Observatório Alviverde

21/02/2011

GRAFITE, A PESO DE OURO, SERIA A SOLUÇÃO?

 

Quando o Grafite estourou em Pernambuco, jogando a segunda divisão brasileira pelo Santa Cruz, nossos dirigentes, por ignorância ou  preconceito, sequer cogitaram de contratá-lo.

Poderiam ter feito um bom investimento, mas nem conheciam o jogador.

Aliás, ninguém conhecia, nem os bambis, os gambás ou as sereias.

Foi o Goiás quem buscou Grafite e o trouxe para a vitrine do Brasileirão série A.

Os bambis, posteriormente, o trouxeram para São Paulo naquele pacote indicado por Cuca e se deram muito bem,.

Além de aproveitaram a juventude e os gols de Grafite, ganharam,  de quebra, um bom troco com ele, quando o  venderam para o exterior.

O Palmeiras, que nunca se interessou por fazedores de gol, já que a maioria não joga bonito, agora vai ter que gastar muito, se quiser ter o jogador já em sua fase de declínio, com 31 anos.

Quando eu digo que o bom e barato é a solução, a nossa torcida acha ruim porque ela adora ir contra o bordão e proclamar: “- Chega de bom e barato, bom e barato não dá”.

No fundo, no fundo, isso é um desabafo psicológico que pode ser traduzido como palavras de órdem contra o ex-presidente Muistafá Contoursi.

Mas quer queiram ou não os torcedores palmeirenses, não há no futebol de hoje, qualquer outra solução quando se trata de times brasileiros, todos descapitalizados e endividados, mormente o nosso Palmeiras.

O Palmeiras precisa entender, de uma vez por todas, que tem de recorrer  à base e ao bom e barato, se quiser ser voltar a ser um clube vencedor, estável e com perspectiva de títulos.

Isso não significa que, de vez em quando, o Palmeiras não venha a contratar um jogador de nome e marketing que esteja disponível no mercado aproveitando algum negócio de ocasião.

É preciso que os torcedores reflitam, caiam em sí e compreendam, que só agindo assim o Palmeiras poderá ter jovens e craques no time.

Mas isso o  Palmeiras nunca fez. Por isso só montou grandes times quando teve dinheiro ou boas parcerias.

Há quantos anos não temos um único e solitário craque na equipe tirante Valdívia?

Pois Valdívia, em termos internacionais, não deixou de ser um investimento que se pode denominar de bom e barato.

Quando eu falo em bom e barato, todo mundo, infelizmente,  se liga e lembra no tempo de Mustafá na presidência do Verdão.

Se, em tese, ele poderia ter sido um grande adminstrador, na prática isso jamais aconteceu.

Além de não conhecer futebol e de não gostar de futebol, ele nunca teve uma assessoria que visasse, efetivamente, a melhorar o time. O bom e barato dele era, na realidade o ruim e caro, muito longe dos parâmetros que coloco neste espaço. Por favor, não confundam.

Se for feita uma garimpagem pelo interior do Brasil, através de  gente que entenda de futebol, certamente ainda se encontrará grandes jogadores, até esse camisa 9 de que tanto necessitamos.

Entretanto, falta coragem à diretoria para enfrentar a reação negativa de nossa ignorante torcida paulistana (com exceções) que não aceita, definitivamente,  jogadores desse perfil.

Por não aceitar e nem invesdtir em atletas desconhecidos vivemos, há tanto tempo, nessa draga sem fim, sem dinheiro, sem artilheiros e sem craques, a não ser os veteranos que fazem do Palmeiras um autêntico INSS. Há quanto tempo é assim!

NESTE MOMENTO, entretanto, precisamos de um jogador pronto para entrar na equipe e assumir a titularidade.

Não podemos agora nos dar ao luxo de garimpar e esperar, mas isso poderia ser feito visando ao Brasileirão, porque, na realidade, estaremos precisando não de um, mas de, ao menos, dois atacantes efetivos.

Grafite tem tido contatos, mas, apenas, superficiais com o Palmeiras, Quando ele falar em dinheiro, a tendência é que ele não sirva para a nossa lapiseira.

No Rio de Janeiro, brigado com a Roma e responsável direto pela demissão do treinador, quem sabe, Adriano e Gilmar Rinaldi estejam conversando com o Palmeiras.

A cobrança de Felipão pelo camisa 9, em pleno ar, sugere que ele esteja tentando desviar as atenções do possivel foco de um grande negócio.

Enquanto isso a gente torce pelo Miguel (AD)

9 Comentários:

  • Às 21 de fevereiro de 2011 às 21:12 , Blogger Miguel disse...

    Alcides, tem coisas do Palmeiras que me deixam revoltado, a saber:
    O Corinthians nem sabia ao certo quando Gordonaldo iria se aposentar, mas resolveu a questão em 15 dias e trouxe o Liedson. Resultado: o cara tem uma certa idade , mas RESOLVE!
    O Pres. Pituca já disse que a admnistração anterios gastou o que podia e não podia e não conseguiu resultados, aliás conseguiu deixar os cofres à mingua. Pergunto a você: Será que o cofre dos Gambás é muito mais saudável do que o nosso? Por que eles podem gastar e no final se dão bem? Enquanto nossa diretoria fica nessa lenga-lenga nojenta de time pobre?
    O que me revolta é que os outros arriscam e dão certo, e nós não arriscamos e ficamos cada vêz mais parecidos com a Lusa. Meu sangue verde ferve de raiva e sofro tanto, que ver jogos do Palmeiras pela TV me dão náuseas, de tão ruins ! Isso tem jeito?

     
  • Às 21 de fevereiro de 2011 às 21:55 , Blogger Unknown disse...

    Alcides, mais uma vez temos o mesmo pesamento, pois acho sim que um bom trabalho realizado no interior do brasil iremos obter ótimos resultados e trazer grandes jogadores para nosso time para a disputa do campeonato brasileiro.
    E também estou de acordo com relação a busca de um ou outro nome consagrado, para reforçar nossa equipe, mas veja bem, quem não sabe hoje que o palmeiras precisa de um centroavante? Até o futebol de marte sabe disso, o que acontece? Os valores vão lá em cima, mais uma vez a incompetência da nossa diretoria com essa P. de economizar vai acabar aumentando o rombo nos cofres, ou alguem aqui acha que algum jogador renomado vem sem custo?
    É necessário sim mesclar jogadores novos de talentos com jogadores de grande qualidade, mas isso deve ser feito antes, pensado de maneira correta para que não se pague o dobro pelo que o jogador vale...
    MIGUEL
    Com relação a galinhada ter mais dinheiro do que nós, infelizmente isso é uma realidade, pois o GORDONALDO, conseguiu fazer grandes cotratos e consequentemente arrecadar bons frutos à eles, então devemos apenas lamentar a ignorância da nossa diretoria que não teve a competência de trazer jogador de tal popularidade, para grandes contratos... Mais um motivo para se trazer uma estrela para o clube, por isso até hoje fico triste de pensar que o RONALDINHO GAUCHO foi para os pardais, pois ele sim poderia trazer grandes quantias em dinheiro para nosso clube, não era só pelo futebol que o mesmo apresenta, pelo que ele REPRESENTA no cenário nacional e mundial...
    Abraço a todos...

     
  • Às 21 de fevereiro de 2011 às 22:41 , Anonymous Ney Verde disse...

    Falei aqui varias vezes, TRAGA O HI-MEM, era o unico disponivel, e ai cair como uma luva.....

     
  • Às 22 de fevereiro de 2011 às 00:36 , Anonymous Benê disse...

    O Palmeiras é o terceiro clube mais popular no Brasil. Mas de adianta isso se o clube não tem gente capacitada no marketing para bolar promoções e tirar partido da nossa popularidade e fazer grana. A gente é igualzinho um fazendeiro que tem muita terra, mas deixa o mato tomar conta de tudo. O mato da nossa propriedade é a incompetência dessa terceira ou quarta geração de italianos que administra o clube. Essa gente só tem pose e prepotência. Só chegou onde chegou porque os seus pais avós e bisavos ralaram demais e trabalharam a vida inteira para dar boa vida a eles. Essa gente tem muito orgulho e pouca capacidade, e está cada vez mais afundando o Palmeiras. Quem é que ia advinhar essas coisas quando nós começamos a torcer pelo Verdão.
    Sinceramnente eu só continuo torcendo porque na minha idade eu não posso mais voltar no tempo. Hoje em dia seperde eu já estou acostumado. Se ganha eu festejo, o que é que eu posso fazer. Será que não tem um filho de Deus na diretoria para contratar um centro avante? Pelo visto o Beluzo e o Cipulo empurraram o time no brejo.

     
  • Às 22 de fevereiro de 2011 às 00:39 , Anonymous Anônimo disse...

    Grande Ney, o cara em 3 jogos fez 5 gols e 2 assistências. E o cara tava dando sopa!!!

    Dinho Maniasi

     
  • Às 22 de fevereiro de 2011 às 12:51 , Blogger Unknown disse...

    Bom dia galera, estou neste momento no TWITTER, e estou seguindo algumas pessoas de dentro do palmeiras que entram com nome fictício, como por exemplo @espiaoverde, ele tem postado algumas coisas muito importantes, como por exemplo, o que o wolfsburgo pediu pelo grafite é um valor muito alto, então o negocio emperra... Por outro lado ele diz também é que maikon Leite está "PUTO", com a reserva e pediu para jogar a copa do brasil pelo Palmeiras... e que as negociações estão andando, o santos não tem o interesse de ficar bancando o salário do jogador para valorizar ele para o palmeiras, o negocio pode ser fechado em breve e o menino seria apresentado no parque...
    Outra coisa importante que o mesmo @espiaoverde tem comentado aqui é que a Roma vai reiscindir o contrato e o @gilmarrinaldi está em conversa com os diretores do palmeiras que o jogador agrada muito o felipão...
    Ele postou também que a diretoria está atrás de dois jogadores, um viria via tráffic, e outro seria pelo palmeiras, esse pelo jeito mais consagrado, usando o departamento de marketing do clube...
    Vamos ver se esse cara tem algum conhecimento e se ele realmente é de dentro da diretoria do palmeiras...
    Abraço a todos...

     
  • Às 22 de fevereiro de 2011 às 19:18 , Anonymous Jabulani Bola disse...

    A gente precisamos de um nove pra onte. Eu penso grande mas a veiarada pensa píqueno. Nos gambá nunca falta grana. Só no Parmera. Portanto eu não acredito que venha o Adriano o Viatri e qualquer jogador mais conhecido. Se a diretoria contratar vai ser mais um mané.

     
  • Às 23 de fevereiro de 2011 às 11:19 , Anonymous Anônimo disse...

    ADRIANO VEM AÍ.

    LAIÁ, LAIÁ, LAIÁ.

     
  • Às 23 de fevereiro de 2011 às 11:46 , Blogger Unknown disse...

    Será meu querido anônimo? Sigo uma pessoa no twitter que tem dito muita coisa dentre elas, que o adriano conversaria, mas será que realmente viria???? Vamos esperar para ver...

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial