Observatório Alviverde

04/09/2014

RADICAL NA OPOSIÇÃO À CONTRATAÇÃO DO NOVO TÉCNICO, A PARTIR DE HOJE JÁ ESTOU TORCENDO, S-I-N-C-E-R-A-M-E-N-T-E, POR DORIVAL JÚNIOR!




Vestirá, Valentim, esta noite, também, a aziaga roupa azul, como Gareca?


Hoje tem Copa do Brasil e tem Palmeiras! 

O jogo é importante, decisão contra o Atlético, em Belo Horizonte, e o Palmeiras luta pela sua permanência na competição.

Como de hábito, o Verdão está, outra vez, em desvantagem, correndo atrás do resultado em decorrência da derrota em casa no primeiro encontro com os mineiros, por 0 x 1.

Mas não é dificil (teoricamente e desde que se tenha time) reverter o um a zero, hipótese pela qual o jogo vai para os pênaltis.

Para inverter o resultado, basta ganhar por qualquer placar acima do 1 x 0, resultado que terá a prevalência para a classificação em razão dos gols marcados fora de casa.

Galo X Palmeiras terá como palco o velho estádio Independência, propriedade do América FC, cuja utilização, porém, desde que foi reformado e modernizado prioriza o Galo, que faz dele a sua própria casa. 

O Atlético dificilmente perde quando atua nesse estádio, localizado em um bairro chamado horto, que, em função da possibilidade de rima, fez nascer uma frase de efeito psicológico negativo para os times que lá se apresentam pois a torcida e a mídia a proferem à exaustão: " Caiu no Horto, tá morto"!

Diante dessa perspectiva, considerando-se que o Palmeiras tem um time bastante inferior aos mineiros, como ficou evidenciado nas duas vezes que se encontraram este ano, creio ser pouco provável uma vitória folgada que possibilite ao Palmeiras um feliz encontro com a próxima fase da Copa do Brasil.

Apesar dos pesares não descarto a possibilidade de o Palmeiras vencer, pois quando dois grandes se encontram, seja qual for ou onde for o palco, tudo pode acontecer!

Como tudo de ruim parece ter acontecido nos últimos tempos, não é possível que, outra vez, o Palmeiras irá perder sem jogar nada!

Sei que haverá empenho do time, não apenas pela responsabilidade que envolve o jogo, mas, principalmente porque  todos os jogadores vão querer mostrar condições para a titularidade ao novo técnico Dorival Júnior, embora o auxiliar Alberto Valentim é quem estará sentado no banco orientando a equipe.

Essas são as duas razões pelas quais levo fé em uma grande apresentação da equipe que, tomara, possa reagir e se reabilitar em grande estilo, trazendo para Sampa a sua classificação.

No que respeita à contratação de Dorival já me manifestei, -com a minha conhecida franqueza-, contrário, por entender que havia uma extensa lista de técnicos providos de maior capacidade e, sobretudo, de liderança.

De qualquer forma estarei torcendo para que os meus prognósticos sombrios acerca do novo técnico não se materializem e que ele possa empreender um trabalho importante de recuperação, principalmente, do amor próprio do grupo, a fim de que o Palmeiras possa se ajustar, render um pouco mais e voltar a trilhar o caminho das vitórias!

Infelizmente o nosso alviverde, em razão da administração equivocada de tantos apedêutas que se sucederam às pencas no comando do clube, (Paulo Plebeu é o último e raro especime) perdeu o seu DNA de grande clube e transita, perigosamente, por um caminho que pode leva-lo a um terceiro e fatídico rebaixamento!

Que o caráter, a honestidade, a força interior, os conhecimentos adquiridos em toda uma vida dedicada ao futebol, possam ajudar Dorival nessa complicadíssima empreitada.

Que, muito mais que isso, por seu palmeirismo e pelo fato de ter parentesco com o grande líder do extraordinário time palmeirense na década de 70, seu tio Dudu, que Dorival possa potencializar os atributos, recuperar o Palmeiras ainda neste brasileiro e, com trabalho e sorte, até brigar por uma vaga na Libertadores.

Mas se, por outro lado, Dorival conseguir nos livrar do rebaixamento, colocando-nos numa posição boa e safa, para mim, ele já terá cumprido a sua missão e terá valido a pena o barato investimento em um técnico meia-boca!

Para um time meia-boca, um técnico meia-boca que, certamente cumprirá uma campanha meia-boca, sob o comando de uma diretoria meia-boca! O Palmeiras, hoje, é um time meia-boca!

Fazer o que, senão torcer por eles (que não merecem)  e pelo nosso Verdão que tanto é merecedor! Vai, Palmeiras!


COMENTE COMENTE COMENTE

8 Comentários:

  • Às 4 de setembro de 2014 às 09:06 , Anonymous Marcelo I disse...

    Poderia colocar o Deola no lugar do Fabio, que enterrou o time muitas vezes.

     
  • Às 4 de setembro de 2014 às 09:08 , Anonymous 3VV disse...

    Por Emerson Prebianchi

    Não é necessário muito esforço para lembrar de ações desastrosas do STJD nos últimos tempos não é mesmo!?!?

    A ideia então é propor uma reflexão sobre a função do órgão privado que leva nome de órgão judicial e que no final das contas atua como órgão regulador dos interesses da CBF.

    E para não nos alongarmos demais, vamos apenas verificar situações em que o STJD ignorou as normas desportivas previstas no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) para tomar decisões voltadas aos interesses da CBF.

    E nesse sentido é impossível deixarmos de falar do rebaixamento da Lusa e consequente salvamento do Fluminense com base na utilização irregular de um atleta da Lusa que ocasionou a perda de pontos e consequente manutenção do Fluminense na Série A do Campeonato Brasileiro.

    À época o Procurador Geral do STJD foi categórico em afirmar que:

    “Se clubes não puderem perder pontos quando culpados, passa a ideia de que se faz julgamento político, e não técnico. Se houver interesses clubísticos em julgamentos e as normas não forem aplicadas de acordo com o Direito, é a falência das nossas instituições.”

    Virgílio Elísio, diretor de competições da CBF, responsável pela notificação feita informou que tal notificação é habitual e não representa uma posição sobre o episódio. Ele afirma que a decisão sobre os fatos compete ao julgamento.



    “Isso é um ritual, é de praxe. Toda vez que existe uma suspeita ou irregularidade que a gente possa comprovar internamente, sempre, sempre, eu encaminho, a não ser que não se caracterize. Nesse caso, pelo nosso levantamento, existe a irregularidade. Não quer dizer que o julgamento esteja resolvido. Julgamento é julgamento, cada um apresentará suas razões, já aconteceu de os advogados apresentarem suas razões e convencerem. Essa comunicação é o famoso dever de casa. A ausência do dever de casa seria engavetar. A minha ação de encaminhar não representa uma decisão de tirar A ou B, apenas constatar algo errado e encaminhar para que o tribunal analise.”

    O resultado todos sabem e a Lusa, 16ª maior torcida do país, perdeu os pontos e acabou rebaixada mantendo na Série A o Fluminense, 12ª maior torcida do país.

    Sem fazer juízo de valor na decisão que tomou os pontos da Lusa, olhemos apenas para o fato de que a CBF verificando possível irregularidade notificou o STJD que promoveu denúncia e julgou o caso.

    No mesmo Brasileirão de 2013, só que na Série B, a suposta escalação de jogador irregular por parte do Figueirense não gerou o mesmo ímpeto no Diretor de Competições da CBF que deixou de proceder a notificação da alegada irregularidade e o STJD por sua vez entendeu extemporânea a denúncia feita pelo principal interessado na perda de pontos do Figueirense, o ICASA-CE que conseguiria o acesso à Série A caso houvesse perda de pontos.

    Já em 2014, também pela Série B do Campeonato Brasileiro, o América de Minas não tomou as devidas cautelas e relacionou para disputar a competição o Lateral Eduardo, que já jogou pelo Palmeiras, e que disputou 4 partidas pelo Coelho, sem se ater que o lateral já houvera disputado a Copa do Brasil pelo São Bernardo e a própria Série B do Brasileiro pela Lusa.

    Nesse caso, o Diretor de Competições da CBF também deixou de proceder com o alegado praxe e não fez a notificação ao STJD, que contudo, foi notificado pelo Joinville que tem como dirigente o ídolo palmeirense Cesar Sampaio que na atribuição de suas funções administrativas agiu com presteza, fazendo com que o STJD por meio de sua Procuradoria promovesse a denúncia. Provavelmente vai custar caro pois deve tomar 21 pontos do time mineiro que vai deixar de lutar pelo acesso para brigar para se manter na Série B em 2015.

    Antes de passarmos ao caso relatado no Lance – Caso Petros – vale lembrarmos algumas atitudes do STJD em relação ao Palmeiras e principalmente avaliarmos as atitudes dos representantes do STJD.

     
  • Às 4 de setembro de 2014 às 09:09 , Anonymous 3VV disse...

    Em agosto de 2013, Valdiva foi acusado de forçar o terceiro cartão amarelo para cumprir suspensão durante uma convocação para a Seleção Chilena e o Presidente do STJD Flavio Zveiter disse o seguinte:

    “Estou tomando conhecimento da declaração do atleta agora, mas em tese, uma vez que eu ainda não vi o lance, essa atitude pode ser passível de punição porque caracteriza uma infração ao artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que fala em assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva. Ou seja, cavar propositalmente um cartão amarelo para se livrar de pura ou eventual suspensão se caracteriza como uma infração ao código, o que passa a ser passível de punição de uma a seis partidas”

    E o resultado foi a punição de Valdivia quando voltou da Seleção Chilena por ter “cavado” o cartão amarelo!

    Nada de anormal não fosse o fato de que não houve notificação e irregularidade por parte da CBF nem tampouco de qualquer outro clube, tendo sido a punição partido diretamente do próprio STJD.

    Coincidentemente na última partida do Corinthians, os jogadores Gil e Elias, convocados para a Seleção Brasileira forçaram o terceiro amarelo para cumprir suspenção durante a ausência pela Seleção e ninguém do STJD ou da Direção de Competições da CBF se pronunciou a respeito de possíveis punições. Nem mesmo aquele repórter do SPORTV deu o ar da graça para falar alguma coisa a respeito como houvera feito na suspensão do Valdivia.

     
  • Às 4 de setembro de 2014 às 09:09 , Anonymous 3VV disse...

    Mas a cereja do bolo veio na reportagem do Lance desta semana em que se noticiou uma irregularidade contratual na inscrição do atleta Petros que teve seu contrato registrado na Federação Paulista e seu nome divulgado no BID da CBF antes mesmo de ser assinado!

    Pois é! Segundo a legislação vigente, e para inviabilizar o contrato de gaveta que já causou grandes conflitos, a Lei Pelé determina que o contrato de trabalho do atleta profissional seja assinado e datado de próprio punho pelo atleta, e nesse caso, Petros assinou e datou o contrato com o dia 02 de agosto de 2014.

    Contudo, o Corinthians deu entrada no contrato junto a Federação Paulista de Futebol no dia primeiro de agosto, ou seja, um dia antes da assinatura! Desse modo inexistia qualquer contrato vigente em 1 de agosto e por isso é inválida a inscrição feita nesse dia uma vez que legalmente , segundo a Lei Pelé, o contrato só tem validade na data de sua assinatura.

    E mais! Dia 1º caiu numa sexta feita, e tendo o contrato assinado sido datado de 02 de agosto, sábado, a inscrição somente poderia ter sido feita na segunda feira dia 04 de agosto e o Corinthians relacionou o atleta para o jogo do dia 03 de agosto de modo que atuou com um jogador irregular.

    O artigo 214, mesmo utilizado para punir a Lusa e que serviu de base para a denúncia do América-MG fala em “incluir na equipe, ou fazer constar da súmula atleta em situação irregular” determinando a perda de três pontos por partida em que perdurou a irregularidade além da perda dos pontos das partidas disputadas em tal situação.

    A consequência lógica que se esperava do STJD e da CBF era de que havendo suposta irregularidade se promovesse a notificação para avaliação e consequente denúncia para instauração de procedimento administrativo em que se de fato houver comprovação de irregularidade que se percam os pontos para que não se passe a ideia de julgamento político, e não técnico como bem disse o Procurador Geral do STJD para que as normas seja aplicadas de acordo com o Direito sob pena de falência das instituições. Não é mesmo Paulo Schimitt?!?

    Se bem que o mesmo Paulo Schimitt disse ao Lance “vou esperar que a CBF ou um clube interessado envie uma notícia de infração para me posicionar”, o que contraria as últimas atitudes do Órgão Administrativo que tem nome de Órgão Judicial e que atua como Órgão Regulador dos interesses da CBF, que promove denúncias por meio de imagens de televisão e até mesmo por meio de ligações de repórteres.

    O que nos resta é aguardar e ver o que vai acontecer nos próximos dias, mas enquanto isso, por aqui vale a reflexão sobre o real papel do STJD. E das instituições do pobre e complicado futebol brasileiro.

    Saudações Alviverdes!

     
  • Às 4 de setembro de 2014 às 13:25 , Anonymous J.J disse...

    EM QUE PESE AS SUAS E AS NOSSAS
    OPINIÕES SOBRE TREINADORES JOGADORES
    E DIRIGENTES ALCIDES! ESTAMOS NO MESMO "BARCOS" KKKKK MEU "AMIGO"!
    COM TODA DESGRAÇA QUE TEMOS PASSADO
    NESTES MAIS DE DEZ ANOS EU TE AFIRMO
    QUE AQUI EM SAMPA( São Bernardo do
    Campo a "Detroite" Brasileira) as camisas que mais vejo nas Ruas são
    as do VERDÃO!
    VIDE A ÚLTIMA PESQUISA DATA FOLHA
    SOBRE TORCIDAS QUE A NOSSA TORCIDA
    AUMENTOU E A DOS BAMBI TA CAINDO.

     
  • Às 4 de setembro de 2014 às 22:31 , Anonymous Anônimo disse...

    Tá difícil a vida de um palmeirense!!! Me animo durante o dia, faço minha pipoca, ligo a tv na caixa de som. O jogo começa, um chute pra fora que me deixa bastante esperançoso, mas então vem a triste realidade: é o palmeiras! Não posso imaginar que jogadores como Juninho, Tóbio, Renato, Marcelo Oliveira, Mazinho, Henrique, Weldinho hoje vestem o manto alviverde. Nada dá certo!! Bruno Cesar até tem um bom toque de bola, mas encontra-se visivelmente fora de forma. Fábio até que é um bom goleiro, mas está assustado. Alione é um bom volante que sai para o jogo, mas está perdido. Vem o segundo gol e com ele a vontade de chorar, mas não é de tristeza, é de revolta. O que fizeram com o meu Palmeiras? perdemos todas as bolas de cabeça, nossos jogadores parecem diminuídos... Nada dá certo!!! acaba o primeiro tempo e com isso o alívio de não estar levando goleada. A que ponto cheguei??!! Penso nas gozações de amanhã, só penso em ficar calado, não tenho o que dizer: meu time é ruim. O que falta ao Palmeiras é cada um destes jogadores saber que o Palmeiras também é dele, também é ele!!! Correr, ter calma, tocar a bola, pensar, raciocinar, jogar junto, com raça, fome de bola, entrar em cada dividida como se fosse a chance de sua vida... Mas isto é um sonho, estes jogadores não pensam nisso. Ganham seus salários - que são muito altos!!! - amor ao clube?? Isso não existe!! A esperança é acreditar em Dorival Junior. Por que ele é palmeirense!! Mesmo vindo de trabalhos ruins, mesmo estando há um tempo fora do mercado. Tenho que me agarrar à única esperança que tenho, pois é tudo que temos. Torcer pra dar certo. Está difícil torcer para o meu time, minha paixão, mas não desisto. Nasci palmeirense, cresci palmeirense e vou morrer palmeirense.

    P.S.: Palmeiras, sei que você está passando por uma fase muito difícil, mas não vou te abandonar, NUNCA!!! Mesmo você estando nessa situação, mesmo eu sendo alvo de piadas, minha vida também é você!!

     
  • Às 4 de setembro de 2014 às 22:32 , Anonymous Anônimo disse...

    Tá difícil a vida de um palmeirense!!! Me animo durante o dia, faço minha pipoca, ligo a tv na caixa de som. O jogo começa, um chute pra fora que me deixa bastante esperançoso, mas então vem a triste realidade: é o palmeiras! Não posso imaginar que jogadores como Juninho, Tóbio, Renato, Marcelo Oliveira, Mazinho, Henrique, Weldinho hoje vestem o manto alviverde. Nada dá certo!! Bruno Cesar até tem um bom toque de bola, mas encontra-se visivelmente fora de forma. Fábio até que é um bom goleiro, mas está assustado. Alione é um bom volante que sai para o jogo, mas está perdido. Vem o segundo gol e com ele a vontade de chorar, mas não é de tristeza, é de revolta. O que fizeram com o meu Palmeiras? perdemos todas as bolas de cabeça, nossos jogadores parecem diminuídos... Nada dá certo!!! acaba o primeiro tempo e com isso o alívio de não estar levando goleada. A que ponto cheguei??!! Penso nas gozações de amanhã, só penso em ficar calado, não tenho o que dizer: meu time é ruim. O que falta ao Palmeiras é cada um destes jogadores saber que o Palmeiras também é dele, também é ele!!! Correr, ter calma, tocar a bola, pensar, raciocinar, jogar junto, com raça, fome de bola, entrar em cada dividida como se fosse a chance de sua vida... Mas isto é um sonho, estes jogadores não pensam nisso. Ganham seus salários - que são muito altos!!! - amor ao clube?? Isso não existe!! A esperança é acreditar em Dorival Junior. Por que ele é palmeirense!! Mesmo vindo de trabalhos ruins, mesmo estando há um tempo fora do mercado. Tenho que me agarrar à única esperança que tenho, pois é tudo que temos. Torcer pra dar certo. Está difícil torcer para o meu time, minha paixão, mas não desisto. Nasci palmeirense, cresci palmeirense e vou morrer palmeirense.

    P.S.: Palmeiras, sei que você está passando por uma fase muito difícil, mas não vou te abandonar, NUNCA!!! Mesmo você estando nessa situação, mesmo eu sendo alvo de piadas, minha vida também é você!!

     
  • Às 5 de setembro de 2014 às 01:10 , Blogger Unknown disse...

    Alcides admiro seu trabalho, mas é impossível estar calado perante a ``gestão´´, catastrófica de um incompetente, que se julga capaz de manter um clube como a SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS, imune a própria mediocridade, que tem um efeito nocivo, oriundo das influencias nefastas de uma figura já conhecida há 37 anos, hoje a Sociedade , esta adoecida pelo marasmo e conivência politica de muitos , que trocam favores e posturas, pelo simples prazer mundano de terem algumas benesses, que podem representar anos de atraso e embaraço em todas as áreas de atuação do Alviverde Imponente, agora só nos esta torcer pelos míseros 32 pontos que, nos afasta definitivamente do terceiro vexame !

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial