Observatório Alviverde

13/12/2017

PALMEIRAS ESTÁ SE TORNANDO UM CLUBE FORMADOR DE JOGADORES! ISTO É ÓTIMO!


A mim não me importa que a decisão -hoje- da Paulista Cup da Sub-14 tenha sido nos pênaltis, mas que o Palmeiras tenha ficado com o título derrotando os bambis, após um 0 x 0 no tempo normal.

Mantendo a tradição de sua escola de goleiros, o Palmeiras contou com a excepcional atuação de Sales que defendeu dois pênaltis, levando o Verdão ao título.

Sales, o melhor em campo no tempo normal, acabou sendo escolhido também como o melhor atleta da competição.

Já o time Sub-20, que participa lá no Rio Grande do Sul da Copa Ipiranga,  promoção oficial da Federação Gaúcha, passou à semifinal da competição ao demolir a poderosa retranca do Juventude de Caxias do Sul por 1 x 0.

Assisti ao jogo pela TV e fui testemunha da melhor performance palmeirense em um jogo equilibrado no qual o Verdão não foi a campo com sua força máxima mas, ainda assim, impôs a sua superioridade e venceu com um gol do centro-avante Léo Passos, aproveitando um rebote do goleiro após um chute de longa distância.

Em meu critério de análise o zagueiro Vitor e o atacante Fernando foram os dois melhores jogadores palmeirenses no confronto.

Ambos, tanto e quanto alguns outros como meia Alanzinho (embora ainda Sub-17) e o lateral esquerdo mostraram que são jogadores prontos para (ao menos) serem testados no time principal.

O Palmeiras disputará uma das semifinais da Copa Ipiranga depois de amanhã, sexta-feira, às 21 H, contra o Inter, e, caso vença, enfrentará, domingo, dia 17, o ganhador da outra semifinal entre o Huracan da Argentina e o segundo maior rival do Verdão, o Bambi.

Este ano a base palmeirense venceu os Campeonatos Paulistas Sub 11 e Sub 15 e a Copa do Brasil Sub17 e foi vice em outras.

Na Copa do Brasil Sub 20 o Palmeiras estagnou nas quartas de final, no Brasileiro Sub-20.

O Verdão, se, no Brasileiro, não passou da primeira fase, no cômputo geral seus resultados não foram tão negativos, a considerar-se a meta programada pela diretoria de o time disputar, minimamente, cinco finais, conforme declarou o coordenador das categorias de base alviverdes João Paulo Sampaio.  

O mais importante é que o Palmeiras metamorfoseou-se completamente em relação à sua tradicional e equivocada filosofia de clube comprador, transformando-se, graças à visão empresarial do ex presidente Paulo Nobre, em clube formador de novos talentos. 

O Palmeiras, hoje, aumentou de dois para cinco o número de olheiros e pode-se dizer que tem, hoje, o maior garimpo  do Brasil, captando e cooptando jovens talentos de todas as regiões do país.

Uma das mais representativas provas da nova filosofia palmeirense é a chamada Copa Palmeiras, um torneio promovido pelo clube em várias partes do Brasil com a finalidade de descobrir jovens talentos.

Da mesma forma o verdão tem realizado as chamadas peneiras e, apenas em São Paulo,  realizou duas este ano.

Para efeito de recrutamento, o Verdão criou categorias de números pares tipo sub-14 e o sub-16. Assim, quando o menino vai disputar um torneio sub-15 ou sub-17, ele já está mais enfronhado e preparado, pois começou a treinar antes. 

Outro aspecto importantíssimo é a maneira pela qual o Palmeiras está passando experiência ao garotos da base: o sub-20 treina diariamente com os profissionais; o sub-17, uma vez por semana, e o sub-15, uma vez por mês.

O resultado de tudo isso é que este ano dezoito jogadores da base palmeirense foram recrutados para as diversas Seleções Brasileiras convocadas este ano sendo que Paulo Vitor, técnico Sub-15 do Palmeiras, é, também, o técnico da categoria da Seleção Brasileira.

O novo programa palmeirense de promoção da base tem por objetivo não apenas formar jogadores para o time principal, mas também  aquele de estabelecer novos negócios e fortalecer, cada vez mais, a marca Palmeiras. 

No que respeita a formar jogadores para o time principal, tenho, particularmente, as minhas dúvidas de que possa vir a acontecer em face do tamanho do elenco e dos investimentos que aconteceram e estão prestes a acontecer.


No Campeonato Brasileiro deste ano só os atacantes Fernando e Matheus Iacovelli e o volante Gabriel Furtado tiveram chance de atuar por muito pouco tempo entre os titulares e, ainda assim, já no tempo de Valentim.  

É preciso saber agora se o esquema Crefisa de contratações caras de jogadores famosos, dará espaço à nova filosofia de renovação que o Palmeiras, tão tardiamente, está colocando em prática.

ALCIDES DRUMMOND