Observatório Alviverde

28/07/2013

ATÉ NA SEGUNDA DIVISÃO OS ÁRBITROS PREJUDICAM O PALMEIRAS!



Meus amigos

Prefiro, desta vez, que vocês comentem o jogo.

De minha parte, quero advertir a todos para que reflitam bastante antes de criticar a equipe e pensem no que vou dizer.,

Não existe time 100% em competições longas, por pontos corridos, ou, coloquemos melhor, aproveitamento dessa ordem.

O Palmeiras de Kleina não seria, não é e, jamais, será diferente.

Pensem que nem o Palmeiras de Luxa, aquele dos 106 gols, o melhor time formado no Brasil ao final do século passado, conseguiu tal proeza.

Naquele Paulistão que venceu passeando em campo e humilhando os adversários, perdeu a invencibilidade para o fraquíssimo Guarani de Campinas.

Por isso, não compactuo com o pessimismo que tomou conta de grande parte da torcida palmeirense, a partir do empate de ontem em Guaratinguetá. 

Explico!

É óbvio que o Palmeiras foi melhor, jogou melhor, mostrou mais bola, teve mais posse de bola e tudo mais. 

Só não ganhou do Guaratinguetá porque Alan Kardec desperdiçou duas chances de ouro e, outra vez,  o Palmeiras foi operado, sem anestesia pela arbitragem paulista comandada pelo Coronel Marinho.

Será que até na segunda divisão o Palmeiras continuará sendo roubado? Até quando?

O pênalti não anotado sobre Valdívia foi um escândalo, conforme comprova a foto abaixo. 

O soprador de apitos Vinicius Furlan, além de não marcar a penalidade, encontrou um jeito de punir Valdívia com o cartão amarelo e o Palmeiras com a perspectiva de afastamento de seu melhor e mais eficiente jogador, o craque do time.

Furlan apita pela Federação Paulista e o fato, para mim, não pode mais ser caracterizado por mera coincidência, tantos são os prejuízos impostos, principalmente pela arbitragem paulista, ao Verdão.

Os árbitros paulistas se acostumaram a ignorar as faltas sobre Valdívia, até as mais visíveis e a prejudicar o Palmeiras! 

Permitam-me ir um pouco além e dizer que, embora o fenômeno seja de amplitude e domínio nacionais, os árbitros paulistas, com "rarissíssimas" exceções estão viciados em apitar contra o Palmeiras.

A diretoria deveria contestar a escalação de árbitros paulistas para os jogos de âmbito estadual, vetando-os, se necessário for. 

@@@@@@@@@@@@@@@

QUANTO AOS PREJUÍZOS DO PALMEIRAS, ESTE OAV PROVA, COMPROVA E RATIFICA O QUE DIZ: 

Pós Jogo Guaratinguetá 1×1 Palmeiras: empate e segue o jogo

UMA IMAGEM CLARA VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS!

SE NÃO VEEM E NÃO MARCAM UM PÊNALTI DESTES, QUAL PÊNALTI IRÃO MARCAR?

FALTA VERGONHA NA CARA A MUITOS ÁRBITROS DO FUTEBOL DE SÃO PAULO!

@@@@@@@@@@@@@@@

Ainda é cedo para críticas fortes ou campanhas pela saída de Kleina.

Quem faz isto, a esta altura, está, ainda que sem querer ou perceber, prejudicando o Palmeiras.

Temos de dar mais tempo ao jovem treinador.

O que, então, vocês me perguntam, podemos e devemos cobrar dele? 

Mudanças inconsequentes a cada jogo como fazia o seu irriquieto e inseguro antecessor?

Ou a definição de um time base, como reza a boa cartilha do futebol ?

Ora, certamente uma coisa ou outra, pois se cobrarmos a definição de uma base, como podemos exigir substituições e mudanças estruturais e pessoais a toda hora?

Temos de ter coerência nas cobranças!

O mesmo racionalismo que cobramos do treinador, temos de exercer também, no momento de nossas cobranças.

Pensemos, então, um pouco!

O time que  vem jogando é o melhor tecnicamente ?

Não!

E, no entanto, vinha vencendo e jogando de forma convincente, embora, é mister que se realce, esteja bem distante do ideal e o time ideal não se consegue formar da noite para o dia.

É óbvio que o empate de ontem no Vale do Paraíba não foi um grande resultado, mas não me venham com essa piada de que é uma tragédia.

Meus amigos, em quaisquer circunstâncias jogar em Guaratinguetá é, sempre, muito difícil, até para times mais antigos, já consolidados e mais bem entrosados. 

Lembrem-se, todos, de que o Palmeiras é ainda um time que planeja seu voo com o avião em pleno ar, o que, em outra palavra, significa improvisando.

Vamos ter paciência e proporcionar a Kleina ao menos um pouco mais de tempo, proporcionando-lhe clima, tranquilidade e condições favoráveis   para armar a equipe.

Um empate, sobretudo nas circunstâncias de ontem, em que o time atuou sobre um péssimo gramado, em que criou bastante e desperdiçou várias chances de marcar e em que o árbitro interferiu diretamente no resultado, tem de ser avaliado como um resultado normal, que não merece tantos reparos ou críticas.

As maiores críticas que faço a Kleina são pontuais e a maior parte delas diz respeito as suas escolhas, nem sempre as melhores.

Há uma demora exagerada em lançar os novos contratados, os que voltam de contusão e na escolha dos melhores em cada posição.

Em vez de tentar encontrar rapidamente o melhor time e ajustá-lo nos treinos, quer fazê-lo dentro de campo, jogando o campeonato.

Kleina, que pratica a corretíssima política de manter, na medida do possível, os mesmos jogadores no time principal, a fim de entrosar o grupo e formar um time base, deveria aproveitar-se da circunstância do empate contra o Guaratinguetá e promover as alterações necessárias para montar o time titular competitivo e definitivo. 

A partir daí, com Vilson no miolo de zaga em dupla com Henrique, com qualquer um no lugar de Juninho, com Ananias e Kardec na melhor definição para o ataque, começar a trabalhar o verdadeiro time base que não terá a conveniente força ofensiva, mantidos Vinicius e Leandro.

Respaldado pelos melhores em cada posição, que, a partir de então, Kleina procure mexer o menos possível no time que começa os jogos, a fim de proporcionar confiança plena aos titulares escolhidos e definidos, só alterando o time em caso de necessidade ou visando a mudar as expectativas e o resultado de um jogo menos favorável.

As vitórias sequentes sobre o ABC e o Figueira, destacaram deficiências e vulnerabilidades na equipe, mas isso não é motivo suficiente para que se diga que está tudo perdido e que o trabalho de Kleina é fraco.

Fique claro que, em meu entendimento, Kleina está anos luz longe de ser o técnico com o qual sonham os palmeirenses. 

Certamente que ele não será o técnico palmeirense no ano de nosso centenário e, em meu entendimento, apenas, guarda o lugar para Luxa.

Fique claro, também, que,  por mais fraco e inexperiente que seja, Kleina realiza trabalho muito superior ao de Felipão.

Em razão disso, merece o nosso respeito!

Principalmente, o nosso apoio!


COMENTE COMENTE COMENTE


Taquaritinga, 28/07/2013

5 Comentários:

  • Às 28 de julho de 2013 às 19:57 , Blogger Miguel disse...

    Concordei com tudo, e acho que Vilson e Henrique deveriam jogar juntos, um pela direita e outro cobrindo a esquerda. A proposta de manter um time básico é coerente, mas por que não colocar o Ananias se o Juninho estava mal? Esse tipo de erro pode ser perdoado e usado para futuras correções de rota. Ele tem crédito!

     
  • Às 29 de julho de 2013 às 04:59 , Blogger Luiz Souza disse...

    Enquanto isso na Série A:

    eu dizia, com dias de antecedência, que o Bambi não perderia para o Narcorinthians/MSI. Lembrei-me do Grafite salvando os marginais de um rebaixamento no Paulistão, do gol de Betão adiando por alguns dias o rebaixamento gambá - esse sim, consumado - à segunda divisão nacional, a série gambá de dez derrotas seguidas que, curiosamente, foi quebrada num 0 x 0 contra o mesmo bambi. Tais histórias de colaboração mútua, além da certeza de ser o Palmeiras a pedra no sapato dos dois, o inimigo a ser destruído, deu-me a certeza da falcatrua deste domingo.

    Dizem as más línguas que a FPF e a VR, patrocinadoras do certame paulista de 1998 queriam de qualquer jeito o clássico artificial na final. Palmeiras x SPFC e Portuguesa x Curica fizeram as semifinais daquele ano. Um argentino de nome Javier Castrilli havia sido contratado para fazer acontecer mais uma final SPFC x SCCP. A missão do hermano, em princípio, seria a de facilitar as coisas para o clube do Morumbi, já que na outra semifinal o gambá era favorito. Erro de cálculo, pois o Palmeiras, devido a um penal desperdiçado por Paulo Nunes, praticamente havia dado adeus ao certame, após derrota por 2 a 1 como visitante. Do outro lado, as coisas continuaram indefinidas e Castrilli foi transferido para garantir a ida dos fedorentos e não das bibas, como a FPF supunha anteriormente, à final.

    O resto a gente sabe de cor.

    Clássico era o Derby. Era. Já SCCP x SPFC é um arremedo de rivalidade, confronto patético cuja importância foi muito ampliada pelo vigarista Farah.

    =====

    Enquanto isso na série A, parte II: os cariocas copiam os princípios Belluzianos de higienização do futebol e cobram algumas centenas de reais de quem quis ver in loco o clássico do domingo. Triste.

     
  • Às 29 de julho de 2013 às 11:47 , Anonymous Mestres dos Magos disse...

    É NATURAL ALCIDES

    Que todo torcedor queira ver os reforços gringos em ação logo.

    Porém é preciso entender que, ou por falta de documento ou por falta de atividade, eles ainda não puderam estar no time.

    É claro que o Kleina quer montar o time com todos, mas tem que esperar o Egurem estrear.

    Esse volante Uruguaio, da seleção, vai ser determinante para mudança do time.

    Se ele corresponder defensivamente, Márcio Araújo perde sua vaga.

    Considerando que Valdívia e Mendieta sejam os dois meias, Eguren e Wesley seriam os volantes, o que pode deixar o time mais vulnerável defensivamente, pois passa a jogar com 2 e não atuais 3 volantes.

    Pra compensar essa perda defensiva, em minha opinião, Kleina vai ter que optar por colocar um lateral mais forte de marcação.

    Nesse caso o Juninho perde a vaga para Marcelo Oliveira, que é mais alto e tem mais pegada na defesa.

    O time passa então ter defesa mais forte, meio de qualidade com dois meias e consequentemente a produção de frente tende a ser melhor.

    O elenco permite variantes táticas interessantes, mas no meu ponto de vista não pode fugir disso.

    Talvez o Charles no lugar do Wesley pra jogar ao lado de Eguren, pra dar mais força de marcação ainda e nesse caso sobra o Wesley como opção tanto de volante como até para substituir um dos dois meias, no caso Mendieta e Valdívia.

    Isso posto, acho que o time que o Kleina projeta deve ser esse:

    Prass

    Luis Felipe
    Henrique
    Vinicius
    Juninho (IRIA de Marcelo Oliveira)

    Eguren
    Wesley (Eu iria de Charles)
    Mendieta
    Valdívia

    Leandro
    Alan Kardec

    Estamos no caminho certo, sem truculência, sem caduquismo, sem ranhetice.

    ==============

    E a série B continua a todo vapor. dessa vez foi a vez do Náutico enfiar 3 no Internacional com direito a gol de Maikon leite.

    Hehehehe.

    Depois é a gente que tá na série B....

     
  • Às 29 de julho de 2013 às 16:04 , Anonymous Mestres dos Magos disse...

    OPS

    Onde se lê Vinicius na defesa leia-se Vilson.

     
  • Às 29 de julho de 2013 às 19:47 , Anonymous Ex - Jogador disse...

    Mais uma sombra para Kleina: Abel Braga (mestre de Kleina para quem não sabe) foi demitido do flu

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial