Observatório Alviverde

23/09/2021

ABEL DÁ UMA DE FELIPÃO E ENCARA DECISÃO DA LIBERTADORES COMO MATA-MATA!

 

Às voltas com meu problema pessoal e bem longe de casa, deixei de postar  após o Palmeiras 0 x 0 Galo Mineiro e senti uma grande falta.

Sob certos aspectos até foi bom porque agora analisaremos o jogo com mais isenção e cabeça fria para dizer, logo de cara, o seguinte: 

contrariando aos puristas e àqueles que primam pelo futebol ofensivo,  o Palmeiras, reconhecendo que é um time de ataque fraco e sem goleadores natos, encarou o Atlético Mineiro justamente como deveria ter encarado, isto é, jogou fechado na defesa à espera do contra-ataque, definidor que, afinal de contas, não veio.

E não veio por uma razão muito simples... os jogadores atleticanos perdiam a bola na frente e, imediatamente, cometiam falta a fim de evitar o fator surpresa. Cadê o presidente do Palmeiras que não foi à mídia ou à Internet denunciar o problema?

De qualquer forma, há de se registrar que, exceção feita a dois lances (inclua-se o pênalti) o time mineiro, com todas as suas "vedetes", Hulk inclusive, não criou mais nenhuma situação favorável à abertura do placar.

Assim o jogo terminou em 0 x 0, permitindo ao Palmeiras, agora, decidir sua classificação através de qualquer empate diferente de 0 x 0 e isso é muito favorável ao Verdão.

Nesse contexto não há como dissociar-se os méritos do técnico Abel Ferreira. 

Em seu sonho dourado de virar um Scolari dos bons tempos e sabedor das limitações de seu elenco,  entrou para o mata-mata guarnecido inteiramente na defesa, até porque sou convicto de que ele sabe que com Adriano e Deyverson comandando o ataque as dificuldades de o Palmeiras fazer gols são redobradas.

Aos críticos ferozes do lusitano quero dizer que os respeito, respeito-lhes os pontos de vista, mas faço questão de frisar o seguinte:

Abel foi para o jogo 3ª feira passada,  à moda europeia, isto é  com cuidados redobrados, escalando e procurando explorar seu time dentro de uma realidade real (o pleonasmo é proposital), sobretudo em função de o Palmeiras não dispor de atacantes, mormente de um centroavante, à altura da extraordinária marca que ostenta e representa. Gagliotte negou a contratação de um nove! Pode?

O retorno de Felipe Melo ao time (não deveria sequer ter saído), deu outra força e outro elã ao time palmeirense, sobretudo pelo fato dele ter sido escalado para encarar Hulk  e explicado ao atleticano quem era o dono do terreiro. 

Sua atuação, em termos de cobertura (jogou na sobra) e, sobretudo, de liderança e comando foi irrepreensível.

Arrisco-me até a dizer que sem escalação de Melo o Palmeiras não teria apresentado a mesma solidez e a mesma consistência defensiva, tanto e quanto não se imporia no jogo de meia cancha como revelou poder se impor nas poucas vezes que tentou, embora atacar submetendo-se a riscos, jamais tenha -sequer- passado pelos planos de Abel Ferreira.

Uma última palavra sobre o "jogar mal"  do Palmeiras contra o Galo. 

O time tem de continuar jogando como jogou, isto é, sob medida sem se importar com as críticas, haja vista que,  é histórico, a mídia nunca tem uma palavra de ânimo ou incentivo para com o Palmeiras. Jogando bem ou mal as críticas já viraram rotina no dia a dia palmeirense.

Já me acostumei tanto com essa palhaçada (ação orquestrada entre palhaços da mídia) de só críticar ao time e ao clube, que, a mim pouco me importa se o time jogue bem, dê espetáculo ou coisa assim...  

O que eu quero mesmo é que o Palmeiras, jogando bem ou mal, bonito ou feio ou tudo ou nada, faça como diz o hino "saiba sempre levar de vencida e prove que, de fato é Campeão!

Enquanto o dia da decisão não chega, que o Palmeiras vá com tudo pra cima do Curica, de preferência poupando os jogadores chamados "chaves de elenco", a fim de não perder ninguém mais importante por contusão no "derby" que, desta vez, será na casa do Curica.

COMENTE COMENTE COMENTE

13 Comentários:

  • Às 23 de setembro de 2021 às 07:09 , Blogger Raphael disse...

    Bom dia,

    Alcides você foi uns dos poucos que conseguiu enxergar o jogo de ontem em todo lugar que acompanhei. É claro que a mídia está decepcionada, mas para mim como você disse jogando feio o importante é levantar taças, é isso que fica realmente registrado.
    Quanto ao jogo, os times se anularam. O Palmeiras anulou o atlético na bola e eles na falta. Abel vai ter que ajustar isso. A transição precisa ser mais rápida, tem que soltar a bola mais rápido e os pontas tem que acompanhar. É um jogo de 180 minutos e o primeiro tempo já se foi. Somos inferiores na qualidade técnica, mas não quer dizer que não vamos passar. Abel é o Felipão dos tempos de hoje, e para quem acompanhou a sua trajetória(Felipão) sabe como foi. Esse tipo de jogo sempre foi assim, mesmo quando éramos superiores.
    Tenham calma, se todos seguirem a estratégia passaremos. Só um lembrete, nosso time joga melhor fora de casa.

     
  • Às 23 de setembro de 2021 às 09:18 , Blogger ester abea disse...

    Alcides querido

    O Senhor, bom e misericordioso, permita que resolvas o quanto antes sua situaçao de saúde na simpática cidade entre Baurú e Jaú. Fui até lá uma ocasiao, só para conhecer "a cidade do grande Alcides""

    Quanto á SEP: discordo

    Real realidade nao é pleonasmo, e somente realismo real que leva á realidade!
    O luso pode ser monotático, mas diferente da maioria dos lusos pensa, raciocina. A última vez que um luso assim houve foi o grande Eça de Queiroz

    E o luso sabe que no momento nosso time está em phase peor que a dos mendigos da bolla.

    Como falei, hablei, have spoke hontem: o empatístico empate sem gols foi bom na medida em que nos permite um empate com gols. Há alguma vantagem. Eu chegaria a dizer, fallar, hablar em vantajosa vantagem.

    O outro lado é que: a torcida somente lá permitirá pressao nos juizinhos, que já tem uma atávica propensao a serem venais...propendem ao roubo
    Será que isso é justo, razoável?
    Torcida só para 1 (HUM) ?????

    Na cabecinha da CBF é
    Nas idéias jericosas da tal COMEBOL é

    Por isso mesmo que a Europa nos da aulas de organizaçao futebolística...e de TODAS as áreas de actividade humana.
    Pensamos feito jericos, e applicamos o nosso pensamento para fazer esta maravilhosa maravilha que eh a pátria bananeira e seus magnificos vizinhos.

     
  • Às 23 de setembro de 2021 às 09:48 , Blogger ester abea disse...

    Tia Ester nao está errada ao chammar o CAM de mendigo da bolla:

    Diz o UOL que o falido clube nao gera receita :

    (os números) mostram que o clube não gera receita suficiente para bancar o time. Há um buraco de R$ 33 milhões entre a receita corrente e os custos nos primeiros seis meses de 2021. Isso é coberto por empréstimos da família Menin.

    Bem, quando a SEP recebia emprestimos de Paulo Nobre, a imprensa marrom nos criticou. Só que nós SEMPRE TIVEMOS VENDAS de ingressos e marketing suficientes para bancar TUDO, tudinho

    O CAM nos acha "fregueses". Mas está errado, erradissimo.

     
  • Às 23 de setembro de 2021 às 11:56 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Perfeita a sua análise, Alcides, talvez uma das melhores que li neste espaço.
    Malgrado seus problemas particulares, continuas cirúrgico.
    Não havia outra possibilidade de obter um bom resultado, contra o CAM, se não fosse dessa forma até covarde e retranqueira.
    Isso porque Luiz Adriano, Deyverson, Breno Lopes, Willian e Rony, uns por conta das fases em que se encontram, e outros por serem limitados mesmo, JAMAIS conseguiriam suplantar em eficiência, um ataque azeitado, em plena forma, como o do clube caipira mineiro.
    E chato dizer isso ?
    Sim. Mas chato é ser eliminado pelas pródigas galinhas, inadimplentes em mais de 1 bilhao de reais, o que por si só denota a pouca vergonha que existe na cara e conduta de seus dirigentes !!!!
    Um dia a conta vai chegar.
    Mas enquanto isso, precisamos vencê-los no Futebol.
    E no relvado, somente a tática abeliana surtirá efeito, principalmente, como supradito, por conta dos nossos atacantes.
    Galiotte é o grande e unico culpado.
    Se candidatou à reeleição para usar seu último ano de mandato, EM QUE DEVERIA ESTAR TRABALHANDO, para arrumar as gavetas e arquivos supostamente obscuros, deixando a "casa em ordem".
    MAS JA NÃO DEVERIA ESTAR EM ORDEM ????
    Auditoria dos tempos de Mattos é obrigação da Leila.
    Vou cobrar.
    Voltando, afirmo que se Borja tivesse ficado, talvez a situação seria outra.
    Borja fez muita falta na terça feira.
    Quem diz isso são os gols em profusão que tem marcado.
    Ao contrário de Deyverson, que foi acolhido pelo incompetente Galiotte, ao invés de ser emprestado para algum série B ou C da vida.
    Mas isso são águas passadas.
    Abel, se ousasse, poderia levar um saco de gols.
    Porque não teve atendidos nenhum pedido de jogador. Para o ataque.
    Se continuar com essa tática, mas um pouco mais propositiva e ousada, afinal o empate com gols é nosso, poderemos sair de Minas com o Hotel reservado na bela Montevideo, em novembro.
    E eu estarei la.
    Não perderei essa oportunidade unica.

     
  • Às 23 de setembro de 2021 às 20:40 , Anonymous Conselheiro mui influente disse...

    Vou cobrar!? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk se candidate à algum cargo no clube. Sapo de fora não chia, vovó já dizia. Quanto ao jogo, é isso mesmo Alcides. Daí sairá o vice do flamerda.

     
  • Às 23 de setembro de 2021 às 21:38 , Blogger ester abea disse...

    Optimo!
    Supimpa!

    Flufenâmico!

    Vejo que a estrategistca estratégia do luso português foi ENTENDIDA pelos comentadores. O Camisa 10 a entendeu com invulgar brilho.

    Por óbvio, com Deiverson ou L. Adriano fika difícil fazer gols.

    Entao, o 11-0-0 (ONZE ZERO ZERO), utilizado aos borbotoes por Milton Buzetto, foi bem aplicado. Usado com sapiente sabedoria.
    Mas: por obvio, o 11-0-0 (ONZE ZERO ZERO) nos traz arriscados riscos de cardiopatias.
    E nao poderá ser usado de novo, novamente. Novamente mente nova diziam os Novos Baianos.

    Finalmente: acho que o lusitano luso também tem recebido Liçoes de Estratégia dadas pelo Instituto Esterístico de Altos Estudos Palmeirenses.
    Mesmo á distância, as aulas sao de alto nível. E uma classificaçao para a Finalissima Final dá ao estudante um Atestado de Competente Competência.

     
  • Às 24 de setembro de 2021 às 10:47 , Blogger ester abea disse...

    E vamos e venhamos, como dizia minha amada mamae(que hoje mora no Céu):

    a. a imprensa marrom, imunda como sempre, affirma de modo peremptório que Dudu (e mais 2- sic) tem "rixa" com Abel.

    Ora bollas, ou Hour Balls como dizia o inteligente Xeiquespire, moço que dava aulas de inglês britânico lá na roça. O moço era tao, tao bom, que foi morar num lugar chamado Strattford-upon-Avon.

    Para outro clube, qualquer outro clube, um jogador fikar brabo quando é substituido seria normal. Ou até motivo de elogios da imprensa do lixo: "tem raça, gana, vontade...nao quer fikar fora".
    Assim seria para um violentíssimo Fagner do SCCP ou até para o goleirinho do SPFW.
    Mas na SEP é differente.

    É semana de Derby (pronuncia-se D A rby lá na terra que meu amigo Xeiquespire mora).
    Entao, QUALQUER MANEZICE serve para tentar balançar a SEP

    Teve um anno qua acharam que a mae do Jailson torcia para o SCCP. E fizeram matérias, reportagens, foi até para a pauta do Globo Reporter...
    E daí????

    Mas para ferrar a SEP a imprensinha da imunda imundície faz de tudo!!!

    Hour Balls!!!

    Parte 2:

    e aki, na magnífica Patria bananeira, a justíssima justiça apronta das suas.

    Lá na Bahia, me lembro que uma meritissima vendia Sentenças, segundo a imprensa.


    Num país menos magnífico, uma pessoa que tivesse isso provado causaria enorme escandalo...e iria para a prisao.
    Aki nao.
    Se esqueçe o caso. Olvida-se.
    A Globo tem que derrubar o mandatário, pauta muito mais importante que uma meritissima que vende suas sentenças...

    E onde estao os chefes da excepcional magistrada?
    Ou será que esses chefes querem aparecer na TV???
    Sei lá...

    Por isso mesmo o Brazil é essa maravilha maravilhosa que todos conhecemos. E a nós resta a alegria de pagar impostos, rigorosamente e sem falhas.

     
  • Às 24 de setembro de 2021 às 15:06 , Blogger ester abea disse...

    Conselheiro, que nao é Antonio
    -certamente o analphabeto Antonio fallava menos bobagem que o senhor(a)

    Quando um bom palmeirense falla sobre algo benéfico ao clube, ironizar é algo de bobo.

    Sejamos correctas: a SEP pode vir a ser vice na Liberta. Pode. É um jogo, aphinal de contas.

    Mas DESEJAR isso é algo de inimigo da SEP. O senhor(a) deve torcer para o SCCP ou SPFW. Mesmo o SCCP é rival, nao é inimigo.
    Por que nao te callas????

    Mas já que a baboseira impera no bananeiro país, um pasquim publicou que:

    "neto affirma que avô fikou amarrado na kama da P. Senior"

    Desde quando isso é manchete????

    quem conhece um mínimo de rotina de UTI, sabe que SE um paciente delira ou esta agitado e oferece risco a si, será contido.
    Certo ou errado, é rotina ( e permite, infelizmente, a maus profissionais, mormente da enfermagem, a ironizar o paciente).

    Mas DESDE QUANDO ISSO É MANCHETE????

    Foca da Anhanguera, certamente com certeza. E editor tao despreparado quanto.

    A imprensa marrom ainda sonha com o povo invadindo a malcuidada invençao de Niemyier para bater no mandatário e levar nos braços akele careca, Fuquese a bela e atletica Ueber e outros.
    Sonho meu...


    Embora esta moça reconheça a obra imortal de Fuquese, Levandovisque e dakele careca que me foge o nome. Aplaudida de pé na Nicaragua, Guiana, Honduras e Suriname. Exemplo para o mundo!!!
    Sem elles o Brazil seria só mais uma republiketa latina, desimportante e eskecida.
    E elles (e a Casa do Povao) transformaram o Brazil nesta maravilha que é!!!

    Minha Santanadoparnaiba!!!

     
  • Às 24 de setembro de 2021 às 17:11 , Anonymous J. Macedo disse...

    Elenco tá rachado. Abel perdeu o vestiário.

     
  • Às 25 de setembro de 2021 às 10:51 , Blogger ester abea disse...

    E Tia Ester diz mais

    Hoje é D A rby...uma victoria nos aproxima do mendigo da bola.

    Mas sejamos francas: a falta de reforços fikará na konta do carecone. Abel pediu um "centravante" , como ele fala.

    TODOS vemos que Deyverson, apesar da simpatia, nao é jogador de Palmeiras...
    E até o L. Adriano, tirante gols que já fez, nao é tudo isso

    Mas o assunto do dia:

    Tia Leila, a bela e elegante moça será presidente
    (o UOL, mostrando suas indisfarçaveis raizes petistas, chamou-a de president A)

    A bonita moça é uma ingognita

    As idéias iniciais, trazer o palmeirense e ótimo caráter Prass para fazer a "ponte" com os jogadores é muito boa.
    Tirar o gordinho e pouco ousado Barros e colocar o moço dos juvenis no lugar, também é.

    Agora, nao só se administra com geniais idéias.
    Precisa-se de um pulso firme, feito de ferro. Parecido com o pulso dos grandes Que Fure e Tratra, que com eles disputavam renhidas competiçoes de braço de ferro com campeoes, ganhando sempre, invariavelmente. Com relaçao a façanhas de pulso a dupla era imbatível, alguns malvados até diziam que desmunhecavam...pura calúnia contra os jornalistas mais fortes do Brazil, quiça do continente. Pena que a força era apenas no pulso, a cabeça era fraca, sempre o foi...

    Sem pulso firme nao se enfrenta a FPF, CBF e STJD, sem contar a COMEBOL. Todas entidades que se dobram a interesses mil
    Tia Ester desconfia que a bela moça até tem pulso firme...mas só dentro da SEP, onde mostra o $$$ impressionante do maridao.

    Bem, o tempo dirá se trocamos 6(SEIS) por MEIA DUZIA (6)

     
  • Às 25 de setembro de 2021 às 15:03 , Blogger ester abea disse...

    Enquanto isso, a provecta Tia Ester está nervosa...

    gostaria de vencer de modo victorioso o jogo desta noite

    Mas um jogo assim sempre me causa um misto de esperançosa esperança e preocupada preocupaçao

    Mas o que quero mesmo é a classificaçao para a Finalissima Final

    ISSO me deixa mais nervosa ainda...nao sei se aguentarei 90 minutos sem ser com a habitual UTI cardiologica

    Por que, por quê meu Santantoninho, nao jogamos como nas 2 finais contra o Gremio???

     
  • Às 25 de setembro de 2021 às 15:15 , Blogger ester abea disse...

    e para me distrair, já que estou em S. Paulo (cada vez mais cinzenta) leio as admiráveis manchetes que o Google News coloca.
    Todas vem e provém dos grandes veículos de comunicaçao de massa da patria bananeira.
    UOL, Folha, G1.
    Tem o mesmo nível dos veículos: sao ininteligiveis. Escritas por fokas mediocres e approvadas por editores piores...

    A BBC, confiável e inteligente, mostrou que nos torneios de entendimento de textos em que secundaristas do mundo todo competem, nossos alunos de escolas públicas fikam entre os peores, os últimos.
    Como explicamos????

    Simples, sobrinho: as Escolas Publicas bananeiras seguem as geniais ideias do Patrono da Educaçao Bananeira: nao há importância em nao entender nada. O que importa é ser esquerdista e ter bem forte as ideias vermelhas.
    E com 16 anninhos ainda és inimputável, mas pode votar em Lulla e na magnifica Casa de Leis, de onde sairam Bolsonaro, Calheiros, Collor, Suplici e outros gênios que nos transformaram num exemplo para o mundo.

    (Santabrigida!!!)

    E o Palmeiras????

    Conto as horas, talqual a moça do grupo admirado pelo meu amigo Verde Insuperável. Como chamava mesmo???
    Ratos de Porao??? Zero??? Supla???

    Ah, o que é ser amiga do teutônico Auzaimer Fritz da Silva, lá da roça...

     
  • Às 25 de setembro de 2021 às 22:24 , Blogger ester abea disse...

    Como o Camisa 10 nao publicou nada quanto ao malfadado jogo de Itaquera, Tia Ester vem com chateaçao dizer:

    - parece-me , mais do que nunca, que a vaca foi para o brejo

    em inglês britânico de Xeiquespire, akele moço que ensinava inglês lá na roça:

    the cow went to the swamp

    e Tia Ester, brabissima, acrescenta:

    Hour balls!!!

    (ora bolas)

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial