Observatório Alviverde

18/09/2020

WANDERLEY LUXEMBURGO: ESTRATEGISTA OU CURANDEIRO?

Para aqueles que tacham Luxemburgo de ultrapassado, demodê ou coisa assim, apresso-me em dizer que estão equivocados.

Tenho, SIM, restrições (poucas, mera questão de opinião) em relação a algumas atitudes do veterano treinador, entre as quais incluo "o gelo" que ele dá em um dos melhores atacantes de que dispõe no elenco, Gustavo Scarpa. 

Tirante isto e uma ou outra escalação que eu possa julgar melhor, nada a declarar contra Luxa, cuja contratação, ao menos neste espaço, teve dois apoiamentos fortes, do "Verde Insuperável" e o nosso. Sabíamos, pela veteranice e experiência, porquê o fazíamos e porquê o fizemos!

Da mesma forma, respaldamos Luxa nos momentos mais difíceis pelos quais passou, em que os desorganizados (Oh gente interesseira e perversa, com exceções, claro) e os famosos "Marias vão com outras Marias", queriam-lhe a cabeça por aquilo que consideravam mais do que um pecado, um sacrilégio: vencer e abiscoitar o Paulistão/2020  que, de repente, já não valia mais nada pra essa gente, ainda que acompanhado de série invicta.

Esse jogo de interesses escusos têm de acabar dentro do Palmeiras... 

Lembrem-se, sempre, de que a nossa arrancada pela reconquista de títulos chegou num momento em que Paulo Nobre conseguiu desvencilhar-se das poderosas garras das torcidas, lideradas por indivíduos que estão de olho e objetivam, muito mais, os seus próprios interesses do que os interesses do clube.

Voltando a Luxa, mais especificamente ao último jogo em La Paz contra o Bolívar, registre-se que derrotou um adversário que há muitos anos não perdia em seus pagos para nenhum clube brasileiro.

Além da obtenção da importante vitória, Luxemburgo quebrou outro tabu ao definir que o primeiro combate pela área direita de campo, logo à frente de Marcos Rocha, será ocupado por um canhoto.

Lucas Lima vinha exercendo a função trabalhando de perna esquerda não apenas para o primeiro combate um pouco atrás da linha limítrofe do meio de campo, mas para apoiar e respaldar os avanços de Marcos Rocha pelo lado direito do campo.

Esse posicionamento melhora demais as condições de jogo de canhotos que, ao virar o jogo com o corpo voltado para o lado esquerdo, encontram mais facilidade para ler o jogo, virá-lo, divisar os companheiros em deslocação e habilitá-los à grandes distâncias através de lançamentos quilométricos, especialidade deles, aliás.

O fato, per si, explica a súbita e subida produção de Rocha que, neste momento, com o decréscimo de produção do curicano Fágner, já pode ser colocado na condição de melhor ala direita do Brasil.

Contra o Bolívar, o literalmente palmeirense Raphael Veiga, finalmente mostrou a razão pela qual não foi dispensado do elenco, conquanto seja um jogador daqueles a quem todos nós chamamos de esforçado, ou, com muito boa vontade concedemos chamá-lo de meia-boca. 

Junte-se a isso, porém, profunda dose de raça, fibra (esse termo é de meu tempo) dedicação e doação em campo.

Luxa gostou muito dessa formulação tática que mostra um canhoto jogando pelo lado direito, pois esse setor, não sei se por coincidência ou falta de alguém que o ocupasse com eficiência, era, até nos tempos de Felipão, um dos pontos fracos da equipe.

Uma das razões da subida vertical da produção de Lucas Lima é essa, pois além de permitir que ele efetue a marcação em uma faixa de responsabilidade mais estreita, permite que o jogador se localize em campo, e não tenha de correr tanto quando partir para apoiar o ataque . 

No jogo de quarta-feira, ao escalar o mais defensivo Raphael Veiga, o paranaense que torce pelo Verdão e que substituiu o contundido Lucas Lima, quase nem deu para que se notasse, tamanha a similitude de trabalho exercida pelos dois atletas. Rafael leva vantagem defensiva por sua aptidão para o combate e Lucas Lima para atacar e apoiar, porquanto é muito mais técnico. 

O que você pensa em relação a essa teoria tática de Luxa, que, na prática vem dando tão certo a ponto de recuperar o "come e dorme" Lucas Lima? 

Em sua avaliação deve-se continuar chamado de "O estrategista", como o apelidou o saudoso Roberto Avallone? 

Ou como querem alguns ele está mais para curandeiro?

COMENTE COMENTE COMENTE

16 Comentários:

  • Às 18 de setembro de 2020 09:23 , Anonymous Anônimo disse...

    Luxa tem o Santo forte.

    Precisamos disso, TAMBÉM! Se é que me entendem rs. Quem se lembra de Robério de Ogum, da mistica das meias brancas, sabe do que estou falando.

    Avanti Palestra!

    Marcos

     
  • Às 18 de setembro de 2020 10:23 , Blogger Libertad disse...

    Não acho o Bruxo ultrapassado, claro que tem qualidades , e muita, só acho que quer aparecer mais que tudo, mais que a bola, jogadores e próprio time, suas insistências demagogas atrapalha muito seu trabalho, falta lhe humildade.

    Faz mudanças desnecessárias na escalação, coisas absurdas, sem necessidades, depois substitui no decorrer do jogo, se der certo vem com o papo, eu fiz isso, fiz aquilo, blá, blá, blá, se acha a ultima bolacha do pacote, se tivesse mais humildade, seria muito melhor para todos.

    Esta insistindo com L. Lerdo, ate a ultima gota, se der certo, vai sair por cima, eu o recuperei, coloca sua soberba acima da necessidade do time.

    Lucas Lerdo e Bunda Henrique, suas duas peças que ele assumiu por pirraça, enquanto que Scarpa ao contrario, embirrou com o jogador, não vê pelo lado que o atleta é um patrimônio do clube, isso tudo começou num jogo que o Bruxo o substituiu e ele saiu reclamando, não gostou.

    Outra coisa que quero citar, que já vejo neguinho pegando no pé, é o lateral Viña, ninguém esta observado vai e vem desse jogador, lateral incansável, e moderno, maior parte dos ataques promissores sai do seu lado, com seu apoio, estou citando isso, porque sua cobertura ainda não é boa, principalmente quando o volante é Bunda Henrique ou Ramires.

    Flamerda tomou de cinco do Del Vale, imagine se o suco fosse o maguary, mais concentrado...

    Nei

     
  • Às 18 de setembro de 2020 18:56 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    O Flamerda apanhou feito vadia dos equatorianos.
    Foi uma noite sublime.
    Com toda aquela "marra", e uma Comitiva digna de um Pedro II, na Corte, o Flamengo, time das comunidades bandidas e drogadas do Balneário da Corrupção, atraso do Brasil, apanhou e se humilhou TANTO, que se ganhar 3 Libertadores seguidas, não apagará essa pouca vergonha.
    Foi uma espécie de 7 x 1, piorado, pois aplicado por cucarachos sudamericanos, e não por nobres GERMÂNICOS.
    Nada a favor ou contra um ou outro. mas o Mundo corporativo do Futebol valoriza o naipe europeu.
    A Imprensa capacho não sabia nem o que dizer.
    Aquele catatau, pisca pisca inveterado, cheio de clássicos TOCs, uma aula completa de psiquiatria ambulante, aquele homúnculo que vocifera na ESPN, em meio a incontáveis passadas de mão no cabelo, mexidas na cabeça, e outros tiques, que me recuso a dizer o nome, estava ESTUPEFATO.
    Nada contra suas moléstias, transtornos ou esquizofrenias. Respeito. Mas me respeite também e não as apresente na Televisão. Sou emocionalmente frágil. Tenho medo. Destile seu ódio nas Rádios !
    Seus olhos pareciam parados, arregalados, esbugalhados.
    Tinha visto um Fantasma.
    Deve ter perdido até o rabo, de tanto que apanhou.
    O típico frente e verso. É um "homem pequeno" e um "pequeno homem".
    Literalmente.
    Não tem nenhuma altura e nem compostura para falar de PALMEIRAS e de Luxemburgo, SEUS DESAFETOS PERMANENTES.
    Sua índole o faz ser odiado por todos, até por dignos flamerdistas (sempre tem...), exceto a curriola , que domina o "baixo" Rio e toda a "baixa" baixada fluminense.
    Quero ver aquele incompetente complexado ter a coragem de falar mal do Palmeiras, em mais um capítulo de sua atroz e invejosa perseguição em desfavor do Maior Campeão do Brasil !
    Como pode o flamerdista, imprensa venal incluída, criticar um Vanderlei Luxemburgo, depois desse verdadeiro estupro ?
    Não troco Luxemburgo nem por 10 treinadores iguais ao do time da Rocinha, do tráfico, das milícias, da malandragem que arrebenta com o Brasil, "ab ovo".
    Tenho dificuldades em definir nosso treinador.
    Se é bruxo, curandeiro ou estrategista, como dizia o grande Avallone, sempre lembrado pelo Blogueiro Mayor.
    Penso que seja os três. Possuindo as três qualidades, e características.
    Fica a propaganda do biscoito: Ele é curandeiro porque é estrategista ou estrategista porque é curandeiro ???
    Melhor procurar a resposta nas centenas de jogadores e ex jogadores que passaram nas mãos do Mestre, todos, com quase absoluta unanimidade (ELOGIOS até de Edmundo, que o processou por questões privadas e financeiras, com razão !!!), de que VANDERLEI LUXEMBURGO DA SILVA FOI E É O MELHOR TREINADOR QUE JÁ TIVERAM !!
    Não consigo imaginar outra forma mais correta e idônea de avaliar um PROFISSIONAL.
    O que sei, dentro de mim, é que temos um grande treinador, que está obcecado por títulos e vitórias, depois de tantos anos ridicularizado por essa imprensinha cafajeste.
    E se ainda tem muitas vaidades, ótimo.
    A vaidade empurra o homem para o sucesso, pois o vaidoso sempre quer a glória.
    E que essa vaidade e essa glória sejam para todos NÓS !

     
  • Às 18 de setembro de 2020 20:18 , Blogger ester abea disse...

    amigos queridos

    e eis que meu querido amigo Verde Insuperável se supera ao definir a humilhante, vexatória, ignominiosa, derrota do time queridinho da mamae Globo.

    Podem ganhar 3 Libertadores na bamba(como foi a do ano passado) que NUNCA vao se recuperar do vilipêndio imposto goela abaixo pelo Time do Suco. Os equatorianos nocautearam o time da Globo.

    Foram humilhados, batidos de modo inapelável e total por um time que nem da 3a classe do futebol deste miserável continente é...tomaram uma carraspana definitiva, que será lembrada para todo o sempre, como falava o excelente Eça de Queirós. Eça foi, gostem ou nao, raro exemplo de sagacidade lusa. Orgulho dos lusófonos e dos que gostam de boa literatura.

    Por falar em Literatura, tenho de mim para mim que no mundo lusófono o grande Antonio Guzman, que escrevia as imortais 20 notícias de A. Guzman, foi o maior de todos. Melhor que Eça, Guimaraes Rosa e mais culto que E. da Cunha. Guzman, embora gambá, fazia das 20 Notícias um hino de admiraçao ao Palmeiras. E quem fala assim do Palmeiras já ganhou o Nobel de Literatura Esterístico.

     
  • Às 18 de setembro de 2020 20:19 , Blogger ester abea disse...

    e mais:

    meu querido Verde Insuperável apodou o moço que odeia o Palmeiras de homúnculo.
    Certíssimo!

    rssssssssss

     
  • Às 19 de setembro de 2020 09:48 , Anonymous Justo e Franco disse...

    Amanhã vão quebrar nosso cabacinho. Primeira derrota, com certeza. Time tá cansado da viagem a Bolívia.

     
  • Às 19 de setembro de 2020 10:54 , Anonymous Green disse...

    Luxa, curou suas hemorróidas, personagem ridícula?

     
  • Às 19 de setembro de 2020 12:54 , Blogger ester abea disse...

    meu querido amigo Verde Insuperavel, palmeirense excepcional, apenas equivocou-se na grafia do termo em que descreve a (triste) situaçao do homúnculo ao tentar explicar a carraspana flamenguistica:

    o termo certo é estupefa C to...o moço dos tiques estava ESTUPEFACTO

    Mas erros como esse sao perdoáveis e permitem ao meu amigo receber os aplausos Esterísticos pelo brilho de seu texto

     
  • Às 19 de setembro de 2020 13:00 , Blogger ester abea disse...

    SEP atrás de SCI , CRF e SPFW...os 3 fundadores e sócios honorários do Clube dos Cafajestes Antiesportivos

    porém

    ambos tem 1 jogo a mais
    e só 1 ponto a mais...

    entao nao está tao ruim quanto a imprensa marrom nos quer fazer crer

    (Tia Ester também é estratégia estratégica)

     
  • Às 19 de setembro de 2020 14:01 , Blogger ester abea disse...

    Zagueiro do Independente del Valle revela: "Jogadores do Flamengo pediam para não fazermos graça"

    Saiu no Globoesporte

    Bem, o Flamengo pediu água...

    que humilhaçao humilhante!

     
  • Às 19 de setembro de 2020 14:10 , Blogger ester abea disse...

    equívoco Esterístico:

    o SCI tem 3 pontos a mais que nós

    mas continua sendo um dos clubes mais nojentos do mundo

    Tia Ester também é limpeza

     
  • Às 19 de setembro de 2020 16:37 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Querida Ester. Vou te "perdoar" pelo equívoco. Há duas grafias para ESTUPEFATO. VEJA A SEGUIR. Aquela que eu empreguei, é a MAIS USUAL: Significado de Estupefacto. Adjetivo. Forma menos usual de ESTUPEFATO. [Medicina] Característica de quem está entorpecido ou imóvel por se automedicar. Que demonstra certa imobilidade diante de alguma circunstancia imprevista; que demonstra pasmo, admiração; que está ou ficou perplexo.

     
  • Às 19 de setembro de 2020 16:40 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Em se tratando da língua de Camões, ou de Shakespeare, VERDE INSUPERÁVEL, se não é um Pelé, ao menos é um Ademir. Ou Messi.

     
  • Às 19 de setembro de 2020 17:22 , Blogger ester abea disse...

    Verde Insuperavel, amigo querido

    Esqueces que a provecta Tia Ester tem 102 aninhos e aprendeu a escrever o Portugues da época?

    Humido
    Acto
    Acçao
    FaCto
    EstupeFacto

    e tantas outras

    Mas como és um flufenâmico palmeirense, merece um beijinho Esterístico...e concorrerás ao Nobel de Literatura Esterística, onde só ganham os que falam bem da SEP

     
  • Às 19 de setembro de 2020 22:45 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Juro que se eu encontrar o vagabundo do Mattos, eu lhe desfiro um direto na cara, além de um coice na barriga. Esse malandro tirou o Keno do Palmeiras, para trazer Deivison e o tal de Carlos Eduardo. Operou o PALMEIRAS. E hoje o ordinário pançudo está comemorando 3 gols de Keno, no atretico mineiro. E a auditoria, Galiotte ????????

     
  • Às 19 de setembro de 2020 22:48 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    E como ficou aquela história dos apartamentos de propriedade do "diretor", alugados para funcionários do Palmeiras, isto após terem um aumento de salário ? Pouca vergonha. Galiotte, como fica ??? Tens culpa no cartório ???

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial