Observatório Alviverde

21/09/2020

APESAR DO INESPERADO EMPATE CONTRA O DESFALCADO GRÊMIO, A SITUAÇÃO PALMEIRENSE NA TABELA CONTINUA DE ÓTIMO TAMANHO!

O empate concedido ao Grêmio ontem, em cima da hora, só confirma aquilo que há anos já se sabe: 

"o Palmeiras, para a constante decepção de sua torcida quase sempre sofre um gol ao final dos jogos"!

E o faz sempre que abdica de sua condição de time de primeira grandeza e tenta segurar ou administrar vitórias ou empates apertados. 

Tudo isso (quem desconhecia?) estava escrito não apenas estrelas, mas no rascunho da bíblia e até no borrão de Luxa, mas, creiam, eu não tenho receios ou dúvidas em afirmar que isso "tem mais a ver com atitudes de jogo do que, propriamente, com o modo de atuar da equipe" ...

Qualquer time, ao ter um empate projetado ou uma vitória magra que pretenda defender até o final do jogo e recua completamente as suas linhas sem a devida opção de contra-ataque, além de perder a força de atacar e se entregar precocemente ao adversário, corre o inevitável risco de sofrer gols em cima da hora,em face do domínio e, principalmente, da insistência do adversário.

Há quanto tempo (faz muitos anos) que essa deficiência palmeirense é constante, e, de tanta constância já se incorporou de tal maneira às discussões que muitos palmeirenses já a têm como normal, algo que tornou-se corriqueiro na vida do Palmeiras! 

Mas cá entre nós, (só entre nós) para mim não passa de falta de autoconfiança e de vergonha na cara!

Aconteceu de novo -ontem- contra o Grêmio culminando com o fato de o Palmeiras, entre tudo de bom e de positivo que almejava na rodada ter conseguido -, apenas e tão somente e à duras penas- manter o aspecto menos importante que o time ostentava e ainda ostenta na tabela, a invencibilidade.

Aliás, por falar em invencibilidade, sinto que essa condição já começa a se tornar um fardo, um incômodo no dia-a-dia do Palmeiras, na medida em que transforma o técnico em mero "resultadista", mais preocupado com ela e em mantê-la do que ascender aos melhores postos. Duríssima questão de ordem psicológica!

O Palmeiras, exceção feita a alguns minutos da segunda fase, passou o maior tempo do jogo submetido pelo Grêmio embora, jogador por jogador, dispusesse de um time melhor... Tudo em nome da tal invencibilidade, uma pena!

Considerando-se que o Grêmio poupou muitos titulares visando ao Gre-Nal de quarta-feira que vem pela Libertadores, se eu dissesse que o empate do Palmeiras foi injusto, estaria enganando vocês que me leem e, principalmente, a mim mesmo!

Na verdade, sejamos, todos, muito sinceros, o Palmeiras esteve longe de vencer e convencer. Venceu por alguns momentos mas não teve estofo e competência para  segurar o placar até o fim.

Deixo para vocês a análise completa do doloroso empate, mas lembro a todos que o Palmeiras, na nova classificação reconfigurada está em quarto lugar com 18 pontos.

Confiram:

Em 1º Galo Mineiro -10 jogos, 21 pts, 7 vitórias, 3 derrotas, 18 gols pró, 12 contra, saldo de 6.        70% de aproveitamento!

Em 2º Inter - 11 jogos - 20 pts, 6 vitórias, 2 empates, 3 derrotas, 15 gols pro, 7 contra saldo de 8.     60,6% de aproveitamento!

Em 3º SPFC - 10 jogos - 18 pts, 5 vitórias, 3 empates, 2 derrotas, 13 gols pro, 11 contra, saldo de 2. 60% de aproveitamento!

Em 4º Palmeiras - 10 jogos - 18 pts - 4 vitórias, 6 empates, 14 gols pró, 9 contra, saldo de 5.           60% de aproveitamento!

Não, não vou censurar o empate, um bom resultado obtido em plena Arena Gremista, mas vou lamentá-lo porque nunca o Palmeiras enfrentou um Grêmio tão desfalcado quanto ontem à tarde em Porto Alegre.

Reconheço -sim- que faltou coragem e ousadia a Luxemburgo para sair de Porto Alegre com um melhor resultado. Infelizmente, ele comportou-se como técnico de time pequeno, forçoso é reconhecer!

Mas entre essas críticas que faço e "chutar o balde", esculhambar o técnico, criticar forte o grupo de jogadores, dizer que ninguém presta e que está tudo perdido há uma enorme distância. 

Quem quiser que o faça, pois estou fora! Apesar de tudo e de todos, eu ainda acredito muito no Palmeiras nesta conturbada temporada/2020.

Perder para o Grêmio em Porto Alegre é um resultado normal para qualquer grande time brasileiro, e, quando o Palmeiras, ainda que sem manter a regularidade e sem jogar tudo o que sabe e pode, quase consegue vencer o nobre adversário gaúcho, é a partir desse ponto que temos de começar a analisar o jogo.

Vamos cobrar, sim, de Luxemburgo, um time menos defensivista, mais agressivo, mais ofensivo e mais atuante e sem tanta preocupação com invencibilidade, mas que essas reivindicações sejam colocadas de molde a não prejudicar o trabalho tático-técnico do time que, de um modo geral, é bom!

Reconheço, claro, que poderia ser muito melhor!

COMENTE COMENTE COMENTE

14 Comentários:

  • Às 21 de setembro de 2020 às 09:14 , Anonymous Justo e Franco disse...

    4 vitórias e 150 empates. Realmente, tá ótimo.BLogueiro bufão quer a taça dos invictos rsrsrs. A de campeão deixa pro galo ou flamerda.

     
  • Às 21 de setembro de 2020 às 10:12 , Anonymous Justo e Franco disse...

    Alcides, não fui eu que comentei as 9:14. Está difícil participar aqui.

     
  • Às 21 de setembro de 2020 às 11:49 , Anonymous Alcides Drummond, o editor disse...

    Justo

    Fique tranquilo porque sou convicto de que não foi vc quem se manifestou mais cedo. Sei disso porque vc tem o que falta ao seu xará, isto é, isenção de opinião. Não vou deletar a postagem do mentiroso para que todos fiquem convictos de que os caras postam sem ler a postagem principal e acabam passando, ainda que sem notar, a imagem de analfabetos.

    De qualquer forma, espero por sua opinião assim que vier a sentir-se bem.

     
  • Às 21 de setembro de 2020 às 13:25 , Anonymous Nei disse...

    Time que faz um a zero e recua, é time sem confiança, imaginam que jamais consegue fazer o segundo, acha que o golzinho caiu do céu, então vamos recuar e garantir o um a zero, porque segundo gol a gente não consegue mesmo.
    Isso é treinador covarde, entra com time errado, para corrigir no intervalo, se da certo bate no peito e sai se achando..

    Facincani está falando toda verdade no Fox Rádio, já é o quinto jogo que toma o empate no fim do jogo..

    Nei

     
  • Às 21 de setembro de 2020 às 14:08 , Anonymous VICTOR TREDENSKI disse...

    Alcides meu caro

    Luxemburgo precisa sair do pragmatismo que ele próprio se meteu

    Talvez por ser uma via mais fácil de se manter no cargo de treinador

    Pelos anos recentes de trabalhos abaixo de sua capacidade bem como as demissões sumárias

    Tenho pra mim que isso o traumatizou

    Ou seja

    Jogar um futebol reativo, aquele 1x0 básico, de 1x0 a 1x0 o porquinho vai enchendo o papo

    Só que ultimamente nem o parco 1x0 está saindo, ao menos nesse campeonato brasileiro de pontos perdidos

    ....pelo Palmeiras

    Dirão que a culpa não é do Luxemburgo e sim do erro infantil de marcação e posicionamento na hora do gol

    Ora, Luxemburgo, a quem eu defendo sem ter nenhuma procuração para tal

    Me realiza substituições incoerentes

    Me coloca um terceiro zagueiro

    Recua o time

    Faz com que o coitado do Danilo, sem ter com quem tocar por perto ou tabelar em aproximação

    Errasse um passe miseravelmente no meio de campo, numa jogada que originou o escanteio e logo depois o gol gremista

    Tudo por causa do "medo de vencer"

    Um Grêmio desfacelado, sem 5 titulares absolutos, com o técnico em xeque e em crise

    Luxemburgo, esperto que é, deveria enxergar a oportunidade de pelo menos ousar alguma coisa

    Como fazia magistralmente no seu auge

    Mas o velho, e ainda bom, Luxemburgo não consegue mais enxergar essas oportunidades

    Empates contra Goias e Sport em casa

    4 pontos perdidos

    Empate contra o Bahia fora de casa

    Vencendo o jogo até os 49 do segundo tempo

    2 pontos perdidos

    E ontem contra o Grêmio

    Mais 2 pontos

    Total de 8 pontos

    8 PONTOS

    Some 8 pontos mais os 18 atuais

    26 pontos

    Num campeonato que não digo que está facil ganhar

    Mas um campeonato que parece que ninguém faz questão de ganhar

    Onde ninguém lidera geral

    Ninguém se sobressai

    Ninguém dispara na tabela

    Luxa não pode se dar ao luxo de fazer o Palmeiras perder pontos assim

     
  • Às 21 de setembro de 2020 às 14:15 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Como Palmeirense, eu não tenho compromisso com ninguém, muito menos com Luxemburgo.
    Dei a ainda dou o meu modesto apoio, mas:
    1) Segurar a bola no ataque é uma coisa, mas chamar o adversário para dentro do nosso gol, tirando um meia e colocando um zagueiro, é INSANO !!
    2) Afirmar, como afirmou ontem após o jogo, que não queria fazer o segundo gol, apenas RATIFICA que temos um outro Luxemburgo, pior ou melhor não importa, mas DIFERENTE E MEDROSO.
    3) Para quê insistir com Ramires ? Por quê não escalar Scarpa ?
    4) De que adianta ter uma defesa pouco vazada, se ELA É VAZADA SEMPRE NOS SEGUNDOS FINAIS, O QUE OCORREU ATÉ NA FINAL DO PAULISTA, TIRANDO PONTOS PRECIOSOS DA EQUIPE ??
    5) Se a defesa é tão boa (e É), por quê não imitar Sampaoli, buscando o gol até definir a VITÓRIA, e não FICARMOS todos os jogos com AS CALÇAS NA MÃO, saindo de campo sob RISOS, como tem ocorrido ?
    Reflita, Luxemburgo, pois a continuar assim, quando começar a fase eliminatória da Libertadores, e Copa do Brasil, você vai levar as primeiras desclassificações.
    E, no Brasileiro, domingo já será um divisor de águas: QUALQUER RESULTADO CONTRA O FLAMENGO DIFERENTE DA VITÓRIA, SERÁ A SUA DERROTA !

     
  • Às 21 de setembro de 2020 às 14:16 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Parabéns, Tredenski, SUA OPINIÃO É A MINHA OPINIÃO !

     
  • Às 21 de setembro de 2020 às 16:16 , Anonymous Justo e Franco disse...

    Querem saber qual é a minha preocupação? Preparação física e depto médico do time. Repararam que os jogadores estão se machucando com mais frequência e demorando pra retornar? No começo dessa década sofremos isso, aí com a revolução que Paulo Nobre fez melhoramos anos-luz. Poucos se machucavam e quando se machucava, não demoravam pra retornar. Tem jogadores no time se lesionando com facildade e demorando a voltar. E olha que nem estamos na fase aguda do encavalamento das competições Brasileiro-Libertadores-Copa do Brasil. Será que voltamos na era do Açougue Palestra Itália? Sobre Luxa, ele precisa acordar pro Palmeiras e pra vida.

     
  • Às 21 de setembro de 2020 às 21:51 , Anonymous Nei disse...

    O que será está acontecendo com Patrick de Paula?
    Será mesmo recuperação, fortalecimento muscular, ou o cabeça de desodorante rollon está vendendo?
    Estranho o sumiço...
    Nei

     
  • Às 22 de setembro de 2020 às 19:36 , Anonymous Anônimo disse...

    PALMEIRAS SENDO PALMEIRAS

    Vendendo Vitor Hugo.

    Daí é aquele velho ditado, quem tem 2 tem 1. Quem tem 1 não tem ninguém.

    Boa sorte Vitor.

     
  • Às 23 de setembro de 2020 às 00:50 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Que Vitor Hugo se vá. Nem vou justificar.

     
  • Às 23 de setembro de 2020 às 10:12 , Blogger Libertad disse...

    Vitor Hugo é zagueiro mediano, sobressaia muito pouco qdo fazia uns golzinhos de cabeça, teve bons momentos ao lado do Mina, não é protagonista, coadjuvante para figurante, seu retorno com alto salario foi outro golpe do gordo seboso que esta no galo..! Que vai com DEUS.

    Palmeiras mudou a filosofia, aparecendo oportunidades vai se desfazer dos medalhões, tipo, Bunda Henrique, Ramires, Lucas Lesma, é só ter proposta, vão se desfazer tb do Scarpa, esse por birra do Bruxo..

    Vão tentar implantar um novo sistema, jogadores jovens, mesclados com uns pilares, tipo: Gustavo Gomes, F. Mello, L. Adriano, Willian, Viña, Zé Rafael, esses juntamente com os da base, dificilmente sairão...

    Não esperem muita coisa esse ano, qdo Luxa chegou foi combinado com o cabeça de Rollon, mais a patrocinadora, de usar a base, enxugar o elenco, tentar recuperar os medalhões que estão em berço esplendido para negocia-los..., trabalhar para sanar a herança maldita que o gordo seboso deixou...

    Contratações, somente as pontuais, tipo Viña e Ronei, e olha lá...

    Essa semana teve um comentário do Zé Elias (ex gamba), na FOX, ele foi muito feliz, o Palmeiras tem varias peças medianas para boas, mas essas peças não se casam para definir um esquema de jogo, Luxa sabendo disso, que com esses caras não vai conseguir montar um time para jogar para frente como é de seu costuma, prefere montar um time para não perder, falou que os meninos são os carregadores de pianos , o oxigênio do time no meio a tantos parasitas, isso vai ser ate ele qualificar o elenco a seu modo, SE DER TEMPO É CLARO...

    Nei

     
  • Às 23 de setembro de 2020 às 12:14 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Exato, Nei.
    Luxemburgo herdou um punhado de parasitas, acomodados, trazidos a peso de ouro pelo TAL de Mattos, em contratações sinistras, com contratos inexplicavelmente longos, e maléficas ao Clube.
    luxa só recebeu um jogador, Roni.
    O resto, já estavam no Resort.
    Em sendo assim, analisando o elenco, que é bom e não mediano, mas também não é fulgurante e espetacular, montou um Time com vontade de ganhar, pero no mucho, e muito preocupado em não perder.
    ELE NÃO TEM OUTRA ALTERNATIVA.
    Mas, creio firmemente, que com Luxa ganharemos ainda algo esse ano, Libertadores ou Brasileiro.
    Não vejo nenhum Time melhor do que o nosso.
    Muito pelo contrário.
    Nem o Flamerda, com aquele espanhol desorientado, e com elenco repleto de vaidades.
    Hoje e domingo, dois jogos que darão para verificarmos a que ponto CHEGAREMOS.

     
  • Às 23 de setembro de 2020 às 18:20 , Blogger Unknown disse...

    Tia Ester foi (quase que) obrigada a ir ao Rio...de carro, aos 102 aninhos é dureza

    Mas vamos ao importante:


    SPFW 2 x Cuencos 4??????
    é mesmo?????

    kkkkkkkkkkkkk

    Quando, numa brincadeira ridícula, o SPFW promoveu um jogo onde eles eram seu time sub 12 e a SEP representada por anoes, Tia Ester, presente no estádio, rogou uma praga em que o SPFW pagaria, pagaria até o último centavo a ofensa que tentaram fazer ao Maior Campeao do Brasil.

    Pois bem

    A praga pegou, e hoje o SPFW é a TERCEIRA FORÇA do futebol Paulista.
    Sempre humilhado, vilipendiado, exposto a vexames sem fim
    Praga de Tia Ester, moça que, de resto, só faz o bem.
    Mas com o SPFW é mais que merecido. Manés...

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial