Observatório Alviverde

05/06/2009

ILDEFONSO GIARDINI, PALMEIRENSE, UM EXEMPLO PARA TODAS AS GERAÇÕES!

--------------------------------------------ILDEFONSO GIARDINI

DESAPARECEU O MAIOR PALMEIRENSE QUE CONHECI EM TODA A MINHA VIDA.

NASCIDO EM TAQUARITINGA, SP, FEZ DA VIDA UM EXEMPLO DE TRABALHO, PERSEVERANÇA, AMOR, IDEALISMO, AMIZADE E SOLIDARIEDADE. INICIOU A VIDA COMO MODESTO TRABALHADOR RURAL, LABORANDO EM FAZENDAS NA CAPINA E CULTIVO DO CAFÉ. ENCERROU-A EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, APOSENTADO DE CARGO IMPORTANTE DE UMA DOS PRINCIPAIS SECRETARIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO E, COMO EMPRESÁRIO, PROPRIETÁRIO DE SÓLIDA EMPRESA DO RAMO IMOBILIÁRIO.
HOMEM SÉRIO, PROBO E VOLTADO, EXCLUSIVAMENTE, À FAMÍLIA., ILDEFONSO GIARDINI ERA DAQUELAS PESSOAS A QUEM VOCÊ PODE CHAMAR DE ALTO ASTRAL E EXCELENTE PAPO! TIVE DOIS CONTATOS PESSOAIS DE LONGA DURAÇÃO COM O SR. ILDEFONSO, ARREBATADO PALESTRINO DE PRIMEIRA HORA E FIQUEI ENCANTADO E IMPRESSIONADO COM A SUA IMENSA SABEDORIA E PLENO CONHECIMENTO DA ARTE DO VIVER..
DAVA GOSTO VÊ-LO DISCORRER SOBRE MUITOS ASSUNTOS, MAS QUANDO ELE FALAVA NO PALMEIRAS ERA ALGO COMOVEDOR. MUITO EMOTIVO, IA ÀS LÁGRIMAS COM ENORME FACILIDADE AO FALAR EM HEITOR MARCELINO, OBERDAN, DEL NERO, VILADÔNIGA, CAHOTINHO, JUNQUEIRA E EM TODOS AQUELES GRANDES CRAQUES DO TIME DE MAIOR RAÇA QUE JÁ ESFILOU PELOS GRAMADOS DO BRASIL, O PALMEIRAS/PALESTRA DAS DÉCADAS DE 30 A 40.
QUANDO DISSERTAVA SOBRE PALMEIRAS DA DÉCADA DE 50, CAÍA NO CHORO SÓ EM PROFERIR NOMES COMO VALDEMAR FIÚME, O PAI DA BOLA, JAIR DA ROSA PINTO, HUMBERTO TOZZI, GRANDE ARTILHEIRO, AINDA A MAIOR MÉDIDA DE GOLS POR JOGO, LIMA, LIMINHA, RODRIGUES TATU. REMEMORAVA COM UM BRILHO NO OLHAR O TÍTULO DE 1950 SOBRE O SPFW, NO CHAMADO JOGO DA LAMA, PORQUE FOI DISPUTADO SOB FORTE CHUVA, EM UMA ÉPOCA EM QUE NINGUÉM NEM SONHAVA COM DRENAGEM EM CAMPOS DE FUTEBOL.
COM TRISTEZA ELE FALOU NOS LONGOS DIAS DE JEJUM, DE 50 A 59 QUANDO NÃO CONSEGUÍAMOS LEVANTAR TÍTULOS E NEM GANHAR DO NOSSO MAIOR RIVAL O CORINTIANS. MAS O FINAL DA DÉCADA DE 50 NOS TROUXE O TÍTULO DE SUPER-CAMPEÃO PAULISTA COM UM TIMAÇO QUE ELE SABIA DE CÓR: VALDIR, DJALMA SANTOS,VALDEMAR E GERALDO SCOTO. ZEQUINHA E ALDEMAR. JULINHO, AMÉRICO , NARDO, CHINESINHO E ROMEIRO. AS LÁGRIMAS CAIAM AOS BORBOTÕES DOS OLHOS DE ILDEFONSO QUANDO ELE FALAVA EM ROMEIRO O MAIOR BATEDOR DE FALTAS A CURTA DISTÂNCIA DO FUTEBOL BRASILEIRO EM TODOS OS TEMPOS, EM DJALMA SANTOS, EM SERVÍLIO, VAVÁ, ADEMAR PANTERA E TANTOS OUTROS CRAQUES DA ERA DE OURO DO FUTEBOL BRASILEIRO.
FALAVA COM A DESENVOLTURA DE UM CRONISTA SOBRE AS NOSSAS ACADEMIAS, SOBRE ADEMIR DA GUIA, DUDU E TANTOS OUTROS EXTRAORDINÁRIOS CRAQUES QUE VESTIRAM A NOSSA CAMISA. UMA COISA, PORÉM, O SR. ILDEFONSO FAZIA QUESTÃO DE LEMBRAR E RESSALTAR SOBRE AQUELE PALMEIRAS ESPETACULAR DOS ANOS 6O E 70:
"SÓ NÓS FIZEMOS FRENTE AO MELHOR TIME DO MUNDO, O SANTOS DE PELÉ, E SE GANHAMOS DELES TANTAS VEZES, MUITAS DE GOLEADA, ENTÃO NÓS TAMBÉM ERAMOS OS MELHORES DO MUNDO."
EU PODERIA OCUPAR GENEROSOS ESPAÇOS DA INTERNET PARA FALAR SOBRE A PALESTRINIDADE DE ILDEFONSO GIARDINI, MAS PREFIRO FICAR POR AQUI.
SE A MINHA SAUDADE JÁ É GRANDE DESSE IMENSO PALMEIRENSE, IMAGINEM O QUE SENTEM AS FILHAS, OS NETOS E, PRINCIPALMENTE O ÚNICO FILHO, MAIOR AMIGO E COMPANHEIRO, FRANCISCO GIARDINI OU O CHICO PALESTRINO. CHICO É UM FREQUENTADOR DOS ESPAÇOS PALMEIRENSES EM SITES, BLOGS E ESPAÇOS PÚBLICOS DE RELACIONAMENTO COMO MENSEGER, ORKUT E OUTROS.
PÚBLICA ALTAS CRÔNICAS SOBRE O PALMEIRAS E DEFENDE COM VIGOR AS SUAS IDÉIAS. PALMEIRENSE DE BOA CEPA, ANDOU AFASTADO DO OAV EM FACE DA DOENÇA DO PAI, A QUEM ELE SERVIU COM CARINHO, DEDICAÇÃO E SOLIDARIEDADE ATÉ O ÚLTIMO ALENTO.
SE EU TENHO A TRISTEZA DE DIZER QUE MORREU O MAIOR ENTRE TODOS OS PALMEIRENSES QUE CONHECI NESTA VIDA, TAMBÉM SOU CONVICTO DE QUE EM UM LUGAR RESERVADO AOS HOMENS CORRETOS E BONS ESTARÁ, CERTAMENTE, O MEU AMIGO ILDEFONSO GIARDINI OLHANDO POR TODOS NÓS E ESPERANDO PARA NOS RECEBER COM AQUELA ACOLHIDA PECULIAR DOS ITALIANOS DA CALABRIA TÃO GENEROSOS QUANTO RECEPTIVOS.
DESCANSE EM PAZ, ILDEFONSO GIARDINI E QUE, ABAIXO DE DEUS E DA FAMÍLIA LINDA QUE VOCÊ DEIXOU AQUI NA TERRA, CONTINUE IMENSO E ETERNO O SEU GRANDE AMOR PELA SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS.
ALCIDES

DEIXEM, NESTE ESPAÇO UM COMENTÁRIO OU, AO MENOS, UMA ASSINATURA DE SOLIDARIEDADE AO NOSSO GRANDE COMPANHEIRO DE CLUBE, FRANCISCO GIARDINI, O CHICO PALESTRINO, A QUEM CONSIDERO UM GRANDE AMIGO!

COMENTÁRIO
ps - na postagem anterior, tudo sobre o Palmeiras!

9 Comentários:

  • Às 5 de junho de 2009 06:03 , Blogger Tito disse...

    Meus Pêsames. Tito

     
  • Às 5 de junho de 2009 09:01 , Blogger mcuzziol disse...

    Um grande abraço ao Chico.

    Que você tenha bastante força neste momento difícil, não sei as palavras corretas para este momento, pois nunca passei por esta situação, mas pode contar comigo, estamos aqui para qualquer necessidade.

    Ainda bem que tem o Esmeraldino para escrever por nós.

    Meus sentimentos de coração.

    Saudações Maurício

     
  • Às 5 de junho de 2009 09:30 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    Bom dia a todos.

    Não tenho a menor dúvida que o Sr. Idelfonso cumpriu sua jornada terrena com grande esplendor.

    E como grande palestrino, atuando como grande driblador, venceu todas as defesas da vida, inclusive a última cirurgia e foi campeão.

    Mas Técnico dos Céus lhe deu descanso, é o grande Troféu Divino, para quem nunca deixou de lutar e deixou um grande legado e um grande exemplo a todos que o conheceram.

    Embora não o tenha conhecido, peço permissão para usar as lentes de quem o conheceu e tenho plena convicção de que se tratou de um grande homem, de um grande ser humano e um grande Palmeirense.

    Descanse em paz Sr. Idelfonso.

    E que Deus dê alento nesse momento aos parentes e amigos que aqui ficaram.

    Deus abençõe a todos, Amém.

     
  • Às 5 de junho de 2009 09:36 , Anonymous Ney Verde disse...

    Grande Chico!

    Meus pêsames..., perdemos um Palestrino, mas o céu ganhou um grande Palmeirense.
    Que DEUS conforte você, e toda sua família.

    Abraços.

    Ney Verde.

     
  • Às 5 de junho de 2009 15:12 , Anonymous Anônimo disse...

    Ao Chico Palestrino, minhas condolências em muita força nessa hora difícil.

     
  • Às 5 de junho de 2009 15:12 , Anonymous Edson disse...

    Comentário anterior:Edson.

     
  • Às 5 de junho de 2009 16:51 , Blogger Chico Palestrino disse...

    Boa tarde amigos palestrinos.

    É com grande emoção que escrevo algumas palavras depois de tanto tempo afastado.

    Obrigado ao grande amigo Esmeraldino, a recíproca é mais do que verdadeira, obrigado de coração aos antigos AMIGOS Maurício, Augusto, Ney, Edson e tantos outros que estiveram conosco nesses dias difíceis.

    O prazer maior dele na VIDA TODA sempre foi o PALESTRA e a FAMILIA, viveu de forma simples e muito HUMILDE, essa foi a nossa maior herança.

    Foi vestido e enterrado com uma enorme bandeira da SE PALMEIRAS e que lá do céu ele possa interferir junto ao PAI para que o nosso Palestra saia desse marasmo que o Luxa nos enfiou.

    Fiquem com Deus e um forte abraço a todos!

    Chico Palestrino e família!

     
  • Às 6 de junho de 2009 00:07 , Blogger Tânia"Clorofila" disse...

    A torcida do Palmeiras aqui na Terra, perdeu um amigo, mas a de lá do no céu está em festa por recebê-lo. Que ele tenha muita luz em sua nova vida, no outro plano.
    E que Deus conforte a família, nesse momento tão difícil.

    Meus sentimentos, Chico. Muita força nessa hora.

     
  • Às 7 de junho de 2009 15:25 , Anonymous Jota Carcamano disse...

    Tem perdas que não podem ser supridas de modo algum. Essa é uma delas. Tristeza para os que ficam, alegria para Deus, que terá mais um grande cara ao seu lado.
    É impressão minha ou o céu está mais verde, e as nuvens mais brancas?
    Um grande abraço à família, e força!...

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial