Observatório Alviverde

18/02/2019

EM ARARAQUARA, PALMEIRAS ESBARRA NA FERRINHA COM UM TIME QUE TEM TUDO PARA SER O PRINCIPAL!



Muitos dizem que a utilização de dois times diferentes e de múltiplos jogadores em um mesmo torneio ou campeonato, poupa um grupo e aumenta as chances de título em uma temporada, mas o dia a dia e a experiência comprovam que isto não é verdade.

Ter um elenco farto com peças de sobejo em todas as posições é positivo e ajuda em qualquer campanha, mas jogar com equipes díspares um mesmo campeonato é dar muita sopa ao azar.

Futebol, como o próprio nome o designa, é "association", isto é associativo, unido e, em uma palavra, gregário pois exige dos atletas um elevado senso social e em determinadas vezes,  a própria supressão do ego.. 

Em razão disso sou contra (sempre fui) ao procedimento denominado "dividir para reinar" utilizado por Felipão no Palmeiras quando da temporada passada, desculpável porque ele só conheceu o elenco com os campeonatos em andamento.

Quando um técnico joga um mesmo campeonato revezando seu time principal com um time de menor força, expressão, capacidade ou intensidade, corre muito mais riscos de perder.

Como se tudo não bastasse, rouba a perspectiva de mais horas rodadas ao time principal, limitando ou diminuindo-lhe o entrosamento e o sentido de conjunto.

Ao mesmo tempo, desfoca os considerados titulares de seus objetivos e desmotiva muitos deles, sobretudo aqueles de personalidade mais débil que passam a se sentir inseguros por saber que podem ou não vir a jogar, em consonância com a veneta do técnico que os comanda.

Em razão de tudo isso que me voltei contra e combati o propalado rodízio de Felipão. O fiz do meu modo e à minha maneira, isto é, através de críticas e observações ditadas pela militância de mais de 50 anos no mundo do futebol.

Fiquei satisfeito quando Scolari declarou, semana passada, que não irá promover nenhum rodízio este ano, a não ser até a sétima ou oitava rodada do Paulistão, (estamos chegando nelas).

A partir delas, Scolari garantiu que terá o time principal delineado, após o que proporá, exclusivamente, as substituições das peças cansadas e desgastadas do contexto. É assim que deve ser! É isto que o bom-senso e a prudência recomendam.

Ontem, em Araraquara, ficou provado que o propalado rodízio de Felipão já apresenta ares não de tranquilidade, mas de preocupação para muitos jogadores do elenco que ainda procuram a titularidade.

O time que entrou em campo ontem em Araraquara certamente é o mais provável , mas não é -ainda- o titular confirmado e sacramentado, embora já se constitua em um encaminhamento para a escolha dos melhores que cumprirão os principais jogos deste início de ano.

RESUMINDO: 
Como o admitiu o próprio Felipão, o time do Palmeiras esteve apático, lento e deixou a desejar. Sábias palavras! Definiram tudo! 

FICHA TÉCNICA de FERROVIÁRIA 0 x 0 PALMEIRAS

Data: 17 de fevereiro de 2019, domingo Local: Fonte Luminosa, Araraquara (SP)

Árbitro: 
Douglas Marques das Flores (NOTA 7)
Assistentes: 
Marco Antonio de Andrade Motta Junior (NOTA 7)
Bruno Salgado Rizo (NOTA 7)
Cartão Amarelo: Anderson Uchoa (FER);
FERROVIÁRIA: Tadeu; Diogo Mateus, Rayan, Rodrigão e Julinho (Alisson); Anderson Uchoa (Higor Meritão), Tony e Felipe Matheus; Felipe Ferreira (Diego), Maurinho e Lúcio Flavio
Técnico: Vinícius Munhoz

PALMEIRAS: 
Jailson - Pouco exigido mas muito bem quando chamado a intervir. NOTA 7.
Mayke - Temporada fraca até agora.. Tem de melhorar. Muitíssimo. NOTA 5.
Luan - Briga pela titularidade mas está sem confiança. Fez o básico. NOTA 6.
Gustavo Gomez - Jogou, exclusivamente, para o gasto. Esteve bem. NOTA 6.
Diogo Barbosa - Cumpriu ordens defensivas e não quase não apoiou.NOTA 5.
Bruno Henrique -Tem mais bola que a pequenina que mostrou hoje..NOTA 5.
(Moisés) - Entrou com pompa e circunstância mas não rendeu nada. NOTA 5.
Lucas Lima - Conclusão: um jogador comum com salários de craque.NOTA 5.
Carlos Eduardo - Ainda não está acreditando que joga no Palmeiras. NOTA 4.
(Felipe Pires) - Jogou menos de 10' e deixou o campo contundido. SEM NOTA.
Dudu - Pareceu-me desmotivado e sem a pujança de jogos anteriores. NOTA 6,5.
Borja - Com alguém como Goulart servindo pode voltar à artilharia. NOTA 5.

A PERSONAGEM DO JOGO
(Ricardo Goulart) - 
Pela argúcia e inteligência demonstradas em alguns lances eu o coloco como a personagem do jogo e a julgar pela própria amostra de um jogador recém saído de cirurgia, faço questão de acrescentar que Ricardo Goulart é candidato à craque. NOTA 7.

O CRAQUE DO PALMEIRAS
Felipe Melo
Outra vez o representante de Felipão em campo e o grande comandante da equipe. Outra vez,  mais uma vez, jogou um bolão e o coloco na condição de craque do jogo. NOTA 7,5

Técnico: Luiz Felipe Scolari
Precisando fazer como o "Capitão Claudio Coutinho" fez na Seleção em 74. Definir os titulares e trabalhar os eleitos. As competições importantes estão chegando e quem não se preparar pode colocar tudo a perder.  Foi sincero e honesto ao criticar o time. NOTA 6.

COMENTE COMENTE COMENTE

25 Comentários:

  • Às 18 de fevereiro de 2019 07:32 , Blogger Boca dura disse...

    Felipão foi sincero e honesto ao criticar o time, mais a principal função dele é justamente fazer com que jogue um futebol melhor fazendo as mudanças pertinentes que lhe cabem em termos de nome como também táticas, tá sem nenhuma variação só tem um jeito de jogar isso é muito preocupante desse forma não acredito em conquistas importantes nesse ano.

     
  • Às 18 de fevereiro de 2019 07:40 , Blogger Boca dura disse...

    Tem muito jogador que tem de ser cobrado não estão jogando nada inclusive alguns que renovaram contrato pra não serem negociados aí fica difícil. Essa diretoria omissa tem que fazer esse papel também, não é só dar aumento e não cobrar resultado e futebol melhor, o Felipão tem que pôr esses caras no banco pra eles entenderem que ninguém tem cadeira cativa, o clube sempre em primeiro lugar bando de folgados sem compromisso com nossa camisa.

     
  • Às 18 de fevereiro de 2019 10:20 , Anonymous Justo e Franco disse...

    Ingresso caro pra ver esse joguinho do Palmeiras. Toca a bola pra trás e o Gomez rifa a bola pra frente. Quem armou esse esquema aí, o estudioso e catedrático do Turra? Mamãe...
    Liguei a TV e vi a cara do Borja e do Lucas Lima e pensei: não ia virar nada. Não temos camisa 10. Scarpa tem estofo suficiente para ser o tal? Esse time pipocou contra os marmitas e se pega cruzeiro, grêmio na copa do Brasil e um boca ou river da vida numa libertadores vai ramelar de novo. O time não tem velocidade, criação, triangulações, 1-2, não tem nada. Marcos Rocha das vezes que entrou foi bem, além de atacar muuuuuito mais que o mayke. Praque essa insistência? Vitor Luís é anos-luz melhor que esse Diogo Barbosa que esse Mattos trouxe do Cruzeiro. O cara jogou bem os dois jogos finais da Copa do Brasil de 2017 e pronto, Mattos com sua guloseima de contratar sem que houvesse o amanhã contratou. A dominada de bola desse jogador ontem foi o fim da picada pra um jogador de muita pompa e pouquíssimo futebol.
    Nem vou me ater as contratações ridículas que esse Sr fez esse ano, com a chancela do Sr Scolari.
    Ficaram a semana inteira treinando, treino fechado pra que sr Scolari? Acorda homem. E esse monte de gente aí da sua comissão, pra que? Paulo turra pra que, não faz nada, não te auxilia em nada, agora deu de usar fone de ouvido estilo futebol americano, só pra passar um ar de modernidade, antenado. Que adianta botar banca de treinador de futebol americano. Pracidelli é treinador de goleiros, que que ele entende de tática? Só fica com a prancheta na mão pra lá e pra cá.
    Não conseguiram fazer um miséro gol na ferroviária. Ingresso caro pra ver isso daí? Da licença.

     
  • Às 18 de fevereiro de 2019 11:00 , Blogger Libertad disse...

    Ontem foi cem por cento representativo, atingiram o ápice, foi bem característico, em género e grau como um verdadeiro time de RESORT.

    Devem terem levantado as dez horas tomado um farto café da manha, interagido nas redes sociais, com fotos da vida regada cheia de luxos, consultado os belos saldos bancários, feito no almoço uma refeição farta,digna de rei, alongamentos, massagens, tudo sobre a orientação de profissionais.
    Mas vamos ao jogo, todos somos craques , pois jogamos no grande Palmeiras da atualidade, escalação garantida jogo sim jogo não, contrato reformado ou com prazo dilatado por mais três, quatro anos, direito de receber assegurado, se não der certo aqui, vou para outro clube com menos responsabilidade ainda, correr..??? responsabilidade??? se desgastar???? porque, os resultados vem normalmente pois somos os melhores, somos estrelas.
    (CAMBADA DE MERCENÁRIOS, DEVIAM TER VERGONHA NA CARA E RESPEITO AO CLUBE QUE OS TRATA COMO REIS).
    Mas de quem é o culpado? O culpado somos nós que a tempos estamos vendo essa situação de desleixo dentro do clube, com federações, imprensas, cagando em nossas bocas e nada é feito, os boleiros simplesmente segue o mal exemplo, da canalhice que vem dos mandantes expondo o clube a tudo que é vergonhoso, já disse e volto a repetir, se tivéssemos um orçamento de gremio, cruzeiro, internacional, etc, já estávamos na quarta divisão, o que essa corja de administradores esta fazendo com o Palmeiras é muito serio, jogando milhões no lixo para receber usufruto particular, fico indignado, será que ninguém esta vendo isso contratações ridículas, um monte de boleiros sem qualidade, encostados, pagamentos de altos salários para que joguem em outros clubes, reformas de contratos de pé de ratos, altos salários a boleiros em fim de carreira, descaso com as imposições constrangedoras que federações, tribunais e imprensas nos submetem, viramos uma farra...!
    Nei

     
  • Às 18 de fevereiro de 2019 11:16 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Em verdade vos digo: Mattos está dilapidando o Palmeiras, em benefício, especialmente, do Cruzeiro. Basta vocês analisarem o quanto de perebas ele importou do palestrinha, a peso de ouro !!!!!!
    Será que ninguém vê isso, seo Galiotte e dona Leila ??

     
  • Às 18 de fevereiro de 2019 11:29 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Hoje somos a terceira força de SP, perdemos para curica e sardinhas.
    E no quesito "dedicação e garra", perdemos até para os veados, digo, cervídeos.
    Em resumo: Pouca Vergonha !
    Agora, aquele fone de ouvido do Paulo Turra é a expressão máxima de sua indigência intelectual.
    Claro é que quer aparecer.
    Mostrar-se antenado, como diz Justo.
    Fim do mundo gente assim no Palmeiras.
    Esse comportamento, para mim, denota um cérebro repleto de coliformes fecais.

     
  • Às 18 de fevereiro de 2019 11:31 , Anonymous Anônimo disse...

    Gosto muito do Felipão, mais a insistência em alguns jogadores vai detonar o seu trabalho. Diogo barbosa, lucas lima, carlos eduardo, borja e ( luan e antônio carlos que até jogam bem mais sempre falha em jogo grande ou decisivo) são jogadores nutella, não possue a raça que o gigante palmeiras precisa. Diogo Barbosa nao acerta um cruzamento e leva bola nas costas, lucas lima 90% dos passe é tocar a bola de lado, borja parece que vive no mundo da lua e carlos eduardo só faz fumaça, nao chega nem aos dedos do pés de keno. O palmeiras consegue se igualar a adversários mediocres, como corinthians, ferroviaria. Pq nao tirou um volante e colocou mais um meia como o Raphael veiga e foi pra cima da tão "poderosa ferroviaria"????
    Este ano com clubes da série A se reforçando acho que nem o brasileirao vamos levar enquanto felipão continuar passando a mão na cabeça de jogadores que não rendem nada!

     
  • Às 18 de fevereiro de 2019 11:55 , Anonymous Borja disse...

    Los torcedores están pidiendo un centroavante que juegue con la pierna izquierda.

    Tengo las duas piernas izquierdas, pena que soy destro.

     
  • Às 18 de fevereiro de 2019 12:16 , Anonymous Verdinha disse...

    Confesso que gosto muito das analogias e coloquialismo de certos comentários aqui do espaço, mas logo vem um e escreve "Cagando na nossa boca". Só se for na sua Nei. É esse tipo de vocábulario parco e baixo que temos que ler.
    Alcides vai entrar em campo quando pra inibir esse tipo de palavreado?

     
  • Às 18 de fevereiro de 2019 13:12 , Anonymous Amigo da Velha Guarda. disse...

    Ney diz para esse excremento de gato que na boca dela não é merda, é semem, esperma.

    Já deu no limite esses travecos do morumbicha por aqui.

    Amigo da Velha Guarda.

     
  • Às 18 de fevereiro de 2019 13:57 , Blogger De Rossi disse...

    Concordo eles mandaram Mayke e Fabiano para nós dois perebas e de contrapartida mandamos Rafael Marques e Robinho para lá. O primeiro é um razoável atacante do nível do Deyverson que é pouco melhor que o Borja e custava bem menos que os dois ou seja tinha um custo benefício melhor , o segundo então não têm nem o que dizer Robinho come a bola no Cruzeiro principalmente contra o Verdão, muito melhor que o Guerra por exemplo.

     
  • Às 18 de fevereiro de 2019 13:58 , Blogger De Rossi disse...

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

     
  • Às 18 de fevereiro de 2019 16:04 , Anonymous Josi disse...

    Oiiiiii!!!!
    Tá na hora do Gardenal.

     
  • Às 18 de fevereiro de 2019 18:03 , Anonymous Sem Abobrinhas disse...

    Mattos está na Europa fazendo negócio.
    Ahan, negócio. A última vez em que ele foi pra Europa, ventilou-se Miranda, Hulk e até Diego Costa. Apareceu Carlos Eduardo e Felipe Pires.
    Boa Mattos, aproveita e experimenta a paella de Andaluzia, o vinho de Cais Cais, aprecie o Código de Hamu Rabi no Louvre, a macarronada da nonna em Milão e se der tempo dê um pulinho na igreja azul da Turquia.

     
  • Às 18 de fevereiro de 2019 18:23 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Sugiro ao Mattos, que em suas andanças com o dinheiro do Palmeiras, dê uma passadinha em Portugal, e não deixe de saborear o "Arroz de PICA no chão".

     
  • Às 18 de fevereiro de 2019 20:57 , Anonymous Cancioneiro Apaixonado disse...

    Onde está o meu amor?
    Quem será? Com quem se parece?
    Deve estar por aí ou será que nem me conhece
    Onde andará o meu amor
    Seja onde for, irá chegar
    Onde está o meu amor?
    Que será que ela faz da vida
    Deve saber amar e outras coisas que se duvida
    Corre, se esconde, finge que não, jura que sim
    Morre de amores, aonde?
    Longe de mim
    Onde está o meu amor?
    Leve e envolto em tanto mistério
    Deve saber voar, deve ser tudo que eu espero
    Onde andará
    o meu amor
    Seja onde for, eu sei que vai chegar
    Corre, se esconde, finge que não, jura que sim

     
  • Às 18 de fevereiro de 2019 21:47 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Eu falei, cara Ester: os ares pederastas do vizinho transformou o Verdão em verdinha. Palmeirense viado é o fim da picada, seo Cancioneiro Apaixonado.

     
  • Às 18 de fevereiro de 2019 21:49 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Um conselho para o FELIPÃO, e para o palhaço do Turra, com aquele fone de ouvido ridiculo, estapafúrdio e caricato: Coloquem 5 volantes contra o Santos, senão levarão uma surra tão histórica como o 7x1, no sábado.

     
  • Às 18 de fevereiro de 2019 21:52 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Santos joga fácil e ganha fácil. PQP, não é que existe grande treinador !!!! Nossos "ténicos" são um monte de fezes, perto de um Sanpaoli.

     
  • Às 18 de fevereiro de 2019 21:54 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Se cuida, FELIPÃO. Dê um chute na cara desse imbecil babaca do Turra. Enfie o fone de ouvido onde ele pedir, e volte a dirigir o PALMEIRAS, seo Preguição !!!

     
  • Às 18 de fevereiro de 2019 21:55 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    A continuar assim, nem rameira irá apanhar como nós no sábado.

     
  • Às 18 de fevereiro de 2019 22:32 , Anonymous Cancioneiro Apaixonado disse...

    Você nunca amou na sua vida Verde insuperável? És intransigente ao extremo, deselegante e mal educado.
    Qual a ofensa que lhe proferi? Te agredi em algum comentário?
    Você é um mal pra esse blog. Pessoa insensata.

     
  • Às 19 de fevereiro de 2019 00:26 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Peço desculpas, meu gay de estimacao ! Vc não me agrediu. Mas, confesso, sua viadice me agride. Fazer o quê ? Sou do tempo em que homem era o pino, e mulher a tomada !

     
  • Às 19 de fevereiro de 2019 00:27 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Sou Verde Insuperável !!

     
  • Às 19 de fevereiro de 2019 00:28 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    E VERDE É SEMPRE MACHO.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial