Observatório Alviverde

09/12/2013

O PALMEIRAS E SUA TORCIDA NÃO APRENDEM MESMO!


 
Reclamar é um velho vício da torcida palmeirense!

Reclamar de tudo, por tudo, com justa razão, sem nenhuma razão!

Há como que uma esquizofrenia paranóide coletiva, tomando conta de cada um de nossos torcedores.

Embora sem a perda de comportamento afetivo -todos amam o Palmeiras- e sem a perda da intelectualidade, -temos a mais brilhante torcida da Internet- o palmeirense transita entre a mania de grandeza, a mania da critica e a mania de perseguição -aos jogadores-, com extrema facilidade.  

Defendendo essa conduta coletiva doentia, quase uma cultura, muitos argumentam e justificam que a torcida do Palmeiras, na verdade, é, apenas e tão somente, exigente!

Concordo, plenamente! Quem sou eu para discordar? 

Mas, ressalvo, sem medo de errar:

É, concomitantemente, implicante e impertinente, resguardadas múltiplas exceções de torcedores conscientes.

Pelo que depreendo e assimilo do que leio na Internet, amostragem por demais significativa para a criação de um conceito, os anos passaram e passam, mas nada tem mudado, muda e nem parece que vai mudar, em relação à torcida palmeirense.

Referindo-me à estranha realidade comportamental do torcedor palmeirense, obrigo-me a dizer que a maior parte de nossa torcida, em matéria de técnicos e jogadores,  só quer saber, mesmo, de vedetes e medalhões.

Quem não haveria de querer ter, sempre, um time assim?

Até eu, que não sou tão exigente!

Até eu que apostaria no bom e barato, um bom e barato bem diferente daquele de Mustafá, um bom e barato inteligente.

Retornemos, agora, à nossa realidade material ou, sem eufemismos, como dizem, a nossa insignificância financeira.

Temos, em sã consciência, condições de ter jogadores de destaque em nosso time se não conseguimos, nunca, ter dirigentes de tino financeiro e criatividade mercadológica?

Como ter ou empreender uma linha filosófica de grandeza se a situação financeira do clube é incompatível com as contratações de vulto?

Na verdade a torcida palmeirense tem atrapalhado "demaaaaaiiiiiisss" o time de futebol, com exigências absurdas e estapafúrdias que só servem para apodrecer o ambiente do clube.

Muitos, a maioria, ainda imaginando que a Matarazzo, financiadora antiga do clube ou a Parmalat, que o financiou em um passado mais recente, ainda dão sustentação ao Verdão na hora de contratar. Isso é passado!

Então, se o clube contrata um técnico sem nome como Kleina, e outros menos votados, a torcida protesta!

Esquecem-se que Otacílio e Luxa não eram conhecidos nem reconhecidos, quando chamados para montar o grande time de 90, a que muitos chamam de terceira academia, não sem justa razão.

Se o Palmeiras contrata jogadores de destaque em equipes de menor expressão, os atletas que chegam são, estupidamente, minimizados e envolvidos em uma aura negativa de ceticismo, indiferença e de desprezo.

É por isso que as nossas diretorias, despersonalizadíssimas, sem força suficientemente para enfrentar as organizadas, sem visão de mercado ou previsão de futuro, vêm investindo, ano a ano, em veteranos ultrapassados, sem que consigamos extinguir essa prática, verdadeiro câncer que  vem ajudando a matar o clube, pouco a pouco!.

A falta de grana para adquirir os famosos no auge das carreiras, determina essa atitude equivocada de contratá-los no epílogo de suas trajetórias pelo futebol.

Como já disse em outra oportunidade, não sou radical e creio que a situação dos três veteranos - Lucio, Alex e Elano- oferecidos oficialmente ao Palmeiras, tem de ser analisada caso a caso, um a um, para que, de três, quem sabe, se possa aproveitar um.

O que será contraproducente e constituir-se-á em um equívoco de enormes proporções - eu não tenho qualquer dúvida disto- é a aquisição do pacote completo.

Os jogadores, em si, forçoso é reconhecer, são ótimos, tecnicamente muito acima da média.

Cada qual, entretanto, trará consigo defeitos e deficiências que a torcida, perdida em seu fanatismo incorrigível e submetida ao costumeiro acesso coletivo de esquizofrenia paranóide não enxergará e nem considerará.

A primeira é a falta de um físico adequado às exigências do futebol de hoje, com reflexos, mais do que sérios, seriíssimos, à produtividade da equipe em campo, em termos de força.

A segunda, decorrente da primeira, é a lentidão, pecado mortal do time do Coritiba, decorrente das escalações de Alex e Lincoln, que, por milagre, não foi rebaixado à segunda divisão.

A terceira entre tantas outras que não vou perder tempo em citar, é a influência que cada um deles tentará impor ao time.

Segundo disse ontem no Sportv o invasor da profissão e arremedo de comentarista, Juliano Beletti, o principal motivo do aborrecimento de Alex no Coritiba foi o fato de ele ter sido impedido de "dar pitaco" nas contratações do Coxa, o que Alex considera um desprestígio.

De passagem, diga-se que Beletti apoiou Alex pelo ar, o que, em sí, evidencia o despreparo do ex-jogador para a função de analista.

Como pode um comentarista que se autodenomina independente, fazer lobby para um atleta?

Sobretudo porque o atletas em questão está agindo errado, subvertendo os valores e invertendo funções dentro de um clube. Empregado é empregado e não pode arvorar-se em patrão!

Como se vê, Alex não virá, como se espera, simplesmente, para jogar futebol, mas, também para ajudar a indicar jogadores. Isso é correto?

Pelo que a mídia divulgou de forma sutil, visando, como sempre, a blindar a bambinagem, Lúcio deixou os bambis por tentar afrontar o técnico, que, não teve dúvidas, e exigiu o afastamento imediato desse atleta.

Segundo eu tomei conhecimento aqui em BH foi um episódio grave, à beira do desforço físico, que a mídia, como sempre, minimizou a fim de blindar os bambis!

Confirmando a gravidade do fato, Lúcio não conseguiu reverter o quadro que teria provocado, e foi colocado em situação de negociável.

Elano, o tal que falou mal do Palmeiras, gozando e menosprezando o clube pelo Sportv -ninguém me contou, eu vi e ouvi-, por ironia do destino agora recorre ao clube como uma tábua de salvação. 

Creio que Elano ainda seja detentor de alguma força vital, e, em razão disso, aproveitável. Sobretudo em função da chamada bola parada, na qual é um mestre!

Sobre Elano, nada ouvi dessas histórias de imposição de liderança, de indicação de jogadores ou de tentar influenciar no trabalho do técnico, como nos casos de Alex e Lúcio!

É óbvio que os três, se contratados, trarão para o Palmeiras as suas virtudes e seus defeitos. 

Como as negociações com Alex, Elano e Lúcio estão em estágio avançado eu pergunto:

ELES TRARÃO AO CLUBE MAIS VIRTUDES OU MAIS DEFEITOS?

VOCÊ CONTRARIA OS TRÊS E SUBSTITUIRIA A VELOCIDADE DO TIME PELA CADÊNCIA?

CONTRATARIA OS TRÊS?

DOIS?

OU, APENAS UM DELES?

COMENTE COMENTE COMENTE 


O MASSACRE DE JOINVILE

http://ts4.mm.bing.net/th?id=HJ.139302471895&pid=15.1

 Com todo o respeito às vítimas de ontem, o MP de Santa Catarina está certo quando se exime da responsabilidade pelo policiamento dentro dos estádios!

A atitude é desassombrada, corajosa, corretíssima, e, sobretudo, de respeito ao povo e ao erário daquele estado!

Os que pensam diferentemente, raciocinem comigo:

O futebol, que arrebata o publico e movimenta multidões e milhões, é um empreendimento eminentemente particular. Ou não? 

Está claro que é, não há como negar, exceto quando o governo ergue um estádio com o nosso dinheiro e doa, criminosamente, ao Cu-rintia!

Assim, cabe aos seus organizadores providenciar a segurança, que custa dinheiro, e muito, dentro dos estádios, repito, pois trata-se de um espetáculo eminentemente particular.

Se as os clubes faturam, 
se as federações faturam, 
se a CBF fatura, 
se os jogadores faturam em dois ou três meses o que muitos não vão ganhar ao longo uma vida...
se os árbitros faturam, 
se os sindicatos faturam, 
se os homens da mídia faturam, 
se todos os meios de comunicação, faturam,
Se a Globo e a Band, faturam milhões e milhões,
por que os gastos com segurança teriam de ser públicos?

Nem me venham com essa de que o futebol é um espetáculo de utilidade pública.

Fosse assim ou, se querem assim, a Globo teria de começar por dar o exemplo, acabando com o maldito e "carésimo" pay-per-view  ou permitindo que outros canais também fizessem a transmissão dos eventos.

Principalmente os clubes as federações e a CBF teriam de baixar o proibitivo preço dos ingressos, limitando-os, no máximo, os populares, entre 10 e 20 reais!

O brutal e lamentável episódio de ontem em Joinvile, evidencia a importância da presença de um aparato policial forte nos jogos de futebol!

Sobretudo naqueles em que estejam presentes duas torcidas rivais.

Detalhe importante: que não seja à custa do erário. 

Parabéns ao "poder público cidadão" do estado de Santa Catarina por preservar o dinheiro do povo, ora oprimido pela ditadura dos oportunistas que transformaram o popularíssimo esporte bretão em um execrável balcão de negócios! (AD)

9 Comentários:

  • Às 9 de dezembro de 2013 às 14:49 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    Time possível de montar

    Fernando Prass

    Medina (M.A.)
    Henrique
    Lúcio
    Luan (de ala esquerdo)

    Eguren (M.A.)
    Elano (M.A.)
    Alex (M.A.)
    Valdívia (M.A.)

    Leandro
    Alan Kardec

    M.A. = Márcio Araújo

    Com esse elenco é possível montar esse time, sendo que Márcio Araújo passa a ser o coringa que pode determinar o time com mais ou menos marcação, substituindo qualquer um dos marcados.

    Por exemplo, tiro ou Alex ou Valdívia e tenho 3 volantes, sendo que Elano sobe mais.

    Tiro o Elano e tenho dois volantes marcadores e dois meias armadores.

    Tiro o Egurén e não mudo o padrão inicial.

    Tiro o Medina e tenho uma baita cobertura na direita.

    Se eu pudesse falar com o Kleina, pediria a ele que treinasse o Luan como ala esquerdo.

    Mas tudo isso é apenas "parpite"

    Os meus preferidos ainda são Danilo, Cleiton Xavier e o recente Bruno César, por identificação com o clube.

    Será que já foram atrás de Rafaél Sóbis?

    Saudações.

     
  • Às 9 de dezembro de 2013 às 15:32 , Anonymous jorge Araçatuba disse...

    Vai ter que contratar um balão de oxigênio prá cada jogador desse meio de campo aí.
    Fora véiarada.

     
  • Às 9 de dezembro de 2013 às 16:22 , Anonymous Marco disse...

    Se há recursos para trazer Elano, Lúcio e Alex e não tem para contratar Bruno César?
    Ficaria com Bruno César e não traria nenhum dos três.

    Esses três não sairão do time, mesmo que estejam sem condições físicas. O Palmeiras se tornará um time envelhecido e vulnerável.
    Será o Fluminense de 2013. A torcida que incentivou e fez campanha pela vinda dos três será a grande responsável, mas ela será a primeira vai chamar a diretoria de incompetente.

    E para quem gosta de falar de salários, será um prato cheio.
    A imprensa apoia e incentiva agora, para o Palmeiras trazer esses jogadores. Após as contratações, o disco muda e passarão a tratar o Palmeiras como time de másteres.

    Espero estar errado e não vou torcer para o Palmeiras fracassar, como muitos fazem, para mostrar que estava certo. O momento de alertar é agora, antes da besteira ser feita.

     
  • Às 9 de dezembro de 2013 às 16:51 , Anonymous Edson disse...

    O Alex, pelas declarações que li hoje, pelo desencadeamento do bom senso FC, pelo fato de querer dar pitacos na administração, me parece ser mais problema do que solução.

    Parece estar mais engajado na causa do trabalhador/jogador, do que em jogar futebol.
    Está politizando, não que eu ache isso ruim para a causa, mas é preciso jogar bola, coisa que ele, infelizmente, não tem dado conta.
    Porque? Porque faltam pernas e folego, só isso.
    Foi um grande jogador, dos mais admiráveis que eu já vi.
    Se vier, também vou torcer por ele e pelo time, mas gostaria que não viesse.
    Lúcio e Elano, pior ainda, porém se vierem, torcerei por eles, mas gostaria que não viessem.

    Futebol se faz com jovens, preferencialmente de boa técnica.

    Não fosse assim, ainda teríamos Romário, Riquelme(sonho de muitos palmeirenses abobalhados, inclusive o B1), Edmundo, Evair etc...

    Exemplo recente foi o Juninho Pernambucano no Vasco.
    Alguém duvida que ele foi um grande jogador? Ninguém, mas não dá mais.
    Espero que a diretoria gaste melhor o dinheiro, com por ex, o Bruno César e outros mais jovens.
    Ah!, e não esqueçam a base, que é a única saída para termos jogadores bons e a custo baixo.

    Não é uma vergonha o Palmeiras ter que "recomprar" o Bruno César, ou sonhar com o Elias?
    Que política de aproveitamento é essa?
    Enquanto estavam aqui, eram ruins, ao sair ficaram craques.

    Espero que essa administração melhore isso.

     
  • Às 9 de dezembro de 2013 às 20:53 , Anonymous VICTOR TREDENSKI disse...

    O PALMEIRAS ACERTOU A CONTRATAÇÃO DE RODOLFO

    JOVEM ATACANTE DO TIME SUB 20 DO RIO CLARO-SP

    ARTILHEIRO DO PAULISTA SUB-20

    SERA QUE ESTA SURGINDO UM NOVO ''EVAIR'' NO VERDAO???

    O MOLEQUE PARECE SER BOM DE BOLA

    TER FARO DE GOL

    SEI QUE DEUS TEM MUITAS OUTRAS PREOCUPAÇÕES

    MAS TOMARA QUE ELE NOS DE ESSA FORÇA

    QUE ESSE MOLEQUE VINGUE

    AVANTI VERDÃO

     
  • Às 9 de dezembro de 2013 às 21:11 , Blogger Luiz Souza disse...

    Pitacos:

    Alex já deu. É como um ente querido já falecido: melhor lembrar os grandes serviços realizados a nossa coletividade, como as espetaculares atuações contra o Vasco - 2x1 de virada naquele jogo remarcado por duas vezes - e contra o forte River Plate, onde anotou dois, colocando-nos perto da conquista da América. Palestrino tem de ser doido em colocar um representante lavado mentalmente com sabão Kfouri em nosso meio-campo;

    ****

    Os vascaínos deram um baita sorte ontem. Caso não houvesse aquele grupo bom de braço para defendê-los, seriam massacrados pela turma do "Sul evoluído", como diria o Milton Neves e seu racismozinho subjacente de sempre. O Vasco pode e deve pedir a anulação do jogo e os pontos da partida, mas, como a turma do Dinamite é totalmente subserviente à mídia "do bem", esqueça. Seria massacrado como o Palmeiras o foi no jogo contra o Internacional;

    ****

    ODE AO FUTEBOL MODERNO: goianos chorando pela perda da vaga na Libertadores; Atleticanos vibrando pela mesma vaga, mesmo após pífia atuação na final da Copa do Brasil. Um torneiozinho que o glorioso Palmeiras foi finalista logo na segunda edição, no longínquo 1961. Um atestado da modernidade genial do nosso futebol virá na quarta: botafoguenses terão de torcer para que a filial corinthiana - que jamais ganhou nada - perca a decisão de competição distinta do Brasileirinho. Uma salva de palmas aos Kfouris, ao PVC, ao Ronaldo Gordo, ao Areia Mijada, ao Mauro Beting, ao Renato Maurício Prado - homem do caramanchão e outros indigitados menos cotados. Vocês conseguiram!

     
  • Às 9 de dezembro de 2013 às 22:11 , Blogger Luiz Souza disse...

    Em tempo:

    "(...)Quando se encontra um corintiano humilde que vendeu a geladeira, o fogão e a bicicleta para ver o time no Japão, todos se apressam em clamar que 'a torcida do Corinthians é diferente, apaixonada, não mede esforços etc'. Aí a generalização é aceita. Mesmo sabendo-se que entre os 50 mil que foram ao Japão, havia também escroques, estelionatários, traficantes e proxenetas. Mas ninguém afirma, ao encontrar um desses, que 'a torcida do Corinthians é diferente, um bando de procurados pela Justiça e ex-presidiários, não liga a mínima se está viajando com dinheiro fruto de ilegalidades'." - Flávio Gomes.

    Estou lendo o excelente blog do lusitano jornalista e percebo que ele devia estar desagradando a direção da ESPN muito antes do episódio envolvendo o Grêmio. Tenho certeza de que fora só um pretexto, uma vez que Flávio nunca pareceu muito bem ajustado a essa corja defensora do futebol moderno.

     
  • Às 10 de dezembro de 2013 às 01:09 , Anonymous Anônimo disse...

    Só contrataria 1 e seria o Alex. Ele parece querer jogar. Elano é descompromissado. Lucio foi um dos melhores zagueiros da seleção, FOI.

     
  • Às 10 de dezembro de 2013 às 02:31 , Anonymous Anônimo disse...

    Levantar a questão é válida. Conheço um policial que faz esse serviço em dias de jogos.

    Um exemplo, eu considero mal uso da força policial ao ser utilizada pra aplicar multa de trânsito. Acho até desrespeitoso com a profissão, mas a indústria a multa sustenta o município.

    O que acho vergonhoso, seja de quem for a culpa, é deixar gente de bem (e tmb os bandidos) à mercê da falta de preparo dessa segurança particular nos estádios. Já definiram até que ponto esses seguranças podem ir? Soltar cachorros, lançar bombas de efeito moral, dar borrachada (vagabundo adora levar uma pelas costas)? Ou devem esperar de braços cruzados pelo reforço da PM?

    Pra um esporte secular, o mais popular nessa espelunca de país, a única coisa que se profissonalizou foi o $$$$$$$.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial