Observatório Alviverde

20/02/2019

QUAL O TIME BASE QUE, VOCÊ ACHA, FELIPÃO TEM DE ESCALAR?



O Palmeiras de Felipão, pelo que mostrou até agora neste 2019, está longe de ser o time de nossos sonhos, mas, na mesma linha de raciocínio, está longe de ser, também, o time de nossos pesadelos. Trata-se de um time em fase de ajustes acabamento, entrosamento e ponto final!

Eu, particularmente, penso que o grande trauma deste início de ano decorreu da inesperada derrota em plena Allianz Arena para o retrancado Curica.

Essa derrota mexeu com os brios de alguns jogadores e com o ânimo de outros, roubando-lhes a chamada motivação para a  sequência de trabalho. Nem Felipão esperava essa derrota! 

Quanto ao jogo de domingo passado contra a Ferroviária em Araraquara foi, ao menos em meu critério de análise, um jogo atípico, num momento em que cada atleta procura definir um lugar ao sol no contexto da equipe.

Da maneira como Felipão conduziu o grupo no ano passado e -imaginava-se- fosse igualmente, conduzir, este ano, escalando em rodízio os times A e B a cada rodada (critério errado, não fico em meias palavras) esse, em meu entendimento, foi o principal fator do irrelevante e invisível progresso do time em 2019, ao menos até agora neste início de temporada.

Explico:

Quando se trata da preparação de dois times, os jogadores não partem logo, direto, decisivos e conclusivos para as definições dos lugares porque sabem que, teoricamente, de uma forma ou de outra, estão garantidos, seja no time A ou no time B que Felipão sempre cultivou afirmar e deixar bem claro que nenhum de ambos era titular ou era reserva.  

Em razão disto há como que uma acomodação tácita da rapaziada e os jogadores, certamente temerosos por uma contusão, não se arriscam tanto quanto poderiam e deveriam fazê-lo nos treinamentos.

Afinal de contas já sabem que, de uma forma ou de outra, suas vagas estarão garantidas em qualquer dos dois excelentes times que a força da tradição e o investimento financeiro do Palmeiras garantem a formação.

Esta semana, porém, fiquei satisfeitíssimo ao ouvir da própria boca de Felipão que, este ano, ele pretende proceder de uma forma diferente em relação ao ano passado, anunciando que elegerá um time titular, o colocará em campo e trabalhará apenas esse time, mas com as alterações que se fizerem necessárias no contexto dos eleitos.

Se os atletas, principalmente aqueles mais acomodados prestaram a devida atenção ao depoimento do "chefe", já devem estar sabendo que a moleza da temporada passada parece ter chegado ao fim.

A partir de agora, quem alcançou ou vier a alcançar a titularidade será preservado e só sairá do time por contusão, por desgaste físico ou emocional ou por outros critérios de ordem médica.

Como sói sempre acontecer nos times de maior expressão do planeta bola, o Palmeiras deste ano, terá, também, a sua estrutura, a sua base e um time para (noves-fora as contusões, as suspensões e outros impedimentos) entrosar e fazer dele, se possível, o melhor -coletivamente-do Brasil, se possível, da América e quiçá, do mundo.

Sou radicalmente contra os comentários que tenho ouvido desde domingo da maior parte da mídia que procura apenas criticar pelo mero prazer de criticar, tanto e quanto deslustrar e desvalorizar o trabalho do Palmeiras, pelo simples fato de que o time tem demorado um pouco mais para se entrosar neste início de temporada. 

Ontem na Fox, ao criticar a demora palmeirense em se ajustar para este ano, o tal Sormani (como de hábito vaidoso, arrogante, pouco razoável e parcialíssimo) ficava o tempo todo cobrando,  injusta e imotivadamente o Palmeiras, deslustrando-lhe o título brasileiro do ano passado, se esquecendo em seu delírio que o Palmeiras foi o terceiro melhor time da América.

Ele e o tal Flavinho (um dos cronistas mais fracos entre os milhares que já conheci nesta vida) criticavam, pelo ar, seguidamente, o título (pasmem) que o Palmeiras conquistou limpamente no ano passado e com ampla vantagem sobre a unanimidade dos contendores. 

Sormani e Flavinho, manjadíssimos anti-palmeirenses, sem terem nada de prático para criticar optaram por uma estúpida tese segundo a qual o time palmeirense "Campeão Brasileiro de 2018" não ficará lembrado por nada (??? hahahahahahaha para eles, por exemplo, já está eternizado) como se não bastasse a distância que impôs ao Fla, ao Inter, aos Bambis e a todos os times mais bem classificados do ano passado, o que, "per si", realça, ressalta e sublinha o feito e a conquista do Verdão!

Quem não sabe que essa questão de entrosamento em futebol, na maioria absoluta das vezes, é imponderável, sem que exista uma fórmula mágica ou um estalar de dedos que possam transmitir esse ajuste tático e restabelecer a confiança de um grupo uma hora para outra? 

Às vezes ocorre sem prévio aviso e o ajuste de um time chega, inopinadamente, de uma hora para outra. Ocorreu com o Inter no ano passado, de volta da 2ª-divisão que  com pequeninos ajustes já entrou, de cara, na luta pelo título.

Em minha avaliação à distância, creio que a alegação de Felipão, segundo a qual ele (pelo que deduzi) irá trabalhar de onze a quinze lugares (no máximo uns dezoito) vai tirar muitos atletas da acomodação atual e motivá-los a lutar -a partir de agora- diretamente por uma vaga no time titular.

Em decorrência da importante colocação verbal de Felipão antecipando sua filosofia, ouso afirmar que, no máximo, ao final da semana que corre, o Palmeiras terá tudo definido em relação ao time que será prestigiado pelo comando técnico palmeirense.

Time, cada qual tem o seu e eu ouso escalar o meu, justamente aquele que acredito ser o melhor, conforme publiquei, também, na postagem de ontem e republico hoje com pequeninas variações:

Prass
Marcos Rocha (Maike), Dracena, Gomez e Diogo Barbosa (se a prioridade for defender) ou Vitor Luís, se a prioridade for atacar.

Felipe Melo, Bruno Henrique, Moisés e Ricardo Goulart (Zé Rafael).

Dudu e Ricardo Goulart (Borja).  

QUAL O TIME BASE QUE, VOCÊ ACHA, FELIPÃO TEM DE ESCALAR?

COMENTE COMENTE COMENTE


12 Comentários:

  • Às 20 de fevereiro de 2019 às 09:01 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Jailson
    Marcos Rocha (ou Mayke, tanto faz), Dracena, Gomez e Vitor Luís.

    Felipe Melo, Bruno Henrique, Moisés e Zé Rafael.

    Dudu e Ricardo Goulart.

    Se Zé Rafael não for bem, o que parece algo recorrente nessas novas contratações, encaixo Goulart no meio, vindo de trás (sua especialidade), e servindo Dudu e Borja.

     
  • Às 20 de fevereiro de 2019 às 09:05 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Luan Cândido é a maior revelação da Base, junto com Jesus.
    Assisti a vários jogos dele e posso assegurar o que digo.
    Em sendo assim, se aquele gordinho "rapineiro" e triturador do dinheiro alheio vendê-lo por apenas 12 milhões de euros, sem antes dele ser bastante testado no time principal, penso que deva ser demitido, não sem antes instalar-se uma sindicância interna para apurar as responsabilidades.

     
  • Às 20 de fevereiro de 2019 às 10:14 , Blogger ester abea disse...

    amigos queridos:

    a. temos ainda um time em formaçao...precisa de calma, paz

    =Calmapax

    b. o paulistinha, torneio indelevelmente manchado, é só um preparo para nosso 11o Brasileirao

    c. Sormani e cia bela sao fracos...agora, o mal intencionado sempre acha uma desculpa para denegrir o grande. Isso os romanos já diziam. Essa de "time que nao será marcado por nada" é exemplo...

     
  • Às 20 de fevereiro de 2019 às 12:04 , Blogger Libertad disse...

    Esta semana, porém, fiquei satisfeitíssimo ao ouvir da própria boca de Felipão que, este ano, ele pretende proceder de uma forma diferente em relação ao ano passado, anunciando que elegerá um time titular, o colocará em campo e trabalhará apenas esse time, mas com as alterações que se fizerem necessárias no contexto dos eleitos.

    Aleluia...!!! Aleluia...Aleluia...!!!

    Capitão Acides, se o homão falou isso já é um bom começo, deve ter caído a fixa que essa de dois times não funciona, o boleiro sabe que na pior das situações e titular em um, perde a competitividade a disputa por posição e a vontade, não adquire entrosamento e nem responsabilidade, só mordomia no resort..., isso só mostra fraqueza de treinador, medo de bico de boleiro no banco, já foi dado a oportunidade para todos, agora é escalar os melhores, e substituir nas necessidades.
    Uma pena a contusão de Scarpa, na minha opinião era o melhor para comandar o meio, com ele em campo o time fica mais compactado e dinâmico.

    Pelo que vi nesses jogos do Paulista, quem se apresentou melhor para iniciar um time, que também não quer dizer que vão perpetuar a titularidade, são:

    Prass
    M. Rocha
    Dracena
    Gomes
    Vitor Luiz

    F. Mello
    B. Henrique
    Moises
    Zé Rafael***
    Dudu
    Goulart

    *** Ate Scarpa voltar.

    Reservas:
    Jailson e Weverton
    Maike
    Luan
    A. Carlos
    D. Barbosa
    Tiago Santos
    M. Fernandes
    Scarpa
    Veiga
    C Eduardo
    F. Pires
    Arthur Cabral
    Willian

    Obs. Agora duvido que o homão tenha culhões para quebrar a dupras e escalar Dracena e Gomes junto, duvidoooooooo....



    O resto: Borja, Deyverson, L. Lima, Guerra, Fabiano, Juninho, Jean, Hyoran, fazia o Pançudo se virar, venda..!!! faz doação..!!!ou Ruaaaaaaaaaaaaaa....!

    Eh o canelinha de vidro (guerra) alguém tem noticia desse hospede?

    Nei

     
  • Às 20 de fevereiro de 2019 às 12:27 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Quem será que jogou MENOS, quem foi o maior fracasso, no Palmeiras ?
    Barrios ou Guerra ?

     
  • Às 20 de fevereiro de 2019 às 12:42 , Anonymous Amigo do Blog disse...

    Como Nei Verde e Insuperável fizeram mal a esse espaço. Afugentaram, com suas arrogâncias, vocábulario ofensivos e personagens a perder de vista os que aqui diariamente comentavam.
    Marco
    Moisés
    Élcio
    Tredenski
    Marcelo
    Alexandre Correia
    Mestre
    Roberio
    Cleiton
    Adriano Tratamento de Piscinas
    Dinho
    Edson
    e tantos outros deixaram de participar desse espaço. Triste.

     
  • Às 20 de fevereiro de 2019 às 12:58 , Anonymous Edson disse...

    Como esses caras tem inveja do Insuperavel, Ney e Ester, não sabem fazer outra coisa, se não critica-los.

    E por favor, não fale em meu nome, eu deixei de escrever, por então somente falta de tempo.

     
  • Às 20 de fevereiro de 2019 às 15:20 , Anonymous Justo e Franco disse...

    Mattos na Europa vendendo joias da base para pagar as multas de decisões trabalhistas na justiça de ex-jogadores que acionaram o clube desde o início de 2000 até 2012.
    Ou seja, pagamos o pato do passado nesse presente momento e o pato do presente vamos pagar no próximo futuro, se é que não estamos pagando já.
    E viva as contratações pitorescas do barriga saliente, com o aval é claro do gaúcho de um esquema só, do presidente calvo e da patrocinadora instagram.

     
  • Às 20 de fevereiro de 2019 às 17:04 , Blogger De Rossi disse...

    Prefiro nem comentar sobre as negociações de nossos meninos da base, tamanha a minha revolta!

    Mas o time para enfrentar as sereias tem que ser agressivo marcando no ataque e veloz, visando espelhar o time Santista que vem jogando um bom futebol, mesmo levando de 5 do Ituano.

    Eu iria de:

    Jailson ou Prass

    Marcos Rocha
    Edu Dracena
    Gustavo Gomes
    Vitor Luis

    Felipe Melo
    Bruno Henrique ou Moises
    Zé Rafael ou Moises
    Raphael Veiga

    Dudu
    Ricardo Goulart

    Mas eu duvido que o Felipão abandone o esquema com centroavante fixo. Quem conhece ele sabe o quão teimoso e inflexível o homem é. Fato é que ele é limitado, previsível e sem repertório, espero estar redondamente enganado a espera de um milagre.

     
  • Às 20 de fevereiro de 2019 às 18:00 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Obrigado, Edson, pela parte que me toca. De fato, esses ataques não são críticas relacionadas ao Futebol Palestrino, sejam quais forem (objetivo deste espaço), mas sim perseguição pessoal a membros do Blog. Para essa gente, o Blog deve ficar sem nenhum comentário, pois basta alguém ficar assíduo, ou surgirem novos blogueiros, eles já dizem ser a mesma pessoa. Difícil aturar essa laia.

     
  • Às 20 de fevereiro de 2019 às 19:33 , Blogger ester abea disse...

    amigos queridos

    de facto:

    Marco
    Moisés
    Élcio
    Tredenski
    Marcelo
    Alexandre Correia
    Mestre
    Roberio
    Cleiton
    Adriano Tratamento de Piscinas
    Dinho
    Edson
    e tantos outros

    formam um time impressionante. Palmeirenses de alto nível.

    Tia Ester fica triste ao vê-los longe, em especial o meu primo por afinidade palmeirística Claudio de MG

    Mas todos fazem falta, e como

     
  • Às 20 de fevereiro de 2019 às 19:36 , Blogger ester abea disse...

    aliás, vejo o outro lado


    será que esse time nao se cansou de tanto "este é akele" ou "akele outro é fake" ?????

    e sumiram?

    será que nao se cansaram de falar de pataquadas, como minha amada mamae dizia?
    uma turma que esquece o Palmeiras...

    o OAV sempre foi local de encontro de amigos, que nao se interessam por "este é akele" mas sim por "como vai a SEP"

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial