Observatório Alviverde

14/10/2012

VOCÊ ACREDITA NA RESSURREIÇÃO DO VERDÃO?



O Palmeiras, que jogava pela sobrevivência, joga, agora, pela ressurreição.

Mas, ressuscitar como, jogando a bolinha mixuruca que jogamos contra os bambis e, principalmente, contra o Coxa?

Como pode voltar a respirar um time pra lá de nervoso, neurastênico, atabalhoado, improdutivo e inconsciente?

Um time que, a cada jogo, entra em parafuso, e só piora as suas performance e situação classificatória?

Um time que, sem qualquer dúvida, é o mais limitado, o de mais baixa produtividade e o pior, técnicamente, entre os 20 concorrentes?

Como atingir 60% dos pontos a disputar, invertendo a sofrível pule dos 30% atuais?

Seria engatar uma sequência semelhante aos aproveitamentos do Grêmio e do Galo Mineiro, além dos 60%?

Como conseguir tão alta performance se, tirante o Flu de Abelão, apenas estes dois clubes conseguiram atingir o patamar? 

Para que se calcule o gráu de dificuldade, considere-se, também, que os dois times posicionados logo abaixo da linha dos 60% são Vasco e SP, respectivamente, 57 e 56 % de aproveitamento!

Para complicar, vamos enfrentar o Náutico, 37 pontos , 11 vitórias, 35 gols marcados, 43% de aproveitamento e irrepreensível campanha caseira. 

Os pernambucanos têm como objetivo e buscam, apenas, entre 6 e 9 pontos em 27 possíveis, para que se garantam na série A. 

Só um tsunami de resultados negativos os tira da zona de conforto em que se inserem.

Como se tudo não bastasse, o Palmeiras terá, em teoria, oito desfalques para hoje, começando por Valdívia, passando por Correa, Maikon Leite, Henrique, Maurício Ramos e Daniel Carvalho, até chegar em Assunção que é o mais importante.

Na prática serão sete, porque DC,  piada pronta, não conta. 

Pode-se dizer, sem medo de errar, que o Palmeiras entrará em campo reforçado pela ausência desse jogador.

Em compensação, Fabinho Capixaba foi reintegrado ao elenco após peregrinações forçadas por tantos times de média e pequena expressão. nos quais nunca se firmou, e surge como reforço palmeirense, no ocaso deste Brasileirão.

Resta saber se um reforço para o Palmeiras ou para os adversários!

A reintegração de Capixaba ao elenco teria sido uma solicitação de Kleina, ou uma imposição da diretoria,  analfabeta em futebol?

Sem querer prejulgar o retorno de Capixaba - é pouco provável, mas, quem sabe ele acerta? - está aí mais um motivo pelo qual eu não desejava a contratação de Kleina.

Kleina era o grande sonho de consumo de Frizzo, impedido de agir livremente e ao seu bel-prazer no futebol do Palmeiras no tempo do autocrático e absorvente Felipão, dono de ego e personalidade mais fortes do que o pouco expressivo diretor de futebol.

Kleina, nem bem começou,  e já se mostra dependente, submisso e, calculo, em pouco tempo será um técnico de total subserviencia à diretoria apedêuta, mesmo em início de trabalho, ainda naquela  fase que se chama de lua de mel com os dirigentes, sócios, com o time e com a torcida.

Tomara que eu esteja errado!

Viajaram a Recife: 

Goleiros: Bruno e Raphael Alemão
Laterais: Artur, Fabinho Capixaba, Juninho e Leandro
Zagueiros: Thiago Heleno, Román e Leandro Amaro
Volantes: João Denoni e Márcio Araújo
Meias: Tiago Real, Patrik, Mazinho e Patrick Vieira
Atacantes: Luan, Obina, Vinícius e Betinho



O provável time:
 

Bruno; Artur, Thiago Heleno, Román e Juninho; Márcio Araújo, João Denoni, Mazinho e Tiago Real; Luan e Obina.

É uma formação mais modesta, porém de jogadores que, ressalvadas as suas limitações técnicas, têm boa condição física.

Quando escapou do rebaixamento, premido pela necessidade,  o FLU montou, à última hora,  uma equipe dessas de força, leveza e, principalmente, velocidade, promovendo vários juniores e muitos reservas.

Quem sabe esteja nesse time mais humilde que enfrenta o Náutico esta tarde em Recife, a receita, ainda que tardia, para que o Palmeiras encontre a formação ideal e parta para um vira-vira na classificação.

Apesar de estar sem ritmo de jogo, acredito que Mazinho possa aparecer com destaque, principalmente se Kleina lhe der liberdade para driblar, improvisar e individualizar as jogadas.

Uma vitória simples sobre o Náutico pode reanimar o Palmeiras e, a depender do resultado de Coritiba x Bahia, poderá reduzir a diferença em relação ao perdedor para seis pontos ou para sete diante dos dois, em caso de empate.

Se o Bahia perder, teremos um confronto direto com o tricolor baiano em Salvador na próxima quarta-feira.

Essa seria a grande oportunidade de reduzir a diferença com o Bahia para apenas três pontos.

A partir daí, em mais seis rodadas, ou 18 pontos a serem disputados, tudo seria possível.

O que desanima é que qualquer combinação de resultados, por mais difícil que seja, é sempre muito mais fácil do que uma vitória do Palmeiras.

Eu creio que o jogo de hoje em Recife represente, em definitivo a chance derradeira e o último atalho possível para escapar da degola.

É preciso que o time lute, se esforce, se supere e que jogue com garra e com aplicação para que não seja enterrado neste domingo.

VOCÊ ACREDITA NA RESSURREIÇÃO DO VERDÃO?

COMENTE COMENTE COMENTE

15 Comentários:

  • Às 14 de outubro de 2012 às 09:35 , Anonymous Anônimo disse...

    BOLA DE NEVE - A bola de neve começa pequena, mas se torna avalanche quando chega à base da montanha.
    Não há dúvida de que a grande responsável pela situação do Palmeiras é a direção do clube e que todos os problemas ocorridos surgiram pela omissão ou pela incompetência dela.
    A primeira grande lição que está temporada deveria trazer ao Palmeiras é a necessidade de cuidar melhor dos fatores extra campo. Os pontos roubados no primeiro turno teriam dado outro ambiente para a disputa da competição. Provavelmente, até o treinador não teria sido trocado, mesmo com o problema mal administrado pelo clube do vazamento de informações do elenco.
    Entre os palmeirenses existe uma verdadeira aversão sobre tratar do problema arbitragem, pois muitos deles se incomodam com a ideia de que isso possa parecer desculpa por resultados. Esse conceito infantil (imbecil) impede culturalmente que o Palmeiras defenda seus interesses como outros clubes defendem os deles.
    Neste campeonato não aconteceram erros de arbitragem, aconteceram dolos de arbitragens o que é muito diferente, mas para o Palmeiras apontar que houve intenção de prejudicar o time é arrumar desculpas.
    Ficou mais uma vez provado que a direção do Palmeiras não sabe exigir respeito das federações e não sabe mostrar seu lado para os meios de comunicação. Somos lesados e ainda somos obrigados a calar a boca para não parecer choro. O Palmeiras é hoje a GENI do futebol.

     
  • Às 14 de outubro de 2012 às 09:43 , Anonymous Anônimo disse...

    ELENCO – Outra vez surgem especialistas para apontar a falta de qualidade do elenco do Palmeiras para disputar o campeonato brasileiro com causa principal da fraca campanha. Argumento míope e limitado sempre utilizado para encobrir os problemas reais. Qualquer outro clube com o mínimo de comando sobre o seu Departamento de Futebol, com ação sobre os bastidores para não ser lesado, com postura adequada em relação à imprensa para não ser sabotado, tendo o mesmo elenco do Palmeiras, com os mesmos treinadores, teria uma campanha muito superior a essa e sem correr riscos.
    Quem classifica o elenco do Palmeiras como limitado tecnicamente como explicação para a campanha ruim não parou para analisar quem joga pelos concorrentes. Nosso adversário de hoje tem como um dos principais nomes o volante Souza, emprestado pelo próprio Palmeiras. Ocorre para os outros clubes não há tanta gente jogando contra o time dentro e fora da instituição. O Palmeiras tinha time e tinha elenco, mesmo com tantas contusões e suspensões para disputar com folga esse brasileiro, mas não tem pessoas competentes para comandar o clube no futebol. A incompetência, a falta de comando dos seus dirigentes proporcionaram essa situação, situação que clubes com muito menos recursos financeiros e técnicos não tiveram.
    Toda vez que volta a ideia pré fabricada de que o Palmeiras não monta elencos para disputar suas competições, estamos dando aval para que nossa vida não mude, pois a “solução original” encontrada é de que precisamos contratar melhor. Se não arrumar a casa, se não acabar com a zona que é o Palmeiras, pode trazer o elenco completo do Barcelona que nada vai mudar e no final de cada temporada voltarão as mesmas pessoas dizendo que não montamos um bom elenco para disputar o campeonato.
    Campeonatos de pontos corridos são longos e o Palmeiras já mostrou que não tem base emocional, não tem comando profissional para se manter por um período superior a dois ou três meses. É muito fácil minar, sabotar o futebol do Palmeiras.

     
  • Às 14 de outubro de 2012 às 09:51 , Anonymous Anônimo disse...

    EM TEMPO - Omissão, ausência, falta de competência para comandar o futebol no Palmeiras não é exclusividade dessa diretoria. Trata-se de um problema cultural no clube. O Palmeiras não tem pessoas suficientemente esclarecidas para comandar o futebol. Não se consegue contar em uma mão o número de pessoas com condição de administrar o clube. A entrada de gente nova, com novas ideias é de fundamental importância para a sobrevivência do Palmeiras.

     
  • Às 14 de outubro de 2012 às 13:40 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    Anonimo

    Eu também pensava como voce,mas, confesso, me iludi um pouco com a qualidade de nosso time.

    Temos, sim, alguns bons jogadores desvirtuados em sua arte pela obsessão em marcar de nosso técnico anterior.

    Temos centro avantes, dois, acima da média geral mas a bola não chega nunca até eles.

    Nosso time está cheio de balzaquianos que têm dificuldade para correr e, entre todos é o mais lento deste brasileiro.

    Não temos jogadas de passagem dos laterais pelos flancos do campo, a não ser em uma ou outra vez que Juninho se aventura. Em razão disso não temos ofensividade e marcamos tao poucos gols.

    Mas quando Juninho ataca, ficamos desguarnecidos na defesa porque não temos jogadores suficientemente rápidos para a cobertura e recompósição.

    Felipão e Sbraglia acabaram com o Palmeiras. Nunca se viu tantas contusões musculares e articulares quanto em 2012.

    Tiago Real não é nenhum craque, mas veja o que um jogador novo, de bom fôlego e em perfeita situação física pode render.

    É de jogadores assim que precisamos
    e foi esse o segredo da espetacular recuperação do Flu no ano passado.

    O Palmeiras tinha de imitar o Santos e lançar a garotada, sem dar bola para as críticas da mídia ou para a censura de torcedores estúpidos que ficam exingindo, ignorantemente, jogadores de grife.

    Se for para perder, vamos perder apostando nos jogadores de nossa base.

    Mas isso, ninguém quer, porque, segundo estou sabendo, a categoria de base é a "vaquinha de leite" de alguns diretores e de muitos empresários.

    Gosto da formação que começa o jogo de hoje contra o Náutico.

    É um time forte e nas mesmas proporções ágil e veloz.

    Creio que vamos ganhar o jogo, apesar de o Náutico ser um anfitrião nada educado (AD)

     
  • Às 15 de outubro de 2012 às 00:31 , Anonymous Anônimo disse...

    É duro o que vou falar mas um time que ganhou 7 em 30 não vai ganhar 6 em 8.

    Portanto já que vai cair que caia o quanto antes pra que se preserve a Sulamericana e que tenha mais tempo com a bola rolando pra torcida pressionar... Porque dezembro-janeiro sem jogo a coisa esfria.

    Almir

     
  • Às 15 de outubro de 2012 às 08:09 , Anonymous Doente(verdão) disse...

    Pois é amigos!

    Fica a cada dia mais evidente que o problema do Palmeiras não era o Felipão. Nunca foi, diria eu!
    O Felipão fez as vezes de técnico, diretor de futebol e presidente em muitos momentos e depois cansou. Quem não cansaria? Apesar de bem pago, duvído que tenham contratado ele dizendo que ele acumularia essas funções...
    Gilson Kleina foi uma piada de mau gosto, mas quem garante que Falcão faria diferente, eu não acredito. Por isso era contra a saída do Felipão e sempre perguntava aos críticos do mesmo, qual seria uma boa opção para substitui-lo e a resposta era sempre a mesma, não tinha técnico com bagagem para tal.
    O Gilson Kleina foi traído pela ambição e vai acabar queimado. O nosso verdadeiro problema é uma direção que não sabe contratar. Quem não lembra que o Felipão teve que brigar com o Frizzo pelo Barcos, quando o nosso diretor queria a revelação do futebol Guatemalco?
    Sem o Felipão teríamos hoje um centro-avante como o Fernandão, o Ricardo Bueno, o Max.
    Hoje o Barcos é o único que se salva nesse elenco. Nem o Henrique tem jogado bola. O Valdivia teve seus lampejos, mas sei bem que em dois anos dessa segunda passagem ele não jogou o que jogou em apenas um jogo da primeira, também só quer curtir a noite Paulistana. Sei bem disso pois tenho amigos que frequentam as mesmas noitadas daqui. Triste ver meus dois filhos, ainda pequenos passarem por isso. Vai ser uma prova de fogo para eles, ainda mais com mãe tricolor, Avô tricolor, tio tricolor. Vou falar o que para eles? Dias melhores virão, calma, paciência... É só o que me resta.

     
  • Às 15 de outubro de 2012 às 09:10 , Anonymous Anônimo disse...

    Alcides,

    Minha análise sobre esse elenco do Palmeiras é a mesma feita sobre elencos de anos anteriores.
    Trata-se de uma comparação dos nossos elencos com elencos dos concorrentes e no caso de 2012 a comparação é com os times do meio da tabela para baixo.
    Tudo o que você citou de negativo que ocorreu com o Palmeiras não ocorreria com os mesmos jogadores usando outras camisas. O desempenho desses jogadores seria bem diferente em outros clubes, pois nosso problema é a incapacidade interna de gestão do futebol em todos os níveis.
    Por essa razão que em primeiro lugar existe a necessidade de limpar o ambiente para que mesmo chegando ao Palmeiras o elenco dos sonhos ele não seja contaminado por tudo de ruim que existe no clube.

     
  • Às 15 de outubro de 2012 às 11:45 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    O QUE MAIS ME CHAMA ATENÇÃO

    Gilson Kleina assumiu, o time venceu 3 jogos em seguida.

    Todos com 3 gols de diferença.

    Todos usando praticametne a mesma formação tática de 1 centroavante e um atacante de ponta, com 2 volantes.

    DO NADA, ele muda justo contra o São Paulo e joga apenas com o Barcos sozinho na frente.

    POR QUÊ SENHOR? POR QUÊ?

    Luan não vinha jogando, o time ganhando e de repente vira titular.

    E de repente o ataque não funciona mais.

    E o Vinícius então, que Graças a Deus não vinha jogando, de repente passa a ser escalado como uma grande opção de ataque. O mais jovem artilheiro de 1 gol. Ele é horrível.

    Esses dois, escalados com frequência.

    Fico pensando, DOIS VENDÍVEIS?

    E o Tonélzão? Outro Vendível.

    Entrou e nos prejudicou demais.

    Só pode ter dedo de fora.

    Alguém deve estar interferindo no trabalho da comissão.

    Não é possível.

    É dificil escapar, mas eu ainda acredito.

    Mesmos endo eminente, não me resta outra alternativa.

    Com Felipão esse fato já teria acontecido.

    G.K. nos deu um respiro.

    Mas algo aconteceu, pois os que não eram escalados, voltaram a ser escalados, e coincidência ou não, o Palmeiras caiu de produção.

    ======

    Claro que a diretoria errou por omissão e incompetência. Isso é fato.

    É o que tenho.







     
  • Às 15 de outubro de 2012 às 13:51 , Anonymous Anônimo disse...

    Enquanto os mais fanáticos palmeirenses acreditam ainda estar lutando pela permanecia na Série A, os fatos indicam que a situação do clube pode ser ainda mais grave.

    O Palmeiras não tem elenco para permanecer na Série A, e está virtualmente rebaixado.

    Pior do que isso é observar que dentro desse grupo que tenta permanecer no poder através de eleições indiretas, no próximo ano, não há ninguém com capacidade para estancar a sangria.

    Dirigentes são fracos, outros desonestos, o treinador é boa gente, mas inexperiente e o grupo de jogadores, bem, que horror.

    Se o Palmeiras não conseguir realizar seu pleito de maneira “direta” já em 2013, restará ao primeiro presidente eleito por esse sistema, em 2014, resgatar a equipe do limbo na Série C.

    Sim, porque este é o destino traçado para os próximos anos, de um clube sem dinheiro para investir, jogado nas mãos de aventureiros e cada vez mais afastado de seu torcedor.

    Paulinho

     
  • Às 15 de outubro de 2012 às 15:30 , Anonymous Edson disse...


    A realidade nua e crua.

    "Não dá para administrar tudo" - Kleina

    Eis aí o novo cristo!
    E a diretoria segue o seu curso de incompetência.

    Diretas já, para ontem!!!!

    Kleina começa a se sentir pressionado
    Redação PTD - 15/10/2012 - 11:06h.
    -
    Bastou 6 partidas para o técnico Gilson Kleina começar a sentir a pressão que é comandar o Palmeiras.

    Ontem após a derrota sofrida para o Náutico, o treinador reclamou publicamente da falta de blindagem da diretoria. Kleina se referia a "visita" que alguns torcedores fizeram ao hotel onde a delegação estava hospedada.

    "A cobrança foi ríspida, mas em momento algum houve violência ou situação que passasse de conversa. Fui pego de surpresa, admito. Imagine o tamanho do tumulto se os jogadores estivessem no saguão?" questionou o técnico.

    Visivelmente contrariado, Kleina cobrou proteção de seus superiores: "Temos de blindar mais as pessoas, não adianta. Se você coloca mais pressão, a tendência é bloquear a confiança desses jogadores" lamentou.

    Dando sinais de que está sem amparo, o treinador concluiu com um pequeno desabafo: "Não dá para eu administrar tudo".

    Fonte: PTD

     
  • Às 15 de outubro de 2012 às 16:09 , Anonymous Anônimo disse...

    Vejam essa
    http://globoesporte.globo.com/platb/pombo-sem-asa/2012/10/15/e-se-avenida-brasil-fosse-o-brasileirao-quem-seria-quem/

     
  • Às 15 de outubro de 2012 às 16:32 , Anonymous Doente(verdão) disse...

    Pois é Edson!

    Nem tinha lido isso quando escrevi que o Felipão estava cansado de acumular funções! Mas é isso mesmo, o Felipão era segurança, técnico, diretor de futebol, conselheiro, presidente, etc... Agora é a vez do Kleina, mas ele não tem experiência para segurar esse rojão. E ainda tem gente que acredita que ele(Felipão) era o principal problema. Que nosso time não andava por causa dele... O nosso time não andava porque tinha suas claras limitações técnicas e o Felipão encheu o saco de ser escudo para Tirone e Frizzo fazerem as suas cagadas! Mais um ídolo queimado com parte da nossa torcida! Para mim o Felipão continua em patamar bem alto!

     
  • Às 15 de outubro de 2012 às 18:03 , Anonymous Anônimo disse...

    Ao Paulinho (espero que não seja aquele, porque se for não tem autoridade moral para opinar sobre nada do Palmeiras)

    Qual a necessidade, qual o resultado prático, quais as atitudes podem ser tomadas nesse momento, considerando essa opinião de que não se deve continuar lutando enquanto houver possibilidades matemáticas?

    Como seria o ambiente, como seria o envolvimento dos meios de comunicação, do próprio clube, da torcida, caso o time ameaçado de rebaixamento fosse o da marginal sem número? Será que até o último instante onde houvesse a possibilidade matemática de escapar, todos os artifícios seriam utilizados para tentar salvar a equipe. Para o Palmeiras, UTILIZAR SEU DIREITO DE LUTAR ATÉ O FINAL parece ser crime. Se cair, que caia, mas de cabeça erguida, lutando até onde for possível, sempre lembrando que outros clubes tiveram esse direito e que alguns conseguiram seu objetivo. A torcida do Fluminense e os jogadores do Fluminense não pensaram dessa forma covarde quando o time esteve em situação pior na tabela em 2009.

    Observamos uma campanha oportunista feita por pessoas e setores que querem ver a desgraça do clube sob a desculpa de que são realistas, coerentes e buscam o bem da instituição. Quem sabe queriam que o Palmeiras mande um ofício à CBF solicitando a proclamação do W.O em todos os seus jogos restantes.

    Não vejo nesses “preocupados” com o destino palmeirense nenhuma menção ao jogo sujo feito contra o time no primeiro turno, jogo sujo que tirou da equipe a condição de disputar uma competição mais tranquila. Os pontos daquelas rodadas valeriam tanto quanto esses pontos restantes.

    O Palmeiras tem um jogo quarta feira e deve se comportar como se comportou a seleção da Rússia na final olímpica de Vôlei, quando perdia o terceiro set por 21 a 18 e se perdesse aquele set perderia a medalha.

    O técnico russo e seus jogadores não foram covardes e com certeza não tinha gente ao lado fazendo discurso “amigo” de alerta, discurso “indignado” contra os erros cometidos.

    Até o final do campeonato, será o final do campeonato, com os jogos valendo três pontos. Terminado o Brasileirão, com qualquer resultado, ai sim, discussão geral, reformulação geral em tudo. Tentar colocar a situação futura no momento atual é apenas jogar para a galera.

    Seria muito melhor para o futebol brasileiro que esse pessoal que não é palmeirense se preocupasse com os problemas nacionais do futebol como a Seleção Brasileira que se tornou um balcão de negócios ou as denuncias do ex árbitro Gutemberg Fonseca que foram jogadas para debaixo do tapete porque comprometeriam o time da grande mídia.

    Quanto ao Palmeiras, que ele fique para os palmeirenses, primeiro tentando sair dessa situação enquanto houver possibilidade e depois promovendo no momento correto a discussão sobre o futuro do clube.

     
  • Às 15 de outubro de 2012 às 23:03 , Anonymous Lorenzo disse...

    Vc ta certo...
    Uma pena que nao temos elenco pra que nossa recuperacao seja efeiva.
    Eu tenho feh que sairemos desse limbo, mas nao mais agora.
    Se fosse o Gk, faria o grupo bando, treinar em periodo integral ateh o final do campeonato. Sem folga, sem pensar em mais nada a nao ser Palmeiras.
    No discurso, dizer que vao se entregar ateh a morte eh lindo, mas treinar, treinar e treinar ate evoluir e evitar o vexame ninguem faz.
    To Cansado de bla bla bla... e piaadinhas ridiculas.
    Nao merecemos esses inuteis.


     
  • Às 15 de outubro de 2012 às 23:49 , Anonymous Edson disse...

    Estou com o anônimo, do qual sempre admiro a linha de pensamento.
    Não sei porque não assinou.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial