UM PALMEIRAS BUROCRATA EMPATA EM CASA COM O MODESTÍSSIMO AMÉRICA DE NATAL!
Na postagem de ontem que antecedeu o Palmeiras x América de Natal, falei sobre a diferença técnica abissal entre as campanhas e os elencos dessas duas equipes
Discorri, sobre tudo, sobretudo, acerca do favoritismo explícito do Verdão.
Não deixei, porém, de afirmar, categoricamente, que um resultado diferente poderia, perfeitamente, vir a ocorrer, ainda que em circunstâncias especiais. Aconteceu!
Sobrepondo-se a todas as expectativas, respaldado por um esquema essencialmente defensivista, o time natalense, ainda que abdicando de jogar, apostou no empate, e conseguiu atingir, plenamente, o seu objetivo de pontuar, para fugir do descenso..
Recluso na defesa e ultrapassando, raramente, a linha limítrofe do meio de campo, ainda assim o time potiguar chegou a criar três ou quatro situações reais de gol, muito, aliás, para o pouco que realizou de prático em 101 minutos de bola rolando.
Nesse aspecto, o Palmeiras foi diferente. Dominou, completamente o jogo e, poucas vezes, deixou o adversário jogar, mas, infelizmente, cumpriu atuação meramente burocrátiva.
Computadas e consideradas as situações de perigo real ou de relativo perigo, eventualmente criadas, pode-se dizer que o Palmeiras não jogou o que pode e sabe. Esteve, sempre, muito longe desse patamar!
E, se me permitem, para que sejamos bem francos, sou convicto de que o Palmeiras entrou em campo picado pela "mosquinha verde do já ganhou".
Como consequência pagou um bom preço pelo fato de seus jogadores entrarem em campo - salvo raras exceções - com o pé mole, cheios de si, acreditando que, pela péssima posição do adversário na tabela, ganhariam o jogo na hora em que quisessem e que melhor lhes aprouvesse. Não foi isso o que aconteceu!.
Vale a pena ler a retrospectiva das oportunidades criadas pelos dois times:
NO PRIMEIRO TEMPO
12 - Luís Felipe recebeu de Valdívia e chutou forte, de fora da área. Andrey defendeu em dois tempos.
18 - Adriano Pardalzinho em contra-ataque pela direita, bateu Henrique na corrida e chutou forte. A bola descreveu um trajeto distorcido em relação ao alvo, porém retilíneo, tomando um efeito diferente, como se fosse, não um arremate, mas um cruzamento. A bola atravessou a pequena área, a um metro do gol, sem que aparecesse nenhum jogador do vermelhinho para empurrar a bola para as redes.
19 - Juninho cruzou em direção à área, Kardec desviou com o pé direito, atingindo o travessão e perdendo ótima chance para abrir o marcador.
20 - Confusão na área do América em bola cruzada que Cléber desviou mal, quase fazendo gol contra.
35 - Rente a linha de fundo, quase na entrada da pequena área, sem ângulo, Valdívia dominou, levantou a cabeça, viu Leandro livre de frente para o gol, tocando-lhe, na medida. Em vez de simplificar, tocando de prima, Leandro optou pelo mais difícil, chutando forte para tentar estufar a rede, pegando errado na bola e cobrindo o gol. O lance exigia, apenas e tão somente, um toque lúcido e consciente, preferentemente à meia altura.
42 - Em bola alçada por Juninho, pela esquerda, Kardec cabeceou para o chão, mas Andrey, inspiradíssimo, saltou para a bola no tempo certo, fez excepcional defesa e evitou a abertura do marcador.
NO SEGUNDO TEMPO
2 - Leandro recebe na entrada da área e chuta por cima, mas assustando o goleiro.
5 - Valdívia ajeita para Leandro que chuta fraco, nas mãos do goleiro.
12 - O América arriscou - de longe - com o canhoto Chiquinho, cuja intenção era cobrir Prass, adiantado. De fato, cobriu Prass e, por pouco, o travessão, em lance muito perigoso.
31 - O time natalense descolou outro contra-ataque, novamente com o velocista Pardalzinho, seu atacante mais lúcido, efetivo e perigoso, mas a .saída providencial com os pés, desse goleiraço chamado Fernando Prass, evitou a marcação do gol americano, que, em face, então, do tempo de jogo decorrido, poderia precipitar uma incômoda derrota em casa e liquidar o bom ambiente reinante no time.
33 - Valdívia enfiou uma bola a Caio que penetrou - livre - e chutou em cima do goleiro Andrey, desperdiçando a melhor chance palmeirense do segundo tempo.
46 - Kardec penetrou pela meia esquerda e caiu na área, sem que houvesse falta, mas recebeu, injustamente, cartão por simulação.
O OUTRO LADO DO EMPATE
PRASS, O MELHOR EM CAMPO!
Vou resumir meu pensamento a respeito do jogo em uma única frase.
um time -o Palmeiras- que teve em seu goleiro o melhor em campo, não pode ter jogado bem.
De fato, o Palmeiras não jogou bem!
Muito longe disso, apesar do estéril domínio territorial, do exagero da posse de bola e de ter atuado cerca de 80% da partida do meio de campo à área americana.
As ausências de Mendieta e, principalmente, de Wesley, pesaram, demais, na atuação da equipe e foram fatores decisivos na falta de poder ofensivo evidenciada, ontem, no Pacaembu!
Sem esses dois jogadores, o América pôde simplificar seu sistema de marcação vigiando, individualmente, Valdívia, cujo poder de criação resumiu-se a pouquíssimas jogadas.
Quando atuam Mendieta e, principalmente, Wesley, o adversário se complica em razão de ter de realizar, sempre, uma tarefa, senão impossível, difícil, de vigiar individualmente três jogadores acima da média comum.
Nessas eventualidades sempre sobra espaço e condições propícias para que um deles se destaque. Valdívia, hoje, não contou com essa prerrogativa, pois sofreu marcação forte e, reconheça-se, leal!
Ademais, quando atuam juntos, o tríplice deslocamento e a movimentação constante do trio os torna imarcáveis na chamada vigilância individual. Com os três em campo até Vinicius e Leandro conseguem jogar bem. Não foi de hoje!
Como, apenas, o diferencial Valdívia estava em campo, a vigilância sobre ele pôde ser mais rígida, embora seja forçoso reconhecer que cerca de 80% dos bons lances criados pelo Verdão, foram pensados e concebidos pelo chileno.
Tive a oportunidade de ler o prestigioso site PTD discorrendo sobre as atuações e notas atribuídas aos atletas pelos editores do site e pela torcida.
Discordo, frontalmente, radicalmente, completamente, das notas atribuídas ao chileno, que, embora longe de seus melhores dias e de suas mais inspiradas atuações pretéritas, não jogou tão mal.
Basta que se diga que as principais situações de ataque criadas pelo Palmeiras foram arquitetadas por ele, por sua visão e por seu imensurável talento.
O CRAQUE
Valdívia não foi o melhor em campo, mas tem de ser eleito o craque do jogo!
Não, pelo que jogou, mas por tudo o que falou em rápida coletiva após o jogo..
Na condição incontestável e indesmentível de craque, de ídolo e de um dos jogadores mais importantes em atividade no Brasil, Valdívia teceu críticas duras, explícitas, claras fortes e contundentes ao STJD, o folclórico tribunal de exceção do futebol brasileiro de Shimidt, Aprobato & Assemelhados, que, de há muito, deveria ter sido destituído e reformulado a bem da própria justiça esportiva brasileira.
Lamentável que um jogador injustiçado e sequioso por justiça seja obrigado a prestar-se a a esse papel, devido a omissão de uma diretoria cabaço, metida a moderna, que pouco sabe de futebol, de tribunais e de temas umbelicalmente ligados ao futebol.
De há muito que o Palmeiras deveria ter denunciado os dois pesos e duas medidas do tribunal curintiano-flamenguista ao julgar os casos Valdívia e Elias sob diferentes enfoques e perspectivas, mas a inexperiência ou a pusilanimidade de Nobre e seus pares os fizeram se calar diante da injustiça perpetrada.
Foi preciso que o próprio jogador se manifestasse, o que gera, a partir de agora, uma nova preocupação. Alguém acredita que Shimidt, Aprobatto e os vaidosíssimos togados do STJD perdoarão o mago pelo que considerarão desrespeito e aleivosias, isto é, acusação infundada, calúnia, injúria e etc?
Furiosos por terem sido desmascarados, os doutos, egrégios, ilustres e ínclitos juízes, que, certamente se julgam mais importantes do que o próprio futebol a que, pretensamente, servem, ou, do que o -em antítese- humilde, obscuro, rebelde, revoltado e contestante atleta, haverão de puni-lo, mais do que com o rigor da lei, com o rancor de seus egos inflados e contrariados! Quem viver, verá!
Será que em um universo tão amplo e infinito de jornalismo, relações públicas, direito e atividades afins, Paulo Nobre e diretoria não conseguem encontrar um porta-voz que evite a exposição de atletas e dirigentes e, ao mesmo tempo, reivindique, via mídia, os interesses do clube?
Não creio, outra vez, que Valdívia livre-se de uma exemplar punição!
COMENTE COMENTE COMENTE
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
10 Comentários:
Às 29 de setembro de 2013 às 11:05 , Edson disse...
Acabei de chegar do Pacaembu.
Para dizer a verdade passei frio e raiva.
Raiva de ver um time entregue, sem gana e sem vontade de ganhar.
Raiva do Kleina, que montou um esquema e não o modificou nem por decreto.
O time entrou de um jeito e saiu do mesmo jeito, em que pese as substituições que fez, tardiamente, diga-se de passagem.
Vinícius em tarde péssima não realizou uma jogada sequer.
Leandro, ah! Leandro. Que coisa horrorosa. Tem que ser o primeiro a ser devolvido ao Grêmio.
Entraram Serginho e nada mudou, pois ele dominava a bola, driblava para dentro e fazia exatamente o que o Leandro fazia.
Do começo ao fim foi uma tragédia.
Kleina não soube se adequar e tirar uma só idéia para romper a defesa do time potiguar.
Sentimos, e muito, a falta do Wesley.
Uma coisa me alegrou. A torcida, não a alienada uniformizada e nem a dos blogueiros, reconhece no Márcio Araújo um jogador útil e de boa qualidade.
Essa era a conversa do intervalo.
Enfim... Kleina, hoje foi um desastre.
Vale até agora pela campanha, mas no jogo de hoje foi terrível.
Henrique muito mal, Prass muito bem, Valdívia regular, Juninho vai e vem e nada acrescenta, Charles regular, Vilson bem, Kardec mal e Wendel não comprometeu.
Espero que o Wesley volte logo.
Às 29 de setembro de 2013 às 11:47 , Marcelo Palestra disse...
Olá Alcides!!
Espero que este ano de 2013 acabe logo!!
Kleina não pode ser o técnico para 2014!
O episódio referente ao julgamento de Elias, e a completa falta de colhões dos "fracotes da nova e moderna diretoria", cansa, desanima e tira a motivação!
Nem uma nota de repudio ou protesto! Não vimos um comentário sequer no site oficial do clube! Vergonhoso!
Mas foram rápidos em responder ao argentino Barcos, talvez porque ele estivesse certo!
O próprio Valdivia, como o Alcides informou, indignado com a situação( falta de resposta de seus chefes), teve que soltar os cachorros contra a absurdo do julgamento de Elias e a clara aplicação do famoso dois pesos e duas medidas.
Pobre chileno! Já é perseguido implacavelmente pelos imbecis de nossa própria torcida,e pelos arbitros e mídia, e agora literalmente vai ser arrebentado em campo( muito mais do que já é), e a juizada vai permitir que ele seja literalmente destruído,sem que o mesmo possa ter direito a reclamações, além de maior perseguição da imprensinha, e a "bronca" de seus próprios chefes, que com certeza vão censurá-lo pelas declarações!!
A que ponto chegamos!!
Os jogadores sentem isso!! Os jogadores também tem acesso a internet, e com certeza acompanham a midia, e sabem que são achincalhados e perseguidos, e que ninguém os defende.
Eles sabem que não tem respaldo e proteção! Sabem que seus chefes são fracos e sem capacidade de dirigir o gigante chamado PALMEIRAS!
A correta atitude de Valdivia, foi, mas do que um desabafo pelo resultado do julgamento, uma resposta aos 03 patetas( Mustafa, Nobre e Brunoro), e um pedido de socorro!
Sua declaração clama por proteção, por apoio! Os jogadores querem ter segurança e saber que tem alguém no clube que possa defendê-los de ataques externos!
Isso funciona em qualquer empresa! Os funcionários, quando sabem que não tem apoio e respaldo, ligam o botão do f......!!
É o que está acontecendo no Palmeiras!!
Os jogadores ainda acusam o golpe do absurdo e desproposital ataque do Sr. Larry( ops, Nobre) que, após a desclassificação perante ao Atlético, veio a publico, arrebentar seus jogadores, quando o correto(nesta situação) seria internamente nos vestiários!
Os jogadores não são burros!
Comparam as situações e a diferença de julgamento e atitude!!
Quando são perseguidos, acusados, arrebentados pelos vagabundos do apito em campo,e pelo STJD,e destroçados pela mídia fedorenta e vagabunda, nada é feito pelos patetas para protegê-los e ampara-los! Silencio total!!
Gera revolta na boleirada!!
Tenho muito medo de 2014!!
Às 29 de setembro de 2013 às 11:53 , VICTOR TREDENSKI disse...
OSVALDO LUÍS É UM ÓTIMO NARRADOR
É APRESENTADOR DO EPTV ESPORTE CAMPINAS (FILIAL DA REDE GLOBO DE MERDA)
É DA REGIÃO ONDE EU MORO
BOA PESSOA
NÃO FICA PUXANDO O SACO DE NINGUÉM
APESAR DE SER TORCEDOR DO GUARANI
OSVALDO LUIS DA DE 20 X 0 NO CLÉBER MACHADO, O MERDA
Às 29 de setembro de 2013 às 13:46 , Marco disse...
A diretoria palmeirense não se calou apenas em relação ao STJD, obrigando seu jogador de maior destaque ter que fazer o papel que ela deveria fazer. Nossa diretoria também se calou após a rasteira recebida do Atlético PR na Copa do Brasil. A direção optou por jogar toda a culpa nos jogadores. Altemir e o outro auxiliar não foram notados.
Em relação ao Valdívia, caso venha a ser punido pelo tribunal que não tem a menor autoridade moral para julgar ninguém, será por culpa da direção do clube que se omite em relação a isso que chamam de tribunal.
Será que desta vez a direção palmeirense vai ter coragem para se posicionar, defender sue jogador e parar com essa história de querer fazer média com todo mundo, achando que o clube será poupado por imprensa, tribunal e CBF?
======
Ouvi várias emissoras de rádio após o jogo e na Globo um repórter que não lembro o nome, ao entrevistar o treinador do América, fez papel de verdadeiro canalha ao comentar os problemas entre Valdívia e o goleiro Andrey. O cara inverteu tudo e colocou o Andrey como vítima.
======
Uma boa pergunta para fazer ao sei Arnaldo no MUI AMIGOS: “Arnaldo, você acha que foi penalidade do goleiro sobre o Valdívia, no primeiro tempo de sábado?” Quem se lembra da final do campeonato brasileiro de 1978 sabe o motivo da pergunta.
======
A explicação para o empate do Palmeiras é simples: o time entrou em campo achando que o jogo estava ganho sem precisar jogar. Faltou um jogador de criação no meio de campo para atuar ao lado do Valdívia. Mesmo assim, se Leandro e Vinícius não jogassem tão mal, era para ganhar com facilidade.
Interessante notar no estádio que o torcedor em geral não pega no pé do Márcio Araújo, que jogou praticamente sozinho na marcação do meio de campo. Quem faz campanha contra o jogador é a torcida de internet. Wesley fez muita falta.
Sem o Márcio Araújo neste sábado e com dois “Charles”, o Palmeiras teria perdido o jogo em algum contra ataque.
Kleina deveria ter mudado o time no intervalo, mesmo tendo perdido uma substituição pela contusão do Luís Felipe.
======
André Hernan, sendo um profissional competente e sério, terá vida curta no Sportv. rsrsrrs
======
Às 29 de setembro de 2013 às 14:47 , Alcides Drummond disse...
Marco
Se o Hernan será um profissional correto - tomara que sim - só o tempo dirá.
Ele tem feito perguntas que os seus colegas não têm coragem de fazer e, em razão disso, o destaquei.
O fato de considerá-lo bom na forma, não significa, necessariamente que ele tenha um bom conteúdo.
É um profissional em formação, muito jovem, - ainda - para ser analisado. Abs (AD)
Às 29 de setembro de 2013 às 16:02 , Marco disse...
Alcides,
Também espero que apareçam profissionais sérios e competentes.
A ironia sobre o André é uma triste perspectiva em relação à direção do Sportv, uma emissora que demonstra, sem nenhum disfarce, que não é séria e muito menos confiável no desempenho de sua atribuição funcional.
Profissional padrão do Sportv tem que ser do tipo Leite, Rizek, Noriega, Lofredo e aquele gambá de Itapira.
Às 29 de setembro de 2013 às 16:42 , Miguel disse...
Podem anotar: Se o Valdivia não apresentar um comportamento exemplar digno de um frade franciscano, brevemente vai pegar uns 4 jogos de suspensão na primeira escorregadinha que der.
Às 29 de setembro de 2013 às 18:24 , Edson disse...
O bambiceni criou o maior caso contra o juiz e tomou até amarelo.
Vamos ver o que fará o tribunal.
Às 29 de setembro de 2013 às 18:33 , Marco disse...
Bambis quase para voltar à zona de rebaixamento e o gambá levando de quatro. Quadro ideal para criar polêmica em cima do Palmeiras para desviar o foco, com ampla ajuda da parte ignorante da nossa torcida.
Vamos aguardar!!!!
Às 30 de setembro de 2013 às 11:17 , Edson disse...
http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-b/ultimas-noticias/2013/09/30/palmeiras-corta-nutricionista-fotografo-e-cinegrafista-de-viagens-para-reduzir-gastos.htm
Reportagem do UOL.
Este deverá ser o tema predominante nos programas esportivos de hoje, e não os gambás e os bambis.
Cortina de fumaça... veremos depois.
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial