Observatório Alviverde

25/10/2011

DIRETORIA E FELIPÃO TEM DE CALAR A BOCA E PARAR DE FALAR EM CONTRATAÇÕES! PRINCIPALMENTE EM DISPENSAS!

 

É indiscutível, muito visível, que há insatisfações no elenco do Palmeiras, decorrentes dos mais variados motivos, entre os quais destaco:

1) A revolta do grupo para com a diretoria a partir do momento em que, estupidamente, infantilmente, amadoristicamente, Pituca admitiu em entrevistas, que daria um aumento salarial a Kléber manga-podre depois de tudo o que ele fez antes de cumprir o seu sétimo jogo no Brasileirão, justamente contra o Flamengo, clube que o aliciou.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@

2) O sentimento de contrariedade em face do abismo que separa os salários da maioria em relação aos de Valdívia, Kléber, Henrique, Maicon Leite, Márcio Araújo e outros. Com esse abismo, com essa diferença, falar em aumento para quaisquer desses jogadores, significa acirrar os ânimos e desencadear desânimos.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@ 

Cá entre nós                                      

Disse-me um empresário influente e bem informado, a quem encontrei numa Feira,na Expominas, semana passada,  aqui em BH:

Como é que o seu Palmeiras pode pagar 240 mil mensais a um jogador comum como Márcio Araújo? 

Seria isso mesmo? Gosto muito de Araújo, mas não creio que ele valha tanto dinheiro porque, de fato, não passa de um bom jogador!

Se estiver ganhando tanto quanto garantiu-me o empresário, é melhor que o Palmeiras encontre uma forma de vendê-lo ou de emprestá-lo a quem se dispuser a pagar tanto dinheiro por um, apenas, bom jogador.

Seria, a exemplo do manga podre, mais um mediano com salário de craque.

Com 240 mil mensais contrata-se craques! Ou estou enganado?

@@@@@@@@@@@@@@@@@@

3) Boa parte do grupo tem bronca de Felipão que, às vezes, pensa que o corpo humano é uma máquina, um motor ou um moto-contínuo, exigindo que o time marque a saída de bola o jogo inteiro, fora a marcação normal rotineira, para a qual ele também é muito exigente.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Raciocinemos

Marcar saída de bola é uma alternativa válida, porém para  determinados momentos do jogo e com jogadores fisicamente capacitados a exercer esse papel e ainda terem forças suficientes para atacar. No Palmeiras só Luan entre os atacantes tem condições de exercer esse papel.

Não existe time nenhum que eu tenha conhecido em mais de quarenta anos de militância no futebol, nem o decantado Grêmio de Felipão que houvesse conseguido usar essa estratégia durante os 90 minutos de um jogo.

O elenco tem razão, sobretudo os atacantes, em reclamar dessa  exigência pra lá de absurda.

Nesse ponto, Felipão não pensa, não raciocina porque ao submeter os seus atacantes, o tempo todo, a tal sacrifício, faz com que todos fiquem, mais do que cansados, extenuados, sem forças para atacar com velocidade, envolver e surpreender as defesas adversárias, chegar, arrematar e, enfim, fazer o gol.

É por isso que não conseguimos pontuar em lances normais do jogo, apenas através da chamada “bola-parada”. Vejam que os nossos atacantes raramente tentam envolver o adversário através do drible ou do individualismo. Os caras, nas poucas vezes que chegam, estão mortos!

@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Insistindo no assunto:

Certa vez conversei com Alencar, que os palmeirenses mais velhos conheceram bem.

Alencar foi o centro-avante campeão da Taça Brasil em 1959, quando o Bahia derrotou o Santos, com Pelé e tudo, dentro da Vila Belmiro, artilheiro que o Palmeiras, imediatamente, contratou. 

Naquela época os nossos dirigentes eram mais inteligentes, mais lúcidos, mais espertos, tinham visão e contratavam sempre muito mais atacantes do que defensores, estes sempre mais fáceis de serem encontrados.

Por isso nunca faltaram gols à nossa primeira academia, eu disse a primeira que ainda não tinha Ademir da Guia, tinha Chinesinho, vendido (como sempre) ao futebol italiano. A segunda só ganhava de 1 x 0 e valia pelo toque de bola mágico, magistral, perfeito!

Há quantos anos não fazemos mais isso, isto é, ter sempre mais atacantes do que volantes de contenção e zagueiros?

Olha eu fazendo digressão da própria digressão, feito a locutorzada do Sportv e PFC, mas não posso furtar-me de relatar o fato histórico 

Alencar também foi técnico e dirigiu muitas equipes do nordeste brasileiro com algum sucesso.

Seu temperamento briguento, incontrolável, e irascível, o prejudicou muito como treinador. Por qualquer coisa ele ia às vias de fato, Saía na mão grande mesmo fosse com torcedor, com jogador e até com diretores dos clubes que dirigia

Fora de campo era um cidadão educado, cortês, que falava com propriedade o boleirês.

Alencar disse-me, certa feita, que o sistema ideal para que um time tenha uma marcação muito forte, sem prejuízo de suas atribuições ofensivas, era através  da meia-pressão.

Ele recomendava a marcação forte da linha de meio campo para trás, atraindo o adversário para criar os espaços e contra-atacar com fôlego, força, contundência e eficiência após a retomada de bola.

Tudo o que Felipão quer fazer mas não consegue porque exagera na dose da marcação total no campo todo e na saída de  bola, diminuindo a vitalidade de seus atacantes em lances absolutamente inúteis.

Felipão tinha de dar uma espiada no canal Mundo Animal para ver e aprender como agem os predadores na hora da caça. Eles são pacientes e economizam energias para que possam ter forças suficientes para o bote do abate.O gol não deixa de ser uma espécie de caça.

Hoje fala-se em linhas de dois, em linhas de quatro, em saída de bola, mas tudo é mera questão de nomenclatura. Naquele tempo ninguém dizia isso porque havia no futebol o que o “genial e fantástico” Telê Santana liquidou , os ponteiros especialistas que acabavam com quaisquer linhas através de dribles e infiltrações desconsertantes.

Os pontas, infelizmente, foram substituidos a pior pela passagem dos laterais, a maioria toscos e previsíveis.

Telê foi um excelente técnico, ótimo preparador de times solidários, arquiteto de lances ensaiados eficientes,simples e objetivos, enfim, um profissional sério, exigente, trabalhador, disciplinador, o rei dos movimentos repetitivos e dos trabalhos de fundamento.

Houve e há um grande exagero da mídia quando se trata de avaliar Telê, que de excelente treinador quando treinou o Palmeiras, foi elevado à condição de gênio e de maior treinador da história do futebol brasileiro a partir de quando passou a dirigir o clube favorito da mídia paulistana, o SPFC.

Os rótulos de gênio e de maior treinador da história, absolutamente exagerados e imerecidos, na medida em que rebaixam Osvaldo Brandão, Rubens Minelli, Filpo Nuñez  que sempre tiveram times melhores que os dele, só lhe foram outorgados por isso.

O resto é papo-furado dos contadores de histórias (ou seria estórias) da mídia brasileira?

Pouca gente sabe, mas quando o SPFC ganhou o segundo mundialito com Telê, parte do grupo não festejou com ele mas a mídia não disse nada, não repercutiu nada, preferiu saborear e festejar a “extraordinária conquista do melhor time do mundo”.

Se era assim àquela época, imaginem como é hoje!

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

4) Mais do que falta de confiança, tem havido um certo esmorecimento dos jogadores do Palmeiras decorrentes de tantas confusões, tantas crises, tantas broncas de Felipão, tantas notícias de contratações e do anúncio intempestivo, completamente fora de hora, de um novo time para 2012.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Para a diretoria e Felipão pesarem, pensarem e avaliarem

Que jogador vai dar o sangue sabendo que só fica no clube até o final do ano e que está vivendo um fim de festa?

Quem vai treinar com afinco sabendo que o ano está terminando e que ele vai ter de procurar um novo clube para jogar?

A diretoria já anunciou que tem doze nomes em pauta. Eu e você entendemos que é em pauta, mas isso soa para os atletas como doze contratações já encaminhadas, quase concluídas, sacramentadas…

Em vez de ficar falando em contratações improváveis, Felipão e a diretoria do Palmeiras precisam, sim, motivar o elenco, levantar o moral o grupo e promover, urgentemente, uma tabela de gratificações por objetivos alcançados, mais ou menos assim:

Pela quase impossível vaga na Libertadores, X reais. Pela vaga na Sul-Americana, Y reais e pela fuga do rebaixamento, Z reais. Fica muito mais barato do que cair para a segunda divisão.

Não se esqueçam que muitos dos ameaçados pelo corte  torcem por times adversários e numa hora como essa podem fingir profissionalismo mas se vingam do clube e nos enterram dentro de campo.

E, se a exemplo do que ocorria no Corinthians na época do jejum das décadas de 60 e 70 os próprios dirigentes oposicionistas do Palmeiras enviarem, à socapa, pacotes de dinheiro para alguns atletas?

Não creio que cheguem a tanto, nem os maus dirigentes nem os jogadores, mas, do jeito que andam as coisas, tudo pode acontecer nesse Palmeiras sofrido, abatido, desolado e acuado, como jamais ocorreu em sua história.

Não se esqueçam que os nove pontos de vantagem sobre o primeiro dos quatro da faixa da degola vão se desgastar e se dissipar muito rapidamente se não conquistarmos, urgentemente, uma vitória,

Do jeito que o time anda, com as crises se avolumando e se multiplicando a cada dia, com um técnico cujas palavras já não são tão ouvidas e obedecidas por um elenco cada dia mais arisco e desconfiado quanto ao destino de cada jogador, estamos correndo severíssimos riscos de perder a sul-americana e entrar no rebolo.

Portanto, alerta diretoria. Melhor é prevenir do que remediar!

A DIRETORIA E FELIPÃO TÊM DE CALAR A BOCA E PARAR DE FALAR EM CONTRATAÇÕES!

PRINCIPALMENTE EM DISPENSAS!

COMENTE COMENTE COMENTE

20 Comentários:

  • Às 25 de outubro de 2011 às 08:43 , Anonymous J.A. disse...

    Sou (ou era) fão nº1 do Márcio Araújo, com R$ 240.000,00, passarei a ser o nº 100000000000000
    gente o que está nos acontecendo?, falei em uma ocasião, é sério e repito, vamos entregar à DEUS a organização, administração, planejamento, enfim toda rotina e mister diário do nosso amado Palmeiras, rezar também pelas tais eleições, pois como diz a música, se perde fico triste, se ganha fico alegre.
    Abraço a todos os Palmeirenses.

     
  • Às 25 de outubro de 2011 às 10:02 , Anonymous Benê disse...

    Alcides] Eu não acredito que Marcio Araujo ganhe ium ordenado alto desse geito mas eu me lembro que foi uma novela daquela das oito horas da noite da rede globo contratar ele. Olha se o MA custa tudo isso foi muita falta de competencia do Beluzo porque ta cheio de bolero que nem o MA por ai que ia custar mais barato. Eu acho ele muito bom mais que não vale tanto dinheiro assim. Outra coisa essa adivertencia que voce faz é seria. Pelo menos até a gentese livrar do rebaixamento o Filipão e a diretoria tem que calar a boca e nem tocar no assunto de contratação de jogador.Valeeuu

     
  • Às 25 de outubro de 2011 às 10:34 , Anonymous M.M. disse...

    Kléber ganha 220 mil reais.

    Maikon Leite ganha 70 mil reais.

    Márcio Araújo não ganha no máximo os mesmos 70 mil reais do Maikon Leite.

    O Pierre ganha 150 mil por exemplo.

    =====

    A proposta do Grêmio só não foi feita ainda porque a situação de Kleber segue indefinida no Palmeiras. Ontem, acompanhado de seu empresário, Giuseppe Dioguardi, o centroavante foi ao Sindicato dos Atletas de São Paulo informar-se sobre a possibilidade de acionar o clube na Justiça por submetê-lo a treinar separado. O afastamento ocorreu dia 12, quando ele acusou a direção de nada fazer em defesa do volante João Vitor, agredido por torcedores.

    Caso recorra à Justiça, o jogador irá alegar prejuízos a sua imagem profissional por trabalhar em turno diferente dos demais. O salário não será problema. No Palmeiras, Kleber recebe R$ 220 mil mensais, valor que fica bem abaixo, por exemplo, do que é pago a Gabriel.

    =======

    Esse Gabriel é aquele lateral filho do Vladimir e seu salário é de 280 mil reais.

    ========

    O salário de Valdívia é de 150 mil euros, hoje, corresponde a 360 mil reais aproximadamente.

    ========

    Thiago Neves ganha 700 mil
    Adriano ganha 500 mil
    Deivid do Flamengo ganha 500 mil
    Luis Fabiano custou 17 milhões e ganha 400 mil
    Ronaldinho Gaucho 1 milhão
    Liédson 400 mil
    Emerson Sheik de 32 anos recebe 300 mil
    Fred 400 mil
    Deco 500 mil
    Rafaél Sóbis 350 mil
    Borges 350 mil (santos paga 300 e gremio 50)
    Neimar - Incalculável no momento
    Douglas - custou 7 milhões de dólares e ganha 350 mil

    Alex foi comprado pelo Corinthians por 14 milhões de reais e ganha 300 mil.

    =======

    Nota-se claramente uma inflação do mercado em termos salariais.

    Alguns clubes investiram em aquisição dos direitos prevendo revenda, o que dá menos prejuízo do que só pagar salário.

    ========

    Isso é mercado.

    O Futebol é mercado.

    Quem não investe fica pode ficar para trás.

    Ainda mais se investir no barato e caro.

    =======

    Saudações.

     
  • Às 25 de outubro de 2011 às 10:35 , Anonymous M.M. disse...

    Por isso que faço coro de se trocar um técnico e auxiliar que valem mais de 1 milhão entre salários e impostos, por 3, 4 jogadores de ponta.

    Saudações.

     
  • Às 25 de outubro de 2011 às 10:47 , Anonymous INFORMAÇÃO disse...

    Contratações feitas pós-Felipão:

    Adriano Michael Jackson (já saiu)
    Chico (contrato até Dez/2012)
    Cicinho (Jul/2015)
    Dinei (Dez/2011)
    Fernandão (Mai/2012)
    Fabrício (Já saiu)
    Gerley (Jul/2014)
    Henrique (Jun/2012)
    João Vitor (Dez/2012)
    Luan (Jul/2016)
    Maikon Leite (Jun/2016)
    Max Santos (Já saiu)
    Paulo Henrique (Dez/2011)
    Pedro Carmona (Dez/2012)
    Rivaldo (Dez/2012)
    Ricardo Bueno (Mai/2012)
    Tadeu (Palmeiras B)
    Tinga (Jun/2015)
    Thiago Heleno (Dez/2012)
    Valdivia (Ago/2015)
    Wellington Paulista (Já saiu)


    Rivais no período

    Corinthians
    O rival contratou 15 atletas desde o meio de 2010. Adriano, Liedson e Emerson são os “consagrados”.

    São Paulo
    Foram 13 jogadores contratados no período. O maior investimento foi com Luís Fabiano.

    Santos
    O Peixe contratou 15 atletas. Borges e Elano foram os principais. A maioria não vingou na Vila Belmiro.

     
  • Às 25 de outubro de 2011 às 21:23 , Anonymous WALTER PORCÃO disse...

    O blogue tem razão porque se o Parmera desmerece quem está jogando vai se f.. no fim do campeonato.
    Quem vem não vão salvar o time porque não jogam. Só quem esta jogando pode salvar a gente. Precisamos de mais 3 pontos em sete jogos. Eu fico contente se a gente ganhá dos bambis e dos gamba. Estraga o titulo deles pra mim é que nem ganhar o campeonato. Quer saber é msis gostoso ver eles sifu do que a gente ser campeão. Odeio bambi detesto gamba e não tolero as sardinha.

     
  • Às 25 de outubro de 2011 às 21:46 , Anonymous Edson disse...

    Walter, gostei do fim da sua cornetada.

     
  • Às 26 de outubro de 2011 às 08:19 , Anonymous PQP disse...

    Desafetos de Felipão no Palestra Itália, porém, argumentam ter sido o treinador que entrou na briga pensando em se transferir. Acreditam que ele afastou Kléber apostando que isso provocaria a sua demissão, justamente quando o São Paulo tinha interesse nele.

     
  • Às 26 de outubro de 2011 às 09:26 , Anonymous M.M. disse...

    PQP

    Que novidade não?

    O próprio representante do são paulo agora disse que o convite era só uma consulta, uma possibilidade.

    Me desculpe, mas o presidente Tirone desonrra as bananeiras.

    Nem pra banana ele não serve.

    E o Palmeiras se perder para o Atlético Mineiro, o que é bem provável na casa deles,ficará a 5 pontos da zona de rebaixamento.

    E caso o Palmeiras caia para segunda divisão, não tenham dúvidas que o primeiro a pedir a conta será o santo Luis Felipe Scolari.

    Que o Palmeiras consiga pelo menos um empate na base da única base que tem, que é a retranca.

    Se ganhar estamos definitivamente fora.

    É isso.

     
  • Às 26 de outubro de 2011 às 11:10 , Anonymous PQP disse...

    Se o palmeiras cair, e o felipinho e o murtozinha partirem, vou fazer questão de ler o que as FELIPETES desse blog vão escrever.

     
  • Às 26 de outubro de 2011 às 14:16 , Anonymous Paulo disse...

    Palmeirenses deveriam cobrar da diretoria a quem ela pagou os direitos do liberiano Allison

    http://www.facebook.com/notes/paulo-teixeira/palmeiras-diz-ter-pago-direitos-de-forma%C3%A7%C3%A3o-de-dweh-allison-a-quem/2621761463394

     
  • Às 26 de outubro de 2011 às 14:44 , Anonymous INFORMAÇÃO disse...

    O atacane Nunes nunca foi dirigido pelo Felipão.

    Mas é jogador e como todo jogador, sabe como é o Felipão, porque a informação gira e não para.

    Hoje em dia, os jogadore se falam muito mais que no tempo do TELÉGRAFO.

    =====

    Márcio Goiano chegou para dar um jeito no São Caetano. E conseguiu. Pegou a equipe na 18ª colocação e, em apenas nove rodadas, conseguiu levá-lo ao 13º lugar, o deixando a quatro pontos de distância da zona de rebaixamento. O técnico ainda está invicto no comando do time do ABC – foram cinco vitórias e quatro empates – e vem sendo cada vez mais elogiado pelos jogadores.

    Nunes é um deles.

    Só que o atacante, além de elogiar o ‘professor’, aproveitou para dar uma cutucada em Felipão, atual técnico do Palmeiras: “Tudo depende de quem está no comando. O Márcio trata a todos de maneira igual. Hoje, quem está fora até torce para quem está dentro, porque se o time ganha, todos ganham. No Palmeiras, o Felipão às vezes joga contra o time, o que acaba desmotivando”, disse o atacante em entrevista concedida ao Diário do Grande ABC.

     
  • Às 26 de outubro de 2011 às 16:27 , Anonymous Blog do Luis Ceará disse...

    LUIZ CEARÁ

    Minha filha me mandou isso que você vai ler agora. Leia e pense.

    A Justiça Brasileira!!!

    Eis o porquê da expressão: ‘deixar o cachorro passar e implicar com a pulga’

    Isso foi exibido em todos os telejornais noturnos na quinta feira.

    Paulo, 28 anos, casado com Sônia, grávida de 04 meses, desempregado há dois meses, sem ter o que comer em casa foi ao rio Piratuaba-SP a 5km de sua casa pescar para ter uma ‘misturinha’ com o arroz e feijão, pegou 900gr de lambari, e sem saber que era proibido a pesca, foi detido por dois dias, levou umas porradas. Um amigo pagou a fiança de R$ 280,00 para liberá-lo e terá que pagar ainda uma multa ao IBAMA de R$ 724,00. A sua mulher Sônia grávida de 04 meses, sem saber o que aconteceu com o marido que supostamente sumiu, ficou nervosa e passou mal, foi para o hospital e teve aborto espontâneo. Ao sair da detenção, Ailton recebe a noticia de que sua esposa estava no hospital e perdeu seu filho, pelos míseros peixes que ficaram apodrecendo no lixo da delegacia.

    Quem poderá devolver o filho de Sônia e Paulo?

    Henri Philippe Reichstul, de origem estrangeira, Presidente da PETROBRAS.

    Responsável pelo derramamento de 1 milhão e 300 mil litros de óleo na Baía da Guanabara. Matando milhares de peixes e pássaros marinhos. Responsável, também, pelo derramamento de cerca de 4 milhões de litros de óleo no Rio Iguaçu, destruindo a flora e fauna e comprometendo o abastecimento de água em várias cidades da região. Crime contra a natureza, inafiançável.

    Encontra-se em liberdade. Pode ser visto jantando nos melhores restaurantes do Rio e de Brasília.

    Esta é uma campanha em favor da VERGONHA NA CARA.
    Eu já divulguei, e você? Faça sua parte, não demora nada.
    Nada mesmo.

     
  • Às 26 de outubro de 2011 às 19:05 , Anonymous Edson disse...

    Alcides, esse blog anda lembrando o antigo palestrinos, que foi tirado do ar em virtude de algumas participaões que transformaram aquele, outrora excelente blog palestrino, em um fórum de debates e ofensas entre os seus participantes.
    Identifico pessoas que colocam as suas opiniões e depois participam com outros cognomes para dar apoio àquilo que escrevem.
    Agora, como se isso não bastasse, passam a desrespeitar opiniões alheias, colocando ofensas como a tal "das Filipetes".
    Opinião cada um tem a sua e é preciso, para que o blog não se perca como o palestrinos, que haja respeito e argumentação, não ofensas.
    Talvez seja preciso exigir identificação das participações e/ou moderação de nicks que se expressem de forma ofensiva.
    Saudações.

     
  • Às 26 de outubro de 2011 às 19:13 , Anonymous Edson disse...

    Em tempo:em discussão de futebol todo mundo tem razão e, ao mesmo tempo, ninguém tem razão. Isso aqui é apenas um passatempo de torcedores apaixonados, que têm em comum a simpatia pelo nosso amado Verdão.

     
  • Às 26 de outubro de 2011 às 20:19 , Anonymous Edson disse...

    Pessoal, acessem o link abaixo e ouçam a entrevista do presidente dos eternos palestrinos. Vale a pena pois dá uma injeção de ânimo.

     
  • Às 26 de outubro de 2011 às 20:21 , Anonymous Edson disse...

    Desculpem, esqueci de por o link

    http://www.3vv.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=5523:ou%E7a-a-entrevista-de-marcos-borin-dos-eternos-palestrinos-na-bandeirantes&Itemid=25

     
  • Às 26 de outubro de 2011 às 21:21 , Blogger Miguel disse...

    Oi Alcides! Não tem jeito de evitar de falar em contratações, pois o time é tão sofrível que nem o técnico aguenta mais olhar para a cara dos mesmos incapazes de sempre. Pode falar e escancarar aos 4 ventos que esse bando de manés vai ser desmontado e 2011 vai ser apagado da nossa memória. Apenas as enciclopédias do futebol lembrarão deste time como exemplo de má administração e ruindade. Tanto faz a colocação no campeonato e tanto faz o salário do jogador, pois cada um ganha aquilo que merece, ou que o chefe acha que merece. Se o cara não vale isso, então a culpa é do diretor de futebol que acertou esse salário e não do jogador. Feliz 2013, pois 2012 com Pituca não vamos a lugar algum.

     
  • Às 26 de outubro de 2011 às 22:55 , Anonymous Edson disse...

    Salve o Libertad, caçador de bambis!!!!

     
  • Às 26 de outubro de 2011 às 23:09 , Anonymous Edson disse...

    Os comentaristas do sportv estão constrangidos pelo saopaulinho.
    Um gol "absolutamente irregular". Dessa vez o impedimento não foi "difícil" e não teve nenhum atenuante para o árbitro colombiano.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial