Observatório Alviverde

24/09/2013

UM MAU HÁBITO, OU SIMPLES QUESTÃO CULTURAL?


Dará, Kleina, mais chances a Eguren? (foto).

 






 



Após o jogo contra o Sport, ao ser indagado pelos repórteres se isso, de fato, iria ocorrer, Kleina respondeu, simplesmente, com evasivas sem se posicionar, firmemente, sobre o assunto.

Quem não sabe que o Palmeiras investiu alto no uruguaio, para ter um volante de contenção "top de linha" apto a ocupar a posição e acabar com as intermináveis improvisações no setor?

De fato, o Palmeiras, com Eguren, poderia aproveitar o excelente Márcio Araújo em sua - muito melhor - condição de segundo volante.

Nem tanto ao mar, nem tanto ao ar, ambos, juntos, poderiam realizar um excelente trabalho de apoio ao ataque, desenvolvendo um interessante rodízio no mister de apoio ao ataque sem prejuízo das funções defensivas. 

Egurem já provou, nas poucas vezes em que, como reserva, entrou nos jogos por alguns momentos, que, embora seja um jogador, mais, de destruição, menos de ofensividade, também tem capacidade para chegar ao ataque como elemento surpresa e ajudar a fazer gols.

Mas, para que Eguren possa mostrar as suas óbvias qualidades, tem de ser, antes, testado, não no sentido de verificação de sua capacidade individual - indiscutível - mas de sua adaptação ao clube e à maneira do jogo que se pratica no Brasil.

Como se trata de um jogador internacional, experiente, e, mais que isso, uruguaio, - os orientais, via de regra, são desinibidos - não é preciso existir tanta cautela no que se refere a esse atleta, muito rodado. É só colocar para jogar. Pronto!

Kleina está demorando, demais, para soltar Eguren.

Não assisto aos treinamentos, e, por conseguinte não sei qual tem sido a conduta de Eguren nos mesmos. 

Imagino que tenha sido e esteja sendo normal, porque ele segue sendo relacionado para as concentrações e para os jogos, da mesma forma que tem sido aproveitado, ainda que "sub"!
 
Sob qualquer ponto de vista, seja individual, técnico, tático, de adaptação ou qualquer outro, creio que Kleina  anda a espera de um momento psicológico mais conveniente para aproveitar o volante.

O motivo? Arrisco-me a dizer que aquele de manutenção da estrutura grupal intacta, um dos pontos fortes de Kleina, em que pese não ser, ele, necessariamente, um técnico daqueles a que se pode chamar de disciplinador, muito longe disso!

Muito por questões de imposição subliminar de hierarquia, - "aqui mando eu!" -  mas, principalmente, de outras,  como boa relação, integração e cumplicidade entre a comissão técnica e o grupo de atletas, fatores, aliás, que caracterizam um grupo vencedor, Kleina, em meu entendimento, só procrastina a promoção de Eguren.

Então,  Kleina segura a escalação do uruguaio e, invisivelmente, passa ao elenco um recado, perceptível, que envolve várias vertentes, entre as quais, estas: "eu mando, eu escalo, eu sou leal ao meu grupo, aqui nem jogador de seleção nem ninguém joga só com o nome e etc". O leque de aspectos relacionados é infinito...

Creio que, do lado de cá, temos de respeitar o posicionamento de Kleina, haja vista que, mesmo sem Eguren, o Palmeiras sobra em campo nesta transitória segunda divisão, quase (já) transposta, muito, fique claro, em razão de fragilidade das equipes que a disputam.

Creio que temos de proporcionar a Kleina um bom ambiente, dando-lhe a condição de fazer com tranquilidade as suas escolhas, até porque, mesmo sem o uruguaio o time está muito bem e Márcio Araújo, em média de produtividade, só perde, mesmo, para Prass. 

Fanatismos e implicâncias à parte, como tirar do time um jogador nessas condições? 

Sei que o meu comentário desagrada a maioria, mas é a maior e mais pura expressão da verdade. Só não vê quem faz questão de não ver!

 Sacar Araújo, considerando-se tudo  o que vem jogando, seria, da parte de Kleina, mais do que um atestado público de burrice. falta de visão e incompetência, uma irresponsabilidade.

Apesar de tudo, não posso deixar de lavrar uma crítica ao clube, enquanto instituição, em face do não aproveitamento imediato de Eguren.

Já passou da hora de o Palmeiras exigir que jogadores solicitados pelos treinadores sejam imediatamente colocados para jogar pois
  pressupõe-se, sempre, deficiências nas posições

Se as soluções são providenciadas a tempo e hora, por que os treinadores não fazem o mesmo?

Já imaginaram o quanto que o Palmeiras já gastou e vai gastar com Eguren e para que o uruguaio permaneça, indefinidamente,  no banco ou no come e dorme?

Na verdade, teria de ser assim: contratou, chegou, treinou, jogou!

Da mesma forma é preciso extinguir a covarde cultura da piedade que estigmatiza, há anos, o Palmeiras, todas as vezes em que pode golear.

Enquanto os nossos adversários cultivam o salutaríssimo hábito de golear, sempre que possível - os clubes maiores e os menores, não importa - por diferenças máximas, o Palmeiras se omite de jogar e fica "roubando" a torcida, desistindo de jogar e tocando a bola para os lados.

Alguém, da diretoria, já se dispôs a examinar a história de sucessivas disputas de torneios, campeonatos ou de perdas de classificações decorrentes da falta de interesse dos times do Palmeiras em fazer gols para, simplesmente, brincar de jogar futebol, modalidade profissional?

Tradicionalmente, em vez de fazer gols, o Palmeiras aplica o famigerado olé, que só agrada, mesmo, os broncos manchados e outros medievais que reencarnaram para viver os séculos XX e XXI e resolveram, infelizmente, torcer pelo Palmeiras.

Creio que, por algum motivo que foge ao nosso juízo, passaram a torcer pelo clube, mas, na realidade, no fundo, no fundo, pelas postura e atitudes, têm alma de curintiano.

Só isso explica - não justifica - a campanha de ódio dirigida a Jorge Valdívia, um dos melhores jogadores, atualmente, em atividade no futebol brasileiro!

Felizmente, os cães ladram, mas a caravana passa!


COMENTE COMENTE COMENTE

11 Comentários:

  • Às 24 de setembro de 2013 às 20:43 , Anonymous Marcelo Palestra disse...

    O sr. Kleina( não pode ser o técnico para 2014) poderia muito bem montar o meio de campo com Eguren e Araujo, e colocar o Wesley mais a frente com Valdivia!!

    Na realidade, o Sr. Kleina é um técnico fraco, medroso, e desprovido de personalidade!

    A configuração do meio de campo com estes jogadores, iria definitivamente, fechar o imenso rombo que temos em nosso setor central, que só o Sr. Kleina não enxerga!

    Colocar Márcio Araujo como segundo volante, seria a solução para aproveitar melhor o pouco futebol e a habilidade do mesmo. Para mim, Araujo é apenas voluntarioso e dedicado ao esquema tático(joga para o time), mas, é fraco no combate, no passe, e no arremate, porém, tendo um volantão marcador de origem, e com razoável habilidade ao lado( Eguren), Araujo, com sua implacável aplicação tática renderia maiores dividendos ao elenco.

    Eu não entendo a teimosia do Sr. Kleina!!

    Falar da doença cronica do Palmeiras em não arrebentar seus adversários quando tem a oportunidade, é chover no molhado!!

    O alcides fala sobre isso desde quando começou a escrever em seu antigo blog( se não estou enganado, á uns 07 anos atrás, não é isso Alcides?), e infelizmente, nada mudou!

    Uma mania absurda e inconsequente, e entra treinador, sai treinador, entra dirigente e sai dirigente, o vicio de rodar a bola, recuar o jogo, dar olé, e enfeitar o pavão, não termina!!

    Mas a torcida também é culpada!! Quando o time começa com essas gracinhas, a torcida deve vaiar o elenco, e pedir mais gols, em vez do famoso olé! Se tivermos esta atitude no estádio, tenho certeza de que os jogadores e técnicos vão mudar sua postura !

     
  • Às 24 de setembro de 2013 às 20:50 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    Marcelo

    Não creio que Araújo seja craque ou coisa assim, mas é a nossa realidade, neste momento.

    Levemente acima da linha mediana, aplicado, creio que para um time forte ele poderá ser aproveitado, em razão da grande experiência, apenas, na chamada composição de elenco.

    Mas acho que este é o momento certo de darmos moral ao elenco, a ele, inclusive.

    Valeu por seu excelente e sempre pertinente comentário.(AD)

     
  • Às 25 de setembro de 2013 às 11:40 , Anonymous Marco disse...

    O atual elenco do Palmeiras e sua comissão técnica apenas dão sequência para o defeito que se tornou tradição no clube.
    Os times do Palmeiras não sabem interpretar e usar regulamentos. Não entendem, por exemplo, que saldo de gols faz parte de critérios de desempate, colocando em risco resultados de jogos fáceis por acomodação e displicência.
    Nos últimos campeonatos paulistas, os times do Palmeiras perderam classificações por menosprezar adversários fracos e perder pontos que tiraram do time vantagens nas fases decisivas. Na Libertadores de 2013, o Palmeiras cometeu o erro grosseiro, amador, infantil, de não entender que o jogo de Lima mudaria sua chave na competição e não o faria viajar para a distante Tijuana.
    Esse último jogo contra o Sport foi apenas mais um capítulo da acomodação perigosa existente no Palmeiras, há muito tempo. Por pouco, o time não sofreu o empate em um jogo que tinha tudo para ser goleada a partir dos 2x0.
    Tanto essa diretoria, quanto as anteriores, tanto Kleina, quanto Felipão, Muricy, Luxemburgo e vários outros não conseguiram tirar do Palmeiras esse defeito grave que já nos causou derrotas, empates e perdas de classificação.
    No Palmeiras falta um diretor “boleiro”, um cara que saiba entender o futebol e mostrar para o clube e para o elenco que uma partida de futebol não se restringe aos noventa minutos e que ela termina somente quando o árbitro apita. Parece uma observação redundante, mas para o Palmeiras não é.

    O Palmeiras já subiu e será o campeão, mas este ano deve ser a base para a reestruturação do futebol no clube. Essa reestruturação não deve se limitar apenas aos nomes dos jogadores e talvez do treinador, mas na forma da direção palmeirense e da sua comissão técnica, seja ela quem for, lidar com o futebol dentro e fora de campo.

    Vamos começar com o Paulistão 2014, uma competição onde ponto perdido para times como Penapolense, Linense, etc podem tirar do Palmeiras mandos de campo na fase decisiva e a consequente perda de receita e classificação.

     
  • Às 25 de setembro de 2013 às 14:59 , Anonymous Fabio disse...

    Acho 2 coisas: a primeira é que o Wesley já foi a imprensa algumas vezes para dizer que a sua posição não é meia, ponta, lateral ou qualquer outra que seja, é segundo volante. Isso já limita as possibilidade para o Kleina consideravelmente: como contrariar um jogador que já foi a imprensa manifestar sua preferência por uma posição?

    A segunda coisa é que não gostei do que vi do Eguren, nos jogos que entrou. Falta de ritmo? Talvez, mas pareceu também um pouco truculento. Espero muito estar errado.

    A solução ideal para de vez acalmar os ânimos de todos, seria um losango de meio de campo, com Eguren atrás, Marcio Araujo e Wesley mais a frente e Valdivia. Parece ser uma formação mais interessante e equilibrada do que a que vem jogando.

     
  • Às 25 de setembro de 2013 às 16:40 , Anonymous Anônimo disse...

    Em minha opinião, questão particular, escalaria o time dessa maneira:

    Praas; WESLEY, Vilson, Henrique e LUIZ FELIPE; EGUREN, LÉO GAGO ou MARCELO OLIVEIRA ou MÁRCIO ARAUJO, Mendieta e Valdívia; Leandro e Kardec.

    Resolveria a Lateral esquerda, a proteção à zaga, a armação e o apoio ao ataque.

    Não é o Palmeiras quem deve resolver o problema do jogador, é SIM o jogador quem deve resolver o problema do Palmeiras, simples assim.

    Dinho Maniasi

     
  • Às 25 de setembro de 2013 às 18:33 , Anonymous Marco disse...

    O Dinho fez considerações interessantes sobre a utilização de alguns jogadores.
    Wesley na lateral direita, colocando o Luíz Felipe na esquerda. Uma boa tentativa para solucionar os problemas do setor.
    Marcelo Oliveira como um dos volantes, um jogador que em momentos da partida pode ficar como terceiro zagueiro e também cobrir a lateral esquerda.
    Juntamente com o Léo Gago poderia ser aproveitado nessa parte final de campeonato.
    Quando o Palmeiras já tiver assegurado o acesso, não haverá desculpas para não testar jogadores.
    Egurem e Araújo e Eguren e Marcelo Oliveira como opção de meio campo de marcação para a fixação de dois meias.
    Rondinelli deve ter sua chance após a classificação assegurada. Seria péssimo ver o jogador em 2014 jogando bem em outro time, tendo passado um ano no Palmeiras.
    Tendo a chance e não aproveitando é outra situação, mas ficar um ano no time e não jogar não é lógico.
    Outro jogador que por contusão não foi bem aproveitado e quando entrou (neste ano) não se firmou é o Fernandinho. Este era outra esperança de acertar a lateral esquerda.
    O garoto Luís Gustavo, emprestado agora ao Vitória é um nome para ser visto como lateral direito ou primeiro volante. Não tem porte para zagueiro, mas parece ter futebol para outra posição. Ele e mais Patrick Vieira e João Denoni são nomes para retornar de empréstimos e buscar lugar no time.

     
  • Às 26 de setembro de 2013 às 16:59 , Anonymous Jessé disse...

    Mais uma vez o canalha do Neto aparece com um boato para tentar desestabilizar o Palmeiras. Primeiramente, foi aquela mentira envolvendo o Luxemburgo e agora essa do Valdívia.

    Isso tem dois motivos: Desvia o foco do início de crise do time dele, que pode correr riscos de ser rebaixado e também tenta criar um clima ruim no Palmeiras, já que o Verdão está praticamente de volta á série A.

    NETO, O MAIOR CANALHA DA IMPRENSA ESPORTIVA BRASILEIRA!

     
  • Às 26 de setembro de 2013 às 18:33 , Anonymous Anônimo disse...

    Esse é o Neto Jessé.

    Esse jogador tem raiva do Palmeiras desde qdo Leão quis uma troca dele pelo Ribamar e ninguém no Palmeiras recusou e ele saiu do verdão em uma situação em que ele "maguo"...

    Dinho Maniasi

     
  • Às 26 de setembro de 2013 às 20:31 , Anonymous Marco disse...

    Além de não dar destaque, de não relacionar a ABSOLVIÇÃO de Elias com a PUNIÇÃO ao Valdívia, a imprensa trata o público como se fossem todos idiotas.
    “Elias pega pena mínima”!!!

    Só pode ser piada – Elias foi absolvido porque o jogo que cumpriu foi a punição pelo terceiro cartão amarelo !!!

    http://esportes.terra.com.br/flamengo/elias-pega-pena-minima-no-stjd-e-reforca-flamengo-contra-criciuma,c369347385751410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

    Enquanto isso, o Palmeiras novamente punido com perda de mandos por briga entre as suas torcidas.
    Porém, as brigas em jogos do Flálido e do SPFW não existem para o STJD
    ==============
    Mais uma vez o Flatinado global tenta usar o Palmeiras para tentar desviar sua crise e o pilantra do Neto, tentando tumultuar de novo. O cara sabe que o interesse é apenas para desviar o foco. Um time devendo salários e direitos de imagem, querendo contratar jogador de ponta. Somente um imbecil ou um safado para dar isso como notícia e não manobra.
    Quanto à direção palmeirense, será que desta vez ela vai se manifestar?

     
  • Às 26 de setembro de 2013 às 23:38 , Anonymous Jessé disse...

    Pois é Dinho, se ele está magoado com o Palmeiras, ele deveria guardar esse sentimento para ele e não criar factoides contra um clube com mais de 15 milhões de torcedores.

    Será que o idiota do Johnny Saad não percebe que a cada ano que passa, a emissora dele perde mais credibilidade com esses 'profissionais".

    Saudosos tempos do jornalismo esportivo da Bandeirantes da década de 90!

     
  • Às 27 de setembro de 2013 às 10:51 , Anonymous Anônimo disse...

    ALCIDES:

    NOS PALMEIRENSES DEVEMOS COMEÇAR A GRITAR NAS REDES SOCIAIS. TEMOS QUE FAZER UMA CAMPANHA DURA CONTRA O STJD QUE SISTEMATICAMENTE ESTÁ PREJUDICANDO O PALMEIRAS. AS DECISÕES SÃO TENDENCIOSAS, PESSOAIS E ESCANCARADAS. OLHA O EXEMPLO DO ELIAS DO FLAMENGO. AGORA A PUNIÇÃO DE DOIS MANDOS DE JOGOS. COMO A DIRETORIA NÃO ESTÁ GRITANDO NESSES JULGAMENTOS DESCABIDOS, CABE A NÓS PALMEIRENSES GRITAR NAS REDES SOCIAIS. VOCE TEM UM PODER DE COMUNICAÇÃO GRANDE, TOME A FRENTE.
    GRATO
    EDUARDO DE SUMARÉ

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial