Observatório Alviverde

18/09/2017

PALMEIRAS 1 X 0 COXA. FALTA UM MEIA DE LIGAÇÃO, FALTA VALDÍVIA!


COMENTÁRIO PUBLICADO AO FINAL DO 1º TEMPO  
Findo o 1º tempo, claro que a vitória não está garantida em face da ilogicidade do futebol, mas o Palmeiras, que abriu 1 x 0, está bem perto dela.

O Verdão exibiu neste primeiro tempo um futebol se não maravilhoso, espetacular, mas simples, objetivo e se impondo ao adversário por seu empenho em campo em oitenta por cento deste primeiro tempo.

É óbvio que seja assim porque o Verdão não está jogando contra o vento e, fazendo blague, tampouco, contra o Furacão.

Do começo ao fim da primeira fase foi melhor, ou, vá lá, menos ruim que o Coxa. Em razão disso, mereceu vencer, menos pela excelência do futebol apresentado, mais pela raça e disposição em campo.

O resultado parcial de 1 x 0 que impôs ao Coxa neste primeiro tempo foi justo e perfeito, mas se estivesse vencendo por diferença maior, estaria fazendo por merecer o resultado.

Em meu entendimento faltou ao Palmeiras 1º tempo, simplesmente um meia criativo, nada mais que isso. 

Cuca deve ter observado o problema, levando-se em conta os jogadores que colocou para aquecer, Guerra e Johan e Róger Guedes, antes da feitura do gol de abertura, através de Jean.

Gostei muito do time, mas muito pela raça, disposição e aplicação em campo do que propriamente pela excelência do futebol apresentado.

Individualmente Prass confirmou neste 1º tempo o estupendo goleiro que é...

O miolo de defesa esteve bem, os laterais, embora vulneráveis e por isto contando com o auxílio dos atacantes em recuo, no quesito apoio estiveram surpreendentemente bem.

Do meio de campo para a frente o desenho tático palmeirense foi muito irregular e pode-se dizer, despronunciado, mas os jogadores conseguiram compensar a inobservância de posição com muita mobilidade, deslocamentos e rotatividade da parte dos jogadores.

Em meu entendimento faltou ao Verdão -repito- um meia de armação que capaz de enfiar a bola pelos espaços mínimos existentes na boa defesa do coxa e habilitar os atacantes. 

Estão lembrados do jogo em Guayaquil contra o Milionários, aquele em que Guerra teve de voltar ao Brasil em face do acidente com seu filho e Cuca teve de jogar sem um meia esquerda nato e optar por Dudu?

Repetiu-se agora a situação e assim como disse naquele dia em que Dudu foi escalado para armar o jogo e não armou nada, e ficou provado que com ele nessa função tudo é desperdício e completa perda de tempo.

Imediatamente lembrei-me de Valdívia que voltou do mundo árabe e já arrebentou com o jogo vestindo a camisa do Colo-Colo e cuja presença na seleção chilena a mídia andina já está a exigir.

El Mago está em litígio financeiro com o clube porque o patrocinador que o Colo-Colo conseguiu para pagar metade de seu contrato não está cumprindo a sua parte.

Em razão disso, não sei porquê, pensei e imaginei como Valdívia entraria fácil nesse time e arrumaria definitivamente as coisas, mas isso é apenas um sonho, um desejo, um sentimento.

Retorno à dura realidade do jogo contra o Coxa, porém convicto de que o Palmeiras, que já abriu a contagem, tem tudo para vencer!

SEGUNDO TEMPO

O Palmeiras neste 2º tempo (já são 20 minutos) é inferior ao Coxa porque atua como time pequeno, recolhido à defesa para manter o resultado. 

Sem um armador de ofício o Verdão (Dudu não tem cacoete para a função) não consegue armar os contra-ataques e Cuca parece, das duas, uma: ou não vê ou ignora o problema.

A troca de Keno por Róger Guedes é uma alteração inócua, ou como se diz aqui em Minas, uma autêntica troca de seis por meia-dúzia.

A grande pergunta é esta: se Guedes (só Cuca parece desconhecer) é muito mais jogador do que Keno por que não é ele o titular?

O Coritiba neste 2º tempo manda inteiramente no jogo e está alugando na metade campo alviverde. O Verdão tenta contra-atacar mas não consegue pela falta de saída de bola e por não ter um meia de ligação categorizado.

Em razão disto concluo que se o Palmeiras não melhorar taticamente  ou fazer entrar um homem que possa armar as transições da defesa para o ataque, não vai dar pé. Mas, se mal pergunto me perdoem, o Verdão tem esse homem? 

E pensar que falam tanto de uma suposta genialidade de Mattos em contratar quando se vê um time incompleto, sem laterais (todos os contratados eram sobras do Cruzeiro) e, o que é muito mais grave, sem um meia de ligação competente.

São 36 do 2º tempo e Cuca (finalmente) mexe no time empreendendo duas alterações:

Primeira:
Sai Jean e entra Thiago Santos, excelente alteração feita por Cuca, porque que dá mais força defensiva a um time que precisa se defender.

Segunda:
Sai Deyverson e entra Borja, alteração descabida. O Palmeiras, em função de sua forma defensivista de atuar,  precisa -repito- de jogadores que corram o tempo todo e ajudem na marcação. 

Borja não exerce esse papel e como tem ocorrido me decepciona, porquanto passa claramente uma imagem de descontentamento e parece encarnar o papel de "um estranho no ninho"!

A ausência de um armador que arquitete os contra-ataques palmeirenses  também é outro fator que desaconselha o aproveitamento de Borja no esquema de Cuca.

Em resumo as substituições de Cuca atacam o efeito mas não atacam a causa do futebol apenas de esforço, empenho e espírito de luta apresentado pelo time.
São 44 ms e o locutor da TV anuncia que serão mais quatro de acréscimos.

Do jeito que o jogo está agora é pedir para que os deuses do futebol olhem pelo Verdão!

A providência olhou e a vitória chegou: 

PALMEIRAS 1 X 0 CORITIBA! 

FICHA TÉCNICA:
PALMEIRAS 1 X 0 CORITIBA
Data: 18/09/2017 
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo   

Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (Fifa), muito fraco.
Assistentes: Hélcio Araújo Neves e José Ricardo Guimaraes Coimbra, razoáveis.
Público Pagante: 24.391 pagantes 
Público Presente: 26.621 presentes
Renda: 
R$ 767.222,50

GOL:
PALMEIRAS: Jean, aos 39 minutos do primeiro tempo.

Cartões amarelos: 
Edu Dracena, Mayke e Egídio (PALMEIRAS); 
Henrique Almeida, Alan Santos e Dodô (CORITIBA)

Escalação do  CORITIBA: 
Wilson; Dodô, Walisson Maia, Cleber Reis e Carleto; Alan Santos, Matheus Galdezani e Anderson (Iago); Getterson (Rafael Longuine); Rildo e Henrique Almeida (Filigrana)
Técnico: Marcelo Oliveira

PALMEIRAS: 
Fernando Prass - Devagarinho vai voltando à velha forma. Foi o melhor do Palmeiras...NOTA 8.
Mayke - Melhor para apoiar. Obediente tático, guarneceu posição na 2ª etapa  e ajudou NOTA 6.
Edu Dracena - Excelente atuação. Eficiente e seguro, comandou a defesa e o time ........NOTA 8.
Juninho - Passou-me muito mais segurança do que Luan e esteve bem no jogo ..............NOTA 7.
Egídio - Ótimo no apoio apresentou falhas defensivas levou várias bolas às costas ........NOTA 7.
Jean: Ainda longe do que sabe e pode render, jogou com raça e fez o gol da vitória....... NOTA 7,5.
(Thiago Santos) - Entrou quase no fim porém muito motivado e não se omitiu................NOTA 7.
Tchê Tchê - No geral (marcação e disposição) bem, mas esteve fraco na saída de bola.....NOTA 7.
Moisés: Esforçado, lutador, uma liderança em campo, mas ainda longe da velha forma...NOTA 6.
Dudu: O mais técnico em campo, autor intelectual do gol, mas fraco como armador .....  NOTA 7,5.
Keno: Ajudou muito na marcação mas ofensivamente não esteve bem. Foi substituído....NOTA 6.
(Róger Guedes): Melhor que Keno marcou forte e tentou puxar os contra-ataques............NOTA 6.
Deyverson: Exerce um papel tático importante  que a torcida não entende. Boa atuação..NOTA 7.
(Borja): Não se adapta -definitivamente- ao esquema de Cuca pois não sabe marcar .......NOTA 5
Técnico: Cuca
Escalou outra vez o time sem um meia de ligação eficiente e deu no que deu. 
Por isto o Verdão esteve pobre, sem saída de bola e sem a necessária ligação entre os compartimentos, principalmente entre a defesa e o meio-campo e entre este e o ataque.  
De qualquer forma há de se considerar a grande performance de Cuca no jogo aqui em BH contra o Galo na semana passada quando, mesmo com apenas nove homens, em campo,  esteve bem próximo da vitória......................................................................................NOTA 6,5.
COMENTE COMENTE COMENTE

18 Comentários:

  • Às 18 de setembro de 2017 às 21:19 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    E o Guerra? Que mala !Compraram um doente, um paciente, nunca um jogador ! E ainda falavam de Valdivia.

     
  • Às 18 de setembro de 2017 às 21:20 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    Cuca AINDA NÃO CONSEGUIU ARRUMAR ESSE TIME. IMPRESSIONANTE.

     
  • Às 18 de setembro de 2017 às 22:04 , Anonymous Nei Verde disse...

    Nem com esse péssimo e desfigurado time do Coritiba o palmeiras consegue jogar, time mal armado, só na base do improviso e da vontade de alguns jogadores, cade o meia, cade a droga do Guerra, mais invenção, vai terminar o ano e não se monta um time,parece que estão esperando só o decimo terceiro..! que ano triste!

    Esperar o que de uns dirigentes que deixe o time entrar com um uniforme idiota desse, que coisa medonha, não da para saber o que é mais feio, o futebol do time ou esse fardamento horripilante.
    Melhor que termine o ano logo!!!!aff..!

    Ridículo!!!!

    Alcides, me perdoe mas acho que vc viu outro jogo, esse time do palmeiras mais parece um catado, se for com essa bolinha, leva bucha dos viados do rio..!

     
  • Às 18 de setembro de 2017 às 22:16 , Blogger Duende Verde disse...

    E ainda querem nos fazer acreditar que da para tirar o título dos Gambás...com esse futebolzinho magro??? No máximo G4 e olhe lá!!!

     
  • Às 18 de setembro de 2017 às 23:10 , Blogger Kauan disse...

    Se o valdivia voltar que seja por produtividade,e o arouca ?,alguem sabe quando ele volta

     
  • Às 18 de setembro de 2017 às 23:50 , Anonymous Anônimo disse...

    Poque o Hynoran não entra no jogo? Jogou bem na última oportunidade e não colocam ele novamente... Vai entender...

     
  • Às 18 de setembro de 2017 às 23:58 , Anonymous Jofre disse...

    Prass
    Paredão verdi

     
  • Às 19 de setembro de 2017 às 00:01 , Anonymous Jofre disse...

    Valdivia dava certu

     
  • Às 19 de setembro de 2017 às 00:34 , Anonymous Sr. Keiko disse...

    Esqueçam o Mago, foi dito hoje pelo cabeça de ovo, que enquanto ele for presidente, Valdivia jamais voltará a vestir o manto verde.

     
  • Às 19 de setembro de 2017 às 07:54 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    Por certo os bloguistas perceberam: O empate em Belzonte contra o CAM, por conta de todas as circunstâncias que envolveram aquela partida, parecia sugerir que estávamos começando a ter uma equipe melhor postada e segura em campo. Esse jogo contra o Coritiba desmentiu tudo isso !!! Um balde de água fria. A falta de jogadas trabalhadas a partir do meio campo, somente com 3 jogadores, com nenhuma armação, e a volta dos insistentes e irritantes cruzamentos na área, a la Cucabol, foram desanimadores. Não durou dois jogos o projeto de time com mais posse de bola e cerebral. Para que servem Guerra, Veiga e Hyoran ?? Verde insuperável tem mais de 3 décadas de acompanhamento diário do Futebol e pode afirmar: Cuca está indiscutivelmente PERDIDO. CUCA NAO CONSEGUE FAZER ESSE TIME JOGAR. SÓ GANHAMOS POR ESPORÁDICO TALENTO INDIVIDUAL.

     
  • Às 19 de setembro de 2017 às 09:09 , Anonymous Carlão disse...

    Bem Amigos, que vergonha, protegendo o João sem braço,
    Até o transparente Muriçoca aliviando para o cara.

     
  • Às 19 de setembro de 2017 às 09:40 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Carlão: o Cuca também aliviou para o JÔ. Tudo farinha do mesmo saco !!

     
  • Às 19 de setembro de 2017 às 10:07 , Anonymous juliano disse...

    O jeito de escrever do insuperável é o mesmo do sei tudo. até quando toleraremos isso?

     
  • Às 19 de setembro de 2017 às 10:51 , Anonymous Anônimo disse...

    Deixa o cara em paz, seu RETARDADO.

     
  • Às 19 de setembro de 2017 às 12:38 , Blogger ester abea disse...

    amigos:

    a. assisti, como sempre, muito pouco. Jogamos pro gasto. Meio a zero tá bom, daqui até o final.

    b. Dá pra ser campeão. Dá pra ver que o SCCP tem um timinho fraquinho.

     
  • Às 19 de setembro de 2017 às 12:39 , Anonymous Nei Verde disse...

    O Palmeiras de ontem foi o mesmo do dia que Cuca voltou, Atacante virando zagueiro, escanteio cobrado curto, laterais alçados na area, chutão, bolas compridas, cruzamentos bisonhos mais para se livrar da bola.

    Passou cinco meses e não teve evolução nenhuma, esse esquema de três no meio e três atacantes nunca funcionou, e ele insiste, Dudu não é armador, fazendo isso perde qualidade no meio, e perde a habilidade do Dudu na frente..!

    Quando Gerra esta com as perninhas de cristais quebradas não joga por isso, quando esta a disposição Cuca não escala, já queimou F.Melo e Borja, agora é a vez de Guerra.

    Também, não vejo futuro promissor, o Insuperável disse tudo, Cuca esta perdidinho, O jogo contra o Galo não serve de base, acho que foi mais ruindade deles do que qualidades nossa..!

    Ele não mantem escalações, todo jogo, muda jogadores e o jeito de jogar, pode trazer os melhores do mundo, nunca vai entrosar, eu já começo a colocar em duvidas o time do ano passado, acho que ganhamos mais na raça, na vontade dos boleiros do que na tática, do que na bola.

    Continua persistindo com os compadres, e jogadores que ele sabe que não tem a minima condição de ser "Titulares" cansou de escalar o Zé Merda e esse afundar o time, agora a teimosia é com o tal Jean, quer a todo custo arrumar um lugar para ele no time.
    Substituições ridículas, jogando em casa com o quase lanterna Coritiba, ao invés de colocar meia de armação para dar qualidade ao contra ataque, tira um pseudo volante e coloca um grosso volante, sabia que pela postura do adversário, O motoneta Deyverson (apesar de grosso), era muito mais interessante que Borja, mas foi no calor da torcida, ridículo..!!errou mais uma vez! que adianta colocar dez minutos num esquema totalmente avesso ao jogador?

    Assim como contra o Patético mineiro, não perdemos o jogo, porque os caras são muito ruins.

    Não reformaria contrato de Cuca para 2018, se ele continuar vai ser as mesmas teimosias, acho também que esta sem moral alguma, ainda mais depois que teve que engolir F. Melo, tem muitos boleiro ali que já perdeu a vontade, o tesão! cade o o Bastos que ele disse que iria dar oportunidades na lateral. Porque não da oportunidade para Antonio Carlos, que as vezes em que entrou foi bem, muito melhor que o ameba do Luan, porque não da oportunidades a Veiga e a Hyoran, porque não arma um time rápido, tipo o A.Nacional do ano passado para aproveitar as qualidades de Guerra e Borja, os melhores da libertadores, mas o que se nota, é que ele quer fazer tudo ao contrario, já que perdoaram F.Melo, porque não o poe para jogar, noves fora a disciplina, Jean não serve nem para lavar suas cuecas..!

    Nosso futuro só vai ser promissor, se em 2019 Paulo Nobre voltar, Palmeiras é a imagem do cara de Penis, tudo errado, e o que não é, eles dão um jeito para ser, esse babaca, chupa saco do mustafá e chochota da Leila, é um tremendo de um atraso, um babaca fantasiado de presidente.

     
  • Às 19 de setembro de 2017 às 12:44 , Blogger ester abea disse...

    ao Juliano

    moço, veja que os mais velhinhos daqui viram coisas maravilhosas

    Verde Insuperável, Claudio MG, talvez Moises, Nei, talvez Sei de tudo(que me parece jovem), eu e outros mais experientes vimos Ademir, o Divino; o magnífico Pereira; o elegante Leão; Dudu(original); Cesar(que de maluco não tinha nada); Leivinha, etc. etc. etc.
    Tudo isso no campo(como se falava, kkk)

    Só por isso merecem mais respeito

     
  • Às 19 de setembro de 2017 às 19:36 , Blogger Unknown disse...

    Ester,

    Infelizmente não vi nenhum destes monstros sagrados jogar.
    Nasci no final desta grande era, em 74.

    ==========

    Caros amigos palmeirenses,

    Vi o primeiro tempo e boa parte do segundo tempo.
    Apesar de o segundo tempo ter sido horrível, eu gostaria de destacar dois pontos positivos.
    O primeiro, óbvio: ganhamos, isso era fundamental para chegar perto de Sardinha e Gaymio.

    Em segundo lugar: parece que o Cuca está arrumando primeiro a defesa.
    O coxa pode não ser grande coisa mas deu trabalho, e a defesa se comportou bem na maior parte do tempo.
    Quando não funcionou, o Prass estava lá, voltando à sua melhor fase.

    Espero que para o jogo contra o Flor a defesa continue boa e haja melhora no meio de campo.
    Realmente faltou alguém para a armação.
    Se o Guerra não puder jogar, Veiga ou Hyoran deve ter oportunidade.

    Continuo acreditando e fazendo figa.
    Vamos, Verdão!!!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial