Observatório Alviverde

20/09/2014

JÁ NÃO ERA SEM TEMPO: NOBRE MOSTRA A CARA E PROTESTA CONTRA ÁRBITRO GAÚCHO!





O adversário palmeirense desta rodada é o Goiás, clube que, a exemplo do Palmeiras traja verde, e, por incrível que pareça, foi constituído para ser um espelho do Palmeiras.

E o foi,  tanto e quanto o Atlético Goianiense, (time mais velho, do então longínquo distrito de Campinas, hoje um próspero bairro de Goiânia), se sentia uma espécie de filial do Flamengo e o Goiânia EC, o Galo Carijó era, em termos, uma filial do Cu-rintia.

O Goiânia, era sustentado por árabes que migraram de São Paulo a Goiás e por viajantes paulistas que vendiam os seus produtos no "coração verde da pátria", como se chamava o estado goiano naquele tempo, nos primórdios da fundação de sua capital, uma das primeiras cidades planejadas construídas no Brasil. Antes de Goiânia, a capital era a vetusta cidade garimpo denominada Goiás "velha"!

O fato é que, o outrora poderoso Goiânia EC, 14 títulos, dono de enorme torcida e de um vasto corpo social, existe, hoje, mais como um clube de lazer e disputa, humildemente, a segunda divisão.

Todas as tentativas no sentido de que esse clube se recuperasse e voltasse forte e equilibrado à elite do futebol goiano, malograram. 

Aliás, até o time que, outrora, reunia a maior torcida, o Vila Nova, o time do povo, campeão quinze vezes, encontra-se em uma fase muito ruim, sem a pujança e a liderança de outras eras e há quase dez anos não conquista um título.

Fazendo blague:

Se vale como consolo à nossa torcida, ao menos em Goiás, o Palmeiras pulverizou o Curintia. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA....

O Goiás, repito, uma espécie de filial do Palmeiras cresceu e assumiu as proporções gigantescas que ostenta nos dias de hoje através do trabalho de muitos dirigentes, entre os quais destaco o inesquecível Edmo Pinheiro, a quem conheci pessoalmente, representante da Caninha Tatuzinho em Goiás, nas distantes décadas de 50 e 60 do século passado.

Sob Edmo e família, o Goiás encorpou e cresceu tanto que dominou, completamente, o futebol goiano e transformou-se no clube de maior força, de maior peso e de maior torcida naquele estado brasileiro.

O Goiás F.C, a exemplo do Palmeiras, também é o alviverde, o Verdão, o time esmeraldino, tem como símbolo o periquito e assumiu todos os cognomes e bordões que eram exclusividades do Palmeiras, e, assim, é chamado, até hoje.

Se nos primórdios de sua fundação o Goiás era considerado assim como uma espécie de time irmão, o mesmo já não se pode dizer mais e nem se considera nos dias de hoje. 

Tantas foram as vezes que o Palmeiras perdeu para os goianos, que a nossa torcida não tem um grama de simpatia por eles e já os considera, apesar das similitudes e aparências, como outro rival a ser batido, nada mais!

....

Amanhã, domingo, 21/09 o Palmeiras enfrenta o Goiás no Serra Dourada.

Dizer que o jogo é difícil é um desnecessário pleonasmo, mas frisar e acentuar que o verdadeiro Verdão, o Palmeiras,  não pode perder, é obrigação!    

Ausências do Palmeiras para o jogo de amanhã às 18,30 H no Serra Dourada, nove: 

Fernando Prass, Wendel, Tobio, Wellington, Marcelo Oliveira, Eguren, Wesley, Leandro e Valdivia. 

Inclusos mais dois jogadores ao grupo dos contundidos, o Palmeiras formaria, em meu entendimento, um time melhor do que aquele que vai se apresentar, amanhã, no Serra Dourada.

Por falar no time que começará jogando, Dorival deve estar em dúvida quanto à tática a ser adotada, pois ainda não definiu se entra ou não, de cara,  com o centroavante pivô e referência Henrique, ou se opta por um time mais rápido que ponha a bola no chão e imprima correria ao jogo, com Allione, Diogo e Cristaldo.

Desta vez Dorival acerta ao colocar em campo um time mais precavido defensivamente, mediante a escalação de Josimar no meio de campo. 

Josimar pode não ser um primor de volante, mas é um atleta experiente, forte, de boa preparação física, que corre muito, se empenha e que conhece bem a posição. 

Jogando, mais, no desarme, cobrindo o lado direito quando das avançadas desse estupendo lateral, o garoto João Pedro (como é que Gareca não viu, ou, se viu, conseguiu esconder um jogador desse naipe, considerando-se que o Palmeiras não tem um lateral eficiente na posição desde a saída de Cicinho), creio que estaremos blindados defensivamente no setor e aptos para explorar o jogo pelos lados do campo.

Juninho "marcha à ré", que esteve muito mal contra o Flamengo, vai cumprir o mesmo papel marcador de Josimar, embora pelo lado esquerdo de campo, com uma pequena variação de função, pois terá mais liberdade e deverá se aproximar, mais, dos atacantes.

O grande problema de nosso time será a impossibilidade de aproveitamento do jogo aéreo nas jogadas dinâmicas de toque, haja vista que, tanto Cristaldo quanto Diogo, Allione e qualquer outro atacante entre os que estão anunciados e serão escalados não têm altura suficiente para brigar, pelo alto, com os gigantes que compõem a linha de zaga do Goiás.

Se Henrique começar jogando, o Palmeiras terá a perspectiva de explorar a bola ao alto, com a desvantagem de diminuir a intensidade da marcação da saída de bola e atuar com um pouco mais de lentidão, haja vista que o nosso centro-avante não tem a característica da velocidade.

Aliás, a grande deficiência desse time do Palmeiras, é, em meu entendimento, a média de altura,  extremamente baixa.

Embora não seja fator determinante, a ausência de jogadores altos, faz com que o Palmeiras perca uma alternativa importante, uma ferramenta tática perfeita, quando se enfrenta equipes que jogam, sistematicamente, na defesa ou promovem retrancas intransponíveis pela falta de espaço para o jogo rasteiro.

A rigor, exceção feita a  Henrique e a Deola, apenas Lúcio entre os jogadores de linha tem altura que favorece ao jogo aéreo. 

Vitorino, em que pese a excelente impulsão, é um jogador baixo, como baixos são todos os demais jogadores anunciados como titulares para amanhã.
....
Você, particularmente, entende que o Palmeiras deva entrar com Henrique e jogar de forma mais cadenciada, pelos lados do campo e levantando a bola para a área adversária?

Ou prefere o jogo rápido e infiltrante, jogado, muito mais, pelo meio, com o trio de atacantes treinado por Dorival, com Diogo, Cristaldo e a chegada em alternância de Allione ou de Juninho?

COMENTE COMENTE COMENTE

Sobre Valdívia.

Dorival pediu a punição de Valdívia que teria concordado com a pena, sem reclamar.

Não sei que punição ocorreu, se é que ocorreu.

O fato é que o Palmeiras consegue tomar uma medida em relação ao caso sem permitir vazamentos.

É assim que tem de ser.

Da mesma forma, a diretoria entendeu os recados deste blog e de outros, e, finalmente, tomou uma medida em relação à arbitragem de Anderson Daronco quando do jogo contra o Flamengo.

Além de  protestar civilizadamente mas mostrando descontentamento e indignação em relação a um árbitro incompetente que validou escandaloso gol em que um jogador do Flamengo usou a mão, deixou de assinalar um pênalti clamoroso sobre Henrique. 

Achei sensato e de bom tom a diretoria ter pedido o afastamento do faccioso árbitro gaúcho dos jogos do Verdão.

O procedimento é tardio, mas, creio, terá efeitos positivos já no jogo de amanhã contra o Goiás.(AD) 
...



6 Comentários:

  • Às 20 de setembro de 2014 às 08:06 , Anonymous Anônimo disse...

    Prezados Palmeirenses
    Nosso Presidente é menino novo e necessita ser orientado e o observatório alviverde vem fazendo esse papel, mas temos certeza trata-se de um grande palmeirense, vai crescer pode ter certeza e se ficar para um próximo mandato, creio irá melhorar muito, sou muito otimista, gostei da molecada e com uma ou duas grandes peças estilo Valdivia (com comportamento) vai dar liga!!!
    Marcelo Dinardi

     
  • Às 20 de setembro de 2014 às 09:49 , Anonymous Alcides Drummond, o Editor disse...

    Marcelo

    Obrigado pela participação!

    O presidente está amadurecendo e, devagarinho, aprendendo os macetes e responsabilidades que envolvem o cargo.

    No caso das arbitragens, o Palmeiras tinha de ter um porta-voz irônico e de língua afiada para as reclamações mais leves e o próprio presidente vir a público em fatos mais graves, falando sempre com serenidade, sem xingar, ofender, ou dar uma de Belluzzo (até compreendo o que ele fez em 2009);

    Acima de tudo esse portavoz tem de saber usar ironias e figuras de palavras e pensamentos, para evitar que o clube seja punido.

    Da mesma forma, tem de ser usada a imprensa, da forma mais adequada que o clube poder.

    O maior legado do "governo" de Nobre será, sem dúvida a formação de jogadores e o aproveitamento da base, sensacional, embora tenha surgido não por planejamento, mas por necessidade.

    Espero que essa política continue vigorando no Palmeiras e não cesse diante de interesses pessoais ou de qualquer possível mudança de diretoria;

    Não descarto apoiar Nobre à reeleição por sua conduta como gerente da Sociedade Esportiva, mas ele vai ter de trabalhar muito ou se aliar a alguém de maior capacidade, no que respeita ao time. (AD)

     
  • Às 20 de setembro de 2014 às 17:14 , Anonymous Anônimo disse...

    Alcides, boa tarde

    E a primeira vez que entro nesse espaço o qual acompanho
    ha alguns anos, confesso que sou admirador das opinioes suas
    e do pessoal que aqui podem expressar de uma forma democratica . Sao opinioes inteligentes, situaçoes :, sujestoes, insatisfaçoes , tristezas , frustaçoes e muito, mas muito amor
    ao Palmeiras . Tal certeza de todas essas sensaçoes me fazem
    pedir licença para juntar me aos amigos nesse espaço o qual
    considero o mais inteligente entre toda a Midia Palestrina, um abraço a todos e Alcides para Presidente do Palmeiras .
    PalmeirasEterno 1972.
    Edmilson Cavatao

     
  • Às 20 de setembro de 2014 às 19:30 , Anonymous J.J disse...

    ACHO QUE NUNCA TERÍAMOS CAÍDO NÃO
    FOSSEM OS ERROS CONSTANTES DE ARBITRAGEM CONTRA O PALMEIRAS NOS 2
    ÚLTIMOS REBAIXAMENTOS.

    O TIME NÃO É BOM SOMA-SE A ISSO A ROUBALHEIRA CONTRA O PALMEIRAS É REBAIXAMENTO QUASE CERTO.

     
  • Às 20 de setembro de 2014 às 22:13 , Anonymous Alcides Drummond, o Editor disse...

    Ao Edmilson

    Sou-lhe grato pelas palavras afetusosas dirigidas ao Blog e a este blogueiro.

    Ficaremos, todos,felizes se voce tornar-se um descompromissado porém habitual colaborador deste espaço.

    Sua opinião, sou convicto disso, é muito importante para que TODOS NÓS possamos ajudar a tirar o Palmeiras da má situação em que se encontra.

    Nem é preciso dizer que vc está a vontade para criticar ou para contrariar as nossas opiniões, haja vista que nem sempre acertamos, e, muito menos, somos o dono da verdade.

    Seja bem-vindo e um abraço deste blogueiro e de todos os bloguistas que militam neste espaço. (AD)

     
  • Às 20 de setembro de 2014 às 22:13 , Anonymous Alcides Drummond, o Editor disse...

    Ao Edmilson

    Sou-lhe grato pelas palavras afetusosas dirigidas ao Blog e a este blogueiro.

    Ficaremos, todos,felizes se voce tornar-se um descompromissado porém habitual colaborador deste espaço.

    Sua opinião, sou convicto disso, é muito importante para que TODOS NÓS possamos ajudar a tirar o Palmeiras da má situação em que se encontra.

    Nem é preciso dizer que vc está a vontade para criticar ou para contrariar as nossas opiniões, haja vista que nem sempre acertamos, e, muito menos, somos o dono da verdade.

    Seja bem-vindo e um abraço deste blogueiro e de todos os bloguistas que militam neste espaço. (AD)

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial