Observatório Alviverde

21/07/2013

O PALMEIRAS FOI PRA CABEÇA! NÃO TROQUE A ALEGRIA PELA EUFORIA, PORQUE É AINDA É MUITO CEDO!


 

 ALEGRIA, SIM! EUFORIA, NÃO!

Na postagem de ontem eu disse que uma vitória sobre o Figueira, levaria o Palmeiras pra cabeça nesta nona rodada da série B. Levou!

É verdade que é uma liderança, apenas, provisória, cuja consolidação veio, não apenas com a vitória em si, mas, também, devido ao adiamento do jogo do líder, a Chapecoense, contra o América Mineiro em Chapecó.

O jogo foi adiado em razão da forte neblina que cobriu a cidade, impedindo que o voo que conduzia a delegação americana, pudesse pousar na maior cidade do oeste catarinense.

Impedido, momentaneamente, de alcançar os três pontos que o manteriam na liderança - um, apenas, não resolvia - a Chapecoense, agora, está atrás do Palmeiras e perde o fator psicológico decorrente da ostentação do posto já nos próximos compromissos.

O alviverde de Chapecó, em meu entendimento, não vai, tão cedo, reocupar o lugar privilegiado da liderança e, aposto, será ultrapassado, brevemente, por Joinvile, Sport e pelo próprio Figueirense.

Como é praxe em situações semelhantes, um time de menor expressão inicia de forma fulminante e surpreendente a sua participação em uma competição e, depois, cai pela tabela, creio que o Chapecó iniciará brevemente o seu processo de defasagem, queda e perda dos melhores números na tabela.

Vou mais além. 

Aposto que a Chapecoense, ainda que com toda a minha simpatia pela cidade, que conheço muito bem, e pela cor da camisa esmeraldina, lindíssima, não vai subir. Quem viver, verá!

 Mas isso é, apenas e tão somente uma conjectura, um palpite pessoal emitido em função de experiências anteriores vividas e revividas em velhos e remotos carnavais.

Da mesma forma, porém por outros motivos, também já esperava a reação palmeirense e sua passagem para a liderança da competição.

Digo isto, não apenas em função de tradição ou da condição de de ser o Palmeiras um time grande, mas, principalmente, pelo seu investimento, muito maior do que qualquer outro clube da série B. 

O Verdão vem se dando ao luxo de manter um elenco numerosíssimo de 44 jogadores, em que pesem, ainda, algumas vulnerabilidades técnicas em certas posições, entre as quais a mais carente, é, seguramente, a lateral esquerda. 

Certamente que o Palmeiras merece um lateral esquerdo melhor e mais eficiente do que Juninho, que entre, imediatamente, na equipe.

Um aspecto importante:

Mesmo com tudo o que dissemos, o Palmeiras não pode titubear, ou, como dizia meu fraternal amigo, companheiro e um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro, Danilo Alvim, o príncipe, lançador da expressão, nem calçar salto alto.

Nosso primeiro tempo ontem em Floripa, foi mais ou menos assim. O time entrou em campo de salto alto, certo de que passaria o trator sobre o Figueira.

Embora impusesse o seu jogo e desfrutasse do domínio territorial, o Palmeiras não conseguia - nem com Valdívia armando - penetrar na defesa do Figueirense e teve de fazer força para vencer, também na base da superação e da virada.

Não me digam que Prass falhou, nem no primeiro e nem no segundo gol. Quem seguraria o tiro raso de Rafael Costa em que a bola atingiu uma velocidade incrível?

Como culpar Prass que espalmou o cruzamento para dentro da área sem conseguir desviar a córner. Lembrem-se que foi uma defesa de reflexo e somente São Marcos faria aquele desvio. Embora seja um goleiraço, Prass não é Marcos

Culpem sim,  Leandro que não jogava nada e ainda perdeu um pênalti.

Falem, também da atuação de Vinicius que, embora tenha dado tudo de si e tenha corrido muito, estava perdido taticamente. 

Ressaltem que os laterais apoiavam pouco e nas raras vezes que chegavam, não conseguiam realizar nada de útil.

Reconheçam que, no meio de campo Araújo cumpria funções restritas a marcação e à cobertura. Quando é que a torcida vai reconhecer isso e deixa-lo à vontade para atuar e render mais?

Charles se apresentava pouco no ataque e, pode-se dizer, o único jogador lúcido do setor de apoio era Wesley, seguramente o melhor em campo.

Ora, dirão vocês, Valdívia também era lúcido e definiu o jogo ao que respondo que, em compensação errou o passe que redundou no primeiro gol do Figueirense.

Reservo, hoje, a Valdívia apenas, condição de "personagem" do jogo, justamente ele que está acostumado a ser o melhor.

Leandro bateu para fora o pênalti existente, arranjado por Valdívia que poderia ter aberto o caminho para uma grande goleada. 

Por que Leandro bateu o tiro de rigor se Valdívia é melhor e mais experiente  e se Vinicius batera com autoridade o pênalti contra o ABC?

Vilson, sozinho, embora zagueiro, mostrou que pesou mais do que Barcos na troca com o Grêmio. Ou alguém ainda tem dúvida? 

Vilson voltou da contusão e ninguém sentiu falta de Henrique. Você sentiu?

Se sentiu, sou convicto de que foi em decorrência da lentidão de André Luiz e de uma certa desconfiança que ele ainda provoca na torcida palmeirense. 

Embora André tenha jogado muito bem não tenho nenhuma dúvida de que a dupla de área titular terá Vilson e Henrique, só faltando definir quem vai atuar na direita e na esquerda.

Como bateu o time do Adilson Batista!

Há tempos não via tanto beque botinudo como vi ontem em Floripa.

Juizinho ruim o capixaba Marcos Andrés Gomes da Penha, sobretudo disciplinarmente.

Permitiu a aplicação do anti jogo o tempo todo, sendo cúmplice e condescendente com a violência dos jogadores do Figueira que, mais uma vez, abusaram do recurso das faltas e  não permitiram que Valdívia ficasse em pé em 90% dos lances.

Da Penha acertou no pênalti marcado sobre o chileno, desperdiçado por Leandro, mas houve um segundo, também em cima do Mago que ele não assinalou.

Não houve uma única cobrança de falta ofensiva nas imediações da área do Figueira que a barreira não se adiantasse, prejudicando, sensivelmente, o time palmeirense.

O Palmeiras jogou mal no primeiro tempo e muito bem no segundo tempo.

A princípio não concordei com a substituição de Charles pelo estreante Alan Kardec, mas a entrada do centro avante nato deu um poder enorme ao ataque palmeirense, desconcentrando a zaga do Figueira que não sabia em quem concentrar a marcação.

Ademais, proporcionou ao Palmeiras uma força ilimitada no jogo aéreo, como de há muito o time não possuia.

Foi através do jogo aéreo que o Palmeiras liquidou a fatura de um jogo difícil e perigoso daqueles que se pode considerar de 6 pontos, pois além dos três pontos conquistados, tirou três de um adversário direto na luta pela classificação.

DADOS TÉCNICOS:
Local: Orlando Scarpelli, Florianópolis (SC)
Data: 20/07/2013, sábado
Horário: 16h20 (de Brasília)
Árbitro: Marcos Andre Gomes da Penha (ES)
Assistentes: Katiuscia Berger Mendonça (ES) e Ramires Santos Candido (ES)

Gols: 1º tempo Rafael Costa, aos 29 minutos
 2º tempo Vinicius, aos 11,
André Luiz, aos 26, Ricardo Bueno, aos 30 minutos e Valdivia, aos 42 minutos,

Figueirense: Tiago Volpi; André Rocha, Thiego, Bruno Pires e Wellington Saci; Nem, Dener, Maylson (Willian) e Ricardinho (Marcelo Toscano); Ricardo Bueno e Rafael Costa (Tinga)
Técnico: Adilson Batista 
Palmeiras: Fernando Prass; Luis Felipe, Vilson, André Luiz e Juninho; Márcio Araújo, Charles (Alan Kardec), Wesley e Valdivia; Leandro (Ananias) e Vinicius (Ronny)
Técnico: Gilson Kleina
Cartões amarelos: Ricardinho e Nem (Figueirense); Alan Kardec, Valdivia e Ananias (Palmeiras)
Cartão vermelho: André Rocha (Figueirense)
@@@@@@@@@@@@@@@@ 

O JOGO NA TELEVISÃO

NA BAND
Transmitiu Nivaldo Prieto: ótimo
Comentou Denílson (ex jogador): péssimo
NÃO É DO RAMO, É RUIM DE OPINIÃO E ERRA DEMAIS NO PORTUGUÊS, EMBORA NEM TANTO QUANTO O SEU CHEFE NETO!

NA GLOBO

A Globo transmitiu o jogo? 
Quem narrou? Quem comentou?
Não vi e nem ouvi.
Você viu? Você ouviu?
Só vejo a Globo e afiliadas se não tiver alternativas.
Se a TV do inferno estiver transmitindo, prefiro ver e ouvir o capeta!

A Globo precisa aprender a respeitar o Palmeiras e a terceira maior torcida do Brasil que, ontem em Florianópolis, colocou no estádio mais torcedores do que o time da casa!

COMENTE COMENTE COMENTE


16 Comentários:

  • Às 21 de julho de 2013 às 10:13 , Anonymous 28inedFon disse...

    http://www.palmeiras.com.br/noticias/2013/07/21/09h00-id9924-jardineiro+alviverde+cultiva+projeto+e+floresce+verdao+na+africa.shtml

     
  • Às 21 de julho de 2013 às 10:13 , Anonymous Marcelo Palestra disse...


    Olá Alcides!!

    Perfeito comentário sobre o jogo!!

    Porém,Gilson Kleina ainda não me inspira confiança!

    Em sua alterações, me parece que ele não conseguiu fazer a leitura correta do jogo, e talvez "sem querer" acertou ao colocar em campo Alan Kardec em campo.

    Valdivia( apesar de ontem não ter sido tão brilhante) está calando a boca de muita gente, e mostrando aos idiotas da imprensinha e de nossa própria torcida, que é sim o melhor camisa 10 em atividade do futebol brasileiro e craque da bola.

    Não vi o jogo na globo e nunca vou ver!

    Eles nunca vão nos respeitar enquanto nossa "nova e moderna diretoria" não enfrentá-los de peito aberto e exigir respeito ao MAIOR CAMPEÃO NACIONAL.

    Existem muitas formas de exigir este respeito, e é só colocar em prática.

    Não podemos ter medo deles!!

    Somente enfrentando a maldita emissora, é que vamos conseguir o respeito que merecemos!!

    Em um passado recente, o ex-presidente do Vasco, Eurico Miranda, mostrou ao Brasil, uma das formas de ridicularizar e provocar a emissora cancer, estampando o logo do SBT, na camisa do clube, antes de um jogo decisivo que iria ser transmitido pelos vagabundos da "alienada$$$$$" plim-plim.


     
  • Às 21 de julho de 2013 às 10:15 , Anonymous Anônimo disse...

    Só vejo a Globo e afiliadas se não tiver alternativas.
    Se a TV do inferno estiver transmitindo, prefiro ver e até ouvir o capeta gritando!

     
  • Às 21 de julho de 2013 às 17:06 , Anonymous Anônimo disse...

    KLEINA FOI O NOME DO JOGO.

    NÃO ADIANTA TAPAR O SOL COM A PENEIRA.

    SE O TIME FOI UM NO PRIMEIRO E VIROU NO SEGUNDO E CONVENCENDO, NÃO SE PODE TIRAR O MÉRITO DO TREINADOR.

    M.M.

    VIA CELULAR

     
  • Às 21 de julho de 2013 às 18:28 , Anonymous Edson disse...

    O Kleina chegou de mansinho, fala manso, é educado... e está armando direitinho o time.
    Antes não tinha jogadores e agora tem mostrado que entende do assunto.
    É técnico sem grife, o que é um defeito na visão dos palmeirenses, de uma forma geral.
    Com os jogadores que chegaram, além dos que estão saindo do DM(Eguren e Léo Gago), creio que o time ficará mais forte.
    Não faço coro com aqueles que execram o Márcio Araújo, pelo contrário, acho que é um bom jogador, mas se o uruguaio for o que falam, deve ser o titular.

    No jogo de ontem, destaques para Wesley, o melhor do jogo e Valdívia, sem dúvida alguma o melhor camisa 10 do Brasil. A subida de produção do Wesley, acredito seja à parceria com o mago, pois afinal é muito mais fácil jogar com quem sabe jogar.

    No ataque, destaco o Vinícius, não pelas finalizações, que são falhas, mas pela velocidade, pela força, pelo desafogo fácil que proporciona pelo lado esquerdo, além da preocupação constante dos zagueiros com tanta velocidade e força.
    Jogador queimado pelo Felipão, que o colocava sempre nos 5 minutos finais de cada jogo, o que lhe atribuiu um cartel injusto de sessenta jogos e cinco gols. Outro jogador queimado pelo ex-técnico foi Márcio Araújo, que tinha que correr pelo Assunção.

    E o que falar do Luan? Ontem me deu a maior alegria, mesmo com outra camisa.
    Sem habilidade, mas com físico privilegiado, também foi forçado a jogar de lateral esquerdo em sua passagem pelo Palmeiras, embora no São Caetano jogasse mais pelo meio e fizesse muitos gols, a exemplo de ontem, quando foi deslocado para o meio e fez dois gols.

    Estamos bem. Temos que entrar como no segundo tempo de ontem, porque no primeiro, vi um certo salto alto.

     
  • Às 21 de julho de 2013 às 22:14 , Anonymous Edson disse...

    Em tempo:

    Estamos bem. Temos que entrar com garra, como no segundo tempo de ontem, porque no primeiro, vi um certo salto alto.

     
  • Às 21 de julho de 2013 às 23:29 , Anonymous Anônimo disse...

    Ola

    Rede Globo ta é mais afim de
    eleger um presidente: depois do
    que saiu na imprensa sobre o ministro
    Joaquim do supremo, vai ter que fazer uma previa com huck,regina case,ronaldo gordo,galvão bueno e faustão kkkkk.
    Vi o jogo pela band e a narração
    light do prieto é legal.Quanto a denilson, obvio. Essa do craquen - vide mitologia grega - neto ser
    o chefe do denilson foi boa rsss

     
  • Às 21 de julho de 2013 às 23:30 , Anonymous Anônimo disse...

    Agora muito sério:

    Eu imploro, palmeiras, modernize-se!

     
  • Às 24 de julho de 2013 às 12:20 , Anonymous VICTOR TREDENSKI disse...

    ALCIDES

    SUGIRO UM POST EM HOMENAGEM A DJALMA SANTOS

    O GRANDE CRAQUE PALMEIRENSE

    NÃO O VI JOGAR

    MEU AVO VIU

    VOCE CREIO TER VISTO TAMBÉM

    CRACAÇO

    HOJEM EM DIA, COM TANTOS IDOLOS DE ''BARRO'' QUE TEM POR AI, TANTO FDP SUGADOR DE GRANA

    DJALMÃO MERECE UMA HOMENAGEM

     
  • Às 24 de julho de 2013 às 16:01 , Anonymous PTD disse...

    Empresário desmente processo para Henrique romper vínculo

    Marcos Malaquias nega que esteja tentando tirar o zagueiro do Verdão através da Justiça.

    O empresário de Henrique usou o Twitter para negar que esteja tentando romper o vínculo do zagueiro com o Palmeiras através da Justiça.

    A informação foi divulgada por um blogueiro, que citou o intermédio de outro empresário no suposto processo; de acordo com Marcos Malaquias, o que existe é apenas uma cobrança, com consentimento da diretoria alviverde.

    "Amigos, o Henrique fica. Não tem problema nenhum com o Palmeiras. A cobrança é normal e acordada com a diretoria. É um assunto particular" postou o empresário, em seu microblog.

    Em seguida, Malaquias protestou contra o autor da notícia: "Nao deixem pessoas maldosas atrapalharem o ambiente mais uma vez! Henrique rumo à Série-A!".

    Emprestado por 1 ano pelo Barcelona, Henrique voltou ao Palmeiras em junho de 2011. Em 2012 a diretoria adquiriu seus direitos econômicos e o defensor assinou contrato por 5 temporadas. A dívida cobrada por Malaquias na Justiça se refere à comissão dessa transação.

     
  • Às 24 de julho de 2013 às 16:05 , Anonymous Anônimo disse...

    Bambis em crise precisam jogar a atenção para longe. Surge então a imprensa gambambi. Mas o time deles não é fraco e nem limitado. É só problema emocional.

     
  • Às 24 de julho de 2013 às 20:08 , Anonymous Anônimo disse...

    Inha Inha Inha

    O Galo virou galinha

     
  • Às 25 de julho de 2013 às 09:15 , Anonymous Anônimo disse...

    Tá loco, anônimo?

    Leonardo Silva, mais um queimado pela torcida do Palmeiras que se torna decisivo para outro time.

     
  • Às 25 de julho de 2013 às 16:12 , Anonymous Mestres dos Magos disse...

    SABIAM QUE O LATERAL JUAN (RUÃN) DO SÃO PAULO RECEBE 300.000,00 POR MÊS, CONFORME FOI DITO ONTEM NA RÁDIO GLOBO. POR ISSO ELE NÃO QUIS IR PARA PORTUGUESA. PREFERE FICAR NO SÃO PAULO GANHANDO NA BOA.

    SABIAM QUE O LÚCIO ACERTOU COM O SÃO PAULO DE GRAÇA, RECEBEU UM CARRO DE PRESENTE DE UMA MONTADORA E RECEBE APENAS 500 MIL REAIS POR MÊS ENTRE SALÁRIOS E DIREITOS DE IMAGEM?

    SABIAM QUE O GANSO, CONTRATADO A PESO DE OURO POR 24 MILHÕES DE REAIS A VISTA, GANHA 350.000,00, OU SEJA, O MESMO SALÁRIO DE VALDÍVIA?

    SABIAM QUE O LUIS FABIANO, O TAL DE FABULOSO, CUSTOU QUASE 18 MILHÕES DE REAIS E QUE RECEBE 700.000,00 POR MÊS?

    VOCS SABIAM POR FIM QUE O CUSTO SALARIAL DO SÃO PAULO É ALGO EM TORNO DE QUASE 8 MILHÕES POR MÊS?

    E PORQUE ESTOU DIZENDO TUDO ISSO?

    PARA QUE NOSSA TORCIDA PARE DE ENCHER O SACO EM RELAÇÃO AO QUANTO GANHA O VALDÍVIA, SABENDO QUE ELE GANHA 350.000,00 POR MÊS E NÃO É DE LONGE UM DOS MAIORES SALÁRIOS PAGOS NO PAÍS.

    RENATO AUGUSTO DO CORINTHIANS GANHA 500.000,00. O SHEIK RENOVOU POR 500.000,00 E O PATO GANHA 1.000.000,00, SENDO 500 PAGO PELO CORINTIA E O RESTANTE PELO MARKETING. MAS SE NÃO TIVER MARKETING QUEM PAGA A CONTA É O CORINTIA. O TÉTO DELES É 500.000,00

    PORTANTO, NÃO ACREDITEM NO QUE INFELIZMENTE, ALGUNS PRÓPRIOS PALMEIRENSES DIZEM, PORQUE SÓ REPETEM O QUE JORNALISTAS MAU INTENCIONADOS FALAM.

    DEIXEM O VALDÍVIA EM PAZ E DEIXEM O KLEINA PROTEGER ELE HORA QUE FOR NECESSÁRIO, PORQUE É CLARO E NÍTIDO DE O QUANTO TODA COLETIVIDADE PALMEIRENSE PRECISA DE VALDÍVIA.

    O TORCEDOR, O CLUBE, OS COMPANHEIROS DE TIME, TODOS PRECISAM DO MELHOR MEIA-ARMADOR DO FUTEBOL BRASILEIRO.

    SE ELE APRENDER A SE PROTEGER E NÃO TIVER NENHUM CADUCO ENCHENDO O SACO, INFELIZMENTE TALVEZ ELE NEM FIQUE MAIS NO PALMEIRAS, PORQUE CERTAMENTE ALGUÉM VIRÁ ATRÁS.

    EU ESPERO QUE FIQUE ATÉ O CENTENÁRIO, MAS....

    SAUDAÇÕES.

     
  • Às 25 de julho de 2013 às 18:11 , Anonymous Anônimo disse...

    Bem que o Riquelme avisou.

    https://twitter.com/lafarsadeftbol

     
  • Às 25 de julho de 2013 às 18:38 , Anonymous VICTOR TREDENSKI disse...

    INFELIZMENTE TENHO QUE CONCORDAR COM O DOS MAGOS

    SOBRE OS SALARIOS DOS OUTROS NINGUEM ABRE A BOCA

    SÓ FICAM AI ENCHENDO O SACO DO VALDIVIA

    O LINCOLN, QUE ATE POUCO TEMPO ATRAS JOGAVA NO PALMEIRAS

    JOGAVA NÃO, ERA UM COME-DORME-DEPTO MEDICO

    MAIOR CHINELAÇO

    TAMANHO 54, PARA CAUSAR INVEJA A SHAQUILLE O NEIL

    GANHAVA O MESMO SALÁRIO DO VALDIVIA, TALVEZ UNS 50 MIL REAIS A MENOS

    E NINGUEM ABRIA O BICO

    AGORA O VALDIVIA

    NOSSSSSS

    PUTA ENCHEÇÃO DE SACO DA PORRA

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial