Observatório Alviverde

30/05/2012

SEMANA CHATA SEM O VERDÃO EM CAMPO!

 

Falo por mim.

A seleção Brasileira não me empolga há muitos anos.

Muitas pessoas de tantas gerações com quem converso dizem o mesmo.

E, no entanto, a mídia continua criando imagens e expectativas irreais referente à Seleção.

Nada que reflita o ânimo ou o espírito do torcedor brasileiro em face do grupo ungidos que, de Seleção, só tem, mesmo, o nome.

Esse ajuntamento de jogadores que a CBF escolhe a cada ano para o cumprimento de um calendário repleto de  amistosos caça-níquel e para a disputa de algumas competições, não passa de uma “ação entre amigos”.

Sim, amigos milionários residentes na Europa, que se reúnem anualmente, sem o menor compromisso com o povo brasileiro.

Há quanto tempo é assim!

Nem com a nova administração na CBF, deve mudar!

@@

Desde que ficou decretado que jogador, para figurar na Seleção Brasileira, tinha, necessariamente, de atuar no Velho Mundo, coloquei um freio e um paradeiro em meu entusiasmo em relação à “Canarinha”.

As convocações por critérios misteriosos ou interesses comerciais, são uma constante e a “Selenike”, como é desprezivelmente alcunhada pelo povo, virou um balcão de negócios, a maioria escusos, para aqueles que, nos dias de hoje, são os verdadeiros proprietários do futebol brasileiro, os empresários.

Por isso e por tantas outras coisas mais que nem vale a pena declinar, a Seleção jogando amistosamente contra qualquer seleção ou clube do planeta, tem, para mim, o mesmo significado e sabor de um jogo entre dois times que não conheço.

Perde-se em rádio, tv, jornais, revistas e internet, latifúndios de espaço em um assunto que parece interessar mesmo, apenas aos cronistas esportivos e a alguns “gatos-pingados”.

Prefiro assistir a um jogo dos “fraldinhas” ou dos “dentes de leite” do Palmeiras a um amistoso dessa armação empresarial apelidada de Seleção, que muitos ousam afirmar que está representando o futebol e o povo brasileiros. A mim, ao menos, não representa!

@@

Quando ganhamos pela primeira vez uma Copa do Mundo no distante ano de 1958, Julinho Botelho, melhor do que Garrincha - acreditem no que digo porque é verdade - que jogava, então, na Fiorentina, recusou a convocação alegando que ele não se sentiria bem em usurpar um lugar que deveria ser de alguém que atuasse no Brasil.

Caráter é isso! e era o senso comum Seleções, eram aquelas!

A de 58 que conquistou o primeiro título na Suécia, ganhou, também, a Copa de 62 na qual qual Garrincha, com a contusão de Pelé logo nas primeiras rodadas, foi o grande protagonista.

Mané jogou demais na Copa do Chile e ganhou a fama que levou muitos jornalistas, principalmente os cariocas, ao delírio hiperbólico de afirmar e garantir que Garrincha foi maior do que Pelé

De fato, ele foi maior do que Julinho, posto que jogou muito em duas importantes copas do mundo, e 58 e 62..

Mas, seguramente, jamais foi melhor do que o grande craque palmeirense, a quem considero o maior alquimista da história do futebol mundial que, por seus méritos, colocou Garrincha no banco e segurou a onda..

Julinho transmutou o chumbo pesado das vaias unânimes de um Maracanã inteiro, lotado e apaixonado por Garrincha, no reluzente ouro de aplausos de reconhecimento a uma das maiores atuações individuais de um jogador brasileiro com a camisa da Seleção no templo do futebol brasileiro.

Naquele dia, 120 mil tiveram de render-se a um cracasso ao qual a história do futebol jamais fez, se não a merecida reverência, ao menos a necessária  j-u-s-t-i-ç-a.

Desculpem-me, mas, por um momento, esqueci que Julinho era jogador da SE Palmeiras…

@@

O Brasil era bicampeão mundial e caminhava para o tri quando grassou o jogo de interesses das ambições políticas de João Havelange, em detrimento do trabalho sério do Dr. Paulo Machado de Carvalho. Deu no que deu, Perdemos a Copa de 66 e o tricampeonato. Melancolicamente!

Em 70 participei da cobertura da preparação da Seleção para a Copa o México, na qualidade de repórter e comentarista.

Desde a unção de João Saldanha como treinador, passando pela definição antecipada dos convocados aos quais ele chamou de “feras”,  passando pelas eliminatórias, pelas concentrações, pelos amistosos de preparação por todo o Brasil  e pela troca de Saldanha por Zagalo no comando técnico.

A Copa, propriamente dita eu só acompanhei pela televisão em excelente imagem em preto e branco.

Mas não será nenhum exagero se dissermos que o colorido daquela copa foi o futebol exuberante da Seleção que jogou o futebol mais artístico e vistoso e consistente na história de todas as Copas.

@@

Fala-se muito, hoje, na qualidade do futebol do Barcelona, mas quem é o Barça diante daquela seleção?

O Barça tem Messi, uma espécie de Tostão dos dias de hoje. O Brasil mais do que Tostão, tinha Pelé. De quebra tinha Gerson, Rivelino e o artilheiro Jairzinho.

Tive sempre um ótimo relacionamento com João Saldanha a partir de quando o conheci como cronista, mas, assim como Telê, ele é uma personagem superdimensionada pela mídia.

Tanto um quanto o outro, conquanto bons, foram menos, muito menos do que quer fazer supor aquela parte da mídia, vassala e subserviente.

@@

Certa feita, no Hotel Presidente, em Bogotá, onde estávamos hospedados para a cobertura da Seleção, então dirigida por Osvaldo Brandão,questionei Saldanha pela não convocação de Ademir da Guia em 70.

Antes de relatar a reação e a resposta de Saldanha, vou usar, para o esclarecimento dos mais novos, a mesma imagem que usei na comparação entre Júlio Botelho e Garrincha:

Rivelino, o rival convocado, inquestionavelmente, foi maior, Ademir, muito melhor!

Exclua-se a Copa de 70 e se compare o rendimento de ambos em seus respectivos clubes, os confrontos diretos e os tíitulos conquistados. 

Voltando a Saldanha, ele  sentiu-se um pouco incomodado com a pergunta importuna, mas, sem perder a pose, respondeu que Ademir tinha, sim, condições de ser convocado, como tantos outros bons jogadores  que ficaram fora da convocação.

Não aprofundei a discussão pois senti que se tratava de uma preferência pessoal e gosto, não se discute.

@@

Nessa época, sim, valia a pena falar sobre a Seleção, discutir a Seleção, torcer pela seleção…

Por isso, quando a CBF suspende o Brasileirão para amistosos preparativos da Seleção, sinto-me completamente frustrado.

E você?

Prefere assistir a um amistoso de uma seleção de novatos, ou assistir aos jogos do Brasileirão na efervescência das rivalidades tupiniquins?

@@@@@@@@@@

A PÉROLA DE FRIZZO, A RESPEITO DA ANUNCIADA VOLTA DE OBINA, PRONTAMENTE DESMENTIDA:

"Você já voltou com ex-namorada? Sempre é uma decepção. Depois de cinco anos, ela já não é a mesma pessoa. E você também. Tudo mudou, a situação mudou e a volta é frustrante. O Obina fez seu papel, mas não é o mesmo. O Palmeiras também não" !

Como se observa, estamos cada vez mais profissionais.

A não ser que seja um comentário com o fito de fazer parar as especulações e facilitar a transação.

Estamos bem de diretor de futebol, não estamos? 

COMENTE COMENTE COMENTE

7 Comentários:

  • Às 30 de maio de 2012 às 18:17 , Anonymous victor tredenski disse...

    ALCIDES......ESTAMOS MUUUUUUUUITO BEM DE DIRETOR DE FUTEBOL, GERENTE DE FUTEBOL, PRESIDENTE, DIRETOR DE MARKETING, DIRETOR JURIDICO, PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO, CONSELHEIROS ENTÃO MINHA NOSSA ESTAMOS ÓÓÓÓÓÓTIMAMENTE SERVIDOS, COM FIGURAS BEM-QUISTAS E ADORAVEIS COMO BUSICO, GIANINI, AVALONNE, AQUELE TURCO QUE ADORA COMER KIBE E TANTOS OUTROS MEMORÁVEIS, INTRÉPIDOS E CATEDRÁTICOS CONSELHEIROS PELO QUAL TODA TORCIDA PALMEIRENSE NUTRE DE ENORME SIMPATIA

    É CLARO QUE TUDO ISSO É IRONIA....É RIR PARA NÃO CHORAR.....

    SERÁ QUE JA DEVOLVERAM OS 300 ''CONTO'' QUE SUMI DOS COFRS DO CLUBE????? ALGUEM AI PODE ME RESPONDER????

     
  • Às 30 de maio de 2012 às 20:59 , Blogger Miguel disse...

    Faz tempo que seleção não me empolga, essa que está aí não é a do povo, é dos patrocinadores. Quanto ao nosso quintal, acho que todos devem concordar com o comentário do Vitor aí em cima.Nossos dirigentes não passam de um bando de tiranos que se acham ungidos pelo espírito santo para comandar nosso querido clube que nunca foi deles e é nosso.

     
  • Às 30 de maio de 2012 às 21:59 , Anonymous victor tredenski disse...

    ATÉ QUE ENFIM ALGUEM AQUI DESTE APRAZIVEL CONCORDA COMIGO

    EM TEMPO:

    SERÁ QUE OS NOSSOS DIGNISSIMOS DIRIGENTES JA COLOCARAM MOBILIAS NO PRÉDIO DA ARENA E NO COMPLEXO ESPORTIVO, QUE JA ESTÃO ENTREGUES????TALVEZ ESTEJAM PREOCUPADOS COM OS CHUCRUTES DA ADIDAS QUE ESTÃO FLERTANDO COM OS URUBUS CARIOCAS....OU QUEM SABE PREOCUPADOS EM PLANTAR MAIS UMA CRISE NO PALMEIRAS PRA DETONAR DE VEZ O AMBIENTE QUE JÁ NÃO É UMA MARAVILHA

     
  • Às 30 de maio de 2012 às 23:06 , Anonymous Doente(verdão) disse...

    Seleção! Não perco meu tempo, estou aqui no blog e acompanhando o tributo a Legião Urbana na MTV!

     
  • Às 30 de maio de 2012 às 23:08 , Anonymous Anônimo disse...

    Alcides,
    Sempre que tiver jogos dessa seleção brasileira. Por favor, publique mais textos sobre a epoca boa da mesma.

     
  • Às 31 de maio de 2012 às 07:43 , Anonymous Anônimo disse...

    Até a seleção de 78 era melhor do que a atual. Era muito bom qdo havia identificação entre povo e seleção, qdo se aguardava com ansiedade a convocação, se discutia os nomes ausentes (Ademir da Guia, Falcão, P.C. Cajú, Sócrates, Leivinha, Luiz Pereira, Marco Antonio, Junior...), qdo a "Amarelinha" jogava em seu palco maior, o Maracanã.

    O que sobrou disso tudo?

    P.S. Os móveis dos prédios novos e os equipamentos nescessários não serão comprados nem nos próximos 45 dias. Não existe sequer um plano de viabilidade economica para este investimento, coisa que deveria ter sido feita desde o inicio da obra. E dá-lhe B1!!!

    Dinho Maniasi

     
  • Às 31 de maio de 2012 às 10:27 , Anonymous victor tredenski disse...

    AHHH ENTÃO QUER DIZER QUE NÃO FORAM COMPRADOS............EITA GENTE COMPETENTE QUE TEMOS NÃO, MINHA NOSSA, COMO SÃO VISIONARIOS NOSSOS DIRIGENTES, COMO SÃO ASTUTOS, COMO SÃO ORGANIZADOS...

    PARAFRASEANDO UM COMENTARIO LA NO BLOG DO FORZA PALESTRA: ''SÓ UMA CHACINA LA DENTRO PARA O PALMEIRAS VOLTAR A SER PALMEIRAS''

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial