Observatório Alviverde

03/10/2013

CHATA E CRICRI, A MAIOR PARTE DA TORCIDA PAULISTANA, DO PALMEIRAS!

 

 

Com o conhecimento e a autoridade de quem morou em oito estados da Federação e só não colocou os pés em três deles, ex-territórios, ouso afirmar que: “a pior, entre todas as torcidas que conheço, é a torcida paulistana do Palmeiras.

Afirmo e reafirmo isso de forma peremptória e categórica, sem o menor temor de de incorrer em erros ou de cometer injustiças pois, “é a mais pura e sacrossanta realidade” (créditos para Tony Renis):

Não sei se pela ascendência européia, se pelo poder aquisitivo maior, se pela escolaridade mais ampla, se pela condição econômica mais favorável ou, em última análise, por qualquer outro fator, parcela ponderável de nossa torcida paulistana, mais prejudica do que ajuda o Palmeiras.

Vejam bem:

O palmeirense sempre foi, é, e continuará sendo, por melhores que sejam as circunstâncias do clube ou do time, um eterno insatisfeito!

Não seria exagero dizer que a nossa torcida está sempre cobrando a diretoria e os jogadores e que, muitas vezes o faz, exclusivamente por vício, sem o menor motivo!

Como se não bastasse tudo isso, o palmeirense – vou ser extremamente rude e franco - é portador de uma incomensurável vaidade, que o coloca, até, acima do próprio clube sob quaisquer circunstâncias,

Parafraseando novamente, como já fiz várias vezes, o jornalista Euclides da Cunha, “o palmeirense é, antes de tudo, um crítico”, ao que acrescento, “com raras exceções” que, felizmente, existem.

“Al-di-la” do que dissemos no preâmbulo deste post, o palmeirense, também, é um incoerente, muito em função, certamente, de sua raiz atávica, fincada na “Velha Bota”.

Descendente – por via de regra -  da raça italana, portadora de qualidades excepcionais como inteligência, honestidade, trabalho e boas intenções, a torcida alviverde consegue ser, também, e a um só tempo, atrabiliária, contestadora, insubmissa e anarquista, tanto e como o são os italianos em seu viés mais negativo..

Sem querer discorrer mais profundamente sobre esses fatos e aspectos, ou tentar analisá-los à luz de meus parcos conhecimentos da ciência sociológica, eu só quero acrescentar que “o que foi posto, com muita sinceridade, aliás, explica, bastante, a situação que vivemos”!

Vejam só:

O time é líder da série B, cumpre uma campanha espetacular, irrepreensível, com perspectivas de bater o recorde obtido pelo maior adversário, o Curintia, mas, ainda assim, recebe o tratamento de um time que ostenta colocação abaixo da linha classificatória.

Valdívia, cracaço de bola, aquele que entra, desequilibra e resolve, é perseguido de maneira cega, ostensiva e obstinada, pela maior torcida uniformizada da equipe, que, por ordem, sabe-se muito bem de quem, investe furiosamente sobre o jogador mais valioso do elenco.

Márcio Araújo bate recordes de permanência no elenco e, ao invés de ser enaltecido, valorizado e homenageado, é duramente castigado, exposto a todo tipo de humilhação, com direito a pressão extra-campo para que não renove o seu contrato visando a  2014.

Gilson Kleina, cabeça nova, mentalidade diferente, impõe um ritmo de trabalho forte, prova confiabilidade e competência, mas parte ponderável da torcida trabalha, abertamente, inexplicavelmente, por sua dispensa, ainda que não seja esta a hora de, ao menos, se cogitar a dispensa do treinador.

E o faz de forma burra mesmo sabendo que estamos entrando no momento crucial da luta pela classificação

O Palmeiras está a três vitórias, no máximo quatro, de seu retorno à elite do futebol brasileiro, fruto, reconheça-se, do trabalho e da competência do próprio Kleina, mas esse é, para eles, para eles, um assunto irrelevante!.

A impressão que fica é que tem gente torcendo pelo “quanto pior, melhor”, a fim de, individualmente, vencer no fictício campo das idéias, o único digno, – de novo, para eles, para eles - da ostentação de um palmeirense  presunçoso ( A maioria o é, quem sabe, eu, também, não o seja?!).

Vivemos um momento em que temos a obrigação de “maneirar” nas críticas, abrandando-as, e, se possível, muito mais, elogiar.

Ainda que o Palmeiras – pode ocorrer – venha a conhecer dois ou três tropeços na maratona das próximas semanas, a nossa perspectiva de classificação continuará em pé, excelente e factível.

Temos de estar atentos para isso, a fim de que, de fora para dentro do campo, nós, os torcedores, não venhamos a contribuir, de forma irresponsável e lamentável, para uma derrocada fatalista imprevisível e imprevinível!

Tudo tem seu tempo certo: (a frase só coincide com o verso de “Menina-Moça, música de Luiz Antonio)

tempo para perder, tempo para vencer, tempo para cair, tempo para reconstruir, tempo para a reflexão e  tempo para a consagração.

Vivenciamos, nesta hora, a nossa reconstrução, a caminho da consagração.

Em razão disso, se vocês me permitirem, apresento duas sugestões aos palmeirenses que conseguem fugir à regra geral da vaidade, da crítica e da incoerência, típicas de nossa torcida:

Primeira: Vamos deixar para fazer as nossas projeções e defender nossos planos para 2014, a partir do momento em que, ao menos, estiver aritméticamente confirmada a ascenção do Verdão à série A.

Segunda: Economizemos, neste momento, nas retaliações e críticas, mas sejamos perdulários nos elogios”! Precisamos inflar o ego e aumentar o amor-próprio e a confiança do grupo!

É assim, meus amigos palmeirenses, que daremos a nossa contribuição a fim de pavimentar o caminho do Palmeiras à elite do futebol brasileiro!

Tem de ser assim! É melhor que seja assim!

Ou vamos continuar, indefinidamente, ostentando o lamentável título de torcida mais cobradora, chata e cricri entre todas do futebol brasileiro?

Avanti,Palmeiras!

Scoppia Che La Vittoria è Nostra

COMENTE COMENTE COMENTE

9 Comentários:

  • Às 3 de outubro de 2013 às 14:22 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    ALCIDES

    Há anos venho falando sobre erros que cometemos.

    Velhótes contratados a peso de ouro pra agradar torcida.

    Técnicos brucutulentos de nome, pra agradar torcida.

    Pessoas de bem, craque, técnico, bons jogadores, sendo massacrados por causa da torcida.

    São sempre os mesmos pensamentos, que eclodem como ovo de piolho na cabeça de muitos palmeirenses diferentes.

    É difícil pra mim entender as vezes, o porque de eu ter escolhido ser Palmeirense.

    Daí me lembro de meu avô e meu pai.

    Me lembro dos meus amigos de escola em que os burrão eram corinthianos, os mais chatos do mundo eram são paulinos e os santistas só fui saber pra valer conforme fui crescendo, porque nem existiam.

    Eu não queria me misturar com nenhum dos dois acima.

    Eram meu amigos, mas time é outra conversa.

    Além disso tinha e tenho uma admiração pela cor verde incrível.

    Temo muito pelo futuro, porque mais uma vez, os torcedores estão prestes a exigir mais uma cagada de nossa diretoria.

    Mas não é só coisa nossa não.

    O Santos mesmo, é exemplo.

    Veja a campanha que o desacreditado interino vem fazendo com o mesclado Santos, que meteu 3x0 no bambis.

    Já cogitam tirar o técnico que casou com o time pra colocar um medamilhão (medalhão de 1 milhão).

    Não aprendemos nunca.

    Ao invés da torcida esquecer goleiro, defesa, técnico, deveria mais se preocupar com "time atacante de técnica"

    Isso faz a diferença.

    ATAQUE, ATAQUE, ATAQUE.

    Igual bando de índios sim.

    (como era ignorado pelo último brucutu que passou por aqui).

    O Palmeirense tem que mudar a mentalidade técnico para mentalidade TIME.

    E de preferência um grande ataque, com várias opções CARAS E EXCELENTES.

    Nada de boas e baratas porque não existem porque dificilmente existem.

    Abraços.

     
  • Às 3 de outubro de 2013 às 21:32 , Blogger Miguel disse...

    Se a nossa torcida não fosse cobradora , chata e cri-cri, o Arnaldo Tirone e o Frizzo ainda estariam fazendo burrices na diretoria. Se não pegássemos no pé desses idiotas que levaram nosso clube ao nível do esgoto administrativo, as eleições diretas não teriam sido aprovadas, e tenho esperança que o sócio- torcedor venha a obter o direito de escolher também, isso se continuarmos pegando no pé desses conselheiros salafrários. Estou politizando a discussão porque no campo aparece o reflexo da atitude desses incapazes. Vocês vão dizer que ninguém sabia que os direitos de imagem (vulgo bicho) estavam muito atrasados no ano passado? E que o prêmio da copa do brasil só foi pago em dezembro? Que Barcos jogou com 4 meses de salário atrasado e direitos de imagem também? Com um ambiente corroído desses só podia dar no que deu. Portanto é nosso DEVER e OBRIGAÇÃO nos tornarmos exigentes, chatos e cri-cris para que situações como essas nunca mais voltem a ocorrer. Tudo na base do protesto coerente e sem a violência inútil dos Manchados.

     
  • Às 3 de outubro de 2013 às 23:14 , Anonymous Edson disse...

    Só-berano a degola!
    KKK!

    Eu nunca vi nada nesse tal de Forlan.
    Hoje mostrou novamente que é um jogador mediano ou abaixo.
    E pensar que parte dessa torcida ranzinza, adoradora de grifes, invejou a contratação dele pelo internacional.

    Só-berano a série B.
    KKKK!

     
  • Às 3 de outubro de 2013 às 23:31 , Anonymous Alcides Drummond, o Editor disse...

    Miguel

    Refiro-me à cobrança errada na hora errada.

    Refiro-me à intolerância e a incompreensão com certos jogadores.

    Creio que vc tenha compreendido as colocações.

    Estou propondo uma trégua até que consolidemos a volta a série A.

    Depois disso, eu também faço questão, também, de cobrar forte.

    Abs (AD)

     
  • Às 4 de outubro de 2013 às 08:25 , Anonymous Torcedor Realista disse...

    A torcida deveria cobrar essa verdadeira injustiça que estão fazendo com o Palmeiras; cada vez mais sendo apequenado pela TV

    http://www.espn.com.br/post/359392_quanto-a-tv-pagava-quanto-paga-e-quanto-pagara-pelo-brasileirao-da-serie-a

     
  • Às 4 de outubro de 2013 às 09:11 , Anonymous Marco disse...

    Toda torcida deve cobrar seu clube, mas não pode ser irracional e em muitos casos ignorante como é parte da torcida do Palmeiras.
    O comportamento da imprensa em relação ao clube não se deve apenas a omissão de nossas diretorias, mas ao gosto pela desgraça e pelo cultivo do negativismo que essa parte da torcida espalha.
    Neste campeonato brasileiro da série A, o time que melhor reflete a mentalidade deslocada da realidade do futebol é o Internacional. Elenco cheio de ex atletas em atividade, mas que tem nome. É o tipo de elenco que essa parte da nossa torcida sonha.

    Quanto ao assunto que o torcedor realista nos traz, não deve despertar interesse. Prioridade é mandar embora do clube jogador que essa torcida não gosta.
    A “chatice” da torcida do Palmeiras, caso fosse usada em casos como esse das cotas de TV seria muito mais útil a todos.

     
  • Às 4 de outubro de 2013 às 12:15 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    BOM DEIXA ME VER....

    SP X Vitória - 1 ponto
    Cruzeiro x SP - 0 ponto
    SP x Corintia - 1
    SP x Náutico - 3
    Bahia x SP - 0
    Inter x SP - 0
    SP x Portuguesa - 1
    Atl-PR x SP - 0
    SP x Flamengo - 1
    Flu x SP - 0
    SP x Botafogo - 1
    CRICIÚMA X SP - 0
    SP X Coritiba - 3

    E FIM...

    Bom, como eu disse outro dia, deixei o Palmeiras em banho-maria esperando o título ou ao menos a classificação, sem sufoco, na PAZ, sem problema.

    Disse também que meu campeonato a parte seria esse do acesso a segunda divisão, em especial a vida do São Paulo.

    Disse também que o São Paulo tinha feito certo ao contratar Muricy, pois pelo menos era uma tentativa, no momento certo que era metade do campeonato, era o que era preciso fazer e não deixar pro fim do campeonato.

    Mas disse também que mesmo assim, não acreditava que escapasse, pois o são paulo tem que recuperar pontos fora de casa dos 9 times que perdeu em casa.

    Começou bem ganhando 3 em seguida, mas como única surpresa o Atlético-MG e depois voltou a normalidade típica de um time que entra num posso, vai escalando e quando chega quase no topo, vem a chuva e você escorrega pra baixo de novo.

    Está muito divertido pra mim assistir esse campeonato de decenso.

    O São Paulo segue firme a passos largos, principalmente se o Vasco repetir a boa partida que fez ontem contra o desinteressado Internacional do técnico, da escola de truculentos, DUNGA.

    ** Ontem a imprenssa do Rio estava elogiando, enaltecendo, o trabalho de Luxemburgo de ter tirado o Fluminense da zona de dególa. Deve ser o fim dos tempos mesmo um técnico de tamanho currículo ser elogiado por tirar um time do rebaixamento e não por estar disputando um título com um time galático, como era o Grêmio que ele tinha na mão.

    Saudações.

     
  • Às 4 de outubro de 2013 às 20:31 , Anonymous Anônimo disse...

    http://oledobrasil.com.br/corinthians-confirma-nome-de-nova-arena-o-entulhao-entenda/

     
  • Às 5 de outubro de 2013 às 01:39 , Anonymous Anônimo disse...

    Este momento é único. Está chegando o centenário, inauguração do estádio, oportunidade de aprender com o puxão de orelha da série B, o presidente Palmeirinha, etc.

    Está mais do que na hora de mudar parte desse comportamento que tanto prejudica o time. Temos vários casos vergonhosos de não saber lidar bem com as situações, boa parte por causa das TO.

    Só que o torcedor comum não pode se isentar de responsabilidade. Eu, no meu dia-a-dia, percebo que tenho esse instinto de criticar o time além do limite razoável.

    É uma boa hora de repensar como lidar com essa paixão de forma positiva, que empurre o time.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial