Observatório Alviverde

14/10/2017

AO MENOS RESPEITEM A OPÇÃO E A SAÍDA DE CUCA, GRANDE TÉCNICO E GRANDE CARÁTER!



A saída de Cuca, segundo apurei, não era um objetivo da diretoria do Palmeiras, mas um desejo do próprio treinador. 

Por isto, só por isto, exclusivamente por isto, materializou-se o acerto.

Foi o desfecho de uma espécie de "acordo de leniência da bola", que se arrastou desde que Cuca fez autocrítica e sentiu-se o grande culpado pelas perdas da Copa do Brasil, da Libertadores e procurou a diretoria a fim de entregar o cargo e desligar-se do Palmeiras.

Isso tudo é fato concreto pois o próprio Cuca depois dessas perdas, declarou pública e internamente tantas vezes, senão o seu desejo, mas sua disposição de deixar o clube.

Estão lembrados que em quase todas as entrevistas que concedia, Cuca declarava abertamente que colocava o cargo à disposição da diretoria. 

Era um prato cheio para a mídia e uma ducha de água fria para o elenco que se sentia abandonado e parecia não sentir mais confiança em razão da própria insegurança de seu líder.

A diretoria, por sua vez, agiu de forma serena, fria, profissional e correta procurando contornar, sempre, as crises decorrentes de tantas declarações intempestívas. Nesse ponto Cuca foi um amadorzão!

O presidente Galiotte por sua vez, cuidou de empreender sempre uma agenda positiva em relação a tudo o que circundava o seu treinador. 

Agiu corretamente e procurou sempre o melhor para o Palmeiras, acalmando os ânimos, administrando os egos e fazendo o possível e o impossível para dar estabilidade ao treinador.

Galiotte, definitivamente, não pode ser censurado ou criticado em razão dos eventos que viriam ocorrer e que tiveram um desfecho apenas ontem, dia 13 de outubro.

Nesse ínterim, mesmo perdendo as duas Copas mas prestigiado pela diretoria, Cuca chegou a se remotivar e passou a concentrar o seu objetivo em um  então longínquo título do Campeonato Brasileiro. 

A diferença de pontos entre Verdão e o líder, o Curica, já estava na marca de dois dígitos, mas o título ainda assim seria possível se o Palmeiras empreendesse a chamada "campanha perfeita" sem empates ou derrotas.

Isto, porém, não bastava! Havia a necessidade premente de uma possível porém improvável queda do Curica.

Frustrou-se outra vez Cuca porque a decantada ascensão palestrina não ocorreu.

De mais a mais o time, sempre mal escalado e sem repetir formações através das quais pudesse adquirir conjunto, teve apresentações pífias não obstante as sucessivas derrapadas de Cuca, um técnico desmotivado e sem a menor insíração. Falam per si as substituições que ele fez no Palmeiras x Bahia.

Com tudo e apesar de tudo... 
  
Não faço coro, definitivamente, com aqueles que agora detratam e desvalorizam o trabalho de Cuca, colocando-o como um técnico incompetente e indigno de trabalhar no Palmeiras.

Eles partem do princípio de que "a um cão danado ou em fuga, paus e pedras nele".

O ódio obnubila o bom senso e a razão, tornando-nos frios, calculistas, críticos e por vezes injustos.

Pois não é que já debitam exclusivamente a Cuca todas as derrotas e mazelas do Palmeiras neste conturbado 2017, outro ano a ser esquecido?

Por que ninguém fala mais em Mattos que nem com  "o tufo da grana" como se diz lá em Pederneiras, conseguiu montar um elenco à altura das demandas do Campeão Brasileiro de 2016? 

Vocês que acompanham o blog são testemunhas de quanto eu e vocês, isto é, NÓS, protestamos contra a estúpida imposição de Mattos, do neófito Eduardo Batista para técnico do Palmeiras, a verdadeira razão de todos os problemas do ano em curso e que vai chegando ao fim.


 
Quem detenha um grama de tirocínio e consciência, tanto e quanto não se deixa picar pelo desprezível inseto do ódio e da intolerância, sabe, conhece e reconhece, perfeitamente, a imensa capacidade de Cuca, sem favor algum, um dos melhores treinadores em atividade no Brasil.

Para que não se vá tão longe, basta dizer que ele é o único treinador, tirante Luxa, Felipão e Murtosa, que conseguiu levar o Palmeiras a um título importante, dos anos 90(s) a esta data.  

Como deixar, então, de reconhecer a imensa capacidade de Cuca? 

Já disse outro dia, mas não posso deixar de repetir: 

"ganhar títulos no Curica, nos Bambis, no Fla, no Santos e no Cruzeiro (times preferidos da CBF, da Globo, da mídia, dos árbitros e dos tribunais) não é tão difícil. 

Agora, ganhar títulos no clube mais mal falado, hostilizado e perseguido do Brasil, dotado de uma torcida (sou de casa e me permito falar) arrogante, exageradamente exigente, impaciente, intolerante na qual qualquer torcedor se julga autoridade em futebol é que são elas".  

Mas se a torcida é ingrata, não reconhece e nem admite o real status de um treinador que não precisa provar mais nada a ninguém, na qualidade de um candidato natural ao posto de Tite na Seleção, o que se há de fazer? Temos, mesmo, de perdoar.

Mas não foi essa mesma torcida, influenciada por Edmundo (um velhote, queria jogar) e Palaia (um incompetente, queria aparecer) que atirou ovos e legumes em Tite em pleno aeroporto de Cumbica, sem esperar os frutos do trabalho de um treinador cuja carreira, resultados e caráter falam por ele?

A propósito da incontestável competência de Cuca vou me valer de alguns versos da música "Triunfamos" cantada por José Luis Rodriguez, El Puma, o melhor cantor venezuelano dos anos 60(s) aos dias de hoje. O espanhol é elementar e nem será necessário traduzir.

Não reconhecer a competência de Cuca, "será tapar con un dedo la luz inmensa del sol, negar la gracia de Dios e decir que el blanco es negro".

Honestamente! Fosse eu alguém de influência no Palmeiras, manteria Cuca dando-lhe pleno apoio e completa condição de trabalho, desde que ele se dispusesse a ficar

Entretanto, ele não se dispôs.

Como ele não se dispôs, não se deixa pra depois.

Faço, então, coro com a diretoria e com todo o respeito que Cuca, na qualidade de técnico de futebol ou de cidadão me merece...

Rá, Ré, Ri, Ró,

RUA!

Ninguém é (nem pode ser) maior que do que o Palmeiras!

COMENTE COMENTE COMENTE 

19 Comentários:

  • Às 14 de outubro de 2017 às 05:54 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    Entretanto, ele não se dispôs. PONTO FINAL.

     
  • Às 14 de outubro de 2017 às 06:10 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    Mas, convenhamos, Alcides. Cuca até pode ser um grande treinador, mas tudo o que fez este ano foi trabalho de um péssimo treinador. Poupar jogadores em excesso, priorizar erradamente, alterar demais o time, não saber jogar com outro esquema, confrontar jogadores, tudo o que um Tite ou outro grande DE VERDADE, jamais fariam. Concluo dizendo que Cuca é um bom treinador. Mas com condutas psicológicas e comportamentais incontroláveis, no dizer do populacho, uma bomba sempre a explodir. Que fique bem longe do Palmeiras.

     
  • Às 14 de outubro de 2017 às 06:33 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    Que Valentim seja macho e revolucione o PALMEIRAS. De cara, colocando Jailson, o invicto. Ninguém que entende de bola quer Prass, um goleiro "mão de alface", que não sabe sair do gol. Só é razoável debaixo das traves, fora isso uma negação. Nem sair jogando com as mãos sabe. So chutoes retardados. Surtados. Prass precisaria ter umas aulas com o goleiro (de verdade) Emerson Leão, de como sair jogando sem dar chutões.

     
  • Às 14 de outubro de 2017 às 06:35 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    Renovar com Prass será mais uma burrada dessa diretoria inepta. Volta, Nobre! Saudades, de doer....

     
  • Às 14 de outubro de 2017 às 07:37 , Anonymous Paulo Junior disse...

    Concordo com cada palavra sua Alcides
    A maioria da torcida é ingrata e acha que esse ano era obrigação ganhar tudo

    A extrema pressão da torcida fez até com que o tecnico que acabou de ser campeão de um título que desde 94 nao ganhavamos se transformasse num burro, incompetente.

    Não vou me admirar se o cuca em seu próximo trabalho ser campeão por outro time brasileiro.. que tenha até menos condições e menos pressão que aqui

     
  • Às 14 de outubro de 2017 às 08:47 , Anonymous O mesmo cara disse...

    Loucura, loucura, uma no cravo e outra na ferradura. Viu Alcides? Não dá para acreditar. Fecha logo o blog e faça a moderação. Quanto ao Cuca que dó que não deu certo. Pra maioria da galera ele chegou como o maioral e saiu como um marginal. Ainda bem que a sua postagem põe as coisas no lugar. Parabéns pela ponderação. Dinho

     
  • Às 14 de outubro de 2017 às 09:11 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    Concordo com "O mesmo cara". Para esse Blog ficar perfeito, falta a moderação. Não das ideias, mas sobre aqueles que só se preocupam com o comentário do outro, e se esquecem do próprio rabo.

     
  • Às 14 de outubro de 2017 às 13:48 , Anonymous Elcio disse...

    Para começar, espero o Cuca nao vire o Valdivia da vez.

    O Palmeiras sim, tem um elenco suficientemente forte para ser campeão do Brasil e da America Latrina.
    Pode não ser dos melhores que já vimos, longe disso, mas ninguém no Brasil tem o elenco parecido com o nosso.

    Nós não sabemos nem metade do que se passa nos bastidores, só conseguimos fazer suposições, nesse retorno do Cuca, algo passou antes mesmo dele começar.
    Desde o primeiro dia dele já se notava o desânimo, incompreensível para mim à época.
    Passado esses meses e persistindo o total desânimo, fico aqui tentando descobrir o motivo, um dia talvez a gente venha saber o motivo de todo esse marasmo em seu retorno.
    Nesse momento, vou ficar com a teoria de que o retorno de Cuca, já estava certo desde o momento que ele saiu, só que algo passou nesse tempo em que ele ficou fora que o desagradou, porém, como o acordo já estava firmado, ele voltou para cumprir a palavra, só que da forma que todos vimos.
    Cuca é um sujeito muito influenciado pela parte emocional, como voltou a contra gosto, deu no que deu. É só observar como foi o comportamento dele, mesmo nas vitórias, nunca o vi comemorar um gol com o intusiasmo de 2016.
    O fato é que algo passou, parece que ele veio a contra gosto.
    O pergunta que fica para mim é essa, o que o fez voltar tão down para o Palmeiras?
    Não sei se foram as contratações após a sua saída, parte das contratações foi com a indicação dele, peso na consciência de ter dado a rasteira no EB antes mesno dele assumir, ou ele esperava que novos jogadores chegassem e a diretoria disse a ele para se virar com o que tinha.
    Por fim, para mim, esse é um mistério que espero um dia desvendar.

     
  • Às 14 de outubro de 2017 às 14:14 , Blogger Unknown disse...

    "Como ele não se dispôs, não se deixa pra depois."

    É isso aí.
    Uns dias atrás afirmei que, se o Cuca fosse mandado embora, seria um desastre.
    A diretoria tinha que apoiá-lo.
    Mas se ele mesmo não quer, não tem o que fazer.

    Concordo com o Élcio.
    Tudo foi muito estranho nesta passagem.
    Houve uma tremenda falta de tempo no início, mas com o passar do tempo ficou nítido que o time não dava liga.

    Treinador tem que ter o time na mão, mas estava na cara que ele não tinha e não estava fazendo questão de ter.
    Este último jogo contra o Bahia foi, com o perdão da palavra, broxante!

    Agora no final a proposta do Atlético Mineiro deve ter acabado de balançar a cabeça dele.
    Uma pena, uma pena.
    Mesmo com os problemas, poderíamos começar 2018 do jeito que 2017 deveria ter começado, com um treinador palmeirense montando o time a seu gosto.

    Será que o Valentim vai dar conta do recado?
    Ou será que é pura cortina de fumaça e o Mano Menezes já está apalavrado?
    A conferir...

     
  • Às 14 de outubro de 2017 às 15:06 , Anonymous Nei Verde disse...

    No retorno Cuca nunca foi feliz, fez muitas lambanças, erros amadores, uma pena não ter encaixado, a vida segue, a melhor opção era mudar já, não adianta ficar batendo em ferro frio, mas de uma coisa tenham certeza, desde q retornou ele vinha sendo sacaneado, tem podridão no elenco e fora dele.
    Não acredito em H.Valentim, não por incapacidade técnica, mas pela ousadia da panela, dos hóspedes q já se acham os donos do resort, vão querer mandar no novato.

     
  • Às 14 de outubro de 2017 às 16:00 , Anonymous alcides drummond disse...

    Ney,

    Há muita verdade embutida em seu pronunciamento.

    Esperar o que de alguém que deixa o clube afirmando que saia porque desejava ser o técnico e não foi escolhido e volta ao clube para continuar como interino... Sei não!

    Ontem falei telefonicamente com o Marco e abordamos o tema, ainda no terreno das suposições.

    Mas que tem carne podre por baixo desse angu eu não tenho a menor dúvida.

    De qualquer forma como não quero um técnico para ser meu genro, mas para fazer o Palmeiras campeão, vou deixar pra lá, relevar e torcer para que tudo dê certo.

    O perigo agora é o mineirinho come quieto que vai sair à caça de tartarugas embalsamadas e à pesca de cabeças de bagre para a próxima temporada.

    Ele deve estar aguardando ansiosmente o fim do campeonato para iniciar contratações que só interessam e ele próprio.

    Aí é que mora o perigo! Valeu, Ney pela visão. Eu tenho certeza de que no Palmeiras havia não uma panela, mas um tacho.

    Ou, pelo gênio que ele tem você acha que o F.melo entrou mudo e saiu calado em seu retorno ao time?(AD)

     
  • Às 14 de outubro de 2017 às 17:34 , Anonymous Ex - Jogador disse...

    hei
    Em 2016 cuca foi bem só que estamos no fim de 2017.

    Futebol é dinâmico, exige resultados.

    Cuca falhou em 2017. Simples. Não conseguiu fazer o time jogar, apesar do elenco e da estrutura oferecida.

    Foi incompetente mesmo !

    Não dava mais para esperar. Tinha que sair. Era nítido que estava sem motivação e frustado.

    Foi tarde !

    Treinador bom é aquele que extrae o melhor dos jogadores que tem a disposição. Cuca tinha jogadores bons à disposição e até indicou jogadores para o elenco. Não tem desculpa, fracassou !! Não me venha seu cuca com essa conversa que gosta de montar elenco..

    Lembre-se: o Palmeiras é muito, mas muito, mas muito maior que cuca.

    Portanto obrigado por 2016, mas rua por 2017 !!

    Somos uma torcida sem paciência mesmo !! Queremos ser campeões !!!

    Temos que ter mentalidade vencedora !!

     
  • Às 14 de outubro de 2017 às 18:43 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    Exatamente, Ex-Jogador: Obrigado por 2016, mas rua por 2017. O Palmeiras não pode ser refém de nenhum treinador. E esse Papinho de montar elenco, com os 2134 jogadores que temos, só tem uma justificativa: INCOMPETÊNCIA !

     
  • Às 14 de outubro de 2017 às 20:00 , Anonymous juliano disse...

    Cuca não pode ser crucificado sozinho. E os jogadores? Tche Tche é jogador de uma temporada só, Moisés teve problemas no joelho, Jean idem, Guerra é outro Valdivia em termos de departamento médico, fora que só fixa tocando de lado, Felipe Melo só quis saber de dar tapa na cara de uruguaio e esqueceu de jogar futebol...egidio deyverson e cia ltda nem se fala...Quando cuca foi campeão ano passado era reverenciado amado e idolatrado, agora que não deu certo não presta mais e adeus simples assim. Muitos que comentam aqui pensam com o intestino e não com a cabeça

     
  • Às 14 de outubro de 2017 às 20:41 , Blogger Unknown disse...

    Alcides, cuca em 2016, tornou-se um ídolo da nossa coletividade. Quando decidiu, no final do ano passado, não continuar devido a problemas familiares, todo palmeirense aceitou, mas acredito que muitos acharam estranho, visto sua caminhada vitoriosa. Depois daquele período, acredito que em abril deste ano aceitou voltar, face à passagem de EB, não convincente para os torcedores palmeirense midiático. Voltou sem qualquer emoção. Como se nada estivesse acontecendo. Começou a reclamar que não montou o elenco. Aliás, tinha 80% dos jogadores na sua primeira passagem. Criou embate interno com jogadores que ele não tinha simpatia. E finalmente, apesar de ter contrato até o final de 2018, começou a abrir a porta de saída já no final deste ano de 2017, como fez ano passado. Só que agora de forma precoce. Praticamente no meio de um camperonato. Aliás, casa entrevista dele deixava mais dúvidas. Diante disso pergunto: se não estava preparado pra voltar, se sabia o elenco que teria em mãos, porquê aceitou o convite de retorno e no meio do caminho abandona o barco? Sua atitude prejudica o ano do Verdão na montagem do elenco para o próximo ano e compromete o elenco para o término deste. Achei sua conduta esse ano pífia, do qual ele mesmo tentou manchar sua imagem perante a nossa coletividade. Sorte que ainda tem crédito devido ao título do ano passado. Mas foi igual ou pior que EB neste ano. Lamentável.

     
  • Às 14 de outubro de 2017 às 21:42 , Blogger ester abea disse...

    boas palavras do Camisa 10 Alcides.

    Para mim, Cuca é um ótimo treinador, que nesta temporada foi mal. Pode acontecer com o professor, com o causídico, com o padre...com magistrados nem se fala- acontece com incrível frequencia.
    Mas Cuca é um ótimo treinador e excelente caráter.

     
  • Às 14 de outubro de 2017 às 21:45 , Blogger ester abea disse...

    Por outro lado, ou de outra banda como fala o magistrado aqui da roça:

    Mano é boa opçao . Parece-me bom tecnico, embora com deslizes de esportividade.

    Oswaldo também é bom, mas sem marketing.

    Mas eu queria mesmo o Luxemburgo. Péssimo caráter, tido e havido como malandrão...mas brilhante técnico

     
  • Às 14 de outubro de 2017 às 22:11 , Anonymous Nei Verde disse...

    Alcides, mas sem sombra de duvidas que debaixo do tapete da academia tem muitas coisas escondidas, pior que nunca vamos ficar sabendo, sem duvidas que Cuca é muito competente, mas fico me perguntando o que teria acontecido para nada ter dado certo.
    Devido as circunstancias foi dispensado na hora certa, pois ate essa vaga da libertadores estamos sujeito a perder.
    AGORA MEUS AMIGOS, NINGUÉM AQUI E IDIOTA, QUE NÃO SABE QUE OS PROBLEMAS, O TUDO QUE DEU ERRADO FOI SOMENTE O CUCA, PARA COMEÇO DE CONVERSA NÃO TEMOS UM ELENCO QUE SE DIZ TER, ALEM DE MUITAS MEDIOCRIDADES, ESTA CHEIO DE NEGUINHO FAZENDO CORPO MOLE, TEM MUITOS ALI QUE NÃO TEM A MINIMA RESPONSABILIDADE, A TURMA DO RESORT. EU NÃO TENHO DUVIDAS NENHUMA QUE CUCA FOI SACANEADO. SUA DISPENSA FAZ PARTE DO PROCESSO, AGORA ACHAR QUE TUDO ESTA RESOLVIDO NÃO ESTA NÃO!!!
    Os medíocres Fabiano, Maike, Luan, Juninho, Egidio, T. Santos, Guerra, Borja, Mobilete Deyverson, juntamente com os compadres Zé Merda, Jean, Tem que pegar o mesmo ônibus do Cuca.
    TEMOS QUE SE LIVRAR DA TURMA QUE NÃO QUER NADA COM NADA, cair na real, se livrar das contratações que foram o maior fiasco desse diretor safado$$$, ou vocês acham que com a chegada de outro treinador essa corja de ruindade vai jogar alguma coisa???

     
  • Às 15 de outubro de 2017 às 00:08 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    Nei, concordo com quase tudo, mas penso que Guerra e Borja devem ser colocados a jogar. Até que paguem todo o prejuízo que até agora nos deram. Muito por conta do esquema de Cuca, claro.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial