Observatório Alviverde

11/07/2013

KLEINA ACERTA AO DEFINIR UM TIME BASE!

 

Acerta, mais uma vez, Gilson Kleina, ao manter o time que goleou o Oeste em Prudente, para enfrentar o ABC de Natal, amanhã, no Pacaembu.

É natural que a magnífica performance palmeirense da semana passada obrigue-o a tal procedimento mas, forçoso é reconhecer, Kleina já agiu assim em outras oportunidades e em circunstâncias diferentes de outros resultados.

Considero louvável o procedimento de Kleina que visa não apenas a definir o indispensável time base, mas a premiar quem jogue bem e a dar moral e segurança àqueles atletas que conquistam a titularidade.

Já se disse, à exaustão, de Charles Miller aos dias de hoje, que o futebol é “association”, isto é, um esporte associativo, solidário e comunitário.

Assim, uma equipe apenas razoável de medianos, porém coesa e entrosada, enfrenta em condições de igualdade e superioridade qualquer time de muitos craques que não seja portador dessas virtudes.

Por tudo isso, forçoso é reconhecer que Kleina age com sabedoria e inteligência.

Ao usar a metodologia de trabalho mais apropriada para a montagem de um bom time de futebol, a estratificação de grupo com a definição de quem é quem e do que cada atleta representa no contexto grupal se reveste da maior importância.

É um método muito diferente daquele de seu atrabiliário e inquieto antecessor que cultivava escalar um time diferente a cada jogo, certamente respaldado pelo maquiávelico propósito de dividir para reinar (dominar).

Já tive a oportunidade de elogiar Kleina por medidas semelhantes em outros jogos e situações mas não posso deixar de fazê-lo, novamente, nesta instância em que ele acerta, novamente, em cheio.

É óbvio que o profissionalismo extremado do futebol de hoje, que tanto exige dos atletas, vai desfalcar e alterar o time do Palmeiras em muitas circunstâncias, em face das contusões.

Da mesma forma, os cartões e, em decorrência, as punições leoninas e injustas emanadas do tribunal judicante francamente antipalmeirense.

Mas o importante, mesmo, é que o jogador que atingiu a titularidade saiba que não será, simplesmente, por um erro fortuito ou por um lance acidental que ele irá perder o lugar no time.

Essa providência é muito salutar porque passa aos atletas a necessária  confiança para jogar sem sustos, receios ou medos.

Um time só consegue ser vencedor se conseguir livrar-se desses desgastantes estigmas e é isso o que procura fazer GK ao definir um time que, do ponto de vista individual, é muito promissor.

TIME TITULAR:Fernando Prass; Luis Felipe, Henrique, André Luiz e Juninho; Márcio Araújo, Charles, Wesley e Valdivia; Vinicius e Leandro.

TIME RESERVA: Bruno; Welder, Vilson, Tiago Alves e Fernandinho; João Denoni, Marcelo Oliveira, Ronny, Mendieta e Serginho; Caio.

VOCÊ TAMBÉM MANTERIA O TIME QUE GOLEOU EM PRUDENTE?

OU PROMOVERIA ALGUÉM DO TIME RESERVA?

COMENTE COMENTE COMENTE

Pederneiras, 11 de julho de 2013

3 Comentários:

  • Às 11 de julho de 2013 às 12:41 , Anonymous Railson Fonsêca disse...

    Importante isso que ele está fazendo. Porém não acho que André Luiz seja melhor que Vilson. Com o passar dos jogos, tenho certeza que o Mendieta conquistará a titularidade. O mesmo serve para o Eguren. Sendo assim, acho que o Márcio Araújo não pemanecerá, mesmo que o Kleina goste tanto de escalá-lo.

     
  • Às 11 de julho de 2013 às 13:51 , Anonymous Mestres dos Magos disse...

    Provavelmente será isso mesmo.

    Sai:

    André Luiz - entra Vilson

    Márcio Araújo - entra Eguren

    Wesley - entra Mendieta

    Vinícius - entra Alan Kardec

    Não sei quanto tempo vai demorar para isso acontecer, mas esse é o time do futuro.

    É questão de pouco tempo.

    Saudações.

     
  • Às 11 de julho de 2013 às 17:34 , Anonymous Anônimo disse...

    Pra mim é quase isso.

    Prass, Wesley, Henrique, Vilson e Fernandinho; Eguren, Charles, Mendieta e Valdívia; Leandro AK12.

    É isso.

    Dinho Maniasi

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial