Observatório Alviverde

11/07/2017

OTIMISMO TEM DE SER A MARCA REGISTRADA DO PALMEIRAS NO DERBY DE AMANHÃ!


Ensinou-me o futebol ao cabo de tantos anos, que o Palmeiras, para ser campeão, tem de ter e manter em campo um time -no mínimo- dez vezes melhor do que todos aqueles com os quais concorre. 

Se não for assim, não ganha nada! Não ganha mesmo!

Há quantos anos as federações, as confederações, as arbitragens, os tribunais esportivos e, principalmente, a imprensa esportiva, leia-se o rádio, os jornais e, principalmente, a televisão, jogam descaradamente contra o Verdão, trabalham contra o Verdão e fazem dele tudo o fazem, em autêntico festival de maldades que parece não ter fim. 

Na realidade o Palmeiras de há muito é conhecido como o time dos dirigentes mais fracos, frouxos, pusilânimes, amadores e os mais indigentes de ideias que conheci (ressalvadas poucas exceções), pois permitiram que fizessem do clube, o time de futebol mais odiado, execrado, discriminado e o mais perseguido do Brasil.

Em contraposição, o Curica, talvez pelo fato de se constituir no maior rival do "elitizado" Verdão e de representar a antítese da postura palmeirense, conta com todas as benesses, proteção e amparo das mesmas federações, confederações, arbitragens, tribunais esportivos e da própria mídia, tem o time de futebol mais protegido, paparicado e  descaradamente ajudado deste país de dimensões continentais.

Digo isso sem ódio e sem medo, à véspera de um clássico decisivo, um autêntico divisor de águas, pois se o Palmeiras perder ou, ao menos empatar, estará, de um ponto de vista prático, impedido de poder brigar pelo título do Brasileiro, pois só um milagre o salvaria.

O interessante é que num momento como esse em que o Palmeiras está em baixa e o Curica em alta, parte ponderável de nossa torcida tomada por humilhante complexo de inferioridade e desconfiança, parece ter perdido a esperança e o otimismo, a julgá-la pelas intermináveis comparações que continua fazendo entre os clubes, a maioria delas sempre em detrimento do Palmeiras.

É um tal de ficar o tempo todo dizendo: "desta vez não vai dar pra nós porque o time deles é melhor".

"Eles é que sabem, eles é que conhecem"! 

"Nós gastamos milhões e eles, com alguns tostões, montam times melhores do que os nossos". 

"O time deles que é bom, o nosso é meia-boca" 

E assim a torcida palmeirense, acostumada a lotar o estádio, não consegue se conter ou tranquilizar, promovendo um autêntico festival de lamentações e manifestações carregadas de receios, medos e, enfim, de falta de confiança, que acabam tomando conta da cabeça de alguns jogadores personalidade mais fraca. 

É preciso, então, que o palmeirense tenha mais otimismo e esteja ciente e consciente de que o time do Palmeiras, apesar da diferença de pontuação,  é muito melhor que o do Curica, tanto e quanto vai fazer o clássico de amanhã em sua própria casa onde (quer a mídia queira ou não) é o favorito o Palmeiras e  muito favorito.

Em razão disso, vou ser bem objetivo em minha previsão em relação ao derby, de amanhã, colocando nessa antevisão de jogo -sinceramente- todo o meu otimismo que, conforme eu o sinto, parece-me maior que o próprio clássico. 

Se Cuca não inventar, se não tentar jogar atacando inconsequentemente o tempo todo contra um time que vai jogar em contra-ataque e no erro do Palmeiras, pode facilitar e ser um bom caminho para a vitória. 

Em razão disso eu, particularmente, preferia que o Palmeiras jogasse muito mais na espera, só subindo ao ataque na boa para que o Curica, a maior retranca do futebol brasileiro na atualidade, provasse de seu próprio veneno.

Só que eu sei que seria impossível jogar assim o tempo todo por que eles fazem uso da tática de forçar o adversário a atacá-los a fim de roubar a bola e ter espaço para contra-atacar.

Outro ponto que inviabilizaria essa tática da espera, para mim a grande armadilha contra a retranca contumaz desse timeco,  são os 40 mil palmeirenses que vão a campo amanhã e, certamente, vão exigir que o time tome todas as iniciativas de jogo e massacre o adversário. 

Em razão disso seria de bom alvitre que Cuca armasse e articulasse uma formação defensiva fixa segura que não avançasse tanto e fosse capaz de cuidar dos temidos contra-ataques curicanos.

Se Cuca acabar com o compadrio e escalar os melhores, se não colocar como vem fazendo -estupidamente- o velhote para começar o jogo, (se quiser aproveitá-lo coloque-o depois, com o adversário cansado) o Palmeiras, que tem muito mais time e joga em casa, tem tudo para vencer o Curica, um time de pequena técnica cujos méritos residem no entrosamento, na juventude, na aplicação, na combatividade em campo, no espírito de luta, seguramente as suas maiores virtudes. Mas para por aí!

Um fator importante ligado ao jogo, porém, terá o imensurável poder de definir o jogo de amanhã: a arbitragem.

O gaúcho Leandro Pedro Vuaden sempre tendente a ajudar o Curica, tentará (eu não tenho nenhuma dúvida do que afirmo pois conheço-lhe o passado) segurar o Palmeiras à base do apito.

Aliás, alguém da diretoria já fez a chamada "via-sacra" por estúdios e redações para falar da preocupação do Palmeiras em relação à arbitragem?

O Curica não precisa disso porque a mídia já o faz -naturalmente- por ele há muitos anos, mas o Palmeiras precisa tratar de iniciar a sua guerra psicológica a fim de induzir o árbitro a não prejudicá-lo.

Finalmente quero ressaltar que o fenômeno Curica deste ano, para muitos extraordinário, incompreensível, inexplicável e estranho, em meu entendimento é, absolutamente, normal e perfeitamente compatível com a realidade que vivemos.

Modéstia às favas, afirmo isso peremptoriamente e com a autoridade de quem teve no futebol o seu modo e seu meio de vida por mais de 50 anos.

Muito longe de mim subtrair dos curicanos os méritos acumulados este ano, decorrentes do lançamento de um time barato cujo "feed-back" tem ido muito além de todas as expectativas.

Porém é preciso que se diga que eles chegaram lá não porque o tal Carille seja um gênio ou coisa assim. Em outro time e cercado por outra política ele, no máximo, seria considerado um iniciante ou um mediano.

No Curica, além do apoio massivo da imprensa ele e os jogadores têm tranquilidade para trabalhar. Seu grupo jovem não precisa  nunca se preocupar com as críticas e, principalmente, com as ações deletérias e destrutivas das arbitragens, sempre sob controle.

Os jogadores sabem que quando a coisa aperta os árbitros dão um jeito de marcar um pênalti que possa decidir o jogo em favor do Curica.

Aliás, a mídia que faz todo o tipo de levantamento e estatística, por que não divulga qual o time mais beneficiado pela marcação de pênaltis? Será que precisa?

Encerrando, não creio que esse timinho curicano movido à arbitragem e à mídia, embora entrosado e competitivo, tenha cacife para derrotar o Palmeiras dentro do Allianz Park amanhã, quarta-feira, às 21He45m. 

Esse é o meu sentimento em relação ao derby. 

E o seu? 

COMENTE COMENTE COMENTE







34 Comentários:

  • Às 11 de julho de 2017 08:03 , Anonymous Clint do Oeste disse...

    O Palmeiras deve, desde o primeiro segundo de jogo, espezinhar o inominável, mostrar à eles e para todo o Brasil que os sujos, digo o inominável, pode até levar esse Brasileiro, mas da gente eles não ganham.

    "Fácil ganhar o campeonato. Difícil é ganhar da gente"

    Alô alô Cuca, bota essa frase pra boleirada hoje na preleção. Tem que entrar com esse espírito.

    Vamos mostrar para os gremistas e principalmente os bambis como é que se ganha do inominável. Eles tremem ao ver uma camisa esmeraldina.

    ESSE É O ESPÍRITO. ESSE É O JOGO.

    Sem mais...

     
  • Às 11 de julho de 2017 08:30 , Anonymous JADER disse...

    O meu sentimento é o mesmo, temos mais time e torcida apoiando, medo mesmo só da arbitragem. Vamos Verdão ganhar o jogo.

     
  • Às 11 de julho de 2017 08:47 , Anonymous Cláudio de MG disse...

    Não tenho a mesma expectativa dos companheiros.
    Aliás, na hora que sair a escalação vou observar atentamente se vejo os nomes de Prass e de Zero Roberto.
    Se estiverem escalados, mudarei de canal na mesma hora ou simplesmente desligarei a TV e farei uma oração para ter uma boa noite de sono.
    A raiva que estes dois me fizeram no último Domingo lá na Pampulha não tem perdão.

     
  • Às 11 de julho de 2017 08:59 , Anonymous Elcio disse...

    Eu não tenho a menor dúvida de que venceremos.

    Se vai ser sofrido ou não, dependerá do Mestre Cuca e suas escalações mirabolantes.

    Meu desejo é um retumbante 3x0, no mínimo, para não restar dúvidas de que eles só estão isolados la na frente porque estupidamente decidimos desprezar o Brasileirão.

     
  • Às 11 de julho de 2017 09:02 , Anonymous Elcio disse...

    Outra certeza que tenho também, venceremos o Cruzeiro na Copa do Brasil.

    Esse Cuca está me lembrando muito o Felipão, com a estratégia do deixem eles ganharem os jogos que não nos interessa.

     
  • Às 11 de julho de 2017 09:06 , Anonymous Elcio disse...

    Se nada disso acontecer!!!!

    Aí a vaca estará atolada até o pescoço, e a solução nem imagino qual será.

    Quer dizer, eu sei, mas acho que não tenho certeza que deixarão acontecer.

    Volta Nobre por favor!!!

    Afinal, agora os ratos não precisam mais do dinheiro dele.

     
  • Às 11 de julho de 2017 11:47 , Anonymous Palmeirense disse...

    O Palmeiras é o único time capaz de colocar água no chopp da gambazada e da urubuzada. Vai ser roubado para não representar mais perigo. Melhor que caia fora logo e não atrapalhe no restante do campeonato. Deixa o Palmeiras na Copa do Brasil e na Libertadores e o brasileiro fica para a turma da globo.

     
  • Às 11 de julho de 2017 13:37 , Anonymous PorkiDoido disse...

    A 5 anos nascia a lenda,
    A 5 anos nascia o monstro,
    A 5 anos atrás aquela desviada G-Ê-N-I-A-L de cabeça!!!!
    Semideus do mundo da bola!

    Feliz BETINHO´S DAY a todos!!!!!

     
  • Às 11 de julho de 2017 13:46 , Blogger ester abea disse...

    amigos

    antes dos pitacos, perguntas:

    a. se Deus quiser, voltarei da roça. Passa em algum canal ?

    b. se ganharmos não serão 6 pontos ?

     
  • Às 11 de julho de 2017 13:58 , Anonymous PorkiDoido disse...

    Colega Star

    Resposta:

    1 - Na Grobo depois da novela (que vai estar ótima)

    2 - 6 pontos é pra joguinho de time pequeno igual o Santo e o São B Paulo.
    Com o tanto de Palmeirense fanático que nóis é, duvido que a audiência não de menos de 13 pontos.

     
  • Às 11 de julho de 2017 14:06 , Anonymous Lincon Dinatelli disse...

    Cuca troca goleiro, Prass é afastado..!

    https://www.facebook.com/AllianzParque/photos/a.285473544849541.70873.180595495337347/1528477293882487/?type=3&theater

     
  • Às 11 de julho de 2017 14:20 , Blogger PedroVinicius disse...

    Eu entraria com o seguinte time.

    ............Prass.............

    .......Mina.........Luan.......

    Tchê²....................Egydio

    ....F. Melo.......B Henrique...

    .............Guerra............

    Guedes.....................Dudu

    ............Willian............

     
  • Às 11 de julho de 2017 14:23 , Anonymous Nei Verde disse...

    Amigos,
    Com todo respeito, mas parem com essa de que o Palmeiras abandonou campeonato! antes tivesse sido, e ficado somente com libertadores e brasileiro, mas o que aconteceu foi somente planejamento errado, acharam que com esses trocentos jogadores podiam disputar três competições no alto nível.
    Essa melancolia foi toda da cabeça do diretor dinherista, que fez tudo errado com destaques para contratações de promessas, jogadores imaturos,outros sem condições técnicas, refugos de outros times de nível pior que o palmeiras, técnico principiante, quando perceberam a cagada a vaca já estava atolada, agora vem com desculpas de prioridades, ISSO PARA MIM É DESCULPA DE AMADOR QUE FAZ TUDO ERRADO, com aval do omisso cara de ovo, chupa ovo!
    Cuca esta fazendo o que pode, mediante esse bando de amadores e almofadinhas, talquinhos na bunda, que não querem nada com nada.

     
  • Às 11 de julho de 2017 16:36 , Anonymous Elcio disse...

    Nei, logo após a chegada do Cuca, o Dudu deu uma entrevista que ficou claro que o Brasileiro era a terceira opção.

    É só você ver a escalação do time às vésperas dos jogos da Libertadores e Copa do Brasil.

    Nós não gostamos da escolha, mas foi isso que foi decidido la pelas alamedas do Parque Antártica.

    Sobre o diretor, tem muitos erros, mas tenho certeza que ninguém previa que iríamos ficar sem o Jean, sem o Moises, sem o Felipe Melo, sem o Guerra nesses últimos jogos, só com a volta desses aí o time já dá uma bela de uma encorpada, nem contei Arouca, Thiago Martins, Fabiano, etc.

    Ester,
    Precisávamos jogar 5 vezes seguida com eles para valerem 15 pontos, jogo de 6 pontos não está valendo muito hoje.
    Na melhor das hipóteses a diferença cairá para 10.




     
  • Às 11 de julho de 2017 16:38 , Anonymous Elcio disse...

    Eu não diria que esse time é um resort, na verdade é um Sírio Libanês.

     
  • Às 11 de julho de 2017 16:42 , Anonymous Juliano disse...

    Engraçado né, só foi o tal sabe tudo sumir do blog e a palhaçada acabou aqui. Engraçado

     
  • Às 11 de julho de 2017 16:46 , Anonymous Elcio disse...

    Pergunta que não quer calar.

    Com as anunciadas voltas de Guerra e Felipe Melo, nosso querido Ø Berto voltaria para a lateral esquerda?

    Aiiii Mestre Cuca, me ajuda que eu te ajudo.

     
  • Às 11 de julho de 2017 16:49 , Anonymous Elcio disse...

    Cuidado!!!

    Sabe Tudo é onipresente.

    E como pode acabar a palhaçada, e ser engraçado?

     
  • Às 11 de julho de 2017 17:05 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Enquete de hoje na FOX: 88% dos Palmeirenses querem a saída de Prass, e a entrada de JAÍLSON, O INVICTO !
    Maioria ESMAGADORA !

     
  • Às 11 de julho de 2017 17:07 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Nunca vi 88% querer a saída de Leão, Marcos, Veloso, Edmundo, Ademir, Jorginho, Jorge Mendonça, Valdívia, e por aí vai.
    Por isso que Prass nunca foi e nunca será um ídolo.
    Mas apenas um mero e mediano jogador.

     
  • Às 11 de julho de 2017 17:11 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Aliás, já disse aqui. Em toda a minha história com o Palmeiras, só tive VERDADEIRAMENTE 3 ídolos: Emerson Leão, Ademir da Guia e Luiz Edmundo Pereira.
    Mais nenhum ! Nem de perto.
    Não é fácil ser ídolo do Verde Insuperável.
    Como se diz aqui no Interior, eu, como torcedor, sou uma p... enjoada e seletiva.

     
  • Às 11 de julho de 2017 17:13 , Anonymous Nei Verde disse...

    Com exclusão a Mina, Roger Guedes e Guerra , amanha é o dia dessa corja de bebes dos comerciais da Johnson & Johnson, das fraldinhas pompom, dos lencinhos umedecidos pampers.
    Hospedes do resort, TOMAM VERGONHA, BRIO, ATITUDES, e mostrem porque estão no melhor clube, que ostenta a melhor marca de material esportivo, a melhor arena da America, o melhor centro de treinamentos, o melhor patrocínio, a melhor logística de um clube de futebol, melhores salários , torcida que apoia, lota estádios, compra tudo desse clube e paga muito caro, e o que recebe é desrespeito desses hospedes temporários, onde se evidencia corpo mole, falta de vontade, falta de raça e a omissão .
    Chega..!! a manha é o dia, a hora,de quem tem vergonha dar a cara para bater, ESCOLHAM!!!! céu ou inferno? ganhando vocês não vão apenas evitar uma crise dramática, perdendo vão riscar a história de vocês nesse clube, não interessa como, GANHEM ESSE JOGO, foi vocês mesmo que colocaram o clube nessa situação, justifiquem porque são ostentados com tanta mordomia e salários altíssimos, chega de desculpas, é a oportunidade de mostrarem que são dignos de vestirem esse manto, provem!!!

     
  • Às 11 de julho de 2017 17:40 , Anonymous Nei Verde disse...

    Amigo Élcio,

    Tenha certeza que nessa fase difícil, se Jean, Fabiano, Zero Merda sumissem, para nós seria vitoria.

    Fox, acabou de mostrar o treino na academia, Jaílson esta jogando na linha, isso quer dizer que vamos ter emoções, Prass vai ser escalado!! e não duvido que o velho macumbeiro seja o lateral, Cuca esta enfeitiçado..!

    Com o que esta disponível, amanha escalaria um time para ganhar..!
    Lembrem-se a boa sequencia foi quando Zé Merda e Dudu estavam fora..!

    Jailson
    Maike
    Mina
    Luan
    Bastos

    B. Henrique
    Tchê
    Guerra

    Guedes
    Borja
    Kenon

    Esquece: T.Santos, Zé Merda e Fabiano..!

     
  • Às 11 de julho de 2017 19:01 , Anonymous PorkiDoido disse...

    Amigo Elcio

    PorkiDoido diz....
    Agora que Sei Tudo sumiu do blog e não do bóga.
    Porkidoido fará os trocadilhos e se referir-a a sí próprio em 3º pessoa igual a ele.
    Porque quando ele escreve eu não entendo porra de nada.

    Abraço, mas não o por trás de Saopaulino e sim o de Hétero.

     
  • Às 11 de julho de 2017 19:26 , Blogger Leandro Leo disse...

    A novela Diego Souza demonstra, infelizmente, que nossa diretoria está perdida com relação à contratações pontuais. A novela se arrastou por várias semanas, ao ponto de ser feito uma cronologia ao caso pela imprensa. Objetivamente, nunca ouvimos nada de concreto ao caso. Apenas especulações que nada acrescentou ao caso. Isso, com certeza, trás desgastes, inclusive ao próprio elenco. Uma contratação não pode demorar tanto. Em especial, quando o próprio jogador nunca demonstrou interesse em volta. A diretoria agiu de forma amadora, sofreu mais um revés como no caso do jogador do fluminense. Isso é inadmissível, para uma diretoria que se diz profissional. Esqueceram a cartilha de Paulo Nobre (vide a contratação do Dudu). Por tudo isso, vemos que o nosso Palmeiras está mal nas três competições que está disputando. Lamentável.

     
  • Às 11 de julho de 2017 19:34 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Esse cara de ovo é um boçal.
    Que saudades de PAULO NOBRE. DE DOER !!!!

     
  • Às 11 de julho de 2017 19:36 , Blogger ester abea disse...

    amigos:

    a. amigo Porkidoido: agradeço a resposta. Vc é engraçado e inteligente

    b. parece que a viadagem, a pederastia, a vontade de dar o radio desenfreadamente e sem parar atravessaram o muro. Vieram do SPFW e contaminaram nossos moços.
    Eles agora só querem talquinho nos(feios) bum-buns...
    que horror!

    c. o DS foi mais um caso mal conduzido. Para contratar, antes de tudo, silêncio
    Mas o que esperar do $$$$ diretor que trouxe Fabricio, Maique e Fabiano ?

     
  • Às 11 de julho de 2017 19:37 , Blogger ester abea disse...

    e o tal Vualdem me preocupa

    estará, certamente, a serviço de interesses mil

     
  • Às 11 de julho de 2017 20:09 , Blogger Leandro Leo disse...

    Verde insuperável, esse cara vai acabar fazendo o verdão perder o ano. Era pra ser um ano promissor. E com esse amadorismo não vamos ganhar nada. É triste!

     
  • Às 11 de julho de 2017 21:23 , Anonymous Sr. Keiko disse...

    Palmeiras anunciou nesta terça-feira a contratação do atacante Deyverson, que pertence ao Levante e estava emprestado ao Alavés, da Espanha.
    O jogador, de 26 anos, já está no Brasil e assinará contrato de cinco anos com o Verdão após realizar exames médicos. A compra, no valor de cerca de 5 milhões de euros (aproximadamente R$ 18,5 milhões), será bancada pela Crefisa, patrocinadora do clube.

    Haja corazon!

     
  • Às 11 de julho de 2017 21:26 , Anonymous Nei Verde disse...

    O diretor gordinho das marias acabou de contratar um atacante, um tal de DEYVERSON, alguém já ouviu falar..?

     
  • Às 11 de julho de 2017 21:36 , Anonymous PorkiDoido disse...

    Tio Nei...
    Eu conheço esse Dayverson eu aí, é entregador de pizza aqui na quebrada. Pilota uma 150 azul sem placa.
    Não sei se é o mesmo vou colar lá daqui a pouco e saber se ele joga bem e tals....
    Trago informações logo logo.

     
  • Às 11 de julho de 2017 23:53 , Anonymous Anônimo disse...

    Obina + Samuel Eto'o = Deyverson

     
  • Às 12 de julho de 2017 00:18 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    O quê ? deiverson? Hahaha hahaha hahahahah! Oh, meus sais..... Quem vai cometer mais esse crime ??

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial