Observatório Alviverde

19/11/2013

MUDA, PALMEIRAS!


MUDAR TÉCNICO, JOGADORES E CONTRATAR OUTRO GRUPO NÃO BASTA! É PRECISO MUDAR A MENTALIDADE NO PALMEIRAS EM RELAÇÃO AOS DIRIGENTES E À TORCIDA!

  
A cada temporada a torcida se levanta e grita: 

"- Ô, Ô, Ô, queremos jogador!"

Não que a torcida não tenha razão!

Tem porque o Palmeiras tem se esmerado, ano após ano, em contratar mal, cada vez pior!

Culpa de quem?

Da ignorância e da competência dos dirigentes?

Em parte, eu digo que, sim!

Mas a torcida, digamos que 80% dela, principalmente a paulistana, tem a sua parcela de culpa.

E o tem na medida em que fica exigindo, o tempo todo,  jogador consagrado.

Jogador consagrado, quem não sabe, é jogador caro, no auge da carreira.

Jogador consagrado é aquele que quando o clube o tem, não aguenta pagar-lhe os salários.

Jogador consagrado é o que o clube vende porque deseja faturar uns trocados para investir em novos jogadores, principalmente nas promessas, reciclar e renovar o elenco, sem deixar de disputar os títulos.

Os jogadores consagrados que o Palmeiras tem contratado são ex-jogadores que foram grandes mas que envelheceram e teimam em continuar jogando, já fora de suas condições físicas ideais.

Não sei porquê os "babacas" de nossa torcida adoram jogadores, tipo Edmundo, Éverton (ex-gambá), Lincoln, Juninho Paulista, para que citemos, apenas, uma pequena relação de jogadores ultrapassados, contratados recentemente pelo Verdão.

Quando Alex, ano passado, estava retornando ao Brasil trabalharam para que voltasse ao Palmeiras, mesmo sem saber como ele estava, do ponto de vista físico.

Impressionante é que continuam trabalhando com esse objetivo, por achar que Alex ainda é o mesmo do tempo em que jogou pelo Palmeiras, sem se renderem à realidade do pouco, quase nada, que ele mostrou no Brasileirão, estando o seu clube às portas do rebaixamento.

Os caras se julgam os tais e se arvoram em os mais sábios torcedores do planeta, se esquecendo de que eles têm sido corresponsáveis pelo clube contratar tanta tranqueira.

De fato, em tempos idos, o `Palmeiras contratava jogadores de renome, mas os contratava no auge técnico e na plenitude física de cada atleta.

É bom que se  frise e realce que o Palmeiras só fez uso dessa política de contratações entre o final da década de 50 e meados da década de 70, quanto o mercado era farto e o clube subvencionado pelas Indústrias Matarazzo.

Mas, registre-se, mesmo naqueles tempos, o Palmeiras jamais se esqueceu ou abandonou o mercado das grandes promessas do futebol do interior e de outros estados.

Naquele tempo, a maioria dos jovens jogadores tinha como objetivo maior de suas carreiras jogar no Palmeiras, um clube de tanta visibilidade, à época, quanto o Santos, o Flamengo e o Vasco da Gama, que comandavam o futebol nacional.

A torcida paulistana do Palmeiras tem muito a aprender, pois além de gostar dos jogadores em razão do prestígio e até, pasmem, da aparência física (detestam negros, mulatos e jogadores feios) discrimina demais os novos contratados. É óbvio que não são todos os torcedores, mas a grande maioria. 

Por que vocês acham que esses torcedores implicam tanto com Márcio Araújo, muito melhor do que Egurem, pelo que o uruguaio mostrou até agora? Até sem jogar eles diziam que o oriental era melhor do que Márcio! 

Como eles viram que Márcio joga muito e é, sem exagero, taticamente, depois de Valdívia, o jogador mais importante do Palmeiras, agora eles mudam o pensamento -sem humildade para reconhecer a capacidade do maranhense de jogar para o time- e dizem que Márcio pode ser reserva.

Precisamos acabar com essa mentalidade turva e irreal e parar de perseguir os jogadores. Quantos que "não servem" para o Palmeiras, são campeões ou cumprem grandes performances em outras equipes.

A grande maioria dos torcedores nem percebe que ela é envolvida pela mídia que já provou por a+b+c e + o alfabeto todo que trabalha contra o Palmeiras, com raríssimas exceções.

Pois os nossos torcedores se deixam levar por comentários tendenciosos que tem como escopo destruir o Palmeiras e, mesmo sem querer, tornam-se cúmplices da bandidagem midiática.

O torcedor implica com determinados jogadores parte para a agressão física ao único craque de que dispomos em nosso elenco, Valdívia, e se esquecem que o futebol não é ganho, apenas, em campo.

Em vez de cobrar e exigir da diretoria, atacam o efeito e não a causa. O Palmeiras, conquanto tenha contratado mal e montado times apenas razoáveis, em um ano ou outro bons, vem sendo uma vítima indefensável de armações da mídia, dos árbitros, dos tribunais, de políticos inescrupulosos  e, principalmente, da cartolagem.

É isso que a torcida tem de combater, e não hostilizar o grupo de jogadores.

Alguém tem dúvida de que o nosso segundo rebaixamento foi decorrente da camorra arbitral?

Que clube na história do futebol brasileiro teve arrancados à mão grande 15 pontos por erros de arbitragem? Eu desconheço! Você sabe ou se lembra de algum?

E, no entanto, em vez de combater quem nos combate a torcida vai a campo para achincalhar, desmoralizar e demonizar os nossos jogadores, tirando-lhes, completamente, a motivação, levando-lhes o desânimo e a falta de confiança!

É disso que temos de nos livrar, através de um trabalho forte de bastidores, procurando um alinhamento com a mídia e exigindo um tratamento equânime e igual aos rivais dentro de campo, através dos árbitros, tribunais e das casas que regulam o futebol no Brasil -em termos de Palmeiras-, a FPF e a CBF.

Nosso problema em campo existe, mas não é o nosso principal problema!

Nosso principal problema, creiam, sempre foi e é fora de campo!

Para solucioná-lo precisamos, todos, mudar a mentalidade!

COMENTE COMENTE COMENTE

12 Comentários:

  • Às 19 de novembro de 2013 às 20:14 , Anonymous Marco disse...

    Esse texto deveria ser lido por todas as pessoas ligadas ao Palmeiras. Concordando ou não, servirá para uma excelente reflexão. Encaminhei para uma lista considerável de palmeirenses.

    O comportamento descrito de parte da torcida do Palmeiras explica também a conduta da imprensa em relação ao clube. Ela sabe quem é nossa torcida, conhece suas características e por isso sempre oferece o que grande parte da torcida compra: desgraças, boatos e menosprezo. Existe mercado de consumo!
    Esperar que nossa torcida faça cobranças à direção palmeirense por uma atuação diferente em relação aos bastidores passa longe do pensamento desse grupo. Estariam admitindo que existiu algum mérito e que algum resultado foi tirado por parcialidade. Mérito para o Palmeiras, não é admissível!

    A era da internet proporcionou a comunicação mais rápida e a oportunidade de participação de todo torcedor, fator que não existia com essa dimensão. Chegou a democratização da opinião, mas chegou acompanhada da influência perigosa de quem não tem vivência, não tem competência e não tem conhecimento técnico para se tornar formador de opinião.
    Essa influência, em passado recente, só para tomar como exemplo, foi responsável pela perda de um campeonato brasileiro quase ganho, quando o então Presidente Belluzzo se orientou por analfabetos funcionais esportivos. Posterior ao seu mandato, ele mesmo admitiu que não agiu com a razão quando deveria agir.
    Hoje, a internet está lotada de “blogueiros” e “bloguistas” que ganharam força dentro do Palmeiras e que passaram a influenciar decisões. Porém, nem sempre essas decisões são fundamentadas ou responsáveis.
    Nesse sentido, resta esperar (ou mesmo torcer) para que a direção atual saiba isolar o que é produtivo do que é oportunismo irresponsável para definir o futuro do clube.

     
  • Às 19 de novembro de 2013 às 21:48 , Anonymous Torcedor Realista disse...

    Trazer de volta Alex ex- jogador em atividade, caro e sem físico para jogar 50 minutos em bom nível é uma tremenda burrice.

    Quanto vcs acham que ele vai pedir ? No mínimo,400 mil garanto !

    Espero que nossa torcida entenda que aquele Alex que fez o gol histórico contra o cenibambi não é o mesmo Alex de hj.

    Chega de saudosismo, que venha o profissionalismo.

    A tem outra: Alex prefiriu o Curitiba em sua volta ao Brasil. Agora que afunde junto com eles e não venha querer aparecer no centenário as custas do Palmeiras.




     
  • Às 19 de novembro de 2013 às 21:51 , Blogger Unknown disse...

    mais um torcedor conformista, bom, jovens promessas do interior sempre são bem vindas, mas não devemos esqeucer que são promessas, temos que mesclar jovens promessas com jogadores com a qualidade comprovada, e me desculpe, quase nenhum dos jogadores do atual elenco tem isso, somos os Palmeiras, e merecemos jogadores do nosso nível, que somos prejudicados pela arbitragem é fato, mas com diretores que temos nesses ultimos anos é fácil, até um idiota passa por cima deles. só concordo que temos de mudar a mentalidade, e exigirmos um time que lute por todos os titulos, pq o que a gente ve hoje, é uma torcida acomodada, dirigentes salafrários e só.

     
  • Às 20 de novembro de 2013 às 02:15 , Blogger Alcides Drummond disse...

    Rodrigo

    Diga-me onde está o conformismo citado por você? Não seria melhor dizer realismo?

    Sonhar é ótimo, mas sonho é sonho e realidade é realidade!

    Diga, por favor, onde encontrar os tais jogadores de qualidade que vc quer?

    Na verdade, não é só você que quer amigão, porque eu também quero e todos nós queremos?

    Mas o Palmeiras tem dinheiro para comprar esses jogadores que vc pede?

    Que merecemos coisas melhores, merecemos, mas só se monta grandes times com jogadores jovens do interior ou da base que, depois, se transformam em craques.

    Não existe outro caminho e é
    assim que ocorre em todos os times. O Palmeiras não é a exceção.

    Onde a gambazada que tem muito mais patrocínio e renda do que nós foi buscar Paulinho, Romarinho, Ralf, Cássio e outros com os quais ganhou o mundial?

    Só o Sheik era jogador consagrado e mesmo assim quando deu sopa, o Palmeiras não teve dinheiro para contrata-lo.

    O que acontece é que a torcida deles, que a gente chama de loucos ou de idiotas, tem muito mais bom senso do que a nossa.

    Lá eles deixam, primeiro, o jogador atuar para depois cobrar, ao contrário do que acontece no Palmeiras.

    Eles não implicam com os novos até que os caras joguem o que sabem, isto é, têm paciência, coisa que a nossa torcida não tem e nunca teve.

    Lá a torcida deles pega no pé da juizada que morre de medo deles.

    Lá eles pressionam a mídia que tem medo de dizer no ar ou nos jornais e revistas até as verdades contra eles. Por isso a mídia está sempre contra a gente.

    Apesar de tudo, vamos exigir um time de respeito, mas quem coloca pra fora um jogador promissor como o garoto Patrick não está querendo formar uma grande equipe.

    DE QUALQUER FORMA, OBRIGADO PELA PARTICIAPAÇÃO EM ALTO NÍVEL.

    Vamos continuar debatendo o nosso Verdão.
    (AD)

     
  • Às 20 de novembro de 2013 às 10:33 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    POSTADO POR MIM EM 2008 APÓS A VENDA DE VALDÍVIA

    Bom dia.

    Segurar Kléber por 8 milhões de euros é errado. Dá para pagar uma folha salarial de 1 ano para 12 jogadores ganhando quase 200 paus cada um, ou seja, dá pra montar uma seleção.

    Fosse oferecido à Valdívia 1 milhão de reais e um substancial aumento e duvido que ele não ficava até a Libertadores ou mesmo até o fim do ano.

    Valdívia teria a tranquilidade que o dinheiro oferece para poder jogar seu melhor futebol e o Palmeiras lucraria o dinheiro do título, mais a premiação da FIAT, mais a valorização do elenco, mais a Vaga na LIbertadores, mais venda de camisas e estádio lotado, ou seja, LUCRO CERTO.

    Vender Valdívia foi um verdadeiro tiro do pé, pois no fim do ano ele com certeza valeria até mais do que foi vendido e até os camelos de lá iriam fazer vaquinha para poder levá-lo de qualquer jeito.

    A diretoria caminha a passos de camelo no assunto futebol, que deveria ser o carro chefe de um time tão fantástico como o Palmeiras.

    E para finalizar, uma comissão técnica que vale 1,2 milhões de reais por mês, significa 6 jogadores de 150 mil reais cada um e mais um ténico estilo Tite da vida.

    Não seria mais negócio?

    Ou o Inter está errado?

    E olha que o Inter não gastou tudo isso hein.

    É tempo de reflexão.

    É mesmo melhor 1,2 milhões de reais por mês para uma comissão técnica, ou é melhor montar um bom/ótimo time ?

    Na época da Parmalat tínhamos um time que ganhava muito bem e um técnico emergente e o time bom levou o técnico as glórias.

    Inclusive é este que aí está. (Luxemburgo)

    A fórmula timaço bom e bem pago e técnico emergente, tem muito mais chances de vingar do que técnico milionário e time meia boca.

    Não adianta andar na contramão do que deu certo no passado.

    Pensem nisso.

    Escrito em 2008 - Há 5 anos atrás.

    Valdívia havia sido vendido em 15-08-2013 por 8 milhões de euros e nossas chances de ttitulo eram gigantes com ele.

    Valdívia foi vendido com a intenção de segurar Kleber em definitivo por 8 milhões de euros.

    Chegamos em quarto no brasileiro 2008, 9 pontos atrás do São Paulo que foi o campeão.

    SERÁ QUE HÁ 5 ANOS ATRÁS MEU PENSAMENTO ESTAVA A FRENTE DO TEMPO?

     
  • Às 20 de novembro de 2013 às 12:56 , Blogger Unknown disse...

    Concordo, só que acho estranho um time que não tem dinheiro se dar o luxo de ficar um ano sem patrocínio master, trocar nossa assessoria de imprensa e o marketing, por gente de fora e que ganha muito mais, e o trabalho não melhorou. Dar bônus a dirigente que já ganham muito bem.
    Só nessa brincadeira poderíamos ter dois bons jogadores pagos, não medalhões, mas bom jogadores. Nossa torcida é chata e queima muitos jogadores mesmo, mas não diferente da nossa diretoria e seu cuidado com a base.
    Acho que o Palmeiras pode se dar ao luxo de ter algumas dividas rs, eu preciso operar meu comércio sempre no positivo, se não, não me banco, o Palmeiras não é um negócio, é um clube, é dos sócios, essa política de austeridade é muito conformista para quem ambiciona voltar a ser o que sempre foi, campeão!
    Que se faça um investimento no terreno em são roque, transfira a base para lá, de realmente uma estrutura para eles, teremos jogadores todos os anos, e venderemos alguns.
    Estamos de novo voltando ao começo de 2000, onde o mustafá implantou a política do bom e barato, só que não é bom, e nem barato, já vimos como terminou essa história.
    abraços

     
  • Às 20 de novembro de 2013 às 12:59 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    RODRIGO CAMPOS

    "Estamos de novo voltando ao começo de 2000, onde o mustafá implantou a política do bom e barato, só que não é bom, e nem barato, já vimos como terminou essa história".

    Boa.

     
  • Às 20 de novembro de 2013 às 16:27 , Anonymous Anônimo disse...

    MM, em 2008 quem dispensou Valdívia e Henrique foi o Luxa, que não suportava ter menos holofotes do que esses jogadores.

    Alcides, Eguren é muito bom de bola.

    MA é bom, mas o gringo é muito melhor como volante de contenção, além de saber jogar com a bola.

    Quase não jogou e já tem contabilizado um gol e duas assistências.

    Com ele no time até o André Luiz joga bem.

    Dinho Maniasi

     
  • Às 20 de novembro de 2013 às 19:03 , Anonymous Anônimo disse...

    Dinho, toda demissão passa pelo crivo da diretoria.

    Cometemos o mesmo erro de sempre.

    Mantemos e pagamos técnicos caros e dispensamos os melhores jogadores.

    MM

     
  • Às 20 de novembro de 2013 às 19:33 , Anonymous Marco disse...

    Participo sempre deste blog.
    Nunca deixarei de criticar e de apontar as falhas do clube e do time. Reconheço que muita coisa deve e precisa ser comentada sobre erros estratégicos do clube.
    Entretanto como esse texto relatou um tema que todos fogem e pela oportunidade aproveito para deixar registrado: A torcida do Palmeiras é a mais nociva e ignorante do Brasil.

     
  • Às 20 de novembro de 2013 às 22:22 , Blogger Miguel disse...

    Gostei do comentário, mostrou um bom retrato dos acontecimentos. Faz tempo que venho tentando colocar esta ideia na cabeça da torcida mais exaltada. Quem tem que mudar é a mentalidade, mudar técnico toda hora não vai resolver muita coisa. Vejamos um exemplo: a torcida exigiu a saída do Luan. Quase um ano depois, o time que ele joga é campeão incontestável. Será que o problema era ele ou somos nós?

     
  • Às 21 de novembro de 2013 às 08:02 , Anonymous Marcelo I disse...

    Arbitragem,

    Ontem quando vi PCO e o hausman, pensei, o CAP tá F...

    A nave mãe quer o Framengo na Liberta.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial