Observatório Alviverde

03/10/2011

QUEM SERÁ CAPAZ DE DECIFRAR O ENIGMA DESSA ESFÍNGIE CHAMADA S.E.PALMEIRAS?

 

Hoje eu não quero divagar, não quero viajar, não quero sonhar…

Quero ter os pés muito firmes no chão, e estar seguro de minhas convicções.

Quero olhar o presente implacável sem o tom nostálgico e a magia de um passado glorioso do Palmeiras, que insistem em se manifestar.

Afinal, não sou locutor do Sportv, não sou antropólogo, não sou professor de história e, menos ainda, tenho vocação ou inclinação para diretor de museu.

Respeito demais aquele Palmeiras m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o  do passado que me proporcionou as incomensuráveis alegrias que vivem em minha lembrança, dando-me força e alento para suportar esta hora triste de vacas tão magras e de uma seca impressionante de títulos e conquistas.

Eu, que pude ver, ouvir, viver, vivenciar e me emocionar com o Verdão, em seu poder e  plenitude de time de ponta do futebol brasileiro, pergunto-me, hoje, se, de fato, estou torcendo pelo mesmo clube, tantas são as decepções de ultimamente.

Ter um passado tão glorioso é Da Guia, isto é, é divino, mas o Palmeiras que importa é o de hoje, esse que aí está, louco, imprevisível, sofrido, trôpego, cambaleante, sinistro, revogadas quaisquer disposições contrárias.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@

NOSSO PROBLEMA NÃO É TREINADOR

Responda rápido:

Quais os três treinadores mais importantes do futebol brasileiro nos últimos  20 anos?

A resposta é instantânea, clara, rápida, incisiva, categórica: Luxa, Muricy e Felipão!

Há algum outro desse jaez?

E, no entanto, nenhum deles deu certo, no Palmeiras.

Lembremo-nos, sempre, que cada qual usou um estilo diferente e um modo diverso de trabalhar.

Foram três tentativas, três fórmulas diferentes, distintas, que não deram certo no Palmeiras mas que vingaram em outros clubes.

No ano subseqüente a sua saída do Palmeiras, fazendo uso usando dos mesmos métodos usados no Verdão, Muricy foi campeão brasileiro treinando o Fluminense.

Luxa ganhou o carioca e faz boa campanha com o Flamengo que está inserido no ról das equipes que brigam de fato, pelo título.

Felipão está à espreita de um vacilo de Mano Menezes para ser o treinador da Seleção que disputará a próxima copa, com o aval de Ricardo Teixeira e com a anuência de 90% dos jornalistas esportivos do Brasil.

Se Felipão serve para a Seleção, por que não serve para o Palmeiras?

@@@@@@@@@@@@@@@@@@

FELIPÃO NÃO É MAU, ESTÁ MAL

Felipão está mal, mas ele, em si, não é o problema do Palmeiras.

Um time com atletas acusados de combinar uma derrota de goleada em Curitiba a fim  de derrubar o treinador, este, sim é que é um grande problema.

Não existe justificativa plausível ou explicações lógicas para um procedimento irracional e antiprofissional como esse. 

Ora, quem boicotou uma vez, boicota duas, três ou quantas forem necessárias, até atingir os seus objetivos escusos.

Aí é que está o grande nó-do-górdio.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@

A CAUTELA DE PITUCA E DE FRIZZO

Eu cheguei, num primeiro momento, a admitir a dispensa de Felipão, mas refleti melhor e, creio firmemente, que a diretoria está certa e que esta não é a hora mais propícia para uma medida tão extrema.

Colocando-me nos lugares de Pituca e Frizzo, analisando o caso sem emoção e com atenção, com mais realismo e menos lirismo, concluo que Felipão, apesar dos pesares, tem  de continuar. Ao menos, por enquanto!

Tá ruim com ele? Não tá! É claro que tá!

Mas, creiam, pode ser muito pior, sem ele!

Por que demitir um técnico sério, correto, honesto, trabalhador, exigente, líder, cumpridor de suas obrigações e manter jogadores descomprometidos com o clube, como Kléber e outros?

Não seria a consagração da indisciplina, um brinde à anarquia,  um presente aos irresponsáveis e um monumento aos ídolos-de-barro do elenco que se acham maiores do que o clube?

Então eu pergunto a todos, pois, como dizem por aí, perguntar não ofende:

Quem seria o próximo treinador a ser demitido e o próximo adversário a nos vencer de goleada?

E se os boleiros que engendram essas aleivosias inventassem de deixar que os bambis ou os gambás nos goleassem, a fim de derrubar o novo líder?

Cesteiro que faz um cesto, faz um cento!

@@@@@@@@@@@@@@@@@@

CONCLUSÃO

A leniência de muitos dos nossos para com aqueles que ganham dinheiro no Palmeiras, mas que desrespeitam o seu passado, dão os ombros para as nossas glórias e para a nossa história, desprezam a nossa camisa e cospem em nosso distintivo, parece ser maior do que a tolerância para com o nosso treinador.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@

SEM RADICALIZAÇÕES

Meus amigos, raciocinemos sem radicalizar:

Uma mudança de treinador a esta altura seria, (teoricamente, teoricamente, teoricamente) boa, mas, primeiro, é necessário que se mensure os impactos de uma medida tão extrema, a poucas rodadas do final do Brasileirão.

Sob o aspecto financeiro seria um desastre porque teríamos de proceder da mesma forma como procedemos com Luxa e Muricy, isto é, parcelar a multa, pagar juros e parcelar.

Além disso, teríamos de arcar com o salário de uma nova comissão técnica, que seria, no mínimo, 50% do que pagamos a atual.

Até quando vamos arcar com multas e salários extras a gente que não está mais prestando serviços ao clube.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@

A GRANDE INCÓGNITA

Um novo treinador poderia dar certo, mas, também, pode não dar.

Quem garante que a simples mudança de comando provocaria uma metamorfose radical ou uma revolução em um elenco pobre, limitado, tecnicamente, e com vários jogadores descontentes?

Nem uma tendência para essa evolução parece existir, haja vista que, no Palmeiras, qualquer treinador que chegue tem prazo de validade compatível ao de produtos lácteos nos supermercados, nada mais que isto.

Como se diz aqui em Minas, com um novo treinador e um grupo condicionado a jogar da forma como jogamos atualmente, à Felipão, “periga” a gente entrar na turma do rebolo e ficar fora até da sul-americana.

Um novo técnico, a esta altura do campeonato, apenas poderia melhorar o astral da equipe e a sua parte psicológica, nada mais. Até que ele viesse a conhecer internamente o grupo de jogadores, o Brasileirão teria terminado.

Eu conheço (quem não conhece?) uma fórmula mágica, esta sim, com o condão de poder trazer o milagre da vaga da Libertadores e, em caso de muita sorte e combinação de resultados, o título: Essa fórmula tem um nome, bicho!

A diretoria faria uma combinação com os jogadores e pagaria um bom bicho por objetivo, isto é, se não chegar lá, a boleirada não recebe nada.

Nessa hipótese, com Felipão ou sem Felipão, ter-se-ia uma certeza: os jogadores dariam o máximo e a superação em campo poderia levar um time limitado a objetivos situados acima de sua capacidade.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@

SUGESTÃO

A diretoria tem de fazer a sua parte, urgentemente, sob pena de perder outro ano da vida do Palmeiras.

Esse bicho por objetivo poderia ser o elemento catalizador a amalgamar um elenco disperso e desunido.

Da mesma forma, tornar-se a força propulsora com poder suficiente para catapultar o time a um objetivo útil de classificação para a Libertadores, já que o título fica sempre mais distante a cada rodada que disputamos

@@@@@@@@@@@@@@@@@@

PENSANDO POSITIVO

Apesar do trabalho de sapa contra Felipão, engendrado por minoria absoluta do elenco, apesar da mesmice tática de nosso treinador e de sua insistência com jogadores fracos,  ele ainda pode nos conduzir à Libertadores.

A cada rodada a tarefa fica mais difícil na exata proporção da diminuição do número de jogos, mas se analisarmos a rodada deste final de semana, vamos verificar que:

A nossa distância em pontos para Vasco e Corinthians não se alterou.

Ganhamos 1 ponto em relação ao São Paulo.

Ganhamos 1 ponto em relação ao Botafogo

Ganhamos 1 ponto em relação ao Internacional.

Apenas Flamengo e Fluminense aumentariam a vantagem sobre nós em dois pontos, mas vamos enfrentá-los dentro de duas e três semanas, sendo o Fla no Engenhão e o Flu, em nossa casa.

É obvio que uma vitória sobre o América nos deixaria melhor na fita, mas o empate nós não devemos encará-lo como um desastre.

Os números que colocamos provam isso.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@

O TIME DO AMÉRICA NÃO É TÃO RUIM

Vocês, tenho certeza, quase não acompanham o América, mas eu, sim. Tenho muitos amigos e conhecidos na diretoria e simpatia pelo clube cuja camisa é verde.

Anotem aí: apesar da lanterna, o time do América não é tão frágil quanto dizem ou como os números podem indicar.

O América, neste brasileiro, tem sempre sido acompanhado por muito azar e prejudicado na cara dura pelas arbitragens. Certamente  vai tirar muitos pontos de várias equipes que lutam por títulos e vagas neste Brasileirão;

Esse é um raciocínio correto que até nos reconforta, mas quando pensamos que o nosso time é limitado dá vontade de chorar…

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

PERGUNTAS FINAIS

Com 11 rodadas pela frente, o que poderemos fazer, ainda, neste Brasileiro?

Raciocinando com mais frieza, como fiz, você ainda considera que seria uma boa a saída de Felipão, praticamente no fim do campeonato?

COMENTE COMENTE COMENTE

18 Comentários:

  • Às 3 de outubro de 2011 às 10:52 , Blogger Unknown disse...

    Caro Alcides, apesar de eu fazer tantas críticas ao nosso treinador, também acho que não é o momento de tirarmos ele, como vc disse, passaram só, veja bem só os 3 melhores do país no momento e ninguém resolveu nada...

    O problema do palmeiras chama-se diretoria, politica, conselheiros, essa corja toda ai que só sabe maltratar o palmeiras...

    Com relação a sua ideia de bicho, tenho fontes que já me confirmaram que o elenco tem em sua mão a promessa do BICHO sim, 3 milhões em caso de vaga na libertadores e 5 milhões em caso de conquista de títulos, como esse valor seria dividido, ficamos sem saber, mas o bicho ai está...

    Com relação à libertadores, somos palmeirenses e não desistimos nunca, sou palmeirense com muito orgulho e com muito amor, claro que acredito que ainda poderemos chegar à libertadores, mas vendo o que tenho visto, acho difícil...

    Porém neste exato momento, tenho uma impressão de que, começaremos uma reação neste campeonato quando faltarem 10 rodadas para o final, não jogaremos bem na próxima partida mas conseguiremos nos colocar melhor à partir de então...

    Eu acredito em uma virada, em uma arrancada à partir do momento que faltarem 10 rodadas, não sei pq, mas acredito...

    Abraço a todos...

     
  • Às 3 de outubro de 2011 às 11:14 , Anonymous Observador do Observatório disse...

    Planejamento para 2012, se depender da continuidade de Luis Felipe, pode trazer qualquer jogador de melhor qualidade, que nesse esquema de jogo não vinga.

    O preço de Thiago Neves (o traíra) por exemplo, hoje para o Flamengo é de 7 milhões de reais.

    Felipão ainda custará nesses 3 meses que faltam, aproximadamente 3 milhões.

    Todo técnico em atividade ou não, está sempre atento aos times grandes e conhecem a situação do time.

    Andrade foi campeão pelo Flamengo em 2009 por exemplo. Não é TOP, mas deu paz ao time.

    Não, o Palmeiras não precisa de Andrade. Não necessariamente de Andrade.

    Mas para chegar a zona de Sulamericana não precisa gastar uma fortuna.

    Como o Jorginho é possível que não saia antes de devolver a Portuguesa à primeira divisão, poderia se tentar o Gilson Cleina.

    Mas isso são apenas alternativas.

    Jorginho tem a vantagem de conhecer todos os setores de futebol do clube Palmeiras.

    O Palmeiras está a 5 pontos da Libertadores e ao mesmo tempo 5 pontos para sair da Sulamericana.

    Não é preciso pagar tanto, ainda mais que Luis Felipe abre mão da multa.

    O único e verdadeiro motivo do porque o Luis Felipe não saiu ainda é puro e simplesmente para o presidente Tirone poder se proteger da ira da torcida em caso de fracasso. Luis Felipe está na planilha financeira até o fim de 2011, ou seja, dentro do orçamento. Talvez não seja interessante para o presidente antecipar essa contenção de gastos.

    É mais ou menos assim:

    - A gente manteve um técnico pentacampeão mundial, mas infelizmente ele não conseguiu atingir os objetivos.

    - A culpa é dele.

    Bem conveniente para Tirone e Frizzo, que já estão de olho nos altos valores que entrarão no clube em 2012 e que poderá permitir montar um elenco mais fórte, com um técnico mais dentro da realidade financeira.

    Nada mais.

     
  • Às 3 de outubro de 2011 às 11:33 , Anonymous victor tredenski disse...

    Alcides, essas trolhas que infestam e corroem o Palmeiras vivem bradando aos quatro cantos e em alto e bom tom que o Palmeiras ta endividado e coisa e tal, se bem que eu acho estranho e ninguem conseguiu explicar pra mim até hoje de forma incisiva como o Palmeiras está tão endividado assim se é o clube de segunda maior cota de patrocinios do futebol brasileiro, é o terceiro em cotas de TV, e mesmo com uma campanha bosófila no brasileiro, é um dos melhores de bilheteria, e ainda vem esses bostas dizer que o Palmeiras tá endividado etc etc etc!!!!Se nós estamos tãããããão endividados assim como esses merdas dizem, imagine o botafogo, gremio,flamengo e por ai vai......

    Pagar bicho pra boleirada?????? Tirone e outros bostas nem compraram os armarios pro vestiario da arena, quiçá pagar bicho pros caras!!!! É exigir demais desses trolhas Alcides

    abraços

    PALMEIRAS, INDEPENDENTEMENTE DA SITUAÇÃO QUE SE ENCONTRA, EU TE AMO PARA SEMPRE

     
  • Às 3 de outubro de 2011 às 11:46 , Blogger Miguel disse...

    Alcides, para mim o Pituca não quer confessar mas o grande problema é monetário. Nunca vai aparecer alguém com culhões suficientes para confirmar isso, mas esse baixo rendimento do time demonstra claramente que tem gente entregando os jogos fáceis para forçar um acerto dos bichos que podem estar atrasados. Pasquisando as escalações alheias pode-se observar que os times não são tão superiores assim, o nosso que é imoral. E o técnico não tem culpa, pois os melhores já trabalharam lá e não conseguiram nada, pelos mesmos motivos.

     
  • Às 3 de outubro de 2011 às 13:20 , Anonymous Benê disse...

    Alcides
    A midia fala que os salarios no Parmera estão em dia. Então não tem motivo para a jogadorzada alega farta de grana. Tambem não concordo que se tenha que dar mais dinheiro a tanto bucho furado como tem lá. Otra coisa que tem la e semvergonhiça mesmo e falta de carater de uns. O nosso treinador ta perdidaço e não sabe mais o que fazer para acertar o time mas acho que ele tem que ir até no fim do ano e daqui a mais tres meses a gente acerta com ele. Valeeu.

     
  • Às 3 de outubro de 2011 às 14:36 , Anonymous BIPOLARES FUTEBOL CLUBE disse...

    Fim do silêncio.

    O goleiro Marcos falou hora do almoço na Band e na Globo.

    Disse que os jogadores nem ficam sabendo dos problemas internos e picuinhas.

    Disse que ficam sabendo algo pelos próprios repórteres, programas e internet.

    Mas disse que isso não influencia em nada os jogadores em campo.

    Disse que o Frizzo é gente boa e que parte financeira está sempre em dia e Frizzo é responsável por isso.

    Só que não falou nada sobre Felipão.

    Aliás, falou apenas que ele aconselhou o time a não falar muito, pois uma faísca no Palmeiras vira incêndio.

    Agora fica uma pergunta no ar.

    Se os problemas políticos não afetam o time.

    Se a parte financeira que é o principal está em dia e por isso, também não afeta o time.

    O QUE PODERIA ESTAR AFETANDO O TIME?

     
  • Às 3 de outubro de 2011 às 15:22 , Anonymous NEY VERDE disse...

    Mestre;
    O que esta atrapalhando é os Jumentso...

     
  • Às 3 de outubro de 2011 às 16:44 , Anonymous Thiago Ramos disse...

    Fui ao jogo.
    Como sempre, Palmeiras faz um gol e acha q tudo esta resolvido.
    Ta faltando mais atenção e vontade de marcar mais de um gol de diferença no outro time.
    Acredito que jogadores do Palmeiras precisam aprender o que eh honra.

    Honrem a camisa do Palmeiras !!!

     
  • Às 3 de outubro de 2011 às 20:36 , Anonymous Verde disse...

    São Paulo é igual o Michael Jackson: prepara a festa, vende os ingressos e morre em casa

     
  • Às 3 de outubro de 2011 às 21:49 , Blogger Miguel disse...

    Ratificando meu comentário, os salários podem até estar em dia, mas o problema são as premiações que podem estar atrasadas, o truque das diretorias é sempre esse: Estufar o peito e dizer em alto e bom som que não há salários atrasados, mas eles escondem os bichos, direitos de imagem e outras coisas que formam a parte que mais vale do salário dos jogadores.
    Lembrem-se do Edmundo que cobrou direitos de imagem de 2007 em 2009, quando já tinha parado de jogar

     
  • Às 3 de outubro de 2011 às 22:42 , Anonymous Anônimo disse...

    Alcides

    Dessa vez concordo com vc em quase tudo.

    Pra mim Chico jogou bem, Araujo não.

    **********************************

    Bipolares, ou será MN, MO, PQP, MM...

    Meu RG é 16.243.102, meu CPF é 16.243.102 e meu CRC é 1SP251348, se vc tem algo pra me dizer diga.

    Falar acobertado por um nick que ninguém sabe quem é e o que faz é muito fácil. É até cômodo.

    Não, é só COVARDIA mesmo!
    **********************************

    Observador

    Corre a boca pequena que Frizzo deixa o cargo após o jogo com o Flamengo.

    Esperavam uma reação da equipe pra que ele pudesse sair por cima, mas a reação ta demorando muito.

    ***********************************

    Thiago Ramos

    No lance do gol do América cabe algumas perguntas:

    Tinhamos 5 jogadores na área do Palmeiras: Gabriel Silva, Chico, Henrique, Fernandão e Maurício Ramos contra 5 jogadores do América, então:

    - Por que o Henrique não estava marcando ninguém?

    - Onde estava o Márcio Araujo, que deveria estar cobrindo o 2º pau e não estava na área, deixando o Maurício Ramos sozinho com 2 jogadores do América?

    - Quem deveria acompanhar o nº 11 americano?

    Assunção, Luan, Valdívia, Quem?

    Não marcaram porque não quizeram!

    ***********************************

    Dinho Maniasi

     
  • Às 4 de outubro de 2011 às 08:52 , Anonymous BIPOLARES FUTEBOL CLUBE disse...

    Dinho disse:

    Meu RG é 16.243.102, meu CPF é 16.243.102 e meu CRC é 1SP251348, se vc tem algo pra me dizer diga.

    Tenho uma pergunta, porque o RG é igual ao CPF ?

    Mais outra: O gol que o Deóla tomou é ou não é falha, pra não dizer frango ?

    Técnico retranqueiro é covarde?

    E digo verde louro dessa flâmula, que a chance do Frizzo sair é a mesma do seu RG ser igual ao seu CPF.

     
  • Às 4 de outubro de 2011 às 09:55 , Anonymous Anônimo disse...

    Podem falar tudo do Felipão, mas um argumento que jamais deveria ser utilizado é o valor do salário.

    QUEM PAGA PARTE DO SALÁRIO DO TREINADOR NÃO É O PALMEIRAS, SÃO PATROCINADORES.

    Alegar que o treinador é caro porque tem alto salário é demonstração de falta de informação, uma informação que já foi amplamente divulgada, mas que muita gente insiste em ignorar.

    Quando o Luxemburgo era técnico do Palmeiras, além do seu alto salário trazia também o custo de uma enorme comissão e não se dava tanto destaque como é dado agora para o atual treinador com salário patrocinado.

    Quem não concorda com o trabalho do Felipão argumente sobre escalações, opções por jogadores, esquema tático, ambiente interno ou qualquer outra coisa que realmente tenha influência sobre o time do Palmeiras.

    Será que a parte do Palmeiras paga ao Felipão é suficiente para pagar o salário de outro treinador de melhor nível, a não ser que queiram contratar algum Vadão ou Roberval Davino?


    Marcelo Luiz

     
  • Às 4 de outubro de 2011 às 10:32 , Anonymous BIPOLARES FUTEBOL CLUBE disse...

    Marcelo Luiz

    700 mil livres de impostos para Felipão.

    150 mil para Murtosa.

    Desses 700, a Parmalat pagou 1 milhão em doze meses, ou seja, pagou 83.333,00. O contrato acabou em julhode 2011.

    Banif e Unimed pelo que consta, completavam os 166.667,00, que perfaziam um total de 250 mil reais.

    Esse é o valor que alcançam os subsídios do salário de Felipão, 250.000,00.

    O Palmeiras ntão pagava 700 mil, menos, 250 mil e mais os impostos.

    700 - 250, sobrava 450.000,00 para o Palmeiras pagar para Felipão e até aqui, normal.

    Mas porém, todavia entretanto, o IRRF, INSS, ISS sobre a nota fiscal de serviços e mais o IRRF, INSS e FGTS sobre a parte da CTPS, são de responsabildiade do Palmeiras.

    Além disso tem o Murtosinha, que também possui os mesmos tributos.

    Murtosa e Felipão davam 600.000,00 sem impostos, com ajuda da Parmalat.

    Sem os 83.000 da Paramalat, subiu para 683.000,00 por mês.

    Agora todo o montante de impostos, que devem ser recolhidos pelo clube, são valores que só um bom Contabilista pode ajudar a desvendar.

    Partindo da simplicidade de que independe muito o quanto vai na CTPS e quanto sai na Nota Fiscal de Serviços, pois mudam-se os impostos, mas no fim dá praticamente na mesma, então temos que usar como base de cálculo, o valor de 850.000,00.

    Agora você precisa consultar um Contabilista, porque essa conta é difícil.

    Aí no fim soma-se tudo e vê quanto o Palmeiras paga.

    E tem mais, não tem como não pagar, pois a Receita Federal é implacável na perseguição e a pontualidade é requisito indispensável, para obtenção de CND´s (Certidões Negativas de Débitos) para obtenção de crédito.

    Meu tio Zé Tchalau, disse que se fosse ele, separava a Folha Salarial criando um Departamento só para esses dois bois de 850.000,00, até para facilitar a prestação de contas e transparência no Balancete Mensal do Clube.

    Falow Marcelo.

     
  • Às 4 de outubro de 2011 às 11:22 , Anonymous BIPOLARES FUTEBOL CLUBE disse...

    MAIS PREJUÍZO FELIPÔNICO

    02/10/2011 Marca Brasil

    São Paulo - 'Não subo porque não tem jogador bom na base”. A declaração de Felipão caiu como uma bomba nas categorias inferiores do clube. Estaria o Palmeiras muito atrás de São Paulo, Santos e Corinthians? Por isso, o MARCA BRASIL foi até o Centro de Treinamento do Verdão em Guarulhos acompanhar a garotada. E diagnosticou: não existe relacionamento entre a equipe profissional e os jovens.

    Desde que assumiu o clube em junho de 2010, Felipão nunca fez uma visita ao CT da base. E pior, nunca enviou ninguém da sua comissão técnica. “Ele deve passar aqui na frente quando volta das viagens e falar. ‘Aqui que é o Palmeiras?’. Ele nem sabe que existimos”, disse um funcionário.

    A reportagem acompanhou os treinamentos da equipe sub-17, sub-20 e do Palmeiras B. Muitos garotos já tiveram participação nos profissionais. Alguns conhecidos estavam lá, como Bruno Turco, Ramos, Gilsinho, Jean, Sabiá. O problema é que nestas passagens, nunca receberam atenção. “Os garotos sobem por protocolo da diretoria. O Felipão nem sabe a posição deles. Aí chegam lá, os meninos ficam treinando separados”, destacou outro funcionário.

    Existem casos estranhos. O garoto Fernando, atualmente no Palmeiras B, estava treinando no profissional e foi ‘rebaixado’ porque Felipão considerou o jogador muito metido. “Ele nunca me disse isso diretamente. Ele comentou do meu carro, mas isso não influencia em campo”, explicou Fernando. A história é que o técnico não gostou do menino da base ter ido treinar com um carro importado e o repreendeu.

    Com 195 meninos e 47 funcionários, o sentimento após a declaração foi de revolta. Para a diretoria da base, a falta de paciência é o motivo da ineficácia na revelação de talentos. “Ele precisa dar mais tempo para eles mostrarem sua qualidade”, disse o coordenador Claudinei Muza.

    Grama judiada, mas estrutura necessária para os garotos

    Cinco campos de futebol, espaço reservado para treinamento de goleiros, uma sala de musculação e uma sala de fisioterapia, além dos vestiários e da rouparia. Dois alojamentos. Uma estrutura que não é um luxo, mas que atende as necessidades da garotada.

    “Temos tudo que precisamos, todo o apoio. Amigos que saíram e foram para o Corinthians, por exemplo, falam que aqui era melhor. O São Paulo talvez tenha um mundo diferente, mas nenhum garoto quer viver trancafiado em Cotia, distante de tudo”, comentou o garoto Hugo, atacante do sub-17 do Palmeiras.

    Recordes e vitórias para calar Felipão

    Sem grandes oportunidades no profissional, a garotada achou uma maneira de responder às críticas do treinador: vitórias. Dirigentes, treinadores e os próprios jogadores reconhecem que ao ouvir que a base não prestava, os garotos se motivaram ainda mais. A resposta veio rápido. Em um clássico com o São Paulo, a equipe sub-20 não teve dificuldades para vencer por 2 a 0.

    “Se fossemos tão inferiores como ele falou, não venceríamos o São Paulo, que todo mundo fica rasgando elogios”, comentou Raul Pires Fachini, supervisor das categorias de base.

    Visto como a principal promessa do Palmeiras, o meia Bruno Sabiá chama a atenção pela capacidade em bater na bola. Aos 17 anos, o garoto já treina no Palmeiras B e é chamado para jogos importantes do Sub-17. Com uma rápida passagem pelo profissional — fez apenas um treino e sem a presenaça de Luiz Felipe Scolari — garante que o time principal pode se reforçar na base.

    “Respeitamos a opinião dele (Felipão), mas existe qualidade na base do Palmeiras, sem dúvida. Precisamos ter chance, apenas isso”, comentou o meia, que disputou o Mundial Sub-17 pela seleção brasileira este ano.

    O atacante Hugo, do Sub-17, também chama a atenção. Com 32 gols no Campeonato Paulista da categoria, bateu um recorde que pertencia a Vagner Love. “Vivo a expectativa de ter uma chance no profissional”, disse.

     
  • Às 4 de outubro de 2011 às 19:11 , Anonymous Anônimo disse...

    A avaliação sobre o custo do atual treinador do Palmeiras não pode ignorar que o Felipão tem contrato com o clube. A discussão não é se um treinador com esse custo mensal deva ser contratado, ele já está lá.

    Dispensar um treinador no meio de uma competição, no meio de um contrato tem suas conseqüências.

    Ter a noção dessa realidade é muito mais útil do que saber de valores contratuais até os centavos

    Já pensaram na saída do treinador agora e no dia seguinte ele ser contratado por São Paulo ou Corinthians e vencer o campeonato por um deles?

    Qual o ambiente que teríamos no Palmeiras para o restante do ano e como seria o trabalho do novo treinador em 2012 tendo que conviver com o fantasma de que nem o Felipão deu jeito no Palmeiras? Esse prejuízo de ambiente pode ser quantificado por algum contabilista? Seria uma festa para a imprensa que adora o Palmeiras.

    A exposição de números, segundo o participante bipolar não contempla dados importantes na análise financeira da manutenção do treinador.

    O salário do novo treinador teria que ser somado ao valor da multa a ser paga pela dispensa do Felipão?

    A resposta a essa pergunta muda completamente a avaliação financeira sobre a permanência ou não do treinador.

    Parece que neste item o Palmeiras tem larga experiência, pois se especializou em ficar pagando mensalmente treinadores para trabalhar em outros clubes. Qual seria a despesa mensal da multa e mais o salário do novo treinador? Seria maior ou menor do que é pago hoje ao Felipão?

    Será que o novo treinador viria com salário simbólico? Esse outro treinador teria o seu Murtosa e mais alguém para a Comissão Técnica?

    O Palmeiras dispensando o Felipão teria todo o montante pago a ele como diminuição de custo?

    Além disso, é de extrema “competência” dispensar um treinador faltando dez ou doze jogos.

    O novo técnico chegaria no meio da competição e dificilmente com contrato somente até dezembro.

    Com todos os melhores nomes empregados sobraria quem para contratar agora? Ficaríamos com esse nome para 2012?

    Caso ocorra a troca do treinador, a “economia” de três ou quatro salários seria adequada para definir desde já o treinador da próxima temporada?

    Por que não buscar o Márcio Araújo para repetir 2001?

    Logicamente existem outros aspectos que devem ser tradados para o próximo ano, especialmente sobre a divisão de base, mas se a saída do Felipão for o melhor para o Palmeiras, ela deve acontecer no final do ano. Não esquecendo que a multa pela rescisão terá que ser discutida para não se repetir casos como Luxemburgo e Muricy.

    Toda a preocupação com os valores pagos ao Felipão deveria ser direcionada para entender porque todos os treinadores que passaram pelo Palmeiras nos últimos anos não acertaram. Com certeza seria muito mais útil do que conhecer centavos de contratos.

    Marcelo Luiz

     
  • Às 4 de outubro de 2011 às 19:40 , Anonymous Anônimo disse...

    Blog do Perrone:

    Hélio dos Anjos é observado no Morumbi
    Hélio dos Anjos, rodado técnico do Atlético-GO, arranca suspiros no Morumbi. Ao mesmo tempo, ninguém no São Paulo morre de amores por Adilson Batista.
    O trabalho dos dois é comparado. O que se ouve é que Hélio conseguiu dar um padrão de jogo a seu time e mantém uma campanha regular, com seguidas boas atuações. Enquanto isso, Adilson não é capaz de emplacar uma série de bons jogos.

    Quem elogia o técnico do Atlético-GO sabe que uma eventual contratação dele pelo São Paulo causaria polêmica entre conselheiros e torcedores. A pressão seria grande. Mesmo assim, haverá defensores da ideia caso Adilson perca o emprego no final do ano.




    Marcelo Luiz

     
  • Às 5 de outubro de 2011 às 12:59 , Anonymous BIPOLARES FUTEBOL CLUBE disse...

    Marcelo

    Você acha que Lipedson e Luiz Fabiano voltam marcar no meio de campo?

    Você acha que Corinthians e São Paulo jogarão com dois laterais?

    Mais, uma coisa, NÃO TEM MAIS MULTA RESCISÓRIA.

    FELIPÃO ABRIU MÃO.

    Você não andou lendo ou ouvindo Felipão dizer?

    Agora vá ao outro post e descubra mais uma do amado Felipão.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial