Observatório Alviverde

04/02/2014

CALA A BOCA, CAIO! OS BAMBIS NÃO SABEM PERDER MESMO! NUNCA SOUBERAM!

Caio, palpiteiro sãopaulino
que a Globo nos impõe!

O que é que ex-jogadores e ex-atletas estão fazendo na mídia? 

Por que estão ocupando o lugar que, por lógica e por direito, deveria ser ocupado pelos verdadeiros profissionais da área?

Luciano do Vale, o Pelé da narração televisiva, introduziu o modismo dos ex-jogadores e celebridades  em TV, atingindo de forma irrefletida e deletéria à função de comentarista, implodindo-a! 

Há muitos anos, ao retornar dos Estados Unidos onde foi transmitir as primeiras partidas da NBA, do Vale e seu sócio e parceiro Kiko, gostando do que viram nos "States", introduziram, ex-atletas no ofício de comentar os jogos na tv, prática abusiva, desrespeitosa e que liquidou com a profissão. 

Osmar Santos, o inovador da linguagem do rádio esportivo-paulistano e brasileiro-, gostou do que viu na TV e, incontinenti, adotou a prática introduzindo-a, também no rádio, fato que colaborou e culminou com a saída do excepcional Loureiro Júnior da Rádio Excelsior, limitando-o, exclusivamente à Globo 1.100!

Em vez de prestigiar seus comentaristas, -Aymar era o outro- disparadamente, os melhores do Brasil, Osmar passou a convidar para palpitar nas transmissões, publicitários, ex-jogadores, seus amigos, ou quem quer que fosse de seu interesse, em detrimento dos companheiros de classe. 

Na realidade, hoje se percebe que Osmar, noves fora o seu imenso talento para narrar futebol -em rádio, em rádio, em rádio, tão somente em rádio, nunca em TV-- não passou de um doidivanas ou de um egoísta ausente e omisso quando o assunto foi a classe. Só pensou em si e em sua família, leia-se, irmãos, primos e alguns amigos!

Por isso, mesmo em sua atual situação de vida, ele, jamais, deveria ser tão paparicado pelos companheiros, em face da aleivosia cometida contra a classe, cujas consequências seriíssimas, aí estão para que todos vejam e sintam na própria pele. 

A principal delas sempre foi a falta de qualidade e o baixo nível da maioria dos ungidos e dos convidados, em muitos casos, medíocres, que desmoralizaram -completamente- a função de comentarista e a própria profissão. Hoje, qualquer borra-botas tem o título de comentarista!

Como se isso não bastasse, Osmar deixou-nos o legado do desemprego massivo de tantos companheiros, de seus tempos até hoje, noves fora poucas dezenas que empregou! A profissão, literalmente, acabou!

O que eu acho mais interessante e lamentável é que o irmão e sucessor de Osmar, Oscar, boa gente, correto, esclarecido, ótimo profissional, embora sem o brilho e o carisma do mano, ainda que sabendo de todas as consequências decorrentes da imprópria ação do "garotinho paulistano", o tenha copiado e imitado servilmente, grotescamente, da mesma forma que tantos companheiros o fizeram por todo o país em detrimento, repito, da classe e da profissão!

Colegas incompetentes, muitos deles inescrupulosos, egoístas e desprovidos, completamente, de vergonha, de caráter, de respeito e de zelo pela profissão, sem o menor sentimento de classe, abriram, também, inexplicavelmente e imperdoavelmente, as sacratíssimas portas de nossa profissão a uma horda de bárbaros, digo, de ex-jogadores, que invadiu a nossa casa e tomou de assalto a nossa profissão, em fenômeno que se espalhou por todo o Brasil!

Tirante Luciano e Osmar, não imaginem os leigos que os jornalistas que, hoje, ocupam o poder de decisão na grande mídia brasileira, mormente na televisiva, os mesmos que arriam as calças para os Netos, para os Casagrandes, para os Milers, para os Edmundos, para os Zés da Fiel (Oscar, nem escolher você sabe), para os Denilsons, para os Edmundos, para os Mário Sérgios e até para os Caio Sabonetes da vida, sejam aqueles que se constituíam em expoentes da classe, ou aqueles, os melhores, que, por meritocracia atingiram o patamar administrativo nessas empresas e hoje exercem o poder quase que em última instância!

Via de regra, esses indivíduos -conheci muitos deles- são os mesmos, incompetentes e frustrados que se esgueiravam pelos estúdios ou pelos sets de rádio e tv e viviam envoltos em ondas e tititis contra os companheiros mais talentosos.

Em função da falta de capacidade para estar na linha de frente, estiveram sempre confinados às salas sujas das redações, outrora esfumaçadas, cheirando a café vencido e a nicotina, exercendo trabalhos modestos de retaguarda impedidos pela própria mediocridade de participar da festa das transmissões externas e das viagens com diárias!

Pode-se dizer que esses caras vingaram-se, terrivelmente, de seus companheiros, que, em tempos idos, lhes causaram tanto ciúme e tanta inveja!

Diante da situação caótica, hoje, do cronista esportivo brasileiro e do desemprego galopante que grassa em nossa profissão por todo o Brasil, é o caso de se perguntar:

Onde estão os líderes das associações de classe, das entidades de classe e os presidentes dos sindicatos? 

Para que existir sindicatos distintos de radialistas e jornalistas, se nenhum dos dois faz nada em qualquer estado do país, sob a infantil alegação de que não têm mais poder do que a televisão? 

Companheiros lotados nessas entidades, por dignidade, ao menos lutem pela classe! Se não der pra fazer nem isso, demitam-se!

O que faz Luiz Ademar, nesse aspecto, o presidente da ACEESP e funcionário global que não prestigia a própria classe da qual é um líder e nem luta por ela? 

Não, eu não estou falando em ética ou em colisão de interesses por ele trabalhar na Globo,- ele não nos deve isso porque tem de viver da profissão, não importa onde ele se empregue- mas da omissão da mais importante associação de classe do país que deveria ser a primeira a levantar a bandeira da moralização profissional!

Onde estão e o que fazem os outros presidentes das associações de classe estaduais para combater a anomalia e o desrespeito, exigindo uma mudança urgente do atual "status quo"?

Onde está o presidente da ABRACE, entidade desmoralizada publicamente porque escreve na carteira dos jornalistas que, "de acordo com a lei tal, o radialista tem ingresso livre em qualquer estádio brasileiro"?

Não sei quem é o presidente atual da associação, -ainda seria o Maia, do Ceará?- mas lanço-lhe um repto: Sem avisar ninguém, sr. presidente, tente entrar em um estádio de futebol do estado de São Paulo em jogo da primeira divisão.

Ontem eram os Dárcios (pior e mais perversa criatura humana (?)
que encontrei na face da terra), os Reinaldo(s), os Gaúcho(s) 
(apelido de um funcionário bandido) e outros da mesma laia, da Federação Paulista de Futebol, que perpetravam, covardemente, toda a forma de empecilhos, maldades e, tantas vezes nos impediam de entrar para trabalhar, assumindo poderes mais que ditatoriais, celestiais na porta de entrada dos estádios paulistas, espécies de "tontons macoutes"de Farah e de outros presidentes da FPF...

Hoje, não sei quem os sucedeu -faço questão de não saber- embora eu saiba que os companheiros, principalmente do interior, ainda que credenciados, sofrem, tremendamente, até os dias de hoje, para poder ter acesso a uma cabine de transmissão na maioria dos estádios do país, principalmente -ainda- em Sampa!

Os presidentes de todos os órgãos citados sabem de tudo isso, mas nenhum deles tem hombridade, autoridade e iniciativa para peitar qualquer braço dessa máfia que se impõe ao arrepio da ordem e da lei e toma conta do atual futebol brasileiro, que seja mediante a acordo ou por via judicial!

Se, de fato, se julgam impotentes e não podem fazer nada, por que, então, não pedem demissão, mormente os sindicalistas, muito mais preocupados com a segurança do emprego do que com os colegas?

Seria legal e, principalmente, moral se o fizessem!

Tudo isso que foi dito até agora, tem uma justa e perfeita razão!

O invasor da profissão e palpiteiro Caio, inventado e parido por algum imbeciloide global como comentarista (?) de televisão, mas que não passa, quando vai ao ar, de um palpiteiro conveniente, desses, tipo "vaselina" ou "bagre ensaboado", inépto e inapto para
o exercício da função, protegeu seu amigo Rogério Ceni em pleno ar, em rede nacional, depois de tudo o que o goleiro da genuflexão fez com Valdívia e com Kardec  durante o clássico de domingo passado no Pacaembu!

Outro dia eu disse que, esses indivíduos que a TV e a mídia em geral foram buscar no meio do futebol, são, todos, uns grandes fazedores de média, principalmente com os dirigentes, ex-atletas, times e as torcidas aos quais se ligaram ou pertenceram, e exercem a função de analista sem a menor imparcialidade -com raríssimas exceções- procurando, sempre, proteger os times dos quais provieram ou aqueles com os quais se identificam!

Vejam o que disse Caio (só por isso ele deveria ser, sumariamente, advertido e afastado da câmeras), a respeito da agressão clara, cristalina, visível, desleal e lamentável de seu particularíssimo 
amigo e dileto companheiro Rogério Ceni sobre Valdívia e Alan Kardec.

Aliás os boleiros são marcantemente oportunistas, classistas e coorporativistas -todos-  e a TV ignora e desconsidera essa faceta que deveria ser fator impeditivo para o exercício da função de comentarista que tem de ser, acima de tudo, isenta e imparcial.

Ao falar na TV sobre a atitude marginal de Rogério Ceni, seu companheiro e líder de tantos anos quando vestia a camisa dos bambis, Caio, o "bom moço global saiu-se com esta": 

“É feio para ele, (Ceni) não precisa se expor dessa maneira. Claro que não é uma agressão, não precisa de punição, nada disso. Mas é desnecessário tentar dar um pontapé como ele tentou”.

Então, Sr. Caio, seu amigo de fé e irmão camarada, o goleiro da genuflexão, apenas se expôs? Desde quando agressão mudou o nome para "exposição"? 

Pare de brincar, Caio, porque esta sua postura na TV, definitivamente ridícula e grotesca, é um insulto a minha inteligência!

Então você diz:

"Claro que não é uma agressão"!?

Tão novo e já precisando de óculos, Caio? 

Ou você age assim porque por respeito - ou seria por medo- a seu amigo e líder Ceni?

Em vez de rasgar o véu diáfano da fantasia, você prefere interpretar aquilo que não precisa ser interpretado porque tá mais na cara do que muita coisa que você parece não ter?

Responda-me, por favor, Caio, para que eu e a torcida palmeirense possamos bem discernir: 

"Se aquela forma de partir para cima dos adversários não é uma agressão, o que seria, então uma agressão? 

Mas o pior veio depois quando ele disse:

 “Valdívia jogou muito, foi decisivo e não é nenhum santo, gosta de uma confusão”.

E, concluiu a respeito do técnico do Santos que nada tinha a ver com o embrulho: 

"Ser expulso não combina com você, Oswaldo"!

Essa crítica que em outra circunstância seria até didática e admissível, o que tinha a ver com o assunto da agressão de Ceni? Nada, absolutamente, nada! Ele precisou citar um caso que nada tinha ver com o problema para poupar Ceni.

Para salvar a banda do amigo, Caio também levantou suspeitas de que Valdívia provocou a confusão, em rota de colisão com o que foi mostrado pela TV. Por que ele briga tanto com as imagens? 

Eu sei, você sabe e todo mundo sabe, até a Globo, que finge não saber!

E sobre Kardec, agredido de forma contundente, Caio preferiu silenciar, pois seu espírito corporativo de "bambi", não permitia que ele criticasse o mau caratismo da agressão a partir de quem a perpetrou, o seu amigo Ceni! Isso não é fazer jornalismo, mas, fazer média!

Fico triste que, neste cenário lúgubre, triste e sombrio montado e provocado por alguns de nossos próprios companheiros, -traíras da profissão- um Mauro Betting, jornalista legítimo, honesto, correto, preparado, competente e de boa cepa esteja fora da TV aberta.

Mais lamentável ainda é que seu lugar seja ocupado por ex-jogadores, quase todos milionários, sem o nível cultural e de conhecimento exigidos, despreparados, muitos dos quais corporativistas como Caio que não tem coragem de dizer com contundência e pra fora, sem subterfúgios ou considerandos que dois e dois são quatro para não magoar o um ou o três! 

Acho que eu já usei outras vezes esta citação, mas, no caso, não existe outra expressão que a substitua de forma mais adequada!


Conclusão:

Caio, que nunca passou de um mediano, que jamais foi, sequer, um líder nos times em que atuou, que nunca teve e não tem carisma, só palavreado bonito e conveniência, desprovido, totalmente, de qualquer senso crítico, como todo o ex-atleta, só enxerga em seus comentários a camisa do São Paulo.

Até quando os canais de televisão que transmitem ou priorizam o futebol e os esportes vão continuar nos enfiando goela abaixo gente tão ruim de serviço quanto os tais ex-jogadores, com raríssimas exceções?

COMENTE COMENTE COMENTE!

13 Comentários:

  • Às 4 de fevereiro de 2014 às 03:34 , Anonymous Anônimo disse...

    O que esperar de uma cria dos bambis? Ele não é tão ignorante quanto 99% dos ex-jogadores, jogou uma bolinha igual comenta, um farsante.

    O Edmundo é um caso à parte. Sei das alegrias que ele trouxe, só que não desce os crimes que ele cometeu.

    Como comentarista, O Edmundo procura dar um ar de profissionalismo, ao menos respeita a posição que ocupa e o ouvido do espectador. É conhecido por sua inteligência, e não é frouxo igual esse bambizinho.

    A rede Bobo é fogo, se não seguir a cartilha bonitinho, capam o sujeito.

     
  • Às 4 de fevereiro de 2014 às 08:20 , Anonymous Marcelo Palestra disse...

    Alcides!!

    Não adianta!!! Querer que estes palhaços da imprensinha sejam imparciais e respeitem o Palmeiras, é chover no molhado!!

    Tem que ter reação forte da nossa diretoria!!

    Onde está a nota de repudio, as declarações, a resposta via imprensinha dos nossos bananas da diretoria?

    Onde está o pedido de punição ao STJD?

    Eu comentei ontem aqui neste espaço!!

    Essa seria a oportunidade para começarmos a impor respeito fora de campo.

    Até quando nossos bonzinhos e conciliadores diretores vão permitir que tais coisas ocorram sem tomar providências?

    Você acha que se fosse ao contrário, os bambis deixariam barato?

    É revoltante a fraqueza dos bananas que dirigem o Palmeiras!

    Não tem colhões e nem coragem!!

    Será que vão deixar barato a declaração deste coisinha que se intitula comentarista global?

    Nenhuma resposta?

    A globo e a imprensa já plantou e decidiu que , o goleiro de hóquei nojento e mau carater, não fez nada, e não merece punição.

    E ai, Sr. Nobre? Vai ficar quieto!!

    Lembre-se!! Eles são nossos inimigos!!!

     
  • Às 4 de fevereiro de 2014 às 10:25 , Anonymous Anônimo disse...

    MAURO BETHING...

    Ontem ouvi MB em programa da Fox Sports, tecer críticas ao Mago, mesmo qdo a situação não exigia tal atitude.

    Ninguém me tira da cabeça que as atitudes de Bething, seja no rádio, seja na TV, tem a ver com seu enorme, gigantesco, imensurável medo da Mancha Alviverde.

    Como diz o ditado, "em briga de marido e mulher, não se mete a colher".

    Pra que desagradar os valorosos, prestativos e civilizados inimigos do melhor jogador em atividade no Brasil?

    Em relação ao SporTV, alguém conseguiu ver o VT do Choque-Rei?

    Um VT às 4hs da manhã, outro às 12:30hs e na sequência, na, madrugada seguinte, à 1:30hs.

    Qdo interessa passam os VTs dos "co-irmãos" -com o perdão da má palavra- quase que de hr em hr.

    Dinho Maniasi

     
  • Às 4 de fevereiro de 2014 às 11:12 , Anonymous Marco disse...

    Os bambis, que nunca souberam perder, sempre jogaram sujo, agora o TJD paulista toma a "iniciativa" de julgar o Valdívia pela comemoração.
    O goleiro de hóquei será julgado também, mas tudo indica que a punição será dada. Eles não perdem nada, só ganham, mas tiram do Palmeiras seu melhor jogador. Isto é, se não sobrar punição só para o palmeirense.
    Será que desta vez a diretoria vai se pronunciar?

    =======

    Mauro Beting, quando se pensa que ele melhorou, volta tudo a estaca zero.

     
  • Às 4 de fevereiro de 2014 às 12:08 , Anonymous Marcelo Palestra disse...

    Caros Dinho e Marco!!

    Não esperem que nossos "jornalistas" que se intitulam palmeirenses, venham algum dia a tomar qualquer atitude em defesa do nosso clube!

    Tenho aversão e nojo deste caras( Avalones, PVCS,Betings, Noriegas, e outros)

    São piores do que os "jornalistas" gambás e bambis!!

    Eles são capazes de , neste caso, condenarem o Valdívia, e defenderem o vagabundo goleiro de hóquei.

    Tudo isso em nome da "neutralidade e imparcialidade proclamada por "nosso jornalistas"

    Vão para o inferno todos eles!! Não leio nada que venha destes caras! Desprezo tudo o que eles escrevem ou falam!

    Você é capaz de ver elogios ao Palmeiras pela boca ou caneta do Neto, Juca, Birner e afins, do que por estes péssimos e falsos palmeirenses.

    É por isso que estamos nesta situação!! Imprensa inimiga e amiga que nos detona, diretoria recheada de bananas e sem colhões, e torcida que entra na onda e ajuda a nos arrebentar e apequenar!!

    Quando isso vai mudar?

     
  • Às 4 de fevereiro de 2014 às 15:35 , Anonymous Anônimo disse...

    POR LUIZ GUILHERME PIVA

    Muita gente não gosta do Valdívia.

    Torcedores adversários têm motivos: além de ser um oponente perigoso, Valdívia provoca, irrita, zoa, às vezes humilha os jogadores do outro time.

    Mas também há os que preferem volantes e meias burocráticos, marcadores, omissos, sem personalidade, habilidade nem imaginação.

    E há ainda aqueles que dizem raciocinar em termos de custo-benefício: quanto ganha, quanto joga, quanto se machuca.

    Mas eu gosto do Valdívia.

    Não sou torcedor adversário, não gosto dos jogadores do terceiro parágrafo e não sou dirigente nem investidor.

    Eu gosto de futebol. De técnica, drible, habilidade, ousadia, criatividade, imaginação.

    Valdívia tem tudo isso acima da média.

    Antítese do jogador anódino, do passe pro lado, da fuga ao embate. Vai pra cima, pede a bola, se arrisca, inventa, faz o torcedor sorrir, cria e muitas vezes decide com beleza.

    Por fim, se tudo isso não bastasse, ele é a cara do Seinfeld.

    E só isso já seria motivo pra eu ser seu fã.

    Yada, yada, yada.

     
  • Às 4 de fevereiro de 2014 às 15:42 , Anonymous Anônimo disse...

    Frases de Valdívia:

    "O Valdívia não provoca, quem provoca é o futebol do Valdívia."


    "Se o adversário se irrita, é com meu estilo de jogar, mas não vou mudar."

     
  • Às 4 de fevereiro de 2014 às 21:11 , Anonymous Marco disse...

    MUITO OPORTUNA ESSA GREVE COM OS GAMBÁS EM QUARTO LUGAR E O PALMEIRAS LÍDER ISOLADO E EMBALADO.

     
  • Às 4 de fevereiro de 2014 às 21:22 , Anonymous Marco disse...

    Quando a S.E.Palmeiras passou por problemas de segurança com parte de sua torcida, observamos pela imprensa a intensa manifestação de sensacionalismo, tripudiando em cima da instituição e forçando a imagem de que o Palmeiras era uma terra sem lei e que jogadores se recusavam a jogar pelo time ou pediam fortunas. Riam da situação palmeirense e se deliciavam ao ver o clube em fase crítica.

    Agora, quando o problema é do time oficial da imprensa querem que todos os clubes se envolvam na resolução. Resolução de um problema que eles mesmos cultivaram.
    Não resta dúvida de que essa situação não pode continuar. Porém, as autoridades competentes é que devem ser acionadas para que exerçam a suas funções.

    Em relação ao movimento Bom Senso e também o Sindicato dos Atletas, quero ver qual será a postura de ambos quando os campeonatos estaduais terminarem e centenas de profissionais ficarem desempregados por oito meses!

     
  • Às 4 de fevereiro de 2014 às 21:41 , Anonymous Edson disse...

    A superioridade do Palmeiras foi tão grande que outros lances que poderiam interferir no placar passaram desapercebidos. No segundo tempo, aos 9 minutos, Antonio Carlos derruba Alan Kardec dentro da área e Luiz Flávio preferiu ignorar. Aos 31 foi a vez de Rodrigo Caio segurar acintosamente Marquinhos Gabriel dentro da área e o árbitro fechou os olhos. Lances fáceis de serem observados sem o recurso da televisão.

    Sabem quem escreveu isso? O Godoy.
    Se ele reconheceu, imagine como foi claro.

    A diretoria não pode deixar passar em branco.

     
  • Às 5 de fevereiro de 2014 às 09:42 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    O curintias e seus artifícios extra-campo.

    Depois do Sveitão, agora está se criando o Delnérão, pra poder reverter a situação lamentável que ocorre dentro de campo, por pura incompetência curintiana.

    A tal greve dará tempo para o curintias e quem sabe até os bambis contratarem e acertarem seus times.

    Vou falar uma coisa pra vocês companheiros, dá vontade de parar com tudo.

    Esquecer futebol de uma vez.

    Quem pode ser o mais prejudicado nessa história?

    ** Só pra lembrar: Não teve Sindicato, nem MP, nem Ministério dos Esportes, muito menos Imprensa e nem porra nenhuma que se mobilizou para defender o Palmeiras no caso do incidente do aeroporto com a Mancha Verde.

    É isso.

     
  • Às 5 de fevereiro de 2014 às 11:26 , Anonymous DE PRIMA, LANCENET disse...

    Bola fora
    Atletas do Corinthians ficaram desapontados o ex-presidente Andrés Sanchez, que pediu para eles perdoarem os torcedores que invadiram o CT no sábado, agredindo funcionários, quebrando carros e furtando celulares. Pela irritação de alguns deles, Sanchez agora é que precisa de perdão.

     
  • Às 5 de fevereiro de 2014 às 11:35 , Anonymous Marco disse...

    MM

    Esquecer o futebol de vez.
    Essa também é minha vontade ao entrar na "Mídia Palestrina" e ler alguns comentários e textos defendendo que nessa hora temos que deixar as questões de clube de lado.

    Infelizmente, lamentavelmente, o Palmeiras criou no seu meio uma parcela de torcedores totalmente acéfalos, que não enxergam um palmo à frente do nariz.
    Não se lembram de que há bem pouco tempo, ninguém se mobilizou para ajudar nosso clube a enfrentar os problemas com parte de sua torcida, ao contrário, aproveitaram da situação para atacar mais ainda a instituição.

    Quem criou essa situação foram eles mesmos, não querem enfrentar o problema e esperam que os outros proporcionem a eles o tempo para se reerguer.
    E contam com toda a ajuda de verdadeiros otários para lutar por sua causa.
    Procurem as autoridades, as mesmas que os ajuda em tudo. Resolvam isso também!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial