Observatório Alviverde

08/02/2019

FERROVIÁRIO CEARENSE PROPORCIONA IMPORTANTE LIÇÃO A MATOS E À DRETORIA DO PALMEIRAS!


Há um ledo engano, uma autêntica miopia existencial permeando as visões e ações da mídia e da maioria dos próprios torcedores, palmeirenses ou não!

Todos, com parcas exceções, imaginam que jogador bom e que resolve é apenas o jogador caro. Se for barato ou vier do interior, não aceitam e chamam até de "lixo".

Fico estupefato quando vejo a 'tchurma' da TV (de todos os canais, mas, sobretudo da FOX, antro de loucura, clubismo e incoerência) anunciando aos quatro ventos que o time tal  é melhor que o outro porque tem mais poder aquisitivo e investe em jogadores caros. 

O tal Sormani (ô cara chato e prepotente) diz isso todo dia e toda a hora como se fosse um "mantra" ou uma verdade absoluta. Quem pensa e logo existe, sabe, perfeitamente que ele está errado e que a coisa não é bem assim.

Eu começo afirmando que a maior diferença entre grandes e pequenos não é mensurada pelo dinheiro, pela grandeza da imagem do clube ou pelo tamanho das torcidas, mas pela forma como as federações e a CBF tratam uns e outros parece temer que os pequenos se imponham aos grandes!

Como se dizia antigamente, a arte não tem pátria e um grande escritor, um grande pintor, um grande médico, um grande advogado, um grande cientista e uma sumidade de qualquer profissão pode nascer em qualquer lugar deste imenso planeta. 

Jogador de futebol não é, como alguns julgam, pensam e propalam uma exceção e grandes times podem ser montados, até de graça, em qualquer rincão longínquo deste país continental. 

Vou mais além. Se esse time tiver um tratamento isonômico em relação aos "primos ricos"no que concerne às arbitragens, ele terá condições de enfrentar em pé de igualdade qualquer adversário do profissionalismo brasileiro, pois mais poderoso que seja.

Antigamente havia diferença desde o cardápio, passando pelo atendimento médico indo até equipamentos de recuperação física e fisioterapia, mas a globalização e a interiorização da ciência e do saber, colocou um paradeiro nisso. Os clubes grandes das grandes cidades  e dos grandes investimentos já não conseguem mais impor-se aos pequenos tanto e quanto se impunham no passado

O Juazeirense e o Ferroviário do Ceará são dois dos exemplos da hora de até onde poderiam ir, não fosse o dano arbitral que sofreram em seus jogos contra respectivamente, o Vasco e o Curica. Outros exemplos surgirão na sequência desta Copa do Brasil, Quem viver, verá. 

De minha parte, espero estar e continuar vivo para apontar as verdadeiras cirurgias sem anestesia que os pequenos clubes estão sofrendo e continuarão a sofrer porque a CBF (é óbvio) quer que se classifiquem em seus campeonatos os clubes de maior torcida e prestígio que possam render-lhe mais $$$.

No jogo do Curica ontem em Londrina, o árbitro foi mais discreto, mas, ainda assim, prejudicou demais o time alencarino. 

Deixou que os gambás fizessem o jogo bruto e usassem todas as ferramentas contra o time cearense. Henrique (eu não disse que esse cara tem licença para bater?) cometeu "trocentas" faltas e sequer recebeu um cartão amarelo.

Muitas das faltas marcadas pro Ferrim (esse é o apelido do time cearense) tinham o propósito de parar as jogadas, a fim de impedir que o time contra-atacasse e atropelasse o Curica, visivelmente o time de menor preparo físico entre os dois litigantes. Na dúvida, tudo era assinalado pro Curica.

Muitos palmeirenses, a propósito do empate do Curica, dizem que o time deles é tão ruim que não conseguiu vencer nem o "fraquíssimo" Ferroviário do Ceará, com o que discordo frontalmente!

Da mesma forma deitam falação sobre o time do Palmeiras afirmando "que se até o Ferrim conseguiu marcar dois gols neles, porque só o Palmeiras não consegue?"

 Mas a coisa não é bem assim e nem deve ser tratada dessa forma.

A realidade (para quem não vai na onda da mídia) é que o Ferrim tem um time à altura do Curica. 

Muitos clubes do interior conseguem às vezes montar times ainda melhores do que os grande clubes que, claro,  tem jogadores mais famosos e mais experientes.

No entanto, uma comparação fria e, naturalmente, proporcional, nos dá a dimensão que o time cearense, do ponto de vista das peças, não deve nada ao time paulista.

O Ferroviário tem cinco ou seis jogadores que jogariam em qualquer grande clube do país e, de quebra ao menos dois craques no time, como aquele canhoto Enercino que levou um soco nos lábios ainda no primeiro tempo, sem que o juiz amarelasse o curicano que o feriu. Teve de jogar com dor o tempo todo, mas chamou a responsabilidade, "esmerilhou e arrebentou o jogo". Foi senão o melhor mas um dos melhores em campo.

Da mesma forma o Ferrim mostrou um centroavante de ótimo porte físico, Edson Cariús, oportunista e bom tanto no jogo de toque como também no jogo aéreo. Tanto ele quanto Enercino cabem em qualquer grande time do país, no Palmeiras, inclusive!

Obs: o  Palmeiras não tem nenhum meia armador melhor que Enercino (nem Scarpa e nem Lucas Lima) e nem centroavante melhor que Cariús (nem Borja e nem Deyverson).

Então vem a pergunta. Por que os pequenos dificilmente chegam às finais dos campeonatos? 

Não chegam porque são maltratados pelas federações e esbarram, comumente em arbitragens tendenciosas e dirigidas, a mando, se sabe de quem.

Ontem, assistindo a um juiz despersonalizado ajudando a afundar o Ferroviário cearense em Londrina, com o sórdido objetivo de salvar o Curica de uma vergonhosa eliminação antecipada e cada vez mais iminente nesta Copa do Brasil, constatei, uma vez mais que eu estou certíssimo em minhas teorias relacionadas ao ludopédio, nome que os puristas da língua tentaram, inutilmente, colocar no futebol.

Para encerrar quero dizer que se o Palmeiras fizesse uma parceria com alguns clubes do interior em diversos estados, visando a ter prioridade sobre todas essas revelações que vão surgindo de temporada a temporada, ficaria muito mais fácil desenvolver a própria base e descobrir novos talentos.

Se o Palmeiras não investir na base e em jogadores de talento que aparecem nos times do interior de São Paulo e do Brasil, jamais e em tempo algum conseguirá revelar craques e terá de adquiri-los  mediante investimentos cada vez mais vultosos e estratosféricos.

O Ferroviário cearense acaba de dar uma grande lição ao senhor Matos dos Gastos, à toda a esforçada porém despreparada diretoria e, principalmente, àquela parte da torcida que considera craque só se o jogador custar os olhos da cara. 

E eu lhes respondo: somente os olhos da cara, não...

(AD)

30 Comentários:

  • Às 8 de fevereiro de 2019 04:59 , Anonymous Fernando disse...

    Assistindo aos cornorintiânus ontem fica a pergunta:
    Como conseguimos ser derrotados para este pseudo-time? Sim, porque esta escória é a piada e rascunho de time sem igual....dai-me paciência!!!
    Avanti Palestra!!!

     
  • Às 8 de fevereiro de 2019 05:04 , Anonymous Fernando disse...

    Sr. Alcides, magnífico comentário, parabéns novamente e que este chegue aos Mattos da vida.
    "Obs: o Palmeiras não tem nenhum meia armador melhor que Enercino (nem Scarpa e nem Lucas Lima) e nem centroavante melhor que Cariús (nem Borja e nem Deyverson)".

     
  • Às 8 de fevereiro de 2019 08:34 , Anonymous observador do observatório disse...

    Esse Fernando é o insuperável viu pessoal. Só o insuperável escreve "cornorintiânus".
    No mais, li que o lateral Fabiano, aquele que o Nei disse que depois do Djalma Santos esse Fabiano foi o melhor (kkkkkkkk brincadeira o Nei não falou nada disso, o Nei não pode nem ver esse Fabiano pintado de ouro) custou ao Palmeiras quase 7 milhões.
    Isso mesmo, 6,7 milhões pra ser mais exato.
    Alguém aqui já ouviu falar naquele jargão "rasgar dinheiro"? Literalmente.

     
  • Às 8 de fevereiro de 2019 09:20 , Blogger Libertad disse...

    Capitão Alcides!!!
    Mattos esta lá preocupado com jogadores promissores de times pequenos SEM EMPRESÁRIOS AMIGOS, lógico que não, o tipo de negocio dele é outro....

    Mas falando do jogo de ontem a maloca foi para o estádio esperando uma goleada, voltaram com os dedos fedorentos, com o c... na mão..! O Apitador travou o jogo, não deixou o ferrinho jogar e a gambazada bateu a vontade.., futebol esta pareado é uma vergonha, só interesses...
    Nei

     
  • Às 8 de fevereiro de 2019 09:42 , Anonymous Torcedor Realista disse...

    É bem isso mesmo

    Nossos jogadores são mimados e se acham craques.

    No Palmeiras de hj não tem nenhum craque !

    Vc está correto, pagar fortunas por pseudos craques quando no Brasil "brotam" jogadores por todos os cantos...

    É preciso abrir o olho para esses jogadores

     
  • Às 8 de fevereiro de 2019 10:49 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    observador do observatório: NÃO SOU O FERNANDO. PROVE QUE EU SOU, TE DESAFIO !

     
  • Às 8 de fevereiro de 2019 10:51 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    E aí, FELIPÃO, vá rapidinho para o Ceará consultar o técnico do Ferroviário para saber como se consegue marcar 2 gols nesse medíocre curica. Viramos p.. do curica. Somos saco de pancadas dos maloqueiros.

     
  • Às 8 de fevereiro de 2019 11:03 , Anonymous observador do observatório disse...

    Insuperável, não tenho provas, mas sim convicção. Não foi assim que o Dellagnol falou a respeito do Lularápio?

     
  • Às 8 de fevereiro de 2019 11:16 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Mas Alcides, se quiser, sabe.
    Pergunte para ele, e se for eu, me desmoralize.

     
  • Às 8 de fevereiro de 2019 12:15 , Anonymous observador do observatório disse...

    Verde, você é um personagem imprescindível desse blog. Te adoro cara. Sem bambinismo

     
  • Às 8 de fevereiro de 2019 12:22 , Anonymous observador do observatório disse...

    Ninguém fala da "demissão ainda no relvado" e da cara de rufião do presidente peixeiro melhor que você. Assim como ninguém fala do resort, da toalhinha quente e do chupa ovo melhor que o Nei e do q-fure melhor que a Ester.

     
  • Às 8 de fevereiro de 2019 14:31 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Obrigado, observador do observatório. A família, penhoradamente, agradece !

     
  • Às 8 de fevereiro de 2019 15:44 , Anonymous (AD) disse...

    Meus amigos

    Eu não tenho condições de identificar a identidade de ninguém que escreve no blog

    Só posso dizer que apreciaria muito se cada um escrevesse seu recado sem se preocupar com os outros.

    Mas quem sou eu para aconselhar pessoas muitas das quais sabem mais da vida do que eu.

    Mas agradeceria se todos se preocupassem exclusivamente em comentar o futebol e o Palmeiras.

    Abs a todos (AD)

     
  • Às 8 de fevereiro de 2019 17:40 , Blogger Boca dura disse...

    Palmeiras mantém dívida alta com a Crefisa pra manter o elenco esse negócio tá ficando perigoso, isso faz com que o time tenha obrigação de conquistar pelo menos dois títulos em 19 senão é prejuízo na certa te cuida galiote se nao tia Leila te abandona e consequentemente abandona o verdão

     
  • Às 8 de fevereiro de 2019 21:15 , Blogger Boca dura disse...

    Vendo hoje o incêndio no CT dos urubus fato realmente lamentável fico pensando será que vale a pena manter divisões de base, não seria melhor manter olheiros pelo Brasil pra descobrir novos talentos acho que se gasta muito dinheiro para pouco retorno talvez o resultado fosse o mesmo com menos investimentos afinal se usa muito pouco esses jogadores que na maioria não rendem o esperado e acabam emprestados ou somem, perdendo aí dois treis e até mais anos com esses garotos.

     
  • Às 8 de fevereiro de 2019 21:55 , Anonymous (AD) disse...

    Prezado Boca

    Vc foi direto ao ponto.

    Muito melhor manter olheiros do que ter uma divisão de base a peso de ouro e não usa-la. Simples assim.

    Mas tem muita gente interessada (dirigentes, até) e que sobrevive das categorias de base.

    Lembra-se de como era quando o Paulo Nobre interveio no setor?

    Não sei como está agora, mas tenho fundadas suspeitas de que tudo tenha voltado ao "status qui" anterior.

    (AD)

     
  • Às 8 de fevereiro de 2019 22:06 , Anonymous MestredosMagos disse...

    O jogo dos cornos não me serve de referência. O que me interessa é saber se o Pato vem ou não vem. Se vier, o Palmeiras estará fazendo uma baita contratação.

     
  • Às 8 de fevereiro de 2019 23:40 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Apenas uma pergunta: Sou olheiro, descubro um talento de 14 anos. Onde vou colocar esse talento, antes que outro venha e o leve ? Calma aí, o Flamengo é fake, não é o que demonstra. Mas tem outros times que estruturam o jogador. Tem base séria, como Palmeiras, Curica e Bambis. Em sendo assim, para o crescimento do jogador, após ser "olhado", sempre é preciso uma Base. Mas base digna, e não uma base que levou 30 multas da prefeitura do RJ.

     
  • Às 8 de fevereiro de 2019 23:41 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Entenderam ???

     
  • Às 8 de fevereiro de 2019 23:42 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Penso que sim.

     
  • Às 8 de fevereiro de 2019 23:44 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Por falta de alvará, CT do Fla foi multado 30 vezes e lacrado por prefeitura (Manchete UOL).

     
  • Às 8 de fevereiro de 2019 23:45 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    O importante não é o Olheiro, companheiros ! O importante é o OLHAR !!!

     
  • Às 8 de fevereiro de 2019 23:45 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    E tenho dito.

     
  • Às 9 de fevereiro de 2019 06:17 , Anonymous Ex-empresário disse...

    Esqueça. Pato não vem. Nem Valdivia. Sei do que falo.

     
  • Às 9 de fevereiro de 2019 06:29 , Blogger Boca dura disse...

    E como sempre ninguém será punido dessa vez por mais dez vidas ou talvez até mais porque ainda tem garotos no hospital com a palavra nosso agora ministro Sérgio Moro. (Muda Brasil)

     
  • Às 9 de fevereiro de 2019 06:37 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Pato seria uma boa.

     
  • Às 9 de fevereiro de 2019 06:39 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Falei de Ganso, aqui, faz uns 2 anos. Quase me trituraram. Ganso, com meia perna, é melhor do que LL e Scarpa.

     
  • Às 9 de fevereiro de 2019 06:41 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Quero ver o novo Palmeiras, segunda. Ou Felipão vai continuar só com aquela arcaica "casquinha" ???

     
  • Às 9 de fevereiro de 2019 06:42 , Blogger Boca dura disse...

    Falando em contratações pato Valdivia não sei se é o caso afinal já temos mais de trinta jogadores no elenco, pode ser que já tenhamos alguns insatisfeitos com os aumentos de salário a Dudu e B. Henrique. Penso que são ótimos jogadores mais começa a se abrir precedentes perigoso daqui a pouco vão ser outros com propostas do exterior talvez até falsas pra ganhar renovação e aumento de salário. Não podemos de forma alguma ficar refém de quem que seja. Respeitando opiniões contrárias claro.

     
  • Às 9 de fevereiro de 2019 10:23 , Blogger Ester Abea disse...

    amigos queridos:

    a. grata pelo elogio sobre o Q-Fure...

    ah, o Q fure. O fortao. O macho alfa-alfa. O mini-Hércules. O bandeirante do jormalismo, a abrir seu caminho para a gloria marrom só com o muque. Cognominado o gênio da mídia, o moço nao é , convenhamos, assim tao bom das idéias, sempre fraquinhas.
    Mas o físico...deixa qualquer moça malukinha, e olha que nao sao só as moças. Muitos sonham com akele peitoral possante ou com os ombros que poderiam carregar 5, 6, ah, sei lá quantos.
    Parecido com ele só mesmo outro gambá, um mané que fez propaganda na (fraca) Jovem Pam sobre a falta que faz o (fraco e pretensioso) restaurante Rodeio, já que o mesmo nao existe na (incrível) Londres. Uuuui, o que sao os afetados do SCCP.

    b. Tia Ester até entende a dificuldade de ter Valdívia. Mas sonhar é importante...

    c. que coisa horrível a tragédia do Flamengo. Se fossemos um tiquinho mais organizados, os pobres jovens (e suas familias) estariam bem

    d. SPFW chorando, Tia Ester gargalhando. Já comprei até os Talheres para ver as moças tricolixas serem defenestradas 4a feira...e a Globo, que apostou no SPFW, lascou-se mais uma vez

    e. SCCP humilhado pelo pobre Ferrim cearense, Tia Ester gargalhando

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial