Observatório Alviverde

30/08/2012

MUDE FELIPÃO, OU O PALMEIRAS VAI MUDAR DE TÉCNICO!

 

Quem escala o atacante Betinho, limitadíssimo até no exercício de sua própria função, para marcar e correr atrás de beques,

d-e-f-i-n-i-t-i-v-a-m-e-n-t-e,

não está querendo vencer!

Raciocine , “professor” Scolari, ao menos uma vez e aprenda o que todos sabem exceto o senhor e, talvez, Murtosa:

“Se o senhor jogar privilegiando a defesa, como sempre jogou, por que não escala um zagueiro, um volante ou um especialista em marcação em vez de um atacante?”

@@.

Não dá pra entender!

Quem coloca em campo um time recuado, plantado na defesa, cheio de volantes e com preocupações excessivas de marcação, está passando ao adversário um sinal muito claro e evidente de impotência, fraqueza e submissão.

O objetivo claro de Felipão, identificado por sua filosofia derrotista de jogar, pressupõe, como já dissemos em outras oportunidades aqui no OAV  é o de entrar, sempre, em campo para, antes, não perder e, depois, se possível, ganhar.”

Com essa atitude, Scolari está passando aos adversários a senha para que nos devassem a defesa, cheguem fácil ao nosso gol e acabem conosco.

@@

O Palmeiras, de há muito, deixou de ser aquele time ofensivo e agressivo, de outras épocas.

Quem não se lembra do tempo em que exercia, mesmo antes dos jogos, uma pressão psicológica terrível, infundindo medo e pavor nos adversários.

Naqueles tempos heróicos, eles, sim, é que recuavam, e se guarneciam atrás, covardemente encastelados, na defesa. Justamente como fazemos hoje, sob Felipão.

Hoje, nenhum time - nenhum mesmo - respeita mais os nossos atletas, a nossa tradição e a nossa camisa.

Quando os bambis, as galinhas e outros inimigos,  sarcasticamente,       ironicamente, tripudiam sobre o Palmeiras afirmando que o alviverde transformou-se em uma nova Portuguesa  ou no Guarani da Turiaçu, como rebater tais agressões se o nosso técnico coloca um time da tradição e da dimensão do Palmeiras para jogar como time pequeno?

@@

Quem deixa um atacante da qualidade de Obina assistindo aos jogos no banco de reservas e escala Betinho e outros iguais, devia ser punido, multado por desperdício de talento.

@@

Quem coloca Obina, tardiamente, em um jogo, cujo placar tem de ser revertido, com a função de marcar laterais e de cumprir atributos essencialmente defensivos, fora das características desse jogador, mostra, claramente, que sabe muito pouco de bola!

@@

Quem mantém um esquema tático manjado, pra lá  de ultrapassado, sem alterá-lo sob qualquer hipótese, mesmo com sucessivas e vergonhosas derrotas, passa, publicamente dois atestados nada recomendáveis: um, de teimosia, e o outro, de burrice!

@@

Se dizia antigamente, quem não arrisca, não petisca!

Felipão é um homem antigo. Será que ele nunca ouviu ou aprendeu isto?

Neste difícil Brasileirão dos pontos corridos, o time que não ousa, empata muito, perde muito e pouco consegue vencer! 

Sem tirar e nem por, esse é o retrato revelado, irretocável, fiel  e em verde e branco,  colhido pelas câmeras implacáveis da lógica, do bom-senso e do conhecimento de todos os palmeirenses que conhecem um pouco de futebol.

@@

Felipão, técnico consagrado, de passado glorioso, de muitas virtudes e de tantas conquistas, já provou gostar do Palmeiras, Que nem se fale mais nisso!

Entretanto o homão tem se revelado um refratário às mudanças e reciclagens que o futebol moderno impõe a cada temporada e no próprio dia-a-dia..

Não há quem o demova ou dissuada de continuar aplicando a sua imutável e, (com licença de Magri) “imexível” tática, decorrente de seus pensamentos equivocados acerca do futebol que se pratica, hoje, no Brasil.

@@

Será que Felipão assistiu ao menos o segundo tempo do Fluminense e CU-rintia, ontem, no Rio?

O time da retranca, outra vez ajudado por Meira Ricci e Altemir Hausman, abriu o marcador aos 36 do primeiro tempo e recuou.

Os jogadores do Flu, entrevistados no intervalo do jogo, disseram (todos) que o time partiria pra cima da galinhada e que, perdido por um, ou perdido por dois, três ou mais, seria a mesma coisa.

O Flu, de fato, partiu pra cima deles e, não apenas empatou,como esteve perto de ganhar.

Não fossem a condescendência de Ricci para com o excesso de faltas do CU-rintia e dois ou três impedimentos assinalados erroneamente (ou propositadamente, não sei) pelo corintianíssimo Altemir e o Fluminense teria, não apenas revertido, mas invertido o marcador e ficado com os três pontos.

Se Felipão não viu o jogo, informem-lhe, por favor, o horário da reprise!

@@

O futebol moderno tem lugar para uma certa cautela em alguns jogos, dependendo das circunstâncias, das ocasiões e das necessidades..

Mas, fato comprovado, não há mais espaço para a covardia tática, pois o futebol reserva sempre os títulos e as grandes conquistas para os times valentes e providos de ousadia.

Não é, atualmente, o caso do Palmeiras de Scolari!

Longe disso!

@@

Felipão, nem mesmo diante da situação grave e perigosa em que o time se encontra, faz menção de se reciclar, de mudar a forma e a fórmula de jogo do Palmeiras. Em uma pequena frase, “de se atualizar”!

.Já não é sem tempo!

@@

As lições de cada jogo perdido (muitas e muitos) têm sido insuficientes para que Felipão se apeie da gigantesca torre de marfim em que se encontra, abraçado a sua incomensurável teimosia.

É necessário que baixe a bola, coloque os pés no chão, calce as sacrossantas sandálias da humildade e admita a necessidade premente de mudanças.

O que ele tem mudado, até agora, é, apenas e tão somente, os jogadores, visto que considera a sua superada tática uma panacéia, quando se sabe que não é nada disso…

Entra jogador, sai jogador em constante roda viva e o Palmeiras não se acerta, não se apruma.

Continua sempre na mesma!

@@

A primeira reciclagem de Scolari deveria ter o “start” na mudança de sua filosofia, eminente e exclusivamente defensivista..

Defesa só ganha jogo no basquete e, mesmo assim, se o time tiver, paralelamente, uma boa força de ataque.

@@

A segunda, tem de ser na mudança da fórmula de jogo e da forma de jogar.

Está provado, por a + b, que o Palmeiras não pode mais continuar jogando no “estilo Felipão” sob pena de caminhar a passos largos e rápidos em direção do rebaixamento.

@@

A formatação de um plano de jogo depende sempre das peças de que se dispõe, não o contrário.

Felipão quer adaptar os jogadores à sua tática e isso, na esmagadora maioria dos casos,  é impossível.

Mudança tática urgente, ainda que tardia!

Ontem, se for possível!

@@

A terceira, em relação ao respeito que qualquer treinador tem de ter em relação à capacidade individual de cada jogador no contexto do jogo e do próprio grupo, onde cada qual, teoricamente, exerce uma tarefa

Exemplifico:.

Se Valdívia marca pouco e mal como exigir que ele marque muito e bem?

Se Obina é atacante, se Betinho é atacante, o que eles vão fazer toda a hora na defesa, se a função deles não é marcar o adversário, mas, marcar gols?

Repito.

Nessa hipótese não seria muito mais viável escalar um especialista em marcação e desarme do que sacrificar um atacante?

@@

Outra coisa:

será que somente Felipão não enxerga que a carga imposta ao elenco em termos físicos, pelo que se verifica no decorrer dos jogos, tem sido desproposital?

Para atender as exigências estapafúrdias de um esquema derrotista, os jogadores teriam de ter músculos de ferro, pulmões de aço e fôlego de maratonista.

Uns poucos, privilegiados, tem! A maioria, não!

O pior: tudo isso voltado e direcionado, exclusivamente, para defender!

@@

Ora, um time de futebol tem de saber dosar o preparo físico e controlar a carga de trabalho aplicada ao grupo.

Tem de diminuir essa carga a partir do momento em que a maioria chegue ao ápice da forma.

A partir daí, realizar apenas a manutenção, de acordo com o calendário, necessidades e as conveniências decorrentes dos jogos e das competições que se disputa.

O que se tem visto nos jogos do Palmeiras é um esforço descomunal e sobre-humano de todos os jogadores.

Ganhamos a Copa Brasil assim, na base da garra, da luta, do empenho e da superação e estamos pagando um preço altíssimo pela conquista

Tudo Isto, acredito, deve-se ao fator, se não determinante, importante, para que se explique tantas e reiteradas contusões no elenco, as de articulações e, principalmente, as musculares.

Será que não está havendo necessidade urgente e premente de uma imediata diminuição da carga física?

Muitos jogadores, é visível e notório, já não tem mais a mesma explosão muscular, pique e disposição como tinham no final do Paulistão e no início do Brasileirão.

@@

A quarta reciclagem deveria ser direcionada à manutenção, sempre que possível, de um time base,  a partir do momento em que um grupo se encaixe e se entrose.

O temperamento irascível, ansioso, a inquietude e o estresse constantes de Scolari o fazem alterar nervosamente as formações da equipe jogo a jogo, com escalações eivadas de improvisações nem sempre necessárias.

Em razão disso ele precipita uma tremenda insegurança no grupo, provocando as rivalidades decorrentes das disputas entre os egos hipertrofiados da boleirada.

Isso é extremamente nocivo ao ambiente pois exacerba as disputas internas e as rivalidades, contaminando o ambiente. 

Com exceção de um ou outro jogador como Assunção ou Henrique, ninguém desfruta da garantia de titularidade e esta também não é uma boa medida.

João Saldanha, com todos os seus erros e irresponsabilidades, mostrou ao Brasil, em 1969, o quanto é importante a definição do estatus de cada jogador perante o grupo.

Todos, no Palmeiras, jogam pressionados pelo fato correrem riscos de serem sacados do time por um erro, um passe errado, ou coisa assim.

Trata-se de um capricho do treinador, embora também possa ser o tal do ”dividir para reinar com autoridade e tranqüilidade”.

@@

Ultimamente, há de se reconhecer que Felipão tem mudado em demasia as peças, em face das freqüentes contusões que transformaram o Palmeiras em um verdadeiro hospital.

Mas, se mal pergunto, e antes, quando ele dispunha de elenco completo para escolher e escalar livremente?

Por que ele mudava tanto o time, jogo a jogo, mesmo que o grupo houvesse rendido bem e vencido a partida anterior?

@@

Outra vez sugiro ao nosso treinador que releia a cartilha do futebol, se é que ele, algum dia, já leu. Imagino que sim.

Ela recomenda, como princípio básico, a manutenção de uma escalação que se afigure como promissora pelo maior tempo possível, a fim de que o time adquira conjunto e firme o entrosamento, 

Felipão, de forma arrogante e primitiva, tem olhado tudo e todos por cima, indiferente, como se fosse, ele,  portador das qualidades divinas da onipotência e onisciência e o senhor absoluto e poderoso, amém!

Mas o que ele tem mostrado mesmo, é prepotência e teimosia, pois, parece, não há meios suficientes para convencê-lo de colocar o time para atuar ofensivamente com os seus melhores jogadores, tomando, sempre que possível, as iniciativas do jogo.

Para isso, teria de mudar radicalmente a tática, o estilo de jogo, a filosofia e suspender, por uns tempos, o atual “modo Felipão de jogar”, essencialmente defensivo.

@@

Quer jogar com quatro volantes?

Pode!

E pode sem se tornar vulnerável na defesa.

O beabá do futebol ensina que é muito mais fácil defender do que atacar. assim como a vida nos ensina de que é mais fácil destruir do que construir.

Que o time se defenda com seis, sete ou oito, mas que o esquema permita, também, que ataque com quatro ou cinco jogadores, não apenas com um ou dois como ocorre na maioria das vezes.

Muitas vezes, em diversas circunstâncias da vida, a melhor defesa  é o ataque. Na fase atual do Palmeiras essa é a única circunstância!

Felipão, com a derrota de ontem, premido por todos esses eventos negativos, tem de por na cabeça que é chegada a hora de atacar, de impor a força da camisa e de ganhar os jogos e os pontos.

Como é que o Palmeiras pode ser temido ou respeitado se atua como time pequeno?

Se não sacrificasse tanto os seus atacantes em razão de uma marcação escravizante e suicida, eles teriam fôlego e força para correr, atacar com perigo e, principalmente, chutar e fazer gols.

Isto, entretanto, é tudo o que o time não sabe e nem consegue fazer.

@@

Felipão irá mudar a sua forma de ver futebol?

Nunca!

@@

Eu só não entendo o seguinte:

Por que ele exige tanto que os outros mudem quando ele próprio não tem humildade para mudar os seus velhos e arraigados conceitos táticos!

É coisa de louco!

@@

MUDE, FELIPÃO, OU O PALMEIRAS VAI MUDAR DE TÉCNICO!

COMENTE  COMENTE COMENTE

27 Comentários:

  • Às 30 de agosto de 2012 às 08:30 , Anonymous Ex - Jogador disse...

    Gozado no fim do jogo os jogadores da Portuguesa disseram que jogaram no contra-ataque do Palmeiras e souberam aproveitar as finalizaçãos. Alguma coisa não está batendo com o post acima, pois se a Portuguesa se retrancou, então o Palmeiras foi pra frente. O problema aqui meus caros, é o limitadíssimo elenco e principalmente apatia dos jogadores que chega a beirar o ridículo para um jogador profissinal. E não é que Valdivia mas uma vez deixou o Palmeiras na mão e conseguiu cavar um amarelino para ir para o Chile ? Não vejo culpa no Felipão, é o elenco que tem que mostar vontade e jogar bola coisa que tá difícil de ver.

     
  • Às 30 de agosto de 2012 às 09:15 , Anonymous Anônimo disse...

    Vi outro jogo. O Palmeiras perdeu pela incompetência dos seus jogadores. A Portuguesa venceu usando o esquema Felipão.

     
  • Às 30 de agosto de 2012 às 09:33 , Anonymous Anônimo disse...

    Falar mais o que?

    Dinho Maniasi

     
  • Às 30 de agosto de 2012 às 10:08 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    BETINHO

    Eu já havia dito.

    A reedição de Luan.

    Algumas coisas são, pra mim que sou um idiota me parecem lógicas.

    Por que não Corre a de Lateral Direito ao inves de João Vitor?

    Porque João Vitor ou Denone fazendo a dupla de volantes?

    Por que não Mazinho e Valdívia na meia e Barcos e Obina ou Maikon Leite no ataque?

    Vejo um time assim mais equilibrado em campo e não aquela punheta do Betinho.

    O Grêmio firme em terceiro vai ser dificil.

    O Bahia conseguiu se livrar 4 pontos o Coritiba 6 e a PONTE Preta 8 E A Portuguesa 9.

    Basta que esses times apenas empatem com o Palmeiras e ficam longes.

    O Palmeiras vai ter que bater em bicho grande.

    Só tem uma solução.

    Saudações.

     
  • Às 30 de agosto de 2012 às 10:44 , Anonymous NEI VERDE disse...

    Alcides; Você disse tudo, a dois anos esse jumento esta ai, e não tem um esquema, ao inves de fazer o normal, fica inventando, e queimando os poucos bons jogadores que temos.
    SE NÃO TOMAR UMA PROVIDENCIA RAPIDAMENTE, NÃO VAI RECUPERAR, ATE PORQUE O PELOTÃO DOS QUATRO ULTIMOS ESTA FICANDO BEM PARA TRAS.

    ATENÇÃO..TODAS AS TORCIDAS>>>
    Iniformizada, sem uniforme, tem que se manisfestar já!!!!!!!!!!! pedir providencias imediatamente, acho que seria ate o caso de dar ferias para a dupla de JUMENTOS, ate o começo do ano que vem, eles (os jumentos), não vão conseguir elevar a moral do grupo, e o time vai cair, tem que tomar providencias já, defendo a contratação do Leão ate o final do ano, ele vai fazer chineleno ter aditude, caxaceiro vai para rua, e punheteiro cair fora, e frangueiro para o galinheiro...
    Providencias já..,

     
  • Às 30 de agosto de 2012 às 11:10 , Anonymous Anônimo disse...

    PESSOAL VEJAM AI.., vai ter samba.., carnaval...





    http://www.forummanchaverde.com.br/viewtopic.php?f=3&t=8899

     
  • Às 30 de agosto de 2012 às 11:12 , Anonymous Anônimo disse...

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • Às 30 de agosto de 2012 às 11:45 , Anonymous VICTOR TREDENSKI REVOLTADO disse...

    Pessoas consumidas pela ambição ficam se sabotando em uma ciranda sem fim.

    O PALMEIRAS NÃO É DE NINGUÉM, A CULPA DE TER UM TIME MEDIOCRE, HORRIVEL EM CAMPO É TODA E EXCLUSIVA CULPA DESSA GENTALHA, DESSES VERMES QUE SE MATAM PELO PODER NO PALMEIRAS HÁ ANOS

    OS REFLEXOS DESSE CANIBALISMO TOSCO E FDP PODE ACABAR ONDE EU E NENHUM PALMEIRENSE QUER

    AGORA QUE A SUL-AMERICANA SEJA JOGADA FORA....INFELIZMENTE

    TUDO POR CULPA DE MUSTAFA, TIRONE, FRIZZO, DELLA MONICA, MARCO POLO DEL NERO E OUTRAS GENTALHAS QUE EU NÃO TENHO PRAZER NENHUM EM NOMINA-LAS QUE LÁ HABITAM


    QUER SABER, JA DEU NO SACO ESSA IDEIA DE QUE TUDO É CULPA DE FELIPÃO, NA SUA PRIMEIRA PASSAGEM ELE ADOTAVA O MESMO ESQUEMA DE JOGO QUE HOJE ELE EMPREGA, MAS NÃO APARECIA NINGUEM A CRITICAR, CLARO, O TIME TAVA GANHANDO TITULOS E AQUELE TIME DO PALMEIRAS DE 1998/1999 ERA ÓTIMO

    OU VOCES ACHAM QUE BETINHO, LUAN, JUNINHO, L. AMARO E OUTROS TANTOS QUE LA JOGAM TEM CONDIÇÕES DE VESTIR A CAMISA ESMERALDINA????

    O PALMEIRAS TEVE NOS ULTIMOS ANOS OS TRES PRINCIPAIS TECNICOS DO FUTEBOL BRASILEIRO E NADA DEU CERTO. MURICY JÁ TEM 4 TITULOS PELO SANTOS, LUXEMBURGO ENCAIXOU O ÓTIMO TIME DO GREMIO E AGORA VAI DAR TRABALHO....E FELIPÃO COM UM TIME HORRIVEL FOI CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL SABE DEUS COMO!!!!

    SERÁ QUE É CULPA DOS TECNICOS????

    OU DESSA GENTALHA QUE SE MATA PELO PODER E DESTROEM QUALQUER PERSPECTIVA DENTRO DO CLUBE

    VOCES ESPERAM O QUE, SE GENTE DO PRÓPRIO CLUBE VAZA INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS??? VOCES ESPERAM O QUE SE GENTE DO PROPRIO CLUBE SURRUPIAM OS COFRES DA INSTITUIÇÃO???

    QUE TODOS OS RESPONSAVEIS PELAS MAZELAS DA SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS APODREÇAM NAS PROFUNDEZAS DO INFERNO

    ENFIEM ESSE PODER QUE VOCES TANTO QUEREM NO CUELHO DE VOSSAS SENHORIAS

    PUTOS DE MERDA

     
  • Às 30 de agosto de 2012 às 12:12 , Anonymous Alcides Drummond, o ediitor disse...

    ESCLARECIMENTO, PRINCIPALMENTE AO BLOGUISTA QUE SE IDENTIFICOU COMO EX-ATLETA,MAS QUE PODERIA, TAMBÉM, SE IDENTIFICAR COMO CRONISTA POIS TEM UM BELO TEXTO.

    De fato, nos dois últimos jogos o Palmeiras ensaiou, apenas ensaiou jogar de uma forma mais ofensiva.

    A análise do blog não especifica ou se limita ao jogo de ontem mas a tudo o que vem ocorrendo há muito tempo no Palmeiras.

    Não, ex-atleta, VOCE NÃO ENTENDEU

    Ontem, a Portuguesa, de fato guarneceu-se defensivamente.

    Mas o Palmeiras, jogou como sempre, excessivamente precavido, cauteloso, sem raça, sem pegada, sem gana e só fez o óbvio e o previsível.

    Desculpe-me, mas o Palmeiras não foi pra cima da Portuguesa.

    Quem foi pra cima mesmo, ontem, foi o Flu, pra cima do CU-rintia.

    Aquilo, sim, é que é ir pra cima.

    Obrigado pela postagem.

    (AD)



     
  • Às 30 de agosto de 2012 às 12:20 , Anonymous Alcides Drummond, o editor disse...

    OUTRO ESCLARECIMENTO

    O BLOG COMPREENDE O ESTADO DE ESPÍRITO DE TODOS OS PALMEIRENSES,COM OS QUAIS ME SOLIDARIZO.

    ENTRETANTO ESTE OAV NÃO PODE E NEM VAI NUNCA COMPACTUAR OU FORNECER ESPAÇO PARA A INSERÇÃO DE AMEAÇAS FÍSICAS DIRIGIDAS A QUEM QUER QUE SEJA, MESMO ÀQUELES QUE MERECEM.

    POR ISSO, OBRIGO-ME A RETIRAR AS MENSAGENS QUE CONTEM AMEAÇAS FÍSICAS, PASSÍVEIS DE PROCESSO AOS AUTORES E AO BLOGUEIRO.

    ESPERO QUE TODOS COMPREENDAM.

    NÃO SE TRATA DE CENSURA, MAS, APENAS DE PRESERVAÇÃO.

    O FUTEBOL TEM DE SER SEMPRE DISCUTIDO E CONDUZIDO EXCLUSIVAMENTE NO CAMPO DAS IDÉIAS, NÃO DA VIOLÊNCIA (AD)

     
  • Às 30 de agosto de 2012 às 12:33 , Anonymous Edson disse...

    O esquema Felipão é o mesmo, há décadas, próprio para jogar mata-mata.
    Eu estranhei a escalação inicial para o jogo. Passamos a semana toda contentes porque voltariam alguns titulares, e qual não foi minha surpresa ao ver que o time que jogou contra o Santos havia sido mantido.
    O esquema é esse e o jogador tem que se adaptar a ele. Betinho jogando como o Patrick, cobrindo a lateral direita? Mazinho como auxiliar de lateral esquerdo?
    É contrariar as características dos jogadores.
    Os nossos muitos volantes, aparentemente, não podem passar de uma linha imaginária, pois nunca chegam ao ataque, o que resulta em atacarmos apenas com o centroavante e o jogador que abre pelas laterais. Consequentemente, não se aproveita uma bola que sobra, pois nunca tem ninguém.
    E o Juninho? Não faz uma ultrapassagem, só joga para trás. Característica do jogador ou esquema tático?
    Realmente, o Felipão sempre jogou assim, só que com elencos mais qualificados, não necessariamente jogador de nome, mas com alguma habilidade.
    O Palmeiras é o único time grande que tem jogador grosso, ou seja, sem habilidade, jogando ou no banco.
    Temos perdidos muitos jogos por falhas individuais, seja do goleiro, ou dos beques, sem esquecer que a saída de bola é bem sofrível e ataque não tem capacidade para reter a bola.
    Ontem, novamente falha individual do Leandro Amaro, e nos dois primeiros gols. É um dos jogadores que não tem condição de vestir a camisa alviverde.
    Está difícil e estou muito pessimista quanto a nossa permanência na primeira divisão.
    Alguma coisa tem que mudar e o Felipão, que não é burro, tem que saber que a hora é essa.
    Não posso deixar de concordar com o Victor, mais uma vez. O elenco é fraco e a culpa não pode recair apenas sobre o técnico, pois as administrações catastróficas a que estamos submetidos, ao longo do tempo, têm substancial culpa nessa má fase interminável.
    O elenco tem que ser melhor qualificado. Pelo amor de Deus!!!!
    Quero mais uma vez, valorizar, e muito, a copa do Brasil.
    Um oásis, nesse inferno astral em que estamos mergulhados.
    UMA GRANDE E INDISCUTÍVEL CONQUISTA!!!

     
  • Às 30 de agosto de 2012 às 12:57 , Anonymous Anônimo disse...

    Geninho é um Felipão sem grife.

     
  • Às 30 de agosto de 2012 às 13:03 , Anonymous Edson disse...

    E o Jair Picerni é um Luxa sem grife.
    Apesar de montar bons times, nunca foi aceito pela torcida, que gosta de grife.
    Tem gente que lamentou a ida do Forlan para o Inter, só por grife, porque o cara não é nada daquilo.

     
  • Às 30 de agosto de 2012 às 13:23 , Anonymous Sérgio de Mauro disse...

    Podem defender o Felipão, mas usem argumentos corretos. Dizer que os times dele sempre jogaram assim? É até uma ofensa àquele time de 98/99, que ia para cima dentro e fora de casa. Não precisam forçar a barra nem mudar o passado para justificar o presente.

    E ninguém está livrando a barra da diretoria usando o Felipão, qualquer palmeirense sabe que os problemas estruturais estão ali.

    Mas também não adianta livrar o Felipão, grande responsável pelos problemas conjunturais, usando a diretoria.

    A César o que é de César.

     
  • Às 30 de agosto de 2012 às 14:01 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    SÉRGIO DE MAURO

    Você está certo.

    Vamos fazer um esforço de memória e ver o quanto o Palmeiras tinha volúpia pelo ataque.

    Em muitos jogos segurava resultados, mas quando convinha.

    Nunca ouvimos falar em jogadores táticos como Betinho e Luan naquela época.

    Felipão parou no tempo.

    Tinha mais elenco? Tinha.

    Mas nada justifica ele ter dispensado o Souza para o Náutico por exemplo que tá jogando um bolão.

    Nada justifica com esse elenco, ficar atrás de times muito inferiores que estão à nossa frente.

    Felipão está só ganhando os seu, como ele mesmo disse: NO FUTEBOL NÃO TEM SÓ SANTINHO, TEM MUITO DIABINHO TAMBÉM.

    Se Felipão sair, o único time que vejo capaz de contratá-lo é o Internacional que está com um tapa buraco apenas.

    O Palmeiras tinha padrão de jogo, com titulares e reservas.

    Hoje não existe nenhum padrão e isso ninguém vai mudar, só outro técnico e olha lá, porque o estrago feito é grande demais.

    Mas vamos lá.

    É rezar por um milagre.

     
  • Às 30 de agosto de 2012 às 15:30 , Anonymous Anônimo disse...

    Leiam o Verdazzo.
    Tem um detalhe lá que ajudará a entender bem o que está acontecendo.

     
  • Às 30 de agosto de 2012 às 16:03 , Anonymous Edson disse...

    Sérgio, quem está defendendo o Felipão? Eu não estou, e se você reler o que está escrito, verá que eu estou é criticando o treinador.
    Se forçarmos um pouco a memória, lembraremos que ganhamos uma copa do Brasil em cima do Cruzeiro, com um gol espírita do Oséas, no último minuto da prorrogação, num sufoco danado.
    Ganhamos a libertadores, nos penaltis, porque o abençoado adversário(cujo santo nome não me lembro) chutou o penalti para fora.
    Nessa época, disputamos uma final de campeonato brasileiro com o Vasco e perdemos.
    Eu nunca vi ganharmos nada na moleza, de modos que essa história de que ia para cima, e coisa e tal, é um pouco de folclore.
    O Felipão sempre sentou(e continua sentando) em cima do resultado que lhe favorece, e por isso sempre tomou muito sufoco.
    Em mata-mata dá certo, em pontos corridos não dá, pois tem que segurar resultado um campeonato inteiro e não apenas por alguns minutos.
    O fato do treinador ser esse ou aquele, não exime os bananas da responsabilidade pelo fraco elenco que temos.
    Que fique claro, que da minha parte, não estou eximindo o técnico da parte que lhe toca, nessa porcaria que está o nosso time, mas achar que só ele é responsável, também não me parece adequado.

     
  • Às 30 de agosto de 2012 às 16:12 , Anonymous Edson disse...

    Recomendo a todos os colegas do blog essa leitura.

    http://www.verdazzo.com.br/verdazzo/o-papel-do-corno-manso

     
  • Às 30 de agosto de 2012 às 17:47 , Anonymous Anônimo disse...

    Qual o critério para classificar um elenco como forte ou fraco?

    Os resultados em uma competição?

    Mas se os resultados estiverem mascarados por algum outro fator como falta de interesse em jogar, interferências externas, ambiente ou qualquer outra situação desse tipo? A classificação entre forte e fraco seria confiável?

    Classificação entre forte e fraco depende de uma referência. Qual seria a referência adequada para fazer a classificação?

    O Atlético de Sorocaba é uma equipe fortíssima, caso comparada ao time lanterna do campeonato de várzea de Carapicuíba, mas medíocre comparada a do Barcelona. O Palmeiras precisa ser avaliado em termos de condição técnica comparado aos times e aos elencos dos seus concorrentes, pois é com eles que disputa a classificação. Nosso campeonato separado é disputado contra Figueirense, Atlético GO, Bahia, Sport, Coritiba, Lusa, Ponte Preta e Náutico.

    Acostumamos-nos, ou melhor, nos condicionamos a repetir essa “verdade”: Nosso elenco é fraco. Isso entra no subconsciente de cada um e passa a ser um dogma.

    Um simples consulta a pagina oficial de cada um desses clubes poderia nos ajudar a criar essa referência. Os maravilhosos elencos desses times são superiores ao do Palmeiras? Quantos jogadores deles nosso torcedor gostaria de ver com a nossa camisa?

    Essa análise poderia ser feita para todos os vinte participantes, mas para efeito de avaliação imediata a restrição a esses oito concorrentes já é suficiente. Classificar por imposição que o nosso elenco é fraco e por isso estamos mal na tabela somente servirá para acabar com a autoestima, a esperança e a vontade de superar esse momento.

    Nosso torcedor não pode ser mais um fator de desequilíbrio emocional contra o Palmeiras. Equipes em piores condições do que a nossa conseguiram se superar. Será que lá em Salvador existe apoio para o Bahia se salvar ou estão criando um inferno particular para o time no restante da competição?

    Leituras como essa do Verdazzo podem ajudar a entender que existe muita coisa além das análises técnicas.

    Outra lição que este campeonato deveria trazer para a diretoria e para grande parte da torcida é que não se pode menosprezar nenhum fator ligado ao futebol como, por exemplo, a representatividade e as arbitragens. Que sempre se “indignou” com as criticas às arbitragens por julgá-las desculpas por resultados deve estar feliz hoje com a nossa classificação. Os pontos que nos foram tirados à força nos dariam hoje outra condição e não estaríamos aqui debatendo nosso risco de rebaixamento. Esse campeonato, no quesito arbitragem provou de uma vez por todas que nossa direção é omissa e parte da nossa torcida é alienada.

    Quanto às criticas ao treinador, por mais corretas que possam ser e em grande parte são, elas não podem servir para encobrir outros problemas e tirar a responsabilidade de outras partes como a dos atletas e do comando do futebol no Palmeiras.

    Marcelo Luiz

     
  • Às 30 de agosto de 2012 às 19:46 , Anonymous Ex - Jogador disse...

    Ok Sr. Editor, entendo o que quis dizer, embora continue achando que o principal problema do Palmeiras é limitado elenco para um campeonato longo de pontos corridos como o brasileirão. Lógico que Felipão não é um primor de táctica mas a culpa definitivamente não é só dele. O grupo (como gostam de ser chamados) tem que fechar e jogar bola, por em prática os treinamentos, só que não estou vendo empenho do time e isso pode ter a ver com essa notíca que deu hj o PTD (sobre o dedo duro), muito embora jogador de futebol anda muito mimado hj em dia - não pode falar nada,não pode ter cobrança da comisssão técnica que magoa, não joga. Um abraço !!

     
  • Às 30 de agosto de 2012 às 20:10 , Anonymous Alcides Drummond, o editor disse...

    Ex jogador

    Repare que, em nenhum momento, pedi a cabeça de Felipão.

    Pedi, apenas, para que ele mude a sua visão tática pois, se continuar jogando para não perder vamos perder sempre.

    Ás vezes, pela falta de um grito, se perde a boiada inteira num abismo.

    Eu prefiro gritar a me omitir!
    Abs

    (AD)

     
  • Às 30 de agosto de 2012 às 21:03 , Anonymous Anônimo disse...

    Realmente quando um conceito se impõe, não adianta apresentar dados ou fatos que mostre o contrário, que nada é aceito ou analisado.

    Quem escreve que o elenco é limitado teve a boa vontade de verificar como são os elencos dos concorrentes?

    Quantos jogadores desses times seriam boas contratações para o Palmeiras, para corrigir essa “deficiência” de elenco que dizem o Palmeiras ter?

    Será que o Náutico, a Ponte Preta, a Portuguesa e o Coritiba times que estão na nossa frente tem número e qualidade de jogadores superior a do Palmeiras?

    Qual é o número de atletas profissionais que deve ter uma equipe para jogar a série A do Brasileiro?

    Segundo informação oficial do clube o Palmeiras tem:
    5 Goleiros: Bruno, Raphael Alemão, Fábio, Pegorari e Carlos
    3 Laterais: Artur, Juninho, Fernandinho
    7 Zagueiros: Henrique, Thiago Heleno, Roman, Maurício Ramos, Leandro Amaro, Luiz Gustavo, Wellington
    6 Volantes: Márcio Araújo, João Vitor, Marcos Assunção, Wesley, João Denoni, Corrêa
    5 Meias: Valdívia, Patrick, Daniel Carvalho, Patrick Vieira, Mazinho
    7 Atacantes: Luan, Maikon Leite, Vinícius, Barcos, Obina, Caio, Betinho

    São 33 atletas sendo que dez deles podem atuar em mais de uma posição (Artur, Luan, Betinho, Mazinho, Corrêa, João Vitor, Márcio Araújo, Fernandinho, Luiz Gustavo e Henrique).
    Os outros times têm elencos com mais de trinta jogadores?

    O elenco do Palmeiras tem quantidade e qualidade, mesmo considerando o número excessivo de lesionados, para disputar a série A do campeonato brasileiro e ficar à frente das potencias mundiais conhecidas como Náutico/Barcelona – Bahia/Real Madri – Ponte Preta/Milan – Coritiba/PSG – Atlético/Inter de Milão – Figueirsense/Juventus de Turim - Portuguesa/Porto e Sport/Manchester.

    Todos esses times que são nossos concorrentes tem mais nome, mais estrutura, mais recursos elencos poderosos, muito melhores do que o nosso?

    Continuar insistindo nessa de condição do elenco, de falta de qualidade técnica para disputar contra esses times é passar a mão na cabeça de folgados. Jogadores que têm obrigação de levar o Palmeiras a uma condição muito mais confortável na tabela. No momento de assinar contratos, pelos valores pagos pelo Palmeiras, todos eles são jogadores de time grande!

    Marcelo Luiz

     
  • Às 30 de agosto de 2012 às 23:47 , Anonymous Sérgio de Mauro disse...

    Edson,
    A derrota para o Vasco foi em 97, o Felipao tinha acabado de chegar. O time era mediano, chegar a final já foi um feito.
    Na Mercosul 98 metemos 5x0 no Nacional em Montevidéu. Na de 99, 7x3 no Cruzeiro. Na semifinal da Libertadores, 3x0 no River Plate. 4x2 no Flamengo, Copa do Brasil 99.
    Fora os jogos decididos no final e inúmeras viradas, coisas ate então estranhas ao Verdao.
    Aquele Felipao era outro, o modo do time dele jogar também.

     
  • Às 31 de agosto de 2012 às 08:02 , Anonymous Anônimo disse...

    Assunção se reúne com time, diz "passar mal" e pede união à torcida
    William Correia São Paulo (SP) - GAZETA


    Marcos Assunção parou o tratamento de recuperação de artroscopia no joelho direito nesta quinta-feira para participar de uma reunião com todo o elenco e a comissão técnica na Academia de Futebol. Após a conversa, o volante, capitão da equipe, disse que todos estão “passando mal” com o risco de rebaixamento. E solicita a ajuda da torcida.

    Ainda mancando, prevendo sua volta em três ou quatro semanas, o veterano apareceu no lançamento do livro “O Brasil É Alviverde Inteiro”, com fotos da conquista da Copa do Brasil. E direcionou seu olhar às câmeras presentes para discursar aos torcedores que não estiveram no evento.

    “Assim como vocês, estamos passando mal por não vencermos e estarmos em uma situação desagradável. Por favor, estejam conosco neste momento tão difícil para sairmos juntos e começarmos o ano que vem bem, porque temos competições importantes”, disse o meio-campista, pensando na Libertadores de 2013.

    O bate-papo envolvendo todos, horas antes do evento na Fnac Pinheiros, ressaltou a importância de cooperação e solidariedade no elenco. Mas é necessário, na visão de Assunção, que os dirigentes também se envolvam no processo de evitar a segunda participação do Verdão na Série B do Brasileiro em sua história. E avisa: quem está nas arquibancadas tem, agora, a mesma importância que tinha durante a Copa do Brasil.

    “Pedimos ao torcedor e a todos que gostam do Palmeiras que estejam conosco nesta hora. Quando vencemos a Copa do Brasil, estavam os torcedores, os jogadores, a diretoria e a comissão técnica juntos. É nessa hora que se vê a união do grupo. Para sair desse momento, só com grupo, diretoria e torcida do mesmo lado. Senão, as coisas pioram”, alertou.

    A torcida já protestou na derrota para a Portuguesa no Canindé, nessa quarta-feira, e Assunção está ciente de que o ambiente, inicialmente, não será receptivo ao time. “No estádio, sei que o torcedor vai estar triste e muito, mas muito chateado mesmo pela situação do time. E eu me incluo nisso. Para mim, é muito mais difícil estar fora do que jogando. Mas peço para o torcedor estar conosco”, solicitou.

    Ao grupo, o pedido é por reação imediata. “Conversamos sobre a união e a vontade que tivemos para vencer a Copa do Brasil. Precisamos da mesma vontade agora para sair dessa situação. E tem que ser já. Senão, não dá mais tempo”, avisou o jogador, 18 rodadas antes do final do Brasileiro

     
  • Às 31 de agosto de 2012 às 08:05 , Anonymous Anônimo disse...

    O PALMEIRAS DEVE SER A ÚNICA INSTITUIÇÃO DO MUNDO QUE CONTRARIA O PRINCIPIO BÁSICO DA NATUREZA: A LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA.

    QUANDO ENFRENTA UMA SITUAÇÃO DE PERIGO QUE COLOCA EM RISCO A SUA SOBREVIVÊNCIA, AO CONTRÁRIO DE TUDO NA NATUREZA, TODOS OS ESFORÇOS SÃO PARA QUE A DESTRUIÇÃO ACONTEÇA E NÃO PARA QUE ELE SOBREVIVA.

     
  • Às 31 de agosto de 2012 às 08:57 , Anonymous Anônimo disse...

    O São Paulo trocou o técnico quando o Palmeiras estava mau.

    Teve problema no início e fez Luis Fabiano descer do pedestal por enquanto.

    Está quase na Libertadores.

    Mesmos jogadores. Usando a base também.

     
  • Às 31 de agosto de 2012 às 10:43 , Anonymous UOL ESPORTES disse...

    Entre reuniões e suspeitas contra assessor de Felipão, Sampaio quer entregar delator à torcida
    Danilo Lavieri e Ricardo Perrone
    Do UOL, em São Paulo

    "Chega de ficar de bobo aqui".

    A frase é de César Sampaio, ídolo do Palmeiras e atual gerente de futebol do clube. Ele quer descobrir o quanto antes aquele que, segundo diretoria, comissão técnica e jogadores, é o principal responsável pelo caos ao qual o Palmeiras voltou após a breve paz vivida com a conquista da Copa do Brasil. Para a cúpula palmeirense, não são os adversários, os desfalques ou a qualidade do futebol apresentado os motivos do time iniciar o returno do Brasileirão na zona de rebaixamento. A razão maior, acreditam, é a ação eficiente de um novo dedo-duro. Alguém com acesso ao vestiário palestrino e que nas últimas semanas vazou informações que desagradaram os jogadores. Sampaio quer a cabeça do delator. E já sabe o que vai fazer com ela.

    "Quando descobrir, vou falar para a Mancha [Alviverde, facção organizada do Palmeiras], para os caras entenderem que tem gente querendo derrubar o Palmeiras. Estão usando a política para derrubar o Palmeiras, querendo ferrar a gente aqui. Querem acabar com o nosso time", desabafou um irritado Sampaio ao UOL Esporte.

    CAÇA DEDO-DURO
    Gerente de futebol, César Sampaio, disse que trabalhará incansavelmente para caçar o delator

    A primeira suspeita, que após investigação foi afastada por Sampaio, implodiria de vez a relação entre comissão técnica e jogadores. Ao checar algumas pistas que lhe foram passadas, o dirigente chegou ao nome de Acaz Fellegger, assessor de imprensa do técnico Luiz Felipe Scolari, como responsável por passar informações internas aos jornalistas. Mas, após reuniões com o técnico, Acaz e até com os jogadores, Sampaio disse que descartou essa possibilidade. Ele, no entanto, ressalta que está perto de confirmar quem é o verdadeiro delator.

    O dirigente prefere não revelar quem é o novo suspeito. Mas não tem dúvida em afirmar que essa crise é apenas mais uma extensão da conturbada política palmeirense. Para ele, setores do clube querem o rebaixamento por serem contra a gestão do presidente Arnaldo Tirone.

    "Não quero que o lado político atrapalhe a parte esportiva. Nós acompanhamos de perto [o vestiário do time] e eu posso dizer que não há descontentamento ou complô contra a comissão [técnica]. E se existir alguma coisa, quem vai ser prejudicado é o Palmeiras", afirmou. "Você não tem noção do tanto que estou sendo cobrado, das ligações que estou recebendo. Mas nem reclamo disso, porque essa é a minha função. Mas o que eu quero que você saiba é que eu sei que, quando não temos vitórias, tentam jogar um contra o outro", completou.

    Nada de cartinhas

    Uma nova reunião ocorreu na Academia nesta quinta-feira, mas desta vez sem a presença de Scolari. Chegou-se a cogitar que uma nota oficial fosse publicada no site do clube para inocentar Acaz Fellegger, mas a opção foi descartada.

    "A gente tem a saúde do vestiário como prioridade e, por isso, fizemos uma reunião. Eu intermediei uma situação entre dois atletas, onde o Acaz foi citado por eles. Depois falei com o Felipão e perguntei se ele estava mandando recados por meio de seu assessor", disse Sampaio.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial