Observatório Alviverde

30/09/2017

APESAR DO QUARTO LUGAR, A MÍDIA COLOCA O PALMEIRAS COMO O MAIOR ADVERSÁRIO DO CURICA NESTE BRASILEIRÃO!



Não sei se me comovo ou desconfio diante daquilo que a maior parte da mídia vem -surpreendentemente- apregoando com tanta ênfase.

Há como que um consenso entre a maior parte dos jornalistas que o Palmeiras, malgrado o quarto lugar que ainda ostenta na tabela, chegará ao vice-campeonato e é e será o grande adversário do Curica.

E vão além afirmando, também, que se o Curica bobear, se der uma chance por pequena que seja, o Verdão disputará o título.

O que me enche de satisfação não são os comentários positivos, as loas ou seguidos elogios que os caras espargem sobre o Verdão neste momento, a maior parte, sei perfeitamente, de forma falsa e insincera. 

Fico feliz, sim, porque, obrigados ou não, forçados ou não, parece que, finalmente, começam a nos respeitar. Como tem aumentado o tempo do Palmeiras nos programas de TV, para o bem ou para o mal.

Respeito é bom e eu gosto, já dizia o meu velho e saudoso pai, com propriedade e sabedoria. 

Sem preocupar-me em procurar ou encontrar um grama de sinceridade no que a mídia vem apregoando, eu, por mera questão de precaução proponho o seguinte: 

que todos nós palmeirenses, façamos uma análise e algumas reflexões sobre o cabimento daquilo que a maior parte dos jornalistas anda vaticinando, mudando o discurso acerca do Palmeiras, não se sabe a título de que.

Comecemos pelo panorama classificatório vigente na parte de cima da tabela.

O Curica lidera com ampla folga até esta 26ª rodada, ostentando 54 pontos.

O Santos (adversário do Verdão às 19 H de hoje no Allianz) é o segundo colocado com 44 pontos, e tem 10 pontos a menos do que o líder.

Grêmio e Palmeiras, dividem o terceiro lugar, com 43 pontos, mas o Verdão é suplantado no saldo de gols (10 x 18).

Imediatamente atrás dessa dupla, há outra, Cruzeiro e Botafogo. Com 40 pontos, esses times,  muito bem armados, correm por fora em sétimo lugar.

Em seguida vem o Flamengo com 39 pontos, fechando seletíssimo grupo de equipes que, ao meu sentir, disputam algo mais substancial neste brasileirão.

Quanto aos demais, do oitavo colocado, o Atlético Pr., (que corre em faixa intermediária com 34 pontos e parece-me tranquilo) até o final da tabela, os outros doze clubes, têm de se cuidar para que não venham ser surpreendidos pelo rebaixamento. O Vasco, com 32 pontos, inclusive,

Voltando ao Palmeiras e aos delírios midiáticos, devo dizer que considero natural e até uma tendência lógica o time de Cuca chegar ao segundo lugar. Se não vier a ocorrer, ao menos para mim, será zebra!

Digo isto porque o Verdão ostenta uma pontuação compatível com Santos e Grêmio e pode até ultrapassá-los hoje mesmo, caso derrote o "time das praias".

Além disso, tem um time melhor que o Santos e, se completo, está ao nível do time principal do Grêmio. Os números estão aí para provar, demonstrar e, sobretudo, confirmar.

Em terceiro porque o instante anímico palmeirense, isto é, o seu astral, está superior ao do Santos.

Recém eliminado da Libertadores Levir e os jogadores ainda estão pensando as feridas da eliminação, com a agravante de no confronto direto de hoje contra o Verdão estarem desfalcados de seu melhor jogador e cérebro do time, Lucas Lima! 

Em relação ao Grêmio, os gaúchos, que seguiram o mau exemplo do Palmeiras "poupando" os seus jogadores no Brasileiro (obsessionados pela Libertadores) de há muito têm colocado os reservas para disputar a competição. Isto é muito bom para o Palmeiras!

Esse erro de foco já lhes custou este ano um preço muito alto porquanto perderam o Campeonato Gaúcho, a Copa do Brasil, ficaram mal no Brasileiro com reduzidas chances de vencê-lo sendo que ninguém pode garantir que ganharão a Libertadores.

O Palmeiras, que nada tem a ver com isto, pode e certamente vai tirar proveito da situação.

Por tudo o que foi posto, acredito, repito, piamente, na hipótese de o Palmeiras ser o vice-campeão brasileiro, e, acrescento que não será ilógico se o Verdão abocanhar o segundo lugar.

Em relação ao título, ainda que sabendo que o Curica anda em baixa e em defasagem anímica pela perda da Sul-Americana, tanto e quanto pelas inesperadas perdas de tantos pontos seguidos e daquela aura de time invencível, trata-se de tarefa muito mais difícil, conquanto eu não a repute impossível.  

Na qualidade de torcedor torço muito e admito, perfeitamente, que o Palmeiras pode chegar, 

Entretanto, como observador, eu, que analiso o campeonato por um viés de realismo, obrigo-me a  ressaltar que "para que esses delirantes vaticínios da mídia e da própria torcida alviverde se materializem em plenitude, o Curica teria de perder 11 pontos dos 39 que vai disputar". 

Ao mesmo tempo o Palmeiras teria de cumprir o que chamamos de campanha perfeita, isto é ganhar (quase) todas e não perder mais".

Tudo isso, convenhamos, de um ponto de vista prático é difícil, embora, repito, reconheço,  também não seja impossível. 

Afinal, o Curica, com um time técnicamente muito inferior ao Verdão, conquanto mais coeso e mais bem treinado até então, conseguiu a proeza da invencibilidade no primeiro turno do Brasileiro.

De uma certa forma o que me anima é esta autêntica pedreira que o Curica terá de enfrentar, a partir desta 26ª rodada:

Dia 01/10 (amanhã)  x Cruzeiro, em BH.
Dia 11/10 x Coritiba em SP.
Dia 15/10 x Bahia em Salvador.
Dia 18/10 x Grêmio em SP.
Dia 21/10 x Botafogo, no Rio.
Dia 29/10 x Ponte, em Campinas.
Dia 05/05 x Palmeiras no Lu Ladrão. 
Dia 08/11 x Atlético Pr em Coritiba.
Dia 12/11 x Avaí, em SP.
Dia 15/11 x Flu, no Lu Ladrão.
Dia 19/11 x Fla, no Rio.
Dia 26/11 x Galo, em SP.
Dia 03/02 x Sport, em Recife.

O Palmeiras, teria de manter uma campanha perfeita, terá contra estes times:

Dia 30/09 (hoje) x Santos, na Allianz.
Dia 12/10 x Bahia, em SP.
Dia 15/10 x Atlético Go em Goiânia.
Dia 19/10 x Ponte, em SP.
Dia 22/10 x Grêmio, em Porto Alegre.
Dia 29/10 x Cruzeiro, em SP.
Dia 05/11 x Curica, no Lu Ladrão.
Dia 08/11 x Vitória, em Salvador.
Dia 12/11 x Flamengo, em SP.
Dia 15/11 x Sport, em SP.
Dia 19/11 x Avaí, em Floripa.
Dia 26/11 x Botafogo, em SP.
Dia 03/12 x Atlético Pr, em Curitiba 

Você, palmeirense, acredita nas previsões da mídia?

O Palmeiras será Campeão? Vai dar trabalho ao Curica?

Para mim o jogo de hoje tem um peso tão grande que me impede uma resposta.

Mas, seguramente, não me impede de um palpite, este:

"O Palmeiras vencerá o jogo desta noite e continuaremos acalentando os nossos sonhos!

COMENTE COMENTE COMENTE





21 Comentários:

  • Às 30 de setembro de 2017 às 02:57 , Blogger Ita Souza disse...

    Alcides.

    Gostaria de fazer uma pergunta.

    Em que situação, você acha que o verdão estaria, no brasileirão, se não tivéssemos disputado a Libertadores ?

     
  • Às 30 de setembro de 2017 às 07:34 , Anonymous Juliano disse...

    Ita Souza, desculpe interpelar, mas sua pergunta deveria ser "se o Palmeiras não tivesse optado em poupar jogadores e esquecer um turno inteiro do Brasileirão". Aquele jogo contra o Patético paranaense no allianz que o cuca entrou com o time inteiro reserva, menos o goleiro, vai nos fazer falta lá na frente. Anote aí.
    Respeitosamente

    Juliano.

     
  • Às 30 de setembro de 2017 às 08:05 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    Agora estou confiando em Cuca. Todos lá na Academia deixaram o discurso arrogante e patético, da tal da obsessão pela libertadores, e agora parecem estar com os pés no chão. Falam em mini metas, passo a passo, comer pelas beiradas, TUDO o que tinha no Palmeiras de 2016, e faltava no Palmeiras de 2017 ! Calçaram as sandálias da humildade. Sabem que erraram muito quando colocaram times quase reservas para disputar o Brasileiro. Hoje contra o santos reputo como uma final de campeonato. Onde só a vitória vale. E o empate e a derrota humilham e nos jogam às traças. Será a nossa última chance do ano. É pegar ou largar. Vencer ou vencer. NÃO HÁ OUTRA ALTERNATIVA !

     
  • Às 30 de setembro de 2017 às 08:20 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    Sei que Cuca nos lê, e assim dou-lhe uma opinião. Segure o Zé Roberto, bem como o outro lateral. O Santos é perigoso nos contra ataques. Temos meio de campo e atacantes suficientes para prescindirmos dos avanços laterais. Um velho 4-4-2, com duas linhas de quatro, e dois atacantes abertos, será a nossa melhor solução. ZR, pela idade, e Myke, pela técnica, se segurarem a zaga, solidificando o setor, já farão um grande trabalho.

     
  • Às 30 de setembro de 2017 às 09:48 , Anonymous humilde leitor disse...

    falou o entendido de tática. Vc num tem senso de ridículo?

     
  • Às 30 de setembro de 2017 às 09:55 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    Me parece que o tal juliano está mais contido em seus comentários. Tal qual sabe que continuar achincalhar os membros do OAV, não leva a absolutamente nada. Fez um comentário plausível e bem definido à cerca dos fatos. É isso aí. Menos intransigência e mais coerência. Me parece também, porquanto, que o mesmo citado está aprendendo a comentar, a expor idéias de e a respeito do Palmeiras. É isso aí. Aprenda com os mais velhos. Os mais experientes. Os mais dotados de inteligência. Exemplos aqui tem um monte. Este que vos escreve, Blogueiro Mayor, Cláudio de MG, Ester Abea, Marco, dentre outros. Aprendam conosco. Não dói e é de graça.

     
  • Às 30 de setembro de 2017 às 09:57 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    Humilde leitor, eu gosto de mulher.

     
  • Às 30 de setembro de 2017 às 10:33 , Anonymous edu disse...

    A turma aqui tem razão quando citam sua arrogância, fazer comentário desrespeitoso a esse nível, só pode ser doente mental, já não basta tentar se passar por personagens, escrever usando dicionário virtual? seus comentários nem me faz questão, decepcionantes conteúdos, destaca-se somente arrogância, vc é um doente, Alcides já pediu que se retirasse, com tanta falta de vergonha ainda se faz presente.
    Sua saída seria uma vitória.

     
  • Às 30 de setembro de 2017 às 10:44 , Anonymous Jofre Sincero disse...

    Fico craro Sr.INSUPORTÁVEL, aki ninguém gosta du cê. Prucure um pissiquiatra...kkkkkkkk

     
  • Às 30 de setembro de 2017 às 11:13 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    Não saiu da minha pena o comentário das 9:55 horas. Peço respeito aos anônimos que estão fazendo uma campanha contra mim, verdadeiros dejetos que escrevem. Até quando, Alcides, seremos acusados de sermos vários personagens em um só?? Até quando, Alcides, eu, sei de tudo, Abea, Cláudio MG, Marco, seremos acusados de sermos um único personagem?? Peço ao grande jornalista e amigo virtual que adorei as providências necessárias, fazendo com que todos aqui sejam previamente identificados. Pois este Blog está ficando difícil para comentar, em face desse sujeito asqueroso, este sim utilizando-se de vários nomes, para apenas me atacar, bem como outros membros tradicionais desse Espaço.

     
  • Às 30 de setembro de 2017 às 11:14 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    adote as providências....

     
  • Às 30 de setembro de 2017 às 11:17 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    Não postei o comentário das 9:57 horas.

     
  • Às 30 de setembro de 2017 às 11:26 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    Esses abutres postam comentários em meu nome, que eu não postei, para depois me chamarem de desrespeitoso e arrogante. Alcides, tome providências pois essa turba tem parte com o demônio.

     
  • Às 30 de setembro de 2017 às 15:03 , Anonymous Cláudio de MG disse...

    DESPEDIDA.
    PORQue minha postagem sobre a festa dos garotos do Cruzeiro foi deletada?
    Uma VERGONHA!
    Cansei deste blog e de tanta DITADURA.
    CHEGA!
    Tenho família e filhas inteligentes para lidar.
    Observatorio Alviverde: MORRA!
    CONTINUAREI sempre palmeirense, apesar de você: "DONO"!

     
  • Às 30 de setembro de 2017 às 16:27 , Blogger Alexandre disse...

    Vamos ganhar porco!
    Vamos ganhar porco!
    Ooooooooo Vamos ganhar porco!

     
  • Às 30 de setembro de 2017 às 16:28 , Anonymous Verde Verdão disse...

    Alcides, uma ilha de lucidez em meio a tanto melindre, egos insuperáveis e arrogância.
    O "dono" já provou e comprovou diversas vezes o quanto é humano, e aberto a diversidade de opiniões. Mesmo as contrárias.
    Ao que realmente interessa, penso que hoje será um divisor de águas. Tem que vencer para seguir com chances.
    As últimas entrevistas do Cuca e o comportamento do time, aliado aos jogos que temos pela frente me fazem ter esperança de que terminaremos esse BR de forma muito honrosa.
    Enquanto há possibilidade matemática de título eu acredito!
    Abraços a todos os participantes desse espaço único!

     
  • Às 30 de setembro de 2017 às 16:33 , Anonymous Jofre disse...

    Isso Claudiu.
    By by.
    Cunvide u verdilhaço.

     
  • Às 30 de setembro de 2017 às 17:25 , Anonymous Alcides Drummond, o editor disse...


    Voltei do médico por volta de uma hora. Fui fazer um risco anestésico. Que Deus me ajude nos próximos dias...

    Ao abrir o blog recebi um presente de grego, isto é, de Cláudio, a quem agradeço penhoradamente pela consideração.

    Revoltado elaborei um texto censurando a precipitação do escrevente e afirmando que o que ele escreveu foi retido pelo Blogger como Span, sem o meu conhecimento e outros quesitos mais.

    Quando tentei imprimir, o Blogger mostrou uma imagem dizendo que o erro 403 impedia a impressão do recado.

    Melhor assim porque fui rude embora longe das ofensas que recebi em algumas respostas.

    O texto do Cláudio (eu li antes de deletar acidentalmente por meu desconhecimento de computadores) nada tinha de errado ou proibido.

    Só não saiu porque estava no espaço de spans que raramente segura as mensagens, mas a dele, segurou.

    Agradeço o Cláudio pela consideração, mas espero que quem morra não seja eu e nem este OAV, mas a precipitação, a injustiça e todo o ódio do Cláudio, a fim de que ele possa melhorar enquanto cidadão.

    (AD)

     
  • Às 30 de setembro de 2017 às 17:35 , Anonymous Nei Verde disse...

    Gente..!!! que guerra!!
    Vamos acalmar palestrinos..!

    Hoje temos que ter cautela, não ir para cima com desespero, jamais dar o contra ataque.

     
  • Às 30 de setembro de 2017 às 19:05 , Anonymous Nei Verde disse...

    Arena sempre com os problemas de gramado, o pisoteio do público dos shows prejudicaram a drenagem.

     
  • Às 30 de setembro de 2017 às 19:31 , Anonymous Nei Verde disse...

    O velho Zé merda esta perdido, é melhor por um cone.
    Nossa sorte é que a péssima drenagem não deixa os sardinhas jogar.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial