/08/2014

ENTRAMOS, DEFINITIVAMENTE, NA PERIGOSA ROTA QUE CONDUZ À SEGUNDA DIVISÃO!



Na postagem anterior inseri duas advertências que retratariam bem a situação do Palmeiras em caso de derrota ou empate, ontem, contra o Bahia.

Na primeira eu disse: 
PALMEIRAS         X      BAHIA
É o chamado jogo de seis pontos entre duas equipes da parte de baixo da tabela, cujas situações poderão se tornar insustentáveis no caso de derrota ou de empate. Todo cuidado será pouco em face de tamanha responsabilidade!


Na segunda, deixei claro:
... Daí a necessidade premente de uma vitória do verdão, resultado esse insubstituível, por sinal! Em caso contrário...
(...)
Porém, para que tudo o que escrevemos no blog se materialize, repetimos com ênfase, o Palmeiras, primeiro e antes de tudo, de forma insubstituível, terá de derrotar o Bahia.

Se vier a empatar ou a ser derrotado, ingressará em uma situação muito mais do que incômoda, desesperadora, na tabela classificatória e passará a ser ameaçado, bem de perto, pelo fantasma do rebaixamento.

Fique claro, das minhas deduções, que não se trata de oposição à Nobre, a Gareca, de rejeição ao time, de "achismo", pessimismo ou terrorismo, mas, simplesmente, de constatações que refletem o mais puro realismo. 

O empate de ontem, em casa, contra um concorrente direto e fraco, o Bahia, coloca o Palmeiras, não apenas em situação de desalento, mas, até, de desespero!

Sobretudo, porque, se alguns resultados da última rodada nos ajudaram, outros -a maior parte- conspiraram contra!

Exemplifico:

Melhor teria sido que, na rodada de sábado, Botafogo e o Criciúma perdessem para Cruzeiro e Bambis.

Entretanto, houvéssemos nós feito a lição de casa contra o fraquíssimo Bahia e os dois empates teriam sido excelentes, na medida em que ganharíamos dois pontos em relação a dois concorrentes diretos e a dois clubes posicionados no pelotão de frente da tabela!

A derrota do Grêmio, sábado, para o Vitória, foi péssima para o Palmeiras, já que o rubro-negro baiano alcançou o verdão em número de pontos.

De forma inversa, mas nas mesmas proporções, a vitória do Atlético sobre seu homônimo paranaense, tirou o time mineiro da zona de desconforto.

O triunfo do Figueirense em casa sobre o Sport, também foi danoso porque os catarinenses encurtam a distância na tabela, retificando dois pontos em relação ao Verdão.

Sorte -a do Palmeiras- que o Flamengo perdeu em Chapecó, embora tenha sido ruim que a Chapecoense tenha subido dois pontos, se igualando ao Palmeiras e tenha arrebatado do Verdão a décima segunda posição, ainda que fosse, apenas, pelo saldo de gols.

O empate do Coritiba com a gambazada no Couto Pereira, foi bom para o Palmeiras, na medida em que ficou inalterada a diferença de pontos do Verdão em relação ao coxa, ao mesmo tempo em que manteve a diferença de pontos em relação a um clube da parte da frente da tabela.

Conforme antecipei, cumprida mais uma rodada, fica bem claro que, a partir de agora, o "novo campeonato do Palmeiras", a partir de agora, é, simplesmente, aquele de lutar contra o rebaixamento! 

A não ser que haja uma reação imediata da equipe, o que consideramos muito pouco provável em face de tudo o que se vê, referente ao time e ao clube, dentro e fora de campo! 

A reintegração de Valdívia ou a contratação imediata de um armador categorizado (Já chega de gringos, pode ser até Cleiton Xavier) que faça funcionar o ataque pode ser um caminho.

O que se nota é que a equipe consegue jogar com desenvoltura até a intermediária do adversário, mas quando chega nas imediações da área não tem objetividade e nem sabe o que fazer com a bola .

Que não se iludam os palmeirenses. Pelo que se viu até agora e pelas perspectivas que se divisa em face do rendimento de uma equipe ainda em formação, o campeonato do Palmeiras, a partir de agora será o de lutar para não cair, a não ser que consigamos uma improvável sequência de vitórias.

Ah, antes que eu esqueça, precisamos, também, de, no mínimo, um bom homem de área, de características diferentes de Henrique e de Mouche.

Da mesma forma, a diretoria tem de dar um basta na contratação de gringos.

Pensem nisso: se as circunstâncias obrigarem o Palmeiras a dispensar Gareca (pode ocorrer) como é que um novo técnico administrará a nova babel? 

Ademais, nessa hipótese, o ambiente no Palmeiras terá tudo para deteriorar com a consequente formação de grupelhos decorrentes da dificuldade idiomática.

ESTA É A DURA REALIDADE DO PALMEIRAS! A PARTIR DE AGORA, JÁ ESTAMOS LUTANDO PARA NÃO CAIR! 

Este é o novo campeonato do Palmeiras:

12º Chapecoense, 14 pontos, 4 vitórias e saldo de -4, com um jogo ainda a cumprir contra o Galo Mineiro.
13º Palmeiras, 14 pontos, 4 vitórias, saldo de -7.
14º Vitória, 14 pontos, 3 vitórias, saldo de -2.
15º Botafogo, 13 pontos, 3 vitórias, saldo 0.
16º Criciúma , 12 pontos, 4 vitórias, saldo de -10.
17º Coritiba, 11 pontos, 2 vitórias, saldo de -4.
18º Figueirense, 10 pontos, 3 vitórias, saldo de -12.
19º Bahia, 10 pontos, 2 vitórias, saldo de -6.
20º Flamengo, 10 pontos, 2 vitórias, saldo de -12.

COMENTE COMENTE COMENTE 

NA TV


Excelente a transmissão de Linhares Jr, que narrou sem inventar, comentando pouco e, principalmente, sem torcer contra o Palmeiras, como a maioria o faz.

Da mesma forma, excelentes e isentas as participações do comentarista Vagner Vilaron (foi sempre objetivo, sem ficar em cima do muro) e do repórter Felipe Brizola.

Restrição: faltou aos três, o que falta a todos os cronistas, isto é, coragem para afirmar, com ênfase (só fazem isso quando analisam lances de curintia, bambis e sereias), que houve pênalti em Henrique e que o Palmeiras foi prejudicado.

Outra coisa:

Linhares precisa saber que o som do é, aberto, dificilmente existe em espanhol e que o nome do técnico do Palmeiras tem de soar como "Garêca", e, não Garéca, embora se escreva, simplesmente, Gareca!

Da mesma forma a expressão "gratuíto" não existe na língua portuguesa. O certo é gratuito, sem acento, com o acento tônico da palavra grafado no u, pronunciando-se "gratúito"! (AD)  

10 Comentários:

  • Às 4 de agosto de 2014 às 08:50 , Anonymous Marcelo Palestra disse...

    Disse tudo, Alcides!!

    Vamos lutar para não cair!

    Só temos um culpado por esta situação: PAULO NOBRE!!!

    Definitivamente entrou para a galeria dos piores presidentes da história do clube, podendo superar até a Tirone!

    Sua soberba e completa falta de conhecimento no mundo do futebol, aliado a personalidade fraca,e sendo comandado pelos dinossauros da política interna( as "famiglias", e principalmente um certo turco, muito conhecido, que desde 1977 vem nos arrebentando) o levaram a cometer erros em cima de erros, muitos até grotescos, absurdos e imperdoáveis.

    Tivesse um pouco mais de visão, e realmente se preocupasse com o clube( títulos, vitórias , conquistas, e não apenas com a saúde financeira) teria ao inicio deste ano, dispensado o projeto de técnico chamado Kleina, e contratado um profissional do ramo.

    Em janeiro deste ano, com a base da série B, e as contratações efetuadas( sem a dispensa de Henrique,mantendo Kardec e Valdivia), e com um técnico competente( poderia ser até Gareca)teríamos um elenco forte, bem treinado, e na ponta dos cascos para ganhar o paulistão e fazer um bom campeonato brasileiro.

    Mas ele não fez isso!

    Inconsequentemente manteve o estagiário, e ao longo do ano foi se desfazendo dos principais jogadores, não negociou aqueles que deveriam sair, e não contratou os reforços pontuais que tornariam o time fortíssimo, andando na contra mão do bom senso.

    Ele é culpado e tem que assumir a responsabilidade!!

    Não podemos pressionar Gareca! É competente,e tem personalidade, porém, vai levar certo tempo para se adaptar( pelo menos de 06 a 08 meses),juntamente com os reforços.

    Futebol não é mágica! É trabalho, planejamento, e organização( Os Alemães provaram isso).

    Tudo isso demora um tempo certo para ocorrer.

    Gareca( e os reforços) não tem e nem terá este tempo!

    Só nos resta rezar e lutar muito para evitar novo rebaixamento( se acontecer, será definitivamente nossa tampa do caixão).

    Porém, a maior preocupação;

    Fim do ano, novas eleições, e quem assumirá o comando?

    Pescarmona, Palaia, Dom Mumu, Frizzo, Gilto,Perim,Della Mônica, Beluzo, Tirone( sim, até ele)e outros dinossauros das inumeras "famiglias", ou a releição do 'Nobre" presidente?

    Vejam a nossa situação!!

    O que faremos? Qual a solução?

    É ASSUSTADOR!!!

     
  • Às 4 de agosto de 2014 às 10:07 , Anonymous Doente(verdao) disse...

    O Gareca está escalando o Palmeiras errado. Só não perdemos hoje, pois o Bahia é horrível!
    Lucio e Marcelo Oliveira são as opções mais lentas para a nossa zaga e nunca podem jogar juntos sem um terceiro zagueiro, mais rápido e mais novo. A zaga para hoje poderia ter Lucio ou Marcelo Oliveira, mas ao lado de Welington ou de Tobio.
    Leandro e Wesley merecem o banco para ontem!
    Renato não pode sair desse time, foi o melhor em campo contra os gambás, a única fagulha de esperança no clássico e o Gareca coloca o menino no banco. Assim não da Gareca.
    Acorda Gareca! Senão você vai dançar logo logo! E trocar de técnico novamente no mesmo Brasileirão seria colocar um pé na série B! E olha que estamos apenas meio passo a frente do Z4!

     
  • Às 4 de agosto de 2014 às 11:42 , Anonymous MestredosMagos disse...

    A QUESTÃO NÃO É MULHER DE MALANDRO, MAS UM DESEJO INCLUSIVE DO TÉCNICO

    O Palmeiras ainda aguarda um contato oficial dos representantes do jogador.

    Segundo o diretor executivo José Carlos Brunoro, o clube não recebeu nenhuma resposta oficial de Valdivia ou do clube árabe sobre o fracasso da transferência.

    O técnico Ricardo Gareca já manifestou publicamente o interesse em contar com o atleta.

    ALCIDES

    Também acho difícil ele ficar, mas o técnico quer, porque não é CABEÇUDO e sabe exatamente o potencial de Valdívia.

    Da minha parte prefiro ele 1 jogo inteiro a cada 2, do que o Felipe Menezes os 2 inteiro.

    Cleiton Xavier e Valdívia, concordo quando diz que se completam.

    Mas segundo Vagner Dinheiro, o destino de Valdívia pode ser a França.

    Sobre Cleiton Xavier, na verdade da Ucrania eu queria o atacante Taison ex-internacional.

    Saudações.
    ==========

    O QUE SERÁ QUE OS FILHOS DA PUTAS DE PAULO BÓSTA E BURRORO ESTÃO ESPERANDO PARA BUSCAR O VALDÍVIA SEJA LÁ ONDE ESTIVER?

     
  • Às 4 de agosto de 2014 às 12:23 , Anonymous victor tredenski disse...

    O AMIGO MARCELO PALESTRA MATOU A PAU

    ''Pescarmona, Palaia, Dom Mumu, Frizzo, Gilto,Perim,Della Mônica, Beluzo, Tirone( sim, até ele)e outros dinossauros das inumeras "famiglias", ou a releição do 'Nobre" presidente?''

    É MEUS AMIGOS, NÓS PALMEIRENSES JOGAMOS BIGORNAS NA CRUZ.......

     
  • Às 4 de agosto de 2014 às 14:27 , Anonymous Marcelo I disse...


    "Nossa paz deve ser uma paz de vitoriosos, não de derrotados."

    Ferdinand Foch

    Essa é uma frase que se deve ter sempre em mente.

    Com Willian José e a volta de Valdívia podemos nos livrar da derrota: 2ª DIVISÃO.

     
  • Às 4 de agosto de 2014 às 15:43 , Anonymous MestredosMagos disse...

    VAMOS BRINCAR DE ESCALAR, ENQUANTO O TIME NÃO ENGRENA?

    Prass (tem que voltar)

    Weldinho (chega de Wendell)
    Tóbio
    Lúcio
    Vitor Luiz

    Marcelo Oliveira
    Renato
    Agustin
    Valdívia

    Mouche
    Wilian José


    Parece que fica um pouco melhor né?

     
  • Às 4 de agosto de 2014 às 16:10 , Anonymous Edson disse...

    Willian José? Aquele que já jogou em trocentos times grandes e nunca vingou?
    Será que temos o condão de fazer um jogador limitado como esse se tornar um goleador? E se conseguirmos, como aconteceu com o Kardec e o Barcos, vamos doá-lo ao S Paulo ou ao Grêmio?
    Precisamos mesmo, de um jogador de meio, de ligação, que consiga dominar e reter a bola e de um lateral apoiador.
    Temos um time brochante, com um armador que não consegue fazer dois bons passes por jogo.
    Para contratar outro centroavante zé mané, fiquem com o Henrique mesmo e deem oportunidade ao Érik, que é bom jogador.

     
  • Às 4 de agosto de 2014 às 16:14 , Anonymous J.J disse...

    Acabei de ver a Tabela e pelo andar da carruagem os times que estão
    abaixo do PALMEIRAS Não vão vencer seus jogos.
    Caso o Palmeiras consiga um empate com o GALO no final de semana ta de
    bom grado.
    Acho no jogo do meio de semana nosso
    treinador terá que dar CARA a esse time já teve tempo pra isso!...

     
  • Às 4 de agosto de 2014 às 19:07 , Anonymous Fernando disse...

    É, Gareca, em que roubada te meteram, não? Aposto que não imaginava isso, quando aceitou treinar nosso elenco. Como lamentarei se fizerem a idiotice de o despedirem! Se o Palmeiras cair novamente, que sejam colocados todos os dirigentes no paredão, não Gareca, cuja história prova ser um técnico alta e indiscutivelmente capaz!

    Quanto a Valdívia, eu custo demais a crer que ele jogará com o mínimo de seriedade, se for reintegrado ao elenco. O cara simplesmente desapareceu e, com isso, deixou mais do que claro não respeitar minimamente o Palmeiras. É excelente jogador, mas não como é possível considerar seriamente a supracitada possibilidade!

     
  • Às 4 de agosto de 2014 às 19:16 , Anonymous Fernando disse...

    PS: Nobre falhou ao perder Kardec e Henrique. Não há como contestar esse fato. Porém não vejo como falha a liberação do Valdívia. O histórico desse jogador deixa muito evidente qual seria a postura dele, caso quisesse ir embora, mas fosse obrigado a ficar: simplesmente iria nos sabotar a cada oportunidade surgida! Sua venda eu vejo como inexorável.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial