Observatório Alviverde

15/02/2019

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O PALMEIRAS!



Acabo de assistir ao grande clássico da segunda divisão sul-americana entre Corintians x Racing, findo o qual não titubeio ou receio em antecipar-lhes que, pela amostra, creio ser difícil que o Curica mesmo com tantas contratações, reedite neste brasileiro a campanha que empreendeu no primeiro turno de 2016.

Da mesma forma, repito o que disse várias vezes:

Não acredito que o retranqueiro Carile seja um técnico pronto, como a imprensa proclama, haja vista que seu repertório se resume aos contra-ataques, mas com um porém:

Com a chegada de Gustavo, exímio cabeceador, que veio do Fortaleza, o Curica poderá, além da tradicional retranca, aumentar o seu repertório ofensivo e introduzir, também, a tática do chuveirinho.

Por falar em Gustagol, deu para perceber a sensível diferença entre o Curica e o Palmeiras no que respeita à contratação de jogadores?

Enquanto o Verdão foi à Colômbia gastar rios de dinheiro e contratar a peso de ouro o "medianíssimo" Borja e o  baixote e sem físico Guerra, ou, da mesma forma, à Europa para buscar o apenas razoável Deyverson, o Curica descobriu no próprio futebol brasileiro um jogador aparentemente melhor e extremamente mais em conta do que aqueles pelos quais o Palmeiras despendeu grandes fortunas e que, efetivamente, não estão à altura da camisa que vestem.

Culpa, não só de Mattos e dos dirigentes mas, sobretudo, da estúpida elitização da torcida palmeirense que não aceita jogadores sem pedigree. 

Baita bobagem e grande estupidez, pois, como eu disse outro dia, a arte não tem pátria e um grande jogador pode ser encontrado em clubes pequenos e até em campos de várzea deste "imenso" Brasil varonil! (Royalties para o saudoso comediante Zé Bonitinho, que há tempos não está mais entre nós).

Se, por exemplo,  o Palmeiras trouxer um zagueiro de nome e conhecido todos aplaudem, como aplaudiram o colombiano Mina e todos os demais contratados ultimamente, apenas razoáveis.

Quando o Palmeiras adquiriu o canhoto Vitor Hugo, muito mais zagueiro e muito mais barato do que o colombiano Mina, Mattos foi violentamente censurado pela torcida, principalmente porque no primeiro clássico que disputou contra o Curica VH falhou no lance que deu a vitória à gambazada retranqueira.

Quando o Verdão, investindo uma fortuna,adquiriu o "nove" colombiano Borja precedido por sua fama de artilheiro colombiano e artilheiro da Libertadores/16 e o armador venezuelano Guerra, considerado  então o craque da temporada, a elitizada torcida palmeirense vibrou e aplaudiu, mesmo com os preços proibitivos pago pelos atletas. Deu no que deu!

Se o Palmeiras -por exemplo- houvesse trazido Gustagol, à época um ilustre desconhecido ou alguém similar, , o mundo viria abaixo e a torcida não daria tranquilidade para que ele se ajustasse ao novo clube.

Infelizmente, a torcida palmeirense é assim, ou, melhor, sempre foi assim. 

Nos tempos das vacas magras quando o clube adotava a política do bom e barato, sequer ao estádio ela comparecia em grande número, o que fez com que a mídia passasse a afirmar, com a maior desfaçatez, mormente a Falha de São Paulo, digo, a Folha de São Paulo, que os Bambis tinham torcida maior que o Verdão. Conversa pra boi dormir!

Só a partir da reforma (reconstrução) do velho estádio Palestra Itália e -reconheça-se- dos exagerados investimentos do novo diretor de futebol Alexandre Mattos que o Palmeiras desmentiu a enganosa imagem criada pela maior parte da imprensa paulistana. 

Querem outro aspecto interessante?

Verificando na Internet, constatei que o Palmeiras no decorrer de vários anos, revelou alguns jovens de sua, mas sempre em número bastante reduzido em relação aos concorrentes. 

Eis alguns mais importantes .

Diego Cavalieri, Ilsinho, David Braz, Edmilson, Luis Gustavo, Denis, Juninho, Gerson Caçapa, Elias, Edu Manga, Vagner Love, Gabriel Jesus e outros (poucos) cujos nomes representam um número reduzido de atletas em proporção ao decorrer dos anos.  
 
Entre eles, o Palmeiras -de cara- perdeu Ilsinho e David Braz, respectivamente para os bambis e para o Santos, Elias para a Ponte Preta, tendo negociado Gerson Caçapa, Edu Manga, Edmilson, Vagner Love e Gabriel de Jesus com clubes europeus.   

A maior parte dos jogadores revelados pelo Verdão pode-se dizer que foi representada por atletas que não tiveram chances de mostrar valor com a camisa do Palmeiras e fato semelhante -muito mais grave- está ocorrendo agora quando o Palmeiras montou equipes de base poderosas, revelou muitos jogadores, mas. ao que tudo indica, não irá aproveitar ninguém ao menos por enquanto.

O Palmeiras deveria olhar com mais cuidado para os juniores e aproveitar ao máximo os atletas que revela na base. Só assim poderá ter craques no elenco. É a única maneira possível de ter grandes jogadores, a não ser que o clube invista uma fortuna em atletas consagrados, ainda que sem a garantia de que resolverão os problemas da equipe. Ocorreu, repito, com Guerra e Borja!

Para encerrar, um outro aspecto interessante.


Com a onda de seriedade e honestidade que a "Lava Jato" e a eleição de Bolsonaro transmitiram ao país, já não está tão fácil aos clubes de massa, manipulados política e eleitoralmente, levarem tudo na mão grande como ocorreu livremente nos tempos do PT.

Vinha ocorrendo há anos, com o beneplácito e até com o patrocínio daqueles que detinham o poder e  que almejavam perpetuar-se no comando do país. Eles só não contavam com a reação do povo brasileiro que, finalmente, parece que acordou.

Foi -coincidentemente- durante o período em que essa gente mandou e desmandou no Brasil que o Curica mais cresceu.

Lembrem-se, sempre, que a curicada, sem o menor mérito,  ia ganhando um estádio de presente (só não ganhou por conta da Laja-Jato e porque foram derrotados nas últimas eleições) e chegou -inclusive- ao título mundial. 

Quem não se lembra dos "pênaltis mandrakes" assinaldos nos momentos cruciais e decisivos dos jogos, quer proporcionando vitória quanto evitando as derrotas.  Foi isso e não algo diferente que levou Tite à Seleção Brasileira!

Esperamos que o Palmeiras saiba lidar com essas situações de extrema gravidade e se defenda publicamente com energia e veemência toda a vez em que for prejudicado.

Sobretudo quando árbitros useiros e vezeiros forem escalados para apitar seus jogos e prejudicar o clube como ocorreu há uma semana quando Luís Flávio Oliveira, que parece detestar o Palmeiras, foi escalado para apitar o "derby"!

COMENTE COMENTE COMENTE

20 Comentários:

  • Às 15 de fevereiro de 2019 às 12:01 , Blogger Libertad disse...

    O mito Capitão, meu presidente Jair Messias Bolsonaro esta dando o maior ibope junto a imprensa podre por ter aparecido com uma camisa pirata do verdão, os caras se cagam de inveja...!

    Atenção Cara de Ovo, Chupa ovo da crefisa, abaixador de cuecas para federação, manda la para o ilustríssimo Presidente uma coleção de camisas.....
    Nei.

     
  • Às 15 de fevereiro de 2019 às 12:27 , Anonymous Jota disse...

    O Gustavo já era do curintcha. Ficou 1 0u 2 temporadas e não virou nada.
    Foi emprestado pro Fortaleza e voltou esse ano.
    É meia boca tamém.

     
  • Às 15 de fevereiro de 2019 às 13:13 , Anonymous Borja disse...

    Jo acho que en juego del Palmeiras las traves se movem cuando yo chuto para que yo no faça los goles.

    Las traves son curintyanas, una vergonia

     
  • Às 15 de fevereiro de 2019 às 14:52 , Anonymous Fifth Avenue disse...

    Kkkkk que vergonha. O 'Minto' quer dizer 'Mito' de vocês aí usando uma camisa falsificada de camelô do Palmeiras. Pirataria não é crime? O Mito (hahahaha) não é um ser ilibado?
    Qual vai ser a desculpa dos Bozo daqui do Blog?
    Só esperando as desculpas para começar a gargalhar.

     
  • Às 15 de fevereiro de 2019 às 15:13 , Anonymous Esquerda nunca mais disse...

    Fifth avenue.
    Escolhe um nome menos capitalista por obséquio.
    Que tal Venezuela avenue?
    Ou cuba avenue?

     
  • Às 15 de fevereiro de 2019 às 15:48 , Anonymous Esquerda nunca mais disse...

    Ama Cuba mas quer viver na Alemanha ou EUA.

     
  • Às 15 de fevereiro de 2019 às 15:56 , Anonymous Fifth Avenue disse...

    Esquerda nunca mais, por acaso falei aqui que sou petista? Ou votei no PT? Você tem bola de cristal pra saber se sou partidário do partido criminoso? Então só por que sou contra esse bolsotário sou petista ou esquerdista? Acorda cérebro de pardal, use outro argumento. Falando em argumento, não vi a sua desculpa sobre o seu mito usar uma camisa falsificada.
    Cabecinha de ervilha, guarde seu ódio do PT para outro.

     
  • Às 15 de fevereiro de 2019 às 17:37 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Que sujeito arrogante esse tal de Fifth Avenue !
    Além de desocupado.
    Patrulhando Bolsonaro, só porque vestiu o manto "pirata".
    Como, aliás, milhões de brasileiros, de todas as torcidas, vez que, com o preço cobrado pelas originais, só os muito endinheirados, ou pródigos, conseguem demonstrar seu amor ao Time.
    Ao contrário do que o senhor injuria, Bolsonaro mostrou ainda mais uma vez, ser um homem decente e humilde, que não teve condições de adquirir uma camisa que muitas vezes chega a 300 reais.
    Isso é que é dignidade.
    E amor ao Clube.
    Talvez, se ele fosse o arrogante que você é, em 2007, como deputado conhecido que já era, e se fosse oportunista, bastaria ligar para o Palmeiras, que receberia a camisa original, de graça, pelos correios.
    Mas não fez isso. Comprou de um camelô.
    Cai fora, rapaz !!
    Eu mesmo, muitas vezes, já comprei camisas na feira ou em porta de estádios.
    Quem não comprou, inclusive você, QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA !!!
    E tenha orgulho de um Presidente da República ficar honrado em vestir nosso Manto.
    Claro, se Palmeirense você for.
    Tenho certeza de que NÃO É !

     
  • Às 15 de fevereiro de 2019 às 19:48 , Anonymous Esquerda nunca mais disse...

    Cuba avenue.
    Não perca a linha. É feio.

     
  • Às 16 de fevereiro de 2019 às 10:41 , Blogger Libertad disse...

    Insuperável, essa imundice, claro que é PeTralha, votou no poste, e é gamba, como de costumes não assume, vou alem, ou é de algum sindicato, cut ou sem terra, esta revoltado...!
    Vc disse muito bem melhor vestir uma camisa pirata do Palmeiras, comprada com dinheiro honesto, do que uma gamba comprada com dinheiro roubado.
    Salve, salve o Palmeiras, vida longa ao Capitão Palestrino Bolsonaro e Ferro na bunda de gambas, petralhas e cadeia para o molusco....
    Nei.

     
  • Às 16 de fevereiro de 2019 às 11:23 , Blogger De Rossi disse...

    Acho que o Verdão deveria sim aproveitar e lapidar melhor nossos meninos da Base, me lembro do time que jogou a Copinha em 2015 time que revelou o Gabriel Jesus o último craque palmeirense, tinha também outros bons jogadores, tinha o goleiro Daniel Fuzato que era muito bom, goleiro da base de seleção Brasileira , tinha o Guilherme lateral esquerdo que cruzava mais que cachorro no cio e batia bem faltas , tinha o meia armador Juninho que era bem técnico e habilidoso, tinha óbvio o GJ 33 que dispensa comentários e tinha um menino que jogava pelas pontas muito rápido e habilidoso enjoado mesmo, se chamava Gabriel Leite jogava com a 11 esse menino eu achava seriamente que iria vingar no Profissional devido a sua técnica bem apurada. Porém não vingou e não tenho notícias mais dele, me lembro desses jovens terem passagens pelo profissional devido ao grande destaque na Copinha foram puxados pelo técnico na época o Oswaldo de Oliveira e tiveram uma oportunidade para jogar um jogo da Copa do Brasil de 2015 competição que o Verdão se sagrou campeão logo nas fases iniciais do torneio contra uma equipe se não me engano do Maranhão o glorioso Sampaio Correa lá no Maranhão um calor do cão e os meninos não foram muito bem e o Verdão teve que jogar a partida de volta para eliminar o adversário. Enfim tudo isso pra dizer que os meninos têm uma chance mas se eles não aproveitam logo de cara eles já caem e desgraça principalmente com a nossa torcida cada vez mais elitista em outras palavras mimada é isso que a torcida do Palmeiras está se transformando de corneteira a mimada ! E digo isso pq eu estava no estádio 1º de Maio em SBC , cornetando forte na orelha do Oswaldo de Oliveira pedindo como um louco a entrada do Gabriel Jesus no time, e deu no que deu, o menino Jesus se tornou salvador e ídolo, na minha opinião muito maior do que o Dudu nos campeonatos em que atuou pelo Verdão sendo campeão da Copa do Brasil e do Brasileiro de 16 .Tudo isso para dizer que precisamos ter muita calma e carinho com a nossa base , concordo que de lá é que pode vir um menino diferente e que desequilibre que se torne um ídolo com nossas raizes.
    E quanto ao Gabriel Leite eu acompanhei ele quando foi emprestado ao Audax aonde teve um destaque no time vice-campeão Paulista com o Fernando Diniz, depois ele foi para o Criciuma , RB Brasil, Guarani e agora não sei mais o paradeiro desse promissor atleta mas que foi queimado pq não tiveram paciência com ele uma pena um desperdício de talento, que logo terá seu contrato findado o Verdão.

     
  • Às 16 de fevereiro de 2019 às 11:44 , Blogger De Rossi disse...

    Agora voltando as negociações se eu fosse o Palmeiras poderia sugerir um negócio da China para o Florminen-C.
    Trocar o centroavante promissor Pedro, pelos craques:

    Fabiano - Lateral Direito
    Juninho - zagueiro
    Guerra - meia armador
    Deyverson - Centroavante

    Seria bom para ambas as partes, trocaria esse bando de pé de rato, encostados, por um jovem talento que está se recuperando de uma grave lesão. E pelo lado do Florminem-C que não têm ninguém no elenco seria ótimo contar com jogadores para diversas posições diferentes podendo compor bem o mediano elenco carioca até o elevando de patamar. E de quebra ofereceria mais uma graninha pq o Florminem-C está matando cachorro a grito.
    Em outra frente eu tentaria negociar o fraquíssimo Borja com a China e se caso não desse negócio. Eu tentava uma troca com o Tigres do México pelo Gignac, aí é claro que seria o Borja e mais uma grana para os Mexicanos. Só imaginando como seria ter como centroavantes Gignac, Pedro e Artur Cabral, um atleta de renome e experiência internacional, um jovem promissor de nível de seleção brasileira e outro potencial jovem jogador também com porte de Adriano o Imperador que o Artur possui. Não tenho dúvidas que seria o melhor ataque das Américas.

     
  • Às 16 de fevereiro de 2019 às 12:44 , Blogger ester abea disse...

    amigos queridos

    a. discordo do Camisa 10. Para mim, esse Gustagol ainda nao mostrou nada

    b. tem razao o Danilo Pires: trazer Pedro e nos livrarmos de Guerra e principalmente Deyverson seria ótis.

     
  • Às 16 de fevereiro de 2019 às 12:44 , Anonymous Giordano Bruno disse...

    Bolsonaro usando uma camisa falsificada é puro marketing pra convencer os cabeças de ervilhas que ele é um cara humilde.
    18 anos como deputado ganhando super salários e agora como presidente seus proventos passam de 70k por mês (fora os auxílios).
    Ainda mais... Esteve no Allianz Park no final do BR 2018 e demonstrou estreita relaçao com o clube e com nosso patrocinador. Você acha que ele não ganhou nenhuma camisa?

    Repetindo: Marketing barato pra convencer os cabeças de ervilhas.

     
  • Às 16 de fevereiro de 2019 às 12:46 , Anonymous Giordano Bruno disse...

    PS: NAO SOU PETISTA.

     
  • Às 16 de fevereiro de 2019 às 14:37 , Blogger Boca dura disse...

    É claro que a atitude do deiverson devemos reprovar com todas as letras mais tem um gambá aí que o criticou e já fez muito pior cuspio não em um adversário mais no árbitro e de presente ganhou um programa em uma certa emissora chinfrin mais gambá do que a tão malfadada rede esgoto de televisão nunca podemos esquecer desse pequeno detalhe pau que dá Chico tem que dar em Francisco dois pesos duas medidas nunca devemos aceitar afinal somos Palmeiras, pra imprensa cor de M.. de um lado pode do outro é assassinato temos que por as cartas na mesa aqueles que só querem levar vantagem devem ser colocados no seu devido lugar bando de hipócritas sem moral pra falar de ninguém.

     
  • Às 16 de fevereiro de 2019 às 14:56 , Blogger Boca dura disse...

    Quanto a jogadores acho que é muito jogador meia boca ganhando muito dinheiro pra pouco rendimento mais aí são vários fatores começa pela torcida que não aceita jogador jovem que vem como promessa muito menos da base só jogador chamado de renomado que não vem dando resultado tipo guerra Lucas Lima e vários outros vamos ver agora Ricardo Goulart se resolve, trocamos Egídio por Diogo Barbosa e parece que foi seis por meia dúzia dispensamos Robinho e trouxemos Lucas Lima não vi resultado é sempre mais do mesmo. Quando veio o Moisés pouca gente conhecia acabou campeão William veio de contra peso a mesma coisa, acredito que não devemos queimar jogador antes da hora senão vamos ficar sempre nessa de achar que tem que contratar mais algum jogador.

     
  • Às 16 de fevereiro de 2019 às 16:07 , Anonymous Fernando S.J.do Rio Preto disse...

    Verdão renova contrato do Victor Luís até 2022, com merecimento fato. Ele e João Pedro que são da base foram os poucos que honraram e ainda respeitam nossa camisa. Aliás não sei o porque até hoje não é titular absoluto da lateral esquerda, joga muito mais que o enganador Diego Barbosa...será que Felipão não vê ou os empresários deste não deixam?
    Bom, este ano já ressuscitamos os cornorintiânus, assim sendo, agora basta!!
    Seremos protagonistas em tudo que viermos a disputar, não tem para ninguém.

     
  • Às 16 de fevereiro de 2019 às 16:12 , Anonymous Fernando S.J.do Rio Preto disse...

    Amanhã casa cheia em Araraquara-SP, aliás o interior por completo é verde e branco, não tem pra ninguém.
    Me desculpem a mídia tendenciosa e demais torcedores principalmente dos falidos a maior torcida é do VERDÃO.
    Para nos presentear amanhã mais uma vitória, que seja de 0,5 a zero, não tem importância.
    Contra o Bragantino a comissão de arbitragem foi canalha e quase quebraram Scarpa e nem foram advertidos, esta FPF é tão bisonha qto o que citamos.

     
  • Às 16 de fevereiro de 2019 às 19:21 , Blogger ester abea disse...

    amigos queridos

    já que o Camisa 10 deu uma relaçao de moços da base, nao sei por quê me ocorreu 2 perebas que, salvo engano, revelamos lá nos idos de 1975-77

    Toninho Vanusa- moço loirinho e simpático, até mesmo elegante. Em campo até se esforçava, mas nao produzia nada, nadica de nada, absolutamente nada. Niente. Nothing.

    era acompanhado por um tal de De Rossi, outra pereba que nada produzia

    San Genaro glorioso, como conseguimos chegar lá com esses caras????
    Entao o time com Dudu, Scarpa, Melo e até Lima é uma maravilha, uma máquina de jogar bola...

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial