Observatório Alviverde

04/02/2019

O PALMEIRAS DEVE MANTER BORJA E DEYVERSON?



Indicado por Cuca, Deyverson chegou ao Palmeiras mediante um preço estratosférico. Veio com aura de craque e como uma espécie de panaceia. Em campo, desde a estreia, foi um completo desastre, um rotundo fracasso. Mais grosso do que cabo de guindaste.

Contratado sob a indicação e chancela do Sr Alexi Stival, técnico vivido, campeoníssimo e profundo conhecedor do "metier", imaginou-se, à época, que o carioca solucionasse o velho problema da camisa nove palmeirense que o colombiano Borja, também contratado a peso de ouro, até então não conseguira solucionar. Ledo engano.

Borja, campeão e artilheiro da Libertadores/16, que jogava um bolão com a camisa do Atlético Nacional de Medellin, apesar do preço recorde pago pelo Palmeiras por sua contratação e de todas as oportunidades recebidas (as recebe até hoje), tirante um ou outro gol solitário que, às vezes, assinala, revelou-se (ao menos até domingo passado), incompetente para vestir a camisa palmeirense.

Entretanto há que se dizer que pesam favoravelmente a Borja a sua aplicação, a sua disciplina, a sua responsabilidade e a sua condição de profissional correto, de personalidade introvertida, que gosta da família, que sabe o que quer e, claramente, tem como objetivo vencer na profissão que abraçou.

Porém, tanto Borja que já estava no clube, quanto Deyverson, que chegava, conseguiram transitar apenas da mediocridade (condição de mediano) à incompetência, com exceção de um ou outro jogo em que apresentaram algum brilhareco, mormente o carioca, que parecia ter reencontrado o seu futebol, a partir do momento em que passou a ser dirigido por Felipão.

Só que Deyverson é diferente e pode-se dizer mesmo e sem medo de errar até que ele é a antítese de Borja dentro e fora de campo. 

Do ponto de vista futebolístico, pelo que ambos demonstraram e continuam demonstrando, embora não seja  nenhum craque extra-série, de um ponto de vista prático supera o colombiano sendo mais eficiente, razoavelmente mais técnico e um pouco mais produtivo. 

Entretanto, talvez não tenha progredido na profissão por ele próprio não se dar valor e agir sempre de maneira imprópria e na contramão dos bons costumes, à base da galhofa, da brincadeira e da gozação, guiado, infelizmente, pela estúpida ética das ruas. Trata-se de um imaturo, com a agravante de que ele próprio não quer amadurecer.

Envolve-se facilmente em brigas e confusões desnecessárias durante os jogos, recebe uma quantidade absurda de cartões e é, seguramente, o campeão da indisciplina do atual elenco do Palmeiras.

O resumo dessa ópera bufa é que Borja e Deyverson (pelo que apresentaram até hoje), ressalvadas algumas poucas partidas em que conseguiram atuar bem, não me parecem à altura de vestir a camisa nove palmeirense...

Como compará-los  a Heytor Marcelino, Humberto Tozzi, César Lemos, Servilio, Evair, Ademar Pantera, Toninho Catarina, Mirandinha Cearense, Oseas e tantos outros "noves" cujos nomes não consigo mais lembrar ou de outros que prefiro não lembrar por ingratidões perpetradas contra o Verdão.

Quem viu esses jogadores em ação (só não vi Heitor) sabe perfeitamente que -sem exageros, saudosismos  ou pieguices- nem Borja nem Deyverson seriam dignos de lustrar-lhes as "bicancas", como também se dizia antigamente.

Mas Deyverson é que, neste momento, está no palco de nossas decepções. Sobretudo aquelas fora de campo.

Em razão disso, todos nós nos perguntamos "quantas vezes demos a Deyverson o nosso voto de confiança? Não sete, mas setenta vezes sete vezes, repetindo a frase crística que tanto eu gosto de usar.

Quantas vezes imaginamos que ele teria amadurecido e que seria mera questão de tempo a sua promoção à titularidade, porquanto, repito, ele é superior a Borja.

A irredutibilidade de Felipão em não promover Deyverson talvez, per si, explique o pensamento do experiente comandante palmeirense, reconheça-se, um inato psicólogo prático, por sinal.

Domingo passado, ao cuspir contra um zagueiro corintiano, Deyverson cuspiu também na própria torcida palmeirense que não imaginava pudesse partir de um jogador  do clube para o qual torce, tido e havido como protótipo da ética, semelhantes desrespeito e grosseria.

O pior de tudo foi que tudo ocorreu no momento em que o Palmeiras mais precisava, pois buscava com volúpia, empenho e até com uma certa sofreguidão,  o gol de empate. 

Aquela expulsão de Deyverson, sem um motivo plausível e sem a menor razão de ser foi como uma ducha fria sobre o ânimo palmeirense que juntava forças para uma "blitz" final.

Que a diretoria aplique-lhe i-m-e-d-i-a-t-a-m-e-n-t-e um corretivo forte e inesquecível a apresente, incontinente, um "ultimatum" a esse atleta que nem é assim tão jovem, porquanto  já está bem próximo de completar 30 anos.

Quanto a Borja, eu torci por sua contratação porque acompanhei de perto a magnífica performance dele na Libertadores/16 quando do título obtido pelo Atlético Nacional de Medellin. 

Borja e Guerra, jogando pelo time verde de Medellin estraçalharam em campo e foram, não apenas campeões, mas, respectivamente o artilheiro e o craque da edição de 2016, o que motivou as suas imediatas contratações pelo Palmeiras, através de Alexandre Mattos. 

Não há o que se criticar nas contratações de Borja e Guerra porque Mattos -nesse negócio, nesse negócio, repito, nesse negócio-, esteve certíssimo em suas escolhas e contratou os dois melhores jogadores da Libertadores. Se, na prática, não deu certo, eu quero, para finalizar,  argumentar o seguinte:

Não é possível que Borja tenha desaprendido tanto ao ponto de exibir o futebol tosco que vem apresentando com a camisa alviverde. Algo diferente, pode estar ocorrendo, você admite?

Talvez seja por isto que Felipão esteja insistindo tanto com ele, por acreditar que ainda pode resgatar o grande artilheiro sul-americano de 2016, conquanto os resultados práticos dessa constante e interminável insistência não apareceram, ao menos até hoje .

Ou essa insistência do comandante está  sendo orquestrada e recomendada pela diretoria,(como arrisca meu irmão) a fim de que o Palmeiras possa repassá-lo a outro clube e não perder tanto dinheiro, em face do investimento milionário em um jogador que -infelizmente- não deu certo. 

E não deu certo ao menos até domingo, dia dois de fevereiro de 2019.

Será que ainda vai dar? 

Você ainda acredita na perspectiva da ressurreição de Borja?

COMENTE COMENTE COMENTE

20 Comentários:

  • Às 4 de fevereiro de 2019 às 07:22 , Blogger Boca dura disse...

    Na minha opinião Alcides o problema está em suas primeiras frases sobre Borja e deiwerson o caminhao de dinheiro gasto nas contratações não podemos simplesmente dispensar os jogadores e ficar no prejuizo pra mim acho correta a atitude do Felipão está revezando pra ver se recupera se não tudo pelo menos parte do investimento, e ele Felipão não pode ser crucificado por tentar, talvez fosse a hora de dar uma oportunidade ao Arthur vindo do Ceará mais infelizmente pelo regulamento só resta uma vaga que deve ser de Ricardo Goulart, pelo menos nessa primeira fase. Então não tem jeito vamos ter que ir de Borja ou deiverson mesmo, já na oitavas e libertadores quem sabe haja outras soluções.

     
  • Às 4 de fevereiro de 2019 às 07:40 , Blogger Boca dura disse...

    Quanto a paulistinha ou paulistão já que temos que disputar é claro que tem de ser pra ganhar, é aproveitar que neste mês de fevereiro só teremos jogos aos finais de semana e parar com esse revezamento, afinal todos já tiveram suas oportunidades e não podem reclamar ,quem não aproveitou paciência vai ter que esquentar banco de bico fechado, por ex. Lucas Lima Carlos Eduardo Felipe Pires e mais uns dois ou três, temos elenco grande então temos que escolher quem está melhor por pra jogar e ponto final, são todos profissionais e não tem que ficar de bico, quem não estiver satisfeito pede pra decidir o contrato e rua.

     
  • Às 4 de fevereiro de 2019 às 07:41 , Blogger Boca dura disse...

    Rescindir o contrato

     
  • Às 4 de fevereiro de 2019 às 08:46 , Anonymous Gordo disse...

    Nem teria contratado mas na época quem criticasse a contratacao de borja por mattos era apedrejado.

     
  • Às 4 de fevereiro de 2019 às 09:36 , Blogger De Rossi disse...

    Eu me lembro que na época da contratação do Borja o Palmeiras estava também de olho em Lucas Pratto e o Patético MG dono do jogador na época engrossou a negociação por achar que iria reforçar um rival na Libertadores e não aceitava negociar ele com o Palmeiras de jeito nenhum. E quem diria tempos mais tarde fomos uma mãe para esse time emprestando o Roger Guedes promissor e problemático atacante pelo veterano já decadente Marcos Rocha e que logo após foi negociado com a China deixando um caminhão de dinheiro para o Patético MG por causa de uma tal “ taxa de vetrine” na época eu fiquei p.... da vida por julgar que o Patético não merecia levar nada justamente por causa da negociação frustrada pelo Pratto, e pior não satisfeito o Palmeiras vai lá e faz a mesma cagada emprestando o Papagaio para o Patético nos mesmos moldes. Enfim voltando ao Pratto o mesmo foi vendido para os Bambis por metade do preço que o Patético pedia para o Palmeiras e sim o Pratto seria muito melhor que o Borja.
    Com relação ao Deyverson ele nunca deveria ter pisado na academia de Futebol, eu teria trago o francês que joga no Tigres do México o André Pierre Gignac jogador de nível de seleção francesa para quem não o conhece basta assistir aos videos deles tanto atuando pelo Olympique de Marselha quanto pelo Tigres, só golaços, gols de um goleador nato que faz de 20 a 30 gols por campeonato esse sim merecia um salário de 1 milhão por mês. Fora o marketing e visibilidade que ele traria ao Verdão. Enfim eu faria de tudo para vender o Deyverson e o Borja afim de recuperar os valores investidos e iria em busca de um artilheiro de verdade de renome internacional.

     
  • Às 4 de fevereiro de 2019 às 10:11 , Anonymous Anônimo disse...

    Ah cala a boca Gordo. Você quer o que com isso, provocar discussão aqui? Fica na sua.
    Elaine Lara

     
  • Às 4 de fevereiro de 2019 às 11:10 , Anonymous (AD) disse...

    Danilo

    Muito bem lembrado por vc a questão do primeiro interesse do Palmeiras por Pratto, de fato, infinitamente mais jogador do que Borja.

    O Galo Mineiro (moro em BH e sei como ocorreram as coisas) negou-se a vender o atacante para o Palmeiras. Eles tinham cometido a burrice de contratar Fred e não estavam aguentando pagar os salários.

    Em vez de dar um gelo no co-írmão, digo, no co-inimigo, o Palmeiras o presenteou com Róger Guedes, atacante que o elenco rejeitou e que ao menos para mim era o melhor do Brasil.

    Mas, cá entre nós, elenco pode rejeitar alguém? A isso se chama panelinha.

    Com Scolari tenho certeza de que ele teria funcionado, como funcionou no Galo Mineiro.

    Não satisfeito o Palmeiras acaba de ceder ao Galo o jovem papagaio.

    Se ele "estourar" por aqui (duvido que ocorra porque pelo que vi até hoje ele muito limitado) anotem bem o que estou dizendo, ele não voltará mais para o Palmeiras. (AD)

     
  • Às 4 de fevereiro de 2019 às 12:18 , Blogger Libertad disse...

    Danilo Pires, patético somos nós, o atlético esta corretíssimo, vc se esqueceu que alem de Guedes foi também Arouca e Erick com salários pagos pelo Palmeiras.

    Eu estou muito preocupado com o Palmeiras, será que não tem ninguém para fiscalizar as negociações do gordo Picareta? Meu Deus quantos negócios obscuros, mal feitos com altíssimos investimentos.
    O gordinho contratou:
    Maike, D. Barbosa, Luan, A. Carlos, Dracena, G. Gomes, M. Rocha, B. Henrique, Dudu, F. Mello, Scarpa, Moises, T. Santos, Willian.......

    Depois jogou dinheiro no lixo com:

    Weverton 1,7 milhões
    Juninho................10 milhões
    Fabiano ............... 7 milhões
    Emerson Santos.........5,5 milhões
    Guerra................11,7 milhões
    Deyverson.............18,7 milhões
    Borja.................33 milhões
    Hyoran.................6 milhões
    Erick.................12 milhões
    Allione................6 milhões
    Veiga.................4,5 milhões
    L. Lima................11,5 milhões
    N. Freire..............3,0 milhões


    Tem mais....! sem falar em:
    Goleiro Vagner, Lateral Lucas, Egidio, Tobio, Mouche, Arouca, Michel Bastos, Girotto, Leandro Pereira, Jakson, Amaral, Regis, Rafa Marques.....

    Tem mais a ultima baciada:

    Matheus Fernandes, Zé Rafael, Arthur Cabral, Felipe Pires, Carlos Eduardo, Goulart...

    Quanto será?? $$$$$$$$$

    Ai vem as reformas de Dudu, Prass, Jailson, Dracena, Bruno Henrique..$$$$$$$$$$$$

    _Milhões$$$$$, Bilhões$$$$$$$ com estrutura, profissionais caríssimos, resort de 10 estrelas, COM PLANEJAMENTO AMADOR.., bate só em cachorro morto, quando pega cruzeiro, boca, e gambas, a rosca queima...! muito blá, blá, blá e pouca vontade, pouquíssimo futebol, nada ensaiado, só casquinha e cruzamentos para ninguém, sem dizer que foi o maior indisciplinado em 2018...
    Presidente traidor, cara de ovo, pau mandado da Leila, abaixa as calças para federação, na sua gestão gambas deitam e rola na nossa arena, muda ate a decoração do vestiário, VTNC..
    isso tudo porque arrecada 650 milhões/ano, se levar tudo em conta da ate saudade do tirone...
    Nei.


     
  • Às 4 de fevereiro de 2019 às 12:30 , Blogger Boca dura disse...

    Nei nessa conta acho que nao entrao alione e o goleiro Wagner Mouche também não o restante sim pode por na conta do gordinho. Esqueci tobio também nao

     
  • Às 4 de fevereiro de 2019 às 12:44 , Anonymous Anônimo disse...

    Com a cabeça quente, estão jogando toda a culpa em cima do Deyverson. É o menos culpado, entrou no final do jogo, qdo o time já perdia, e no lance avançava em velocidade com a bola, foi chutado por trás pelo Richard, e na sequência sofreu a falta do Henrique, que ainda deu uma cutucada no chão no atacante. E pq ninguém cobra o Felipão, mesmo com o adversário todo recuado, manteve 2 volantes inócuos (FMello e BH), lentos, pesados, tendo no banco Scarpa, R.Veiga, Zé Rafael. E ninguém cobra o FMello, líder negativo, com visível descontrole emocional, passando o desequilíbrio para os demais jogadores, que pilhados em excesso perderam a concentração, o foco. E quem pagou 23 milhões no C.Eduardo, que era reserva no Egito, e não acertou um passe? E só tem uma tática, bola para o Dudu e tome 53 escanteios...
    Scolari, você vai exaurir o Dudu! Só tem isso p fazer? Ou o grupo tá na fase, vai lá milhão e resolve?
    Chupa Cabra.

     
  • Às 4 de fevereiro de 2019 às 13:16 , Anonymous Anônimo disse...

    Para com essa basbaquice de dois times, senhor Felipe Scolare, tenha peito, jogador que não merece ser titular que curta um banco, monte um time, e vá substituindo nas necessidades, futebol é conjunto, e entrosamento só se adquire jogando junto, quem tenta montar dois times, acaba sem nenhum.

    Vou lhe dar um concelho e não vou cobrar nada, sai de cara treinando e faz jogar:

    Prass
    Maike
    Dracena
    G. Gomes
    D. Barbosa
    Matheus Fernandes
    B. Henrique
    Moises
    Scarpa
    Goulart
    Dudu

    Obs, com esses, casquinha não funciona.

    Sobre os zagueiros: Dracena segura a onda de A. Carlos, Gomes a de Luan, então quem tem que jogar é Dracena e Gomes.

    F. Mello, bom jogador, mas descontrolado pilha o time.

    L. Lima, só vai correr e se interessar no ultimo ano de contrato, esta repetindo a sacanagem que fez Santos.

    Borja e Deyverson: fomos enganados, os caras que os venderam devem estar rindo ate agora, o gordo tinha que ir reclamar no procon, aproveita fala também do Guerra.

    É isso ai.

    Marcelo de Jundiaí



     
  • Às 4 de fevereiro de 2019 às 13:45 , Blogger De Rossi disse...

    Concordo com você meu amigo! Fora outros perebas que o Mattos trouxe de 2015 pra casa que jamais teriam condições técnicas para vestir o nosso manto. Se o Palmeiras instaurasse uma “ Cpi” ou auditoria nas contas do clube eu tenho certeza que iriam descobrir muitas falcatruas do Alexandre Gasttos.

     
  • Às 4 de fevereiro de 2019 às 14:02 , Anonymous Justo e Franco disse...

    Eu estou escrevendo isso há tempos, há tanto tempo. O Palmeiras esse ano precisava apenas e tão somente de gabigol, Goulart (contratado) E Valdivia. Siiiiim Sr, o chileno, motivado,querendo jogar aqui (deixou claro isso em entrevista ano passado após ser eliminado na Libertadores pelo Palmeiras), desta vez com estrutura e não com o açougue que tinha na época dele. Acougue não, verdadeiro abatedouro. O chileno ia botar esse irrisório desse Lucas Lima no bolso, mas não, as pessoas que comandam o Palmeiras são orgulhosas demais pra engolir o orgulho e recontratar o chileno, mas pra contratar castiços como Felipe Pires, Carlos Eduardo, Zé Rafael, Matheus Fernandes, Arthur e esse monte de tranqueira que lota o time aí eles são gênios. Deu gabigol de graça pro Flamengo, gabigol que comeu a bola no limitado Santos e já está fazendo isso no Flamengo. Só esses três reforços já bastariam. Onde já se viu um jogador que é contratado pra jogar na beirada de campo cuja função é ir pra cima do adversário, perder no um contra um? São os Carlos Eduardo e Felipe Pires que o Sr Mattos contratou,
    Com o dinheiro alheio lógico, sob indicação de Felipão e anuência de Galiotte trouxeram ao time. No Palmeiras temos agora uma granja onde ficam os ciscadores (Pires e Carlos Eduardo), uma farmácia que vende fralda pampers pros cagões (Zé Rafael e Rafael Veiga) e uma base da polícia que fica pedindo identidade toda hora (turra).
    Rua pra deyverson. Borja na primeira proposta que aparecer vende sem nenhuma dor na consciência.

     
  • Às 4 de fevereiro de 2019 às 14:15 , Blogger De Rossi disse...

    Minha solidariedade à todo o povo mineiro por conta dessa horrível tragédia que atinge a todos nós brasileiros. Minhas orações a todas às famílias e pessoas atingidas que elas encontre a paz e força para se reerguer e que os culpados sejam severamente punidos!

     
  • Às 4 de fevereiro de 2019 às 14:42 , Anonymous MestredosMagos disse...

    CAPITA ALCIDES

    Como anda a situação do Fred no Cruzeiro?

    Não daria negócio com Borja?

    Acho que sorte acaba. E no caso de Deiverson e Borja, estamos nessa toada.

    Acredito que com a chegada de Fred e Valdívia, somando-se a entrada de Goulart, arruma de vez esse time.

    E por favor Felipão, chega de rodízio senão esse time vai acabar em pizza.

    Saudações.

     
  • Às 4 de fevereiro de 2019 às 14:58 , Anonymous Anônimo disse...

    Como diz o meu amigo Insuperável, deyverson era pra ter sido mandado embora ainda na relva do allianz, logo após o cartão vermelho.
    Elaine Lara

     
  • Às 4 de fevereiro de 2019 às 15:47 , Anonymous (AD) disse...

    (AD) disse...

    Eu deixaria o Fred de lado. Sabe fazer gol, mas além do peso da idade há o peso de suas intermináveis cirurgias. Tornou-se um jogador de vidro que passa muito mais tempo no departamento médico do que em campo.

    Jogador sem mobilidade por outro, eu trocaria sem medo de errar o Lucas Lima pelo Valdívia, o original. Seria um grande negócio na atual circunstância.

    Digo isso porque os dirigentes são capazes de buscar o Valdivia sucedâneo, aquele que jogou no Inter e que continua na praça, mais fraco do que caldo de chuchu.

    Sua ideia de permuta é excelente e o Palmeiras poderia sondar até o mercado colombiano onde teria facilidade para qualquer troca que envolvesse Borja que precisa melhorar muito para jogar mal. Calcule, então, para jogar bem. (AD)

     
  • Às 4 de fevereiro de 2019 às 16:42 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Quem nos trouxe essa aberração maloqueira do tal de deivdison foi Cuca.
    Um sujeito que jamais deveria vestir o Manto Verde.
    Esse cara nos faz passar vergonha.
    Pior é que tem Palmeirense com o pé na cozinha, mais parecendo curicanus, que aplaudem sua entrada em campo. Palmeirense que cheira gambá.
    Depois que eu assisti uma reportagem na tv esgoto, poucos meses atrás, e vi na sala de jantar do apartamento em que ele reside, em SP, um bando de amigos bebendo e comendo camarão, entre outras caras iguarias, tirando as barrigas da miséria, parecendo os parças de neymar, eu cheguei à conclusão que o Palmeiras não precisa mais do meu Avanti.
    Ficar sustentando desocupados com o meu suado dinheiro, e ainda por cima, desocupados de um grosso boçal ridículo mentecapto, ninguém merece.
    O sujeito que cospe na cara de outro trabalhador, exceto um Lulla, Renan ou um João de Deus, merece ser CAPADO.
    Que se dane o Avanti.

     
  • Às 4 de fevereiro de 2019 às 20:21 , Blogger ester abea disse...

    amigos

    pitacos Esteristicos centro-avantísticos e sociais

    a. de facto, os camisa 9 elencados pelo Camisa 10 foram impressionantes. Só vi Cesar, Mirandinha Ceará e Toninho SC e olha, os caras eram bons...
    imagino os outros, que sao parte da História Gloriosa da SEP e do futebol brasileiro

    b.Nem acho Borja, grosso mas artilheiro, tao ruim assim. O moço deixa os seus. Quanto a Deyverson nunca fui fã. Mas nao podemos culpar o cara por perder o derby. Se nao fica como o Alione que foi execrado por um lance só.
    Nao podemos execra-lo, por mais feio e contra as tradiçoes de respeito ao adversário da SEP que seja.

    c. a lista de gastos absurdos elencada por meu amigo Ney é impressionante...Emerson e Hyoran(o anêmico), por exemplo, foi $$ estupidamente gasto. Juninho, entao, nem se fala...
    c.2 e a historia de ajudar os mendigos da bola, o CAM, é muito , muito revoltante...Erick, Arouca, etc, com salários pagos por nós? revoltante
    Tá certo que akela mineirada repugnante do CAM está sempre numa requenguela, mas ajudar assim já nem é esmola, ora bolas

    d. fiquei triste com a frase "a estúpida ética das ruas"...
    Infelizmente, neste país Gramsciano, é moda achar bonito o banditismo generalizado que nos assola...achar bonito o desprezo pela lei e a opçao petística por colocar o bandido como coitadinho. Tudo isso foi previsto por Gramsci que dizia que para trazer a revoluçao basta fazer a sociedade achar que o errado é certo
    d.2 daí acharmos que ser pobre, preto ou gay é maravilhoso. Se juntar os 3 teremos a vereadora santa...
    Claro que perder um ser humano como a pobre moça, seja como for, é tragédia.
    Mas achar que ser preto, pobre ou gay é magnífico é um absurdo...nenhuma dessas características é boa ou ruim de per se.

     
  • Às 4 de fevereiro de 2019 às 22:31 , Anonymous Anônimo disse...

    Ester, e o Kfouri?
    Elaine Lara

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial