Observatório Alviverde

10/11/2014

OS NÚMEROS DA LUTA CONTRA O DESCENSO! ATÉ QUANDO A TABELA VAI CONTINUAR SALVANDO O PALMEIRAS?


OS NÚMEROS DOS CLUBES QUE LUTAM CONTRA O REBAIXAMENTO, FUI BUSCÁ-LOS, OUTRA VEZ, NO PRESTIGIOSO SITE INFOBOLA, EDITADO PELO MATEMÁTICO GAÚCHO TRISTÃO GARCIA, UMA REFERÊNCIA ESTATÍSTICA DO FUTEBOL BRASILEIRO HÁ LARGOS E LONGOS ANOS .

É ÓBVIO QUE SÓ ESTOU PUBLICANDO A PARTE QUE INTERESSA AO PALMEIRAS, PARA O CONHECIMENTO E, PRINCIPALMENTE, A ANÁLISE DE TODOS OS QUE PARTICIPAM DESTE OAV.

ÚLTIMOS COLOCADOS: RISCO DE CAIR
Tabela de pontos ganhos


Clubes Pontos ganhos Vitórias Empates Derrotas Saldo de Gols Gols pró Gols contra Jogos Risco
20 . Criciúma 30 7 9 17 -23 24 47 33 96%
19 . Bahia 31 7 10 16 -11 25 36 33 92%
18 . Botafogo 33 9 6 18 -11 31 42 33 81%
17 . Vitória 34 9 7 17 -11 35 46 33 65%
16 . Chapecoense 36 9 9 15 -7 30 37 33 25%
15 . Coritiba 37 9 10 14 -6 32 38 33 26%
14 . Palmeiras 39 11 6 16 -17 32 49 33 6%
13 . Figueirense 39 11 6 16 -12 31 43 33 7%
12 . Sport 41 11 8 14 -14 28 42 33 2%

Fique claro que esses são os números após o cumprimento da 33ª rodada, considerando-se que os números se alteram ao final de cada etapa cumprida. 

Pelo que se conclúi, houvesse o Palmeiras vencido o Galo estaria com 42 pontos e então se diria que, ao menos até o cumprimento da 34ª rodada, estaria livre do rebaixamento. 

Em última análise, vocês constatarão que, com 42 pontos, definitivamente, o Palmeiras poderia estar liberto e livre!

Agora, apesar de outra rodada favorável em que todos ajudaram, só o Palmeiras não se ajudou, se o Verdão vier a perder, volta, perigosamente, à zona da confusão e ainda corre riscos de ir pro beleléu.

Por isso, urge que o Palmeiras pontue o mais rapidamente possível,  afim de que o time possa esperar, com menos sobressaltos, os resultados dos adversários, calcular com calma as suas necessidades numéricas e entrar em campo com toda a confiança, sabendo, antecipadamente, o teor da tarefa a ser cumprida. 

O número mágico, suficiente para tirar qualquer time do buraco, tem mudado neste Brasileiro sui-gêneris, completamente diferente dos anteriores, com numerosos times se digladiando na parte debaixo da tabela, com a espada sobre a cabeça.

Os números antecipados pelos matemáticos, começaram pelo 46, mas, com o suceder dos resultados foram se alterando, passando, sucessivamente para 45, 44, até 43, mas há quem diga e eu comprovo que há uma tendência de que venha a ser 42.

Brincando de matemático, quero fazer uma previsão de quem será rebaixado, a partir dos percentuais de pontos obtidos pelas equipes durante todo o campeonato.

Consideremos que 100% corresponde a 15 pontos possíveis nas últimas 5 rodadas. Partindo desse princípio, vejam o que fariam os clubes se mantivessem os índices obtidos no campeonato até agora e que não houvesse superação de nenhum nesta reta final:

Com 30 pontos e 7 vitórias, o Criciuma, com um aproveitamento de 30,3%, chegaria entre 34 e 36 pts.
Com 31 pontos e 7 vitórias, o Bahia, com um aproveitamento de 31,3%, chegaria entre 33 e 38 pts.
Com 33 pontos e 9 vitórias, o Botafogo, com um aproveitamento de 33,3%, chegaria entre 38 e 41 pts.
Com 34 pontos e 9 vitórias, o Vitória, com um aproveitamento de 34,3%, chegaria entre 39 e 42 pts.
Com 36 pontos e 9 vitórias, a Chapeco, com um aproveitamento de 36,4%, chegaria entre 42 e 44 pts.
Com 37 pontos e 9 vitórias, o Coritiba, com um aproveitamento de 37,4%, chegaria entre 43 e 44 pts.
Com 39 pontos e 11 vitórias, o Figueira, com um aproveitamento de 39,4%, chegaria entre 45 e 47 pts.
Com 41 pontos e 11 vitórias, o Sport, com um aproveitamento de 31,4%, chegaria entre 46 e 47% pts.

COM 39 PONTOS E 11 VITÓRIAS, O PALMEIRAS, COM UM APROVEITAMENTO DE 39,4%, TERMINARIA O BRASILEIRO ENTRE 45 E 47 PONTOS, PERMANECENDO NA SÉRIE A.

ESSES NÚMEROS REFORÇAM A TESE JÁ DIVULGADA POR ESTE BLOG, DE QUE O NÚMERO BASE PARA O REBAIXAMENTO, DE FATO, PODERÁ SER MENOR DO QUE OS PROPALADOS 43 DOS MATEMÁTICOS.
  
QUEM SE DISPUSER A ELABORAR UMA PESQUISA MAIS AMPLA, PODE  ENTRAR DIRETO NO SITE INFOBOLA, CUJO ENDEREÇO, POR QUESTÕES DE CRÉDITO E RECONHECIMENTO, DISPONÍBILIZO: 

 http://www.infobola.com.br/

Em relação ao Palmeiras, há cinco rodadas do encerramento do Brasileiro, a dura constatação é a de que o alviverde continua correndo riscos de cair.

É verdade que são riscos relativizados e minimizados pelo fato de o Palmeiras, no contexto da vergonha que o oprime, conseguir, entre os piores, ser o terceiro, logo atrás de Sport e Figueira, porém com muito mais pontos e vitórias do que os demais componentes do "pelotão da reborréia".

Além de estar, em meu entendimento, a uma simples vitória, ou, três pontos, da redenção, o importante é que o Palmeiras não depende de ninguém, mas, apenas de si, para conseguir os pontos, dos quais depende, para a sua permanência na elite.

Aí é que mora o perigo, porque se todos os outros times nos ajudam, (eu nunca vi em minha vida tanta coincidência de rodadas favoráveis como este ano), só o Palmeiras não se ajuda.

Para vencer os jogos é preciso, antes de tudo, fazer gols, mas, como fazê-los, se o Palmeiras é um time montado por Kleina, remontado por Gareca e consolidado por Dorival Júnior, exclusivamente, para não sofrer gols?

COMENTE COMENTE COMENTE

14 Comentários:

  • Às 10 de novembro de 2014 às 06:43 , Anonymous Anônimo disse...

    Não é admissível o futebol praticado pelo verdão contra o atlético no final de semana, parece que entraram achando que jogo estivesse ganho. Jogadores que não acertavam passe algum, muito menos vontade em disputar a posse de bola, para mim os mais fracos foram: Marcelo Oliveira, Allione, Renato e Mazinho. Não podemos admitir que técnico não tenha visto e já alterado time na 1ª etapa do jogo, técnico muito fraco também, só é político com tantos jogadores, precisa-se de pulso e atitude, cobrar jogadores de suas obrigações para com o clube, já pensou se tivesse vivendo situação do botafogo? Time é limitado tecnicamente todos nós sabemos, agora faltar com comprometimento e empenho é inadmissível e falta de respeito para com todos nós palmeirenses.

     
  • Às 10 de novembro de 2014 às 06:51 , Anonymous Anônimo disse...

    Chega de ficar torcendo contra os concorrentes a série B, não é possível que o time nem sequer mostre amor ao clube e respeito como disse amigo acima aos torcedores do verdão, quando o Mago não joga ou faz partida sem destaque o time apague, jogadores quando tem a bola o procuram para resolver, no meu modo de ver falta vontade e determinação. Basta torcermos como fazemos para bom resultado do verdão, agora ficar secando demais, passou dos limites. Que comissão técnica cobre os profissionais e atitude, agora o que pensar dos próximos jogos sem o Valdívia!!! Só para quem tem coração forte.

     
  • Às 10 de novembro de 2014 às 08:14 , Anonymous J.J disse...

    O IMPORTANTE É QUE TAMO FORA DO PELOTÃO
    DA DIARREIA (REBORRÉIA) .

    A TABELA NÃO REBELOU CONTRA O VERDÃO DESTA VEZ DESTA VEZ.

    ENTRE OS MORTOS E OS FERIDOS TAMO SALVO

     
  • Às 10 de novembro de 2014 às 15:41 , Anonymous MestredosMagos disse...

    Veados x Palmeiras
    Palmeiras x Sport
    Coritiba x Palmeiras
    Internacional x Palmeiras
    Palmeiras x Atlético-PR (que já tem 46 pontos)


    Jogo chave Sport em casa.

    Se antes disso, acontecer de ganharmos dos veados, já estamos fora.

    Mas como acreditar num time que tem Henrique como avante e um professor Pardal no comando?

    A verdade nua e crua é que com um centroavante melhor, ele teria uns 30 gols e já estaríamos fora.

    Saudações.

     
  • Às 10 de novembro de 2014 às 17:56 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    Mestre

    Endosso as suas palavras!
    Você sintetizou tudo. É tudo!

    Simplesmente, antecipou uma postagem que eu faria e vou fazer mais à frente. Abs (AD)

     
  • Às 10 de novembro de 2014 às 19:04 , Anonymous Marco disse...

    Uma grande contradição:
    O Palmeiras tem o artilheiro do campeonato e esse artilheiro é o jogador que mais perde gols incríveis na competição, em quantidade e em facilidade.

    Então, o time do Palmeiras não é limitado porque CRIA jogadas!!!
    Por lógica, é isso!

    Pode ser que a expressão "time do Palmeiras cria jogadas" deva ser substituída por "Valdívia cria jogadas", mas o fato concreto é que se nosso centro avante fizesse os gols que perde (gols absurdos, erros ridículos), o Palmeiras estaria na ponta do campeonato, com outro ambiente.

    E para não ser incoerente com postagens anteriores, não descarto o Henrique como um bom reserva.

     
  • Às 10 de novembro de 2014 às 19:42 , Anonymous victor tredenski disse...

    VEJAM A ENTREVISTA EXCLUSIVA DO PESCARMONA NO BLOG DO COSME RIMOLI

    http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/se-for-para-o-palmeiras-ter-um-dono-o-melhor-e-chamar-um-sheik-como-fez-o-manchester-city-o-paulo-nobre-e-um-pseudo-mecenas-ele-poe-dinheiro-mas-vai-cobrar-e-com-juros-exclusiva-com-wlademir-pe-10112014/

    NAO PRECISA GOSTAR DO CARA (EU NAO GOSTO), MAS E PARA TITULO DE INFORMAÇÃO, SE E QUE POSSO CHAMAR ISSO

    AFINAL DE CONTAS

    29 DE NOVEMBRO ESTA AI

    É ELEIÇÃO NO ALVIVERDE

     
  • Às 10 de novembro de 2014 às 20:13 , Anonymous Anônimo disse...

    Concordo com o pessoal acima. Sem querer botar muita pressão num jogo só, será contra o Sport a nossa redenção. Tão importante quanto o jogo do Bahia. Isso não significa que vencer os bambis no Morumbicha não traga satisfação.

    Outro dia olhei de quem o Palmeiras ganhou nesse campeonato. Praticamente foram desses times que estão no pelotão da diarréia. Que fase, Verdão.

     
  • Às 11 de novembro de 2014 às 09:16 , Anonymous J.J disse...

    EXATAMENTE!... O HENRIQUE TERIA 30 GOLS
    CASO UM ILUMINADO LÁ NA COMISSÃO
    TÉCNICA DESSE UM TOQUE PRO JOGADOR QUE
    EM ALGUNS LANCES ELE TEM ATÉ 3 SEGUNDOS
    PRA PARAR E CHUTAR A GOL!... TER SANGUE
    FRIO, TER CALMA!... DA UM DRIBLE PARA E OLHA!... TEM JOGADAS QUE O ZAGUEIRO NÃO
    VAI CHEGAR!... É SÓ TER CALMA!...

    É SÓ TER CALMA! CASSSSSSETE!...

     
  • Às 11 de novembro de 2014 às 09:20 , Anonymous J.J disse...

    É UM ABSURDO OS GOLS QUE O HENRIQUE
    PERDE POR PRECIPITAÇÃO NA HORA DE CHUTAR!....

    POR FAVOR AVISEM ESSA AMEBA CHAMADA
    HENRIQUE QUE PRECISAR TEM CALMAAAA!...

     
  • Às 11 de novembro de 2014 às 09:47 , Anonymous Marco disse...

    Os últimos campeonatos brasileiro, especialmente este, têm provado que um time para ser campeão precisa ter comprometimento, vontade e ambição.
    No futebol brasileiro nivelado por muito baixo, a diferença entre o primeiro e o último é muito pequena e prova disso são os vários resultados onde que está no final da tabela consegue vencer quem está na ponta.
    Os dois clubes mais badalados hoje, os mineiros, foram montados em mais de noventa por cento dos seus elencos com os chamados refugos. Tivesse o Palmeiras montado esses times, seria revolução geral e estaria em situação até pior.
    Basta lembrar da situação do Atlético em 2011 anos e do Cruzeiro em 2012.
    Em relação ao Palmeiras, este segundo turno mostrou que se o time jogar com o mínimo de seriedade, consegue escapar fácil. Ficamos com bronca da ruindade do Henrique (e eu fiquei muito nesse último jogo), mas Henrique é o modelo de jogador do futebol brasileiro de hoje e nesse futebol de hoje ele serve.
    Entretanto, em se tratando de futebol, nunca se deve esquecer que jogador de futebol é um "profissional" mimado e com baixo grau de profissionalismo. Essa é uma das razões da imprevisibilidade do esporte.
    Desculpem a expressão, o futebol brasileiro está uma b....., mas o palmeirense acha que só o seu time é uma b......
    Se tiver um pouco de vontade, supera vários times que são mais b.... ainda.
    Agora, é fazer de tudo para vencer dois jogos em cinco e para 2015 montar um elenco com mais qualidade e menor quantidade.
    Se melhorar só um pouco, para o baixo nível que temos, dá para voltar a ganhar títulos.

     
  • Às 11 de novembro de 2014 às 09:53 , Anonymous Anônimo disse...

    Tenho pena dos torcedores do verdão que como eu fica passando nervoso e raiva ao mesmo tempo. Com raríssimas exceções, atletas limitados tecnicamente e treinador como bem definiu amigo professor pardal. O que esperar deste time? O que esperar do técnico? A diferença está na torcida que não desanima nunca e apoia incondicionalmente, ela sim faz a diferença. Jogadores que não deveriam estar vestindo a camisa deveriam pedir para sair se ao menos tivessem vergonha na cara e respeito ao clube, nem mencionarei nomes pois todos sabem.

     
  • Às 11 de novembro de 2014 às 10:36 , Anonymous Marcelo I disse...

    Uol boba, para não falar aquilo que penso.

    Mais ainda é esse paulo pobre... que dá pano prá manga ...

    Vê se é matéria para por no final de campeonato, só o Dorival pensa no time...

    http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2014/11/11/mais-dispensas-do-que-contratacoes-palmeiras-tem-planos-para-2015.htm

     
  • Às 11 de novembro de 2014 às 15:50 , Anonymous Marco disse...

    Nem vou entrar no mérito se as informações da matéria do UOL procedem ou não.
    Matéria do UOL (Grupo Falha de SP) na semana do jogo do Palmeiras contra o Jardim Leonor tem intenção definida.

    Justo nessa semana, o portal moleque de recado dos bambis vem tratar de um assunto de montagem de time para o próximo ano, com anuncio de dispensa?
    Muita coincidência!!!!!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial