Observatório Alviverde

17/04/2011

OS EQUÍVOCOS DE FELIPÃO!

 

Muitos não vão concordar com o que penso e até dirão que me comporto como um comentarista de resultado pelas críticas que farei a Felipão.

Não, não é por aí.

Eu seria, sim, um incoerente, se elogiasse, hoje, a filosofia de nosso treinador, absolutamente equivocada, ao mudar a posição marcada no sábado e colocar um time misto para o jogo decisivo contra a Ponte.

Começo dizendo que Felipão imitou Luxemburgo, que foi quem introduziu essa artimanha inútil, essa estratégia idiota, essa estúpida frescura de poupar não apenas jogadores, mas times inteiros em determinadas circunstâncias de jogos e de torneios, desnecessariamente.

Após anunciar a presença de quase todos os titulares, Felipão mandou a campo um time misto, cometendo suicídio, um verdadeiro harakiri à brasileira, pois ele conhece, perfeitamente, a extrema limitação de seus reservas, como também conhece a tradição e o potencial da “macaca” campineira

Consequência 1: o Palmeiras perdeu o jogo para a Ponte e a liderança para os bambis. Lamentável!

Consequência 2: o Palmeiras interrompeu a série invicta de 15 jogos e perde a possibilidade de superar o recorde do time de 1999. Uma pena!

Consequência 3: o Palmeiras se desgasta moralmente, fiel ao roteiro costumeiro de fracassos e ao rotineiro rótulo de amarelar nas decisões. Chega disso!

Consequência 4: o Palmeiras deu motivos para que a imprensa voltassse a campanha de desgaste e solapamento. (leim as manchetes da Gazeta Esportiva Net) e concluam. Era preciso?

Consequência 5: a torcida segue a sua sina de frustrações e começa a perder novamente a confiança no sucesso da equipe neste Paulistão. Até quando?

Até quando, meus amigos, continuaremos sofrendo tantas decepções?

Não, não me venham dourar a pílula com essa conversa de que Felipão, estrategicamente, optou pela derrota para não enfrentar a Portuguesa.

A lusa esteve sempre longe da classificação e só conseguiu chegar ao octogonal ao final de seu jogo contra o São Bernardo. Isso é lenda!

A perda desse jogo para a Ponte, alegue Felipão o que alegar, foi uma ducha de água fria no entusiasmo da “Leal” torcida verde.

Deixa marcas na torcida e em boa parte do elenco, principalmente entre os menos experientes.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

HÁ MALES QUE VÊM PRA BEM!

Apesar da falta de visão e da insensibilidade de nosso treinador, o segundo lugar acabou se encaixando até melhor do que se fossemos os campeões da fase classificatória.

Em um primeiro momento, está tudo ótimo. Senão, vejamos!

Ficamos livres dos perigos de uma confrontação com a Portuguesa, um jogo que, apesar da nova órdem e das circunstâncias atuais do futebol paulista, segue sendo um clássico e os clássicos são sempre muito mais difíceis.

Fosse o São Caetano ou o Paulista o time classificado, o gráu de dificuldade não dimuiria, mas quem ficou na pior foram os bambis.

Eles terão muito trabalho, com apito amigo, pressão e todo o arsenal de maldades e irregularidade que utilizam normalmente em decisões, para derrotar a Lusa de Jorginho!

De todas as equipes ditas menores, todas difíceis, bem armadas e bem estruturadas, parece-me que o Palmeiras acabou ficando com o adversário mais ao feitio de seu modo de jogar, o Mirassol.

Embora um adversário difícil e complicado, entre todos não poderia haver nenhum mais favorável, considerando-se que o jogo será fora de Mirassol em estádio indicado pelo Palmeiras.

Ademais, nossa sequência fará com que enfrentemos, se a lógica prevalecer, possivelmente, os gambás na semifinal.

Com o time que têm, será, teoricamente, menos difícil derrotá-los do que o Santos ou os bambis, que disputam o outro chaveamento e que, possivelmente, também vão se enfrentar nas semifinais, um matando o outro.

Até aí, tudo bem! Temos todas as condições de vencer.

Tudo isso, como eu disse nos primeiros parágrafos, em um primeiro momento.

Nossas chances crescem um pouco por causa do mando de campo, que significa a escolha do estádio em que serão disputados os dois primeiros jogos pressupondo-se a presença maior da LEAL torcida do que a dos adversários, já que o Palmeiras é o mandante.

Mas, eu pergunto, e se formos a uma final com as bibas e tivermos de jogar no Panetone enfrentando as pressões, as armadilhas, as safadezas e as arbitragens?

Aí é que entra o segundo momento, decisivo e fatal!

Espero que a entrega de hoje não nos tire o almejado título!

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

TÓPICOS:

* Tinga vai revelando a cada jogo, a cada nova oportunidade que recebe de Felipão que seu lugar no time está no banco de reservas. Chega de maus dribladores, de enfeitadores e de condutores de bola.

**O grupo de jogadores do Palmeiras parece que não gosta de Pardalzinho. O que me leva a esse raciocínio é o fato de ninguém passar-lhe  a bola. Quando passam, nenhuma chega redonda, só caixa de sapato. Devagarinho estão queimando o jovem e promissor atacante que veio de Goiás que é um ponta à antiga que encara os beques, dribla e cruza muito bem.                                                                                           Anotem aí: os jogadores que mandam no time, Kléber e outros, tá mais na cara do que bigode, não querem deixar o goiano aparecer. Parece que o têm como um concorrente perigoso por sua enorme habilidade. Pardalzinho, se Felipão não tomar uma providência, será queimado e esturricado no Palmeiras.

***Chico, hoje, não passou de um chico. É sempre assim: os bambis vão ao Paraná, buscam Borges e nós trazemos Cristian. Os bambis contratam Rodolfo e nós contramos Chico. Até quando?

****E os críticos de Márcio Araújo, idiotas que pululam em nossa torcida?  Viram o que vira o time sem ele? Fica sem força defensiva, desarticulado, vulnerável pelo lado direito do campo, sem saída de bola e apoio ao ataque pelo meio. Araújo, disparadamente, é, hoje, o melhor volante do futebol brasileiro. Só os imbecis que querem grandes nomes não o aceitam e nem querem entender isso.                                        Anotem de novo: Pierre e Araújo vão compor a nova dupla de volantes titulares do Palmeiras tão logo Pierre esteja em condições de jogo.

*****Falam maravilhas de Vinicius, mas, até hoje, o jovem não decolou. É claro que tenho paciência de sobra para esperar que esse jovem desabroche e deslanche. Entretanto, pelas amostras colhidas de seu repertório, hoje, inclusive, parece-me um jogador óbvio, sem ginga, sem drible, sem criatividade, pouco ousado para ser um centro-avante, sem imaginação e absolutamente burocrático. Como os nossos dirigentes se encantam com esse tipo de jogador! Em todo o caso, vou esperar mais um pouco, torcendo para que eu esteja errado. Mas é decepcionante ver Gilsinho e toda aquela equipe da Copa São Paulo do ano retrasado, todos de um potencial superior ao de Vinicius, irem mofando, encostados no Palmeiras B assim como ocorreu com Elias, Bruno César e tantos outros jovens promissores e muito bons de bola que o Palmeiras não sabe aproveitar.(AD)

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

 

 

11 Comentários:

  • Às 17 de abril de 2011 às 22:38 , Blogger Unknown disse...

    Pois é caro Alcides, também não gostei da atitude de nosso treinador hoje, time que quer ser campeão não tem que ficar escolhendo adversários não, que venha, lusas, bambis, gambás, macacos, sereias e pqp...
    É impressionante a capacidade de frustrar a torcida que nosso treinador tem, por favor, ganhe da ponte hoje, termine líder enfrente a portuguesa e quem vier...
    Outro dia vi uma entrevista dele, quando foi perguntado quando iria usar WP e Kléber juntos, ele disse que dependeria, porque o palmeiras não pode jogar com dois centroavantes, Felipão vai Tnc... Os dois jogavam juntos no cruzeiro e fizeram mais de 50 gols na temporada, Kléber NÃO É CENTROAVANTE, Kléber é atacante, que inferno, valdívia e Lincoln podem sim jogar juntos, porque não? A poucos dias postei tentando explicar o porque não jogariam juntos, mas acho que isso também pode ser treinado, isso chama preguiça de treinador turrão, montou um padrão e quer tirar dos jogadores o que muitos não podem dar, se não dão joga-o no banco e pronto, os caras tentam fazer o que é pedido, não conseguem e ainda são criticados pela imprensa e torcida.
    É preciso saber explorar as potencialidades dos jogadores, o que cada um pode dar, características de cada um e ai sim montar o padrão de jogo... Falei sobre Gabriel Silva e Luis Felipe esses dias, os dois melhores jogadores do time da copa São Paulo retrasada, que brigavam pela artilharia junto com miguel, e não usa os caras, impressionante...
    Me revolto hoje aqui com nosso treinador...
    Abraço a todos e boa noite

     
  • Às 17 de abril de 2011 às 23:38 , Anonymous Benê disse...

    Higino vc tem razão. Quem quer ser campeão não escolhe adversário. Estou frustrado pq outra vez a gente é vice. Parecemos o Vasco. O Vasco é o Palmeiras no Rio e o Palmeiras é o Vasco em Sampa. Concordo com tudo o que o Alcides falou, menos qwuando ele critica do Vinicius. O Vinicius é a nossa jóia da base e precisa do nosso apoio. Ele é raçudo, chuta forte e tem bom físico. Ele precisa só de ritmo de jogo e de maturidade. O Alcides não considera que ele nunca teve um espelho para se mirar no Palmeiras. O Palmeiras não tem o costume de contratar atacantes. Quando contrata pega o que não serve mais pra outros times, que nem pegou agora o Welington Paulista. A gente torce pra dar certo mas sabe que ele é limitado. No Paulistão demos muita sorte porque pegamos o time menos complicado. Agora vamos pras cabeça

     
  • Às 18 de abril de 2011 às 09:07 , Anonymous DESANIMADO FUTEBOL CLUBE disse...

    BOM DIA

    Pegaremos o time do zagueiro que estávamos contratando e o Galeano disse que não vem mais.

    Gustavo Bastos, gaúcho, 1,92 e só por acerto financeiro, ao que parece não vem mais. Avaí é o futuro.

    O Palmeiras pega o Mirassol que já chegou a liderar o Paulista.

    O Mirassol tem tido seus maiores trunfos fora de casa.

    Mesmo assim, bem melhor que pegar a Portuguesa, que com essa classificação de "guerreiros", vai dar um UP de adrenalina ao time.

    Isso é perigoso para o próximo adversário.

    Um time que consegue classificação, na bacia da almas, se torna um adversário muito difícil de ser batido, pois ele saiu de derrotado à postulante a tentar o título.

    O atacante JAEL ex-Bahia e já citado pelo blog é atacante da Lusa.

    A portuguesa quebra um tabu de 11 anos sem chegar as quartas de final de um campeonato de primeira divisão.

    11 ANOS, VEJAM O TAMANHO DA IMPORTÂNCIA, QUE NO MÍNIMO JÁ É HISTÓRICA PARA A LUSA.

    Imprevisíveis serão as próximas rodadas.

    Da minha parte espero que MARCOS se recupere logo, pois acredito que muitos jogos irão para os pênaltis.

    É isso.

     
  • Às 18 de abril de 2011 às 09:14 , Anonymous Bola Mucha disse...

    Melhor fica livre da Luzinha e do São Caetano. Filipão esse Tinga não tem a miníma condição de jogar no nosso Verdão.Terminou o Paulistão arrangem um time pra ele e fora Tinga. Vai faze catinga em outro time. Volte pra Ponte.

     
  • Às 18 de abril de 2011 às 13:54 , Anonymous Marcelo disse...

    Holá Palmeirenses,

    É duro perder, mas que pelo menos sirva de alerta para os jogos mais decisivos.

    É parece que colocaram o Salvio corintia para apitar e deixar a lenha correr pro lado do Kleber.

    Abraços,

     
  • Às 18 de abril de 2011 às 18:22 , Anonymous Inácio Campeão disse...

    A derrota de ontem ñ tem importancia. O Palmeiras podia perder e perdeu quando podia. Esse regulamento ñ dá nenhuma vantagem aos times de melhores campanhas Acho que foi melhor perder a invencibilidade agora pra tirar um pouco a obrigação de ter que ganhar para manter série de jogos invicta.e ñ ser o 1º colocado. Sei que a gente não pode perder mas jogar com o peso da responsa deixa o time nervoso. Eu ñ aguento mais esse negócio de liderar, fazer uma grande campanha, passar muito tempo invicto, e entregar a decisão. Sem a pressão da manutenção de resultados quem sabe o time fica menos tenso joga mais solto e ganha os jogos. Vamos pensar que só são mais 3 jogos pela frente pra gente ficar dono do Paulistão deste ano.
    Do jeito que for ou que vim sou mais Verdão.

     
  • Às 18 de abril de 2011 às 21:12 , Blogger Miguel disse...

    Estranho. Primeiro um comentário de protesto depois um comentário dizendo que está tudo certo? Eu gostei da classificação em segundo, e se o SPFW tivesse usado esta tática, a imprensa marronzista estaria dizendo que foi uma ótima escolha do time que disputa para vencer,e com o regulamento no suvaco. Vamos deixá-los se arrebentarem com a Lusa para depois se arrentarem de novo com o Santos. Nós vamos comer mingau com o Mirassol, para enfrentar os Gambás com o time inteiro e de igual para igual, a fim de retribuir a derrota da 1º fase do campeonato

     
  • Às 18 de abril de 2011 às 23:33 , Anonymous Alcides Drummond, o editor disse...

    Miguel
    Não houve incoerência. Houve apenas a colocação de que uma vitória seria e é melhor em qualquer circunstância e que estar na frente seria ótimo para o Palmeiras, dos pontos de vista psicológico e emocional.
    Ainda que tivessemos de enfrentar a Lusa ou o São Caetano, eu preferia estar com a nossa série invicta ampliada e partindo "para as cabeças".
    Eu não disse que está tudo certo, disse apenas que há males que vêm para o bem. Felipão é sortudo,tem uma grande estrela e acabou acontecendo o melhor. Espero que agora vc tenha entendido o que pode ter parecido ser incoerente.
    Abs (AD)

     
  • Às 19 de abril de 2011 às 16:43 , Anonymous DESANIMADO FUTEBOL CLUBE disse...

    E FELIPÃO AOS POUCOS...

    Vai transformando Luan em ala esquerdo.

    Mantendo Rivaldo praticamente como lateral fixo ou terceiro zagueiro, ou como "zagueiro help" como queiram, isso é o que menos importa, pois no fritar dos ovos será somente defensor mesmo.

    Eu particularmente, se fosse para atuar com 3 defensores, já faria com 3 zagueiros mesmo, pois ganharia em altura tanto defensiva, como ofensivamente e oficializaria Luan como ala.

    Mas tudo bem, o esquema é legal, Felipão sabe o que faz.

    Está treinando com Welinton e Kléber na frente, acho bom.

    Está na hora de treinar essa formação com o Welinton para as próximas fases.

    É isso.

     
  • Às 19 de abril de 2011 às 22:10 , Anonymous Anônimo disse...

    Olha o palmeiras dando mole:

    Lateral-direito do Verdão desperta interesse do São Paulo

    http://www.lancenet.com.br/futebol-general/Destaque-Verdao-Cicinho-interesse-Paulo_0_465553667.html

    Será que o Palmerias vai esperar até quando para comprar o bom lateral direito hein ? Depois não adiante reclamar de falta de ética do adversário...

    Torceodr Realista

     
  • Às 20 de abril de 2011 às 00:29 , Anonymous Anônimo disse...

    Torcedor realista e demais palmeirenses.
    Vamos com calma nas criticas ao Palmeiras baseadas apenas em matérias da imprensa.
    O Palmeiras tem um contrato com o jogador e a prioridade na contratação.
    Será que alguém acha que a direção do Palmeiras não sabe o que está acontecendo?
    A tática bambi é tradicional, usar a imprensa para criar confusão, especialmente quando o Palmeiras está em fase decisiva.
    Alguém leu, ouviu ou assistiu alguma declaração da direção palmeirense dizendo que não tem interesse no atleta e que não vai exercer sua prioridade de compra?

    Marcelo Luiz

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial