Observatório Alviverde

11/10/2017

ADEUS VALDÍVIA? ou VOLTE LOGO, VALDÍVIA?


Não se julga a qualidade de um jogador por um único jogo.

Jogador algum pode ser chamado de craque por uma solitária apresentação, ainda que épica ou suntuosa.

Jogador nenhum pode ser tido como "cabeça-de-bagre" em face de uma desastrosa apresentação.

Valdívia, a quem conhecemos tão bem, não teve, ontem, no Brasil x Chile uma atuação de gala, muito longe disto.

Tampouco cumpriu a desastrosa atuação que muitos (os antipalmeirenses e os palmeirenses vingativos) procuram imputar-lhe.

Ontem, toda a vez em que Valdívia realizava um bom lance, Galvão, na Tv, parecia estar ausente e em outra narração e não valorizava o lance, como costuma fazer.

Nessas horas (em TODAS elas) ele conversava com os repórteres, chamava os comentaristas ou abordava algum outro assunto aleatório às imagens.

Teria sido apenas uma sequência de coincidências? 

São coincidências demais para que eu as admita como meras coincidências.

Valdívia, ontem, aplicou quatro ou cinco dribles desconcertantes em jogadores brasileiros (parecia até os jogadores de meu tempo) sendo que em um deles, no 2º tempo, o Casemiro, literalmente, capotou.

Mas isso o Galvão sequer registrou na transmissão global, optando for fazer o que prefere nas transmissões, bostejar "gossips" e inutilidades esportivas ou comentar aleatoriamente aquilo que interessa apenas e tão somente a ele mesmo.

Ainda bem que não sou deficiente visual e pude ver com os meus próprios olhos o emblemático drible de Valdívia em Casemiro, um atleta que, desde os seus tempos de bambi, sempre teve licença para jogar forte e pesado e bater impunemente. 

Na transmissão da RGT ficou bem claro que havia uma espécie de ressentimento contra o chileno pairando em pleno ar. 

Os globais, todos eles, até os ex-jogadores e invasores da profissão de jornalista faziam questão absoluta de registrar.

Mas a verdade verdadeira é bem outra: 

"no duro, no duro", se falassem em Valdívia para o bem, elogiando-o eles teriam que, consequentemente, falar bem do Palmeiras, assunto que -sempre que podem- procuram evitar.

Deu para perceber que quase não falaram sobre a beleza do palco do jogo, sobre o conforto do torcedor na Allianz Arena, estádio cujo nome eles fazem questão de omitir e não divulgar sob a desculpa de que não fazem marketing gratuito?

Imaginaram se as declarações de Neymar em relação a sua preferência infanto-juvenil pelo Palmeiras, fossem dirigidas ao Curintia ou ao Flamengo?

Supuseram todos, se aquele drible desconcertante de Valdívia em Casemiro, o drible do capote e alguns outros "comes" cruéis em alguns jogadores da defesa palmeirense fossem assinados por Neymar ou Felipe Coutinho?

Como são sofríveis e tendenciosos os globais, com uma ou outra exceção!

Voltando a Valdívia, convém dizer que "uma andorinha solitária é incapaz de fazer verão". Valdívia, ontem, não fez, não faz, nem fará... Nem ele, nem Pelé, nem Méssi, nem Cristiano Ronaldo, nem Neymar e nem ninguém!

De qualquer forma há que se registrar que, ressalvadas tantas atenuantes, a verdade nua e crua é que o tempo passou e Valdívia envelheceu. 

Que ele -atualmente- não é mais o mesmo, não resta a menor dúvida. Só não reconhecem os tietes, os fanáticos, os teimosos ou os incorrigíveis saudosistas. Não fosse a minha impagável vivência de 50 anos de bola adstrita ao jogo de ontem, quem sabe eu também não estaria entre eles?

Quem viu, viu! Quem não viu não está vendo, não vê (jamais verá) o extraordinário jogador que o Palmeiras, estupidamente,  não preservou. 

Luxemburgo e os bandidos das organizadas (não se sabe a título de que) desvalorizaram o craque chileno e o arremessaram, desprezivelmente, para o lixo da história do futebol.

Em relação a Luxa até se sabe! Ele jamais admitiu em seus times ninguém que considerasse mais importante do que ele. 

Nem Valdívia, um dos maiores craques do futebol sul-americano nos últimos 20 anos, foi a exceção!

Ontem, Valdívia, como de praxe, foi marcado individual  e implacavelmente por Casemiro, muito mais jovem, dotado de um físico mais avantajado e contando sempre com a cobertura de alguém.

Deu para perceber como a simples presença em campo de um jogador como Valdívia mobiliza e exige, no mínimo, dois adversários para que o "policiem" em campo?

Isto quebra a marcação, impedindo os marcadores de atacar com frequência, tornando o adversário menos eficiente defensiva e ofensivamente.

Curiosamente as jogadas de ataque do Chile (no primeiro tempo) passaram poucas vezes por Valdívia que quase não foi procurado pelos companheiros. 

No segundo tempo, quando o time chileno percebeu que a perda do jogo era iminente, aí, sim, começou a trabalhar com Valdívia, mas já estava escrito nas estrelas e nos Lusiadas que "Inês já era morta"!

Para encerrar quero dizer que sei, perfeitamente, que o assunto Valdívia é requentado, superado, ultrapassado e até "demodê"...

Entretanto, em face de sua presença no Brasil x Chile de ontem à noite, tomamos a liberdade de reabri-lo a fim de perguntar aos frequentadores deste espaço:

"Pelo que você viu e sentiu, Valdívia ainda seria uma boa contratação para o Palmeiras?"

COMENTE COMENTE COMENTE
 








17 Comentários:

  • Às 11 de outubro de 2017 às 11:39 , Anonymous Anônimo disse...

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • Às 11 de outubro de 2017 às 12:13 , Anonymous juliano disse...

    daqui a pouco aparece o entendido de futebol, que todos sabem quem é, bostejando sua análise obtusa e que todos aqui já estão de saco bem cheio.
    Alcides, ótimo post, parabéns e não de a mínima para o anônimo aí de cima que comentou. Pelo teor e pelo jeito de escrever, até sei quem é. Todos sabemos...

     
  • Às 11 de outubro de 2017 às 12:32 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Concordo integralmente com a postagem. Se fosse escrevê-la, escreveria com o mesmo teor de idéias.
    Claro que sem o mesmo brilho.
    Em sendo assim, tendo concordado com tudo o que foi lavrado pela pena de Alcides, minha resposta à pergunta derradeira é: NÃO !

     
  • Às 11 de outubro de 2017 às 12:33 , Anonymous Alcides Drummond, o editor disse...


    Ficou esperando todo esse tempo para inocular veneno hein anônimo oportunista, isto é cascavel?

    Hoje demorou demais, não?

    Você terá o seu comentário de anônimo cortado.

    Se quiser faça outro com o mesmo teor mas com um nick, nem que seja Zé. Se for Zé Mané, será até mais apropriado.

    Aproveite, sim, o feriado, esfrie a cabeça e, ao voltar faça-me um favor, pare de entrar aqui.

    Sua incompreensão é tanta que parece não ter lido o texto. Se leu, não compreendeu e estou de saco cheio com gente como vc.

    Tenho o maior prazer em manter este blog mas não preciso dele para sobreviver.

    Deve ter sido vc que outro dia chamou-me de ditador e disse que iria embora do blog.

    Se é por falta de adeus que vc ainda não foi, tchau, até logo, bye bye.

    Estou de saco cheio desses paraquedistas ignorantes e incompreensivos que, não sei porque, reclamam, me agridem, me ofendem, mas não nos fazem o favor de deixar de entrar aqui.

    Não, em relação a este espaço eu não sou ditador! Sou, muito mais do que isto, o dono do espaço e faço dele o que eu quiser e me aprouver.

    Ninguém aqui comparou Valdívia a ninguém, menos ainda a esses jogadores citados por vc que, quem acompanha o blog já sabe há "trocentos anos" eu sempre coloquei em patamares superiores ao chileno-venezuelano.

    Se isso é verdade (é) não é menos verdade que Valdívia (exceto para os energúmenos da mancha e os contra da imprensa) foi um jogador muito acima da média geral, um craque.

    Assim, quem não concorda com a minha opinião que seja educado ao contestar-me ou a quem quer que seja. Se sentir-se incapaz de agir assim, faça-me o favor de ir ao lugar que mais lhe aprouver...

    Peço desculpas aos demais participantes pelo mau jeito mas estou me convencendo que a tendência deste OAV parece ser mesmo aquela de fechar o espaço e mandar esses indivíduos irem promover a discórdia nos blogs de Juca et caterva. (AD)

     
  • Às 11 de outubro de 2017 às 12:47 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Alcides, você foi perfeito em relação ao anônimo.
    Mas também tem gente que comenta com um nick, ou com um nome, mas apenas se preocupa em criticar de forma desabonadora o comentário e a própria pessoa de outro participante.
    E isso vem promovendo discórdias e enfraquecendo o Blog.
    Assim, sugiro que você CORTE sumariamente todo o comentário que fizer referências desabonadoras ao companheiro do Blog, ou ao seu comentário.
    Desse modo, os parasitas que não têm idéias para expor, sumirão do Blog.

     
  • Às 11 de outubro de 2017 às 13:08 , Anonymous Alcides Drummond, o editor disse...

    Verde

    Não disponho de tempo para cortar esses comentários toda a hora.

    De qualquer forma já há tempos venho tentando

    Ocorre que as pessoas que escrevem parecem muito mais dispostas em contestar ofensivamente os outros participantes do que em falar sobre o Palmeiras.

    De qualquer forma vou continuar tentando manter o espaço aberto e, a princípio,sem restrições às livres participações.

    Se não der certo as fecho e ponto final.

    Estou considerando as suas sugestões como a de tantos amigos que se comunicam comigo telefonicamente. Abs (AD)

     
  • Às 11 de outubro de 2017 às 13:30 , Anonymous EDITOR DE ESPORTES disse...

    Adivinha quem estava no grupo ??

    https://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/eliminatorias-america-do-sul/noticia/esposa-de-bravo-critica-atletas-do-chile-iam-a-festas-e-nao-treinavam-por-ressaca.ghtml

    Sem chances Valdivia é retrocesso !

     
  • Às 11 de outubro de 2017 às 14:01 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    Boa editor!

    Comentário objetivo e sem agressões a quem quer que seja!

    Que seu exemplo seja seguido(AD)

     
  • Às 11 de outubro de 2017 às 14:03 , Anonymous Nei Verde disse...

    Com a estruturas que o palmeiras tem hj, Valdivia é bem vindo, joga melhor q todos os meias q temos.

     
  • Às 11 de outubro de 2017 às 14:36 , Anonymous Nei Verde disse...

    Trás Valdivia, e compra uma boate, mais uma fábrica de wisque junto, vale mais a pena que ficar gastando com o canelinha de cristal, Guerra..!

     
  • Às 11 de outubro de 2017 às 14:47 , Anonymous Ivano disse...

    Caro Alcides e amigos, Valdívia foi vendido quando estava no auge de sua forma técnica e física, como se diz por A.I estava “voando” em 2008’ seguramente teríamos disputado o título do Brasileiro aquele ano e não nos contentarmos com uma pre-libertadores....como aconteceu e vou mais longe, podíamos ter ganho a Libertadores de 2009’ ele fez falta nos jogos decisivos contra o Nacional-URU e ainda teríamos ganho aquele Brasileiro...A.I talvez se pudesse vender o jogador , valorizado pelas conquistas, para uma equipe de um grande centro, arrecadando um bom dinheiro para o clube na transação...
    Enfim, vida que segue...
    Abraço a todos!

     
  • Às 11 de outubro de 2017 às 14:49 , Anonymous Ivano disse...

    Caro Nei
    E temos meias dignos de vestir nossa camisa gloriosa?

     
  • Às 11 de outubro de 2017 às 15:19 , Anonymous P14N disse...

    Boa tarde!

    Com todo respeito ao blogueiro-mor, discutir Valdívia em pleno 2017 (quase 2018) é desnecessário. É a mesma coisa que lamentar a perda do Zeti tal quanto a sua ascensão nos Bambis.

    Valdívia foi funcionário da SEP, saiu e não volta mais. Ponto final.

    Até quando o atleta será pauta de discussão?

     
  • Às 11 de outubro de 2017 às 16:10 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    P14N

    Se me permite, Qual será seu próximo nick? P,Q ou R14N?

    De qualquer forma,

    Você leu tudo o que escrevi?
    Ou apenas parte do que escrevi?

    Encerrei a postagem assim:

    (SIC)

    " Para encerrar quero dizer que sei, perfeitamente, que o assunto Valdívia é requentado, superado, ultrapassado e até "demodê"...

    Entretanto, em face de sua presença no Brasil x Chile de ontem à noite, tomamos a liberdade de reabri-lo a fim de perguntar aos frequentadores deste espaço:

    "Pelo que você viu e sentiu, Valdívia ainda seria uma boa contratação para o Palmeiras?"

    Não deu para que vc percebesse que o blog quis, apenas, jogar a última pá de cal sobre o assunto, mostrando que aquele jogador espetacular de outros tempos, em função do proóprio tempo e das limitações físicas está conseguindo mostrar apenas 40% de seu potencial?

    Suas perspectivas de volta ao Verdão, que eram mínimas parecem agora reduzidas a zero em função de Valdívia ter dito que vai cobrar uma suposta dívida que o Palmeiras teria com ele, na justiça.

    A não ser que o Palmeiras faça um acordo com ele nos mesmos moldes daquele que foi feito com o Cleiton Xavier!

    PS - Não posso ficar o dia todo em volta do CPU respondendo aos amigos. Peço-lhes, portanto, que leiam as postagens até o fim caso queiram comentá-las.

    Não exijo que ninguém siga os temas que proponho (os assuntos são livres dentro da filofia palmeirense do espaço) mas que quem quiser comentar a postagem principal,por favor, leia o que foi escrito na íntegra e procure interpretar as motivações das postagens por mais estranhas e intempestivas que possam parecer. Tenham convicção plena que este blog não é mantido por alguém inexperiente, inocente, estúpido, bloqueado ou interessado pela política interna palmeirense.

    Abs (AD)

     
  • Às 11 de outubro de 2017 às 16:15 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Alcides, as suas intervenções são, exatamente, o melhor do seu inigualável Blog.
    Uma interatividade pulsante, real, imediata, absoluta, uma verdadeira usina de conhecimento sobre o Palmeiras.
    As teses defendidas e imediatamente analisadas, contrapostas, explicadas.
    Isso faz do Observatório Alviverde a pedra mais preciosa da crítica Palestrina.
    Não precisa ficar rodeando o CPU, mas, ao menos, dê uma inteirada nos assuntos de quando em vez.
    Não podemos perder essa característica.
    E, nesse caso, só você tem o arco e a flecha para atirar.
    E atiçar o fogo desse Blog, que nunca pode apagar.

     
  • Às 11 de outubro de 2017 às 16:25 , Anonymous observador disse...

    p14n, claudio, anônimo do primeiro comentário, insuperável, sei tudo, bernadão, juarez e tantos outros. ate quando aturar esses personagens?

     
  • Às 11 de outubro de 2017 às 19:09 , Anonymous Anônimo disse...

    Valdivia esta processando o Verdão para tirar mais dinheiro, esse nunca mais.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial