Observatório Alviverde

06/09/2014

ASSIM AGE A MAIOR PARTE DA MÍDIA: Endeusa o CU-ríntia. Enaltece o Bambi! Promove as Sereias Esculhamba o Palmeiras!


Há anos que a crônica esportiva paulistana, com exceções, embora poucas, trata o Palmeiras como o patinho feio do futebol estadual.



O fenômeno, felizmente, não é de ordem nacional, haja vista que a crônica esportiva dos outros estados, ainda que sabedora da situação de crise e abstinência de títulos pela qual passa o Verdão, ainda respeita o clube em função de sua imagem e de seu passado glorioso de maior campeão brasileiro.

O Palmeiras, por sua vez, faz jús, infelizmente, na maioria das vezes, às críticas, embora, o que se reclama, não seja, das críticas em sí, (necessárias quando construtivas), mas do exagero das mesmas e da recorrência e constância com que são proferidas, já sob a odiosa e deletéria forma de campanha.

A torcida do Palmeiras, sobretudo a paulistana, infelizmente, parece não compreender o alcance da sistemática campanha de esvaziamento e difamação pela qual passa o clube, há anos, que se constitui no fator principal de nosso declínio e de nossas derrotas. Eu particularmente, vou mais além e a considero determinante!

Acho interessante (para não dizer lamentável) que o torcedor palmeirense da capital não se rebele contra aquilo que vem ocorrendo na mídia, há vários anos, em relação ao clube e que, muitos dos nossos, cegos e desavisados ajudam a proliferar, usados que são como, efetivamente, massa de manobra!

O palmeirense parece não ter notado ou perceber, preocupado que está, tanto e sempre, em criticar técnicos, times, jogadores, dirigentes e as discussões e situações que advêm de tudo isso, que, para sermos campeões de qualquer coisa, temos de ter um time, sempre, no mínimo, dez vezes melhor do que os demais para levantar um caneco.

A maioria dos nossos torcedores, lamentavelmente, entra na pilha midiática e esculhamba, com motivo ou sem motivo os nossos jogadores, sempre chamados de pernas de pau por uma imprensa amoral e imoral que, sequer reconhece Valdívia, o mais completo jogador em atividade, hoje, no futebol brasileiro, como craque, só porque joga no Palmeiras.

É por isso que o nosso time está sempre carente, vivendo, como os nossos técnicos e dirigentes gostam de dizer, problemas emocionais.

Nossa torcida não para de dizer, muito impropriamente, que a nossa camisa pesa e que não é qualquer jogador que pode vesti-la e envergá-la. Pura balela! Conversa pra boi dormir!

Por isso a "boleirada" que chega aos borbotões a cada ano, não rende o que rendia em seus clubes anteriores e os garotos da base dificilmente são aproveitados.

Na realidade, tangidas pela mídia, as nossas torcidas, sobretudo as organizadas, têm queimado (sem exagero),  centenas de  jogadores, muitos dos quais deixam o nosso clube e vão se consagrar em outros ganhando títulos e mais títulos.

Quero, no epílogo destas considerações, deixar um alerta ao torcedor palmeirense que, diga-se de passagem, tem melhorado muito o comportamento em função do time nos estádios, dando um tempo nas críticas diretas aos jogadores e só vaiando a equipe, (direito líquido e certo, tanto e quanto, também, sagrado e necessário) ao final de cada jogo. É assim que tem de ser e continuar sendo!  

Recomendo, porém, que leiam com atenção porque o que vou dizer não está nos livros e só agora está sendo colocado na Internet: 

Há muito tempo que a mídia constatou, concluiu, adotou e pôs em prática a filosofia que diz que:

"para que qualquer órgão midiático ou cronista tenha audiência, repercussão, prestígio e, sobretudo, patrocinadores é necessário":

1) Endeusar o CU-ríntia.
2) Enaltecer o Bambi
3) Promover as Sereias
4) Esculhambar o Palmeiras

PS: Ainda que não haja nenhum motivo!

Você, palmeirense, ainda acredita na mídia?

Osmar Santos, o palmeirense que, por conveniência pessoal e comercial virou cu-rintiano e os palmeirenses da mídia que tanto prejudicam o Palmeiras, são os exemplos mais claros, reais e palpáveis de tudo o que estamos afirmando, ressalvadas, repito as mais mínimas exceções!  

COMENTE COMENTE COMENTE

 

Estarei, hoje, em Ribeirão Preto,  a fim de "enforcar" -espero que, por toda a vida- o meu sobrinho Paulo Edson, que recebe, em núpcias, a meiga bonita e educada ribeirãopretana Geórgia.

Paulo, além da irretocável formação familiar é detentor de um caráter sem jaça e de uma personalidade forte e marcante, porém muito alegre, divertida e descontraída,  que fazem dele um cidadão de primeiríssima classe, como, de praxe, ocorre com quase todo o palmeirense!

Dizem que a maior parte de seu tempo, Paulo Edson, que tem uma vasta coleção de camisas do Verdão, consagra ao Palmeiras e, nas horas vagas, ele trabalha!

Brincadeiras à parte, Paulo Edson, seguindo o exemplo de seu pai, é um dos maiores palmeirenses da nova geração, não somente pelo corpanzil avantajado ou pelos seus 1,90m de altura, mas pelo fervor com que se dedica a nossa causa!

Paulo, aliás,  não teria tantos motivos para se tornar o palmeirense ortodoxo que é, posto que nasceu num tempo magro, em que  há escassez de títulos e abundância de crises no time que escolheu para amar.

Mas como fugir do destino se, além de seu DNA, marcantemente palmeirense, ele nasceu em uma casa em que todos os filhos de meu irmão tinham o direito de escolher o time pelo qual iriam torcer, desde que fosse o Palmeiras.

Por este espaço quero deixar consignado o meu desejo sincero de paz, alegria, saúde e vida longa ao distinto casal que o princípio esotérico da quadratura do círculo (o casamento) está transformando em família, na mais perfeita e harmônica metamorfose temporal e espiritual!

Que a suprema inteligência universal possa protegê-los e à prole que, porventura, venham constituir, até o derradeiro momento em que habitarem este planeta! 

(Abraços e felicitações do Tio Dru)

10 Comentários:

  • Às 6 de setembro de 2014 às 06:23 , Anonymous AcaccioSEP disse...

    Penso e reclamo disso todos os dias com minha esposa que é corinthiana, mostrei seu texto a ela, que comentou "é aquilo que vc sempre me fala" filha de Casemiro Pinto ex funcionario da Record e São Paulino fanático passou a vida xingando os palmeirenses dentro de campo, e hj ela simpatiza com minha dor fora dele, eu passo o dia assistindo a ESPN, vejo tudo sobre o futebol do exterior, vejo os comentários profissionais, vejo a qualidade do jogo sendo transmitida, me pergunto pq no futebol brasileiro o profissionalismo desaparece ? Pq na hr de narrar o futebol brasileiro jogam a ética no lixo ? Hj eu nao consigo assistir nenhum programa de mesa redonda que tanto amava ver, não compro mais o jornal, e nao entro em alguns sites como globoesporte.com, mas pior é que nao fica so na globo e band, tive uma pequena passagem pela Fox que fiquei um tempo vendo aquela FSR, q é qse igual o programa do Neto, programa de baixa qualidade apresentado por um corinthiano e comentado por outro corinthiano e um sao paulino.
    Jogos nao vejo mais na televisao, mesmo aqueles que são transmitidos, o que eu faço é assistir pela internet mesmo tendo uma qualidade inferior, coloco no mudo e abro uma radio palmeirense webradioverdao.com.br assim escuto o jogo, assisto o jogo, nao escuto comentarios anti-palmeiras, e nao dou audiencia pra globo. Dificil mas no final me sinto melhor.

     
  • Às 6 de setembro de 2014 às 09:32 , Anonymous Marco disse...

    Caro Alcides, parabéns pelo texto e obrigado por levantar esse problema grave.
    Problema grave, pois os palmeirenses de maneira geral e as nossas diretorias o menospreza.

    Um exemplo claro da realidade do seu texto está em pleno andamento, a verdadeira operação abafa sobre o caso Petrus.

    O time da marginal pode perder 21 pontos no campeonato nacional e ser eliminado da Copa do Brasil, o que significaria o adeus à Copa Libertadores de 2015.

    A imprensa faz de conta que nada existe, não dá a mínima repercussão e não usa de sensacionalismo como faria se o envolvido fosse o Palmeiras.
    Onde estão os paladinos da justiça, os “jornalistas telefonistas” e os palmeirenses da mídia preocupados com o bem do futebol brasileiro?
    Discursos demagogos e hipócritas de profissionalismo não convencem o público mais atento, mas ainda enganam a grande massa de inocentes úteis que os considera profissionais.

    E antes que algum mal intencionado e oportunista venha com a desculpa padrão (e covarde) de que estamos tentando arrumar uma justificativa para o péssimo momento do time, digo que sabemos reconhecer nossos erros, incluindo o principal de permitir campanhas predatórias, mas abordamos um problema de décadas e não restrito a esse momento. Alias, esse momento é a gota d’água de todo um processo.

    Termino com a repetição de uma frase do seu texto:
    O palmeirense parece não ter notado ou perceber, preocupado que está, tanto e sempre, em criticar técnicos, times, jogadores, dirigentes e as situações que advêm de tudo isso, que, para sermos campeões de qualquer coisa, temos de ter um time, sempre, minimamente dez vezes melhor do que os demais para levantar um caneco.

     
  • Às 6 de setembro de 2014 às 19:19 , Anonymous J.J disse...

    O REMÉDIO PARA ESSA CRÍTICAS E PERSEGUIÇÕES SERIAM AS CONQUISTAS DE
    CAMPEONATOS COISA QUE À MUITO NÃO
    GANHAMOS POR INCOMPETÊNCIA DOS PRESIDENTES QUE PASSAM PELO CLUBE.
    EM PESQUISA RECENTE NOSSA TORCIDA ATÉ AUMENTOU E TEM MUITO A CRESCER DESDE QUE O CLUBE CONQUISTE TÍTULOS.
    O PALMEIRAS ERA PRA SER A MAIOR TORCIDA DESTE PAIS MAS PERDE PRA ELE MESMO.

     
  • Às 6 de setembro de 2014 às 21:02 , Anonymous Marco disse...

    Exatamente, basta conquistar os títulos! Muito simples!
    Impedir que esse títulos venham é o objetivo que se busca com a desmoralização da instituição.

    Ninguém nega que tudo isso surgiu e tomou força por omissão interna do Palmeiras. Entretanto, assim como os dirigentes, muitos torcedores se negam a admitir que a imprensa teve papel determinante nesses anos todos.
    E não fez isso apenas por paixão futebolística, fez isso por um negócio chamado GRANA, a serviço de terceiros.

     
  • Às 7 de setembro de 2014 às 01:37 , Anonymous Sérgio de Mauro disse...

    Por que os malditos dirigentes - todos, de Mustafá a Belluzzo, sem exceção, são os primeiros a baixar a cabeça e levantar o rabo quanto a isso?

     
  • Às 7 de setembro de 2014 às 08:58 , Blogger Unknown disse...

    Entao vc quer dizer q a culpa de estarmos desde 1999 em uma grande pindaiba, ganhando um titulo aqui outro acula...q a culpa é da torcida paulista???
    A entendi, realmente a sua análise fo perfeita, mas vamos la me ensine com a torcida a de Minas faz, como vcs contribuem para o crescimento do Palmeiras???Passa a fórmula, aproveita e manda um DVD do grande Valdivia, com os melhores momentos no 1° turno do Campeonato, ok?
    Pq se ele é tao craque, mesmo o time tando mal, ele deve ter se destacado em mais de 10 jogos.
    O valdivia é bom, mas não joga. Tenta entender isso.

     
  • Às 7 de setembro de 2014 às 16:59 , Anonymous Marco disse...

    Pelo que podemos observar nesse texto, seu objetivo nunca foi de atribuir um culpado, mas de mostrar um quadro que exemplifique a atual condição do Palmeiras, condição que o clube foi conduzido por uma série de fatores, entre ele o que esse texto trata. Qualquer pessoa com o mínimo senso de observação e raciocínio teria observado isso.
    A torcida do Palmeiras que vai aos estádios tem dado exemplos de como torcer e prestigiar o time, mas a parte da torcida que se comporta como massa de manobra, que ajuda formar opiniões negativas e que contribui com esse quadro é parte determinante desse processo.
    Há muito tempo estamos mal com diretorias, ausentes, omissas e incompetentes, mas em paralelo a isso criamos uma geração de torcedores inocentes úteis, que passaram a formar opiniões como massa de manobra de uma imprensa vendida, setor que pode não ter o mesmo peso de culpa das nossas diretorias, mas é tão juvenil quanto elas.
    Quanto ao Valdívia, primeiro deveriam ser vistos os números deles, depois verificar que essa contusão muscular ocorreu depois de um ano da última lesão.
    Nesse período, o jogador dentro de campo deu ao Palmeiras o rendimento esperado, basta ver a porcentagem de pontos conquistados com ele campo e sem ele.
    Também não podemos ignorar que Valdívia é mal visto por três motivos. Ele não puxa saco da imprensa e dá audiência para vagabundos comparecendo a programas esportivos. Segundo, porque não molha a mão de grupos organizados para seus churrascos e carnaval e terceiro e mais importante, joga no Palmeiras, pois se jogasse em outros times, serie endeusado, como fizeram até com um tal Adriano!
    Queriam ou não, a sobrevivência da instituição Palmeiras neste ano, para que ganhe tempo para se reorganizar em 2015, depende de jogadores acima da média como Prass e Valdívia, este desmoralizado constantemente com a anuência da parte inteligente e competente da torcida. A imprensa sabe que nesse jogador reside o grande obstáculo ao projeto de acabar com o Palmeiras neste ano e conta com isso com os analfabetos funcionais da nossa torcida.
    Será que dá para entender isso?

     
  • Às 7 de setembro de 2014 às 21:57 , Anonymous J.J disse...

    SÓ A NOSSA SUPERAÇÃO NOS LIVRA DA DEGOLA PORQUE DEPENDER DE JUIZ E EXTRA
    CAMPO NÃO É DO NOSSA ESTIRPE.
    OS OUTROS O JUIZ O EXTRA CAMPO A GLOBO
    A CAIXA O GOVERNO E ATÉ A PETROBRAS
    ANDOU PATROCINANDO.
    SE HA UMA SOCIEDADE QUE RALA DURO DESTE SUA FUNDAÇÃO PRA CONSEGUIR SUAS CONQUISTAS HONESTAMENTE ESSA GENTE E A
    NAÇÃO PALMEIRAS.

     
  • Às 7 de setembro de 2014 às 23:57 , Blogger Unknown disse...

    Quando há competência, é impossível sermos derrotados pela mídia predatória, um exemplo foi o bom período, com a co gestão Parmalat, quando não haviam meios para que a mídia predatória, criasse fantoches, desta forma Alcides , há necessidade de expor as chagas do clube, e eliminar os velhos e conhecidos causadores dos males que são sempre os mesmos, vaidades e incompetências!

     
  • Às 8 de setembro de 2014 às 08:07 , Anonymous Marco disse...

    No período Parmalat tivemos grandes times e passávamos por cima da “Mídia Predatória”, mas tínhamos exceções.
    Perdemos alguns títulos por ações externas. Em termos de imprensa predatória, basta lembrar do caso Juventude x Palmeiras em 1995. Isso sem contar as campanhas feitas para tirar os méritos técnicos das nossas conquistas, tentando impor o rótulo de “esquema Parmalat”.
    Essa época nos acostumou mal e criamos a cultura de ignorar esse importante inimigo.
    Terminada a parceria perdemos a força e nos tornamos vulneráveis, chegando ao ponto em que estamos hoje.
    Nosso isolamento e nossa arrogância, aliada a nossa “inocência útil” nos impediram e continua nos impedindo de combater esse grave problema, pois a maioria do palmeirense e suas diretorias não admitem sua existência.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial