Observatório Alviverde

10/02/2019

O PALMEIRAS TEM DE RESPEITAR O BRAGA AMANHÃ NO ALLIANZ, TIME PERIGOSO E QUE SEMPRE CRIA DIFICULDADES PARA O VERDÃO!



A identificação do Bragantino com Curica é real e transcende ao simples relacionamento "inter clubes". 

Não seria exagero afirmar-se que existe um forte elo, um verdadeiro compadrio entre ambos, o que facilmente se comprova em face das estreitas relações entre os clubes, muito além da simples cordialidade.

O fato não é novo e nem se constitui em nenhuma novidade, haja vista que, desde o tempo em que a família Chedid, ao final dos anos 50s assumiu o comando do CAB iniciou-se um processo de cooperação entre os clubes. Qualquer bom jogador que surgisse no Braga, tinha como destino certo o ECCP , revogados todos os interesses e disposições  dos demais clubes. 

IMPORTANTE: 
Nabi Abi Chedid, líder do clã, deputado estadual por São Paulo em dez legislaturas, presidente da FPF de 79 a 82 e vice presidente da CBF era um fanático torcedor do Corinthians.

COINCIDÊNCIAS :
1) Nabi já era presidente da FPF quando o Curica, que estava na fila do Campeonato Paulista, desde 1954, ganhou o campeonato de 1977 sobre a Ponte, após uma tendenciosa arbitragem de Dulcidio Vanderley Boschila no jogo final, que expulsou Rui Rey por uma pequena reclamação no terceiro jogo da melhor de três. 
2) O Curica voltou a vencer outro Paulistão em 1979.
3) Conforme publicou A Folha no necrológio de Nabi em 30/11/06 : 
"Polêmico, (Nabi) teve seu nome envolvido no escândalo de manipulação de resultados que assolou o Brasileiro e o Paulista em 2005. À época, Nabi foi citado pelo árbitro Edilson Pereira de Carvalho como dirigente que tenta influenciar a arbitragem. O cartola refutou a acusação".
Então eu pergunto: As manipulações (se é que existiram e tudo indicava que sim) só se iniciaram em 2005? É pouco provável!


Apesar de todos esses problemas, o Braga, sob Nabi, num determinado momento de sua história foi grande, tendo vencido o Paulistão de 1990 e revelado um novo técnico para o Brasil, nada mais nada menos do que o competente e controvertido Vanderley Luxemburgo. 

Eis o time do Braga que chegou ao título na chamada "final caipira" sobre o Novorizontino: 
Marcelo; Gil Baiano, Júnior, Nei (Carlos Augusto) e Biro-Biro; 
Mauro Silva, Ivair (Pintado) e Mazinho (Luís Müller); 
Tiba (Zé Rubens), Mário (Sílvio) e João Santos (Alberto / Franklin). ...

Em 1991 o Bragantino contratou Carlos Alberto Parreira como treinador e o clube chegou ao auge quando foi vice-campeão do Brasileiro ao perder o primeiro jogo para os bambis no Morumbi por 1 x 0 (gol de Mário Tilico) e empatar em Bragança por 0x0. 

O time que disputou aquela final esta este: 
Marcelo; Gil Baiano, Júnior, Nei e Biro-Biro; 
Mauro Silva, Ivair (Luís Müller), Alberto e João Santos (Franklin);
Mazinho e Sílvio. 
Técnico: Carlos Alberto Parreira

Em 1992 o CAB foi o  primeiro clube do interior paulista a disputar a Conmebol e sua grande façanha na competição foi eliminar o Palmeiras  do Ataque dos cem gols impondo-lhe uma goleada de 5 x 1 no primeiro jogo.

O Braga disputou, ainda, mais duas Conmebol, em 93 e 96, mas aquele circulo virtuoso terminaria em 95 quando foi rebaixado para a segunda divisão paulista.

RESUMO DE TUDO:

O time que o Palmeiras enfrenta amanhã, não é qualquer time ou um time qualquer. Tem tradição, tem lastro e tem história, e, como mostram as retrospectivas, sempre fui um time que deu trabalho ao Verdão.

Na mostra de todos os jogos, incluindo os amistosos, a situação é esta:

Foram 33 jogos, com 17 vitórias do Palmeiras, 8 empates e 8 vitórias do Braga (56 gols pró Verdão e 31contra, saldo de 21). 

Já no Paulistão foram 22 jogos, com 11 vitórias palmeirenses, 7 empates e 4 do Braga (37 gols do Verdão, 17 do Braga, com saldo positivo do Palmeiras de 10 gols.

É óbvio que o Palmeiras, como time de primeira grandeza do futebol brasilero, desfruta de enorme vantagem sobre o tradicional adversário que, por suas vez, como frisei, atua sempre pilhado quando enfrenta o Verdão.

Ainda assim há que se valorizar os números de "ranking" do Bragantino, que, entre os pequenos, seguramente, é um dos adversários mais bem sucedidos contra o Verdão.

Sem querer, absolutamente, alarmar o time e a torcida, dada a imensa superioridade do Palmeiras em relação ao bom time interiorano eu só quero mesmo é recomendar cautela e que o time de Scolari não vá para campo ostentando aquele sentimento de superioridade que ostentou contra o Curica e acabou sendo fatal.

Se eu pudesse acrescentar algo à preleção de  Felipão aos jogadores eu, simplesmente, citaria um ditado do tempo dos meus avós mas que nunca perde a atualiade: 
"humildade, cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém"!

O Palmeiras precisa entrar em campo amanhã no Allianz, convicto de que é o time grande, de que é o melhor, de que é o mais cotado à vitória, mas não deve (nunca) achar que o jogo seja "favas contadas, que esteja ganho por antecipação ou, também como se dizia antigamente, "dourado no samburá"!

COMENTE COMENTE COMENTE 
 

22 Comentários:

  • Às 10 de fevereiro de 2019 às 08:21 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Alcides, o jogo é no Pacaembu.

     
  • Às 10 de fevereiro de 2019 às 09:07 , Blogger Boca dura disse...

    Alcides é claro que todo adversário tem que ser respeitado até mesmo o ibis, agora com todo respeito contra o chamado time da linguiça temos que atropelar de preferencia de goleada, até porque essa escalação citada aí dos anos noventa só ficou na lembrança hoje é mais um clube do interior com o pires na mão igual praticamente todos os times do interior exceto talvez a ponte , aliás ponte que ontem meteu o sabugo nas meninas do moruntricha, mais isso elas adoram.

     
  • Às 10 de fevereiro de 2019 às 11:57 , Anonymous Justo e Franco disse...

    Sei que não tem nada a ver com o post, mas aqui alguém está acompanhando a imprensa passando um pano pro time do cheiro? Os caras simplesmente usando uma retórica monumental com o objetivo de não culpar o clube do cheiro. E o tal de mauro cezar pereira, o tão combativo jornalista, o cão raivoso da espn meio que pisando em ovos pra botar o dedo na cara do seu clube de coração.
    É muita falta de vergonha na cara.

     
  • Às 10 de fevereiro de 2019 às 12:45 , Blogger Alcides Drummond disse...

    VERDE

    O Post anterior mostrou que eu sabia onde ia ser o jogo. Na Hora H, errei. Obrigado pela "corrigenda" abs (AD)

    Boca Dura

    O fato de um clube estar com o pires na mão não significa, necessariamente que não possa montar um bom time. O Braga não está mal no Paulistinha. (Abs)

    Justo e Franco

    Está ocorrendo como vc menciona, não só na ESPN mas em todos os canais, na Fox, inclusive. (Abs)

    (AD) O EDITOR

     
  • Às 10 de fevereiro de 2019 às 13:12 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Exatamente, Blogueiro Mayor, por isso mesmo que eu fiz a "corrigenda". Abraços.

     
  • Às 10 de fevereiro de 2019 às 13:17 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Justo e Franco está corretíssimo. Os jornaleiros, capitaneados pelo asqueroso Mauro Cezar, estão tentando tapar o sol com uma peneira. Já o critiquei no próprio Uol, onde o mentecapto tem um Blog. Por incrível que possa parecer, um dos poucos a por o dedo na ferida, chamando o flamengo a responsabilidade, atende pelo nome de Juca Kfouri. De fato, sempre há algo bom em qualquer pessoa.

     
  • Às 10 de fevereiro de 2019 às 13:19 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    A civilização humana é complicada. Mas os canalhas são sempre mais canalhas quando insistem em ser canalhas.

     
  • Às 10 de fevereiro de 2019 às 13:19 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Mauro Cezar anda insistindo. Vai acabar levando o dele.

     
  • Às 10 de fevereiro de 2019 às 15:29 , Anonymous Fernando S.J.do Rio Preto disse...

    O princípio de todo time campeão é o respeito seja qual adversário for enfrentar, em má fase ou não, aliás é o que tem ocorrido contra os gambás. Será que não é subestimar em demasia esta escória futebolística?
    Agora, o que amigos já citaram é atropelar o que vier, não dá mais para aceitar este ato recorrente de ressuscitar morto, não dá!!!
    Ainda mais no Allianz Parque.
    Com todo respeito a todos adversários, temos que perder o respeito e golearmos seja qual time for do paulistinha, a diferença técnica é tamanha sem comentar o lado financeiro, que muitos nem patrocínio possuem...maddona!!!
    Avanti Palestra!!!

     
  • Às 10 de fevereiro de 2019 às 15:35 , Anonymous Fernando S.J.do Rio Preto disse...

    Comentário em muitos sites de que o Borja está insatisfeito e procura uma rescisão de contrato para jogar em outra equipe.
    A princípio pensei que fosse coisa desta imprensa canalha que sempre fez por conturbar o ambiente do Verdão, más o comentário está mais do que li e ouvi na maioria de blogs do palestra, assim sendo, aí tem!!
    O cara é matador, fato. Sempre jogou dentro da área, Felipão quer que ele defenda e ataque, será que o mesmo está adaptado a fazer isto, sendo de área?

     
  • Às 10 de fevereiro de 2019 às 15:42 , Anonymous Fernando S.J.do Rio Preto disse...

    Só uma opinião: ESPN, RGT e FOX são a escória da imprensa futebolística, mesmo nível vem a Jovem Pan....só fera...a começar de Vampeta que veio substituir o Carsughi...Jesusss!!!
    Que saudade de Fiori Gigliotti!!!

     
  • Às 10 de fevereiro de 2019 às 15:52 , Anonymous Fernando S.J.do Rio Preto disse...

    Victor Luís, na minha opinião muito mais lateral do que o enganador Diego Barbosa, será que nem Felipão vê isto? Aliás, este garoto é da base e respeita como ninguém nossa camisa.
    Será que o empresário manda lá?

     
  • Às 10 de fevereiro de 2019 às 16:17 , Blogger Boca dura disse...

    Me desculpem os ateus mais Deus nos livre de isso que ocorreu nos urubus fosse no palmeiras a imprensa imunda iria exigir o fechamento do clube, ate dos profissionais. É muito parcialidade mesmo nas tragédias não perdem a chance de fazer a chamada média com o clube do coração aliás sempre falando mais alto que a razão.

     
  • Às 10 de fevereiro de 2019 às 17:57 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Quem é mais sem vergonha: O time do curica, que não ganha de ninguém, mas sempre ganha de nós, OU o time do Palmeiras, que virou cacho do curica, tal como uma prostituta e seu rufião ?

     
  • Às 10 de fevereiro de 2019 às 17:59 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Felipão: Melhore esse Time, senão sua batata vai assar. Não adianta só ganhar do bragantino. É preciso convencer.

     
  • Às 10 de fevereiro de 2019 às 18:05 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Rodriguinho esmerilhando no cruzeiro. E o Palmeiras pagando altíssimos salários para os inúteis LL e Scarpa.

     
  • Às 10 de fevereiro de 2019 às 18:06 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Felipão, se você escalar Deivison novamente, depous daquela cusparada, entre outros inúmeros malfeitos, dignos de um sem caráter, vou começar a duvidar de sua própria idoneidade.

     
  • Às 10 de fevereiro de 2019 às 18:06 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    depois.

     
  • Às 10 de fevereiro de 2019 às 18:07 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Mattos, pegue Deivison e enfia no CUca.

     
  • Às 10 de fevereiro de 2019 às 19:24 , Blogger Boca dura disse...

    Quando se troca de técnico a toda hora acontece isso indica jogador e vai embora o prejuízo fica com o clube pra isso tem o gordinho que deveria por ordem nessa bagaça não é porque técnico indica que tem que trazer precisa se avaliar com muito critério se não acontesse esse tipo de coisa um monte de jogador encostado ex.juninho alione hioram Fabiano e muitos outros imprestáveis e inegociáveis (ninguém quer nem de graca)

     
  • Às 10 de fevereiro de 2019 às 20:11 , Anonymous Justo e Franco disse...

    Verde, o Palmeiras é mais sem vergonha pode ter certeza.

     
  • Às 10 de fevereiro de 2019 às 22:14 , Anonymous STM disse...

    Braga ta no grupo do Curica...
    Se ganhar, consolida o Curica em 3º.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial