Observatório Alviverde

07/11/2013

2014 SERÁ MELHOR COM KLEINA OU SEM KLEINA?


 
 KLEINA DEVE FICAR OU SAIR?

O Palmeiras voltou à série A em 2014. Já não era sem tempo!.

Isto é o que, verdadeiramente, importa! 

 O Verdão, agora, tende a ser o campeão da série B -ainda não é - mas, se for, muito melhor!

Entretanto, se, por infelicidade, não vier a ser, não haverá nenhuma importância, pois o que vale, efetivamente, é o acesso! 

O resto é, simplesmente, vaidade para que não se diga que é o próprio resto!

Pensando nisso, pensemos, também no seguinte:

Kleina levou o Palmeiras à classificação a-n-t-e-c-i-p-a-da.

Foi um técnico correto, aplicado e trabalhador, que justificou cada centavo nele investido e em sua comissão técnica pelo Palmeiras.

Enfrentou todas as turbulências decorrentes do cargo como NENHUM outro treinador que conheço, nem Felipão, nem Luxa, nem ninguém.

Com o seu jeito humilde de ser, o seu modo vaselina de reagir e sua simpatia ao atender a mídia, conseguiu blindar o clube e o time da maior parte das crises e das ondas projetadas.

É óbvio que, pelo fato de o Palmeiras estar na segunda divisão, o clube ficou um pouco mais longe do foco maldoso da mídia curitiano-sãopaulina.

Entretanto, como negar a influência positiva de Kleina nesse aspecto, ignorando a sua condição de amortecedor de crises? Só não viu quem não quis ou quem não desejava ver!

Do ponto de vista técnico se ele não foi melhor, nunca esteve pior do que qualquer treinador que o antecedeu no Verdão no decorrer dos últimos anos, nem a Luxa, nem a Felipão ou qualquer outro!

Ou haverá alguém que dirá que o trabalho de Kleina foi inferior, por exemplo, ao de Felipão, o grande responsável pelo descenso palmeirense, noves fora CBF, tribunal, mídia e a juizada sem vergonha?

Detalhe: Kleina trabalhou a um custo infinitamente menor do que qualquer deles!

Fui, inicialmente, contra a contratação de Kleina pois sabia de sua inexperiência de seu "tipo" de comando, que só funciona a longo prazo, num momento em que o problema do Palmeiras era imediato.

Por isso, cravei, antecipadamente, que ele seria impotente para tirar o Palmeiras do descenso! 

Acertei na mosca, mas o alvo era fácil! Só não enxergava quem não quisesse enxergar!

Da mesma forma, não quero dizer que Kleina seja o técnico ideal para um clube da tradição do Verdão. Longe disso!

Mas há um porém: Hoje, "quem seria o técnico ideal para o Palmeiras?"

Na circunstância atual, confesso-lhes, não existe em disponibilidade no mercado um técnico que se possa considerar ideal para o Palmeiras.

Existem, apenas, expectativas, esperanças e promessas, mas, tudo isso Kleina já representa, como se não bastasse o aspecto de estar dentro do clube e conhecê-lo profundamente.

Pergunto-lhes:

Quais, entre os melhores e mais conceituados treinadores do futebol brasileiro, ainda não trabalharam no Verdão? 

Pouquissimos!

Quantos deram certo?

Luxa e Felipão em tempos idos! 

Pois fiquem sabendo que qualquer famoso que se disponha a vir, só virá a peso de ouro. Prefiro que o clube invista em jogadores.

Ademais, creiam, em pouco tempo será crucificado pela mais vaidosa, exigente e ignorante de todas as torcidas brasileiras: parte da torcida paulistana do Palmeiras, resguardando-se a outra parte. 

Em uma frase, os estúpidos organizados e respectivos seguidores em pouco tempo destruirão o novo treinador se os resultados demorarem.

Quero lembrar que fui contra a contratação de Kleina...

Mas

Sou favorável à continuidade de Kleina...

Agora que ele adquiriu maturidade, experiência, maldade (no melhor sentido da expressão) e sabe o que é dirigir um clube de primeira linha como o Palmeiras conhecendo as nossas virtudes e vulnerabilidades, querem defenestrá-lo do cargo. É muita  falta de visão!

Porém, se o Palmeiras estiver disposto a demitir Kleina que o faça agora, a fim de proporcionar ao novo treinador a possibilidade de reiniciar o trabalho com mais antecedência!

Para que recomeçar tudo novamente, se já temos um longo caminho percorrido visando a 2014, com Kleina?

Deem reforços a Kleina, exijam dele um pouco mais de ousadia tática e o cobrem após o Paulistão!

Respeitando todas as linhas de pensamento a respeito do tema técnico do Palmeiras para 2014, essa é a minha opinião!

Um lembrete:

Não se esqueçam que o técnico campeão brasileiro de 2013, Marcelo Oliveira, está longe de ser qualquer dos chamados treinadores de ponta, medalhões do futebol brasileiro.

 COMENTE COMENTE COMENTE


 


7 Comentários:

  • Às 7 de novembro de 2013 às 08:41 , Anonymous Menegon disse...

    Alcides, como sempre voce matou a pau, concordo com voce. Qualquer outro tecnico seria sair do mato e entrar na capoeira.

     
  • Às 7 de novembro de 2013 às 11:49 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    De uns tempos para cá, o treinador argentino Marcelo Bielsa virou a coqueluche do futebol internacional.

    Tanto por conta do estilo ofensivo que costuma implantar em suas equipes quanto por ser uma das inspirações táticas do homem que montou o maior Barcelona da história da Catalunha: Pep Guardiola.

    Um documentário feito pelo Canal+, da Espanha, resume a personalidade deste argentino maluco. Eu deixo o link do vídeo abaixo e, antes você possa se deliciar com depoimentos dados por argentinos, espanhóis e chilenos sobre Bielsa, tentarei explicar o que faz deste cidadão um dos mais paparicados de uns meses para cá.

    Treinador argentino tem mania de perfeição

    Marcelo tem o apelido nada simpático de El Loco. Não é à toa.

    Ele se doa de uma maneira absurda ao trabalho. Vê DVDs com jogos de seus adversários com uma frequência maníaca. Antes das partidas com o Schalke 04, na Liga Europa, o agora técnico do Athletic Bilbao admitiu ter analisado 42 jogos do adversário. Que tal?

    Mas o treinador argentino não é perfeito e tem erros acumulados.

    Nesta quarta-feira (04/2012), por exemplo, seu time, o Athletic Bilbao, não viu a cor da bola e levou um passeio de 3 a 0 do Real Madrid, ajudando os merengues a se sagrarem campeões espanhóis com duas rodadas de antecedência.

    Ainda bem que o treinador argentino também mete os pés pelas mãos, pois mostra ser igual a todos, com erros e acertos. Não se trata de um superherói.

    Ele, por exemplo, fez a Argentina ser a maior seleção do planeta em 2001 e 2002.

    Deu show na Eliminatória da Copa do Mundo de 2002. Chegou ao Japão favorita ao título, mas caiu na 1ª fase. Vexame!

    Surpreendentemente, ele seguiu no cargo e quebrou a cara de novo em 2004, ao ver a Argentina perder a Copa América para os reservas do Brasil. Ganhou medalha de ouro nas Olimpíadas de Atenas, mas pediu demissão depois. Reinventou-se no Chile, onde fez uma seleção limitada chegar até a 2ª fase da Copa de 2010.

    No Athletic Bilbao, clube que dirige desde agosto, Bielsa atingiu sua maturidade futebolística. Não teve surtos com a má fase inicial e apostou em um esquema de jogo ofensivo, cheio de toques de bola e agilidade na linha de frente. Uma espécie de Barcelona, guardadas as devidas proporções. Deu certo e o time virou mania.

    Guardiola estudou todas as fórmulas de Bielsa

    Para completar, em uma coletiva de imprensa em Barcelona, Pep Guardiola abriu o coração e disse que considera Marcelo Bielsa o melhor técnico do mundo.

    Explicou que esteve na casa do argentino em 2006 para aprender e começar a definir qual a linha de trabalho seguiria em sua carreira de treinador. Parece que deu certo, né?

    Uma carta produzida por Bielsa (ele não dá entrevistas exclusivas nem por decreto) em 2002, logo após a eliminação precoce no Mundial do Japão, mostra um pouco a personalidade deste ser. Fala sobre fracassos e vitórias de uma maneira tão clara e simples que impressiona. Passa, além de tudo, uma lição para o esporte e a vida.

    “Não deixe que o fracasso detone a auto-estima. Em qualquer tarefa que você pode ganhar ou perder, o que importa é a nobreza dos recursos utilizados, isso sim é o mais importante. O que importa é a dignidade com que ele percorreu o caminho em busca do gol. O outro lado é para vender uma história que realmente não é.”

    =====

    * ALCIDES, o texto acima é de Bruno Rios, do site Futebol Internacional. Os noticiários argentinos dão conta de que ele aceitou redução salarial para acertar com o Palmeiras para 2014. Por isso achei interessante postar a opinião desse jornalista.


    Saudações.

     
  • Às 7 de novembro de 2013 às 13:08 , Blogger Miguel disse...

    Na teoria eu concordo com sua linha de pensamento, O GK custa barato e blindou o time das fofocas midiáticas, mas no quesito de padrão de jogo e táticas, acho que deixou um pouco a desejar. Mas eu compreendo que houve falta de material humano para desenvolver um trabalho superior. Meu favorito era o Abel, mas acho que ele vai para o Inter, inclusive ele gosta de lá.
    Os medalhões não estão em boa fase, inclusive o Dorival Jr. que é gente nossa. Não consigo me lembrar de nenhum nome com capacidade de agregar o elenco tal e qual o nosso GK. O jeito é baixar a bola e ficar como está, mas tem que contratar jogadores com um pouquinho de talento para ajudar, senão qualquer técnico vai jogar a toalha.

     
  • Às 7 de novembro de 2013 às 13:50 , Anonymous nei verde disse...

    Vagner Mancini, seria ótimo, novo e bem rodado..., Kleina é boa gente mas não tem cacife para dirigir time grande principalmente na série "A"


    Mancini já...!!!!!

     
  • Às 7 de novembro de 2013 às 13:53 , Anonymous nei verde disse...

    Quanto a blindagem do time, não foi o Kleina, os bastidores mudaram, e vai mudar mais a começar pelo presidente que é um cara sério....

    Hoje esta mais fácil trabalhar de técnico no Palmeiras..., Lembram da época de qdo estava o Felipão????

     
  • Às 7 de novembro de 2013 às 21:13 , Anonymous Plumitivo disse...

    A verdade é uma só, o resto é procurar pelo em ovo:

    Palmeiras atualmente se apequenou, não tem dinheiro e não tem opções; portanto ficará com kleina à contra-gosto (frise-se).

    Nobre não tem capacidade para montar time forte, competitivo e com isso manterá o simpático kleina na base do vai que dá certo, vai que dá liga.

    Seja o que Deus quiser



     
  • Às 8 de novembro de 2013 às 00:14 , Anonymous Anônimo disse...

    Daqui a pouco estaremos torcendo para Associação Atlética Palmeiras...

    Concordo com o Ney, Kleina é gente boa, mas não fez mais do que sua obrigação.

    Classificar o Palmeiras na série B, com adversários em que a folha de pagamento é inferior ao salário de alguns jogadores do elenco alviverde é covardia.

    A série A é sabidamente muito mais difícil, e aí a coisa pega.

    A notícia do MM me agrada, afinal não sou torcedor de conta corrente, torço é pro Palmeiras, time de futebol, maior campeão entre os campeões.

    Quero é ver o Palmeiras vencendo, convencendo, atraindo torcedores mirins, de cabeça erguida.

    Finanças estão bem encaminhadas, as picuinhas entre o construtor e o presidente se resolverão logo e pra início de 2014 2 propostas de patrocínio estão sobre a mesa de Nobre.

    Uma falta a empresa assinar (é a melhor das duas) a outra é inferior e só falta o Palmeiras assinar (25 milhões da Fiat).

    Avanti com aumento do número de sócios.

    Me preocupa é pra quem eu vou torcer, quem eu vou mostrar pros meus netos quando o Palmeiras entrar em campo.

    Dinho Maniasi

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial