Observatório Alviverde

30/05/2011

SE OS JOGOS NÃO FOSSEM DECIDIDOS POR GOLS, O PALMEIRAS SERIA CAMPEÃO!

 

Em postagem anterior, aqui neste OAV, cunhei uma frase irônica que definia bem o time do Palmeiras àquela época: “ Felipão parece que está querendo inventar a vitória sem gols”!

A frase traduz a vocação essencialmente defensivista de nossa equipe e a nossa imensa dificuldade em fazer gols.

Eu diria que, hoje, tanto tempo decorrido, só muda o advérbio empregado, isto é, de essencialmente para exclusivamente defensivista.

Daí a manchete irônica de hoje: -“Se os jogos não fossem decididos por gols, o Palmeiras seria campeão brasileiro de 2011!”

Afinal, marcamos forte, tocamos muito bem a bola, jogamos sempre com enorme disposição e envolvemos os maiores adversários. Entretanto, na hora de entrar na área adversária para a fazer os gols que decidem, somos  i-n-c-o-m-p-e-t-e-n-t-e-s.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Meus amigos, assistir aos jogos do Palmeiras é um constante exercício de paciência.

Ontem, ao vivo, presente na Arena do Jacaré, verifiquei o quanto é difícil ser palmeirense em dias de tanta aridez e de escassez de atacantes e gols.

Na volta dos 80 quilometros de carona com amigos cruzeirenses, eu refletia:

“De que adianta tanta gente correndo, lutando, marcando, se não há um filho de deus com capacidade criativa em nosso meio de campo, nem atacantes objetivos nessa massa tática informe e estéril concebida por Felipão, nem Kléber!”

Chamam Kléber de gladiador, mas gladiadores são todos os jogadores do Palmeiras, tenazes e pertinazes dentro de campo, jogando sempre, como atletas de time pequeno: primeiro, para não perder. Só depois caso seja possível, tentar jogar para ganhar.

O que digo agora não tem como finalidade desqualificar, mas caracterizar, as atuações do Palmeiras.

Pelo que se nota, o Verdão precisa melhorar demais para alcançar os títulos e conquistas colimados por 17 milhões de sofredores que vestem a camisa verde mais bonita e gloriosa do planeta em todos os rincões de nosso Brasil continental.

A nação alviverde, há anos, vive oprimida e precisa se libertar do jugo das derrotas, mas como atingir os nossos objetivos jogando dessa forma tão covarde e tão previsível?

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Torcer para o Palmeiras tem sido um eterno exercício de humildade, de persistência, de conformação e um sucessivo recomeço de vida.

Nós, os torcedores, passamos jogos inteiros envolvidos em uma atmosfera desfavorável de mau futebol, sob constantes medos e temores, que inundam o nosso corpo de adrenalina e energias negativas, predispondo-nos ao negativismo e às doenças.

Nossos corações, cada vez mais estressados e taquicardicos, são submetidos, constantemente, a trabalhos forçados, como se fosse um  teste de ergometria, cada vez que o time entra em campo.

Após o jogo de ontem eu me sentia o próprio paciente cardiológico, como se houvesse terminado um teste de esteira ou de bicicleta, às raias da exaustão!

Mas, estou conformado porque ser palmeirense, há muito tempo, é assim!

Fazer o que?

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Não sou partidário do futebol arte em detrimento do futebol de objetivos e até acho que o Palmeiras de 2011 não pode dar-se a esse luxo.

Mas jogar como estamos jogando, como se fôssemos um timeco qualquer de um bairro longínquo de São Paulo, positivamente, não concordo.

Compreendo, perfeitamente, que Felipão tem limitações de material humano e que procura compensa-las através de um esquema cauteloso, no limite da eficiência e da característica dos jogadores, introjetando entusiasmo e motivação ao grupo.

Entendo e já destaquei muitas vezes neste OAV que os nossos dirigentes parece que não gostam de jogadores de frente, de atacantes, de homens de área.

Por isso nunca temos times ofensivos e agressivos, só defensivos e de há muito pagamos um alto preço por isso.

Nunca tivemos um artilheiro em todas as edições do Brasileirão porque as nossas diretorias só têm olhos para goleiros, zagueiros, laterais e volantes de contenção.

Os caras pararam no tempo e no espaço

Nas raras vezes em que contratam atacantes e homens de área, brindam-nos com atletas enfeitadores, de pouca força física e, na maioria, baixotes. Canhotos eles, também, decididamente, não querem no time.

É por isso que não culpo Felipão por todos os pecados táticos que tem cometido, que nos enchem de receios, medos, perturbações e inquietudes. Tá ruim com ele, mas, sem ele, poderia ser muito pior.

A conclusão a que chego está refletida nesta imagem:

“Felipão é um general de infantaria perdido na guerra, sem o apoio crucial do “estado maior” (a diretoria), sem a força necessária da artilharia (dos atacantres e homens de área) e com reduzido fogo aéreo, (só existe nas bolas paradas quando os zagueiros avançam), lutando pela sobrevivência digna e santa!”

Mas a minha pergunta a Felipão, que escala o time sempre de forma tão previsível e conservadora, que nunca ousa, que mexe pouco e mal durante os jogos e que mantem teimosamente os nulos Tinga e Rivaldo como titulares absolutos é esta:

“Quando tivermos atacantes (certamente os teremos) e quando os nossos jogadores mais talentosos estiverem disponíveis continuaremos jogando nessa tática defensivista que ao final dos campeonatos nunca termina bem, indigna de um clube de nossa tradição?”

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

SOBRE CRUZEIRO X PALMEIRAS

Levamos um vareio de bola.

Em circunstâncias normais teríamos perdido de 3 x 0 ou mais.

Marcos foi a nossa maior figura e Tiago Heleno o destaque da defesa.

O mais fraco foi Gabriel Silva que não marcou e nem apoiou bem.

O gol do Cruzeiro foi fruto de uma falha de marcação decorrente da falta de atenção de um jogador que preocupou-se, apenas, com a trajetória da bola.

Ele estava de lado quando o jogador do Cruzeiro partiu para fazer o gol.

Não sei quem é pior, se Rivaldo ou Gabriel. O Palmeiras precisa de um lateral esquerdo de melhor expressão. Gabriel, novo, tem de ficar no banco para aprender e esperar a hora de ser titular.

Gostei do retorno de Cicinho, mas ele tinha órdens para avançar o mínimo possível.

Que cazzo é Kléber no time do Palmeiras? Que apito ele toca? Onde ele atua? Avançado ou recuado? Ele vive, repito o comentário do último jogo, mais no chão do que em pé e hoje não teve gol para salvá-lo do naufrágio.

O time teve na marcação, na doação, no espírito de luta, no empenho, na exuberante forma física, no toque de bola excusivamente horizontal (às vezes ajuda, ontem ajudou na administração do empate) as suas maiores e melhores virtudes.

O resultado em sí foi excepcional considerando-se as características de um jogo em que Marcos foi o mehor em campo e o único protagonista foi o adversário. A nós coube o ridículo papel de meros figurantes.

O lado positivo de tudo o que vimos in-loco ontem na Arena do Jacaré foi que a sorte voltou a ficar de nosso lado.

COMENTE COMENTE COMENTE

13 Comentários:

  • Às 30 de maio de 2011 às 10:53 , Blogger Unknown disse...

    Pois é amigo Alcides, o palmeiras hoje infelizmente joga como time pequeno por causa da mentalidade de nossa diretoria, é muita incompetência, sem o que fazer nosso treinador (em minha opinião), faz o correto, no campeonato de pontos corridos, o que vale são os 3 pontos.

    Neste exato momento estou vendo redação Sportv e um reporterzinho que não sei o nome nem de onde é, está criticando o palmeiras por ter jogado mal nos dois jogos, e falando bem do cruzeiro, mas quantos pontos cada equipe tem????
    O palmeiras pode sim ter jogado mal, porém tem conseguidos resultados importantes, vitória dentro de casa e um empate fora com talvez a melhor equipe do país.

    Todos nós gostaríamos de ver o palmeiras jogando para frente, massacrando o adversário o tempo todo, mas infelizmente a incompetência na contratação tem sido tamanha, até que sejam anunciadas mesmo as contratações que andam falando por ai, o time será isso mesmo, a contratação desses jogadores de frente será um lampejo de nossa fraca diretoria?
    Estamos ansiosos para que esses jogadores cheguem, imagine uma time montado da seguinte forma:
    Marcos, Cicinho, Thiago Heleno, Henrique, Gabriel Silva, Assunção, Araujo, Martinuccio, Valdívia, Kléber e W9 ou Maikon Leite.

    Esperamos por melhoras no clube, e acho sinceramente que isso deve acontecer...
    Abraço a todos e sorte verde...

     
  • Às 30 de maio de 2011 às 10:55 , Blogger Felipe disse...

    É difícil o Verdão fazer gols,mas em Lincolntundido e o Mago do Twitter,fica difícil.Só sobra o Patrick e o Tinga inporvisado.Vai colocar quem?Não quero nem imaginar como será 2013 sem o Sir Big Fhill.Tomara que eu ocorra tudo bem.
    Saudações Palestrinas

     
  • Às 30 de maio de 2011 às 11:07 , Anonymous Benê disse...

    O Higino mandou bem. Nós jogamos atras e estamos com 4 pontos, o Cruzeiro joga na frente e só tem um.
    Como é que Filipão pode fazer omelete sem ovos? Agora a gente ganha dentro de casa do Atlético do Paraná e fica melhor ainda na classificação. Me perguntem se
    valeu a pena sofrer?
    Valeeeuu

     
  • Às 30 de maio de 2011 às 11:33 , Anonymous ARAÇATUBA JR disse...

    INFELIZMENTE VI UMA NOTICIA Q ME DEIXOU MAIS Q PREOCUPADO....
    NO BLOG DO ALEX MULLER, ELE ESTA PRATICAMENTE CRAVANDO QUE O HENRIQUE NAO VEM MAIS...JA QUE COMO OCORREU NA VINDA DO MAGO...O NUMERO DE ATRAVESSADORES Q QUEREM TIRAR UM PEDAÇO PODE INVIABILIZAR A VINDA DO ZAGUEIRO..
    E O MATINUCCIO, ATÉ AGORA NAO ASSINOU PQ SEGUNDO O PENHAROL, QUEREM O JOGADOR FOCADO APENAS DA LIBERTADORES..MAS PARECE Q EXISTE O INTERESSE DA ROMA EM TENTAR O JOGADOR...
    VAMOS AGUARDAR PRA VER...
    QTO AO JOGO ONTEM...AH SE NÃO FOSSE O SANTO MARCOS...
    IA SER UM BAILE COMPLETO...
    ESTOU COM O EDITOR...O KLEBER ALEM DE JOGAR MAIS DEITADO DO Q EH PÉ FICA O TEMPO TD XINGANDO OS DEMAIS JOGADORES POR NÃO PASSAREM A BOLA PARA ELE....E O Q MAIS ME IRRITOU ONTEM...EM UM TIME Q PREZA PELA MARCAÇÃO O KLBER TINHA Q AO MENOS DAR O 1 COMBATE..MAS AO INVES DISSO...FICA COM A MAO NA CINTURA...SÓ AGURADANDO E RECLAMANDO...
    QTO AO RESTO DO TIME..
    SÓ UM BREVE COMENTARIO SOBRE TINGA...
    ELE JOGOU???
    ABRAÇOS A TDS

     
  • Às 30 de maio de 2011 às 12:44 , Anonymous Anônimo disse...

    Bene, sou fã do Felipão mas o Palmeiras não é um time tão desprovido de ovos assim.

    Senão vejamos:

    Gilsinho é muito melhor que o Adriano e está perdido no Palmeiras B. Ramos, meia canhoto é o mesmo caso do Gilsinho, Patrick Vieira(com ck), meia canhoto, também poderia ser aproveitado na equipe principal mas segue perdido na equipe B, enquanto isso Bruno Turco e Fernando (volantes) fazem parte da equipe principal.

    Max Pardalzinho tá lá, mas qdo é que vão dar oportunidade pro ponta esquerda? Ontem com o Cruzeiro jogando com 2 volantes se revezando pela lateral direita e com nenhum dos dois apresentando qquer cacoete pra jogar por alí, não seria óbvio que Max seria muito útil?

    Ontem foi a prova do que eu venho dizendo a muito tempo e o Alcides pôde comprovar isso ao vivo e sentiu um pouco do que sinto qdo vou ao Pacaembú ver o Palestra jogar.

    Minha avó dizia que em terra de cego quem tem um olho só é rei, e Lincoln com todas as limitações físicas que possui não pode ficar fora desse time sob pena de vermos o mesmo festival de chutões, balões e bumba meu boi em todos os jogos. Isso acontece qdo temos no meio de campo marcadores, corredores, ocupadores de espaço mas que não sabem o que fazer com a bola. Sem contar que o futebol do Patrik cresce muito com a presença do camisa 99.

    A torcida pega no pé do Luan e do Rivaldo em todos os jogos mas ontem o Gabriel me fez sentir falta do Ruimvaldo.

    Parece que o menino esqueceu como se joga e deixou o futebol dele todo no sub-21.
    Ontem ele vacilou no gol do Cruzeiro, mas antes ele já havia bobeado no lance em que o Anselmo Ramon (que que é isso?) perdeu um gol feito qdo o Gabriel deu o passe pro camisa 7 deixar o A.R. sozinho e embaixo do gol protagonizar o lance do "Inacreditável Futebol Clube" (já pensou se fosse o Luan?).

    Luan corre muito, aparece em todos os lugares do campo e é muito útil pra equipe, mas qdo chega em condições de finalizar, o cara já correu tanto que não tem pernas pra chutar.
    Qdo ele está mais próximo da área adversária ele é capaz de chutes com a qualidade que deu ontem ou como o que deu contra o Uberaba. Acho que ele deveria ser melhor aproveitado nessas circunstâncias e arriscar mais chutes ao gol.

    Thiago Heleno foi um monstro mas e o Danilo heim?
    Desde qdo se marca um centroavante daquele jeito?
    Ontem ele deu o lado todinho pro A.R. (desculpem, mas não dá pra escrever esse nome toda hora...) virar e por pouco desempatar no finalzinho da partida.

    Qto as contratações, parece que não será assim tão fácil termos os reforços que pareciam já certos.

    Que fase heim?

    Ah, Alcides! O Balanço Patrimonial do Palmeiras está irregular!
    Eles assassinaram o princípio contábil da Competência e lançaram valores referentes a exercícios próximos pelo seu valor total no exercício atual, e isso vai totalmente de encontro às normas contábeis vigentes no país. Sem falar nas práticas contábeis em uso. Os valores referentes ao exercício de 2012 devem ser reconhecidas em 2012, não importando se foram recebidas de forma antecipada, afinal elas são do exercício de 2012 e não 2011.
    Isso é uma forma de mascarar o balanço e apresentar um resultado
    positivo em comparação à gestão do Beluzzo. Esse valor recebido antecipadamente deve constar do Caixa e não do Balanço, pois não pode afetar o Resultado do Exercício.

    É isso amigos!

    Dinho Maniasi

     
  • Às 30 de maio de 2011 às 15:23 , Anonymous Antonio Mirandola Bastos disse...

    Que patriota aquele mineirim que narrou o Palmeiras e Cruzeiro de ontem e que se chama Rogerio Correia.
    Ele torceu o tempo todo pra cruzeirada e ficou murcho quando o Palmeiras fez 1 x 0.
    Ele só voltou a se entusiasmar depois que o cruxeiro empatou.
    Correia tentava puxar a boca do Lino a toda hora pra criticar o Palmeiras, mas o Lino foi muito correto e punha sempre a bola dele no chão. O Lino foi muito sensato e muito profissional nºao pegando corda do mau profissional
    O Sportv tinha que ter dó e poupar a gente desses locutores caseiros.
    Quanto ao nosso time quem não conhece o Felipão? Ele vai jogar sempre fechado na defesa mesmo que tenha em mãos 11 craques, porque esse é o jeito dele jogar.
    Mas se tá dando certo vamos jogar assim.

     
  • Às 30 de maio de 2011 às 20:08 , Anonymous Edson disse...

    Quando vier o M Leite e os quebrados voltarem a jogar, acho que melhora.

     
  • Às 30 de maio de 2011 às 20:47 , Anonymous SERGIO disse...

    LANÇADO O SITE DA NOVA ARENA...

    http://www.novaarena.com.br/home/

    MUITO 10!

    BOA NOITE A TODOS.

     
  • Às 30 de maio de 2011 às 21:49 , Blogger Unknown disse...

    Pois é galera, infelizmente vamos assim sofrendo mas como diz nosso maior ídolo na atulidade "quanto mais a gente sofre, mais PALMEIRENSE agente fica" (são Marcos).

    Araçatuba Jr. Também vi essa matéria, porém existe uma fonte que me confirmou que a noticia foi plantada, pode reparar que ela saiu depois que o Felipão meteu a boca sobre as contratações que o palmeiras pretendiam estavam vazando, a fonte me afirmou que isso foi um pedido da diretoria para o Alex Muller colocar em seu blog, pois é um blog muito acessado e que iria dar o que falar, espero que seja verdade, essa mesma fonte me confirmou que o matinuccio e o Henrique estão certos, o henrique a diretoria está tentando pagar um salário menor do que o que ele pediu e o seu empresário está discutindo isso, por isso não assinou e o martinuccio, disse que está tudo certo, mas só será divulgado após a libertadores, inclusive com o contrato assinado... Espero que essa fonte seja realmente boa, vamos esperar para ver...
    Abraço a todos...

     
  • Às 31 de maio de 2011 às 09:45 , Blogger Sergio Mendonça disse...

    Amigo parabens por estar presente ao jogo na Arena do Jacaré. Mesmo sendo dificil torcer para este time do PALMEIRAS, nós temos de estar presentes.

     
  • Às 3 de junho de 2011 às 19:37 , Anonymous Anônimo disse...

    o palmeiras virou um time de futebol americano. É uma defesa ambulante, exceção de uns momentos na decada de 00, o palmeiras está "mutando" seu
    dna e virando um time de defesa, mediano e sem jogadores que desequilibram. Se a defesa garantisse realmente, como faz a "steel courtain" do steelers, tudo bem. Mas
    a desgraça de se ter um time que só e defende é que uma hora ou outra toma 1 gol e ai, o que fazer?
    O palmeiras não tem vocação para ser time de defesa. Até porque
    a tendencia é o ataque levar vantagem em relação a defesa.
    Pode-se jogar com 3 zagueiros, 4 volantes e mm assim o palmeiras leva gol. Se ainda a defesa bloqueasse a parte do jogo terrestre, tudo bem. Mas e o jogo aereo? O tipo de gol que as defesas do palmeiras mais tem levado desde 2000 pra cá geralmente é no meio da entrada da pequena area ou outros setores da pequena area? Responsabilidade do goleiro? Não. posicionamento.Se fosse regulamento que permitisse varias substituições, daria para formar um time defensivo e outro ofensivo. Mas, já que não é possivel, talvez o ideial seria propor uma ideia inspirada no futebol americano:
    1 atacante marcando a saida do rival, 2 alas pra bloquear as laterais, um primeira linha de 3, no caso os volantes e por fim, a linha final ou segunda linha, com 2
    caçadores, tipo pierre e marcio araujo.Minha ideia seria uma formaçao com goleiro,2 alas,2 volantes ageis na defesa,3 zagueiros na intermediaria e meio campo,2 meias ofensivos-marcadores e 1 atacante rompedor.Um time esquisito, com dna defensivo,mas se bem treinado poderia criar uma peça defensiva com 10 jogadores e uma força ofensiva com 5 jogadores e
    dependendo do que fosse, vindo de surpresa outros jogadores.
    Felipão, pense nisso...

     
  • Às 3 de junho de 2011 às 19:44 , Anonymous Anônimo disse...

    A ESPANHA de 2008 para cá mudou e para melhor. Resolveu, dentro de suas circunstancias, que o melhor era jogar com um volante tecnico, um time leve,posse e dominio de bola
    Eis o sucesso- O BARÇA, que não para de ganhar titulos e a seleção da espanha, que venceu as 2 mais importantes competiçoes de fuebol, euro 2008 e copa 2010.
    Parece um time fragil, todavia, domina o adversario com toque e posse de bola e matador na hora que precisa(ex barça - villa e pedro)
    Nosso time poderia adaptar algo do futebol americano no dna do palmeiras. Seria "a defesa atacante"
    Lembram do palmeiras 3b do ano 2000? TATICA DO PEBOLIM, que deu certo até o primeiro tempo da final da mercosul 2000 que depois misteriosamente levou 4 gols de virada, tambem pudera, sem jogador
    para desequilibrar ou para segurar a onda da rapaziada

     
  • Às 3 de junho de 2011 às 19:48 , Anonymous Anônimo disse...

    Mas precisa de jogador que faça a diferença. OS armadores poderiam ser o valdivia,o lincoln e mais 2(tipo montillo e conca, so de exemplo) e
    2 ou 4 atacantes rompedores(tipo luis fabiano, kleber talvez precisasse ser
    mais veloz, o madison- ideal, mas baladeiro- o marcelo moreno ou mm
    outro que fosse forte e veloz)

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial