Observatório Alviverde

05/12/2013

O PALMEIRAS DEVERIA SE DESFAZER DE VALDÍVIA?





Expectativa e alegria no covil, digo, no reduto da "mancha", alvinegratricolor, tricolor-alvinegra, rubronegra, cruzmaltina ou qualquer coisa que queiram, menos alviverde!

Com estardalhaço e alegria, a mídia divulga, entusiasmada, e, a um só tempo comemora, uma possível transferência de Valdívia para o futebol espanhol.

Fiquei sabendo que os manchados estão, até, preparando um novo samba-enredo para comemorar e exaltar a saída do Mago a quem, sem qualquer motivo, odeiam e abominam. 

Há quem diga que se Valdívia for vendido, vão mudar o enredo e o samba no desfile do Anhembi, no carnaval que está chegando!

Valdívia, segundo o noticiário, retornaria ao Rayo Vallecano de Madrid, time que defendeu em 2004, nos primórdios de sua carreira.

 No time da faixa vermelha, Valdívia jogou 42 vezes e assinalou 10 gols, deixando muitos fãs e muita saudade!

Quem o levou para o Rayo, foi Paco Jémez, técnico pouco conhecido, pouco divulgado, até hoje de um currículo muito pobre, que,  à epoca também começava a carreira.

Paco está retornando ao Rayo, e, segundo as especulações, teria, mais uma vez, indicado, Valdívia para defender o time espanhol em 2014.

De minha parte, prefiro tratar o assunto transferência de Valdívia com reservas e muita cautela!

Embora a negociação do chileno, hipoteticamente, seja possível, não significa, necessariamente, que seja provável ou iminente.

Primeiro é preciso saber se o Rayo, efetivamente, quer Valdívia ou se a notícia foi plantada por "achismo", em função, exclusivamente, da reabilitação de Paco.

Se considerar um bom negócio para todas as partes envolvidas - Palmeiras, Osório Forlan e o próprio Valdívia, o Palmeiras pode bater o martelo e negociar o jogador, já com 30 anos.

Em consonância com o que se sabe e foi divulgado, os direitos econômicos de Valdívia, cujo contrato segue em plena vigência com o Palmeiras até 2015, estão estimados em 5 milhões de Euros, isto é, em pouco mais de 15 milhões de reais.

No rateio da razoável soma, o empresário Osório Forlan tem direito a 36 por cento, o atleta a 10% e o Palmeiras a 54%, isto é, a aproximadamente 8 milhões de reais.

É óbvio que a soma a ser auferida pelo Palmeiras seria, relativamente, pequena em proporção à qualidade do atleta, com tendência a encolher para pouco mais de 6 milhões

Explico:

Os negócios no futebol, hoje em dia, não são feitos mais, como antigamente às vezes ocorria, diretamente, de clube para clube.

Hoje envolvem, obrigatoriamente, as abomináveis figuras dos atravessadores, conhecidos eufemisticamente como empresários ou agentes Fifa,  que embolsam de 10 a 15% referente ao montante dessas transações.

Já vivenciando o outono da carreira, Valdívia, pelo histórico de contusões, parece-me próximo de entoar o seu canto do cisne, disputando com a camisa do Chile a Copa de 2014.

Creio que a transferência do jogador para o decantado e divulgado futebol espanhol, viria ao encontro de suas vontades e necessidades, mas,  em termos de Palmeiras, na conjuntura atual seria, para o clube, lesiva, intempestiva e extemporânea.

É verdade que ressarciria o investidor Osório Forlan,e proporcionaria ao Palmeiras um capital de giro para minimizar seus problemas contábeis e, paralelamente, gerar caixa para investir em alguns jogadores mais novos e promissores

O próprio salário de Valdívia, superior a 400 mil reais mensais ensejaria ao clube a possibilidade de contratar um ou mais atletas de ponta.

Agora, resta saber se o Rayo tem lastro para um investimento dessa envergadura, considerando-se que é um clube de terceiro escalão do futebol espanhol.

Ademais, segundo o noticiário, a economia ibérica vive, ultimamente, uma grande crise e anda um tanto ou quanto abalada, inibindo grandes investimentos, até no futebol!

Creio que esse negocio, ainda que o Palmeiras, de imediato, admita, facilite e privilegie, vai esbarrar na falta de grana do Rayo, e, para mim, nasceu morto e não vai passar de pura especulação.

Duvido que o Rayo pague o preço exigido pelo Palmeiras, mas, se tal vier a ocorrer, será uma grande surpresa! 
  
Há quem diga que o Palmeiras não deva dispor de Valdívia, que tem técnica e bagagem profissional suficientes para constituir-se em um grande destaque da Copa, valorizando-se ainda mais para uma futura negociação. Alinho-me com os que pensam dessa forma!

Nessa hipótese, Valdívia disputaria o Paulistão e as demais competições das quais o Palmeiras vai participar no primeiro semestre de 2014 e seria, como preconiza a diretoria, o destaque do clube no ano do centenário.

Anteontem, em entrevista concedida ao grupo Estado, Valdívia reiterava o seu desejo de realizações profissionais no Palmeiras, impelido e motivado não apenas pela motivação do centenário palmeirense, mas, sobretudo, pela perspectiva de disputar mais uma Copa do Mundo, o ápice da carreira para qualquer jogador de futebol.

Agora atentem para isto:

Na distante, quimérica e pouco provável hipótese de o Rayo integralizar o pagamento de sua transferência, o chileno receberia a bagatela de um milhão e meio de reais, decorrentes de seus direitos econômicos, mais as luvas, altas, que receberia do time espanhol e outras mordomias.

Com isso, juntaria um montante suficiente, até, se assim ele quisesse, para aposentar-se daqui a um ou dois anos, sem prejuízo de sua participação na Seleção de seu país e na Copa!
  .
Por tudo o que foi escrito e por tudo mais que se poderia escrever, dá para que se imagine o redemoinho de pensamentos e de expectativas que está passando pela cabeça de Valdívia, cracaço de bola que a mídia continua fingindo que não vê e teima em não reconhecer!

VOCÊ É A FAVOR DA VENDA DE VALDÍVIA?

OU ESPERARIA UM POUCO MAIS APOSTANDO QUE ELE PODE, DE REPENTE, SE TORNAR UM DOS GRANDES DESTAQUES DA COPA E MULTIPLICAR O SEU VALOR DE VENDA?

COMENTE COMENTE COMENTE
 

13 Comentários:

  • Às 5 de dezembro de 2013 às 07:53 , Anonymous Marcelo Palestra disse...

    Eu não duvido nada de que os "novos, arrojados,e modernos" diretores estão esfregando as mãos, juntos com os vagabundos da organizada e os patifes da mídia( que sabem do potencial do Chileno e não querem vê-lo jogar contra Curintia e Bambis) para negociar o unico craque em atividade no futebol brasileiro.

    Vender Valdívia é a certeza de que não teremos reposição a altura!

    Como o pensamento em voga no Palmeiras é economizar e ter dividendos e lucros( somos um banco) de acordo com o capo Dom Mumu, o Valdívia é muito caro e causa prejuizo e desequilibrio financeiro.

    Se realmente esta diretoria vender Valdívia, vou ter a certeza absoluta de que eles não pensam em títulos e na grandeza deste clube que tanto amo!

    Não vejo ninguem no futebol brasileiro, capaz de substituir o craque Chileno, e tirando os grandes gênios do futebol mundia( Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar, etc), também não enxergo lá fora, quem que o possa substituir.


     
  • Às 5 de dezembro de 2013 às 08:47 , Anonymous Edson disse...

    Eu não gostaria que o Valdívia saísse, assim como 99,9% dos comentarista do PTD, blog onde eu li essa notícia ontem.
    Acredito que esse próximo ano será diferente, com o jogador na maioria dos jogos.
    A sua recuperação, méritos de Kleina e sua equipe técnica, nos fortalece muito, deixando boas perspectivas para 2014.
    Se existe a possibilidade da venda, não duvide, vai ser vendido.
    Como foi dito no post: Pelo fato do jogador já ter 30 anos, com histórico de lesões e principalmente pelo interesse do investidor, que não vê a hora de recuperar a sua grana.
    É uma pena.
    O Valdívia, além de ser um excelente jogador, tem apelo popular junto ao palmeirense, pois é ainda, o campeão de venda de camisas e um dos únicos a ser ovacionados em todos os jogos.
    Motivo até de briga entre as organizadas e os torcedores verdadeiros.
    Se bem explorado, com um time competitivo, poderia dar muito lucro ao verdão.
    De qualquer forma, acredito na sua venda após a copa.
    Antes, não acredito.
    Apesar da grana que levará, perdera muito em projeção.

    Levemos também em consideração as especulações para vender notícia.
    Lembrem-se que o Valdívia já foi para o S. Paulo e agora, até aparecer essa notícia, estava indo para o Flamengo.

    NO frigir dos ovos:
    Para mim o mago fica, pela copa e pelo Palmeiras.
    Depois valerá muito mais.
    Espero não ficar decepcionado.

     
  • Às 5 de dezembro de 2013 às 09:48 , Anonymous Alcides Drummond, o Editor disse...

    Marcelo e Edson

    Relendo o post, escrito de forma rápida pela madrugada, com algumas incorreções, vejo que esqueci de um aspecto.

    Os bambis e o Flamengo, já a algum tempo, manifestam inveja e desejo por contratar Valdívia.

    Como frisei, o futebol espanhol sofre os reflexos da economia fraca vigente na Espanha e não em condições para pagar o que o Palmeiras exige.

    Esses times não poderiam estar usando o time espanhol para uma negociação através de uma ponte?
    (AD)

     
  • Às 5 de dezembro de 2013 às 10:38 , Anonymous Marcelo Palestra disse...

    Não descarto esta ideia, Alcides!

    Esses clubes são capazes de tudo, e em concluio com a imprensinha paulistana, sórdida e vagabunda, podem muito bem utilizar-se desta manobra para ter um craque muito acima da media, em seus clubes!!

    Eles sabem do potencial e da genialidade do Chileno.

    Só não o valorizam por jogar no Palmeiras!

    Quem parece não saber ou faz de conta que não sabe da genialidade do jogador, devido a "interesses" ou por outra razão que não consigo compreender, são os tais "jornalistas palmeirenses", a torcida desorganizada de carnaval,alguns torcedores comuns que embarcam na onda dos Jucas, Osmares,Miltons,Netos, Birners,Ronaldos,Langs,etc, a diretoria "nova e moderna" e obviamente, o capo Dom MUMU!

    Tenham a certeza de que, caso o Chileno venha a jogar por bambis, urubus, ou gambás,ou qualquer outro grande clube, imediatamente a mídia nojenta, vagabunda e vendida , vai elevar o jogador a condição de gênio do futebol, com direito a matérias nos jornais, internet, rádios, televisão, a sua história será glorificada, seu talento endeusado, e sua passagem pelo Palmeiras minimizada!

     
  • Às 5 de dezembro de 2013 às 11:40 , Anonymous Fabio disse...

    O Palmeiras nunca deveria se desfazer do Valdivia, e deveria fazer todos os esforços possíveis para que ele termine a carreira no clube com o máximo de dignidade. Considerando o estado do futebol brasileiro, deveríamos nos sentir muito sortudos em contar com um jogador como ele. Um jogador do nível de outros grandes jogadores que vestiram a camisa do Palmeiras, e o melhor em atividade no Brasil, desde a saída do Neymar. Não existe outro que desequilibre tanto, e eu morro de rir com comentários do tipo "vendendo por 20 milhões e economizando salário pegamos outro do mesmo nível bla bla bla". Ok, mas acho que os Iniestas/Xavi da vida, são um pouco mais caros!

     
  • Às 5 de dezembro de 2013 às 12:11 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    VALDIVIA

    Se ele estivesse no Cruzeiro, com aquele monte de atacantes e D.M. mais competente, e uma diretoria que blinda e exalta seu jogadores, certamente seria reconhecido como melhor do Brasil.

    Mas infelizmente ele está no Palmeiras, com uma miséria de jogador ruim ao seu lado e um D.M. que não cura nem frieira e uma diretoria que amadores que não consegue nem patrocínio.

    OLHEM ESSA NOTÍCIA E VEJA SE A DIRETORIA NÃO DEVERIA CORAR DE VERGONHA

    Clube que encantou o Brasil no início deste século, o São Caetano completa nesta quarta-feira 24 anos sem ter motivos para festejar. Na pior temporada desde a sua fundação, em 1989, a equipe acumulou problemas, derrotas e dois rebaixamentos. Pior do que isso. Não consegue mais atrair torcedores e simpatizantes na cidade. Na Série B, teve média de 581 pagantes por partida. No melancólico jogo que sacramentou a queda, contra o América-RN, há duas semanas, 205 pessoas assistiram ao adeus melancólico.

    Em 2014, quando se completarão dez anos do título Paulista, o Azulão amargará uma dura realidade. Terá de rodar o interior do estado disputando a Série A2 do Estadual pela primeira vez desde 2000. Depois, ainda mais sofrimento. Jogará a Série C do Brasileiro, após uma pífia campanha na Segundona deste ano, na qual foi 19. Na Terceirona nacional, o clube do ABC não joga desde 1998.

    De falta de dinheiro, o clube não pode reclamar. Recebe de seus dois patrocinadores (Universo Tintas e Lupo) R$ 26 milhões anuais, segundo consta em balanço financeiro publicado no site oficial. Deste montante, R$ 19 milhões foram gastos no salário dos jogadores, o que representa cerca de R$ 1,58 milhão por mês. Para efeito de comparação, a Chapecoense, vice-campeã da Série B, tem uma folha salarial mensal de R$ 530 mil.

    NUMA HIPÓTESE BEM PATÉTICA, QUER DIZER QUE O SÃO CAETANO PODERIA CONTRATAR VALDÍVIA POR 500 MIL, MAIS O TIME DO CHAPECÓ POR 1 MILHÃO

    E NÓS ESTAMOS A QUASE UM ANO SEM PATROCÍNIO.

    O SÃO CAETANO 26 MILHÕES.

    NOSSA DIRETORIA É UM BANDO DE COVARDE, QUE ACHA QUE SE DESFAZENDO DE UM DOS ÚNICOS CAMISA 10 EM ATIVIDADE VAI RESOLVER A SITUAÇÃO DO CLUBE.

    AO INVÉS DE TRATÁ-LO E RESOLVER, À EXEMPLO DO QUE O ATLÉTICO FEZ COM RONALDINHO GAÚCHO, PREFEREM DÁ-LO EMBORA A TROCO DE BANANA.

    RONALDINHO GAÚCHO NÃO IA PRO MUNDIAL. SÓ IA VOLTAR A JOGAR ANO QUE VEM. O GALO FOI ATRÁS DO QUE EXISTIA DE MELHOR EM MEDICINA E JUNTOU COM MEDICINA ALTERNATIVA ORIENTAL E CONSERTOU O CARA EM DOIS MESES.

    DIRETORIA COVARDE ISSO SIM.

    SE DESFIZER DE VALDÍVIA NÃO PASSAM DE UM BANDO DE COVARDE.

    JÁ QUE MANTIVERAM KLEINA, QUE MANTENHAM VALDÍVIA E TRAGAM JOGADORES E SE POSSÍVEL UM D.M. MAIS QUALIFICADO TAMBÉM.

    ** Estou ficando com o saco cheio desse bando de Inércia da diretoria. Por isso que quando muitos aqui falam em bastidores eu pouco comento, porque não prestam nem pra arrumar o time, como vou falar de bastidor que é o último passo?

    Saudações.

     
  • Às 5 de dezembro de 2013 às 12:18 , Anonymous Marco disse...

    Vender Valdívia antes da Copa do Mundo é um absurdo.
    O Palmeiras ficou com ele durante todo ano de 2013, fazendo um trabalho de recuperação e agora venderia antes de iniciar o ano do seu centenário?????
    Quem seria o jogador diferenciado a ser contratado para fazer a sua função?????
    Existe esse jogador no futebol brasileiro?????
    Apostou-se tanto do Valdívia na Copa, então, basta deixá-lo no Palmeiras e depois da Copa é outra história.

    ======

    Em relação à torcida temos a maior aberração.
    A torcida que mais cobra “grife” nas contratações fica o ano inteiro pela internet reclamando que jogador famoso ganha muito. Questionam salários e acham que tem que mandar embora porque ganham demais!
    Em 2012, cobraram um novo goleiro. Veio o ótimo Fernando Prass e logo no início já haviam comentários contrários ao alto salário dele.
    Com Wesley, também foi a mesma coisa.
    Então, querem que se contrate jogador de “grife” e pagaríamos com vale refeição?????

     
  • Às 5 de dezembro de 2013 às 12:28 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    MARCO

    Você notou que o único time em que se questiona salários de jogadores é o Palmeiras?

    Pios que isso, não é só pela imprensa, mas principalmente pelos jogadores.

    Ninguém fala do Pato, do Ganso, do Luis Fabiano, do Barcos, que são jogadores que pouco ou quase nada renderam aos seus times e certamente estão entre os piores custo/benefício que esses ordinários adoram falar.

    E ainda me vem esse asno do Mortadela Nobre querer montar time por comissão?

    É bom a gente ir preparando o lado espiritual, porque isso não está me cheirando bem.

    Esse patrocínio que não chega.

    Essa indefinição até hoje e olha que estamos a 25 dias de acabar 2013 e não se sabe quem vai jogar em janeiro de 2014.

    Como diz no interior:

    "Só por Deus e um caminhão de Anjo da Guarda".

     
  • Às 5 de dezembro de 2013 às 12:29 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    MARCO

    Onde se lê:
    Pios que isso, não é só pela imprensa, mas principalmente pelos jogadores.

    LEIA-SE

    Pior que isso, não é só pela imprensa, mas principalmente pelos torcedores.

     
  • Às 5 de dezembro de 2013 às 16:39 , Anonymous Marco disse...

    MM,

    Eu iria escrever sobre isso.
    Somos único clube que a questão salarial é colocada nos noticiários. Lembrando novamente que a imprensa estimula polêmicas no Palmeiras porque há retorno.
    Um jornalista muito conhecido de todos aqui me disse pessoalmente certa vez que a linha das redações é ter um noticiário "mais ácido" sobre o Palmeiras, expressão dele.
    Nossa esperta e experiente torcida é usada o ano inteiro para estimular a baixa auto estima que nos envolve e é levada para dentro de campo.
    Basta o Palmeiras se aproximar de fases decisivas, seja na ponta de cima ou na ponta de baixo da tabela para começar o carnaval das campanhas negativas.
    Neste ano, foi possível comparar como o tratamento foi diferente para o time do Jardim Leonor quando ficou ameaçado de rebaixamento. Na mesma situação deles e com o mesmo elenco o Palmeiras teria caído.

     
  • Às 5 de dezembro de 2013 às 17:50 , Anonymous Anônimo disse...

    Acho essa atitude da TO contra o Valdivia ridícula, parece coisa de petista.

    Minha dúvida é se valeria a pena dar um desconto pra se livrar do Valdivia.

    Calma, eu explico. Vou chamar de "caso Valdivia".
    1) faz anos que fizeram aquele teste que retiraram um bifinho dele e descobriram que ele tem musculatura podre
    2) nem assim conseguiram definir um treinamento adequado pra um quase ex-atleta, já que exigir 3 ou 4 partidas seguidas é pedir pra ele ficar de molho
    3) arranja muita confusão dentro e fora do campo, apesar de que não parece ser paneleiro
    4) custa caro e não joga mais aquele futebol da 1ª passagem
    5) sempre ocorre algum problema em momento de decisão, como na Copa do Brasil do ano passado e desse ano
    6) sei que o Palmeiras sempre se dá mal nas negociações, muitas vezes por safadeza, mas sinceramente vale mais uns milhões na mão e a economia do salário dele do que mantê-lo jogando a metade dos jogos

     
  • Às 5 de dezembro de 2013 às 20:35 , Anonymous Marco disse...

    Se quer dinheiro na mão, então não sejamos incompetentes e vamos esperar a Copa do Mundo.
    O Palmeiras ficou o ano inteiro com ele, recuperando o jogador e quando ele pode ter projeção, venderia para o primeiro trocado que aparecer?

    Ficou fora da final da partida final da Copa do Brasil, mas classificou o time para a final. Fez a diferença, pois sem ele não estaríamos na final.
    E mais, se o árbitro tivesse coragem e fosse sério, teria expulsado o Volante Willian que deu um chute no saco do Valdívia (no primeiro tempo) em imagens que a imprensa escondeu, mas que a MP divulgou. Imagens que, certamente os críticos do Valdívia ignoram existir. O jogo seria outro com as expulsões que não aconteceram do Coritiba. (O lateral que fez a penalidade e o agressor do chute no saco). A austeridade do árbitro ao dar o primeiro amarelo ao Valdívia não foi a mesma que fingiu não ver a agressão sobre ele.

    Quanto ao aspecto técnico, no futebol de hoje onde Paulo Baier com 98 anos é o destaque do Brasileiro, Valdívia jogando 40% dos jogos, nem precisaria ser metade, faz a diferença.
    Basta ver as estatística dos pontos conquistado com ele em campo e comparar com os pontos obtidos sem ele. Ele é um dos raros jogadores que ainda intimidam adversários e a imprensa sabe disso. Por esse motivo não descansam das campanhas para convencer os experientes palmeirenses de que o melhor para o Palmeiras é se livrar do jogador.
    O torcedor brasileiro ainda acha que brotam talentos e que um Valdívia pode ser substituído. Temos que segurar o quanto puder e vender quando for o momento propício. Esperar a Copa do Mundo não custa nada, pois o imprestável Valdívia é prejudicial ao time enquanto vestir a camisa verde. Caso passe a vestir três cores, vermelho e preto ou branco e preto será acima da média, caçado em campo e injustiçado.

    Imagino como seria hoje carreira do Garrincha, com tanta gente “equilibrada” tentando formar conceitos. Talvez, nem seja preciso voltar tanto no tempo. Edmundo que foi ídolo há bem pouco tempo, com a mentalidade reinante hoje sobre o Palmeiras, teria sua cabeça pedida logo no primeiro mês de clube.

     
  • Às 5 de dezembro de 2013 às 21:47 , Anonymous Edson disse...

    E a anonima imprensa continua dando os seus pitacos contra o chileno. Será xenofobia ou palmeirasfobia?

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial