Observatório Alviverde

30/07/2013

O PALMEIRAS, EM CASA, VAI COM VALDÍVIA CONTRA O ICASA

 

Ao ser perguntado sobre o seu aproveitamento hoje, às 21,50 no Pacaembu, contra o Icasa, Valdívia foi contundentemente objetivo e, laconicamente, respondeu: “- Vou para o jogo”.

Será a quina partida consecutiva do Mago com a camisa alviverde após seu retorno da longa contusão que o tirou do time por vários meses.

Mas todo o esforço do chileno e a sua obstinação por jogar, creiam, não se resumem à Sociedade Esportiva Palmeiras.

É óbvio que há, nessa disposição fanática de Valdívia por se cuidar, por se tratar, por entrar em campo e jogar, um componente especialíssimo: vestir novamente a camisa da seleção chilena.e jogar a próxima Copa do Mundo no Brasil.

Quando o técnico chileno Jorge Sampaoli esteve no Brasil para observá-lo, aferi-lo técnica e fisicamente, deixou claro que não havia qualquer empecilho para convoca-lo, ainda que o Palmeiras estivesse disputando, apenas, a série B.

Desde então Valdívia transformou sua vida e, muito melhor, ele próprio transformou-se, sob todos os aspectos e pontos de vista, passando a dedicar-se com afinco aos tratamentos e treinamentos.

O Mago parece ciente e consciente de que, já quase aos 29 anos, esta, provavelmente, poderá ser a sua última chance de vestir a camiseta da seleção de seu país em uma Copa do Mundo..

Por isto, para Valdívia, o rmomento que vive agora, reveste-se de uma importância transcendental em sua carreira.

Pode-se, sem o temor de erros ou enganos, caracterizar-se a atual fase do chileno como “divisora de águas” ou, muito melhor, como “divisora de vidas” em face do futuro.

Eu não sou ingênuo a ponto de acreditar na permanência de Valdívia no Palmeiras, ainda que estejamos vivendo a aurora precursora dos novos tempos e das extraordinárias perspectivas que a nova arena, certamente, proporcionará ao clube.

Nem creio que o ano festivo decorrente do centenário alviverde terá  o condão de sensibilizar a diretoria palmeirense e, principalmente, o investidor, Sr. Osório Forlan que, não sem justa razão, quer obter lucros em seu negócio.

À primeira boa proposta Valdívia, por certo, irá bater asas, arribar, mudar de ares independentemente de sua condição de craque de alto nível ou de vir a ser o melhor jogador da série B.

Quem não sabe que nada vai falar mais alto do que os relevantes cifrõe$$$$$, a razão de ser do mundo negocial.

Mas, até que tudo isso venha a ocorrer, é interessante que o nosso mais categorizado jogador possa estar motivado para ajudar a conduzir o time e levar-nos de volta ao nosso verdadeiro lugar, aquele do qual jamais deveríamos ter saído, ao lado dos times que compõem a elite do futebol brasileiro.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

PALMEIRAS X  ICASA

O Palmeiras necessita dos três pontos esta noite no Pacaembu, para, ao menos, continuar vencendo os jogos em casa. Isto é muito importante!

Se o Palmeiras vencer todas em seus próprios domínios,e beliscar alguns pontos fora, o Verdão já terá grandes chances de chegar entre os quatro primeiros e voltar à elite.

O que não é desejável e tem de ser evitado a todo custo são as derrotas em casa, que minam o psicológico da equipe e a colocam na perigosa condição de obrigatoriedade de vitória fora de casa.

Como não acredito em Kleina (nunca acreditei) como treinador de ponta, capaz de alçar grandes voos e abiscoitar grandes títulos, ficarei feliz até com o quarto lugar, partindo do princípio de que serão quatro os campeões da série B.

Muitos argumentarão que chegar em quarto é vergonhoso, que o Palmeiras tem a obrigação de ser campeão, como foram todos os grandes que se meteram nessa enrascada chamada série B, exceto o Botafogo que foi vice do Palmeiras em 2002.

Infelizmente, a irregularidade tem sido uma tônica nesse Palmeiras sob Kleina e, pelo que vejo, continuará assim.

Um treinador que impede a ida do fraquíssimo Juninho para o Vasco e insiste em proporcionar-lhe a titularidade imerecida e eterna…

Que aprova a contratação do lento e limitado André Luiz, inferior a muitos garotos da base…

Que cede aos caprichos de dirigentes que insistem em buscar jogadores no exterior, em detrimento do maior mercado e da maior bolsa de atletas do planeta,,,

Que prefere, como ocorreu em Mirassol, que o time seja goleado do que “queimar um jovem zagueiro” que, no frigir dos ovos nem no elenco vai ficar…

No mínimo, fico com um pé atrás…

Dito tudo isso, por favor, não me chamem de incoerente por não acreditar em Kleina e, concomitantemente, defender a sua manutenção. São questões de observação e foro pessoal. Esclareço:

Na verdade, não estou defendendo, cornetando ou queimando Kleina, mas à procura da verdade acerca de seu potencial profissional, indefinido e indefinível a esta altura dos fatos e dos campeonatos,

Não o condeno, mas não o consagro, em face de tudo o que realizou e deixou de realizar em quase um ano de contrato.

Pelo que fez até agora, não o chamo de gênio ou de medíocre, mas, apenas, de um mediano inexperiente mas com bom potencial em razão de sua juventude.

Algumas palavras definem Kleina até agora e a primeira é a irregularidade, a marca registrada do time do Palmeiras até agora,

Entre erros e acertos, as vezes sim, as vezes não, Gilson não me parece com o elenco nas mãos e a segunda palavra que o caracteriza é indecisão.

Ademais, vive elogiando os atletas, muitos dos quais, em seguida, são sumariamete dispensados. A isso chamamos maquiavelismo, para o bem e para o mal.

Quanto ao ítem competência, pelo que mostrou até agora no Palmeiras, GK é amorfo, isto é, não tem forma, como, também, não tem consistência e nem regularidade, indo, o seu time, do zero ao cem e do cem ao zero de um jogo para o outro. A isso chama-se inconstância!

Com tudo e apesar de tudo, sou partidário da tese segundo a qual se deve proporcionar, sem atropelos, cobranças desmesuradas ou réptos, todas as oportunidades necessárias para que esse jovem treinador mostre, na prática, que, muito mais do que um profissional promissor, tem capacidade suficiente para dirigir um clube do calibre e da responsabilidade da S.E. Palmeiras…

Eu pedi quatro jogos para Kleina. Ele cumpriu três, sendo dois em casa e um fora de casa, tendo vencido dois, com folga contra o ABC e apertadamente contra o Figueira, mas com bom rendimento da equipe.

Empatou o último em Guaratinguetá realizando uma partida de altos e baixos, irregularíssima, todavia em circunstâncias muito adversas de campo de jogo impraticável, falhas clamorosas de arbitragem e perdas de gol incríveis pelos atacantes do verdão,

Hoje teremos o quarto jogo, dentro de casa, no Pacaembu. É um jogo perigoso contra um time experiente, que disputa há vários anos a série B.

Com esse jogo completar-se-a o número de partidas que eu calculava suficiente para mensurar o trabalho de Kleina, mas vejo-me na contingência de ampliar o prazo.

Pelas circunstâncias dos três últimos jogos, sobretudo o último em Guara, considerando-se, também, as dezenas de dispenas ocorridas no alviverde, as novas contratações (algumas das quais ainda sequer estreaream) e outros fatores, alonguemos o crédito a Kleina por mais duas ou três partidas.

É difícil, mas, quem sabe, dará certo!

 @@@@@@@@@@@@@@@

Fernando Prass; Luis Felipe, Vilson, Henrique e Juninho; Márcio Araújo, Charles, Wesley e Valdivia; Leandro e Vinicius

SERIA ESSE O TIME IDEAL PARA O RETORNO À SÉRIE A?

COMENTE COMENTE COMENTE

4 Comentários:

  • Às 30 de julho de 2013 às 11:45 , Anonymous Blog da Clorofila disse...

    Valdívia, o jogador mais caçado do Brasil

    http://blogdaclorofila.sopalmeiras.com/valdivia-o-jogador-mais-cacado-do-brasil/#disqus_thread

     
  • Às 30 de julho de 2013 às 12:33 , Anonymous VICTOR TREDENSKI disse...

    BOA, O FLUMINENSE FEZ O SERVIÇO DE CONTRATAR O POQUERMAN, O MACUMBAMAN, O PROJETOMAN

    AINDA BEM QUE NÃO PISARÁ MAIS EM SOLO PALESTRINO

    VADE RETRO

     
  • Às 30 de julho de 2013 às 13:55 , Anonymous Jessé disse...

    Confirmada a saída de Patrick Vieira, só comprova que Gilson Kleina não tem capacidade para ser o treinador do Palmeiras no ano do seu centenário. O jovem, revelado nas categorias de base do clube, reúne mais condições técnicas do que Serginho, Felipe Menezes, Rondinelly e Caio Mancha, mas estranhamente o treinador não o vem relacionando nem para o banco de reservas. Prefiro achar que seja incompetência do que coisas anti-éticas.

    E mais um erro da diretoria, que nos últimos meses vinha tomando ações positivas, mais essa política de contratar jogadores de qualidade técnica duvidosa em detrimento de bons jogadores das categorias de base é totalmente nociva ao clube. Espero que não façam essa cagada.

     
  • Às 30 de julho de 2013 às 20:39 , Anonymous Plumitivo disse...

    Chico, Patrick Viera saindo só vem a comprovar a fama que Palmeiras tem de fazer "ótimos" negócios com os rivais.

    ntregam revelações, jogadores com futuro promissor, fazem contratos que favorecem ao clube que o atleta vai e ainda pagam uma parte do salário.

    Esse Palmeiras não é mesmo uma mãe ? É uma maravilha negociar com o Palmeiras !!!

    Não é toa que os clubes se alvoraçam quando o palmeiras resolve negociar.

    A história comprova isso.

    Busquem e verão.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial