Observatório Alviverde

02/08/2013

PALMEIRAS X BRAGA NÃO SERÁ TELEVISADO PARA OS PAULISTAS, PORQUE A INSACIÁVEL REDE GLOBO QUER VENDER PACOTES PAY-PER-VIEW!

 

O Brasil, quem não sabe, é o pais da maracutaia, do rolo e das leis que não são cumpridas.

Sempre foi assim, mas neste século XXI as coisas estão se agravando e tomando contornos cada vez mais graves, cada vez piores.

Não, não quero, neste post, falar de crimes, de violência, de corrupção, de devassidão, quesitos em que somos campeões mundiais, mas, simplesmente, falar de televisão.

A vulgaríssima Rede Globo, a grande prostituta da comunicação brasileira, monopoliza, indecentemente, o futebol brasileiro em processo de posse exclusiva que remonta os anos 90s.

Curioso é que essa famigerada rede televisa parece nunca encontrar quem a peite, enfrente ou a contrarie, sejam os seus concorrentes, os presidentes de clube, os dirigentes de entidades e, enfim, nem ninguém.

O poder de cooptação - por coerção moral ou financeira? - que a Globo exerce e impõe sobre os dirigentes do futebol é incomensurável e pode-se até dizer, absoluto.

Isto me faz suspeitar – eu disse, apenas, suspeitar – que muito dirigente de clube já comeu, que só passarinho amestrado, nas mãos de executivos globais.

É bem verdade – está provado - que os executivos globais são mestres na arte da prestidigitação, do engodo e do envolvimento verbal e - isto é incrível - conseguem tirar de letra todas as situações negativas que os envolvem e a Globo, sem perder força, conceito e prestígio no mercado.

Sempre foi assim, malgrado todos os escândalos e maracutaias em que a Globo se meteu, a partir do início de sua dúbia, sujíssima e lamentável saga.

Desde os tempos em que foi acusada por Chateaubriand e amestrados dos Diários Associados de ser propriedade do grupo norte-americano Time-Life, a Globo não parou de crescer.

Dizia-se, na época que os dólares americanos foram os responsáveis pelo formidável salto de qualidade, dos transmissores aos estúdios, consolidando a empresa e elevando-a à liderança que ostenta até os dias de hoje.

Sem entrar nos meandros dos aludidos escândalos globais ou comenta-los, vou citar alguns deles a fim de que os mais novos possam saber o que foi e o que é a Rede Globo de Televisão em suas entranhas e o porquê de sua grandeza, meramente material.

Em 84, o escândalo das “Diretas Já”, movimento patriótico que levou à emenda Dante de Oliveira restaurando as eleções diretas no Brasil.

Além de não participar em nada e de nada, daquele movimento patriótivo e de não divulgar as imagens de nenhum comício ou passeata, a Globo foi acusada de colocar as suas câmeras e cinegrafistas para identificar manifestantes e “dedurá-los” aos órgãos de repressão.

Num 25 de janeiro, data de aniversário de São Paulo, a Globo captou as imagens de um comício divulgando-as no Jornal Nacional como se aquela imensa presença de público na praça da Sé fosse decorrente dos festejos de aniversário da cidade.

O caso Proconsult, protagonizado pela Globo, quero crer que em 82, representou uma tentativa de alteração do resultado das urnas que elegeu Brizola ao governo do estado do Rio, Uma vergonha!

Em 89, a Globo foi acusada de editar, através de seu diretor de jornalismo Alberico Souza Cruz, meu camarada, por sinal, o debate final entre Lula e Collor, que favoreceu, nitidamente e, sobremaneira, a eleição “collorida” à presidência da república!.

Sou e serei sempre contra esse tipo de favorecimento midiático que foge, completamente, da ética do jornalísmo e dos valores que têm de nortear a profissão. Á época, não concordei, definitivamente, com Alberico.

Noves fora o erro e a ausência de ética jornalista – próprios da Globo, inerentes à Globo – agora concluo que Alberico agiu daquela forma pelos mesmos motivos que Brutus matou seu padastro César.

O erro de Alberico só não se tornou um monumental acerto, porque o candidato favorecido que ciria a ser vencedor daquele pleito, era – ainda não se sabia, quem diria? – da mesma laia do vencido!

Além desses e, para encurtar a matéria, tivemos o caso Nec, que, dizem, envolveu barganhas de cessão de sinal de tv, em negócio – não seria negociata? – intermediado por ACM.,.

Houve, também, várias acusações de interferências indevidas em outras eleições majoritárias ou minoritárias, que foram graves, mas perderam-se no tempo.

Registre-se o inexistente episódio em que a Globo noticiou uma brutal agressão ao candidato Serra com uma pedrada na cabeça, divulgando o suposto evento com sensacionalismo e alarde.

O que os globais não imaginavam, porém, aconteceu.

Realmente, atingiram a careca de Serra, porém não com uma pedra, como a Globo anunciou, mas com uma pequenina bola de papel, conforme filmagem do cinegrafista do SBT.

Assim foi desmascarada a trama daqueles que queriam criar um fato novo visando a alterar a marcha das eleições.

As câmeras do SBT não salvaram, lamentavelmente, o Brasil,mas salvaram a democracia.

Querem mais?

O escândalo do “papa- tudo”, a exigência da retirada de estações de afiliadas que estavam nas parabólicas e que ganhavam na audiência das filiadas e afiliadas (Ceará e Amazonas)

Não bastou?

A expulsão compulsória de muitas televisões da rede sob a suposição de que algumas emissoras locais e regionais  não estavam aptas a desenvolver o padrão global, embora, na realidade, estavam sendo substituídas por motivos políticos e de amizade.

Quase todas as emissoras regionais substituidas haviam feito investimentos pesados de ampliação de rede, de implantação de retransmissoras.

Em razão disso, grande parte delas esteve a beira da falência ou foi vendida.

Poderíamos ficar horas discorrendo sobre situações como as expostas neste post, mas creio que, por hoje, basta. Voltarei, certamente, ao assunto!

Mas quem quiser se aprofundar no tema, se dispuser a ler - com espírito crítico, com espírito crítico – os livros autobiográficos de Walter Clark e Boni, poderá ter uma idéia de todas as jogadas escusas que ajudaram a estabelecer o império da Rede Globo no Brasil.

O domínio global, avassalador nas pesquisas de audiência, sempre atestado e referendado pelo cabuloso IBOPE, é de tal monta que uma olimpíada ou evento esportivo transmitido por outra rede de televisão nunca dá audiência,

Só as competições que  a Globo transmite conforme sustentam as empresas de pesquisa, mormente o IBOPE.

Quando é que vai acabar essa história da carochinha, esse conto do vigário?

Como é que pode Galvão Bueno, um “comentador”, mistura de comentarista e narrador, chato, que fala abobrinhas o tempo todo em que simula relatar um jogo, pode ser mais visto e ouvido do que Luciano do Vale, o Pelé da narração! É risível!

Pior.

Como é que Kléber Machado, um pseudo narrador medianíssimo, comum, de voz muito pequena, também “comentador”, muito mais comentarista do que narrador, que não identifica direito os jogadores e nem complementa com precisão as imagens, pode ter mais audiência do que Luciano do Valle na Band, transmitindo a mesma competição? Contem outra!

Como é que as empresas de publicidade que, até prova em contrário, têm sem seus quadros as melhores cabeças da comunicação, acreditam nisso?

Para fugir das acusações de monopólio e justificar uma situação revoltante de exclusividade que remonta a década de 90, a Globo finge ceder direitos à concorrente Band, mas  se sabe que tudo não passa de mera fantasia, ou, em outras palavras, a tal conversa mole pra boi dormir.

Por acaso alguém já viu a Band escolhendo um evento que a Globo não coloca na tela?

Se a Band quiser transmitir os jogos do Palmeiras na série B, a Globo permite?

Ou a Band só transmite, em termos de brasilerão, o mesmo jogo mostrado pela Globo?

Isto é uma vergonha, um descalabro, uma imoralidade, uma indecência. É o fim da picada!

E assim segue a mediocridade de uma “liderança” que, como provei, é imposta, é fantasiosa, uma audiência de mentira, construída mais em função do silêncio imposto aos outros canais do que por méritos globais.

A Rede Globo, dirigida por homens insensíveis, insensatos, desprovidos de visão e medíocres é uma rede ambiciosa, dinheirista, que prefere catar tostões no pay-per-view do que abrir as imagens de um jogo paulista para o público paulsta e para todos os paulistas.

Que todos eles tomem em seus respectivos holofernes.

Que seja com muita força, para doer, pois se for devagar eles vão adorar! Exatamente como em suas imundíssimas novelas!

Onde está a prestação de serviços à comunidade prevista nas leis da concessão? É arrogância demais para o meu gosto! É muita mesquinharia!

Apesar da imensa torcida que possui fora do estado de São Paulo e das torcidas concorrentes, transmitir Palmeiras e Bragantino excluindo São Paulo é uma jocosíssima piada.

Mais do que isso, uma atitude estúpida, desleal e muito cruel para com a torcida palmeirense.

Palmeiras x Braga, às 19,30 de hoje no Pacaembu, é mais um jogo do Palmeiras, o time de maior torcida do estado de São Paulo, que a abominável Rede Globo, a grande prostituta da mídia brasileira, vai impedir que o público paulista possa assistir.

Por que esses executivos globais filhos de puta não agiram da mesma forma quando a curicada foi para a segundona?

Teria sido porque os marginais não têm poder aquisitivo para adquirir em quantifdade suficiente os pacotes pay-per-view?

Por que só os marginais não ficaram privados de assistir aos jogos de seu time na segundona?

O QUE VC ESPERA DO PALMEIRAS ESTA NOITE CONTRA O BRAGA?

QUAL SERIA A NOSSA MELHOR FORMAÇÃO?

FALEM, VOCÊS, DO JOGO!

PORQUE DA GLOBO EU VOU FALAR, SEMPRE, ATÉ QUE ELES PASSEM A RESPEITAR A TORCIDA DO PALMEIRAS!

E, PARA AQUELES QUE ME JULGAM PRETENCIOSO E QUIXOTESCA A MINHA BATALHA, NÃO SE ESQUEÇAM DISTO:

UMA FAGULHA PODE CAUSAR UM GRANDE INCÊNDIO E UM ALFINETE ENFERRUJADO PODE LEVAR A UM TÉTANO!

COMENTE COMENTE COMENTE

6 Comentários:

  • Às 2 de agosto de 2013 às 08:40 , Anonymous Marcelo Palestra disse...


    Infelzimente Alcides,enquanto nossa "valorosa, nova e moderna diretoria" não tomat atitudes para mudar isso, a maldita emissora vai continuar com a sua campanha de apequenamento e destruição do PALMEIRAS.

    Porém, não temos homens lá dentro do Palestra, com coragem para peitar a maldita emissora.

    O PALMEIRAS, é forte, tem uma gigantesca torcida, e pode sobreviver sem a grana dos malditos.

    Duvido que uma emissora rival não aceitaria ter o GIGANTE ALVIVERDE em sua grade de programação.

    Mas e "colhões" para fazer isso?

    Como acreditar em uma diretoria que mantem vínculos estreitos com o mais nefasto "ex-presidente" da nossa história!!

    Vejam abaixo o relato do blog de Jorge Nicola, e tirem suas conclusões de que teremos que continuar aguentando o bullying diário contra nós pela maldita emissora:

    Nas reuniões do COF (Conselho de Orientação e Fiscalização), Mustafá é sempre o mais ácido. Ele critica os gastos excessivos, reclama da qualidade do elenco, chia em relação à falta de patrocínios e, principalmente, corneta a presença de José Carlos Brunoro à frente do futebol.

    Porém, de acordo com gente da diretoria palmeirense, o discurso muda radicalmente quando Mustafá não tem plateia. "O Mustafá e o Paulo Nobre, inclusive, têm almoçado juntos com alguma frequência", revela um integrante da situação.

    Nobre contou com a ajuda dos votos de Mustafá para se eleger presidente, em janeiro. No entanto, os dois praticamente romperam em abril, depois que o ex-mandatário do Verdão descobriu que os gastos com Brunoro e os demais integrantes da diretoria profissional ultrapassavam R$ 350 mil por mês.

    O grupo de conselheiros de Mustafá conta com pelo menos 50 membros. Ele também tem pelo menos quatro companheiros dentro do COF, o que ainda lhe dá peso político.

     
  • Às 2 de agosto de 2013 às 13:22 , Anonymous Edson disse...

    Essa rede de TV é o grande câncer nacional, em todos os seus aspectos e em todas as áreas de atuação.
    Vem agindo de forma sorrateira na formação da família, da cidadania, do respeito ao próximo, e pior, vem mantendo políticos corruptos nos mais altos escalões desse país, ao negar a verdade e manipular os fatos.

    No futebol? Que vergonha o apoio explícito a certos times e a total falta de ética com outros.

    Todos os seus serviçais locutores, estão sempre em plena campanha de favorecimento ou de demonização de algum time, de acordo com suas preferências ou necessidades.

    Eu não vejo a rede esgoto.
    E não sinto falta.

     
  • Às 2 de agosto de 2013 às 15:20 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    FALEI ESSES DIAS SOBRE ISSO

    LUIS FELIPE: – Não adianta nada você ficar aqui e não atuar. Qualquer jogador precisa estar em campo para mostrar o que sabe. De repente, você sai, consegue espaço em outro lugar e volta mais experiente e valorizado para cá. Foi o que aconteceu comigo. Agora que achei o meu lugar, não quero mais sair – afirmou Luis Felipe, que tem contrato com o Verdão até dezembro de 2014.

     
  • Às 3 de agosto de 2013 às 02:16 , Anonymous Doente(verdao) disse...

    Sugestão de leitura para hoje:
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2013/08/jardineiro-do-verdao-ensina-futebol-e-cidadania-meninos-de-mocambique.html

     
  • Às 3 de agosto de 2013 às 14:23 , Anonymous Antônio Boaventura-Futebol Interior disse...

    Quem tem o poder: ACEESP, CBF, FPF ou o Time de Parque São Jorge?
    Existem algumas respostas que precisam ser respondidas e esclarecidas
    Publicado na quinta-feira, 1 de agosto de 2013

    São Paulo, SP, 31 – A quem interessa os procedimentos adotados pelo time de Parque São Jorge em suas partidas realizadas como mandante? É inadmissível apenas uma agremiação em todo estado de São Paulo determinar quais são os profissionais que devem exercer suas funções dentro do universo de comunicação, mesmo que estejam devidamente habilitados junto à Federação Paulista de Futebol (FPF) e a Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (ACEESP).
    Existem algumas respostas que precisam ser respondidas e esclarecidas, já que as normas gerais das competições conforme Lei número 12.395 não está sendo cumprida como publicada no verso das credenciais. “Normas gerais das competições e Lei número 12.395, assinada dia 16/03/2011 (artigo 90-f/: os profissionais credenciados pela Associação dos Cronistas Esportivos têm acesso a praças, estádios e ginásios desportivos em todo estado de São Paulo...”.
    Diante deste cenário existe uma contradição imensa, ou seja, o trabalho da imprensa esportiva deve ser administrado pela ACEESP e não pelas agremiações esportivas. Outro detalhe fica por conta da real funcionalidade dos fiscais que a FPF disponibilizada para os eventos esportivos envolvendo o futebol, isso por que a equipe de Parque São Jorge dispõe de seus próprios controladores e determinam quem deve ou não exercer ali sua profissão passando por cima dos direitos privados por lei aos profissionais da imprensa que tem acesso via credenciamento anual realizado pela ACEESP.
    Falta de respeito
    Autorização prévia esta que existe um valor a ser pago para finalizar o processo de posse da credencial. A pergunta que fica é: Porque os profissionais precisam arcar com este valor senão podem exercer o seu trabalho nas praças esportivas? Logo chegamos à conclusão que supostamente existe uma outra Associação de Cronistas a qual devem os comunicadores esportivos se associarem, além da inutilidade de pagar pelo credenciamento no período de renovação.
    Esta atitude envolvendo as entidades que administram os eventos esportivos é uma tremenda falta de respeito com aquele que ali está para trabalhar e muito menos torcer. Acredito também que a classe poderia evitar este tipo de constrangimento deixando de acompanhar o SCCP em seus eventos quando mandante deles, assim como a Conmebol lhe impôs determinada punição ao proibir torcedores de acompanhar a partida diante do colombiano Milionários, pela Libertadores deste ano.
    A verdade é que providências precisam ser tomadas independente a quem caiba as responsabilidades. Da maneira em que é conduzida este processo infeliz e sem nenhum propósito, não pode continuar. O questionamento final é: Quem realmente ameaça os interesses de quem? Até por que ao invés de usarem a inteligência para oferecer melhores condições para o principal elo de informação entre o clube e seu principal cliente e interessado, o torcedor, está sendo coibindo e como ditadores controlando o poder de comunicação, fato este que pode ser um verdadeiro “tiro” no próprio pé

     
  • Às 4 de agosto de 2013 às 11:05 , Anonymous Blog do Flávio Gomes disse...

    GIRA MONDO, GIRA
    SÃO PAULO (canalhas) – Acabo de saber da demissão de Mauro Beting da Rádio Bandeirantes. “Era meu pai ou o Neto”, me disse o filhote do Mauro pelo Twitter. A empresa ficou com Neto, ex-jogador, que nos últimos anos se especializou em dizer “baita”. Histriônico e engraçado, ele é legal no ar. E fora dele também, um cara simpático. Não tem culpa de nada. Assim como permanece na emissora outro ex-jogador, Denílson, que se especializou em fazer caretas e brincar com a apresentadora que tem o dobro da altura dele.

    E o jornalismo?

    Ora, o jornalismo… Mauro é um estudioso, workaholic, multimídia, escritor, comentarista de rádio e TV, colunista de jornal, um cara que se preparou a vida toda para ser o que é. Um cara que vira a madrugada no ar, participa de tudo que é programa, veste a camisa. Vem um corte de custos na empresa jornalística. Corta-se o jornalista. Fica-se com o histrionismo, a palhaçada no ar, o ex-jogador que dança funk, o outro que virou apresentador e costuma dizer que nunca ganhou tanto dinheiro na vida, mais do que quando jogava bola. E junto com o Mauro foram muitos outros. Jornalistas, locutores, gente com décadas de dedicação a uma mesma casa. Que, posso garantir, não têm salários milionários como os dos ex-jogadores que algum gênio nessas empresas acha que “são o que o povo quer ver”.

    Ora, o jornalismo… Ora, o povo…

    A editora Abril fechou quatro revistas hoje e mandou 150 pessoas embora. Parece que não vai parar por aí. Entre eles, Sérgio Berezovsky, diretor de redação de “Quatro Rodas”, com quem trabalhei em 1988 em “Placar”. Dedicado, especializado, competente, jornalista.

    Ora, o jornalismo…

    Fábio Barbosa (quem?), presidente da Abril, termina seu comunicado interno de hoje com a seguinte pérola: “No fundo, estamos diante de oportunidades fascinantes e temos toda a capacidade para aproveitá-las”.

    Fascinante a oportunidade de demitir 150 pessoas.
    Fascinantes, os dias que vivemos

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial