Observatório Alviverde

24/09/2024

GABIGOL NO PALMEIRAS. SOLUÇÃO, LOUCURA OU MEGALOMANIA ?

1) Eu até contrataria Gabigol, considerando-se que o investimento é zero, mas jamais o faria pelo custo salarial que anunciam, de 2 milhões por mês. Honestamente, ele vale tudo isso? Para mim, nem Dudu vale tanto! Gabigol tem capacidade para resolver os problemas de ataque do Palmeiras? Isso é uma incógnita, mas a devastação de salários altos sobre os clubes é conhecida e é letal e o Palmeiras que se cuide. Em última análise, lhes pergunto: trata-se de solução, loucura ou megalomania?

2) No Brasileirão, o Palmeiras tem oito jogadores com dois cartões amarelos, os quais têm de se cuidar para que não fiquem fora do jogo subsequente ao deste sábado às 18,30 contra o Galo Mineiro, em Campinas. Na sequência, o Verdão enfrentará o Vitória, dia 5 de outubro, também sábado, em Salvador às 18,30h. A relação dos pendurados é esta: Vitor Reis, Anibal Moreno, Weverton, Marcos Rocha, Gabriel Menino, Estevão e Piquerez.

----------------------------------------------------------

CURIOSIDADES:

TOMAR ENTRE AS CANETAS

Ouve-se muito a expressão "passar ou tomar entre as canetas. Linguagem moderna? Claro que não! Na década de 60 do século passado já se pronunciava isso amplamente e era uma expressão corriqueira do futebol. Até se dizia, para valorizar o drible, quando o adversário era bom, que a bola passou entre a Parker e a Sheaffer, as duas canetas mais caras e mais famosas da época.

TOMAR UM "SHOWCOLATE"

Da mesma forma (agora anda meio em desuso mas alguém sempre usa) é da mesma época a expressão "dar ou tomar um chocolate", que surgiu a partir de outra expressão da década de 60 em que se dizia, assim:

"O Palmeiras meteu três no Corinthians (São Paulo, Santos, Fla, Flu ou qualquer outro time) e deu um show". 

Isso era dito frequentemente, até que alguém, inspirado na musica "El Bodeguero", cantada por Nat King Cole, um mega sucesso daqueles dias e que tocava o dia inteiro e em todas as emissoras de rádio, aprimorou a expressão que fazia o refrão  daquela música: .                                                            

Detalhe: Nat King Cole, um dos maiores cantores da história da música em todos os tempos, tinha estado no Brasil em 1969 com amplo sucesso e com direito a reportagens especiais nas revistas "O Cruzeiro" e "Manchete", "tops de linha" da imprensa brasileira naquela época.

A música "El Bodeguero" tinha como refrão a frase "come chocolate paga lo que debes" (Juarez Soares usava muitíssimo a expressão).

Então, ficava assim: o Palmeiras foi a Araraquara, Rio Preto, Ribeirão, meteu quatro e deu um "Show-colate" na Ferroviária, no América, no Botafogo, no Comercial.

O Corinthians, o São Paulo, o Santos perderam e  tomaram um "showcolate"...

Vejam, então, que até o extraordinário Nat King Cole se encontra imortalizado nos registros do futebol brasileiro, por trás dessa inocente expressão, mas poucos sabem disso!

===========================================


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial