Observatório Alviverde

17/05/2012

UM ÓTIMO EMPATE EM CURITIBA!

 

Por um problema pessoal não tive como assistir ao Atlético Pr X Palmeiras

É constrangedor você esperar o jogo de seu time por uma semana e  ser impedido, na hora H de assistir a ele.

A consequência é que não posso falar do jogo em si, mas, simplesmente, analisar o resultado, alguns lances que vi na TV  e repercussões.

Outra vez, fomos prejudicados!

O segundo gol do Atlético nasceu de uma jogada irregular ocorrida às barbas do auxiliar que fez vistas grossas..

Para não fugir ao script comum de tantos anos, duas penalidades máximas a nosso favor, não marcadas.

Vi, nos melhores momentos exibidos pela TV, que o pênalti reivindicado pelo time paranaense não existiu.

Foi lance típico de bola na mão  e não de mão na bola.

Após o cruzamento forte pelo lado esquerdo, a bola bateu na coxa de Maurício Ramos e “ricocheteou” em seu braço.

Em lance tão rápido como é que ele poderia ter a intenção de colocar a mão na bola?

Um dos lances de pênalti em favor do Palmeiras, vi, claramente, na TV, ocorreu sobre Mazinho que penetrou livre e foi “chargeaado” por trás.

O outro foi muito mais claro e o árbitro catarinense Paulo Henrique Godoy Bezerra só não assinalou porque não quis. Também, com esse nome, Godoy o que poderia ocorrer de diferente?

Também tive a oportunidade de acompanhar na jogada tomada em primeiro plano e no “replay” da TV , o pênalti escandaloso, claríssimo, sobre Cicinho, que levou um pescoção, sendo violentamente empurrado na pequena área.

Depois, em lance de cobrança de falta, um dos componentes da barreira atleticana saltou com os braços estendidos e deteve a passagem da bola. Pênalti!

Aliás, muitos pênaltis dessa natureza têm sido cometidos contra o Palmeiras, mas, até hoje, não vi nenhum ser marcado.

Existe um termo da regra que isenta o infrator quando ele coloca a mão para defender o rosto ou a região genital.

Não é o caso desses lances que ocorrem de forma recorrente contra o Palmeiras em que os zagueiros defendem, não o rosto, mas evitam, com o uso irregular das mãos, a passagem da bola.

Então, não foram dois, mas três os pênaltis não marcados.

No que tange ao resultado, foi excelente sob vários aspectos.

Primeiro porque, a esta altura a competição, os jogos vão se tornando cada vez mais difíceis.

Não há mais moleza para ninguém posto que foram filtradas as melhores equipes do campeonato. O Atlético havia eliminado o Cruzeiro dentro de Belo Horizonte.

Segundo porque o Palmeiras fez dois gols fora de casa que podem pesar bastante no instante final da decisão.

Sob esse aspecto, a partir de agora o Palmeiras só não pode perder o jogo de volta nem empatar por três ou mais gols.

Outro aspecto que marca a excelência do resultado foi o fato de o Palmeiras ter jogado sob chuva forte e intensa, condição essa que sempre prejudica o time de melhores condição técnica e toque de bola.

Ademais, o fato de atuar na casa atual do adversário, o velho Estádio Durival de Brito, cujo gramado aparenta dimensões reduzidas, em que a torcida adversária fica muito próxima do campo de jogo, valoriza o ótimo empate palmeirense.

O Palmeiras esteve muito mais próximo da vitória, pelo jogo que exibiu no segundo tempo.

Só não chegou lá em face dos pênaltis não assinalados e da arbitragem que tolerou o jogo pesado e violento dos paranaenses.

No jogo de ontem foi retomada a temporada de caça a Valdívia.

Outra vez 50% das faltas sobre o chileno não foram marcadas e o árbitro permitiu que a defesa paranaense batesse no mago o tempo todo, economizando na aplicação dos cartões de advertência.

Enfim, o resultado pode ser considerado excelente também porque enfrentamos um adversário que, embora rebaixado à segundona, é sempre um time forte, organizado. bem estruturado que se renova a cada ano.

Tudo isso tem de ser pesado, mensurado e considerado, para que, ao invés de criticar, possamos valorizar um resultado expressivo obtido fora de nossos pagos

O jogo de ontem sinalizou nitidamente a dureza que nos espera no jogo de volta, quarta-feira que vem em Barueri.

Apesar de tudo, a não ser que venha ocorrer um terremoto, um tsunami  ou qualquer outro tipo de hecatombe, creio que o Palmeiras irá se classificar.

O Verdão, técnica e individualmente, tem mais time, melhores valores individuais e conta com Valdívia em ascensão, inquestionavelmente o jogador que pode fazer (certamente o fará) a diferença no jogo de volta.

Lamentavelmente não poderemos contar com Barcos que recebeu o terceiro amarelo, mas, mesmo sem essa importante referência ofensiva, temos tudo para vencer e esperar o vencedor entre Grêmio e Bahia.

Noves fora a hipótese mais provável de vitória, assim esperamos, o Palmeiras pode empatar por 0 x 0 e 1 x 1.

Esses dois placares, juntamente com o 1 X 0 são os resultados mais comuns em qualquer jogo de futebol entre equipes equilibradas.

A tendência é qualquer desses resultados acontecer com a ressalva de que  podemos ganhar, mas, jamais, tomar o 1 x 0.

COMO EU NÃO ASSISTI AO JOGO, GOSTARIA QUE VOCÊS FIZESSEM POR MIM A  ANALISE DESSE EMPATE!

COMENTE COMENTE COMENTE

6 Comentários:

  • Às 17 de maio de 2012 às 20:43 , Anonymous victor tredenski disse...

    O JOGO ATÉ QUE FOI BOM, COM A ARBITRAGEM COMO SEMPRE NOS SURRUPIANDO JOGO A JOGO E A NOSSA DEFESA.....VIXE, SEM COMENTÁRIOS
    EU ESPERAVA A VITÓRIA, MAS ESSE EMPATE TA BOM AGORA....

    EU SEI QUE VAI FUGIR TOTALMENTE DO CONTEXTO DO POST MAS, VOCES DERAM UMA OLHADA NA NOVA CAMISA DO PALMEIRAS

    MEU DEUS, O ULTIMO QUE SAIR APAGA A LUZ POR FAVOR

    OS CHUCRUTES MANDARAM MUITO, MAS MUITO MAL AGORA...CAGARAM E SENTARAM EM CIMA DA NOSSA CAMISA, COLOCARAM ATÉ O NOSSO ESCUDO DENTRO DE UM TRIANGULO DE PONTA CABEÇA....BIZARRO, PÔ ADIDAS, VOCES DÃO UM BANHO NA NIKE, PUMA, MIZUNO E ETC, SEUS AGASALHOS ESTETICAMENTE DÃO UM SHOW, MAS UM SHOW DE BOLA NAS CONCORRENTES, SEUS TENIS ESTETICAMENTE SÃO MAIS BONITOS E DURÁVEIS EM COMPARAÇÃO DAS CONCORRENTES, A CAMISA VERDE-LIMÃO FOI SUCESSO NACIONAL, AQUELA AZUL E BRANCA IDEM, A CAMISA DE GOLEIRO DE 2009 PRETA COM DETALHES VERDE LIMÃO SÃO LINDOS, ESSA CAMISA COM O SIMBOLO P EM ALUSÃO A COPA RIO 1951 É SHOW DE BOLA.... MAS ESSA CAMISA QUE FIZERAM PARA A TEMPORADA 2012 NÃO ADIDAS......NÃÃÃÃÃO

    TUDO BEM QUE VOCES PAGAM 20 MILHÕES PRO PALMEIRAS, MAS NÃO TEVE UM PUTO DA DIRETORIA PRA SENTAR, CONVERSAR E MUDAR ISSO PORRA

    MAS SEREI COMPREENSIVO E FOCAR APENAS NO FUTEBOL....PARA VICTOR, PARA DE CHIAR VAI

     
  • Às 17 de maio de 2012 às 22:50 , Blogger Miguel disse...

    Alcides eu ouvi o jogo pelo rádio, e também achei o empate um bom resultado. Acho que o juiz estava bêbado e resolveu que não foi impedimento no gol do Atlético, isso foi opinião unânime entre os comentaristas do rádio. gostei da postura do time com muito mais garra do que nas últimas partidas do paulistão. Menção honrosa para o Maikon Leite, sempre rápido e eficiente.

     
  • Às 17 de maio de 2012 às 23:34 , Anonymous Doente(verdão) disse...

    Para mim o Felipão acertou ao entrar com Mazinho ao invez do Luan, visivelmente sem ritimo de jogo. Embora a atuação do Mazinho tenha sido abaixo das duas atuações anteriores. Além disso substituiu bem no segundo tempo.

    O Juiz realmente não marcou as penalidades a nosso favor(2), mas no lance da falta do assunção, se não me engano, a barreira estava fora da área. Portanto seria nova falta quase na linha da grande área e não penalti. Me corrijam se estiver errado.

    Maikon Leite fez um golaço! Vem funcionando muito bem como opção de banco para o segundo tempo.

    O mesmo comentário que fiz para o Henrique, farei para o Barcos. Falta inteligência para os nossos atletas. O Barcos na posição que joga, poderia muito bem seguir jogando até o fim desta competição sem lever o terceiro amarelo. Se passarmos pelo Atletico PR será melhor do que seguir pendurado, mas se não passarmos, terá ele prejudicado muito o Palmeiras com uma falta infantil.
    Porém os maiores responsáveis por essa situação(sem centro-avante em jogo decisivo) são os nossos dirigentes que não contrataram um substituto a altura do Palmeiras nas saídas de Fernandão e Ricardo Bueno.

    Abraço do Doente(verdão)

     
  • Às 18 de maio de 2012 às 00:12 , Anonymous Doente(verdão) disse...

    Sobre poupar atletas contra a Lusa:

    Decisão muito difícil essa, pois não se deve perder pontos em um campeonato difícil como o Brasileiro, podem fazer falta, mas se fosse poupar, pouparia para valer então. Barcos, Valdívia, Assunção, Henrique e Juninho não iriam para o jogo.

    Pouparia o Juninho para ver esse menino Fernandinho em campo, pois não venho gostando das atuações do Juninho.

    Pouparia Henrique, Barcos(mesmo suspenso) e Valdivia pois eles não tem substitutos à altura.

    Pouparia Assunção, pois sem o Wesley também não temos substituto à altura.

    Assim sendo, meu time contra a Lusa seria:

    Bruno, Fernandinho, Roman, Thiago Heleno(se não for possivel Leandro Amaro), Cicinho, Marcio Araujo, Patrik, Daniel Carvalho, Luan, Maikon Leite e Betinho.

    Com os laterais mais preocupados em defender do que atacar uma vez que teriamos tres atacantes.

    Substituiria o Daniel Carvalho(pois não aguenta) no segundo tempo pelo Mazinho e o Luan pelo João Vitor a qualquer momento se o time ficar muito vulnerável.

    Abraço do Doente(verdão)

     
  • Às 18 de maio de 2012 às 09:43 , Anonymous MULLER disse...

    SÓ BESTEIRAS JUNTO COM O JOTA.

     
  • Às 18 de maio de 2012 às 11:43 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    ALCIDES

    O que me chamou a atenção nesse jogo, foi a intromissão de Marcos Assunção pela segunda vez em cima do Felipão.

    Felipão já aquecia e preparava o Patrick para entrada no lugar de Valdívia, quando Marcos Assunção começou a jesticular de forma contundente para o treinador.

    A princípio pensei que ele pedia a própria substituição, pois ele realmente cansou, mas depois ficou claro que ele pedia para tirar o Maurício Ramos.

    A impressão que deu, foi que Felipão não acreditou que Maurício Ramos tinha problemas físicos e optou por tirar Valdívia.

    Não fosse a intervenção de Marcos Assunção, fatalmente essa terceira substituição teria acontecido (Valdívia por Patrick)e o resultado poderia ser desastroso.

    ====

    O Guerrón me deu provas que pode jogar no Palmeiras de hoje.

    Atacante rápido, muito fórte, um verdadeiro rompedor, que não temos em nosso elenco.

    ===

    A bem da verdade, sórte nossa que o treinador deles tirou o Guerrón da partida e de certa forma nos ajudou.

    Da mesma forma não colocou no jogo o Marcinho Porpeta (ex-São Caetano e Palmeiras) e nem o exímio cruzador Paulo Baier.

    ====

    Enfim, o resultado foi excelente, mesmo com os erros absurdos de arbitragem e as barbeiragens do técnico deles.

    Saudações.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial