Observatório Alviverde

01/01/2014

ESTA É A MINHA GRANDE DÚVIDA: KLEINA VAI SEGURAR A ONDA?

 

Meus amigos...

Quem imaginava que o Palmeiras estivesse como time pronto logo no início do ano, precipitou-se na análise e errou feio nos cálculos.

Do alto de minha experiência sexagenária, eu imaginava, há muito, de que teríamos múltiplas dificuldades em acertar o elenco a tempo e a hora.

Primeiro em razão das dificuldades naturais do mercado em um momento crítico de justaposição e transição.

Segundo, pela nova política de contratações do Palmeiras, cujas consequências os jogadores e os empresários ainda não conseguem aferir.

Mas, principalmente, pelo fato de a diretoria alviverde, de forma inteligente e profissional, manter a sua política de contratar jogadores jovens, muitos deles desconhecidos, mediante a preços módicos e acessíveis.

Apesar dos protestos de tantos palmeirenses, mormente das alas "baby" e "teen", a política é correta e a única viável nos dias de hoje.

Sei que há outros setores de nossa torcida, teoricamente mais amadurecidos, que pensam, exatamente como a ala mais jovem, e que falam em investir.

Investir é bom, mas, na hora certa e correta, em jogadores que possam, em primeiro lugar, ajudar o clube na hora em que chegam e aliviar os cofres do clube, de preferência enchendo-os de dinheiro, na hora da saída.

Entretanto, para que isso aconteça, é necessário que a torcida se esqueça de jogadores velhos só porque têm nome, e que coloque na cabeça que futebol se faz, basicamente, com a juventude.

Um ou outro "coroa" serve apenas para dar um toque de experiência ao time, nada mais do que isto.

É interessante que o Palmeiras, há anos, corre atrás de veteranos e os contrata em profusão, sem quaisquer resultados práticos.

Muito pior é que a torcida, ainda que debruçada em fracassos, continua preferindo que a diretoria invista em velhos ultrapassados e previsíveis, desde que tenham nome ou rótulo de craque, em detrimento de jovens promissores.

A mídia, ressalvadas as reduzidas exceções de praxe,  tem parte ponderável de culpa nesse processo, na medida em que, também, critica as contratações de atletas sem nome e vive comparando as contratações humildes do palmeiras com as contratações milionárias dos adversários. Isso, porém, não tem cabimento ou lógica!

Para que não se remonte a um passado muito distante, o dinheiro que o Palmeiras, recentemente, investiu em Ewerton, Lincoln, Juninho Paulista e Edmundo, daria para montar um time de jovens forte para disputar qualquer campeonato, com a vantagem de vendê-los por um bom preço no momento em que se desligassem do clube.

Entretanto, perduram, insistentemente, a idiotice, a falta de visão e, principalmente, o orgulho em nossa torcida paulistana, aquela que participa, diretamente, da vida do clube, inconformada pelo fato de o clube contratar jogadores baratos.

Quando se fala em "bom e barato" - notem que eu não disse "ruim e caro", como são as contratações palmeirenses - há como que um estrilo coletivo entre os aficionados palmeirenses.

Infelizmente, parcela ponderável de nossa torcida julga as contratações pelo preço ou pelo currículo de um atleta, o que, em 99% das oportunidades, nada significa.

Quando o Palmeiras, há 13 anos, ganhou a Copa dos Campeões com um time modesto e humilde, porém raçudo e eficiente, o time campeão foi, c-r-i-m-i-n-o-s-a-m-e-n-t-e. depreciado pela mídia que não descansou enquanto o time não acabou. 

Até o palmeirense Avalone, à época um nome fortíssimo da imprensa, liquidou o time com críticas ferinas e impertinentes em seus programas de televisão! Ninguém me contou! Eu, estupefato, vi, ouvi e me aborreci. Quanta falta de visão!

O pecado daquela equipe?

O de não ter jogadores considerados "estrelas de primeira grandeza". Apenas isso!


É preciso acabar com essa mania de grandeza pois o caminho do sucesso, na maioria das vezes, passa, primeiro, pelo caminho da humildade.

Tenho feito críticas pontuais a Nobre, algumas, até, muito fortes e ao trabalho da diretoria, mas devo dizer que, de um modo geral, no atacado, tenho aprovado a administração atual.

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra, creio que o clube tem condições de fazer alguns investimentos básicos pontuais em um ou outro jogador mais badalado, a fim de melhorar a imagem do clube, desde que os jogadores que venham sejam jovens e em condições de prestar bons serviços. 

Um ou outro veterano, vá lá... Mas encher o time de veteranos como chegou a se aventar há alguns dias, com Elano, Lúcio e Alex, equivale a vários tiros contra o próprio pé.

Vamos iniciar a contagem regressiva de outra temporada sem novas contratações e, principalmente, vendo a saída de outros, entre os quais, possivelmente, estarão o excelente zagueiro Vilson e o regular Márcio Araújo, um dos homens de confiança de Kleina, dentro de campo.

Com tanta mudança em perspectiva, terá o inexperiente Kleina a condição de segurar mais essa onda?

COMENTE COMENTE COMENTE

5 Comentários:

  • Às 1 de janeiro de 2014 às 16:55 , Anonymous Ex - Jogador disse...

    Kleina segura a onda justamente por ter trabalhado em equipes menores, onde a rotatividade de jogadores é grande, fazendo com que aprenda a repor as peças com rapidez.

    Teve uma grande escola no passado para isso.

    E no ano de 2013 aprendeu a dirigir um time grande.

    Vamos dar um crédito para kleina


     
  • Às 1 de janeiro de 2014 às 18:46 , Blogger Jader disse...

    Vamos torcer para KLEINA segurar a onda, principalmente se tiver apoio da torcida e dos corneteiros de plantão dentro do palmeiras, pois a imprensa "marron" já começou a sentar a lenha o site uol de hoje já veio com a notícia que KLEINA está desprestigiado pela DIRETORIA PALMEIRENSE, pois perdeu seus homens de confiança, como se eles já não estivessem sendo substituídos a altura no meu entendimento. O que você acha das contratações se forem confirmadas pela DIRETORIA DE: RODOLFO, DIOGO, JORGE MOREIRA, LÚCIO, WILLIAM MATEUS, FRANÇA, BRUNO CÉSAR e mais a permanência de LEANDRO, juntando ao que ficaram, temos time para ser campeões do BRASILEIRÃO 2014,na minhão opinião deveria sim ser o objetivo do centenário, pois não somos campeões a longos vinte anos.

     
  • Às 1 de janeiro de 2014 às 21:53 , Blogger Unknown disse...

    Pera aí não é assim não Edmundo e o Juninho Paulista foram muito bem em suas perspectivas passagens, ja o Ewerton e o Lincol tiveram passagens apagadas um por conta de lesões e o outro por adaptação.
    Vou citar jogadore jovens contratados por gestões anteriores sem criterio preenchendo espaços de jogadores da base vamos lá:
    2008, Jorge préa ata., Jeferson lat. esq. Paulo Miranda zag., Fabinho Capixaba lat. dir., a dupla Jumar Sandro Silva, Leny atac.
    2009, Maurio Ramos zag., Willians e Marquinhos vindos do Vitoria, Pedro Paulo,
    2010, Marcio Araujo, Rivaldo vol/lat., Leo zag, Ivo e etc. e extensa a lista fora os da era Felipão Gerley, Pedro Carmona Max Pardalzinho, Gerley, jogador joven que dar retorno todos querem e custa dinheiro ou seja de todo jeito tem que investir Bruno Gomes atacante talentoso com passagen pela nossa base foi pro Inter rs. teve disputa pra levalo tem que saber investir e dar oportunidades peitando até treinadores que não se agradam pq cada treinador tem seus escolhidos e o patrimonio do clube que é seus vão sendo esquecidos pra colocar uns pernas de pau de sua confiança são os casos Vitor Luiz por Marcelo Oliveira, Charles por Renatinho, Denoni por Wendel, Patrick Vieira por Felipe Menezes, Wellinton e Luis Gustavo por Tiago Alves e André Luis,

     
  • Às 1 de janeiro de 2014 às 22:49 , Blogger Unknown disse...

    Boas contratações faltou o Marquinhos Gabriel no meio destes, só tenho alguma restrição ao William Matheus que parece mais uma aposta quando agente precisa é de um titular absoluto e também podia tentar contratar o Luiz Antonio de saída do flamengo ou até mesmo o Felipe Bastos da ponte preta.
    Nosso time ficaria mais ou menos assim;
    Goleiros: Fernando Pras, Fabio, Vinicius.
    Zaga: Henrique, Lucio, Tiago Martins, Gabriel Dias, Luiz Gustavo e Tiago Alves.
    Alas: Jorge Moreira, Bruno Oliveira, Juninho, Victor Luis e Willian Matheus.
    Volantes: Eguren, Marcelo Oliveira, João Denoni, Renatinho, Wesley, Tinga e França.
    Meias: Valdivia, Wiliam Mendieta, Patrik Vieira, Bruno Cesar, Bruno Dybal e Marquinhos Gabriel.
    Atacantes: Alan Kardec, Diogo, Leandro, Vinicius, Serginho, Luan ou cetroavante pra disputar vaga com Alan Kardec.

     
  • Às 2 de janeiro de 2014 às 09:12 , Anonymous Marco disse...

    O Palmeiras deve iniciar o ano anunciando o maior número de contratações entre os times paulistas. Manteve a estrutura do time titular e terá a volta de importantes jogadores formados em sua base. Em relação à Arena, foi fixada a data para a sua inauguração. Notícias positivas que incomodam a ala que deseja sempre ler, ouvir e fazer críticas.

    ======================

    Saída de Márcio Araújo - Fica a expectativa de quem será o novo alvo da parte ignorante da torcida que busca sempre encontrar alguém no elenco para infernizar a vida. Independentemente da opinião técnica sobre o volante, o fato é que ele foi o último nome da série de jogadores que essa parte da torcida pegou para cristo. Jogador que sai do Palmeiras deve deixar o clube com gratidão e respeito e nunca com ódio. Pagamos caro pelo tratamento desleal dado às pessoas. Mesmo atletas limitados tecnicamente, quando tratados sem respeito pessoal, se tornam gigantes em campo quando nos enfrentam. Quem não se lembra do Jumar nos desclassificando em uma Sul-Americana? Nunca mais na vida fará um jogo como aquele. Essa parte da torcida do Palmeiras precisa aprender que para criticar tecnicamente não é preciso ofender o cidadão.

    ======================

    Salários pagos pelo Palmeiras - Seria interessante acompanhar quanto os jogadores que pediram demais para jogar em nosso time vão ganhar nos novos clubes. Pelo noticiário, ficamos sabendo que tinha jogador pedindo uma fortuna para assinar com o Palmeiras e estaria aceitando bem menos para jogar em outros times. Em 2013 foi assim com Marcos Assunção.
    Em relação aos aspectos externos, ficou mais uma vez o ensinamento de que para ter resultados no futebol não basta montar um bom elenco, mas que é preciso se prevenir fora de campo.

    ======================

    A carta aberta aos torcedores - Sua “tradução” é um pedido de trégua para a ala dos palmeirenses que gosta de jogar contra, que se comporta como massa de manobra da chamada impressinha, que ajuda aos rivais, deseja sempre o pior para ter o que escrever em blogs e prioriza a política interna ao sucesso do clube.
    “Pelo menos no ano do centenário, parem de encher o saco e vamos dar uma chance ao Palmeiras para se organizar”.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial